ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 03 05 2022

-BRASILEIROS JÁ PAGARAM UM TRILHÃO DE REAIS EM IMPOSTOS NESTE ANO

-INFLAÇÃO TEVE ALTA DE ZERO VÍRGULA 97 POR CENTO EM ABRIL NO ESTADO

-POSSE DA NOVA DIRETORA DO SINDICATO DOS AGRICULTORES SERÁ EM JULHO

-SINDUSCON LANÇA CAMPANHA DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

-MUNICIPIO DEFINE CONVENIO PARA FISCALIZAR LEI QUE PROIBE CONSUMO DE ALCOOL EM VIA PÚBLICA

-PM PRENDE DUAS PESSOAS COM 13 QUILOS DE MACONHA EM RODOVIÁRIA

-VEÍCULO SAI DA PISTA E DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O escritório de direitos humanos da ONU informou nesta segunda-feira que o número de mortos na Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro ultrapassou três mil pessoas. Entre sexta-feira e ontem foram 254 mortes no conflito. O órgão disse que o número real provavelmente será consideravelmente maior, citando dificuldades de acesso e esforços contínuos de corroboração. O ONU informou que a maioria das vítimas foi morta por armas explosivas com ampla área de impacto, como mísseis e ataques aéreos. A Rússia chama as ações na Ucrânia de "operação especial" para desarmar a Ucrânia e protegê-la dos fascistas, uma alegação que a Ucrânia e o Ocidente dizem ser infundada.

A França abateu 16 milhões de aves de cativeiro desde o início da atual epidemia de gripe aviária. O número recorde foi divulgado pelas autoridades nesta segunda-feira. Desde o primeiro caso detectado no norte do país no final de novembro, o vírus se propagou em mil 364 granjas, mais da metade do oeste do país, onde as autoridades determinaram sacrifícios massivos, incluindo de animais saudáveis de forma preventiva. Em 2021, foram registrados quase 500 focos e três milhões e 500 mil animais foram sacrificados. A crise vem gerando prejuízos expressivos para a agropecuária do país.

GUSTAVO PETRO, candidato favorito nas eleições presidenciais da Colômbia, cancelou nesta segunda-feira eventos na região cafeeira do país devido a um complô de uma gangue criminosa para atacá-lo. O candidato informou que o roteiro foi cancelado depois que a equipe de segurança de PETRO recebeu informações de que a gangue criminosa La Cordillera estava planejando um ataque. PETRO lidera uma pesquisa de opinião divulgada na semana passada com 43 por cento das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o rival mais próximo, o FEDERICO GUTIÉRREZ, registrou 26 por cento.

Os brasileiros já pagaram um trilhão em impostos desde o início deste ano. O cálculo é do Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo. Em 2021, a marca só foi alcançada em 19 de maio. O valor corresponde ao total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições. Em nota, a entidade diz que a maior arrecadação observada neste ano tem como base a inflação elevada, atualmente, está acima de 10 por cento. Outro ponto citado pela associação é que alguns itens estão extremamente tributados, como o caso dos combustíveis e da energia elétrica.

O Banco Central informou nesta segunda-feira que as contas do setor público registraram superávit primário de três bilhões e meio de reais em fevereiro deste ano. O resultado abrange governo federal, estados, municípios e empresas estatais. O superávit primário acontece quando as receitas com impostos superam as despesas, desconsiderando os juros da dívida pública. Quando acontece o contrário, o resultado é de déficit primário. Segundo os dados do Banco Central, o superávit em janeiro deste ano representa o primeiro saldo positivo para o mês desde 2014, quando o montante chegou a dois bilhões e cem milhões de reais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em quatro meses, o Brasil se aproxima ao total de casos prováveis de dengue de todo o ano de 2021. Até a última semana do mês passado, foram contabilizados 542 mil e 38 casos prováveis da doença. Em 2021, o total na última semana de boletins epidemiológicos da Saúde do ano foi de 544 mil 460. Em comparação com os quatro primeiros meses do ano passado, houve um aumento de 113 por cento de casos registrados. No Brasil, a única vacina autorizada para uso contra a dengue é vendida pela rede privada e não disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde.

