-26 MIL PESSOAS PODEM TER RECEBIDO DOSES VENCIDAS DA VACINA CONTRA A COVID
-MOISÉS ANUNCIA QUE SALÁRIO DE 5 MIL PARA PROFESSORES SERÁ RETROATIVO A FEVEREIRO
-PEPERI DEBATES DISCUTE ALTERNATIVAS PARA PROBLEMAS DA WILLY BARTH
-MUNICÍPIO PODE FAZER BUSCA ATIVA DE QUEM NÃO TOMOU SEGUNDA DOSE CONTRA COVID
-MÉDIA MÓVEL DE NOVOS CASOS TEM QUEDA DE 11 POR CENTO NA ÚLTIMA QUINZENA
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA WALDEMAR RANGRAB
-MAIS UMA COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dial. A temperatura pode chegar a 17graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 98 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Índia se tornou nesta sexta-feira o terceiro país do mundo a passar de 400 mil mortes por Covid-19. Os Estados Unidos superaram a marca em janeiro e o Brasil, em abril. Segundo país mais populoso do mundo, com um bilhão e 300 milhões de habitantes, a Índia tem oficialmente 400 mil 312 óbitos causados pelo novo coronavírus e mais de 30 milhões de casos confirmados. A Índia passou por um colapso sanitário e hospitalar em abril e maio, batendo recordes mundiais de casos e mortes diariamente.
Um incêndio a menos de 400 metros de uma plataforma de petróleo no Golfo do México gerou cenas assustadoras nesta sexta-feira. As chamas foram controladas após oito horas de intenso combate no meio do oceano, perto da costa do estado mexicano de Campeche. Segundo a imprensa local, o incêndio começou depois que uma válvula do oleoduto que sai do solo para a plataforma estourou. O petróleo, em alta pressão, vazou para a superfície e entrou em combustão após ter contato com oxigênio do ar.
Autoridades de North Miami Beach, na Flórida, Estados Unidos, determinaram nesta sexta-feira o esvaziamento de um prédio por falta de segurança. Segundo o governo local, a evacuação foi pedida após um relatório feito logo depois do desabamento de um edifício, também na região metropolitana de Miami, que resultou em mais de 20 mortos e cerca de 150 desaparecidos. O relatório diz que o prédio que será evacuado tem 156 apartamentos e foi construído em 1972. O local tem problemas na estrutura e na rede elétrica.
A Procuradoria-Geral da República entrou com recurso nesta sexta-feira contra a decisão do ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, que estendeu os efeitos da declaração de suspeição do ex-juiz SERGIO MORO a outros dois processos da Lava Jato envolvendo o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. No documento, a subprocuradora-geral da República LINDÔRA ARAÚJO lembra que, decidir sobre a parcialidade do ex-juiz, o plenário do tribunal deixou claro que a decisão teve alcance limitado e atingiu apenas a ação penal do triplex do Guarujá. LULA havia sido condenado pelo por MORO a nove anos e seis meses de prisão no caso e chegou a passar 580 dias na prisão após receber a sentença.
A produção industrial brasileira cresceu um vírgula quatro por cento em maio, na comparação com abril, interrompendo três meses consecutivos de queda. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Já em relação a maio de 2020, o crescimento foi de 24 por cento. O desempenho do quinto mês de 2021, porém, ficou pouco abaixo das estimativas de 30 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data. No ano, a indústria acumula alta de 13 por cento e, em 12 meses, de quatro vírgula nove por cento.
Um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal aponta que ao menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. O trabalho foi feito pelos pesquisadores SABINE RIGHETTI, da Unicamp, e ESTÊVÃO GAMBA, da Unifesp. De acordo com o levantamento, foram aplicadas 25 mil 935 doses fora do prazo em pelo menos mil 532 cidades. O ministério diz que "caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida" e a vacinação deve ser refeita. Em nota conjunta, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde dizem que todos os casos serão investigados.
O governador CARLOS MOISÉS anunciou na noite desta sexta-feira que o salário mínimo de cinco mil reais para os professores da rede estadual será retroativo a fevereiro de 2021. O projeto de lei será encaminhado à Alesc na semana que vem. MOISÉS também detalhou a abrangência da proposta. A ideia é que o salário mínimo valha para todos os professores com curso superior e carga horária de 40 horas semanais. O projeto também deve incluir os professores admitidos em caráter temporário e também os inativos. O anúncio do governador ocorreu um dia após o Tribunal de Contas do Estado ter enviado ofício a todos os poderes, inclusive ao governo, informando sobre a proibição de reajustes e reposição salarial aos servidores até 31 de dezembro.
