ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-07-2023 Segunda-Feira

-PRESIDENTE DA CÂMARA QUER VOTAR REFORMA TRIBUTÁRIA ATÉ SEXTA-FEIRA

-ACAFE SE POSICIONA CONTRA PROJETO QUE PODE RETIRAR RECURSOS DA UDESC

-OPERAÇÃO ALERTA VERMELHO TEVE QUASE 30 VISITAS POR DIA EM IPORÃ DO OESTE

-VEREADORES QUESTIONAM CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIAS EM OBRAS NO MUNICÍPIO

-CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ACONTECE NA TARDE DE HOJE EM DESCANSO

-AGRICULTORES DE SJO DEVEM REVALIDAR NOTAS DE PRODUTOR RURAL VENCIDAS

-MOTOCICLISTA É PRESO POR REALIZAR MANOBRAS PERIGOSAS EM AVENIDA

-HOMEM É PRESO APÓS AMEAÇAR, OFENDER E QUEBRAR OBJETOS DA AVÓ


O tempo apresenta-se com predomínio do sol. A previsão para as próximas horas é de sol entre algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 79 centavos. O euro está valendo cinco reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.


A Força Aérea da Ucrânia informou neste domingo que abateu oito drones russos que se dirigiam a Kiev. Este foi o primeiro ataque do tipo feito pela Rússia contra a capital ucraniana após uma pausa de 12 dias. As autoridades ucranianas afirmaram ainda que as armas foram lançadas durante a noite e vieram da região sudeste do país. O comunicado também informou que a Ucrânia derrubou outros três mísseis de cruzeiro que foram lançados no Mar Negro. A Ucrânia tem cada vez mais capacidades para derrubar mísseis e drones russos, graças ao reforço de sua defesa aérea, com a ajuda de potências ocidentais.

O chefe de governo espanhol, PEDRO SÁNCHEZ, reafirmou o apoio da União Europeia à Ucrânia, neste sábado, em Kiev. Ele concedeu uma entrevista coletiva ao lado do presidente ucraniano, VOLODIMIR ZELENSKY. O líder ucraniano destacou o gesto do espanhol, mas lamentou a demora de outros países no fornecimento de equipamento militar necessário para fortalecer sua contraofensiva no leste e no sul do país. ZELENSKY espera acelerar sua adesão de seus país ao bloco de 27 nações e voltou a pedir que seu país faça parte da aliança de defesa ocidental durante a cúpula deste mês em Vilnius, capital da Lituânia.

A polícia francesa deteve, neste domingo, 157 pessoas na sexta noite de protestos nas principais cidades do país, informou o Ministério do Interior. Cerca de 700 pessoas foram presas na noite anterior e mil e 300 na noite da sexta-feira. O governo destinou 45 mil policiais para conter a violência e as manifestações nas ruas do país. Desses, três terminaram a noite feridos. Aproximadamente 350 prédios foram incendiados e 300 veículos foram danificados. Os protestos tiveram início após a morte de um adolescente de 17 anos durante uma abordagem policial no subúrbio de Paris nesta terça-feira.

Os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa da taxa básica de juros da economia, a Selic, para 12 por cento ao ano para o fim de 2023. A informação é do relatório "Focus", publicado pelo Banco Central nesta segunda-feira. O levantamento semanal consultou mais de 100 instituições financeiras sobre as projeções para a economia. Na estimativa anterior, os economistas previam a Selic em 12 vírgula 25 por cento ao ano. Atualmente, o índice está em 13 vírgula 75 por cento. Os economistas preveem o crescimento do Produto Interno Bruto em dois vírgula 19 por cento neste ano.

O projeto para anistiar o ex-presidente JAIR BOLSONARO da decisão do Tribunal Superior Eleitoral que o tornou inelegível na última sexta-feira, tem 70 assinaturas. A informação foi confirmada na manhã deste domingo, pelo autor da proposta, o deputado federal UBIRATAN SANDERSON do PL do Rio Grande do Sul. Na tarde de sábado, a deputada federal BIA KICIS, também do PL, havia informado, em seu perfil do Twitter, que o projeto de lei tem o objetivo de anistiar o ex-presidente JAIR BOLSONARO e todos os condenados por ilícitos civis eleitorais desde 2016 até a data de entrada em vigor da lei. A ideia da proposta é anistiar ilícitos eleitorais civis que podem ser punidos, mas não como um crime.

