ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 03/06/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 80. O euro está valendo cinco reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

As forças russas ocupam atualmente quase 20 por cento do território ucraniano, ou seja, 125 mil quilômetros quadrados, que incluem a anexada península da Crimeia e o território controlado ao lado dos separatistas pró-Moscou desde 2014. A afirmação é do presidente VOLODYMYR ZELENSKY. Antes do início da guerra, em 24 de fevereiro, as forças russas controlavam 43 mil quilômetros quadrados na Ucrânia, declarou ZELENSKY. Desde 2014, as forças russas ocupavam a península da Crimeia e, ao lado dos separatistas pró-Moscou do leste do país, um terço da bacia de mineração do Donbass.

– TERÇA - 03.06.22 – MELLER

O Ocidente deve se preparar para uma longa guerra de exaustão na Ucrânia, advertiu nesta quinta-feira o chefe da Otan, JENS STOLTENBERG, após conversar com o presidente americano, JOE BIDEN, na Casa Branca. Ele disse que o conflito se transformou em uma guerra de exaustão. O chefe da Otan viajou à capital americana para preparar a cúpula da Otan prevista de 28 a 30 de junho em Madri, na Espanha. A guerra na Ucrânia "poderia terminar amanhã se a Rússia encerrasse sua agressão", declarou na quarta-feira o secretário-geral da Otan durante uma coletiva de imprensa ao lado do chefe da diplomacia americana, ANTONY BLINKEN. Ele disse que a ofensiva russa na Ucrânia vai durar ainda "muitos meses".

A polícia de Tulsa, no estado americano de Oklahoma, disse nesta quinta-feira que o homem que matou quatro pessoas a tiros em hospital foi ao local para matar um médico que ele culpava pelas dores que sentia após uma cirurgia. O atirador, identificado como MICHAEL LEWIS, entrou na unidade de saúde com um fuzil AR-15, abriu fogo e matou quatro pessoas. Além das quatro pessoas mortas, várias outras ficaram feridas. O atirador, que se matou, deixou uma carta no local. O conteúdo não foi divulgado

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde prorrogou até 24 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e a Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo. A decisão foi anunciado na noite desta quinta-feira, na véspera do término das duas campanhas. De acordo com a pasta, a vacinação contra sarampo para crianças de 6 meses a 5 anos, até 24 de maio, alcançou apenas 19 por cento do total. No caso da influenza, em que o público-alvo são os idosos, a cobertura estava em 48 por cento. Para trabalhadores da saúde e professores, que também recebem o imunizante, a cobertura de influenza estava em 36 vírgula nove e 29 vírgula dois, respectivamente.O cenário é ruim em escala nacional, segundo a nota da Secretaria de Saúde.

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos decidiu nesta quinta-feira recomendar ao presidente JAIR BOLSONARO a inclusão da Petrobras na lista de estudos para uma possível privatização. Esse é apenas um dos passos no longo processo que pode levar à venda da estatal ao setor privado. Antes que isso aconteça, o tema deverá passar pela Presidência da República, pelo Congresso e pelo Tribunal de Contas da União. Na semana passada, o presidente já havia assinado um decreto para incluir a Pré-Sal Petróleo S.A. no PPI. A estatal é responsável por gerenciar os contratos da União para exploração do petróleo localizado na camada pré-sal. A ideia do conselho é ampliar as possibilidades de venda dos contratos, a fim de permitir que a PPSA os comercialize de forma mais livre e autônoma.

O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu um por cento no primeiro trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, conforme divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Frente ao mesmo trimestre de 2021, o avanço foi de um vírgula sete por cento. Em valores correntes, o PIB chegou a dois trilhões 249 bilhões. Trata-se do terceiro resultado positivo seguido, depois do recuo registrado no segundo trimestre de 2021. O avanço, porém foi menor que o alcançado no primeiro trimestre do ano passado frente ao quarto trimestre de 2020. O resultado representa uma aceleração frente aos trimestre anteriores, impulsionada pelo setor de serviço.

Santa Catarina tem 19 pessoas a espera de um leito de UTI na rede pública de saúde nesta quinta-feira. São sete crianças e 12 adultos que aguardam por uma vaga. Atualmente, a taxa de ocupação no Estado é de 96 vírgula 95 por cento, com mil e 17 dos mil e 49 ocupados. A maioria dos adultos na fila de espera está no Grande Oeste: cinco pessoas esperam na região. Já os demais estão no Vale do Itajaí, Foz do Itajaí e Meio-Oeste. A Secretaria de Estado da Saúde, no entanto, não divulgou as doenças de quem aguarda pela vaga. Ontem, o governo do Estado negou que a elevação no número de casos de síndrome respiratória pode levar a adoção de medidas mais restritivas se não houver controle nem avanço da vacinação. A informação oficial é de que o Estado investirá na regionalização das medidas sanitárias, isso significa que os municípios terão autonomia para definir sobre regramentos.

