-TSE ABRE INQUÉRITO CONTRA BOLSONARO E PEDE APURAÇÃO NO SUPREMO
-SANTA CATARINA LANÇA DÉCADA DE INCENTIVO A AGRICULTURA FAMILIAR
-MUNICÍPIOS COMEÇAM A ATENDER POPULAÇÃO ABAIXO DE 30 COM VACINA CONTRA COVID
-PRESIDENTE DA FCDL MANIFESTA OTIMISMO COM VENDAS PARA O DIA DOS PAIS
-APAE REALIZA CARREATA NA TARDE DE HOJE PARA CONSCIENTIZAR SOBRE DEFICIÊNCIAS
-EPAGRI INCENTIVA CULTIVO DE CEREAIS, FAVORECIDOS PELO CLIMA SECO
-INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGE QUATRO RESIDÊNCIAS NA REGIÃO
-ACUSADO DE MATAR E OCULTAR CADÁVER VAI A JÚRI POPULAR NA SEXTA-FEIRA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 22graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Alemanha começará, em primeiro de setembro, a aplicar uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 às pessoas mais velhas e vulneráveis, assim como a quem não recebeu a injeção com a tecnologia de RNA mensageiro. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira. Em comunicado, o governo alemão informou que essa decisão é "do interesse da atenção sanitária preventiva" e considera as preocupações sobre uma "resposta imunológica reduzida ou em rápida diminuição" em pessoas vulneráveis.
As farmacêuticas Pfizer e Moderna aumentaram os preços de sua vacina contra a Covid-19 por meio de um acordo com a União Europeia. O preço da vacina da Pfizer aumentou de 15 vírgula 50 euros para 19 vírgula 50 a unidade e a da Moderna, de 19 para 21 vírgula 50 euros. O reajuste ocorre em pleno aumento de casos na Europa por causa da variante Delta, contra a qual as vacinas das americanas Pfizer e Moderna devem ser eficazes para evitar formas graves da doença, segundo os primeiros estudos. As farmacêuticas não se manifestaram sobre o aumento dos preços.
Incêndios florestais de grandes proporções vêm atingindo a costa sul da Turquia há seis dias, deixando ao menos oito mortos, segundo as autoridades locais. Nesta segunda-feira, a União Europeia enviou três aviões para auxiliar no combate às chamas. Na Grécia, moradores foram retirados de casa por causa de incêndios. Ao menos sete dos 130 incêndios registrados durante a última semana ainda estão ativos, segundo informe da Direção de Florestas, autoridade ligada ao governo turco. Mais de mil e cem pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas no fim de semana.
O presidente JAIR BOLSONARO deu nesta segunda-feira a primeira sinalização de que pode voltar a implementar o horário de verão para lidar com a crise hídrica do País. Em entrevista à Rádio ABC de Novo Hamburgo, o presidente afirmou que, mesmo sendo contra a medida, se a maioria da população mudar de opinião sobre o tema, ele "segue a maioria". Ele disse que é um democrata e segue a maioria para em seguida afirmar que se a se a maioria da população quiser a volta do horário de verão ele pode fazer. BOLSONARO chegou a sugerir que irá falar com uma rádio que "ouve quase sempre", para que a emissora faça uma pesquisa com seus ouvintes e veja a "vontade popular" com relação ao tema.
O governo federal estuda usar o valor arrecadado com privatizações para duas frentes: incrementar o novo Bolsa Família, através de um fundo de erradicação da pobreza, e também pagar precatórios. A proposta foi apresentada por ministros nesta segunda-feira aos presidentes do Senado, RODRIGO PACHECO e da Câmara, ARTHUR LIRA. O governo ainda vai apresentar uma PEC dos precatórios para escalonar o pagamento de dívidas e, com isso, abrir espaço fiscal para o financiamento do programa social do governo. A ideia é aumentar os valores do Bolsa Família, que pode ser rebatizado de Auxílio Brasil. Também participaram da reunião os ministros PAULO GUEDES, da Economia; CIRO NOGUEIRA, da Casa Civil; e FLÁVIA ARRUDA, da Secretaria de Governo.
O ministro do Superior Tribunal Federal e também presidente do Superior Tribunal Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, fez um pronunciamento na noite desta segunda-feira para marcar a abertura do segundo semestre no TSE. Além de rebater as acusações de fraude eleitoral feitas pelo presidente JAIR BOLSONARO, o tribunal também pediu que o STF abra inquérito para investigá-lo sobre os ataques às urnas eletrônicas. Todos os ministros do TSE votaram favoravelmente ao pedido de abertura do inquérito que vai apurar se houve abuso econômico e campanha antecipada por parte de BOLSONARO. O presidente também será investigado sobre suas afirmações contra o sistema eleitoral brasileiro.
