ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-06-2023 Sábado

-ESTADOS DEFINEM ICMS DE 17% PARA COMPRAS ONLINE INTERNACIONAIS

-SANTA CATARINA TEM TERCEIRO MAIOR SALDO DE EMPREGOS DO PAÍS ATÉ ABRIL

-IPORÃ DO OESTE SUPERA 17 MILHÕES EM RECEITAS NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

-COMUNIDADE ESPERA SERVIR MIL E 400 ALMOÇOS EM EVENTO DA CARNE SUÍNA

-COM NOVA DIREÇÃO, HOSPITAL DE MONDAÍ RENOVA CONTRATO COM A PREFEITURA

-SANTA HELENA INSTALA NOVAS PLACAS DE SINALIZAÇÃO EM RUAS DA CIDADE

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO

-PRINCÍPIO DE INCÊNDIO ATINGE GRANJA DE SUÍNOS NO INTERIOR


O tempo é de sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol na região. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.


Subiu para 288 o número de mortos em um acidente com trem na Índia, segundo balanço divulgado pelas autoridades locais no início da madrugada deste sábado. Mais de 850 pessoas ficaram feridas. O acidente aconteceu em um distrito do estado de Odisha, no leste da Índia, na sexta-feira. Autoridades indianas disseram que um trem de passageiros bateu de frente com uma composição que transportava cargas. O trem de passageiros viajava de Calcutá para Chennai e descarrilou após a batida. Segundo a agência de notícias AFP, esse é o acidente ferroviário mais mortal da Índia dos últimos 20 anos.

A China e a Rússia ignoraram, nesta sexta-feira, um pedido dos Estados Unidos para que o Conselho de Segurança da ONU se una para condenar a Coreia do Norte, por sua tentativa de lançamento de satélite nesta semana. No lugar, os países culparam Washington por aumentar as tensões na península coreana. Os Estados Unidos consideram que a Coreia violou várias resoluções da Organização das Nações Unidas, porque usou tecnologia de mísseis balísticos. Após o lançamento do satélite, o país reforçou que colocaria um satélite espião militar em órbita e prometeu que aumentaria sua capacidade de vigilância militar.

O presidente VOLODYMYR ZELENSKY disse, nesta sexta-feira, que entende que a Ucrânia não se juntará à aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte, enquanto a guerra com a Rússia ainda estiver em curso. O presidente ucraniano também afirmou que ordenou uma auditoria completa de abrigos antiaéreos na capital Kiev e em todo o país. Ele fez a observação durante uma reunião de segurança de alto nível do governo, um dia depois que três pessoas foram mortas na capital, por não conseguirem acessar um abrigo durante um ataque aéreo russo. ZELENSKY destacou ainda que a Ucrânia está pronta para começar uma contraofensiva e recuperar territórios que estão sob controle da Rússia.

A Controladoria-Geral da União divulgou, nesta sexta-feira, relatórios que identificam pagamentos indevidos de um bilhão 970 milhões de reais nos auxílios pagos a caminhoneiros e taxistas em 2022. Segundo as auditorias realizadas, os pagamentos, que aconteceram no ano passado, fizeram com que 356 mil 773 pessoas recebessem as parcelas sem ter direito legal aos recursos. De acordo com a CGU, essas pessoas foram beneficiadas por "falhas na operacionalização" dos pagamentos, que começaram a ser feitos em 9 de agosto para os caminhoneiros e 16 de agosto para os taxistas, como benefício emergencial para mitigar os impactos da oscilação dos preços do petróleo no mercado internacional. Os caminhoneiros e taxistas inscritos receberam mil reais por mês durante julho e dezembro de 2022.

A produção industrial brasileira registrou queda de zero vírgula seis por cento em abril. O resultado ocorreu depois da alta de um por cento no mês anterior. Naquele momento, o percentual interrompeu dois meses seguidos de recuo. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção da indústria recuou dois vírgula sete por cento. O acumulado do ano apresentou queda de um por cento e, em 12 meses, mostra variação negativa de zero vírgula dois. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que divulgou, nesta sexta-feira, os dados da Pesquisa Industrial Mensal, com esses resultados, a indústria ainda se encontra dois por cento abaixo do nível pré-pandemia e 18 e meio por cento aquém do ponto mais alto da série histórica, obtido em maio de 2011.

O Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal decidiu, por unanimidade, adotar uma alíquota de 17 por cento de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços para as compras feitas em plataformas online de varejistas internacionais. A decisão foi tomada pelo Comsefaz na última terça-feira e oficializada ao Ministério da Fazenda nesta quinta. Segundo o diretor do comitê, ANDRÉ HORTA, os grupos técnicos dos estados e da União devem se reunir nos próximos dias para tratar do tema. Hoje, as alíquotas aplicadas nesse tipo de operação variam de estado para estado. De acordo com o comitê, foi escolhida a cobrança de 17 por cento porque é a "menor alíquota modal" aplicável no país.

O governo Lula liberou quase 185 milhões de reais em emendas parlamentares destinadas a Santa Catarina em maio. O mês marcou votações polêmicas, como o arcabouço fiscal e a MP dos Ministérios, e derrotas dos governistas na Câmara dos Deputados em projetos como o Marco Temporal dos indígenas e no adiamento do PL das Fake News. O parlamentar de SC com maior valor de emendas liberadas foi o senador ESPERIDIÃO AMIN, que recebeu 20 milhões e 600 mil reais. CARMEN ZANOTTO, licenciada para ocupar a Secretaria de Estado da Saúde, tem o segundo maior valor em emendas liberadas: 18 milhões e meio. HÉLIO COSTA, que não foi reeleito, recebeu 17 milhões e 700 mil. GEOVANIA DE SÁ e PEDRO UCZAI, tiveram, cada um, 16 milhões e cem mil reais em emendas liberadas.

Nesta segunda-feira, o governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, assina contratos para conceder incentivos do Prodec e Pró-Emprego, para investimentos que somam quatro bilhões e 400 milhões de reais no Estado. O evento será na Casa D’Agronômica, com a participação do governador JORGINHO MELLO. O Prodec é uma postergação de ICMS, concedida para indústrias. O Pró-Emprego é incentivo a outras empresas para investir e gerar empregos. Oito indústrias do estado serão beneficiadas com o Prodec. Já o Pró-Emprego vai atender uma empresa no Porto de Navegantes e a Usina Hidrelétrica Ipiranga, de Quilombo.

Santa Catarina fechou o primeiro quadrimestre do ano em terceiro lugar na criação de postos de trabalho, com 55 mil 675 novas vagas, atrás apenas de São Paulo, que abriu 190 mil e 94 e Minas Gerais, que gerou 92 mil 205 vagas. No quadrimestre, a liderança em Santa Catarina foi da indústria, com saldo positivo de 28 mil 340 novas vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Em abril, o estado gerou sete mil e 12 novos empregos, número menor do que o registrado em abril de 2022, que abriu sete mil 627 postos e também abaixo de abril de 2021 que teve oito mil 810 empregos criados. Neste ano, o setor de abriu o maior número de vagas em abril: quatro mil 592.

O décimo segundo Batalhão de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste emitiu uma nota confirmando o recebimento de um ofício a respeito da liberação de 300 mil reais de emenda parlamentar para a instituição. A emenda ao orçamento da União foi feita pela Deputada Federal, CAROLINE DE TONI, para a aquisição de ferramentas e equipamentos para os bombeiros. De acordo com o Subcomandante do décimo segundo batalhão, major MICHAEL GUERINI, o recurso será utilizado para a aquisição de desencarceradores, garantindo que todos os 11 quartéis do batalhão tenham equipamentos de ponta para atender ocorrências envolvendo acidentes de trânsito. Ele citou que a aquisição vai fortalecer a capacidade da comunidade em receber um atendimento eficiente e de qualidade diante de situações de sinistros.

O Colegiado de Educação da Ameosc está discutindo os termos de uma resolução para a educação especial nos municípios de abrangência da entidade. O tema esteve em discussão no encontro do grupo que ocorreu nesta semana. Em parceria com a assessoria jurídica e executiva da Ameosc, o objetivo é formar um documento que auxilie, simplifique e direcione os trabalhos nas Secretarias de Educação dos municípios, de forma unificada ou, ao menos, semelhante. O documento trata de diversas ações, em especial a pauta do autismo. Conforme a coordenadora do colegiado e secretária de educação de Santa Helena, LAÍS TELOEKEN, este é um momento de fortalecer a educação especial da região. Ela destacou que esse é o primeiro passo da ação conjunta efetiva na educação, que beneficiará a região como um todo.

