ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-07-2021 Sábado

-26 MIL PESSOAS PODEM TER RECEBIDO DOSES VENCIDAS DA VACINA CONTRA A COVID

-MOISÉS ANUNCIA QUE SALÁRIO DE 5 MIL PARA PROFESSORES SERÁ RETROATIVO A FEVEREIRO

-DEFESA CIVIL AUXILIA SÃO JOÃO DO OESTE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-BELMONTE LIBERA PODA DE ÁRVORES EM PASSEIOS PÚBLICOS

-FETRAF PROMOVE SEMINÁRIO VIRTUAL PARA DEBATER MOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

-COMANDANTE DOS BOMBEIROS DE IPORÃ DO OESTE DIZ QUE BANDEIRA DA CORPORAÇÃO É A PREVENÇÃO

-HOMEM É ENCONTRADO MORTO COM SINAIS DE PEDRADAS NO INTERIOR

-IRMÃOS QUE ASFIXIARAM E GOLPEARAM VÍTIMA ATÉ A MORTE SÃO CONDENADOS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dial. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 98 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


A Índia se tornou nesta sexta-feira o terceiro país do mundo a passar de 400 mil mortes por Covid-19. Os Estados Unidos superaram a marca em janeiro e o Brasil, em abril. Segundo país mais populoso do mundo, com um bilhão e 300 milhões de habitantes, a Índia tem oficialmente 400 mil 312 óbitos causados pelo novo coronavírus e mais de 30 milhões de casos confirmados. A Índia passou por um colapso sanitário e hospitalar em abril e maio, batendo recordes mundiais de casos e mortes diariamente.


Um incêndio a menos de 400metros de uma plataforma de petróleo no Golfo do México gerou cenas assustadoras nesta sexta-feira. As chamas foram controladas após oito horas de intenso combate no meio do oceano, perto da costa do estado mexicano de Campeche. Segundo a imprensa local, o incêndio começou depois que uma válvula do oleoduto que sai do solo para a plataforma estourou. O petróleo, em alta pressão, vazou para a superfície e entrou em combustão após ter contato com oxigênio do ar.


Autoridades de North Miami Beach, na Flórida, Estados Unidos, determinaram nesta sexta-feira o esvaziamento de um prédio por falta de segurança. Segundo o governo local, a evacuação foi pedida após um relatório feito logo depois do desabamento de um edifício, também na região metropolitana de Miami, que resultou em mais de 20 mortos e cerca de 150 desaparecidos. O relatório diz que o prédio que será evacuado tem 156 apartamentos e foi construído em 1972. O local tem problemas na estrutura e na rede elétrica.


A Procuradoria-Geral da República entrou com recurso nesta sexta-feira contra a decisão do ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, que estendeu os efeitos da declaração de suspeição do ex-juiz SERGIO MORO a outros dois processos da Lava Jato envolvendo o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. No documento, a subprocuradora-geral da República LINDÔRA ARAÚJO lembra que, decidir sobre a parcialidade do ex-juiz, o plenário do tribunal deixou claro que a decisão teve alcance limitado e atingiu apenas a ação penal do triplex do Guarujá. LULA havia sido condenado pelo por MORO a nove anos e seis meses de prisão no caso e chegou a passar 580 dias na prisão após receber a sentença.


A produção industrial brasileira cresceu um vírgula quatro por cento em maio, na comparação com abril, interrompendo três meses consecutivos de queda. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Já em relação a maio de 2020, o crescimento foi de 24 por cento. O desempenho do quinto mês de 2021, porém, ficou pouco abaixo das estimativas de 30 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data. No ano, a indústria acumula alta de 13 por cento e, em 12 meses, de quatro vírgula nove por cento.


Um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal aponta que ao menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. O trabalho foi feito pelos pesquisadores SABINE RIGHETTI, da Unicamp, e ESTÊVÃO GAMBA, da Unifesp. De acordo com o levantamento, foram aplicadas 25 mil 935 doses fora do prazo em pelo menos mil 532 cidades. O ministério diz que "caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida" e a vacinação deve ser refeita. Em nota conjunta, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde dizem que todos os casos serão investigados.



O governador CARLOS MOISÉS anunciou na noite desta sexta-feira que o salário mínimo de cinco mil reais para os professores da rede estadual será retroativo a fevereiro de 2021. O projeto de lei será encaminhado à ALESC na semana que vem. MOISÉS também detalhou a abrangência da proposta. A ideia é que o salário mínimo valha para todos os professores com curso superior e carga horária de 40 horas semanais. O projeto também deve incluir os professores admitidos em caráter temporário e também os inativos. O anúncio do governador ocorreu um dia após o Tribunal de Contas do Estado ter enviado ofício a todos os poderes, inclusive ao governo, informando sobre a proibição de reajustes e reposição salarial aos servidores até 31 de dezembro.


