ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sexta-feira - 03 05 2024

-ENCHETES DEIXAM 32 MORTOS E MAIS DE 24 MIL PESSOAS FORA DE CASA NO RS

-CHUVAS ATINGEM 19 CIDADES E DEIXAM 37 DESALOJADOS EM SANTA CATARINA

-CARTÓRIO ELEITORAL ESTARÁ ABERTO PARA ATENDER ELEITORES NESTE SÁBADO

-ACISMO E AMEOSC LANÇAM CAMPANHA PARA AJUDAR ATINGIDOS POR ENCHENTES

-ÍNDICE DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É DE 38 POR CENTO NO EXTREMO-OESTE

-DOIS HOMENS SUSPEITOS DE ESTUPRO SÃO PRESOS PELA POLÍCIA MILITAR

-HOMEM MORRE EM TOMBAMENTO DE TRATOR NO INTERIOR DE DESCANSO

O tempo é de céu encoberto. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e cinco centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. O peso está cotado em 0,0059 centavos.

O governo da nação insular africana de São Tomé e Príncipe vai pedir a Portugal que repare os danos morais causados pelo colonialismo, disse nesta quinta-feira o ministro da Educação e Cultura do país. Em declarações à agência de notícias portuguesa Lusa, a ministra ISABEL ABREU afirmou que o governo de São Tomé e Príncipe irá elaborar um plano para negociar reparações com Portugal, acrescentando que o processo levará tempo. ABREU destacou que a questão seria discutida em uma reunião de gabinete.

A Turquia não retomará o comércio com Israel, no valor de cerca de sete bilhões de dólares por ano, até que um cessar-fogo permanente seja assegurado em Gaza, com ajuda humanitária sem impedimentos para os palestinos. O ministro do comércio, OMER BOLAT, disse nesta sexta-feira que a atitude intransigente de Israel e o agravamento da situação em Gaza levaram a Turquia a interromper o comércio. A decisão da Turquia, anunciada na noite de quinta-feira, fez dela o primeiro dos principais parceiros comerciais de Israel a interromper as exportações e importações durante sua campanha militar em Gaza.

Com bombas de gás lacrimogêneo e tiros balas de borracha, a polícia da Califórnia, nos Estados Unidos, retirou nesta quinta-feira manifestantes que estavam acampados no campus da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e prendeu centenas deles. Os manifestantes, a maioria estudantes e professores, fazem parte da onda de protestos pró-Palestina que tomou grandes universidades dos Estados Unidos nas últimas semanas. O número total de manifestantes presos em todo o país passou das duas mil pessoas nesta quinta, segundo a Associated Press. Nesta semana, a Universidade da Califórnia se tornou palco de um dos protestos mais intensos.

O governo do presidente LULA liberou quatro bilhões e 900 milhões de reais em emendas parlamentares. É o maior valor liberado pelo Palácio do Planalto em apenas um dia. Os repasses foram autorizados na terça-feira e anunciados pelo ministro das Relações Interiores, ALEXANDRE PADILHA, na tarde dessa quarta-feira, em meio aos embates entre o Executivo e o Congresso Nacional, e às vésperas da sessão destinada a analisar vetos presidenciais. Com a nova liberação, o governo já autorizou 13 bilhões e 800 milhões em emendas parlamentares entre janeiro e abril deste ano.

O vice-presidente da República, GERALDO ALCKMIN, anunciou nesta quinta-feira, que o Brasil está livre da febre aftosa e que não há mais a necessidade de vacinação dos rebanhos contra a doença. O pronunciamento foi feito no Palácio do Planalto, em Brasília. Mais cedo, uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União reconhecendo a situação. Dessa forma, a imunização dos rebanhos foi suspensa em todas as unidades da federação. A expectativa agora é conseguir antecipar o reconhecimento internacional dessas áreas, o que pode facilitar aberturas de mercados. A meta do Brasil é ser reconhecido internacionalmente totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, chegou a quatro metros e meio na manhã desta sexta-feir e segue em elevação após os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a última semana. É a maior marca desde a enchente histórica de 1941, quando patamar chegou a 4,76 m. Trinta e duas pessoas morreram, 74 estão desaparecidas e outras 56 ficaram feridas em decorrência dos efeitos do mau tempo. Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil, 24 mil pessoas e 200 pessoas estão fora de casa, sendo sete mil 165 pessoas em abrigos e 17 mil e 87 desalojados que estão na casa de familiares ou amigos. Ao todo, 235 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 351 mil pessoas.