Os prefeitos da região participaram de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa nesta semana, sobre o impasse envolvendo a suspensão dos repasses de recursos do estado para os municípios. De acordo com a Fecam, o valor total das transferências especiais contabiliza dois bilhões 897 milhões de reais. Desse total, um bilhão e 700 milhões já foram pagos pela gestão anterior. Há, ainda, segundo a Federação, um saldo a pagar de um bilhão 197 milhões referente às portarias válidas. De acordo com o prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WECHENFELDER, os principais problemas estão relacionados a suspensão dos convênios de obras que já iniciaram, inclusive com o pagamento da primeira parcela aos municípios. Ele citou que as prefeituras precisam dos recursos para pagar as empresas que já começaram a executar os serviços contratados.

Os prefeitos entendem que o governador JORGINHO MELLO está começando a gestão e que é preciso ajustar algumas questões, mas afirmam que é necessário estabelecer uma saída para o impasse envolvendo os repasses para as prefeituras. O comentário é do prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele comentou que a audiência pública desta semana foi importante, mas que os prefeitos saíram insatisfeitos, porque o governo não definiu um cronograma para pagar os valores aos municípios. O prefeito disse que o governo já poderia ter fixado um calendário para retomar os pagamentos pendentes.

A prefeitura de Santa Helena instalou cerca de 150 novas placas de sinalização, regulamentação e advertência nas ruas da cidade. O objetivo é auxiliar a população e visitantes, além de atender a demanda dos profissionais dos Correios. As placas de material galvanizado demoraram três dias para serem fixadas pela empresa vencedora do processo de licitação. Conforme o diretor do Departamento de Urbanismo, VALDIR CASANOVA, foram 39 placas de regulamentação, 41 de advertência e 66 de indicação. O investimento foi de 43 mil 795 reais, de recursos próprios do município. O prefeito, BLÁSIO HICKMANN destacou que mesmo com a tecnologia do GPS, as placas são importantes uma vez que possuem a numeração dos imóveis por quarteirões e ainda colaboram para que os condutores tenham atenção no trânsito.

A prefeitura de Iporã do Oeste realizou nesta semana, uma Audiência Pública para prestação das contas relativas ao primeiro quadrimestre do ano. De acordo com o Secretário de Administração e Finanças, ERVINO HENKEL, a prestação de contas está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal e precisa ser feita a cada quatro meses. Na audiência que ocorreu na Câmara de Vereadores, a administração apresentou uma receita de 17 milhões 889 mil reais nos primeiros quatro meses do ano, já descontadas as deduções. Na oportunidade também foram apresentadas as despesas do Governo Municipal no quadrimestre, que somaram 13 milhões 104 mil reais. A despesa total da prefeitura prevista para 2023 é de 23 milhões 158 mil reais e a previsão de receitas é de 43 milhões 250 mil reais.

O Secretário de Administração e Finanças de Iporã do Oeste observa que caso a economia permaneça como está, a receita pode ser ainda maior até o final deste ano. Em relação a aplicação dos recursos, ERVINO HENKEL ressalta que a Lei exige a destinação de 15 por cento do total para a saúde e 25 por cento para a educação. No primeiro quadrimestre, a saúde recebeu 12,30 por cento e a educação recebeu 16,63 por cento das receitas. O Secretário explica que os índices abaixo do mínimo previsto em Lei se deve ao aumento salarial ainda não contabilizado no caso da saúde e ao pagamento antecipado da folha salarial de janeiro, em dezembro do ano passado, no caso da educação. HENKEL pontuou ainda que as despesas com o quadro de pessoal da prefeitura estão abaixo do teto prudencial previsto em Lei.

Foi definida nesta semana, a nova diretoria da Associação Hospitalar de Mondaí. A Assembleia Extraordinária havia sido convocada por um grupo de associados após os impasses que levaram a não renovação do contrato entre o Hospital e a Prefeitura do município para esse ano. Durante a Assembleia, a comissão informou que a antiga diretoria já havia apresentado sua renúncia e a nova chapa foi eleita e empossada por aclamação de todos os presentes. O novo presidente do Hospital e empresário do ramo de estofados, ÉLCIO SCHMEIER, destaca que a nova diretoria é transitória, já que uma nova eleição será realizada em março do ano que vem. Além da nova diretoria, também foi formada uma comissão que está auxiliando na gestão do Hospital.