Do total de 26 mil doses vencidas da vacina Astrazeneca que podem ter sido aplicadas no país, 732 seriam de 53 cidades catarinenses. Os município foram oficiados pela Secretaria de Estado da Saúde para investigarem o caso e também para corrigirem os erros identificados/. Algumas já estão fazendo as devidas correções e todas devem responder a Secretaria de Saúde e corrigir os erros até segunda-feira. Nesta sexta-feira, as prefeituras negaram na tarde desta sexta-feira que tenham aplicado vacinas fora da validade e atribuem o problema a erro de digitação. Entre as cidades que podem ter aplicado vacinas vencidas estão Palmitos, Maravilha e São José do Cedro.


A Superintendência de Vigilância em Saúde passou a tarde desta sexta-feira analisando dados e em contato com municípios para buscar respostas ao registro de doses de vacinas aplicadas fora do prazo de validade em Santa Catarina. Após avaliar as informações o superintendente, EDUARDO MACÁRIO, disse que houve equívocos na inclusão dos dados sobre as doses aplicadas no sistema do Ministério da Saúde. O superintendente explicou que o sistema de registro do Plano Nacional de Imunização teve uma série de problemas. O principal deles era a impossibilidade de corrigir informações. Ele disse que Santa Catarina não aplica vacinas fora do prazo e que existe um rígido controle dos imunizantes.


-MOVIMENTO REGISTRA AVANÇOS PARA CONSTRUÇÃO DE PONTE SOBRE RIO URUGUAI

-DEFESA CIVIL AUXILIA SÃO JOÃO DO OESTE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-BELMONTE LIBERA PODA DE ÁRVORES EM PASSEIOS PÚBLICOS

-FETRAF PROMOVE SEMINÁRIO VIRTUAL PARA DEBATER MOMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

-NO DIA NACIONAL DO BOMBEIRO, COMANDANTE DIZ QUE BANDEIRA DA CORPORAÇÃO É A PREVENÇÃO


O Movimento Pró-ponte Rio Grande do Sul, Santa Catarina segue colecionando conquistas. A organização comunitária conta com apoio de prefeitos e várias entidades dos dois estados. Nesta semana foi aprovado o projeto de lei que prevê a federalização da RS-163. Em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o trecho, entre Tenente Portela e Barra do Guarita, foi aprovado para ser repassado ao governo federal. É um requisito para uma futura construção de ponte sobre o Rio Uruguai, entre Barra do Guarita e Itapiranga. O prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI TISSOT, afirma que a mobilização é grande em busca de um novo caminho de ligação entre o Noroeste do Rio Grande do Sul, com o Oeste catarinense, Paraná e as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.


Apoio ao Movimento Pró-ponte gera boa expectativa. RODRIGO LOCATELLI também destaca o envolvimento do prefeito de Três Passos, ARLEI TOMAZONI e várias entidades do Rio Grande do Sul. O movimentou passou a ter apoio também da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, na Grande Santa Rosa, do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado GABRIEL SOUZA. O prefeito RODRIGO LOCATELLI é presidente do Movimento Pró-Ponte e comemora o apoio de lideranças das regiões Celeiro e Fronteira Noroeste. Em Santa Catarina, além de prefeitos o movimento tem apoio da Ameosc, Assemit e Facisc. LOCATELLI cita a grande atuação do presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI, do vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY e da consultora de atuação regional, MÁRCIA TONET.


Governadores também manifestam apoio ao Movimento Pró-ponte. O governador de Santa Catarina CARLOS MOISÉS e do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE consideram que o investimento é importante para o desenvolvimento dos dois estados. O coordenador da comissão, RODRIGO LOCATELLI TISOTT, destaca que o próximo passo é buscar maior apoio na esfera federal com o Ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS e parlamentares de todos os partidos políticos para concretizar a federalização da SC 163 de Itapiranga São Miguel do Oeste e da RS 163 de Barra do Guarita a Tenente Portela.


Defesa Civil de Santa Catarina está auxiliando o município de São João do Oeste para o abastecimento de água. Ajuda é fruto da homologação do decreto de Situação de Emergência estabelecido devido a forte estiagem no primeiro semestre do ano. De acordo com o secretário da Agricultura e coordenador da Defesa Civil municipal, ROGÉRIO RECHM, São João do Oeste recebeu nos últimos dias 18 reservatórios de água e um kit de moto bomba. São várias caixas de água de diferentes capacidades para aumentar a reserva e dar condições do município at6ender a demanda em períodos de pouca chuva. O secretário ressalta que a capacidade é de 300 mil litros de água por dia. Ajuda ainda é insuficiente para atender a demanda que o município possui no sistema de abastecimento de água.