A vacina contra a gripe foi liberada para toda a população de Santa Catarina a partir de sexta-feira. As doses remanescentes da vacina estarão liberadas para aplicação em toda a população acima dos 6 meses. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde na noite desta quinta-feira. Na última terça-feira, o Ministério da Saúde havia emitido a recomendação de ampliar a vacinação, usando as doses excedentes na população em geral. A medida vem devido às altas taxas de internações em decorrência da gripe. Em Santa Catarina, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 93 por cento. A cobertura vacinal no Estado está em 32 por cento.

A greve do magistério público estadual repercutiu na reunião desta quinta-feira de manhã na Comissão de Educação e Cultura do Parlamento. A presidente do colegiado, deputada LUCIANE CARMINATTI, cobrou um posicionamento do governo do Estado para pôr fim à greve dos professores, que estão paralisados desde o dia 23 de abril. CARMINATTI disse que o magistério catarinense vive um momento de tensão, sem uma resposta oficial do Governo para solucionar esse impasse. O deputado IVAN NAATZ, que assumiu a liderança temporária do Governo no Parlamento, disse que a greve é motivo de grande preocupação do governador JORGINHO MELLO. Ele disse que o governo espera um recuo nessa greve para negociar.

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina nesta quinta-feira causaram estragos em 19 cidades, de acordo com a última atualização da Defesa Civil. As regiões mais atingidas foram Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, principalmente em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. A primeira morte devido ao alto volume de chuvas foi confirmada nesta sexta-feira. Trata-se de um homem de 61 anos que estava desaparecido em Ipira, no Meio-Oeste, após ter o carro arrastado por uma enxurrada, cujo corpo foi encontrado na manhã de hoje. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, ele estava dentro do veículo Uno, a um quilômetro de onde desapareceu. O Estado tem 16 desalojados em São João do Sul, 11 em São Joaquim, seis em Praia Grande e quatro em Orleans.Outras seis pessoas estão em um abrigo público em Praia Grande. Em dois dias, choveu 186 milímetros na cidade de Praia Grande que decretou situação de emergência, o maior acumulado do Estado.

O Peperi Debates deste sábado volta a olhar para o trânsito e as questões que envolvem segurança e respeito nesse ambiente da sociedade. O programa de amanhã, aproveitando a discussão gerada pelo Maio Amarelo, vai analisar o que torna o transito um espaço de risco e como está a relação entre os usuários do transito. O Debate vai reunir o Sargento da Polícia Militar e Observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, VALDECIR KUHN, o policial aposentado que atua no setor de CNH do DETRAN, JOSÉ TAVARES BASTOS e IVALDO CAVALI, usuário de transito como motorista e ciclista.

As comarcas de Maravilha e Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, reuniram servidores dos fóruns e das redes de apoio na última semana para discutir o atendimento a vítimas de violência doméstica. Foi a retomada, neste ano, das oficinas da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiardo Poder Judiciário de Santa Catarina. A passagem da equipe pela região teve o objetivo de preparar os profissionais envolvidos para atendimento adequado, humanizado, digno e acolhedor em favor das vítimas de crimes ou de atos infracionais, principalmente os relacionados à violência doméstica e familiar. O primeiro dia de trabalho foi no fórum de Maravilha onde está em funcionamento, desde o começo do mês, a Sala Lilás, espaço pensado para receber e atender as vítimas chamadas especiais.

Além do encontro em Maravilha, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiardo Poder Judiciário de Santa Catarina realizou uma atividade u na Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira. A pauta foi a campanha Sinal Vermelho. O propósito foi intensificar a campanha na região e reforçar a possibilidade de a vítima de violência doméstica pedir ajuda em farmácias ou órgãos públicos ao apresentar um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com batom, caneta ou qualquer outro material. Materiais de divulgação foram entregues gratuitamente aos participantes. A proposta é promover a qualificação do atendimento das vítimas de violência doméstica e familiar, além de se propor a unir os profissionais e equipamentos disponíveis na rede de assistência municipal.

Os cartórios da quadragésima segunda e octogésima segunda zonas eleitorais, que ficam no prédio da Peperi, vão ampliar o horário de atendimento para os eleitores. Amanhã, quatro de maio, o atendimento será das nove da manhã a uma da tarde. Na segunda, terça e quarta da semana que vem, dias seis, sete e oito de maio, os cartórios vão estar de portas abertas entre nove da manhã e cinco da tarde. Os eleitores devem agendar o serviço pelo site do TRE-SC ou pelo Disque-Eleitor. O cartório reforçou que o cadastro eleitoral será fechado no dia oito de maio e toda alteração como local de votação, pagamento de multas ou mudança de domicilio deve ser feita até essa data.

