ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 03 06 2023

-ESTADOS DEFINEM ICMS DE 17% PARA COMPRAS ONLINE INTERNACIONAIS

-SANTA CATARINA TEM TERCEIRO MAIOR SALDO DE EMPREGOS DO PAÍS ATÉ ABRIL

-CAFÉ COLONIAL DA IGREJA MATRIZ VAI REUNIR MAIS DE MIL PESSOAS NESTE SÁBADO

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

-SETE CIDADES DA REGIÃO VÃO RECEBER PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

-QUATRO ACIDENTES DE TRÂNSITO DEIXAM CINCO PESSOAS FERIDAS NA REGIÃO

-OPERAÇÃO DA POLICIAL APREENDE ARMAS E DROGAS E PRENDE 13 PESSOAS

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.

Subiu para 288 o número de mortos em um acidente com trem na Índia, segundo balanço divulgado pelas autoridades locais no início da madrugada deste sábado. Mais de 850 pessoas ficaram feridas. O acidente aconteceu em um distrito do estado de Odisha, no leste da Índia, na sexta-feira. Autoridades indianas disseram que um trem de passageiros bateu de frente com uma composição que transportava cargas. O trem de passageiros viajava de Calcutá para Chennai e descarrilou após a batida. Segundo a agência de notícias AFP, esse é o acidente ferroviário mais mortal da Índia dos últimos 20 anos.

A China e a Rússia ignoraram, nesta sexta-feira, um pedido dos Estados Unidos para que o Conselho de Segurança da ONU se una para condenar a Coreia do Norte por sua tentativa de lançamento de satélite nesta semana. No lugar, os países culparam Washington por aumentar as tensões na península coreana. Os Estados Unidos consideram que a Coreia violou várias resoluções da Organização das Nações Unidas porque usou tecnologia de mísseis balísticos. Após o lançamento do satélite, o país reforçou que colocaria um satélite espião militar em órbita e prometeu aumentaria sua capacidade de vigilância militar.

O presidente VOLODYMYR ZELENSKY disse, nesta sexta-feira, que entende que a Ucrânia não se juntará à aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte enquanto a guerra com a Rússia ainda estiver em curso. O presidente ucraniano também afirmou que ordenou uma auditoria completa de abrigos antiaéreos na capital Kiev e em todo o país. Ele fez a observação durante uma reunião de segurança de alto nível do governo, um dia depois que três pessoas foram mortas na capital por não conseguirem acessar um abrigo durante um ataque aéreo russo. ZELENSKY destacou ainda que a Ucrânia está pronta para começar uma contraofensiva e recuperar territórios que estão sob controle da Rússia.

A Controladoria-Geral da União divulgou, nesta sexta-feira, relatórios que identificam pagamentos indevidos de um bilhão 970 milhões de reais nos auxílios pagos a caminhoneiros e taxistas em 2022. Segundo as auditorias realizadas, os pagamentos, que aconteceram no ano passado, fizeram com que 356 mil 773 pessoas recebessem as parcelas sem ter direito legal aos recursos. De acordo com a CGU, essas pessoas foram beneficiadas por "falhas na operacionalização" dos pagamentos, que começaram a ser feitos em 9 de agosto para os caminhoneiros e 16 de agosto para os taxistas, como benefício emergencial para mitigar os impactos da oscilação dos preços do petróleo no mercado internacional. Os caminhoneiros e taxistas inscritos receberam mil reais por mês durante julho e dezembro de 2022.

A produção industrial brasileira registrou queda de zero vírgula seis por cento em abril. O resultado ocorreu depois da alta de um por cento no mês anterior. Naquele momento, o percentual interrompeu dois meses seguidos de recuo. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção da indústria recuou dois vírgula sete por cento. O acumulado do ano apresentou queda de um por cento e, em 12 meses, mostra variação negativa de zero vírgula dois. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que divulgou, nesta sexta-feira, os dados da Pesquisa Industrial Mensal, com esses resultados, a indústria ainda se encontra dois por cento abaixo do nível pré-pandemia e 18 e meio por cento aquém do ponto mais alto da série histórica, obtido em maio de 2011.

O Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal decidiu, por unanimidade, adotar uma alíquota de 17 por cento de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços para as compras feitas em plataformas online de varejistas internacionais. A decisão foi tomada pelo Comsefaz na última terça-feira e oficializada ao Ministério da Fazenda nesta quinta. Segundo o diretor do comitê, ANDRÉ HORTA, os grupos técnicos dos estados e da União devem se reunir nos próximos dias para tratar do tema.Hoje, as alíquotas aplicadas nesse tipo de operação variam de estado para estado. De acordo com o comitê, foi escolhida a cobrança de 17 por cento porque é a "menor alíquota modal" aplicável no país.

O governo Lula liberou quase 185 milhões de reais em emendas parlamentares destinadas a Santa Catarina em maio. O mês marcou votações polêmicas, como o arcabouço fiscal e a MP dos Ministérios, e derrotas dos governistas na Câmara dos Deputados em projetos como o Marco Temporal dos indígenas e no adiamento do PL das Fake News. O parlamentar de SC com maior valor de emendas liberadas foi o senador ESPERIDIÃO AMIN que recebeu 20 milhões e 600 mil reais. CARMEN ZANOTTO, licenciada para ocupar a Secretaria de Estado da Saúde, tem o segundo maior valor em emendas liberadas: 18 milhões e meio. HÉLIO COSTA, que não foi reeleito, recebeu 17 milhões e 700 mil. GEOVANIA DE SÁ e PEDRO UCZAI, tiveram, cada um, 16 milhões e cem em emendas liberadas.

Nesta segunda-feira, o governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, assina contratos para conceder incentivos do Prodec e Pró-Emprego para investimentos que somam quatro bilhões e 400 milhões de reais no Estado. O evento será na Casa D’Agronômica com a participação do governador JORGINHO MELLO. O Prodec é uma postergação de ICMS, concedida para indústrias. O Pró-Emprego é incentivo a outras empresas para investir e gerar empregos. Oito indústrias do estado serão beneficiadas com o Prodec. Já o Pró-Emprego vai atender uma empresa no Porto de Navegantes e a Usina Hidrelétrica Ipiranga, de Quilombo.

Santa Catarina fechou o primeiro quadrimestre do ano em terceiro lugar na criação de postos de trabalho, com 55 mil 675 novas vagas, atrás apenas de São Paulo, que abriu 190 mil e 94 e Minas Gerais, que gerou 92 mil 205 vagas. No quadrimestre, a liderança em Santa Catarina foi da indústria, com saldo positivo de 28 mil 340 novas vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Em abril, o estado gerou sete mil e 12 novos empregos, número menor do que o registrado em abril de 2022, que abriu sete mil 627 postos e também abaixo de abril de 2021 que teve oito mil 810 empregos criados. Neste ano, o setor de abriu o maior número de vagas em abril: quatro mil 592.

Foi prorrogado até o dia seis de junho o prazo de inscrição para 85 vagas efetivas no Instituto Federal de Santa Catarina. Ao todo, são 39 para docentes e 46 para técnicos-administrativos. As vagas são para atuar na Reitoria e em 17 campus do IFSC, inclusive em São Miguel do Oeste. Para todos os cargos, haverá seleção por prova teórico-objetiva. Os candidatos às vagas de docente passam ainda por uma prova de títulos e de desempenho. No caso dos cargos de técnico de laboratório e de tecnologia da informação também haverá uma prova prática. As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira.

