-VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI DA FAKE NEWS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS É ADIADA
-SC TEM CINCO MIL VAGAS DE EMPREGO ABERTAS NAS AGENCIAS DO SINE
-COLEGIADO DA AMEOSC DISCUTE MEDIDAS DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
-SECRETÁRIO VOLTA PARA A CAMARA E DIZ QUE MOMENTO É DE AJUSTES POLÍTICOS
-CDL PROJETA AUMENTO DE VENDAS DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES DESTE ANO
-POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUÉRITO SOBRE MORTE DE BEBÊ EM HOSPITAL DA REGIÃO
-COLISÃO ENVOLVE TRÊS VEÍCULOS NO BAIRRO SÃO LUIZ
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e três centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
Inundações que foram causadas por fortes chuvas deixaram 95 pessoas mortas, em Ruanda. A informação foi divulgada pelas autoridades do país nesta quarta-feira. Há registros de moradores feridos, e o número de mortes pode aumentar. O governador de uma das províncias do país afirmou que choveu durante toda a noite de terça-feira, o que causou estragos em pelo menos cinco distritos da região oeste. A agência estatal de Ruanda divulgou imagens em uma rede social que mostram a destruição causada pela chuva. Em uma das fotos, uma estrada aparece inundada, enquanto a água invade casas.
Os Estados Unidos vão enviar mil 500 militares adicionais à fronteira com o México, mas, segundo o anúncio, esses soldados não participarão diretamente em atividades de manutenção da ordem. Há uma previsão de que no futuro próximo pode haver um fluxo muito grande de imigrantes que tentarão entrar no país. Isso porque no dia 11 de maio será suspensa uma regulamentação conhecida como Título 42. Sob a justificativa de conter a pandemia de Covid-19, essa regra, na prática, permite que os Estados Unidos impeçam a entrada da grande maioria dos imigrantes que chegam à fronteira sem visto ou documentação necessária para entrar em território americano. Só em março, mais de 160 mil migrantes tentaram entrar no país.
O candidato do partido Cruzada Nacional, PARAGUAYO CUBAS, mobilizou seus eleitores após sua derrota nas eleições presidenciais de domingo no Paraguai. CUBAS foi terceiro colocado tendo 23 por cento dos votos. Após o fim da contagem, PAYO, como é conhecido, fez uma publicação nas suas redes sociais pedindo recontagem dos votos e incentivando apoiadores a se manifestarem. O segundo colocado, EFRAIN ALEGRE, disse no Twitter que também está pedindo que a Justiça Eleitoral faça uma recontagem e uma auditoria internacional dos programas de computador usados nas urnas eletrônicas. Oficialmente, o economista SANTIAGO PEÑA, de 44 anos, do Partido Colorado, foi eleito presidente do Paraguai neste domingo.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reúne nesta quarta-feira e deve manter a taxa básica de juros da economia estável em 13 vírgula 75 por cento ao ano. Essa é a projeção de analistas do mercado financeiro. Se confirmada, será a sexta manutenção da taxa Selic nesse nível. Esse é o maior patamar dos juros desde novembro de 2016, ou seja, em seis anos e meio. A decisão do Banco Central será anunciada por volta das seis e meia da tarde. A expectativa da maior parte dos analistas do mercado financeiro, consultados pelo Banco Central na semana passada, é de que a taxa comece a recuar somente em meados do mês de setembro. A reunião do Copom desta semana será realizada em meio a um intenso debate sobre o nível da taxa básica de juros da economia.
O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, tomou uma decisão regimental que, na prática, barra a participação do oposicionista Novo na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do 8 de Janeiro e, consequentemente, dá mais uma cadeira para o PT. LIRA entendeu que o Novo, por não atingir nas eleições a cláusula de barreira, não tem direito a uma liderança na Câmara, mas sim a uma representação partidária. Com isso, não entra no cálculo de proporcionalidade partidária para compor a comissão. O governo calcula um contingente de 20 a 22 parlamentares aliados na CPI, que tem o total de 32 titulares. A instalação da CPI, que poderia ocorrer nesta semana, deve ser adiada ao menos para a próxima, já que não foi nem aberto ainda o sistema oficial de indicação dos integrantes pelos partidos.
