-COMISSÃO DECIDE QUE MORO DEVE RECEBER SALÁRIO DE MINISTRO POR MAIS 6 MESES
-SERVIDORA APONTA INFLUÊNCIA DE EX-SECRETÁRIOS EM COMPRA DE RESPIRADORES PELO GOVERNO
-VEREADOR PEDE QUE MUNICÍPIO CRIE PROGRAMA DE AUXILIO FINANCEIRO PARA MEIs
-SECRETÁRIOS DE SAÚDE DA AMEOSC AVALIAM PLANO DE GESTÃO COMPARTILHADA DA COVID-19
-SÃO MIGUEL DO OESTE MAIS RECUPERADOS DO QUE INFECTADOS COM O CORONAVÍRUS
-GESTANTE DE 5 MESES FICA FERIDA EM ATROPELAMENTO NO CENTRO DA CIDADE
-GOLPE EM COMPRA DE CARRO PELA INTERNET FAZ NOVAS VÍTIMAS NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 40 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 30 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos para a compra e cinco centavos e meio para venda.
O papa FRANCISCO afirmou nesta quarta-feira que considera "intolerável" qualquer forma de racismo. Em uma mensagem na qual se referiu aos protestos nos Estados Unidos após a morte de GEORGE FLOYD, o papa condenou a violência registrada em parte das manifestações. Ele afirmou que não dá para tolerar ou fechar os olhos diante de nenhuma forma de racismo ou de exclusão e pretender defender o caráter sagrado de toda vida humana. FRANCISCO disse ainda que "nada se ganha" com reações violentas como as registradas nos últimos dias. Ele também citou que "a violência das últimas noites é autodestrutiva”,Nada se ganha com a violência e muito se perde", afirmou em uma mensagem específica aos fiéis dos Estados Unidos.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos elevou o estado de alerta de segurança na capital, Washington, para o segundo maior nível nesta terça-feira, por conta dos protestos contra racismo que acontecem no país. As autoridades se preocupam com vandalismo e ataques contra o Pentágono e outras instalações de Defesa na capital, além de desordem pública durante os protestos e elevaram o nível de segurança. Os protestos contra racismo nos Estados Unidos chegaram ao oitavo dia nesta terça-feira. As manifestações começaram depois que GEORGE FLOYD, um homem negro, foi assassinado por um policial branco, em Mineápolis, na segunda-feira, dia 25 de maio.
Inicialmente programadas para três de maio e adiadas por causa do coronavírus, as eleições gerais na Bolívia serão em seis de setembro. O anuncio foi feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, SALVADOR ROMERO, nesta terça-feira, depois de um acordo entre os partidos. O TSE enviará ao Parlamento um projeto de lei que "prevê a realização da eleição geral até seis de setembro. A Bolívia retornará às eleições após os comícios de 20 de outubro do ano passado, anulados após os violentos protestos da oposição, que denunciou uma fraude a favor do então presidente EVO MORALES.
GLOBO – QUARTA – 03.06.20 – MELLER
O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, CARLOS DA COSTA, afirmou nesta terça-feira que o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte deve estar disponível para contratações a partir da semana que vem. O projeto de lei do Pronampe foi aprovado pelo Senado Federal em 24 de abril, e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO quase um mês depois, com vetos, em 19 de maio. A falta de crédito para micro, pequenas e médias empresas é uma das principais reclamações dos empresários durante a crise do novo coronavírus. Passadas mais de cinco semanas desde a aprovação no Congresso, entretanto, o dinheiro ainda não chegou às mãos dos empreendedores. O Pronampe é destinado a micro e pequenas empresas com taxa de juros de um virgula 25 por cento ao ano, mais a taxa Selic que atualmente está em três por cento ao ano.
A Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu nesta terça-feira que o ex-ministro da Justiça SERGIO MORO deve cumprir período de quarentena. Pela decisão, MORO receberá salário por seis meses, poderá dar aulas e escrever artigos no período e não poderá trabalhar como advogado durante a quarentena. A lei que dispõe sobre o conflito de interesse no serviço público diz que pessoas que tenham exercido cargo de ministro, entre outros no alto escalão do governo federal, devem respeitar a chamada "quarentena" de seis meses antes de assumir emprego no qual possam se valer de informação privilegiada. SERGIO MORO tomou posse no cargo em janeiro de 2019 e anunciou a demissão há pouco mais de um mês, em 24 de abril.
O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, concordou nesta terça-feira com a prorrogação das investigações do inquérito que apura possível interferência de JAIR BOLSONARO na Polícia Federal e deu aval para o depoimento do presidente. A avaliação de Aras foi solicitada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, CELSO DE MELLO na última sexta-feira. O inquérito foi aberto, a pedido da PGR, para apurar possível ingerência do presidente na PF. A suposta ilegalidade foi anunciada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO. Em depoimento à PF, o ex-juiz da Lava Jato afirmou que a reunião ministerial ocorrida em 22 de abril era uma prova da interferência política. O presidente, por sua vez, nega. O depoimento de BOLSONARO depende de autorização do relator do inquérito, ministro CELSO DE MELLO.
Santa Catarina despencou no ranking dos Estados brasileiros com mais casos por milhão de habitantes nas últimas 10 semanas, caindo do quinto para o vigésimo primeiro lugar. Nesta terça-feira, o estado registrou mil 348 casos por milhão de habitantes e ficou atrás da Bahia, que tem mil 440 casos por milhão. Em números absolutos, Santa Catarina tem nove mil e 600 mil pessoas infectadas por Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados são do Ministério da Saúde. A posição atual de Santa Catarina na lista nacional reflete o achatamento da curva no estado, ao mesmo tempo em que os gráficos dos outros estados apresentam crescimento. Com 148 mortes no total, Santa Catarina aparece em vigésimo terceiro lugar no ranking de óbitos por milhão de habitantes no Brasil.
A servidora MÁRCIA PAULI, superintendente de gestão administrativa da Secretaria de Estado da Saúde no período da compra dos 200 respiradores junto à empresa Veigamed, prestou depoimento na noite desta terça-feira para a CPI que investiga o contrato na Assembleia Legislativa. Em quase três horas e meia de depoimento, MÁRCIA voltou a afirmar que a indicação da empresa Veigamed partiu do então secretário da Casa Civil de SC, DOUGLAS BORBA, e que o negócio com a empresa ao valor de 33 milhões foi fechado pelo então secretário da Saúde, HELTON ZEFERINO. De acordo com ela, ZEFERINO negociou com a Veigamed para baixar o valor da proposta e encaminhar o fechamento do negócio.
O ex-chefe da Casa Civil DOUGLAS BORBA garantiu aos membros da comissão parlamentar de inquérito sobre os 200 respiradores artificiais adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde que não teve qualquer participação nesse processo e que só ficou sabendo do pagamento antecipado de 33 milhões no dia 22 de abril, quase 20 dias depois da conclusão da compra. Ele classificou o processo como desastroso, no qual “ritos não foram obedecidos”, e atribuiu toda a responsabilidade à Secretaria de Saúde. O ex-secretário de saúde, HELTON ZEFERINO também foi ouvido pela CPI ontem e disse que não autorizou o pagamento antecipado para a empresa Veigamed. Ele também citou a possibilidade de fraude nesse processo e disse que a autorização para pagar a empresa foi da servidora MÁRCIA PAULI.
A associação dos criadores de bovinos do extremo-oeste vai realizar no final deste mês mais um leilão de reprodutores. Será a décima edição do evento destinado a venda de animais de alta genética na região. De acordo com o presidente da entidade, MOACIR PIROCA, o evento está marcado para às sete horas da noite de sexta-feira, dia 26 de junho. O leilão será realizado no formato on line na sede da Associação no parque de exposições Rineu Gransotto. Ele disse que o evento será no formato virtual e também com uma presença mínima de público, já que as últimas portarias permitem a ocupação de cerca de 30 por cento da capacidade do local. PIROCA acredita que as regras podem mudar até o dia 26 e a entidade espera essa definições para organizar a participação dos produtores no leilão.