A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, em reunião semipresencial realizada nesta quarta-feira, aprovou por unanimidade projeto de Lei que institui o programa de estímulo à implantação das tecnologias de conectividade móvel no estado. A proposta, de autoria do deputado JAIR MIOTTO, do União Brasil, agora está apta para ser apreciada em plenário. Com o parecer favorável da relatora, deputada ADA DE LUCA, do MDB, o projeto prevê a promoção de um ambiente favorável à economia digital; o debate acerca dos ganhos e impactos advindos da tecnologia 5G; o estímulo à modernização das legislações locais que tratam da implantação da infraestrutura de telecomunicações; a cooperação entre os entes municipais para o alinhamento das legislações e o desenvolvimento de tecnologias.

O estado de Santa Catarina tem cerca de 290 mil pessoas com deficiência, mas apenas 50 mil recebem o Benefício de Prestação Continuada. O dado foi revelado durante audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada na tarde desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa. Segundo a auditora fiscal do trabalho, LUCIANE CARVALHO, para essas 290 mil pessoas há 44 mil vagas de trabalho, mas apenas 24 mil estão preenchidas. Para o representante da Federação Catarinense dos Municípios, PAULO SULDOVSKI, o problema está na dificuldade de acesso, uma vez que atualmente o atendimento do INSS é realizado através do aplicativo “Meu INSS”, pelo telefone 135 e, em casos especiais, com atendimento presencial nas agências.

Para veterinária animais abandonados é uma questão social. Chama atenção de ANA MARIA STEFFENS de Campo Erê a bastante tempo a situação de cães e gatos de rua nos bairros e na cidade, desnutridos e com falta dos cuidados básicos. Ela nota que esse não é só um problema de Campo Erê. Na sua opinião a negligência é por falta muitas vezes de consciência da população. ANA defende a criação de leis municipais para tratar do assunto. O mínimo, esperava ela, é que os animais fossem levados para vacinação e castração. Orienta a quem não quer castrar, que pelo menos cuide dos machos e fêmeas em períodos de reprodução.

Como se trata de saúde pública, recentemente a prefeita ROZANE MOREIRA doou para um pet de Campo Erê 40 procedimentos de castração. É que a veterinária ANA MARIA STEFFENS trouxe para a cidade o castra móvel, mas ela lamenta que pouca gente deu importância e somente 83 procedimentos foram feitos. Agora o veículo e os profissionais só vão a um lugar quando tem no mínimo cem procedimentos para fazer. O estabelecimento da veterinária consegue fazer um pequeno rodízio. Toda semana um animal, já tratado, sai do abrigo para dar lugar a outro. ANA MARIA destaca que configura maus tratos tanto animais muito magros como muito gordos.

Secretaria de Agricultura trabalha na abertura de bebedouros. A demanda do município de Santa Terezinha do Progresso é grande, como conta o responsável pela pasta JACOB JUNGES. De acordo com ele, mesmo o período agora sendo chuvoso, os agricultores estão se precavendo com bebedouros para enfrentar novos ciclos de estiagem. Além disso, o secretário garante que junto com a Epagri a Agricultura trabalha com os projetos de aquisição de caixas de água, que é um financiamento que vem com 70 por cento de rebate. É um programa do governo estadual, desenvolvido pela Epagri em parceria com a Secretaria de Agricultura. Vários outros trabalhos são realizados na pasta.

JACOB acrescenta que todo agricultor que precisa de algum tipo de trabalho, deve procurar a Secretaria o quanto antes, pois o desenvolvimento das atividades é feito através de um cronograma. O secretário comenta ainda sobre o projeto de energia solar que está em andamento em Santa Terezinha do Progresso. No dia 12, agora de junho haverá assembleia de fundação da cooperativa de energia solar, para que o agricultor também se torne autossuficiente na questão de produção de energia.

O asfaltamento da estrada rural partindo da cidade de Palma Sola até a Linha Esquina Mello, sentido a São José do Cedro, foi tratado na última viagem à Florianópolis. O prefeito de Palma Sola CLEOMAR MANTELLI, relatou que durante a visita ao governador também foi aproveitado reforçar o pedido de pavimentação rural. Ao todo são três quilômetros e meio de asfaltamento com orçamento de três vírgula nove milhões de reais previstos para investimento. O prefeito comentou sobre o prazo curto para captar estes montante antes do período eleitoral de outubro.

Chefe do executivo garante que estará intensificando as cobranças para viabilizar esta obra. Para o prefeito, este investimento será um dos maiores já efetuados em Palma Sola. MANTELLI também comentou sobre sua viagem que estava programada para ocorrer nas próximas semanas para Brasília. Mas em conversas com deputados, foi informado que o governo Federal não liberará mais recursos. Já para à capital do Estado, o prefeito informou que estará indo no final de ano, depois das eleições.