A inflação de abril em Santa Catarina calculada pela Universidade do Estado e Centro de Ciências Socioeconômicas teve alta de zero vírgula 97 por cento. Em apenas quatro meses, de janeiro a abril, o índice já subiu três vírgula 92 por cento e, em 12 meses, acumulou alta de 11 vírgula sete por cento. Em abril, o grupo de transportes teve o maior aumento: dois virgula 82 por cento. Na sequência, veio o grupo de alimentos e bebidas com reajuste de um vírgula 63 por cento e o da educação que variou zero vírgula 98 por cento. Por item, os que mais subiram foram os combustíveis que tiveram alta de cinco vírgula 10 por cento e tarifas do transporte público com aumento de dois vírgula 36 por cento.

Santa Catarina teve queda na cobertura de todas as vacinas destinadas para crianças em 2021. Em apenas seis anos, o Estado saiu de um patamar de quase cem por cento, para taxas entre 60 e 80 por cento em imunizantes como BCG, que previne tuberculose, Pneumo, contra pneumonia, e a Penta, que previne contra hepatite B e tétano. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, a vacina BCG, por exemplo, teve queda de 34 por cento na cobertura entre 2016 e 2021: passou de 97 para 64 por cento. Em seguida vem a Tetra, com queda de 25 por cento nos últimos seis anos. Era de 87 por cento em 2016 contra 65 por cento em 2021.

O governo de Santa Catarina encaminhou um pedido ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira para iniciar o cumprimento da ação cível que trata sobre os royalties do petróleo na costa do Estado. O processo está em tramitação há mais de 30 anos e questiona a demarcação feita pelo IBGE sobre os campos de exploração da matéria-prima no litoral. O Estado alega que o IBGE fez o traçado das linhas de projeções marítimas no litoral do Paraná e São Paulo "de forma arbitrária e sem respaldo legal", o que causou prejuízos a Santa Catarina. Em 12 de abril deste ano, a ação teve o trânsito em julgado do acórdão e, com isso, não há mais possibilidade de recurso. Segundo o governo catarinense, estima-se que Santa Catarina deixou de receber cerca de 300 milhões por conta desse equívoco do IBGE.

O município de Guaraciaba já imunizou 68 por cento da meta de idosos da campanha de vacinação contra a gripe. De acordo com a secretaria de saúde, mil 542 moradores com idade acima dos 60 anos receberam o medicamento. Entre as crianças abaixo de cinco anos, a cobertura vacinal é de 33 por cento. O município começou a vacinar a população contra a gripe no sábado passado. Nesta terça-feira, a equipe da saúde está imunizando os moradores do interior na Linha Ouro Verde. Nesta segunda-feira, a prefeitura de Guaraciaba repassou 50 mil reais para o Hospital São Lucas por meio de um Termo de Fomento. O recurso será usado no “Plano de enfrentamento a Epidemia de Dengue”.

O Centro de apoio à pessoa idosa de São Miguel do Oeste realizou na última semana um jantar para prestar contas e definir as próximas ações que serão tomadas pelo grupo. A informação é da presidente da entidade, MARIA HELENA DOTTO. De acordo com ela, todos os voluntários do Ceapi participaram do encontro e receberam informações sobre os trabalhos realizados nos últimos meses. Conforme ela, os participantes também puderam fazer apontamentos visando uma melhor captação de recursos para a construção do centro em São Miguel do Oeste. A estrutura será construída em um terreno cedido pela prefeitura no bairro São Gotardo.

O Ceapi trabalha com duas frentes para conseguir recursos para a construção do Centro de apoio à pessoa idosa. A afirmação é da presidente da entidade, MARIA HELENA DOTTO. De acordo com ela, as opções são depósito em contas bancárias e por meio de uma “vakinha”. Ela destacou que qualquer valor é bem-vindo e vai ajudar de forma expressiva nas obras do centro. MARIA HELENA pontuou que todos que contribuem tem seus nomes registrados em um livro que ficará nos arquivos do Ceapi. A presidente comentou ainda que o espaço terá mais de dois mil e 500 metros quadrados e vai abrigar 60 idosos. Ao todo, serão quatro pavimentos e o custo estimado da obra é de sete milhões de reais.

Os agricultores ligados ao sindicato dos trabalhadores rurais de São Miguel do Oeste, Paraíso, Barra Bonita e Bandeirante elegeram, neste final de semana, a nova diretoria da entidade. A eleição, com urnas nos quatro municípios, teve a participação de 303 votantes, o que representa uma adesão de aproximadamente 30 por cento do total de associados aptos a votar. 288 eleitores colocaram “sim” para a chapa de consenso. O presidente eleito é LIRIO WATHIER, atual tesoureiro da entidade. A posse está marcada para o dia 12 de julho.