Além do leilão de reprodutores na sexta-feira, dia 26, a Associação dos criadores de bovinos do extremo-oeste vai realizar mais um remate de gado geral do sábado, dia 27. A informação é do presidente da entidade, MOACIR PIROCA. Ele disse que cerca de 500 animais para recria e engorda devem ser comercializados no remate de sábado. O evento, que também será virtual e parcialmente presencial, começa por volta da uma e meia da tarde. Os animais são de criadores da região. No leilão de reprodutores que vai acontecer na noite anterior, cerca de 50 animais de alta genética serão colocados à venda.
A rodada online de negócios do núcleo da Mulher Empresária vai ser realizada neste sábado. A primeira edição do evento neste formato está confirmada para as sete e meia da noite e foi adotada devido à regras de convivência social com a proibição de eventos com a aglomeração de pessoas. A inscrição ainda pode ser feita na Acismo e o representante da empresa poderá participar de três sessões, com até 15 pessoas. Os participantes terão até dois minutos cada falar e serão regulados por um mediador. A inscrição não tem nenhum custo. A rodada tem o apoio da Acismo, Sebrae e do Projeto Empreender.
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste ingressou, nesta semana, no Movimento Regional do Conhecimento. A ação surgiu do esforço conjunto das associações empresariais do Oeste de Santa Catarina que se uniram para compartilhar eventos. A ideia é promover encontros e palestras virtuais a fim de alcançar o maior número de pessoas e facilitar a participação de empresários de toda a região. O movimento vai priorizar a discussão e formação em áreas como inovação, tecnologia e oportunidades. Além do entendimento sobre o formato e organização, as entidades também já construíram uma agenda de eventos específicos, que atenda as demandas globais dos associados nessa região. Os encontros também vão servir para compartilhar cases, experiências e modelos de gestão entre os empresários.
O primeiro evento virtual do Movimento Regional do Conhecimento vai acontecer amanhã à noite. A atividade está marcada para as sete e 15 e contará com a participação de ROBERTO ZAGONEL e RODRIGO ZAGONEL, presidente e gerente administrativo da empresa Zagonel. Eles vão tratar sobre inovação, mudanças e futuro. Esse, todos os eventos desse tipo serão online e gratuitos. O link de acesso ao encontro virtual de amanhã pode ser obtido na sede da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste. O Movimento Regional do Conhecimento é uma iniciativa associativista e se soma às demais ações empresariais que buscam mitigar os impactos da pandemia do novo coronavírus nas empresas e na sociedade.
A Casan de São Miguel do Oeste segue com os trabalhos da nova adutora de água no município. A informação é do chefe da agência local da empresa, EDNILSON MELLO. De acordo com ele, a obra compreende o trecho entre os bairros Estrela e São Gotardo. Conforme ele, a ação executada pela estatal está dentro da expectativa prevista. MELLO destacou que a obra trará transtornos para a população. Ele lembrou que em dias mais úmidos como os registrados nas últimas semanas, os transtornos serão maiores e mais sentidos pela população de São Miguel do Oeste.
A Casan já confeccionou mais de meio quilômetro da nova adutora de água em São Miguel do Oeste. A afirmação é do chefe da agência local da empresa no município, EDNILSON MELLO. Segundo ele, ao todo, já foram executados 600 metros dela, restando ainda mil e 400 metros de encanamento a serem construídos. Ele revelou que, após, finalizado esse trabalho, mais de 12 mil usuários serão beneficiados em São Miguel do Oeste. Questionado sobre o término da obra, MELLO salientou que a ideia inicial era concluir os trabalhos em três ou quatro meses, porém, devido ás condições climáticas esse tempo deve ser maior.
