-PRESIDENTE DA CÂMARA QUER VOTAR REFORMA TRIBUTÁRIA ATÉ SEXTA-FEIRA
-ACAFE SE POSICIONA CONTRA PROJETO QUE PODE RETIRAR RECURSOS DA UDESC
-SECRETARIA PROMOVE CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NESTA SEMANA
-SINDICATOS DA AGRICULTURA TEM AVALIAÇÕES DIFERENTES SOBRE O PLANO SAFRA
-MUNICÍPIO TEM SALDO POSITIVO DE 48 EMPREGOS FORMAIS NO MÊS DE MAIO
-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA SC 161
-BRIGA TERMINA COM TRES PESSOAS FERIDAS COM ARMA BRANCA NA REGIÃO
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 79 centavos. O euro está valendo cinco reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
A Força Aérea da Ucrânia informou neste domingo que abateu oito drones russos que se dirigiam a Kiev. Este foi o primeiro ataque do tipo feito pela Rússia contra a capital ucraniana após uma pausa de 12 dias. As autoridades ucranianas afirmaram ainda que as armas foram lançadas durante a noite e vieram da região sudeste do país. O comunicado também informou que a Ucrânia derrubou outros três mísseis de cruzeiro que foram lançados no Mar Negro. A Ucrânia tem cada vez mais capacidades para derrubar mísseis e drones russos, graças ao reforço de sua defesa aérea, com a ajuda de potências ocidentais.
O chefe de governo espanhol, PEDRO SÁNCHEZ, reafirmou o apoio da União Europeia à Ucrânia, neste sábado, em Kiev. Ele concedeu uma entrevista coletiva ao lado do presidente ucraniano, VOLODIMIR ZELENSKY. O líder ucraniano destacou o gesto do espanhol, mas lamentou a demora de outros países no fornecimento de equipamento militar necessário para fortalecer sua contraofensiva no leste e no sul do país. ZELENSKY espera acelerar sua adesão de seus país ao bloco de 27 nações e voltou a pedir que seu país faça parte da aliança de defesa ocidental durante a cúpula deste mês em Vilnius, capital da Lituânia.
A polícia francesa deteve, neste domingo, 157 pessoas na sexta noite de protestos nas principais cidades do país, informou o Ministério do Interior. Cerca de 700 pessoas foram presas na noite anterior e mil e 300 na noite da sexta-feira. O governo destinou 45 mil policiais para conter a violência e as manifestações nas ruas do país. Desses, três terminaram a noite feridos. Aproximadamente 350 prédios foram incendiados e 300 veículos foram danificados. Os protestos tiveram início após a morte de um adolescente de 17 anos durante uma abordagem policial no subúrbio de Paris nesta terça-feira.
Os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa da taxa básica de juros da economia, a Selic, para 12 por cento ao ano para o fim de 2023. A informação é do relatório "Focus", publicado pelo Banco Central nesta segunda-feira. O levantamento semanal consultou mais de 100 instituições financeiras sobre as projeções para a economia. Na estimativa anterior, os economistas previam a Selic em 12 vírgula 25 por cento ao ano. Atualmente, o índice está em 13 vírgula 75 por cento. Os economistas preveem o crescimento do Produto Interno Bruto em dois vírgula 19 por cento neste ano.
O projeto para anistiar o ex-presidente JAIR BOLSONARO da decisão do Tribunal Superior Eleitoral que o tornou inelegível na última sexta-feira, tem 70 assinaturas. A informação foi confirmada na manhã deste domingo, pelo autor da proposta, o deputado federal UBIRATAN SANDERSON do PL do Rio Grande do Sul. Na tarde de sábado, a deputada federal BIA KICIS, também do PL, havia informado, em seu perfil do Twitter, que o projeto de lei tem o objetivo de anistiar o ex-presidente JAIR BOLSONARO e todos os condenados por ilícitos civis eleitorais desde 2016 até a data de entrada em vigor da lei. A ideia da proposta é anistiar ilícitos eleitorais civis que podem ser punidos, mas não como um crime.
Adultos, entre 20 e 35 anos, lideram a lista de pessoas desaparecidas em Santa Catarina nos primeiros seis meses de 2023. Os dados fazem parte do registro de desaparecimentos disponível no site da Polícia Militar catarinense até 29 de junho. Entre primeiro de janeiro e 19 de junho — data do último registro que consta no portal da PM — foram 23 desaparecimentos. O caso mais antigo é de 10 de janeiro. Dos casos registrados neste ano, 17 são homens, enquanto seis são mulheres. Já em relação as idades, 13 têm entre 20 e 35 anos. Também há três adolescentes e dois idosos na lista, conforme os dados da PM.