A edição deste sábado do Programa Conectando ao Agro recebeu a Engenheira Agrônoma e extensionista Rural da Epagri, SIMONE BIANCHINI. Ela falou sobre as dificuldades e caminhos para estimular a sucessão nas pequenas propriedades rurais do extremo-oeste. SIMONE destacou que esse é uma tema de grande importância para a comunidade local e regional. Ela citou que a produção e geração de riqueza do extremo-oeste estão baseadas na agricultura de forma geral, mas especialmente na agricultura familiar. O Conectando ao Agro vai ao ar todos os sábados pela FM 99,9, a partir das nove e meia da manhã. A edição de hoje está disponível no portal da Peperi na internet.

O conselho da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo está satisfeito com o resultado obtido nas vendas de ingressos para o café colonial que será realizado neste sábado no salão paroquial em São Miguel do Oeste. A avaliação é do coordenador, ITAMAR BERGAMIN. Ele lembrou o evento será a partir das cinco e meia da tarde, se estendendo até às nove e meia da noite. BERGAMIN citou que a última edição foi em 2019. O Café foi retomado neste ano com grande aceitação da comunidade. Todos os ingressos foram vendidos até o começo da semana passada. Ele citou que foram mil fichas comercializadas para adultos e crianças, totalizando um montante superior aos 55 mil reais. O número atingiu a expectativa do conselho da Igreja Matriz.

Por conta da limitação no espaço do salão paroquial, o café colonial será servido em três etapas, atendendo todos que fizeram a compra dos ingressos. A explicação é do coordenador do evento ITAMAR BERGAMIN. Ele agradeceu o envolvimento de todo o conselho e a comunidade em geral e comentou que em relação ao cardápio, será servido todos os pratos tradicionais entre doces e salgados, embutidos, cafés, sucos e demais produtos, como por exemplo, chocolate quente, proporcionando uma grande diversidade de produtos. Ele lembrou que para quem quiser consumir vinho, água ou refrigerante haverá um custo adicional. Cerca de 80 pessoas estarão trabalhando no café colonial deste sábado.

Santa Catarina terá 224 profissionais dos Programa Mais Médicos atuando em 115 municípios. Entre as cidades com o maior número de vagas estão Içara, com sete, além de Florianópolis e Braço do Norte, ambas com cinco. No extremo-oeste, sete cidades devem receber médicos do programa do governo federal: Anchieta, Barra Bonita, Belmonte, Maravilha, Riqueza, Romelândia e Tunápolis. O prazo de inscrições foi encerrado nesta quarta e a publicação das inscrições validadas foi publicada nesta quinta. Os candidatos podem escolher duas cidades que preferem ser enviados, sendo a primeira a maior prioridade. A expectativa é que a partir do dia 16 de junho seja divulgada a confirmação das vagas e dos locais escolhidos pelos candidatos, com começo da atuação dos médicos previsto para o fim deste mês.

O Peperi Debates deste sábado discutiu os problemas ambientais que são mais expressivos no município. Na semana do meio ambiente, o programa olhou para uma questão que ainda é um desafio: como estimular o desenvolvimento é manter a proteção do meio ambiente? O debate deste sábado reuniu o diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA, a professora da Unoesc, ELIANDRA ROSSI e o assessor de inovação e tecnologia da Acismo, DOUGLAS RODRIGUES. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

A região extremo-oeste tem quatro problemas ambientais mais expressivos. A afirmação é do diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA. O mais grave, de acordo com ele, é a falta de tratamento de esgoto. Ele disse que apenas 46 por cento das cidades catarinenses tem sistemas de esgotamento sanitário e na região o índice é ainda menor. Das 29 cidades atendidas pelo Conder, somente Dionísio Cerqueira tem tratamento de esgoto para todaa cidade. Outro problema, citado por MORA, são os resíduos sólidos. Ele disse que a região tem coleta, mas índices muito baixos de reciclagem, o que gera o despejo dos materiais no meio ambiente. O terceiro ponto, segundo o diretor do Conder, é o fato que muitas empresas ainda não tem todas as licenças ambientais. Ele disse que outro problema é o desmatamento, mas agora em volume menor do que no passado.

