ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-05-2022 Terça-Feira

-BRASILEIROS JÁ PAGARAM UM TRILHÃO DE REAIS EM IMPOSTOS NESTE ANO

-INFLAÇÃO TEVE ALTA DE ZERO VÍRGULA 97 POR CENTO EM ABRIL NO ESTADO

-CAESP/APAE CAMINHO DE LUZ DE IPORÃ DO OESTE PROMOVE FEIRA DAS FLORES

-VEREADOR SUPLENTE ASSUME CADEIRA NA CÂMARA MUNICIPAL

-EXAMES LABORATORIAIS PASSAM A SER GRATUITOS PARA A POPULAÇÃO DE DESCANSO

-ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE TERÁ REFORÇO EM SÃO JOÃO DO OESTE

-HOMEM E MULHER SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-POLÍCIA PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se encoberto com muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com mais chuva. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O escritório de direitos humanos da ONU informou nesta segunda-feira que o número de mortos na Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro ultrapassou três mil pessoas. Entre sexta-feira e ontem foram 254 mortes no conflito. O órgão disse que o número real provavelmente será consideravelmente maior, citando dificuldades de acesso e esforços contínuos de corroboração. O ONU informou que a maioria das vítimas foi morta por armas explosivas com ampla área de impacto, como mísseis e ataques aéreos. A Rússia chama as ações na Ucrânia de "operação especial" para desarmar a Ucrânia e protegê-la dos fascistas, uma alegação que a Ucrânia e o Ocidente dizem ser infundada.

A França abateu 16 milhões de aves de cativeiro desde o início da atual epidemia de gripe aviária. O número recorde foi divulgado pelas autoridades nesta segunda-feira. Desde o primeiro caso detectado no norte do país no final de novembro, o vírus se propagou em mil 364 granjas, mais da metade do oeste do país, onde as autoridades determinaram sacrifícios massivos, incluindo de animais saudáveis de forma preventiva. Em 2021, foram registrados quase 500 focos e três milhões e 500 mil animais foram sacrificados. A crise vem gerando prejuízos expressivos para a agropecuária do país.

GUSTAVO PETRO, candidato favorito nas eleições presidenciais da Colômbia, cancelou nesta segunda-feira eventos na região cafeeira do país devido a um complô de uma gangue criminosa para atacá-lo. O candidato informou que o roteiro foi cancelado depois que a equipe de segurança de PETRO recebeu informações de que a gangue criminosa La Cordillera estava planejando um ataque. PETRO lidera uma pesquisa de opinião divulgada na semana passada com 43 por cento das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o rival mais próximo, o FEDERICO GUTIÉRREZ, registrou 26 por cento.

Os brasileiros já pagaram um trilhão em impostos desde o início deste ano. O cálculo é do Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo. Em 2021, a marca só foi alcançada em 19 de maio. O valor corresponde ao total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições. Em nota, a entidade diz que a maior arrecadação observada neste ano tem como base a inflação elevada, atualmente, está acima de 10 por cento. Outro ponto citado pela associação é que alguns itens estão extremamente tributados, como o caso dos combustíveis e da energia elétrica.

O Banco Central informou nesta segunda-feira que as contas do setor público registraram superávit primário de três bilhões e meio de reais em fevereiro deste ano. O resultado abrange governo federal, estados, municípios e empresas estatais. O superávit primário acontece quando as receitas com impostos superam as despesas, desconsiderando os juros da dívida pública. Quando acontece o contrário, o resultado é de déficit primário. Segundo os dados do Banco Central, o superávit em janeiro deste ano representa o primeiro saldo positivo para o mês desde 2014, quando o montante chegou a dois bilhões e cem milhões de reais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em quatro meses, o Brasil se aproxima ao total de casos prováveis de dengue de todo o ano de 2021. Até a última semana do mês passado, foram contabilizados 542 mil e 38 casos prováveis da doença. Em 2021, o total na última semana de boletins epidemiológicos da Saúde do ano foi de 544 mil 460. Em comparação com os quatro primeiros meses do ano passado, houve um aumento de 113 por cento de casos registrados. No Brasil, a única vacina autorizada para uso contra a dengue é vendida pela rede privada e não disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde.