A votação do projeto de lei das Fake News, prevista para a noite desta terça-feira, foi adiada pela Câmara dos Deputados. A decisão ocorreu após o relator do projeto de lei, ORLANDO SILVA, pedir a prorrogação - medida que foi apoiada pelos líderes da Casa. Logo que foi aberta a sessão extraordinária que trataria do projeto, o presidente da Casa, o deputado ARTHUR LIRA, adiantou que só colocaria o texto em votação caso houvesse a garantia sobre os votos necessários para a aprovação. O projeto de lei aborda, prioritariamente, a regulação das redes sociais e o combate à desinformação, mas também avança sobre outros temas, como a remuneração de empresas jornalísticas pelas big techs e o tratamento de direitos autorais na internet.
Santa Catarina tem cinco mil 483 vagas de emprego abertas pelo Sistema Nacional de Emprego. As ofertas estão disponíveis em várias cidades e englobam como pré-requisito desde nível fundamental a superior. Destas vagas, 220 são para pessoas com deficiência. As agências do Sine de São Miguel do Oeste tem 603 vagas e Concórdia tem 539 e contam com o maior número de oportunidades no estado. O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, SILVIO DREVECK, avalia que o volume de serviços em Santa Catarina está 21 por cento acima do patamar pré-pandemia, conforme dados divulgados na última quinta-feira pelo IBGE. Para concorrer, os candidatos devem procurar uma das mais de 140 unidades do Sine. Para realizar o cadastro pessoalmente, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho.
Por unanimidade, o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei que estabelece que nos futuros editais de concessão de rodovias estaduais para a iniciativa privada conste a isenção do pagamento de pedágio às pessoas com doenças graves e degenerativas, transtorno do espectro autista ou com deficiência, quando em tratamento fora do município em que residem. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira. Para virar lei a proposta precisa ainda da sanção do governador JORGINHO MELLO, que tem prazo de 15 dias úteis para se manifestar. O benefício será concedido mediante a apresentação de laudo médico e terá vigência enquanto durar o procedimento. Caberá ao governo do Estado regulamentar o procedimento.
O governo do Estado colocou em prática, por meio de duas resoluções, uma série de medidas, cortando despesas e buscando o equilíbrio das contas públicas. As diretrizes partiram do Grupo Gestor do Governo, formado por quatro secretarias e pela Procuradoria Geral do Estado. Em síntese, as resoluções traduzem o que está previsto no Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina, que prevê uma economia anual de dois bilhões e 200 milhões. Entre as medidas, o governo suspendeu a nomeação de mil 325 concursados, que entrariam em 12 órgãos do Estado, o que representa uma economia de 102 milhões de reais ao Estado. Além disso, em editais não publicados, que preencheriam 809 vagas em quatro órgãos, o governo estima uma economia de mais 46 milhões.
Os agricultores de Descanso devem plantar, nesta safra, mil e 300 hectares com trigo. A informação é do Extensionista da Epagri de Descanso, ZOLMIR FRIZZO. Ele explicou que a projeção é de um aumento na área plantada com a cultura em relação a última safra. FRIZZO disse que trigo tem ressurgido como forma de promover a rotação de culturas nas lavouras da região, além de ser uma excelente fonte de renda para os agricultores, já que algumas áreas obtiveram excelente produtividade nas últimas safras com até 80 sacas colhidas por hectare. O plantio deve iniciar na metade da próxima semana e os produtores foram orientados a fazer uma boa cobertura de solo, além de melhorias nas drenagens das lavouras.
