ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 03/08/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A Alemanha começará, em primeiro de setembro, a aplicar uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 às pessoas mais velhas e vulneráveis, assim como a quem não recebeu a injeção com a tecnologia de RNA mensageiro. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira. Em comunicado, o governo alemão informou que essa decisão é "do interesse da atenção sanitária preventiva" e considera as preocupações sobre uma "resposta imunológica reduzida ou em rápida diminuição" em pessoas vulneráveis.

As farmacêuticas Pfizer e Moderna aumentaram os preços de sua vacina contra a covid-19 por meio de um acordo com a União Europeia. O preço da vacina da Pfizer aumentou de 15 vírgula 50 euros para 19 vírgula 50 a unidade e a da Moderna, de 19 para 21 vírgula 50 euros. O reajuste ocorre em pleno aumento de casos na Europa por causa da variante Delta, contra a qual as vacinas das americanas Pfizer e Moderna devem ser eficazes para evitar formas graves da doença, segundo os primeiros estudos. As farmacêuticas não se manifestaram sobre o aumento dos preços.

Incêndios florestais de grandes proporções vêm atingindo a costa sul da Turquia há seis dias, deixando ao menos oito mortos, segundo as autoridades locais. Nesta segunda-feira, a União Europeia enviou três aviões para auxiliar no combate às chamas. Na Grécia, moradores foram retirados de casa por causa de incêndios. Ao menos sete dos 130 incêndios registrados durante a última semana ainda estão ativos, segundo informe da Direção de Florestas, autoridade ligada ao governo turco. Mais de mil e cem pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas no fim de semana.

O presidente JAIR BOLSONARO deu nesta segunda-feira a primeira sinalização de que pode voltar a implementar o horário de verão para lidar com a crise hídrica do País. Em entrevista à Rádio ABC de Novo Hamburgo, o presidente afirmou que, mesmo sendo contra a medida, se a maioria da população mudar de opinião sobre o tema, ele "segue a maioria". Ele disse que é um democrata e segue a maioria para em seguida afirmar que se a se a maioria da população quiser a volta do horário de verão ele pode fazer. BOLSONARO chegou a sugerir que irá falar com uma rádio que "ouve quase sempre", para que a emissora faça uma pesquisa com seus ouvintes e veja a "vontade popular" com relação ao tema.

O governo federal estuda usar o valor arrecadado com privatizações para duas frentes: incrementar o novo Bolsa Família, através de um fundo de erradicação da pobreza, e também pagar precatórios. A proposta foi apresentada por ministros nesta segunda-feira aos presidentes do Senado, RODRIGO PACHECO e da Câmara, ARTHUR LIRA. O governo ainda vai apresentar uma PEC dos precatórios para escalonar o pagamento de dívidas e, com isso, abrir espaço fiscal para o financiamento do programa social do governo. A ideia é aumentar os valores do Bolsa Família, que pode ser rebatizado de Auxílio Brasil. Também participaram da reunião os ministros PAULO GUEDES, da Economia; CIRO NOGUEIRA, da Casa Civil; e FLÁVIA ARRUDA, da Secretaria de Governo.

O ministro do Superior Tribunal Federal e também presidente do Superior Tribunal Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, fez um pronunciamento na noite desta segunda-feira para marcar a abertura do segundo semestre no TSE. Além de rebater as acusações de fraude eleitoral feitas pelo presidente JAIR BOLSONARO, o tribunal também pediu que o STF abra inquérito para investigá-lo sobre os ataques às urnas eletrônicas. Todos os ministros do TSE votaram favoravelmente ao pedido de abertura do inquérito que vai apurar se houve abuso econômico e campanha antecipada por parte de BOLSONARO. O presidente também será investigado sobre suas afirmações contra o sistema eleitoral brasileiro.

Santa Catarina registrou uma queda de 25 por cento em duas semanas no número de pacientes em tratamento contra a Covid-19. O dado é de uma pesquisa do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina. Conforme o documento, publicado nesta segunda-feira, a tendência é que esse número caia ainda mais. Em 16 de julho, havia 17 mil 974 pacientes em tratamento contra a Covid-19 no estado. Já em 30 de julho, eram 13 mil 523. Nesta segunda, o número de casos ativos que ainda podem transmitir o vírus caiu para 11 mil 829.

Santa Catarina alcançou a marca de cem por cento da população estimada dos grupos prioritários com a primeira dose da vacina contra à Covid-19. São mais de dois milhões de pessoas que já estão com o seu esquema vacinal iniciado. Já com a segunda dose são um milhão 271 mil 313 catarinenses, dos grupos prioritários, que estão totalmente imunizados e receberam ou as duas doses da vacina ou a dose única até às seis da tarde, desta segunda. Essa marca equivale a média entre todos os grupos levando em consideração uma estimativa populacional de cada categoria. Nesta segunda, foram distribuídas 187 mil 410 doses de vacina para as 17 regionais de saúde.