O município realizou neste sábado um mutirão para o cadastramento de imigrantes. A ação aconteceu durante todo o dia na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. O objetivo do cadastramento é identificar as pessoas que vieram de outros municípios para São Miguel do Oeste e garantir o acesso desse grupo às políticas públicas locais. Outra meta é proporcionar uma melhor integração destas pessoas com o meio de vida e cultura locais. De acordo com a diretora do município, LORENI COMEL, o mutirão foi muito produtivo. 91 famílias e 275 pessoas foram cadastradas no sistema da secretaria de assistência social.

O município estima que o número total de imigrantes trabalhando e morando em São Miguel do Oeste é maior do que o total de cadastros feitos na praça neste final de semana. De acordo com a diretora de Cidadania, LORENI COMEL, muitas pessoas que estavam trabalhando ou fora da cidade, não conseguiram ir até a praça. Ela explicou que a secretaria pretende fazer um novo mutirão de cadastramento. O cadastro também pode ser feito durante a semana no Caic. LORENI explicou que a tabulação desses dados vai permitir que a prefeitura busque recursos federais e estaduais para executar políticas públicas voltadas ao imigrante.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Extremo Oeste, lançou, nesta semana, uma campanha de conscientização para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação tem o objetivo de eliminar possíveis criadouros nos canteiros de obras espalhados pela cidade e colaborar com o poder público. São Miguel do Oeste está infestado pelo mosquito aedes aegypti e vive uma epidemia da doença. O presidente do Sinduscon, CLEONOR MAHL, afirmou que a campanha vai alertar os empresários e seus colaboradores sobre a responsabilidade de cada um para enfrentar esse problema que afeta toda a região e está se tornando cada dia mais alarmante. Ele comentou que as empresas já adotam medidas de limpeza, mas é possível melhorar ainda mais.

Algumas ações e medidas no canteiro de obras podem fazer uma grande diferença na prevenção e combate ao mosquito da dengue. O comentário é do presidente do Sinduscon, CLEONOR MAHL. A entidade apresentou algumas sugestões para as empresas, como por exemplo, a cobertura de caixas d’água que estejam em locais abertos; o escoamento da água parada em lajes, calhas, poços de elevadores, lonas e fundações e o descarte do lixo corretamente em sacos plásticos amarrados. Na campanha contra a dengue, as empresas devem afixar cartazes com informações para evitar acúmulo de água e lixo e conscientizar os funcionários sobre a prevenção e os perigos do mosquito Aedes Aegypti. MAHL ressaltou que tudo é uma questão de consciência e colaboração.

A câmara mirim realizou, nesta segunda-feira, a sessão ordinária do mês de maio. Durante a reunião, foram aprovadas proposições sobre conservação de ruas e redutores de velocidade. Os pedidos vão ser encaminhados às autoridades da prefeitura. Antes da sessão, os vereadores mirins fizeram uma visita ao prefeito WILSON TREVISAN e ao vice-prefeito EDENILSON ZANARDI. No encontro, os jovens parlamentares aprenderam sobre as funções do Poder Executivo e receberam palavras de incentivo pela disposição em participar desse projeto da Câmara de Vereadores. Eles também apresentaram reivindicações ao prefeito.

Está marcada para hoje à noite a audiência pública sobre a regulamentação das faixas de restrição para construções nas margens de cursos de agua. O objetivo do evento na câmara de vereadores é discutir com a comunidade os impactos de leis e federais e estaduais que repassam aos municípios a competência para fixar os limites. A audiência pública é umaproposição do vereador CARLOS AGOSTINI do MDB. Ele disse que a intenção é ampliar o debate sobre o tema. Já tramita na casa um projeto de lei que reduz a metragem das áreas de preservação permanente no perímetro urbano. Atualmente, a faixa é de 30 metros e a proposta do vereador PAULO DRUMM é reduzir essa distância para 15 metros.

O Sindicato da Construção Civil defende uma revisão dos atuais limites que impedem a construção na área de 30 metros as margens de rios e outros cursos de agua na cidade. De acordo com o presidente da entidade, CLEONOR MAHL, mais importante do que a extensão da faixa é a garantia da proteção dos cursos de agua contra a poluição, especialmente a emissão de esgoto. O engenheiro disse que é preciso reduzir esse limite e, por que não, acabar com a faixa de proibição na área urbana.