ÉLCIO SCHMEIER enaltece que a nova diretoria também já retomou o convênio do Hospital com a Prefeitura, garantindo a retomada dos atendimentos de plantão nos horários em que a Unidade de Saúde do município está fechada. O valor do contrato firmado é o mesmo que havia sido proposto pela Prefeitura e não aceito pela diretoria anterior, no valor 114 mil 322 reais. SCHMEIER pontua que durante esse mês, a comissão de gestão fará um levantamento criterioso das finanças do Hospital para posterior divulgação à comunidade. O novo presidente cita que está sendo feita uma reestruturação para a continuidade dos atendimentos no Hospital de Mondaí. A ideia é aumentar as receitas com novas modalidades de atendimento, para garantir o pagamento das contas da Associação.

A comunidade de Linha Macucozinho é destaque na produção de suínos em Iporã do Oeste e vai realizar a vigésima segunda edição da tradicional festa da carne suína neste domingo. De acordo com o presidente da Associação Cultural, Educativa e Juvenil, CLENO ORTH, a organização tem o envolvimento de toda a comunidade, com grande estrutura para receber bem os visitantes. A expectativa é servir mil e 400 almoços e a edição deste ano também terá um aspecto visual melhorado, com asfalto na rua central da comunidade. ORTH enfatiza que a atividade suinícola cresceu nos últimos anos com mais de 20 produtores em atividade entre matrizes, crechário e terminação na Linha Macucozinho.

Ainda no ramo agropecuário, CLENO ORTH ressalta que a comunidade também possui um bom número de produtores de leite e é destaque empresarial com mercado, serraria, fábrica de cavacos, transportadoras e fábrica de esquadrias. A festa da carne suína deste domingo terá alvorada festiva no início da manhã e seguirá durante todo o dia. Cerca de 150 pessoas estarão envolvidas no evento para bem servir os visitantes. Os pratos principais que serão servidos são porco a paraguaia, leitão recheado e espeto corrido servido na mesa. Durante a tarde terá reunião dançante com animação de duas bandas.

Um homem ficou ferido em uma colisão frontal registrada na BR-282, em Cunha Porã, no início da madrugada deste sábado. A equipe do SAMU atendeu o acidente próximo da antiga sede da Polícia Rodoviária Federal. Se envolveram um Renault Megane e uma Ford Ranger. Um homem, de 50 anos, que era condutor do Megane ficou ferido e após ser atendido pela equipe do SAMU no local, foi encaminhado ao Hospital São José. O condutor da camioneta não teve ferimentos.

Um caminhão leiteiro tombou na BR-163, no trevo de acesso a cidade de Barra Bonita. O acidente foi registrado por volta das 04h45 da madrugada deste sábado. O Corpo de Bombeiros atendeu a condutora do caminhão, de 22 anos, que estava consciente e orientada. Ela já havia saído do veículo por conta própria e estava em pé ao lado do caminhão tombado, à espera dos bombeiros. A mulher apresentava um corte na região do cotovelo esquerdo. Após atendimento inicial, ela foi imobilizada e conduzida ao Hospital. A Policia Rodoviária Federal também esteve presente no local e registrou a ocorrência.

Um motociclista ficou ferido em uma colisão entre carro e moto. O acidente foi registrado por volta das 17h desta sexta-feira na SC-163, em Descanso. O Corpo de Bombeiros foi até a área industrial do município, onde encontrou o motociclista amparado por populares. Ele apresentava fratura exposta na perna direita e suspeita de fratura da clavícula direita. Após os primeiros socorros, ele foi levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste foi acionada e fez o registro da ocorrência.

Um princípio de incêndio atingiu uma granja de suínos por volta das 17 horas desta sexta-feira, na comunidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste. A ocorrência mobilizou guarnições dos bombeiros de Itapiranga e Iporã do Oeste, porém, os funcionários da granja de suínos já haviam realizado o combate às chamas e estavam na fase de refrigeração da estrutura incendiada. Os bombeiros de Itapiranga deram sequência no rescaldo nas partes internas da estrutura de madeira, que comportava um forno a lenha para queima de resíduos da compostagem. A ação foi necessária para eliminar riscos de atingir outros sete galpões de criação de suínos, medindo cerca de sete mil e 900 metros. A equipe dos bombeiros de Iporã do Oeste foi dispensada no local, após verificação das baixas proporções do sinistro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.