Santa Catarina registrou uma queda de 25 por cento em duas semanas no número de pacientes em tratamento contra a Covid-19. O dado é de uma pesquisa do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina. Conforme o documento, publicado nesta segunda-feira, a tendência é que esse número caia ainda mais. Em 16 de julho, havia 17 mil 974 pacientes em tratamento contra a Covid-19 no estado. Já em 30 de julho, eram 13 mil 523. Nesta segunda, o número de casos ativos que ainda podem transmitir o vírus caiu para 11 mil 829.
Santa Catarina alcançou a marca de cem por cento da população estimada dos grupos prioritários com a primeira dose da vacina contra à Covid-19. São mais de dois milhões de pessoas que já estão com o seu esquema vacinal iniciado. Já com a segunda dose são um milhão 271 mil 313 catarinenses, dos grupos prioritários, que estão totalmente imunizados e receberam ou as duas doses da vacina ou a dose única até às seis da tarde, desta segunda. Essa marca equivale a média entre todos os grupos levando em consideração uma estimativa populacional de cada categoria. Nesta segunda, foram distribuídas 187 mil 410 doses de vacina para as 17 regionais de saúde.
Com um agronegócio baseado em pequenas propriedades rurais, Santa Catarina lança a Década da Agricultura Familiar, de 2019 a 2028, focada na valorização do setor produtivo. A ação faz parte do plano de ação global contra a fome e a pobreza liderado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Com atraso por causa da pandemia, o lançamento aconteceu nesta segunda-feirana Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e marca a união do Governo do Estado, parlamentares, iniciativa privada e produtores rurais para incentivar a agricultura familiar. Em Santa Catarina, 78 por cento dos estabelecimentos agropecuários e 72 e meio por cento das pessoas ocupadas na agricultura são da agricultura familiar.
-MUNICÍPIOS COMEÇAM A ATENDER POPULAÇÃO ABAIXO DE 30 COM VACINA CONTRA COVID
-PRESIDENTE DA FCDL MANIFESTA OTIMISMO COM VENDAS PARA O DIA DOS PAIS
-APAE REALIZA CARREATA NA TARDE DE HOJE PARA CONSCIENTIZAR SOBRE DEFICIÊNCIAS
-EPAGRI INCENTIVA CULTIVO DE CEREAIS, FAVORECIDOS PELO CLIMA SECO
Cooperativas apoiam iniciativas comunitárias na região. O programa Mulher A1-Sicoob possui grupos em diversas comunidades dos municípios da região. O trabalho é focado na qualidade de vida, alimentação saudável e bem estar. Segundo a coordenadora dos Programas Sociais da Cooperativa A1, LUISA KOLLMANN, o desafio é mostrar para as associadas a importância de valorizar o ambiente onde vivem, além de compartilhar importantes experiências incluindo a orientação financeira. Em toda área de atuação da Cooper A1 são 62 núcleos, sendo 14 grupos em Itapiranga, com um total de 450 mulheres. LUISA relata que nos momentos de socialização com as integrantes é destacado o cooperativismo para despertar o espírito de ajudar ao próximo, e tornar um ambiente mais agradável, onde cada um trabalha e mora.
LUISA informa que as atividades ocorrem de forma online para respeitar os protocolos e as reuniões possuem foco nas líderes comunitárias. A coordenadora dos Programas Sociais da Cooperativa A1, diz que são frequentes as orientações e coletas de sugestões para manter a motivação das lideranças. De acordo com LUISA KOLLMANN, as ações sociais são baseadas no interesse demonstrado pelas comunidades. Ela aponta exemplos como mobilização para campanha do agasalho, doação de alimentos para hospitais, CRAS e APAEs. Limpezas de pátios de centros comunitários também estão entre as várias ações desenvolvidas. LUISA ressalta que a coordenação mobiliza, porém quem coloca em prática são as integrantes em cada grupo.