A economia catarinense gerou três mil e 600 novos postos de trabalho no quinto mês do ano. Desse total, a construção foi o setor industrial com maior destaque, com expansão de 671 novas vagas. De janeiro a maio, o setor registrou 10 mil e 56 empregos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O saldo positivo na geração de empregos foi impulsionado pela construção e seus encadeamentos produtivos. As atividades vinculadas aos serviços especializados lideraram o crescimento na indústria, com abertura de 433 vagas, impulsionados pelas obras de acabamentos, como pintura de edifícios e aplicação de revestimentos de resina. Além disso, os números tiveram contribuição da contratação nas indústrias de insumos do setor, como é o caso de artefatos de gesso, concreto, cimento e materiais semelhantes, que registraram 105 novos postos de trabalhos formais nessas atividades.
A Acafe enviou uma nota aos deputados estaduais e à secretaria de Estado da Educação em que se posiciona contra a retirada de recursos da Udesc, única universidade pública estadual em Santa Catarina. No centro do impasse está o Fumdes, Fundo de Desenvolvimento da Educação Superior. Um dos projetos que trata do Universidade Gratuita aumenta o volume de bolsas nas universidades particulares. É nesta proposta que entra o Fumdes. O projeto direciona 100 por cento do fundo para o pagamento das bolsas privadas. Até então, uma fatia de 10 por cento do Fumdes ficava com a Udesc, o que representará, em 2023, 28 milhões de reais. A Acafe alertou que a aprovação do projeto dessa forma vai retirar recursos da Udesc.
A Vigilância Sanitária de Belmonte vai realizar amanhã uma reunião para discutir ações relacionadas ao combate à Dengue. A pauta principal do encontro de amanhã são os recicladores instalados no município. A intenção é acertar, no evento de amanhã, a criação de mecanismos de orientação, legalização e prevenção. O encontro da Sala de Situação vai acontecer amanhã, as oito horas da manhã, na sala de reuniões da Unidade Central de Saúde e é aberta à toda população. A iniciativa surgiu depois de uma série de irregularidades identificadas no município e que precisam ser resolvidas para conter o avanço do mosquito e da doença.
A Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social de Descanso vão promover hoje à tarde a décima segunda Conferência Municipal de Assistência Social. O evento está marcado para a uma hora no Clube SAD e terá como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. De acordo com a presidente do conselho, SUZAMARA MIOTTO disse que o objetivo d conferência é avaliar a política de assistência social no município e buscar, através da participação de profissionais e usuários, elencar propostas que venham ao encontro das demandas da população. Já a secretária, ANDRESSA BRUGNEROTTO disse que o evento representa uma oportunidade valiosa para que a população participe da construção de políticas sociais mais efetivas. Ela ressaltou que a presença e participação da população são essenciais para fortalecer o diálogo entre governo e sociedade civil na área de assistência social.
Em São Miguel do Oeste, a conferencia municipal de assistência social está confirmada para esta semana. A informação é da secretária ANDREIA REBELATTO. O evento vai ser realizado na quinta-feira dia seis de julho, na escola Emma Balke. A conferência começa a uma e meia da tarde e tem como tema este ano “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Um dos objetivos é fortalecer o controle social e a participação dos usuários na efetivação da política pública e do Sistema Único de Assistência Social no município. No evento serão aprovadas propostas e escolhidos os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social será realizada de 9 a 11 de outubro em Florianópolis.
Os debates da conferência municipal de assistência serão divididos em cinco eixos temáticos. A explicação é da secretária ANDREIA REBELATTO. Ela disse que as discussão estarão embasados no Financiamento da assistência social; no Controle Social; na Articulação entre Segmentos; nos Serviços, Programas e Projetos; e no Benefício e Transferência de Renda. De acordo com ANDREIA, além da leitura e aprovação do regimento, serão definidas até 10 propostas para o município, cinco deliberações para o Estado e cinco para a União. Ela destacou que é importante a presença da população, sejam usuários ou profissionais que atuam junto à Assistência Social, a fim de debater os eixos e definir propostas executáveis, especialmente, para o município.
As equipes da Secretaria de Assistência Social realizaram na sexta-feira, Mateada e Palco Aberto Especial com a participação de um expressivo número de idosos do Município, na praça Walnir Bottaro Daniel. As atividades da campanha Junho Violeta, desenvolvidas durante todo o mês, estiveram voltadas especialmente à conscientização dos tipos de violência: abandono, violência física, psicológica e patrimonial. De acordo com a secretaria de assistência social, a pessoa idosa deve ter a garantia de viver com dignidade, segurança e bem-estar. Dados do Creas apontam que 60 idosos vítimas de algum tipo de violência foram atendidas pelo serviço entre maio do ano passado e maio deste ano.