A inflação de abril em Santa Catarina calculada pela Universidade do Estado e Centro de Ciências Socioeconômicas teve alta de zero vírgula 97 por cento. Em apenas quatro meses, de janeiro a abril, o índice já subiu três vírgula 92 por cento e, em 12 meses, acumulou alta de 11 vírgula sete por cento. Em abril, o grupo de transportes teve o maior aumento: dois virgula 82 lor cento. Na sequência, veio o grupo de alimentos e bebidas com reajuste de um vírgula 63 por cento e o da educação variou zero vírgula 98 por cento. Por item, os que mais subiram foram os combustíveis que tiveram alta de cinco vírgula 10 por cento e tarifas do transporte público com aumento de dois vírgula 36 por cento.

Santa Catarina teve queda na cobertura de todas as vacinas destinadas para crianças em 2021. Em apenas seis anos, o Estado saiu de um patamar de quase cem por cento, para taxas entre 60 e 80 por cento em imunizantes como BCG, que previne tuberculose, Pneumo, contra pneumonia, e a Penta, que previne contra hepatite B e tétano. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, a vacina BCG, por exemplo, teve queda de 34 por cento na cobertura entre 2016 e 2021: passou de 97 para 64 por cento. Em seguida vem a Tetra, com queda de 25 por cento nos últimos seis anos. Era de 87 por cento em 2016 contra 65 por cento em 2021.

O governo de Santa Catarina encaminhou um pedido ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira para iniciar o cumprimento da ação cível que trata sobre os royalties do petróleo na costa do Estado. O processo está em tramitação há mais de 30 anos e questiona a demarcação feita pelo IBGE sobre os campos de exploração da matéria-prima no litoral. O Estado alega que o IBGE fez o traçado das linhas de projeções marítimas no litoral do Paraná e São Paulo "de forma arbitrária e sem respaldo legal", o que causou prejuízos a Santa Catarina. Em 12 de abril deste ano, a ação teve o trânsito em julgado do acórdão e, com isso, não há mais possibilidade de recurso. Segundo o governo catarinense, estima-se que Santa Catarina deixou de receber cerca de 300 milhões por conta desse equívoco do IBGE.

-CAESPAPAE CAMINHO DE LUZ DE IPORÃ DO OESTE PROMOVE FEIRA DAS FLORES

-VEREADOR SUPLENTE ASSUME CADEIRA NA CÂMARA MUNICIPAL

-EXAMES LABORATORIAIS PASSAM A SER GRATUITOS PARA A POPULAÇÃO DE DESCANSO

-SANTA HELENA REALIZA ALARGAMENTO DE ESTRADAS E RECUPERAÇÃO DE PONTES

-ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE TERÁ REFORÇO EM SÃO JOÃO DO OESTE

Atenção Primária à Saúde terá importante reforço em breve em São João do Oeste. O município realizou o cadastramento no site do Governo Federal para ter mais uma equipe da Estratégia de Saúde da Família.No momento são duas ESF para população superior a seis mil habitantes. Legislação estabelece uma equipe de profissionais a cada dois mil habitantes. Objetivo está na promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde. Conforme o Secretário de São João do Oeste, PAULO RECH, a ESF é desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado, conduzida por equipe multiprofissional. Cita a necessidade de um profissional médico e enfermeiro técnico de enfermagem.RECH observa que o município já possui15 agentes comunitários de saúde e não seria necessário novas contratações.

A equipe ESF também pode contar com agente de combate às endemias e dentista. O número de profissionais depende das demandas que o município possui e estrutura disponível para atendimento à população. O Secretário da Saúde de São João do Oeste lembra quea equipe de Saúde da Família tem carga horária de 40 horas semanais para todos os profissionais, que devem ser concursados na prefeitura. PAULO RECH cita ainda que além de ter um número maior de profissionais para atender a população, o município terá mais recursos disponíveis com o repasse do Governo Federal.São João do Oeste tem como meta melhorar o atendimento na atenção básica e aguarda um processo rápido para implantação de nova equipe. O Secretário, PAULO RECH, é otimista para agilizar as contratações com base em concurso público.