A Câmara dos Deputados pretende ter uma semana focada nos esforços para aprovar a reforma tributária. Com esse objetivo, o presidente da Casa, deputado ARTHUR LIRA antecipou para a noite de domingo a reunião de líderes que geralmente acontece na segunda ou na terça-feira. LIRA quer chegar a um consenso sobre o texto a ser votado e resolver dúvidas e discordâncias que ainda podem haver sobre a reforma. O Congresso entra em recesso no dia 14. Ele determinou que não haja nesta semana sessões das CPIs em funcionamento na Câmara nem sessões das comissões temáticas. Ele também determinou que não haja audiências públicas. A reforma tributária é uma proposta de emenda à Constituição e por isso precisa dos votos de pelo menos 308 dos 513 deputados em dois turnos de votação.

Adultos, entre 20 e 35 anos, lideram a lista de pessoas desaparecidas em Santa Catarina nos primeiros seis meses de 2023. Os dados fazem parte do registro de desaparecimentos disponível no site da Polícia Militar catarinense até 29 de junho. Entre primeiro de janeiro e 19 de junho — data do último registro que consta no portal da PM — foram 23 desaparecimentos. O caso mais antigo é de 10 de janeiro. Dos casos registrados neste ano, 17 são homens, enquanto seis são mulheres. Já em relação as idades, 13 têm entre 20 e 35 anos. Também há três adolescentes e dois idosos na lista, conforme os dados da PM.

A economia catarinense gerou três mil e 600 novos postos de trabalho no quinto mês do ano. Desse total, a construção foi o setor industrial com maior destaque, com expansão de 671 novas vagas. De janeiro a maio, o setor registrou 10 mil e 56 empregos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O saldo positivo na geração de empregos foi impulsionado pela construção e seus encadeamentos produtivos. As atividades vinculadas aos serviços especializados lideraram o crescimento na indústria, com abertura de 433 vagas, impulsionados pelas obras de acabamentos, como pintura de edifícios e aplicação de revestimentos de resina. Além disso, os números tiveram contribuição da contratação nas indústrias de insumos do setor, como é o caso de artefatos de gesso, concreto, cimento e materiais semelhantes, que registraram 105 novos postos de trabalhos formais nessas atividades.

A Acafe enviou uma nota aos deputados estaduais e à secretaria de Estado da Educação em que se posiciona contra a retirada de recursos da Udesc, única universidade pública estadual em Santa Catarina. No centro do impasse está o Fumdes, Fundo de Desenvolvimento da Educação Superior. Um dos projetos que trata do Universidade Gratuita aumenta o volume de bolsas nas universidades particulares. É nesta proposta que entra o Fumdes. O projeto direciona 100 por cento do fundo para o pagamento das bolsas privadas. Até então, uma fatia de 10 por cento do Fumdes ficava com a Udesc, o que representará, em 2023, 28 milhões de reais. A Acafe alertou que a aprovação do projeto dessa forma vai retirar recursos da Udesc.

A Câmara Técnica e o Colegiado de Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária promoveram, na sexta-feira, um encontro com os municípios da Ameosc e da Amerios, em São Miguel do Oeste. O evento, na sede da Ameosc, reuniu profissionais da área e contou com uma programação extensa. Pela manhã, foi discutida a fiscalização de sistemas de tratamento de esgoto nas cidades. Ainda pela parte da manhã, o Secretário Municipal de Planejamento e Engenheiro Sanitarista e Ambiental, MACIEL WELTER, ministrou uma palestra sobre os procedimentos e o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta do saneamento básico pelo município de Itapiranga. Ele detalhou as ações realizadas para cumprir as diretrizes estabelecidas no acordo que a prefeitura firmou com o Ministério Público. O saneamento básico ainda é uma das principais carências da região, especialmente o tratamento de esgoto.