Plano de Trabalho apresentado pela prefeitura de São João do Oeste é maior que a contribuição até o momento. A Defesa Civil estadual contribuiu em 50 por cento das reivindicações. O município ainda aguarda resposta do pedido de recursos do governo federal. O coordenador da defesa Civil local, ROGÉRIO RECH, afirma que é preciso amenizar os prejuízos, pois foi realizado elevado investimento para o transporte de água visando atender famílias em situação de emergência com falta de água nos primeiros meses do ano. RECH cita ainda auxilio de crédito para financiamento na construção de cisternas para enfrentar situações de estiagem. Informa ainda que visitou a Secretaria Estadual da Agricultura nesta semana levando reivindicação dos agricultores que possuem interesse em aumentar a capacidade de reservar água.


Belmonte anunciou nesta semana a liberação das podas de árvores em passeios públicos, proibidas até então devido à ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O documento foi expedido no início da semana, depois que a administração municipal apresentou plano de corte ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA). A partir de agora, o cidadão que quer podar plantas localizadas em espaços públicos, como calçadas ou passeios, tem esta permissão. Deverá apenas depositar os galhos em locais que não atrapalhem o fluxo de pedestres ou o trânsito de veículos. Também é importante que os galhos sejam colocados em local de fácil acesso para recolha, que ocorre sempre na última semana de cada mês.


Conforme a arquiteta do município, FRANCIELE PANCOTTE, a época ideal para fazer a poda é justamente nestes meses de inverno, até setembro. Ela lembra que o proprietário de terreno que gostaria de podar a árvore no passeio público deverá comunicar o setor de Urbanismo para fazer a recolha do material, para não atrapalhar o passeio. FRANCIELE comenta que a atitude vai deixar a cidade mais bonita e organizada. Se o munícipe não conseguir fazer a poda, deve solicitar ao Setor de Urbanismo para verificar o caso. A arquiteta frisa que o passeio, a praça e outros espaços são de domínio público, portanto o município precisa fazer o projeto de manejo e corte, com todo preparo e amparo técnico de profissional da área. Também precisa emitir notificação de responsabilidade, que pode ser feita tanto por engenheiro como por arquiteto, e fazer um plano para ficar legalizado.


A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF) está promovendo seminário virtual para debater o momento do setor. Conforme FLÁVIO ZANG, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) de Mondaí, o debate envolve dirigentes de todos os sindicatos da FETRAF de SC, num projeto com estudo e resgate de histórias dos sindicatos nos últimos anos. Entre os sindicatos da agricultura familiar presentes no seminário, estavam os cinco que fazem parte microrregião local, de Mondaí e municípios próximos. O seminário também trata sobre a realidade do momento e as expectativas para o futuro. ZANG comenta que após muita luta e mobilização das lideranças políticas, a agricultura familiar passou a ser mais reconhecida, com o surgimento de linhas de crédito como PRONAF, e também o Programa Mais Alimentos.


FLÁVIO ZANG lamenta que desde 2019, no entanto, a agricultura familiar é prejudicada pelos governantes, que segundo ele não dão atenção para essa classe. Neste sentido, a FETRAF e os sindicatos se mobilizam e debatem para fazer novas reivindicações. A primeira etapa do seminário iniciou na quinta-feira e encerrou na tarde de ontem. Já a próxima está prevista para o dia 29 de julho, com a direção do sindicato. Haverá ainda outras etapas com seminários, reunindo palestrante da FETRAF, que inclusive viria a Mondaí para debater diretamente com os membros da diretoria do sindicato. ZANG comenta que cada sindicato tem uma realidade específica, porém defende que a possibilidade de debate faz as lideranças se sentirem valorizadas, o que implica o fortalecimento da agricultura familiar. Acrescenta que um projeto futuro vai atender a juventude da agricultura familiar, com intuito de estimular as famílias a fazerem sucessores nas propriedades e também para mostrar aos jovens como é interessante e saudável continuar vivendo no campo.


Uma data especial para o Corpo de Bombeiros Militar foi comemorada ontem, dia dois de julho, em todo Brasil. Segundo o comandante dos quarteis dos bombeiros de Iporã do Oeste e Mondaí, OLDAIR SCHMITZ, trata-se do Dia Nacional do Bombeiro, que é comemorado neste dia em homenagem à criação do Corpo de Bombeiros provisório da Corte brasileira, inaugurado no dia dois de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do Major JOÃO BATISTA DE MORAIS ANTAS. O comandante destaca que a missão do bombeiro é atender a pessoa no momento em que ela mais precisa, e resolver situações de emergência que tenham saído do controle. SCHMITZ salienta que os bombeiros buscam atender com rapidez, utilizando técnicas para isso.