O Extensionista da Epagri, ZOLMIR FRIZZO destacou que geralmente a rotação de culturas é feita com o plantio de aveia, porém, essa atividade se tornou menos rentável e está sendo substituída pelo trigo, que tem gerado bons ganhos financeiros. Ele disse que a rotação de culturas é um dos preceitos da agricultura conservacionista e faz com que o solo seja preservado, proporcionando o crescimento de plantas com maior potencial produtivo. FRIZZO considera que o trigo é uma ótima opção, pois possui perspectivas de produzir entre 60 a 80 sacas por hectare. No entanto, isso vai depender das condições climáticas e da qualidade do solo das lavouras. Atualmente, segundo levantamento da Epagri-Cepa, o trigo superior ph 78 está sendo vendido a 74 reais a saca de 60 quilos na praça de São Miguel do Oeste. Com isso, a cultura tem sido muito atrativa aos agricultores.
O Ecoponto da Ameosc destinou, na última semana, mais uma carga de pneus inservíveis para reciclagem via empresa responsável. São dois mil 420 pneus inservíveis que foram retirados do Ecoponto e encaminhados para destinação correta. Os pneus são oriundos dos 19 municípios de abrangência da Associação. O Ecoponto fica na Willy Barth, no Bairro Progresso em São Miguel do Oeste. O local funciona de segunda a sexta-feira em horário de expediente. Além dos pneus, lixo eletrônico – televisores, geladeiras, micro-ondas e computadores em desuso, por exemplo - também pode ser levado até o local. O Ecoponto funciona há 20 anos com o objetivo de proporcionar a reutilização da matéria prima, auxiliando na preservação do meio ambiente, além de evitar o abandono dos pneus em locais inapropriados.
O município de Bandeirante vai realizar hoje a primeira audiência pública de revisão do plano diretor. O encontro está marcado para as sete horas da noite na câmara de vereadores. De acordo com o secretário de Administração, EDER MARCON, o plano direito é de 2013 e precisa ser atualizado. Ele explicou que a audiência de hoje tem o objetivo de ouvir as sugestões da comunidade para as legislações que integram o plano diretor. MARCON disse que a administração deve promover mais três audiências públicas nos próximos meses. A previsão do município é de que o projeto com as alterações no plano diretor seja enviado para apreciação dos vereadores até o mês de novembro.
A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste informa que durante o mês de maio realizará a atualização cadastral das famílias beneficiárias do Programa Municipal de Distribuição de Leite. Os beneficiários do “Programa Mais Leite” devem comparecer ao setor de benefícios eventuais da Secretaria para proceder com o recadastramento, munidos com os documentos pessoais, como carteira de IdentidadeCPF eou Certidão de Nascimento de todos os membros do grupo familiar; comprovante de residência atualizado e comprovar residência no Município por pelo menos um ano, comprovante de renda atualizado de todo o grupo familiar e outros.
A secretaria de Assistência Social vai fazer a atualização cadastral das famílias beneficiárias do Programa Municipal de Distribuição de Leite de acordo com a área de atendimento das pessoas. Até o dia 17, o recadastramento será destinado para as famílias pertencentes ao território do CRAS Um que fica no bairro São Luiz. A partir do dia 18, as famílias pertencentes ao território do CRAS Dois do São Gotardo e famílias acompanhadas pelo CREAS devem apresentar os documentos para manter o benefício. Esse grupo tem até o dia 31 para fazer o recadastramento. A secretaria orientou as famílias a observarem o cronograma para não perder o prazo.
A segurança das escolas municipais na região de abrangência da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina foi pauta de um encontro do colegiado de Educação. A informação é da coordenadora e também secretária de Educação de Santa Helena, LAÍS TELOEKEN. De acordo com ela, a reunião ocorreu visto a situação de desamparo por parte do governo estadual e federal em relação às unidades escolares municipais. Conforme ela, a pauta em discussão é uma situação séria que tem deixado a comunidade escolar extremamente preocupada. Para ela, o momento se torna mais delicado ainda quando percebido que não está ocorrendo um apoio efetivo na implantação de medidas concretas e efetivas.