São João do Oeste já possui projeto para ampliação da estrutura do Centro Municipal de Saúde. Objetivo é garantir recursos do governo do estado para a construção de novas salas para atendimento dos pacientes. Conforme o secretário, PAULO RECH, o município deve receber um milhão e 100 mil reais para as obras. Cita ainda que no momento as demandas ultrapassam a capacidade de atendimento. O Centro Municipal de Saúde possui área de 884 metros quadrados. O projeto de ampliação é de construção de diferentes espaços em um total de 550 metros quadrados. RECH avalia que desta forma, o município terá estrutura adequada para os serviços que são prestados na área da saúde.

Encontro especial de Dia das Mães será realizado em Belmonte. De acordo com a gerente de cultura, MARIVETE MARAN, a atividade será realizada no dia 14 de maio, a partir das 13 horas e 30 minutos, promovida pela administração municipal, na Associação dos Servidores Públicos Municipais e terá palestra, show, bingo, coquetel e matinê para todas as participantes. MARIVETE destaca que a expectativa do setor de cultura é de que aproximadamente 150 mães participem do encontro. A gerente de cultura enaltece a importância dessa atividade, que servirá como uma espécie de retomada após dois anos que as mães não realizaram nenhuma atividade em grupo por causa da pandemia. MARIVETE MARAN observa que para garantir o sucesso do evento, a prefeitura vai disponibilizar transporte gratuito, com ônibus passando em todas as comunidades do interior para levar as mães até o local do evento na cidade.

Vereador suplente assume cadeira no Legislativo de Iporã do Oeste. A décima terceira Sessão Ordinária de 2022 aconteceu na noite desta segunda-feira, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores. No Pequeno Expediente, houve a posse do vereador suplente DIEGO GOERGEN, que assumiu a cadeira do vereador ODOLIR BORDIGNON, que requereu afastamento por trinta dias para tratar de assuntos particulares. Também foi discutido e aprovado o Requerimento de Licença número 032022, no qual o vereador ADRIANO KLEIN, requereu licença temporária de trinta dias para tratar de assuntos particulares, a partir do dia 16 de maio. Na Ordem do Dia, foi discutida e aprovada a Moção de Apelo número 012022, de autoria do vereador PAULO SÉRGIO MARX, que solicita a instalação de um redutor de velocidade na Rodovia SC-163 no município de Iporã do Oeste, em frente ao Posto de combustíveis Cooper Fronteira Sul.

Nas explicações pessoais, o vereador MICHEL NEDEL BARTH, abordou a vigésima primeira Marcha dos Vereadores à Brasília, na qual o Legislativo de Iporã do Oeste se fez presente. Ele enalteceu que a participação no congresso foi importante para a aquisição de novos conhecimentos e a capacitação dos vereadores. Além disso, destacou os trabalhos paralelos que os vereadores realizaram visitando os representantes políticos na busca de recursos para atender às demandas do município. MICHEL NEDEL BARTH anunciou a conquista de uma emenda parlamentar para o setor da saúde. Já o vereador PAULO SÉRGIO MARX endossou as palavras do colega e enalteceu o evento na capital federal. Os vereadores voltam a se reunir na próxima segunda-feira, às 19 horas no Plenário das Sessões do Poder Legislativo municipal de Iporã do Oeste, para a décima quarta Sessão Ordinária de 2022.