Os principais problemas ambientais do município e da região estão relacionados ao saneamento básico. O comentário é da diretora de pesquisa, pos graduação, extensão e inovação da Unoesc, ELIANDRA ROSSI. Ela disse que o mais grave é a falta de tratamento de esgoto. A professora explicou que muitas residências e prédios ainda tem o esgoto ligado à rede pluvial e isso tem um impacto ambiental expressivo. Ela citou que o desmatamento na região diminuiu por contada conscientização e da regulamentação da legislação. ELIANDRA também destacou que a qualidade da água para consumo, especialmente de poços, ainda é um problema. Em algumas regiões, segundo a professora, os índices de águas impróprias para o consumo humano chegam a 90 por cento em razão da contaminação.

A região tem vários problemas ambientais, mas a dificuldade em destinar os resíduos da produção e do consumo. A observação é do assessor de inovação e tecnologia da Acismo, engenheiro ambiental, DOUGLAS RODRIGUES. Ele destacou que as cidades organizam campanhas de coleta, mas ainda é preciso um olhar mais crítico na busca de soluções para o reaproveitamento dos resíduos. DOUGLAS ressaltou que a preocupação com o meio ambiente vem aumentando na comunidade e também nas empresas. De acordo com ele, muitos empreendedores estão inovando com soluções tecnológicas para os problemas ambientais. Além disso, as empresas também adotam práticas e ações com foco na sustentabilidade. DOUGLAS comentou que as novas gerações, tanto de consumidores quanto de empresários, estão mais atentos e preocupados com as questões ambientais.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional vai realizar, na próxima segunda-feira, o Seminário do Meio Ambiente 2023. As inscrições foram encerradas e as 200 vagas foram preenchidas. A programação começa a uma e 15 da tarde. Ao todo serão três palestras e duas mini palestras sobre os mais diversos assuntos. O primeiro será sobre as “As ações do Ministério Público na proteção do Meio Ambiente e a responsabilidade de cada ente na logística reversa com a promotora regional do Meio Ambiente, KAREN DAMIAN PACHECO PINTO. Ele comentou que o segundo momento será relacionado a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos e meio ambiente, servindo para ressignificar as práticas e conceitos e será ministrado pelo ex-prefeito de Rio dos Cedros e diretor do Consórcio do Norte do Estado de Santa Catarina, FERNANDO TOMASELLI. A terceira palestra será sobre a experiência do município gaúcho de Santiago que implantou o projeto “Pila verde e pila azul”, que consiste na entrega do lixo orgânico e reciclável na troca por pila verde e azul que serve para compras na feira livre da cidade.

O novo gerente regional do Instituto do Meio Ambiente do extremo-oeste, VINICIUS PELISSARI se reuniu nesta sexta-feira com a presidente do órgão, SHEILA MEIRELLES. O encontro foi realizado na coordenadoria regional e serviu para apresentar os novos dirigentes do IMA à equipe de trabalho. SHEILA também se reuniu com outros órgãos e entidades, como o Conder. A portaria de nomeação de PELISSARI foi publicada nesta semana no diário oficial do estado. Ele foi assessor jurídico da prefeitura, diretor jurídico da câmara de vereadores e assessor Jurídico da procuradoria Geral do Estado. A portaria de nomeação foi publicada na quarta e ele começou a trabalhar na coordenação do IMA do extremo-oeste na última quinta-feira.

VINICIUS PELISSARI esteve hoje no Peperi Entrevista desta sexta-feira e disse que a escolha pelo nome dele para o cargo tem uma caráter mais técnico do que politico. Ele explicou que a nova presidente do IMA SHEILA MEIRELLES estabeleceu, assim que assumiu o cargo, os critérios técnicos para o preenchimento dos cargos de gerentes regionais. PELISSARI pontou que também existe o elemento político, mas que, no caso do IMA, o perfil técnico é um elemento decisivo. Ele citou que esse é um desafio muito grande, especialmente porque a sociedade precisa de um órgão ambiental ágil e que responda as demandas dos empreendedores.