O custo da nova adutora que está sendo construída pela Casan em São Miguel do Oeste será superior a meio milhão de reais. O comentário é do chefe da agência local da empresa, EDNILSON MELLO. Ele disse que serão 600 mil reais investimentos nesse trabalho no município. Ele esclareceu que essa ação é fundamental, pois o novo encanamento vai evitar vazamentos na rede. Questionado sobre outros investimentos da estatal em São Miguel do Oeste, EDNILSON MELLO declarou que neste final de semana uma equipe de São Paulo deve estar no município para realizar a troca de tubulação e a colocação de uma nova bomba na adutora localizada na Linha Gramadinho. Ele lembrou que os canos no local estão bastante danificados e por isso a troca se faz necessária.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em segundo turno, nesta terça-feira,os projetos de lei que tratam de alterações nas normas de parcelamento do solo urbano, no Código de Obras e Edificações e no sistema viário. Os projetos, votados em sessão por videoconferência, sofreram mudanças por emendas propostas pelos vereadores. Além das emendas aprovadas em segundo turno, os vereadores apresentaram novas modificações dos textos originais que também foram aprovadas na noite de ontem. Em entrevista recente para a Peperi, o presidente da casa, EVERALDO DI BERTI disse que os projetos trazem uma série de novidades para o plano diretor e que a legislação agora está mais flexível e em acordo com a realidade urbana de São Miguel do Oeste.
A câmara de vereadoresaprovou, na sessão virtual de ontem à noite, um pedido para que a prefeitura crie um programa de microcrédito com o objetivo de prestar auxílio financeiro emergencial a microempreendedores individuais. A proposta é do vereador VAGNER PASSOS. De acordo com ele, o objetivo é evitar que a crise econômica se agrave ainda no município. PASSOS entende que a administração municipal pode criar um programa de microcrédito para auxiliar os microempreendedores e injetar dinheiro no mercado local. Ele citou que outras cidades já adotaram essa medida. PASSOS destacou ainda que, com essa iniciativa, a prefeitura irá contribuir para que estes empresários e empresas se mantenham ativos e atuando no mercado.
O colegiado dos secretários de saúde da Ameosc se reuniu nesta terça-feira para avaliar o plano de gestão compartilhada para o enfrentamento da pandemia do coronavírus anunciado na segunda-feira pelo governador CARLOS MOISÉS. A reunião de ontem à tarde foi virtual e também contou com a participação do presidente da Ameosc, prefeito de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO. A partir de agora, o estado vai dividir com as regiões e com os municípios as decisões sobre liberação ou restrição de atividades. A coordenadora do colegiado, secretária de Saúde de Palma Sola, DÉBORA PREVEDELLO, disse que a avaliação inicial é positiva já que a definição de medidas regionalizadas também era uma reivindicação dos municípios. Ela citou que os prefeitos devem se reunir ainda nesta semana para discutir os primeiros encaminhamentos a partir do decreto de gestão compartilhada.
As nova medidas de enfrentamento da pandemia do coronavírus devem ser discutidas e adotadas conjuntamente pelos municípios da Ameosc. A posição é da coordenadora do colegiado de secretários de Saúde da Associação, DÉBORA PREVEDELLO. Ela disse que apesar de algumas cidades terem casos confirmados de Covid-19 e outras não, é importante que as decisões sejam da região. DEBORA citou que os municípios não deveriam adotar medidas isoladas. Ela explicou que os moradores das cidades sem registro da doença tem contato profissional ou familiar com as localidades onde os casos confirmados, por isso, é importante que as estratégias sejam definidas regionalmente. A secretária comentou ainda que as medidas serão adotadas a partir da classificação de risco que será anunciada pelo estado e com base nos critérios técnicos, como número e gravidade dos casos e taxa de ocupação dos leitos hospitalares.
É preciso ter muita cautela na definição das novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, com a liberação de atividades, porque a região está registrando um crescimento da transmissão do vírus. De acordo com a coordenadora do colegiado dos secretários municipais da saúde da Ameosc, DÉBORA PREVEDELLO, o vírus está circulando e a transmissão está ocorrendo dentro das cidades. Ao contrário que o decreto de gestão compartilhada parece sugerir, ela entende que este não é momento de ampliar a flexibilização e liberar atividades que ainda estão medidas restritivas.