O Núcleo de Cooperativas da Acismo promoveu, neste sábado, o tradicional “Dia C de Cooperar” em São Miguel do Oeste. Neste ano, o evento foi dedicado a promover ações de solidariedade, sustentabilidade e bem-estar. A ação buscou estimular a consciência coletiva para a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde. Durante o evento houve recolha de lixo eletrônico, ações de saúde e bem-estar em parceria com diversão entidades com a oferta de serviços gratuitos para a população. Além disso, para proporcionar momentos de diversão para toda a família, houve mateada, oficina de ioga para pais e filhos e espaço infantil com brinquedos infláveis, oficinas, apresentações artísticas e feirinha de adoção animal.
A calendário legislativo do mês de julho em São Miguel do Oeste começa nesta terça-feira. A primeira sessão do mês na câmara de vereadores está marcada para as oito horas da noite de amanhã com transmissão da rádio Peperi. Outra sessão foi programada para quarta-feira, também as oito horas da noite. Na quinta-feira, dia seis, o plenário do legislativo foi cedido para a União de Vereadores de Santa Catarina. O encontro, que vai reunir os vereadores da região extremo-oeste, começa as sete horas da noite.
O governo federal lançou, na última semana, o Plano Safra da Agricultura Familiar. Serão destinados 71 bilhões e 600 milhões de reais ao crédito rural para agricultura familiar para a safra 20232024. O volume é 34 por cento superior ao do ano passado e o maior da série histórica. Entre as medidas do plano para os pequenos agricultores está a redução da taxa de juros, de cinco para quatro por cento ao ano. O governo também anunciou 364 bilhões para médios e grandes produtores. O programa Boa Tarde Peperi ouviu os representantes da Fetaesc, Fretaf Sul e Sindicato dos Produtores Rurais a respeito do anuncio. As entidades fizeram avaliações diferentes a respeito do plano safra 20232024.
O plano safra para os pequenos agricultores tem o maior volume de recursos para o Pronaf da história. A avaliação é do coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SELZLER. Ele disse que outra conquista é a divulgação de um conjunto de ações específicas para a agricultura familiar. JANDIR comentou que as medidas ficaram dentro das reivindicações feitas pela federação ao governo federal. Ele disse que em função da demanda represada dos custeios e investimentos, talvez o valor seja insuficiente para atender os agricultores, mas o governo já sinalizou que pode complementar as recursos. JANDIR destacou que o pedido de juro zero para a produção de alimentos não foi atendido, mas houve uma redução da taxa de cinco para quatro cinco por cento, o que representa um avanço em relação ao ano passado.
A Fetaesc também fez uma análise positiva do Plano Safra 2023-2024. O presidente da entidade, VALTER DRESCH disse que o valor é maior do que a última safra e os juros gerais foram mantidos, com redução para a produção de alimentos agroecológicos. A preocupação da federação, de acordo com VALTER, é com a operacionalização do acesso aos recursos. Ele destacou que o volume de recursos é bom, mas agora é preciso acompanhar se os valores de fato vão chegar para os produtores. O sindicalista ressaltou que a entidade vai continuar mobilizada para outras questões além do crédito. VALTER disse ainda que é preciso trabalhar para reduzir a burocracia, não só no plano safra, mas em outros aspectos que envolvem os agricultores, como por exemplo, a inscrição no Cadastro Ambiental Rural.
Os agricultores ficaram um pouco tristes com o anúncio do plano safra 2023-2024. A afirmação é do presidente do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, houve “muita fumaça e pouco fogo” por parte do governo federal. TEIXEIRA disse que essa divisão plano em grande, médio e pequeno produtor não é boa para a agricultura. Ele também comentou que ainda faltam detalhes sobre a operacionalização e sobre como vai se dar o efetivo acesso ao valor anunciado pelo governo. TEIXEIRA também destacou que a expectativa era de uma era de uma taxa de juros menores para os financiamentos de custeio. Ele disse que essa foi uma promessa de campanha do governo eleito, mas que não se concretizou no plano safra 2023-2024.