Os moradores do centro da cidade reclamaram, neste começo de semana, dos constantes casos de som alto e consumo de bebidas alcoolicas na rua Waldermar Rangrab. De acordo com os moradores, praticamente todo final de semana, algumas pessoas se aglomeram na rua para beber, escutar música em volume alto e fazer muito barulho. Eles também relataram que o lixo é deixado no local. Além disso, algumas pessoas fazem as necessidades básicas na rua, nas calçadas e nas proximidades de residências e estabelecimentos comerciais. No final de semana, a PM esteve no local e fez um B.O. por perturbação do sossego.

Os moradores da Waldemar Rangrab questionaram por que a lei municipal que proíbe o consumo de bebida alcoólica em via pública não está sendo cumprida em São Miguel do Oeste. A regra foi aprovada pela câmara de vereadores em 2017 e entrou em vigor no mesmo ano. O vereador VAGNER PASSOS, autor do projeto de lei, já se manifestou, em diversas oportunidades reclamando da falta de cumprimento do dispositivo. A lei prevê que a pessoa que for flagrada consumindo bebida alcoólica em via pública pode receber multa no valor de 20 por cento da Unidade Fiscal Municipal, ou seja, cerca de 730 reais. A UFM está em três mil 667 reais. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. O impasse está em que vai fazer a fiscalização na rua, se a PM ou se os fiscais da prefeitura.

O município de São Miguel do Oeste está discutindo os termos de um convenio para que a Polícia Militar fiscalize e execute a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas. A explicação é da procuradora do município, BARBARA RODRIGUES. De acordo com ela, sem esse convênio, a PM não pode fazer a fiscalização. A advogada disse que a discussão está bem avançada e o convenio deve ser fechado nos próximos dias para que, finalmente, a lei seja colocada em prática.

A Polícia Militar divulgou ontem à tarde o balanço das operações de combate as infrações de transito que ocorreram no final de semana. Na sexta, sábado e domingo, a PM notificou nove condutores por se recusarem a fazer o teste do bafômetro. Ao todo, mais de 200 veículos foram abordados em ações simultâneas na cidade. O principal objetivo é reduzir os casos de motoristas que dirigem embriagados. A Polícia Militar confirmou que vai ampliar esse tipo de operação pela cidade, principalmente nos finais de semana.

Um homem foi detido por posse ilegal de arma de fogo na noite desta segunda-feira no centro de São Miguel do Oeste. A equipe do Tático da Polícia Militar abordou um Voyage de São João do Oeste que trafegava pela Willy Barth. Durante a revista do veículo, os policiais encontraram uma espingarda calibre 36. Como não havia autorização para posse, o responsável pela arma foi detido pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ele foi colocado na viatura e conduzido a delegacia de polícia.

Três pessoas ficaram feridas em um acidente no começo da tarde desta segunda-feira na BR 282. Uma caminhonete Equinox saiu da pista por volta da uma e meia da tarde nas proximidades da ponte sobre o rio das Antas, entre São Miguel do Oeste e Maravilha. Segundo o Corpo de Bombeiros, as três pessoas que estavam no veículo tiveram ferimentos, foram atendidas no local e conduzidas ao Hospital Regional. A dinâmica do acidente não foi informada, mas como chovia muito é possível que a água na pista tenha contribuído para a ocorrência.

Um homem e uma mulher foram presos pela Polícia Militar por tráfico de drogas em duas ocorrências distintas, na noite desta segunda-feira. Os fatos ocorreram com menos de uma hora de diferença entre eles no terminal rodoviário em Dionísio Cerqueira. A primeira prisão ocorreu durante a abordagem de um ônibus da linha Foz do Iguaçu – Porto Alegre. O cão de faro da PM localizou três quilos de maconha dentro de uma mochila. Um homem de 40 anos foi preso em flagrante. Logo depois, em outro ônibus da linha Foz do Iguaçu – Caxias, a PM encontrou mais 10 quilos de maconha que estavam na bagagem de uma mulher de 20 anos. Ela relatou aos militares que levaria a droga até Chapecó onde receberia cinco mil reais pelo serviço. A mulher também foi presa em flagrante por de tráfico de drogas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.