A Ameosc divulgou um boletim atualizado sobre o número de casos confirmados de coronavírus na região. Dos 19 municípios que fazem parte da associação do extremo-oeste, nove não tem nenhum caso confirmado: Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Mondaí, Paraíso e Princesa. 11 cidades somam 90 casos confirmados de Covid-19 e 37 pessoas já haviam se recuperado da doença até segunda-feira quando foi feito o levantamento. O boletim da Ameosc também informa que a região tem cerca de 210 pessoas com sintomas respiratórios.
Pela primeira vez desde o registro do primeiro caso de Covid-19 na cidade, São Miguel do Oeste tem mais pessoas recuperadas do que moradores com a doença. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem, mais 12 pessoas entraram para a lista de pacientes recuperados da covid-19. Ao todo, já são 38 pessoas curadas. Outros dois homens testaram positivo, um deles com internação hospitalar. Com isso, o número de recuperados, pela primeira vez, ultrapassou o de infectados. Até o momento, 66 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus no município. 27 estão em isolamento domiciliar, um está internado no hospital e 38 estão recuperados.
Um empresário denunciou a atuação de um grupo que estaria cometendo furtos na cidade. Nesta terça-feira, VANDERLEI AUGUSTO CHRISTOFF divulgou um vídeo do sistema de monitoramento que mostra a atuação dessas pessoas. De acordo com ele, os suspeitos fizeram várias tentativas de furto em três dias seguidos no final de maio, tanto na empresa quanto na residência dele. Os suspeitos atiraram pedras, danificaram o imóvel e ainda tentaram furtar o veículo que é utilizado para trabalho. VANDERLEI comentou que a Polícia Militar já foi acionada. Ele relatou que existe um grupo de pessoas no bairro Andreatta que só pensa em cometer crimes e que algo precisa ser feito imediatamente.
Uma colisão traseira deixou uma pessoa ferida no final da tarde de ontem na BR 163. O acidente aconteceu por volta das cinco horas da tarde de ontem à cerca de dois quilômetros do trevo de entrada da cidade de Guarujá do Sul e envolveu uma camionete Nissan Frontier placas de Dionísio Cerqueira e um caminhão com placas do Paraná. No caminhão, estava apenas o motorista de 52 anos que não se feriu. Quatro pessoas estavam na caminhonete e apenas o motorista teve ferimentos. O homem, de 52 anos, relatava forte dor no tórax. Ele sofreu escoriações e hematomas causados pelo cinto de segurança. Após avaliação inicial do Corpo de Bombeiros, a vítima foi conduzida ao hospital de Guarujá do Sul.
Uma mulher foi atropelada no começo da manhã de hoje no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das sete e meia na rua Almirante Tamandaré. Uma mulher, grávida de cinco meses, foi atropelada por um Ka, placa de São Miguel do Oeste. Os bombeiros realizaram os primeiros atendimentos e encaminharam a vítima até o Hospital Regional. A Polícia Militar foi acionada e também realizou todos os levantamentos do acidente. As fotos estão no portal da Peperi na internet.
Um morador de Maravilha e outro de Iporã do Oeste foram vítimas do golpe aplicado na compra e venda de veículos pela internet. De acordo com a Polícia Militar, um homem de Maravilha anunciou a venda de uma EcoSport pelo valor de 42 mil e 500 reais em um famoso site de vendas. Uma pessoa, que se identificou como sendo de Concórdia, manifestou interesse em adquirir o veículo e simulou a transferência do valor na conta da vítima, possivelmente falsificando o comprovante de depósito. O vendedor de Maravilha encaminhou para o falso comprador o documento de transferência preenchido. O comprador então fez um novo anúncio no site e ofereceu o mesmo carro por 33 mil reais. Uma pessoa de Iporã do Oeste efetuou o depósito em uma conta indicada pelo suposto vendedor e foi buscar o veículo em Maravilha, com o vendedor original e proprietário do veículo. Em resumo, o golpista ficou com os 33 mil, a pessoa de Iporã do Oeste ficou com o carro e o proprietário acabou perdendo o automóvel.