O encontro do colegiado de Educação da Ameosc também serviu para compartilhar as ações que já foram tomadas em cada município da região, além de fazer uma comparação de preços que estão sendo praticados pelas prestadoras de serviços. Segundo a secretária de Santa Helena e coordenadora do colegiado, LAÍS TELOEKEN, o objetivo é que não haja diferenças expressivas entre os contratos firmados nos municípios. A coordenadora pontuou que a principal dificuldade identificada na região da AMEOSC é a falta de recursos para custear as medidas de segurança necessárias. Ela explicou que isso ocorre pois os municípios não estavam planejados com investimentos desse porte no orçamento escolar desse ano e dessa forma estão precisando retirar de outras áreas da Administração para que as medidas de segurança sejam implantadas nas unidades escolares.
Outra dificuldade encontrada pelas prefeituras é com relação a falta de profissionais para trabalhar na segurança dos educandários, inclusive com algumas empresas criando cargos de fantasia para implantação nos municípios, sem sequer ter pessoal qualificado para atender a demanda. A secretária de Santa Helena e coordenadora do colegiado, LAÍS TELOEKEN, argumentou que a grande pressão por parte da sociedade pode acabar levando a tomada de decisões impensadas e que não vão se sustentar a médio e a longo prazo. A coordenadora lamentou ainda os discursos meramente políticos e paliativos adotado pelo governo estadual e federal. Para ela, não é justo que os municípios tenham que tomar atitudes emergenciais, enquanto o Estado tenha dois meses para implantar medidas de segurança. LAÍS TELOEKEN classificou os anúncios como uma forma apenas de acalmar os ânimos após o ataque ocorrido em Blumenau.
Outra preocupação do Colegiado de Educação da Ameosc é com relação aos pequenos municípios que também estão preocupados com a possibilidade de acessar os recursos anunciados pelo Governo Federal, já que a maioria deles não atendem os pré-requisitos do Programa Nacional de Segurança nas Escolas. A secretária de Santa Helena e coordenadora do colegiado, LAÍS TELOEKEN, admitiu que diante de todas essas questões, o colegiado de Educação da AMEOSC não vai determinar ações para serem implantadas nas escolas da região. Ela ressaltou que é fundamental respeitar a realidade de cada município e a disponibilidade financeira das Secretarias Municipais de Educação, porém, afirmou que é preciso um entendimento conjunto de que todos precisam compor um Comitê de Segurança Escolar formado por pessoas que realmente entendam de educação, segurança e que tenham gabarito para tomar decisões acertadas.
A CDL vai promover, na próxima semana, mais uma edição do Encontro de Damas. O evento está confirmado para o dia 11 de maio, quinta-feira da semana que vem no Clube Comercial. De acordo com a diretora de eventos da entidade, GREICE TEOCHI, a previsão é de que cerca de 400 mulheres participem da atividade. A programação, que começa as sete horas da noite, prevê bingo e jantar. O principal objetivo, segundo GREICE, é realizar um evento de confraternização e diversão para as mulheres. A CDL também promove um evento específico para os homens que neste ano será realizado no mês de agosto.
Os ingressos para o encontro de Damas da CDL já estão à venda na sede da entidade. A informação é da diretora de eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas, GREICE TEOCHI. De acordo com ela, a comercialização dos ingressos foi exclusiva para associadas até o dia 30 de abril. Desde ontem, a venda foi ampliada para toda a população. O valor dos ingressos é de 70 reais. Ela comentou que a procura até agora é boa. GREICE explicou que ao adquirir o ingresso, o participante ganha uma cartela do bingo.
O comércio local tem uma boa expectativa de vendas para o Dia das Mães deste ano. A afirmação é do presidente da CDL, JUARES JUNIOR. Ele citou duas pesquisas nacionais que apontam um crescimento da intenção dos consumidores em comprar presentes para a data. Uma delas indicou que 72 por cento das pessoas vão presentear neste ano, 10 por cento a mais do que no ano passado. JUARES disse que as empresas do comércio estão se preparando para a data e, mesmo sem citar números, afirmou que o setor deve ter um movimento maior no dia das Mães deste ano na comparação com a mesma data do ano passado.