Com um agronegócio baseado em pequenas propriedades rurais, Santa Catarina lança a Década da Agricultura Familiar, de 2019 a 2028, focada na valorização do setor produtivo. A ação faz parte do plano de ação global contra a fome e a pobreza liderado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Com atraso por causa da pandemia, o lançamento aconteceu nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e marca a união do Governo do Estado, parlamentares, iniciativa privada e produtores rurais para incentivar a agricultura familiar. Em Santa Catarina, 78 por cento dos estabelecimentos agropecuários e 72 e meio por cento das pessoas ocupadas na agricultura são da agricultura familiar.

Campanha dos 63 anos de São Lourenço do Oeste estampa abrigos de passageiros. Ao todo foram 15 abrigos de passageiros que receberam a estampa da campanha dos 63 anos de São Lourenço. O município comemorou o aniversário no dia 26 de julho e, devido à pandemia, não foram realizadas festividades. No entanto, algumas ações foram feitas para não deixar a data passar em branco, como, por exemplo, o plantio de 63 anos árvores e a confirmação de 25 milhões para obras de infraestrutura. O valor foi anunciado pelo governador CARLOS MOISÉS, durante seu roteiro pelo oeste de Santa Catarina.

Com o slogan “Eu sou São Lourenço do Oeste”, as imagens destacam as potencialidades do município, reconhecido como Cidade Jardim. Nas imagens, números que mostram o crescimento e o desenvolvimento de São Lourenço do Oeste, ao longo destes 63 anos, como: Terra das Massas e Biscoitos; 35ª cidade no Índice de Efetividade da Gestão Municipal; 7ª cidade mais desenvolvida de Santa Catarina e entre as 100 do Brasil; entre as 20 maiores bacias leiteiras do estado e a terra do Flic.

São Lourenço do Oeste planeja Conferência Municipal de Assistência Social. A secretária da pasta - VANIA BALDISSERA, explica que todos os municípios do país devem realizar o encontro até o final do mês, e São Lourenço escolheu fazer nesta quinta-feira, às 13 horas. A reunião será no centro de eventos, tomando todos os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus. Para que seja ainda mais seguro, VANIA destaca que vai adotar o modelo híbrido, para que a população que preferir não ir até o centro de eventos, participe via internet. Vai acontecer uma palestra, e depois os participantes vão ser divididos em grupos para debater os temas indicados e sugerir propostas.

Objetivo da Conferência Municipal de Assistência Social é debater e decidir políticas públicas. Sob o tema: “direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o encontro vai reunir o poder público e a população, discutindo quais as melhores maneiras de ajudar quem mais precisa. De acordo com VANIA BALDISSERA, após a conferência, a Secretaria de Assistência Social de cada cidade vai trabalhar o que foi debatido, para formular o Plano Municipal de Assistência Social, que deve ser finalizado até 15 de dezembro.

Conferência de Assistência Social vai acontecer em âmbitos municipal, estadual e federal. A responsável pela pasta em São Lourenço do Oeste - VANIA BALDISSERA, explica que as propostas criadas em cada cidade serão levadas para a conferência do estado, novamente discutidas e colocadas na reunião federal. O encontro estadual deve acontecer entre primeiro de setembro a 31 de outubro, e a conferência nacional, de sete a dez de dezembro. Na visão da secretária, a pandemia causou vários prejuízos para toda a sociedade, mas obrigou o ser humano a aprender o método online. Hoje, principalmente reuniões e aulas, podem ser feitas com participantes de todo o mundo, tornando acessível a mais pessoas, que não poderiam participar por causa do deslocamento.

Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Campo Erê voltam após o recesso. A coordenadora do Cras e responsável pelo Semear - ELENICE GUZATTI, informa que o projeto estava em recesso junto com as aulas. A equipe aproveitou os dias parados para organizar o espaço e planejar as atividades para o retorno. Conforme ELENICE, o Semear teve que mudar de sede, pois a antiga já não era mais suficiente para a quantidade de crianças e adolescentes atendidos. Agora o projeto funciona num espaço amplo, junto a escola Maria Nelly, no bairro Cohab, onde mora a maioria dos participantes.

Mudança de espaço foi muito positiva para o Semear. A responsável - ELENICE GUZATTI, destaca os ganhos que teve com a mudança para o novo local. Segundo ela, além de uma área muito maior, agora o Semear ganhou acesso a um parquinho, quadra de areia, sala de informática, salão de beleza, sala de artes e cozinha para realizar as oficinas. No total atende cerca de 120 participantes, entre seis e 17 anos. ELENICE explica que as crianças e adolescentes são divididos em dois grupos, conforme a faixa-etária: entre seis e 12 anos, e de 13 a 17, que participam das atividades em dias alternados.

Cedup Campo Erê não parou durante o recesso escolar. O Centro de Ensino Profissionalizante agrícola, como explica a diretora - CLECI FINARDI, diferente de outras escolas, manteve alguns alunos, professores e funcionários, no modelo de plantão interno. No educandário isso é feito porque os animais e plantas, necessários para as aulas práticas, precisam de cuidados continuados. A diretora garante que tudo já estava planejado e organizado para o retorno 100 por cento presencial dos estudantes no segundo ano, e regime de alternância para primeiros e terceiros anos da escola.