Em muitos casos, porém, os bombeiros não conseguem evitar danos maiores. É por isso que a maior bandeira do Corpo de Bombeiros de SC é a prevenção. As exigências dos bombeiros em relação à manutenção de edificações, como instalação de extintores, sistemas hidráulicos e de alarmes, segundo OLDAIR SCHMITZ, justificam-se, pois podem evitar tragédias. Além disso, ressalta a importância de treinar as pessoas para casos como incêndios, por exemplo. SCHMITZ lembra que se a pessoa fizer o primeiro combate, com extintor, pode evitar propagação maior no sinistro, até a chegada dos bombeiros no local. Por conta da pandemia, o comandante explica que foram canceladas palestras e atendimentos diretos com a comunidade, escolas ou clube de mães, como ocorria anteriormente, e também a formação de bombeiros comunitários.


O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi inaugurado no dia dois de março de 2007, portanto já contabiliza 14 anos de corporação. O comandante OLDAIR SCHMITZ é um dos remanescentes dos bombeiros que atendem desde a fundação. A ocorrência mais impactante que houve desde 2007, segundo ele, foi o trágico acidente do ônibus que vinha do Paraná e perdeu o controle na rodovia SC 386, sentido Iporã do Oeste a Mondaí, na descida da Linha Tigre, onde caiu numa ribanceira, na manhã de sábado do dia 22 de junho de 2013. SCHMITZ recorda que houve dez óbitos e entre 35 a 37 pessoas atendidas. Muitas viaturas e efetivos foram envolvidos e foi acionado plano de chamadas, específico para eventos que ultrapassam a capacidade de atendimento dos bombeiros que haviam sido destinados para aquele dia de trabalho. Outros quarteis também foram acionados para ajudar a socorrer as vítimas.


O comandante dos bombeiros de Iporã do Oeste destaca que a Corporação também já auxiliou em tragédias ocorridas em outras regiões. Cita como exemplo o soldado BOUFLEUR, integrante do Grupamento que foi destinado para ajudar nas buscas da tragédia na hidrelétrica de Brumadinho, em Minas Gerais. Recentemente, uma equipe do batalhão de Iporã do Oeste, com viatura própria, a S10, ajudou a combater incêndios no pantanal do Mato Grosso. Na região de Iporã do Oeste a guarnição também tem sido acionada com frequência para combater fogo em vegetação. Nos últimos anos, devido à estiagem, estes casos ocorrem muito acima da média, segundo SCHMITZ. Os bombeiros atendem em média 70 a 80 emergências por mês na região de Iporã do Oeste. No período do verão, o número de ocorrências tende a aumentar por conta dos incêndios.


O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste dispõe de dez bombeiros militares, quatro civis, que são da Defesa Civil e mantém convênio com a prefeitura, e ainda 34 bombeiros comunitários ativos, além de ter formado cerca de 200. O quartel de Mondaí, que é coordenado pela Corporação de Iporã do Oeste e foi inaugurado recentemente, em junho, disponibiliza quatro bombeiros militares, quatro civis da prefeitura daquele município e também de Riqueza, e ainda onze bombeiros comunitários. OLDAIR SCHMITZ frisa que o Corpo de Bombeiros é a instituição que tem maior contato com a comunidade. Avalia que é uma responsabilidade grande, pois as pessoas confiam que quando o bombeiro chega ao local, vai ajudar a resolver os problemas das pessoas. Em caso de emergência, lembra para o cidadão acionar o 193.


-DOIS ACIDENTES ENTRE CARRO E MOTO DEIXAM MOTOCICLISTAS FERIDOS NA REGIÃO

-HOMEM É ENCONTRADO MORTO COM SINAIS DE PEDRADAS NO INTERIOR

-IRMÃOS QUE ASFIXIARAM E GOLPEARAM VÍTIMA ATÉ A MORTE SÃO CONDENADOS


A equipe de bombeiros de Dionísio Cerqueira foi acionada no início da noite desta sexta-feira, por volta das 18h30, para auxiliar em uma limpeza de pista na Serra do BNH, na BR 163, em Barracão/PR. Ao chegar no local foi constatado pela guarnição que parte da pista da direita estava com óleo diesel desde o início da subida até a frente de um posto de combustíveis. O óleo deixou a pista de rolamento escorregadia, o que dificultava o trânsito dos veículos, principalmente os de grande porte. No local foram utilizados aproximadamente 100 quilos de cal para secar o óleo. A Polícia Militar de Barracão/PR auxiliou no controle do tráfego dos veículos, permitindo segurança para a realização dos trabalhos pela equipe do Corpo de Bombeiros.