Cooperativas de crédito se unem na região de Campo Erê. Elas são a Cresol Santa Terezinha, presidida por DIRCEU RCALCATI, com abrangência em 3 municípios, e a Cresol Inovação quer tem na presidência PAULO DE BARROS que atende a 4 municípios. Na avaliação de DIRCEU se juntando essas cooperativas vão ficar bem mais forte. Ele informa que foram 2 anos de estudos e reuniões até chegar a esse momento. Os 2 presidentes, os conselhos e os quadros de associados analisaram amplamente a ideia de fusão. RECALCATI complementa que além de tornar uma grande instituição a Cresol Inovação, como será chamada, vai possibilitar um importante corte de gastos levando em conta toda pandemia e estiagem que assolaram a região.

A fusão da Cresol Santa Terezinha e a Cresol Inovação vai atingir a casa de 8 mil associados. Conforme PAULO DE BARROS, que será o presidente, a Santa Terezinha será extinta, mas a nova instituição financeira vai atender as populações de Santa Terezinha do Progresso, Saltinho, Campo Erê, Coronel Martins, Abelardo Luz, Galvão e Jupiá. O dirigente adianta que a instituição não vai abrir mão do atendimento presencial. A Cresol Inovação vai passar a valer oficialmente no momento em que o Banco Central aprovar a fusão. DIRCEU e PAULO acreditam que isso ainda vai levar uns 60 dias para acontecer.

Após denúncia de violência doméstica, mulher é presa com dois revólveres na cintura. A Polícia Militar de Francisco Beltrão recebeu uma denúncia de que em um apartamento térreo em um prédio na Rua Marilia, estaria ocorrendo violência doméstica. No local, a equipe policial constatou que havia algumas pessoas agitadas e nervosas arrumando uma mudança, sendo abordados três mulheres e um homem. Ao serem indagados do que estavam fazendo, apresentaram versões desconexas, sendo então encaminhados para a parte externa do apartamento, onde foi feito a revista pessoal e encontrado com uma das mulheres dois revólveres, um calibre 38 e outro calibre 32, cada um com seis munições intactas.

O homem informou que o revólver calibre 32 era de sua propriedade, porém o outro não. Diante da situação o homem que disse ser proprietário de uma das armas e a mulher que as portava foram encaminhados para a décima nona subdivisão de polícia. As outras duas mulheres foram liberadas.

Homem é socorrido com ferimento por arma branca em São Lourenço do Oeste. Os bombeiros atenderam um homem, de 56 anos, com ferimento ocorrido por meio de uma arma branca, possivelmente uma faca, em linha São Roquinho, interior de São Lourenço do Oeste. A ocorrência foi na tarde de ontem por volta das 16 horas e 30 minutos. Conforme a guarnição, o homem estava consciente e com sinais vitais estáveis. O ferimento, considerado grave, foi no abdômen. Ele foi levado para atendimento médico na UPA. O local da ocorrência, dizem os bombeiros, era de difícil acesso. A Polícia Militar registrou a ocorrência, porém, até o momento, não deu mais detalhes sobre o caso.

Acusado de tentativa de homicídio foi condenado em júri popular. Em julgamento realizado ONNTEM no Tribunal do Juri da Comarca de Francisco Beltrão, o réu CLAUDIOMIR TEIXEIRA, que era acusado de tentativa de homicídio contra EDIO RODRIGUES, foi condenado a 5 anos e anos e 4 meses de reclusão pelo crime de tentativa de homicídio e a 1 ano e detenção e 10 dias multa pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. O crime ocorreu no dia 29 de dezembro de 2019, onde após um desentendimento, CLAUDIOMIR efetuou disparos de arma de fogo em EDIO, causando ferimentos descritos em Laudo de Exame de Lesão Corporal, que caracterizou o crime de tentativa de homicídio.

O julgamento iniciou às 09 Horas da manhã e encerrou às 19 e 10. A Juíza de Direito da Vara Criminal que presidiu o julgamento, JANAÍNA MONIQUE ZANELATTO ALBINO, proferiu a sentença final. O réu que aguardava o julgamento em liberdade vai recorrer em liberdade da decisão do Tribunal do Júri.

Homem morre atropelado na PR-180. O acidente ocorreu ontem por volta das 18 horas e 30 minutos na PR-180 na comunidade Linha Esperança, em Renascença, sentido a Campo Erê. Um homem ainda não identificado morreu atropelado por um caminhão VW24.280 emplacado em Campo Erê. A equipe do Suporte Avançado do SAMU esteve no local e o médico constatou o óbito da vítima que transitava a pé, mas carregava um capacete. A Criminalística foi acionada para o trabalho de perícia e em seguida o corpo foi removido ao IML de Francisco Beltrão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.