O município de Descanso recebeu na última semana acadêmicos da Uceff, centro universitário de Itapiranga, para conhecer os programas desenvolvidos pela prefeitura. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, PAULO LAUXEN, os programas que os acadêmicos vieram conhecer no município são os da área econômica, mais especificamente na parte agrícola. LAUXEN destaca entre as ações do município, a disponibilidade do bônus agrícola, transporte de calcário, programa de horas/máquina, sejam as máquinas terceirizadas ou não, incentivo às sementes de cultura de inverno, programa de enfrentamento da tuberculose e brucelose, e de inseminação.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso acrescenta ainda que o município está desenvolvendo o Programa Agricultor Produtor de Água. O objetivo é fazer com que o produtor rural tenha cisterna ou reservatório de água. Segundo LAUXEN, o município está mapeando grandes locais onde se pretende construir reservatórios. Eles poderão ser de uso coletivo das famílias em períodos normais e especialmente na estiagem. PAULO LAUXEN ressalta a necessidade de criar programa para que os agricultores possam conviver com a possibilidade de falta de chuva nos próximos anos, de modo que isso não interfira na produção. Reitera que Descanso cresce bastante na produção de carne e leite, por isso observa a necessidade de oferecer condições de abastecimento de água. LAUXEN enfatiza que se trata de um grande projeto, que visualiza o desenvolvimento do município para os próximos dois a 20 anos.
Após recesso escolar, alunos de São João do Oeste retornam no sistema híbrido, com 50 por cento de ocupação das escolas. Conforme o Secretário de Educação, CLAUNEI WEBER, nesta segunda-feira aconteceu o retorno do grupo B à sala de aula. Ele reforça que o sistema ainda alterna uma semana de aula e outra em casa, mas revela que a secretaria está trabalhando para o retorno dos alunos ao 100 por cento presencial. WEBER cita que as salas de aula possuem pouco espaço para o exigido de um metro e meio dos alunos, por isso, ainda não há data definida para o retorno total. Para ele, apesar da diminuição de casos de Covid-19, o alerta ainda persiste e todos os cuidados estão sendo tomados. CLAUNEI WEBER acredita que na melhora do quadro, a expectativa é do retorno em 100 por cento.
O Secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, considera que garantir o transporte escolar é fundamental para o retorno às aulas. Ele destaca que a frota escolar do município realiza vários trajetos, sendo dois executados pelo próprio município e as demais por serviço terceirizado. CLAUNEI WEBER revela que em torno de 600 mil reais já foram empenhados no primeiro semestre com a frota escolar, e estima um total de um milhão para o ano inteiro. Ele cita que houve aumento do IPCA para o transporte terceirizado. Lembra ainda que a manutenção periódica é realizada a cada semestre, e a Secretaria se preocupou em aproveitar a semana de recesso para deixar o transporte em dia e garantir o bom retorno dos alunos.
Os municípios de Iporã do Oeste e São João do Oeste vão atender a população abaixo de 30 anos com a vacina contra Covid-19, nesta semana. Em São João do Oeste, o público de 28 e 29 anos será vacinado na tarde de hoje, da uma e meia até as quatro e meia. Já em Iporã do Oeste, pessoas a partir de 29 anos serão vacinadas na manhã desta quarta-feira, das 8h às 11h, no Centro Público de Convivência. É necessário apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinas. Já na tarde desta quarta será realizada nova etapa de vacinação contra a gripe, para a população em geral. As vacinas serão aplicadas das 13h30 às 16h, também no Centro Público de Convivência. Lembrando que é necessário respeitar intervalo de 15 dias entre as vacinas da Covid e da gripe. Até o momento já foram aplicadas oito mil 932 doses contra Covid em Iporã do Oeste. Destas, cinco mil 634 são da primeira dose e três mil 298 da segunda dose.
De acordo com o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de SC, IVAN TAUFFER, a expectativa para as vendas relativas ao Dia dos Pais, comemorado no domingo, é positiva. Em pesquisa feita pela entidade, 74,1 por cento dos entrevistados apostaram no incremento de até 4,5 por cento nas vendas, comparado com a mesma data do ano passado. A projeção é ainda mais otimista em relação às duas datas comemorativas mais recentes, com vendas que foram 2,5 a 3 por cento melhores em relação a 2020. Em relação ao valor do presente, os entrevistados responderam que gastariam, em média, entre 100 a 150 reais no presente do pai. Quanto ao tipo, a maioria respondeu que seriam itens de vestuário ou calçados, típicos para pais, com 34,3 por cento dos entrevistados. O segundo tipo mais comprado seria de perfumes, para 20,7 por cento.