Populares realizaram um tapa-buracos na rua periférica perpendicular à BR 163 em São José do Cedro, na manhã deste sábado. De acordo com eles, vendo a situação da rodovia, decidiram fazer esse trabalho. Segundo um dos integrantes, foram contados 103 buracos do viaduto de Cedro até o laticínio, e então colocaram pedra e terra no local. Questionados se fariam embaixo do elevado também, eles falaram que não, pois nesse local, a empresa Torc fará na próxima semana afundamento da pavimentação, por isso seria um trabalho em vão. Quanto à autorização para este tapa-buracos, o integrante LUIZ TREVISOL explicou que conversou com a PRF e também com a empresa que faz as obras da BR 163, e foi informado que poderia realizar esse trabalho.


Dois acidentes envolvendo carro e moto deixaram motociclistas feridos na noite de ontem, em SMO. Um deles ficou ferido ao se envolver em acidente na Avenida Willy Barth, por volta das 20h. A colisão aconteceu no momento em que o condutor do veículo tentou fazer conversão sob a pista. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o motociclista com ferimentos nas pernas e ombro esquerdo. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para avaliação médica. Enquanto a reportagem da Peperi estava aguardando a chegada do socorro, flagrou diversos veículos em alta velocidade. Empresários e moradores da redondeza contaram que a necessidade da recolocação de redutores de velocidade é urgente na avenida.


Outro acidente na noite de ontem ocorreu na Waldemar Rangrab, Bairro Jardim Peperi. De acordo com a Polícia Militar, houve colisão frontal entre uma CB300 e um Fiat/Palio. Ainda segundo a PM, a condutora do veículo tentou adentrar na Rua Carlos Dalmagro, quando o condutor da motocicleta, que fazia sentido oposto, não conseguiu desviar, causando acidente. O motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional.


Um homem foi encontrado morto em uma vala no interior de Bom Jesus do Sul/PR, por volta das 7h da manhã desta sexta-feira. A Polícia Militar do Paraná se deslocou ao local, junto com uma equipe da saúde, onde constatou o óbito. Imediatamente a área foi isolada e acionada a Polícia Civil, Criminalística e também o IML. O homem foi identificado como AILSON KNEBEL, 41 anos. A criminalística constatou que, além de golpes na região do rosto, o homem apresentava pelo menos dois ferimentos por disparos de arma de fogo. Após os procedimentos no local, o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal de Francisco Beltrão, e encaminhado para exame que deverá apontar as causas da morte. A polícia possui algumas informações sobre o possível autor do crime. O caso segue investigado pela Polícia Civil.


Uma ação penal apresentada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Quilombo relata um crime que ocorreu em fevereiro de 2020, após os réus, os irmãos FERNANDO e PATRÍCIA DA ROSA GONÇALVES, com EVANDRO DA SILVA, se desentenderem e iniciarem briga em um bar às margens da SC-157. Com o início da confusão todos foram colocados para fora pela equipe de segurança do estabelecimento. Na rua houve nova confusão, e FERNANDO e PATRÍCIA entraram em luta corporal com a vítima, RONALDO SAGÁS SOUZA, e o estrangularam, causando sua morte por asfixia. FERNANDO ainda pegou uma pedra e bateu continuamente na cabeça da vítima. Depois de praticarem o crime, os irmãos foram retirados do local de carro e levados para casa por EVANDRO, onde os três foram presos em flagrante pela guarnição da Polícia Militar que atendeu a ocorrência.


O Conselho de Sentença deu razão aos argumentos do Ministério Público, representado no julgamento pelo promotor BRUNO POERSCHKE VIEIRA, que condenou os dois irmãos por homicídio qualificado por meio cruel, e EVANDRO pelo crime de favorecimento pessoal, por auxiliar na fuga. O Juiz do Tribunal do Júri fixou a pena para os dois acusados de homicídio em 14 anos para cada um, em regime inicial fechado. FERNANDO, sem atenuantes ou agravantes, deverá cumprir os 14 anos de prisão. PATRÍCIA, porém, teve a pena reduzida em um sexto, conforme requerido pelo promotor, em função de ter uma participação menor no crime, resultando em 11 anos e 8 meses de reclusão. EVANDRO, por sua vez, recebeu a pena de um mês e dez dias de detenção, em regime semiaberto.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.