São Miguel do Oeste gerou 48 empregos com carteira assinada no mês de maio. O número é a diferença entre o total de admitidos e demitidos no município de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. O resultado é o pior dos cinco meses deste ano, mas muito melhor do que o mesmo mês de 2022 que teve mais demissões do que contratações. A indústria foi a que mais contribui para o saldo de maio deste ano com 55 empregos gerados. O setor de serviços teve saldo de 14 e o comércio abriu 13 vagas. A construção civil teve uma contratação a mais do que as demissões. Já a agropecuária teve saldo negativo com o fechamento de nove postos de trabalho.
No acumulado do ano, São Miguel do Oeste abriu 532 postos de trabalho. O número é quase quatro vezes as 147 vagas de saldo dos primeiros cinco meses de 2022. Entre janeiro e maio deste ano, o setor da indústria abriu 369 empregos com carteira assinada. Os serviços tiveram saldo de 111 vagas. A construção civil registrou 30 contratações a mais do que as demissões e o comércio fechou o período com saldo de 22 vagas. A agropecuária registrou o mesmo número de demissões e de contratações entre janeiro e maio deste ano.
A Diretoria de Polícia da Fronteira divulgou o balança da operação policial “DIFRON SEGURA”. As ações foram desenvolvidas no oeste e extremo-oeste entre os dias 26 e 30 de junho, com o objetivo de cumprir mandados de prisão em aberto e combater diversos delitos e crimes. Ao todo foram cumpridos 129 mandados judiciais, 71 e uma pessoas foi presa. Além disso, os policiais apreenderam mais de 160 quilos de drogas, nove armas de fogo e 764 munições. No período de primeiro de janeiro até o dia 30 de junho desse ano foram cumpridos 566 mandados de prisão na região oeste. Um aumento de mais de 62 por cento se comparado ao mesmo período do ano de 2022.
Uma operação que envolve o Exército, a Marinha do Brasil e outros órgãos fechou as fronteiras do Sul do país, entre elas a de Santa Catarina com a Argentina. A operação Ágata Conjunta Sul pretende impedir crimes. Para isso, a fiscalização do que e quem entra e sai do Brasil foi reforçada nesses pontos. Essa é a maior ação do ano de combate a delitos transfronteiriços, segundo o Ministério da Defesa. Os trabalhos começaram no sábado e consistem em ações preventivas e repressivas tanto na fronteira terrestre quanto na marítima. Não foi informado até quando a operação seguirá. No extremo-oeste, a operação Ágata é coordenada pelo décimo quarto RCMEC de São Miguel do Oeste.
Um homem ficou ferido em um acidente neste domingo na SC 160. Por volta das duas horas da madrugada, o condutor de um Fiesta perdeu o controle da direção e capotou nas proximidades do CTG, em Campo Erê. O motorista do veículo, um homem de 32 anos, foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros caído na rodovia, a cerca de cinco metros do veículo. Ele sofreu escoriações na face e queixava-se de dores no ombro direito. O homem foi socorrido e encaminhado ao hospital de Campo Erê. A suspeita da polícia é de colisão contra barranco seguida de capotamento.
A Polícia Militar flagrou um homem com drogas neste sábado no bairro São Luiz. Por volta das cinco horas da tarde, o condutor de um Logan foi abordado pela guarnição da PM na rua Florianópolis. No meio dos bancos do carro foi localizada uma pedra de crack. O homem relatou que teria acabado de adquirir a droga e que havia pagado 50 reais. A droga foi apreendida e foi confeccionado o termo circunstanciado para o homem comparecer em audiência judicial. Depois disso, o homem foi orientado e liberado no local.
A Polícia Militar registrou uma ocorrência de violência doméstica contra uma idosa de 84 anos de idade. A guarnição conversou com uma testemunha que relatou que o neto da idosa chegou na residência embriagado e agressivo. O homem quebrou objetos e se dirigiu a avó com palavras de baixo calão. No local do fato, segundo a PM, os policiais militares encontraram latas de cerveja vazias e invólucro de entorpecente, possivelmente usado pelo neto. O homem foi preso por Injúria, Ameaça e Violência psicológica contra a mulher e levado para a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste.
Uma briga no centro da cidade de São José do Cedro terminou com três pessoas feridas com arma branca. A confusão aconteceu por volta das cinco e meia da tarde na rua Maranhão. Um dos homens, de 23 anos, envolvido na briga, apresentava um corte na mão, antebraço e ferimentos no rosto. Outro homem de 26 anos estava com ferimentos no ombro e no abdômen, com grande hemorragia. Os dois foram encaminhados para o Hospital. O terceiro ferido, um homem de 34 anos, sofreu ferimento na cabeça e no joelho direito e estava na delegacia. A Polícia Civil irá investigar as causas da briga e as responsabilidades pelas agressões.