Do total de 26 mil doses vencidas da vacina Astrazeneca que podem ter sido aplicadas no país, 732 seriam de 53 cidades catarinenses. Os município foram oficiados pela Secretaria de Estado da Saúde para investigarem o caso e também para corrigirem os erros identificados. Algumas já estão fazendo as devidas correções e todas devem responder a Secretaria de Saúde e corrigir os erros até segunda-feira. Nesta sexta-feira, as prefeituras negaram na tarde desta sexta-feira que tenham aplicado vacinas fora da validade e atribuem o problema a erro de digitação. Entre as cidades que podem ter aplicado vacinas vencidas estão Palmitos, Maravilha e São José do Cedro.
A Superintendência de Vigilância em Saúde passou a tarde desta sexta-feira analisando dados e em contato com municípios para buscar respostas ao registro de doses de vacinas aplicadas fora do prazo de validade em Santa Catarina. Após avaliar as informações o superintendente, EDUARDO MACÁRIO, disse que houve equívocos na inclusão dos dados sobre as doses aplicadas no sistema do Ministério da Saúde. O superintendente explicou que o sistema de registro do Plano Nacional de Imunização teve uma série de problemas. O principal deles era a impossibilidade de corrigir informações. Ele disse que Santa Catarina não aplica vacinas fora do prazo e que existe um rígido controle dos imunizantes.
O Peperi Debates deste sábado falou sobre os problemas e as soluções para a avenida Willy Barth. A via, que é uma rodovia federal em trecho urbano, tem uma série de questões que suscitam o debate, entre elas, as condições do asfalto, o sistema de fiscalização e controle de velocidade dos veículos, a segurança dos usuários, especialmente dos pedestres que cruzam de um lado para outro da via e o uso do espaço comercial ao longo da avenida. O programa deste sábado reuniu o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, o representante do Sinduscom, VICTÓRIO BOLFE e o vice-presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JÚNIOR. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã deste sábado. As fotos e o áudio com o programa na íntegra estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A falta de segurança é o principal problema da avenida Willy Barth. A posição é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. De acordo com ele, a retirada dos redutores de velocidade no final do ano passado e a demora do Dnit em definir um novo convenio com a prefeitura agravaram ainda mais a situação. Na visão de DIAS, a iniciativa da prefeitura em elaborar um projeto técnico de revitalização da via pode agilizar o processo de melhorias no local. Ele citou que a obra do contorno viário é importante, mas neste momento é preciso resolver os problemas que afetam a Willy Barth. DIAS comentou ainda que não adianta olhar para o passado e buscar culpados e que agora é hora de unir esforços entre sociedade e o poderes públicos para tornar a avenida um cartão postal para a cidade.
O representante do Sinduscon no debate deste sábado, VICTÓRIO BOLFE, defende que a solução para os problemas da Willy Barth é a execução do projeto do contorno viário. Ele comentou que além disso é necessário fazer melhorias pontuais na avenida, como por exemplo, o fechamento da maioria dos canteiros centrais e a reimplantação dos controladores eletrônicos de velocidade. BOLFE entende que não há necessidade de fazer uma grande projeto para a avenida e que o importante é resolver as questões mais urgentes. O empresário comentou que a pista não foi estruturada para receber o tráfego de caminhões pesados e isso gera ainda mais problemas. BOLFE também disse que a prefeitura poderia ser mais enérgica e fazer algumas intervenções na Willy Barth mesmo sem a concordância do Dnit.
A avenida Willy Barth se tornou uma verdadeira pista de corrida. A observação é do vice-presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JUNIOR. De acordo com ele, nos horários de pico é difícil acessar a via. Ele disse que isso tem um impacto no movimento e nas vendas das empresas instaladas ao longo da avenida. JUNIOR citou que a via foi abandonada pelo DNIT e que a CDL apoia a iniciativa da prefeitura de elaborar um projeto completo de revitalização. Ele defendeu que além das ações para tornar a Willy Barth uma via agradável é preciso cobrar a execução do contorno viário oeste para deslocar o transito de veículos pesados para essa nova rota. Além disso, segundo JUNIOR, o contorno viário vai estimular o desenvolvimento em outra região do município.
A secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste segue realizando o trabalho de arborização nas vias da cidade. A informação é do secretário-adjunto da pasta, CLÁUDIO BARP. Ele participou do RPN Segunda Edição da última quinta-feira e trouxe detalhes dessa ação realizada no município. Ele lembrou que a indicação do projeto de arborização foi apresentada por ele no passado quando ainda estava na Câmara de Vereadores. Segundo BARP, o documento passou por adaptações e agora está em pleno vigor há alguns meses no município.
A prefeitura de São Miguel do Oeste já plantou mais de 500 árvores em cerca de dois meses. A afirmação é do secretário-adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP. Conforme ele, o plantio ocorreu nos meses de maio e junho em várias ruas e praças do município. Ele citou que a ação ocorreu em parte da Rua Valdemar Rangrab e nas proximidades da Casan. De acordo com ele, a ideia é continuar com o projeto em todas as vias. BARP revelou que a secretaria vem enfrentando resistência de uma pequena parcela da população com relação ao plantio de árvores. Ele lamentou que existam pessoas que acabam insultando os voluntários que realizam esse trabalho nas ruas de São Miguel do Oeste.
O objetivo da secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste é contemplar todas as ruas de todos os bairros da cidade. A declaração é do secretário-adjunto, CLÁUDIO BARP. Ele comentou que a ação deve ocorrer ao longo dos próximos meses e anos no município. Ele disse que serão plantadas árvores de pequeno, médio e grande porte, dependendo sempre de cada localidade. BARP reforçou que espera colaboração da população no cuidado dessas árvores. Ele salientou que além do plantio feito pelo município e parceiros, também existe o plantio independente feito por diversos moradores de São Miguel do Oeste.
As cooperativas do município estão promovendo hoje uma campanha de arrecadação de alimentos em São Miguel do Oeste. A iniciativa faz parte da programação do Dia do Cooperativismo celebrado no primeiro sábado de julho. Em anos anteriores, as cooperativas realizavam um evento na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. Em razão da pandemia do coronavírus, a opção neste ano foi pela campanha de arrecadação de alimentos. Durante o dia de hoje, as entidades envolvidas com o Dia “C” de Cooperar vão promover uma coleta nos mercados da cidade. Os alimentos, que também podem ser doados nas cooperativas, serão repassados aos clubes de serviço da cidade para distribuição às famílias carentes.
A região não teria o mesmo grau de desenvolvimento se não fosse o cooperativismo. A afirmação é do presidente da Cooperoeste, SEBASTIÃO VILANOVA. Ele participou do Boa Tarde Peperi de ontem e disse que o cooperativismo está consolidado no extremo-oeste e mostra que a união de esforços em busca do mesmo objetivo tem consequências positivas em toda a comunidade. SEBASTIÃO citou o exemplo da Cooperoeste que surgiu diante da necessidade e da dificuldade dos pequenos agricultores. Atualmente, a cooperativa envolve mais de seis famílias, entre produtores associados e pessoas que trabalham direta e indiretamente nos negócios gerados pela Cooperoeste.
O cooperatismo se mostrou ainda mais importante para a comunidade durante a pandemia do coronavírus. A observação é do presidente do Sicoob São Miguel, EDEMAR FRONCHETTI. Ele disse ao Boa Tarde Peperi de ontem que os princípios e valores do cooperativismo, como união e solidariedade ficaram ainda mais evidentes nesse momento. Além disso, as cooperativas da região se adaptaram, continuaram trabalhando e apoiaram os seus associados a superarem as dificuldades da pandemia. Para FRONCHETTI, mesmo com os inúmeros casos de cooperativas consolidadas na região, o cooperativismo ainda é um embrião e tem muito para crescer. Ele considera que ainda existe muito espaço para novas cooperativas ou negócios alicerçados no valores do cooperativismo.
A Secretaria de Saúde de Barra Bonita está promovendo um dia de vacinação contra a Covid e contra a gripe neste sábado. Durante o dia de hoje, o imunizante será aplicado nas pessoas com idade entre 45 e 47 anos. A vacinação começou as oito horas da manhã. Neste momento, o posto de saúde está fechado, mas o trabalho será retomada a uma hora da tarde. A vacinação pode ser feita até as cinco hora da tarde. Segundo a secretária de saúde, AURELIA DO SANTOS, o município recebeu 72 doses que serão aplicadas nas lactantes e pessoas com 45, 46 e 47 anos. Além da vacinação contra a Covid, as equipes seguirão imunizando a população contra a Influenza neste sábado. De acordo com ela, a imunização é imprescindível para evitar a transmissão da gripe e diminuir o risco de internações e mortes pela doença.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste divulgou, nesta sexta-feira, o calendário da campanha de vacinação contra o coronavírus para a próxima semana. Na terça-feira, serão vacinadas as pessoas com idade de 45 e 46 ano. A imunização acontecerá na Praça Walnir Bottaro Daniel, das oito horas da manhã as quatro da tarde sem interrupção ao meio-dia. Para receber a vacina, é necessário apresentar um Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação e o RG ou CPF. As pessoas pertencentes a grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose, também podem comparecer ao local nesta oportunidade. Quem estiver com sintomas gripais ou tiver positivado para covid nos últimos 30 dias deve aguardar para receber a vacina em outra oportunidade.