O Termo de Ajustamento de Conduta do saneamento básico que vem sendo proposto pelo Ministério Público aos municípios foi discutido durante o encontro da Ameosc e Amerios, em São Miguel do Oeste. O tema foi abordado pela promotora de Justiça de São Miguel do Oeste, KAREN DAMIAN PACHECO PINTO. O coordenador do Colegiado, MARCOS BAGNARA, disse que a reunião foi bastante produtiva para que os municípios possam avançar nos serviços de saneamento básico. O Secretário Executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, também avaliou o evento de forma extremamente positiva, destacando a relevância dos temas abordados e a participação ativa dos profissionais da área. Ele disse que a reunião foi uma excelente oportunidade para promover a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a atuação da vigilância sanitária na região.

O Dia Nacional do Bombeiro foi celebrado neste domingo, dois de julho. Conforme o comandante do quartel de Iporã do Oeste, sargento OLDAIR SCHMITZ, nessa data em 1956, Dom Pedro Segundo criou o primeiro Corpo de Bombeiros provisório da Corte. Desde então, institui-se o dia dois de julho como o Dia Nacional do Bombeiro. SCHMITZ ressalta que neste ano a data foi comemorada com a Operação Alerta Vermelho, realizada durante toda a semana passada. Ocorreram cerca de 30 visitas por dia em residências com orientações sobre o uso do gás de cozinha, fogões a lenha e energia elétrica. Também foi entregue material informativo e um imã de geladeira contendo o número do telefone de emergência do Corpo de Bombeiros para auxiliar em caso de necessidade. OLDAIR SCHMITZ observa que nas visitas foram encontradas algumas situações, que demandaram orientações dos Bombeiros.

Os principais riscos encontrados estão relacionadas a presença do botijão de gás dentro de casa ao lado do fogão, bem como a utilização de mangueiras e válvulas vencidas. No entanto, o comandante do quartel dos Bombeiros de Iporã do Oeste destaca que as situações de risco diminuíram bastante nos últimos anos. OLDAIR SCHMITZ enfatiza que existe maior cuidado com as regras em vigor, que entre outros pontos, determinam a instalação do gás de cozinha em local adequado, fora da residência. Outras orientações repassadas nas visitas foram sobre a validade das mangueiras e válvulas e o fechamento da válvula no término do uso do fogão para evitar vazamentos. SCHMITZ enaltece que o material informativo segue disponível para retirada no quartel. Ele menciona que a corporação sempre está à disposição da população para o esclarecimento de dúvidas.

Os vereadores de Iporã do Oeste vão realizar a vigésima primeira Sessão Ordinária de 2023 na noite desta segunda-feira. A reunião terá entrada de um requerimento para discussão e votação em turno único. De autoria dos vereadores MICHEL NEDEL BARTH e OSNI SIMON, o requerimento 062023 pede a convocação do Secretário Municipal de Administração, ERVINO HENKEL, para prestar esclarecimentos sobre a obra de calçamento em execução na rua Dois de Novembro, nas proximidades do centro Municipal de Saúde e Hospital Nossa Senhora das Mercês. Conforme os proponentes, não há previsão de cobrança de melhorias nessa obra, enquanto em todas as outras, a Administração Municipal pediu autorização da Câmara para cobrar dos beneficiados as melhorias realizadas. Os vereadores querem que o Secretário esclareça a situação, já que ela tem causado polêmica e questionamentos no meio social.

A Sessão Ordinária também terá entrada do requerimento de licença temporária do vereador OSNI SIMON por trinta dias, a contar de 17 de julho, para tratar de assuntos particulares. Em termos de Projetos, os vereadores vão votar em segundo turno os Projetos de Lei 21 e 222023, que tratam sobre a ratificação das alterações realizadas no protocolo de intenções do contrato de Consórcio Público da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS e sobre a criação do Conselho Municipal da Assistência Social, respectivamente. Ambos foram aprovados por unanimidade na primeira votação. A pauta conta ainda com a entrada para discussão e votação em primeiro turno do Projeto de Lei do Executivo 032023, de autoria do vereador PAULO SÉRGIO MARX, que estabelece normas para a denominação de vias, logradouros e prédios públicos. A Sessão Ordinária vai começar às 19h no Plenário Vereador Pedro Artur Ammon, em Iporã do Oeste.