O nível do rio Uruguai subiu rapidamente desde a tarde de ontem e está mais de 11 metros acima do leito normal. A enchente, na velocidade registrada nas últimas horas, foi uma surpresa, inclusive para os órgãos que fazem o monitoramento do rio. Diversas pontes no interior de Itapiranga estão interditadas na SC 283 e na ITG 070, em linha Laranjeira. O serviço prestado pela Barca Aliança entre Itapiranga e Barra do Guarita no Rio Grande do Sul foi interrompido na noite de quinta-feira. Lanchas ainda realizam a travessia de funcionários dos frigoríficos da JBS, porém outros passageiros e veículos não podem acessar o serviço.

A Cheia do Rio Uruguai invadiu a Avenida em Itapiranga. Com nível próximo de 12 metros acima do normal, a enchente do Rio Uruguai causa várias consequências na cidade. Por volta das 10 horas desta sexta-feira, a água invadiu a Avenida Uruguai, principal acesso para o frigorifico JBS Aves e também ao Porto da Barca. A passagem de veículos para o Rio Grande do Sul foi interrompida ainda na noite de ontem e não tem previsão para ser retomada. Nas últimas horas a elevação do Rio Uruguai tem sido menor e com tendência de estabilizar nesta tarde de sexta-feira. Ás 11 horas, o nível do Rio Uruguai atingiu 11 metros e 90 centímetros acima do nível, elevação de oito centímetros na última hora.

A Acismo lançou na noite desta quinta-feira a campanha Acismo Solidária - O Rio Grande do Sul pede Socorro, em apoio às vítimas das chuvas que ainda assolam o estado vizinho. Com a situação crítica enfrentada pelo Rio Grande do Sul, a Acismo está convocando os empresários e a população local a se unirem para ajudar aqueles que foram afetados pelas enchentes. A campanha consiste na arrecadação de fundos via PIX, que serão integralmente destinados para auxiliar os atingidos. De acordo com o presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI, a região possui fortes laços com o Rio Grande do Sul é deve estender a mão para ajudar aqueles que estão sofrendo. As doações podem ser feitas pelo pix [email protected].

Os recursos financeiros são necessários para auxiliar as equipes de resgate e para a compra dos mantimentos mais urgentes. A afirmação é do presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI. Ele disse que o dinheiro, agora, pode ser mais útil para agilizar o processo de socorro as famílias que foram afetadas pela chuvarada. De acordo com GOBBI, em um segundo momento, a Acismo pretende ampliar a campanha e fazer uma arrecadação de mantimentos e itens básicos para que as famílias possam começar a reestruturação. Além da Acismo, outras entidades e prefeituras da região estão organizando campanhas para auxiliar os municípios gaúchos atingidos pelas enchentes.

A Ameosc também lançou uma campanha para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Assim como a Acismo, a Associação dos Municípios do Extremo Oeste está orientando a população a fazer doações em dinheiro via Pix na chave informada pelo Governador do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE, destinada a facilitar as contribuições financeiras para auxiliar as comunidades afetadas pelas enchentes. Algumas prefeituras da região também estão fazendo campanhas para ajudar os gaúchos, como Princesa e São José do Cedro.

O Boa Tarde Peperi desta quinta-feira conversou com dois migueloestinos que estão morando no Rio Grande do Sul. Eles relataram o drama vivido pelas famílias afetadas pelas chuvas. MARCELO BERNAT mora em Santa Cruz do Sul há mais de 20 anos e tem uma empresa em Venâncio Aires. Ele disse que a situação é terrível. As duas cidades tem casas debaixo de agua, inclusive com famílias que passaram a noite dormindo no telhado até que o socorro chegasse. Ele destacou que nunca tinha visto nada igual e que os bloqueios das rodovias dificultam a chegada das equipes de resgate e de alimentos e donativos para enfrentar esse momento.

A situação é caótica com muitas pessoas foram de casa e com a água chegando em locais que nunca tinha ficado alagados. A afirmação é de ROBERTO BIDO. Ele também é natural de São Miguel do Oeste e mora em Montenegro desde 1995. BIDO destacou que os mercados já não tem mais mantimentos e o quadro é de desespero na medida em que não para de chover. Ele ressaltou o espirito solidário do povo gaúcho, que está ajudando do jeito que pode. BIDO citou que três ginásio da cidade já está lotados com famílias que ficaram desabrigadas. Ele disse que essa enchente é mais grave do que a registrada em novembro do ano passado.