O presidente da CDL orientou os consumidores a antecipar a compra de presentes para o Dia das Maes. JUARES JUNIOR disse que as pessoas que decidirem pela compra antecipada terão melhores opções e poderão negociar a aquisição do presente com mais tranquilidade. Ele destacou que deixar para a última hora não é uma boa opção. O presidente da CDL reforçou que o Dia das Mães é uma data esperada pelo comércio e que vai movimentar a economia local.
O prefeito WILSON TREVISAN não descartou a possibilidade de que outros vereadores deixem o legislativo para assumir alguma secretaria do governo municipal. Ele disse que não existe nenhuma conversa ou tratativa neste momento, mas que o governo está aberto para compor a equipe, inclusive com nomes de vereadores que queiram contribuir. TREVISAN explicou que recebeu e aceitou os pedidos de MARLI DA ROSA e ELIAS ARAUJO para voltar ao poder legislativo. Ele comentou que os nomes dos substitutos ainda não foram definidos, mas que as equipes que estão nas pautas vão continuar com os trabalhos. Ele citou ainda que MARLI e ELIAS conhecem o funcionamento da câmara e sabem as “dores” da administração e, por isso, farão um bom trabalho nesse retorno à câmara.
O prefeito WILSON TREVISAN disse, no Peperi Entrevista desta terça-feira, que está satisfeito com o trabalho da base governista na câmara de vereadores. Ele comentou que a grande maioria dos projetos encaminhados pela prefeitura para o legislativo foram aprovados. TREVISA ressaltou, no entanto, que o que vem acontecendo com mais frequência, recentemente, são algumas incompreensões por parte dos vereadores que tem visões um pouco diferentes do executivo. Ele disse que isso é normal e faz parte do processo. TREVISAN afirmou que é possível que algum vereador pode ter lido “algum livro maravilhoso que tenha mostrado um caminho diferente”, mas que ele respeita isso.
O vereador ELIAS ARAÚJO se manifestou na tarde de ontem sobre o retorno à câmara de vereadores e disse que a secretaria de Cultura é muito importante e que cumpriu o papel de atender a população. Ele citou que o período de pandemia afetou muitos projetos e ações no setor cultural. Mesmo assim, ELIAS disse que promoveu o crescimento das atividades culturas e esportivas enquanto esteve na pasta. Ele citou que quando aceitou o convite para assumir a secretaria em 2021 havia o entendimento de reassumir antes do final do mandato. ELIAS comentou que esse é um momento de ajustes políticos e o retorno para a câmara também serve para isso.
A Polícia Civil de Itapiranga concluiu o Inquérito Policial que apurou possível negligência médica ocorrida no dia primeiro de abril deste ano, quando uma recém nascida faleceu no Hospital de Itapiranga. O caso gerou bastante repercussão na cidade. Conforme a delegada responsável pelo caso, JOELMA ALBERTON, não houve negligência médica. A investigação começou depois de ter sido registrado boletim de ocorrência informando que o médico anestesista de plantão, que estava em regime de sobreaviso, teria demorado para prestar atendimento de urgência à gestante porque estava fazendo sua caminhada matinal. De acordo com a delegada, a polícia analisou imagens fornecidas pelo Hospital, que comprovaram a duração de 16 minutos entre a saída do marido da gestante para buscar o médico e o retorno ao hospital. No entanto, o bebê veio a óbito. No exame pericial realizado no Instituto Médico Legal consta que a causa da morte é indeterminada, porém, ainda falta um exame a ser recebido para verificar se havia alguma patologia.
Um acidente envolveu três veículos no começo da manhã de hoje em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das oito e 15 no cruzamento da rua 21 de Abril com a rua Columbia no bairro São Luiz. A batida envolveu dois Corsas e um Escort SW. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu um dos ocupantes dos carros. A vítima sofreu ferimentos leves e foi levado a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Agostini. O transito foi interrompido até a retirada dos veículos.