O Município de Descanso, por meio do Conselho e da Secretaria de Assistência Social, vai realizar na tarde de hoje, a Conferência Municipal de Assistência Social. O evento inicia às 13h no Clube SAD. Após a palestra, serão formados grupos para discutir os cinco eixos definidos na Resolução 90 do Conselho Nacional de Assistência Social e elaborar propostas para a Política de Assistência Social, que serão selecionadas e encaminhadas à Conferência Estadual e Nacional. Conforme a Secretária de Assistência Social, ANDRESSA BRUGNEROTTO, o evento tem por objetivo avaliar a política de assistência social no município e buscar, através da participação de profissionais e usuários, elencar propostas que venham ao encontro das demandas da população.

ANDRESSA BRUGNEROTTO ressalta que o evento representa uma oportunidade valiosa para que a população participe ativamente na construção de políticas sociais mais efetivas, fortalecendo o diálogo entre governo e sociedade civil. Conforme ela, também é uma forma de garantir uma maior representatividade nas decisões relacionadas à Política de Assistência Social no município. A Secretária da pasta lembra que o município de Descanso está avançando positivamente em relação à política pública, efetivando cada vez mais o que sugere o Sistema Único de Assistência Social e garantindo a proteção social à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

O Conselho Nacional de Política Fazendária prorrogou para o dia primeiro de maio de 2024, a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal eletrônica para os produtores rurais de todo o país. O prazo anterior para os produtores com faturamento bruto anual inferior à 200 mil reais era a partir do dia primeiro de julho deste ano. Conforme a diretora do Movimento Econômico de São João do Oeste, TATIELE REINEHR, os produtores rurais que possuem blocos com prazo de vencimento até o dia 30 de junho devem procurar a Secretaria de Agricultura do município para revalidar as notas. Ela destaca que o uso de notas com prazo de emissão vencido pode acarretar em problemas futuros tanto ao produtor, como para a empresa que recebe a produção.

A diretora do Movimento Econômico de São João do Oeste enaltece que o Setor de Agricultura está à disposição dos munícipes em caso de dúvidas ou dificuldades com a verificação dos prazos. TATIELE REINEHR menciona que em função da Lei Geral de Proteção de Dados e por ordem do Governo do Estado, a entrega do relatório de Movimento Econômico somente pode ser feita ao titular do bloco de produtor rural. O documento é utilizado para apresentação em bancos, sistema ACAFE e declaração de renda. A diretora reforça aos produtores que ainda não encaminharam o recebimento do bônus agrícola, para que procurem a Secretaria munidos da nota de compra de insumos para o recebimento do incentivo. Já os produtores que foram beneficiados com calcário tem direito ao recebimento de incentivo sobre o transporte do produto. Eles devem assinar o requerimento e formalizar o encaminhamento do incentivo.

A Polícia Civil de Santa Catarina promoveu a operação “DIFRON SEGURA”, entre os dias 26 e 30 de junho. O objetivo foi cumprir mandados de prisão em aberto na região oeste, bem como reprimir diversos delitos e criminosos. Ao todo foram cumpridos 129 mandados judiciais, 71 pessoas foram presas e foram apreendidos mais de 160 quilos de drogas, nove armas de fogo e 764 munições. Foram deflagradas ações de grande vulto com a finalidade de prender investigados pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, violência contra a mulher, posse e porte de armas de fogo. O prejuízo ao crime organizado foi de 250 mil reais. Para o Diretor de Polícia da Fronteira, delegado FERNANDO CALLFASS, o objetivo da operação foi cumprido, tendo em vista o grande número de criminosos retirados de circulação. Conforme ele, a Operação DIFRON SEGURA está consolidada e vai ocorrer de forma permanente na região.

Uma operação que envolve o Exército, a Marinha do Brasil e outros órgãos fechou as fronteiras do Sul do país, entre elas a de Santa Catarina com a Argentina. A operação Ágata Conjunta Sul pretende impedir crimes. Para isso, a fiscalização foi reforçada nesses pontos. É a maior ação do ano de combate a delitos nas fronteiras, disse o Ministério da Defesa, responsável pela ação. Os trabalhos começaram no sábado e consistem em ações preventivas e repressivas tanto na fronteira terrestre, quanto na marítima. Não foi informado até quando a operação seguirá. Pela primeira vez, os Exércitos do Uruguai e Paraguai atuam de maneira simultânea com o brasileiro. Assim, as instituições fiscalizam rigorosamente as fronteiras e combatem crimes como tráfico de drogas, de armas, descaminho e infrações ambientais.