Vinte e duas pessoas foram diagnosticadas com covid-19 no dia de hoje. Outras 17 pessoas entraram para a lista de recuperados. O número de casos ativos é de 152. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação nos leitos de UTI é de 96 por cento. Dos 25 leitos da unidade de terapia intensiva para os casos da doença, 24 estão ocupados com 23 pacientes confirmados e um suspeito. Na enfermaria, são 12 confirmados e taxa de ocupação em 75 por cento. Do total de 16 leitos, quatro estão disponíveis.
Nos últimos 30 dias foram notificados 892 casos de Covid19 em São Miguel do Oeste. A informação está no boletim epidemiológico semanal divulgado nesta sexta pela secretaria municipal de saúde. A média móvel de casos dos últimos 14 dias apresentou uma redução de 11 vírgula sete por cento. A vigilância epidemiológica considera que em relação aos 14 dias anteriores, o índice representa uma estabilização nesse período. Na última quinzena, a média de casos novos foi de 26 registros por dia. Nas últimas das semanas, foram 395 casos notificados pela secretaria de saúde. O número de casos ativos caiu cerca de 30 por cento nesta semana em comparação com o período anterior.
A maior parte dos novos confirmados de Covid-19 nas últimas duas semanas continua concentrada na faixa etária dos 20 aos 59 anos. Do total de diagnósticos feitos pela secretaria de saúde, 74 por cento são de pessoas desse grupo. 13 por cento dos novos casos ocorreram na faixa etária de até 19 anos. Outros 13 por cento são de pessoas com idades acima dos 60 anos. Segundo a secretaria de saúde, esse perfil tem relação direta com a vacinação e do aumento de pessoas com mais idade com as duas doses do imunizante já aplicadas.
São Miguel do Oeste possui 12 mil 455 casos de covid-19 para cada grupo de cem mil habitantes. A taxa do município é menor do que o índice catarinense. O estado tem 14 mil e 600 casos por grupo de cem mil. No entanto, o número do município é menor do que o nacional. O Brasil tem oito mil 591 registros por cem mil habitantes. O município registrou cinco mil 907 casos desde o início da pandemia e cinco mil 692 se recuperaram da doença. Usando esse mesmo parâmetro, São Miguel do Oeste tem 153 óbitos por cem mil, Santa Catarina 233 e o Brasil, 247. Os dados foram divulgados no boletim epidemiológico elaborado pela vigilância epidemiológico da secretaria municipal de saúde.
Cerca de 24 mil doses da vacina contra a Covid já foram aplicadas na população de São Miguel do Oeste. De acordo com a secretária DAIANA SIRTOLI,a avaliação é positiva. Ela disse que o ritmo da imunização está aumentando e que a população está dando uma boa resposta. A principal preocupação da pasta é com os relatos de moradores que não foram até a praça para receber a segunda dose do imunizante no tempo certo. A equipe da saúde vai se reunir na segunda-feira para analisar os dados, identificar a quantidade exata de pessoas que está com a segunda dose atrasada e decidir o que será feito. DAIANA comentou que a secretaria deve fazer a busca ativa para garantir a segunda dose para todos.
Um acidente entre um carro e uma moto deixou uma pessoa ferida na noite de ontem na na Waldemar Rangrab. O acidente aconteceu no Bairro Jardim Peperi e envolveu uma CB300 e um Palio. Segundo a Polícia Militar, a condutora do carro fez a manobra para entrar na Rua Carlos Dalmagro quando o condutor da motocicleta, que fazia sentido oposto, colidiu no carro. O motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Um motociclista ficou ferido após se envolver em um acidente de trânsito na Avenida Willy Barth na noite de ontem,. A colisão aconteceu por volta das oito horas da noite e envolveu uma moto e um Meriva por volta das oito horas da noite. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o motociclista. O homem teve ferimentos nas pernas e no ombro esquerdo. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.