A vacina contra a gripe está liberada para toda a população do extremo-oeste. De acordo com a responsável pela vacinação da Gerencia Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, DILA POSATTI, o estado vai seguir a orientação do Ministério da Saúde e estender o medicamento para todas as pessoas que forem até os postos de saúde. DILA explicou que a organização fica a critério de cada cidade. Ela ressaltou, no entanto, que a gerencia recebeu uma nova remessa de imunizantes que já foram repassados aos municípios. Desse modo, todas as cidades da região tem estoque para atender a população. A campanha contra vacinação vai até o dia 31 de maio.

Até agora, 38 por cento do público dos grupos prioritário foram vacinados contra a gripe nos municípios da gerencia regional de saúde. A informação é da responsável pela vacinação da Gerencia Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, DILA POSATTI. Ela disse que foram aplicadas 39 mil 432 doses. Ao todo, a região deve vacinar 103 mil 165 pessoas que integram os 18 grupos prioritários. Na visão de DILA, o percentual de cobertura vacinal, que é de cerca de um terço, está muito baixo. Ela explicou que em campanhas passadas, neste momento, com um mês de campanha, o índice de vacinação estava em mais de 80 por cento.

Os municípios estão criando estratégias, como a ampliação do horário de atendimento dos postos e equipes itinerantes para aplicação das doses contra a gripe em casa e em escolas, mas mesmo assim, a procura pelo imunizante é bastante baixo. O comentário é da responsável pela vacinação da Gerencia Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, DILA POSATTI. Ela comentou que no ano passado o índice de vacinação ficou bem aquém do ideal. DILA entende que esse quadro ainda é resultado das fake News sobre a eficácia das vacinas.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na tarde de ontem em São José do Cedro. A colusão aconteceu por volta das três horas na rua Jorge Lacerda e envolveu um Golf e uma Biz, placa de Princesa. O condutor da moto, um homem de 40 anos, sofreu suspeita de fratura nas costelas e relatou dores nas pernas. Ele foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital de São José do Cedro.

Uma caminhonete saiu da pisa e capotou, deixando duas pessoas feridas na Linha Derrubada, interior de São José do Cedro. O acidente aconteceu na manha de ontem e envolveu uma Strada ocupada por três pessoas. O motorista saiu ileso, mas os outros dois ocupantes tiveram ferimentos leves. Eles foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e não precisaram ser levados para o Hospital da cidade. O veículo fazia o trajeto do Distrito de Mariflor à São José do Cedro quando saiu da pista e capotou.

Um homem furtou dinheiro do caixa de uma padaria, localizada no centro de São Miguel do Oeste na manhã desta quinta-feira. De acordo com o proprietário do estabelecimento, um cliente chegou e pediu um pastel. Quando o proprietário foi buscar os salgados, o homem abriu a gaveta do caixa e furtou aproximadamente cem reais em dinheiro. Logo depois, o proprietário retornou com os salgados, entregou ao cliente que pagou a conta e saiu do local. As câmeras de monitoramento da padaria flagraram o furto.A Polícia Militar foi chamada, registrou os fatos e iniciou as buscas, mas até o momento o criminoso não foi localizado.

Os dois homens suspeitos de estupro de uma mulher foram presos no final da manha desta quinta-feira, cerca de seis horas depois do crime. Um dos homens com as características repassadas pela vítima foi localizado andando pela Rua F, no Bairro Villa Nova Dois. Por volta das 11 e 50, a Polícia Militar localizou o outro suspeito de ter cometido o crime em um Bar localizado na Rua Almirante Tamandaré, no Bairro Salete. Os dois suspeitos, de 33 e 43 anos foram interrogados e levados para o presídio. O crime aconteceu por volta das cinco horas da madrugada na Vila Nova.

Um agricultor morreu após ser atingido por um trator no final da tarde desta quinta feira no interior de Descanso. O tombamento da máquina agrícola ocorreu na Linha Santa Catarina, Distrito de Itajubá. O homem estaria trabalhando na abertura de uma estrada em sua propriedade, quando a máquina tombou. A vítima foi levada por familiares até o hospital da Fundação Médica dos Trabalhadores Rurais de Descanso, mas não resistiu. ELEUTÉRIO AGUSTINI está sendo velado na Igreja Católica do Distrito de Itajubá e o sepultamento será quatro da tarde no cemitério da comunidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.