Três homens ficaram feridos por golpes de faca em uma briga no centro de São José do Cedro. O desentendimento ocorreu no final da tarde de sábado, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar atendimento aos três homens feridos. Eles se envolveram em uma briga com agressão, onde um deles, de 23 anos, apresentava cortes na mão, antebraço, ferimentos no rosto com grande hemorragia, além de vômito constante. Outro homem, de 26 anos, estava com ferimentos no ombro direito e na região do abdômen, também com grande hemorragia. Após receber atendimento, ambos foram encaminhados para o Hospital. Quando os Bombeiros retornavam do Hospital, foram abordados pela Polícia Militar, já que uma terceira vítima ferida se encontrava na delegacia. Foi realizado atendimento a mais um homem, de 34 anos, com ferimento na cabeça e joelho direito. A Polícia Civil vai investigar as causas da ocorrência.

Um tombamento de carreta foi registrado por volta das 08h40 deste domingo, na BR-163, em Guaraciaba. O caminhão Scania 540, com placas de Iguatemi – Mato Grosso do Sul, seguia no sentido a São Miguel, quando no trevo em Guaraciaba, saiu da pista e colidiu no barranco. Com o impacto, a porta e a lateral do lado do caroneiro, registraram danos significativos. Apesar disso, o motorista que era o único ocupante do Scania, não teve ferimentos e permaneceu no local do acidente. O Corpo de Bombeiros foi acionado para verificar a situação. A Polícia Rodoviária Federal foi chamada e além de fazer todos os registros pertinentes a ocorrência, sinalizou e controlou o trânsito, que ficou lento no trecho.

Homem é preso por embriaguez ao volante, desacato e resistência em São Miguel do Oeste. Foi por volta das 14h deste domingo nas proximidades do trevo. A Polícia Militar foi acionada para registrar ocorrência às margens da BR 282, onde populares teriam ouvido disparos de arma de fogo vindos de um veículo Golf. Após os disparos, o veículo teria retornado em direção à São Miguel do Oeste. Foi realizado buscas, sendo flagrado o condutor realizando uma manobra em marcha ré na via pública. O caroneiro saiu correndo para o interior do vilarejo, no Bairro Santa Rita, não sendo mais localizado. Foi solicitado para que o condutor desembarcasse do veículo. Durante a abordagem, o homem, de 32 anos, se alterou e ficou debochando dos policiais. Além disso, por diversas vezes ele ironizou sobre o uso das câmeras policiais. O homem foi preso, sendo necessário o uso de força física para imobilização.

Um motociclista foi preso após ser flagrado realizando manobras perigosas no centro de Mondaí. O fato aconteceu neste sábado, na Avenida Porto Feliz, em meio a um grande fluxo de veículos e pessoas. Os policiais avistaram uma Yamaha Fazer 250 Blueflex realizando malabarismo, sendo que o condutor, ao passar por uma lombada, "empinou" a moto e se equilibrou apenas em uma roda. A guarnição realizou o acompanhamento e abordou o condutor na Avenida do Engenho. Ele não quis se manifestar sobre o fato. Além disso, havia uma jovem de carona na moto. O condutor foi preso, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste. A caroneira também foi conduzida para a Delegacia, acompanhada de sua mãe, por ser menor de idade.

Um homem foi preso na noite deste domingo, no bairro São Jorge, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, uma testemunha relatou que ele havia quebrado coisas dentro da casa de sua avó, de 84 anos, e ainda teria ofendido a mulher com vários nomes de baixo calão. Durante conversa com os policiais, a idosa confirmou que seu neto estava “muito bravo”. No local foram encontradas latas de cerveja vazias, embalagem de droga possivelmente usada pelo homem e vários itens da casa jogados no chão. O autor dos fatos foi encontrado em visível estado de embriaguez. Ele foi preso por injúria, ameaça e violência psicológica contra a idosa e em seguida foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.