Cedup Campo Erê ainda não comporta retorno 100 por cento presencial para todos os alunos. Devido ao distanciamento mínimo exigido nas salas, e principalmente no alojamento, o colégio agrícola precisou escolher somente uma séria para o modelo totalmente presencial. A diretora CLECI FINARDI, comenta que o distanciamento mínimo deve ser reduzido de um metro e meio para um metro entre alunos, mas aguarda a publicação oficial da mudança. Caso isso se confirme, é garantido que as salas de aula do Cedup comportam o 100 por cento, mas será necessário um estudo devido ao alojamento, já que mais de 90 estudantes moram no colégio agrícola.

Campo Erê agiliza imunização contra o coronavírus. De acordo com a enfermeira coordenadora da vigilância em saúde - SAMARA RONCHI, assim como foi na semana passada, o município está adiantando a aplicação da segunda dose do imunizante. Destaca que hoje, das 13 às 17 horas; e quinta e sexta-feira entre oito e 13 horas, a unidade sede de Campo Erê estará disponível para esse adiantamento. Podem comparecer quem tomou a primeira dose nos dias 24, 26 e 28 de maio. Salienta que são aproximadamente trezentas pessoas que estão adiantando a imunização completa. Tem aquelas que podiam adiantar semana passada mas não compareceram.

Adiantamento da segunda dose não traz nenhum prejuízo para a imunização completa. SAMARA RONCHI explica que os testes com cada vacina indicam um prazo mínimo e máximo para a segunda aplicação. Ela comenta que até então o Ministério da Saúde orientava que os postos aplicassem sempre no prazo máximo, devido à disponibilidade de mais doses. Porém, segundo a coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê, atualmente a oferta de doses está maior, e a indicação mudou para completar a imunização o quanto antes.

Frio na época certa traz mais benefícios do que prejuízos na agricultura. Quem garante é NELSON RINTZEL – técnico agrícola e professor do Cedup Campo Erê. Ocorre problema quando as pessoas tentam forçar a ação da natureza. Se alguém, diz que perdeu sua lavoura de milho por causa da geada, não é culpa do clima. A questão é que, acreditando que o frio não vem, Muita gente faz o plantio fora de época. O professor nota que a região tem cultivadas diversas forrageiras, que não são de clima temperado e sim tropical. Aí vem a geada e acaba comprometendo esse tipo de pastagem.

Clima influencia todo tipo de vida. De acordo com o professor NELSON RINTZEL, quando as temperaturas surgem no tempo certo, os benefícios são muito maiores. Cita como exemplo os inços que só deveriam aparecer no verão. Se surgirem antes eles acabam sendo bastante controlados pelo rigor do inverno. Já, no casos dos insetos, a situação é mais complicada. O professor revela que o mecanismo de defesa deles costuma agir antes de serem combatidos pelas temperaturas. Por sua vez, a fruticultura gosta das baixas temperaturas. O problema está na oscilação frio com quente.

Uma coisa é plantar com segurança, outra é apostar nos resultados. Conforme o professor do Cedup Campo Erê, as vezes dá certo correr o risco, mas quando dá errado, o agricultor pode perder tudo o que investiu. Tecnicamente NELSON RINTZEL recomenda

uma safra bem feita e não duas pela metade. Ele vê com preocupação as previsões da meteorologia de continuar a escassez de chuva esse ano. Aconselha o agricultor sempre ficar muito atento as previsões do tempo. A cigarrinha no milho vai preocupar no verão. A tendência é o produtor investir bastante nas lavouras de milho e soja porque estão rendendo um bom dinheiro.

Menor ateia fogo em vegetação rasteira no interior de Quilombo. Um incêndio em vegetação atingiu uma área em Quilombo. Os bombeiros combateram as chamas na linha Santa Terezinha, no interior do município, próximo à divisa com Jardinópolis. O local, de difícil acesso, tinha área de aproximadamente 1,5 hectare de vegetação rasteira, já consumida pelas chamas. As equipes usaram sopradores e batedores para conter o fogo, num trabalho que durou cerca de 20 minutos. Conforme os bombeiros, durante a ocorrência o responsável por iniciar o incêndio foi encontrado. Um adolescente de 17 anos, confessou ter iniciado o incêndio e a Polícia Militar foi acionada para os procedimentos.

Homem é preso com droga e simulacro em Saltinho. A Polícia Militar fez uma abordagem num estabelecimento do município, e encontrou sete gramas de cocaína no banheiro. Um dos homens que estava no local assumiu a posse. A PM fez também buscas em seu carro, onde localizou um simulacro de pistola e dois cheques de grande valor. Outras pessoas que estavam no local também assumiram ter feito o uso da droga. O homem de 28 anos, foi preso em flagrante por tráfico de droga e encaminhado para os tramites cabíveis.

Polícia Militar prende homem por estupro de vulnerável em Marmeleiro. Foi através de um mandado de prisão, ontem, que o homem de 32 anos foi preso pela Polícia Militar. Em seu nome haviam registros dos crimes de embriagues ao volante, e por estupro de vulnerável. Ele foi entregue na 19ª Subdivisão de Polícia, onde fica a disposição da justiça.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.