O questão central e maior desafio do IMA é harmonizar o estimulo ao desenvolvimento econômico sem que isso represente um risco maior para ao meio ambiente. A afirmação é do novo coordenador regional do Instituto, VINICIUS PELISSARI. Ele citou, no Peperi Entrevista desta sexta-feira, que é possível analisar os pedidos de licença com olhar nesses dois aspectos: o desenvolvimento e a proteção ambiental.

Uma operação da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, cumpriu 23 mandados de buscas e apreensões e fez 13 de prisões nesta sexta-feira. A ação foi desenvolvida Palma Sola e Dionísio Cerqueira em Santa Catarina e em Flor da Serra do Sul, Barracão e Santo Antônio do Sudoeste no Paraná. Ao todo foram empregados 140 policiais civis e militares e utilizadas 50 viaturas , além do apoio da aeronave do SAERFON. Foram apreendidas quatro armas de fogo e munições, aproximadamente dois quilos de maconha, 30 gramas de cocaína, seis micropontos de LSD, três balanças de precisão, celulares e uma máquina de crédito, entre outros objetos ligados à prática dos crimes. A operação é resultado de uma investigação que teve início no ano de 2022 e visava combater o tráfico drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores nos dois estados.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente de transito no começo da madrugada deste sábado. A colisão aconteceu por volta da uma hora na BR 282, entre Maravilha e Cunha Porã, e envolveu uma caminhonete Ranger e um Megane. O condutor da caminhonete não sofreu ferimentos, mas o motorista do Megane relatou que sentia dores no peito e escoriações nos braços. Ele foi retirado das ferragens pelos bombeiros eencaminhado ao Hospital São José de Maravilha pela equipe do SAMU.

Uma colisão entre um Gol e uma moto deixou duas pessoa feridas no interior do município de Guaraciaba no final da tarde de ontem. O acidente aconteceu por volta das cinco e meia da tarde na Linha São Roque. A condutora da motocicleta, uma mulher de 36 anos, sofreu um corte com hemorragia na boca e suspeita de traumatismo craniano, além de escoriações nos braços e pernas. Ela foi socorrida pelos bombeiros e conduzida ao hospital. A passageira do Gol, uma mulher de 52 anos, relatou dores no tórax e apresentava escoriações e uma contusão na face. Ela também foi levada pelos bombeiros ao hospital.

Uma mulher ficou ferida em um acidente no começo da manhã deste sábado na BR 163. Por volta da cinco horas, a condutora de um caminhão leiteiro perdeu o controle da direção e o veículo acabou tombando. O acidente aconteceu nas proximidades do trevo de acesso Barra Bonita. A motorista de 22 anos sofre um corte no braço esquerdo. Ela recebeu o primeito atendimento no local e foi levada ao hospital regional Terezinha Gaio Basso.

Uma colisão entre carro e moto deixou uma pessoa ferida no final da tarde de ontem na SC 163. O acidente aconteceu por volta das cinco horas da tarde no trevo de acesso à cidade de Descanso. O condutor da moto sofreu fratura exposta na perna, fratura fechada no pé e suspeita de fratura no braço. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O condutor do carro não sofreu ferimentos.

Mais um acidente foi registrado no começo da manhã deste sábado na BR-163 em Guaraciaba. A colisão frontal aconteceu nas proximidades do trevo de acesso a cidade e envolveu dois carros de passeio, um Palio e um Ônix, ambos emplacados em Guaraciaba. Segundo o corpo de bombeiros, duas pessoas ficaram feridas, sem gravidade. Após o atendimento no local, as vítimas foram encaminhadas ao Hospital São Lucas em Guaraciaba. Devido a um outro acidente registrado na BR-163 tombamento de um caminhão, a polícia militar prestou auxílio ao corpo de bombeiros no controle do trânsito até a chegada da PRF.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.