Na avaliação de TAUFFER, o inverno colabora para a venda de casacos e calçados, que ajudam para este número ser tão positivo. Já em relação ao atendimento dos estabelecimentos, 54,3 por cento dos proprietários disseram que atendem apenas de forma presencial, ou seja, com loja física. 47,2 por cento das lojas atendem das duas formas, física e online. IVAN TAUFFER observa que no último percentual, de 47,2 por cento, é possível registrar uma grande mudança nas lojas de porte médio ou pequeno, pois elas estão se adaptando à realidade que a pandemia trouxe, e atendendo também na forma online. Para o presidente da FCDL, essa forma de atendimento também contribui para os números positivos em relação ao Dia dos Pais.
O CAESP/APAE Caminho de Luz, de Iporã do Oeste, fará carreata na tarde desta terça-feira, na Avenida Gustavo Fetter. Ela inicia no novo posto da Cooper Fronteira Sul, às 14h, e vai em direção ao centro da cidade. Conforme a fisioterapeuta da APAE, ALINE SPANIOL, o ato chama atenção para prevenir deficiências, uma das premissas do Agosto Laranja, que inclusive é amparado por lei municipal em Iporã do Oeste, a mil 884, instituída em 2019. ALINE enfatiza que algumas programações planejadas já estão sendo divulgadas na rádio, jornais e redes sociais do CAESP. Ela convida toda população para participar da carreata, denominada Carreata Laranja, na tarde de hoje.
ALINE SPANIOL ainda comenta sobre o Programa Prevenir, coordenado pela própria fisioterapeuta do CAESP, que está iniciando agora. O Prevenir consiste em divulgação nas redes sociais sobre as formas de prevenção das deficiências. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 70 por cento das deficiências poderiam ser prevenidas com acompanhamento apropriado e ações básicas de planejamento familiar. ALINE salienta ainda que existe um dispositivo gratuito no celular, chamado APAE SC, com informações sobre prevenção e divulgação dos trabalhos realizados pelas APAES de todo estado. A fisioterapeuta reitera que não estão sendo feitas mais ações presenciais alusivas ao Agosto Laranja devido à pandemia.
A safra de trigo nesse ano deverá atingir 290 mil toneladas em SC, o que representa um aumento de 70 por cento na produção catarinense. Conforme o gerente regional da Epagri, com sede em SMO, SIDNEY SIMON, o órgão estadual mantém parceria com as cooperativas para disponibilizar recursos para o produtor de cereais de inverno, como é o caso do trigo, ampliar a produção. O principal objetivo é minimizar a dependência em relação aos grãos, como é o caso do milho, mas também de suprir a demanda em panificação, para a qual é utilizado o trigo. SIMON ressalta que o produtor deve procurar sua própria cooperativa e fazer a inscrição para participar do programa de incentivo. Cada agricultor recebe 250 reais por hectare, a fundo perdido, ou seja, valores que não precisam ser devolvidos.
Tais incentivos, segundo SIDNEY SIMON, têm feito com que a área plantada no estado, assim como no Extremo Oeste, aumentasse bastante, e também a produtividade. A justificativa é que se investe numa tecnologia cada vez melhor, além da disponibilidade de assistência técnica para os agricultores. O gerente regional destaca que existe uma tentativa forte da Epagri, agroindústrias e cooperativas para que o estado de SC fique o mais próximo possível da autossuficiência na produção de cereais. No momento, segundo ele, ainda não existe área suficiente para desenvolver essa autossuficiência, porém o objetivo é diminuir a dependência da produção de outros estados ou da importação, especialmente do milho. A importação de milho, segundo SIMON, tem sido significativa, o que tornou o preço elevado e também aumentou o custo de produção. O gerente salienta que a margem de lucro do produtor ficou menor, porém a Epagri, junto com as cooperativas e os movimentos sindicais, trabalham para fazer com o que o agricultor tenha uma parcela maior de rentabilidade.
SIDNEY SIMON lembra que o Extremo Oeste catarinense se destaca em nível nacional pela produção de proteína animal, seja por meio da integração de aves e suínos, ou a produção leiteira. Nesse sentido, reforça a importância da produção de cereais, para suprir a demanda de alimento nestas atividades. A estiagem dos últimos anos, segundo o gerente regional da Epagri, tem colaborado para o cultivo de trigo, que necessita de pouca chuva. Além de produzir um grão de melhor qualidade e em maior quantidade, o clima seco no inverno representa menor necessidade de pulverizações no trigo. Por outro lado, a preocupação da Epagri é com a reposição de água nos lençóis freáticos, principalmente para a próxima safra do milho. Outro fator que desperta a atenção do órgão estadual são as geadas ocorridas ao longo da última semana. Conforme SIMON, elas atingiram inclusive o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o que vai impactar na produção do milho e incidir no preço final do grão.
-INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGE QUATRO RESIDÊNCIAS NA REGIÃO
-ACUSADO DE MATAR E OCULTAR CADÁVER DE ANGÉLICA SEIBERT VAI A JÚRI POPULAR NA SEXTA-FEIRA
A Polícia Civil está buscando recursos para a instalação do Núcleo de Operações com Cães da instituição em São Miguel do Oeste. Segundo o Delegado Regional, WESLEY ANDRADE, o projeto está avançando e a Polícia busca recursos para aquisição dos animais. Além disso, o órgão precisa de um imóvel para abrigar o Núcleo de Operações com Cães. Recentemente, a vereadora MARLI DA ROSA apresentou um pedido formal no legislativo para que o município ceda um imóvel para a implantação do projeto. O delegado comentou que o uso de cães de faro pode contribuir muito para o trabalho de investigação e elucidação dos crimes. Atualmente, algumas regiões, como São Lourenço do Oeste, já contam com essa estrutura.
O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro combateu incêndio em madeireira na comunidade de Derrubada Alta, no interior do município. A ocorrência foi registrada por volta das 5h15 da madrugada desta terça-feira, em máquinas da madeireira. Quando os bombeiros chegaram, funcionários já haviam iniciado o combate às chamas com mangueiras de jardim. A energia elétrica já havia sido desligada e iniciou-se o combate às chamas em área de aproximadamente 25 metros quadrados. As chamas atingiram mesa de ferramentas e esteira, sendo gasto aproximadamente 800 litros de água. O responsável da empresa foi orientado a realizar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, e para obter avaliação com eletricista antes de ligar novamente energia elétrica. Também observar se o local poderia apresentar reincidência de chamas, principalmente em cavaquinhos e maravalha.
Um incêndio de grandes proporções atingiu quatro edificações em bairro de São Miguel do Oeste. O sinistro foi registrado na Rua Almirante Tamandaré, no bairro Salete, às 6h30 da manhã desta terça-feira. No local, quatro edificações foram atingidas, sendo elas, comercial, industrial e residencial. Elas eram construções mistas e estavam no mesmo terreno. As chamas também se espalharam para uma madeireira localizada nas proximidades. O fogo acabou consumindo parcialmente uma metalúrgica, um bar e uma residência, além da madeireira. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram utilizados 12 mil litros de água no combate às chamas e apesar dos danos expressivos, ninguém ficou ferido.
O acusado de matar e ocultar cadáver de ANGÉLICA SEIBERT vai a júri popular nesta sexta-feira, às 8h, no Fórum de São Miguel do Oeste. A sessão será conduzida pelo juiz MÁRCIO CRISTÓFOLI. O réu, CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO, é acusado de matar e ocultar o cadáver de sua companheira ANGÉLICA SABRINA SEIBERT, em março de 2019. De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ele teria matado a companheira e ocultado o corpo em um terreno da zona rural do município de Barra Bonita, logo após a Polícia Militar receber denúncia anônima. ANGÉLICA SEIBERT desapareceu no dia 16 de março de 2019, depois de sair de Dionísio Cerqueira com CLEVITON, para visitar parentes dela em São Miguel do Oeste. No dia 04 de abril foi confirmada a identidade de um corpo encontrado por moradores em uma propriedade rural em Barra Bonita, como sendo de ANGÉLICA. A Polícia Militar foi acionada, junto com a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP).
De acordo com a Polícia Civil, as investigações iniciais seguiam a linha de que o casal teria desaparecido, mas, logo em seguida partiu para a suspeita de que CLEVITON teria assassinado a mulher. A linha de investigação ficou mais contundente depois que a polícia localizou o veículo em um posto de combustíveis no Paraná, e que o mesmo teria pedido carona para ir a São Paulo. CLEVITON foi preso no dia 30 de agosto de 2019, no Distrito de Alvorada da Amazônia, em Novo Progresso, Pará, após muitas tentativas da polícia de localizá-lo. Ele utilizava o nome de “MARCOS”, na tentativa de se esconder da polícia, mas foi reconhecido e preso, em cumprimento ao mandado de prisão temporária expedido pela Comarca de Dionísio Cerqueira. CLEVITON foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Novo Progresso e em seguida trazido para a região, onde está preso desde então.