CAESP/APAE Caminho de Luz promove mais uma Feira das Flores. De acordo com a diretora da instituição, CRISTIANA SCHOEREDER, a segunda edição da feira acontecerá entre esta quarta e sexta-feira, dias quatro e seis de maio, em horário especial de atendimento na APAE, das sete horas e 30 minutos da manhã até às seis horas da tarde, sem fechar ao meio dia. CRISTIANA ressalta que o evento será realizado em parceria com a HM Flores e terá à disposição para venda diversos tipos de arranjos e flores, especialmente para presentear as mães pela passagem do seu dia no próximo domingo.

CRISTIANA SCHOEREDER lembra que o pagamento será apenas em dinheiro e ressalta que isso vai facilitar a prestação de contas junto à empresa parceira e para o Conselho Fiscal da escola. A diretora do CAESP/APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste lembra ainda que no próximo sábado acontecerá o Dia da Família na escola, com um almoço de confraternização para os educandos e seus familiares. Na oportunidade também será feita a prestação de contas do ano de 2021 e na parte da tarde as atividades prosseguem no CTG Herança Pampiana, com apresentações do Projeto de inclusão ao tradicionalismo gaúcho através da Lei Aldir Blanc, com atividades culturais especiais para os alunos e suas famílias.

Empossados os novos Conselheiros Tutelares de Iporã do Oeste. Na última semana foi publicada a Resolução do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente número 032022, de 27 de abril de 2022, que torna oficial a eleição dos novos conselheiros tutelares de Iporã do Oeste. A escolha aconteceu de forma suplementar indireta, sendo feita pelos membros do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente. Foram definidos como conselheiros tutelares titulares: TANIA CRISTOFOLI KOSMANN, ALAN MARCOS STEFFEN, LUCIANE FLACH TREIN e NELI SALÉSIA FOLLMANN EICH. Para suplentes, ficaram definidos como conselheiros tutelares: PAULA EDUARDA AMMON, NELIR MIOTTO MULLER, MARCIA MARLENE PHILIPPSEN MACHADO, MARCIA JUSSARA GRIEBLER e ANA CAROLINE SCHAEFER.

A Secretaria de Obras e Urbanismo de Santa Helena vem trabalhando intensamente na recuperação de estradas e pontes no interior do município. De acordo com o secretário, ODIRLEI KLEIN, as atividades seguem em bom ritmo, com destaque para o alargamento na estrada da comunidade de 20 colônias, que vai da cidade de Santa Helena até a ponte alta sobre o Rio Macaco Branco, na divisa com Iporã do Oeste. KLEIN destaca que estão sendo feitas detonações de rochas para possibilitar o alargamento e posterior cascalhamento do trecho, por onde trafegam diariamente inúmeros trabalhadores e grande quantidade de produção agrícola. O secretário de obras e urbanismo ressalta que os trabalhos pendentes devem continuar nas próximas semanas no município.

A Secretaria de Obras e Urbanismo de Santa Helena também realizou recentemente a recuperação da ponte pênsil, popularmente conhecida como pinguela, sobre o Rio Macaco Branco, na localidade de Linha Liberdade. O secretário, ODIRLEI KLEIN, enaltece o trabalho dos servidores da pasta nessa demanda e observa que a ponte na estrada do local é muito baixa, feita com tubos, que fica submersa quando chove com maior intensidade, deixando os moradores ilhados. A referida pinguela, que é uma alternativa para os moradores, não havia recebido manutenção há pelo menos oito anos e não permitia mais a passagem de pedestres. KLEIN destaca que com baixo investimento e mão de obra dos próprios servidores, foi trocada toda a madeira da ponte pênsil, proporcionando uma solução emergencial, enquanto se aguarda os trâmites do Projeto para construção de uma ponte maior na localidade.

Descanso passa a oferecer exames laboratoriais gratuitamente para a população. A afirmação é do secretário de saúde do município, CLEBER RECH. De acordo com ele, o programa entrou em vigor nesta segunda-feira, dois de maio, para todos os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e era um compromisso assumido pela administração municipal. RECH destaca que o programa só se tornou realidade através do planejamento da administração, através da Secretaria de Saúde, que tem usado com responsabilidade o dinheiro público, possibilitando desta forma promover novas ações e programas em benefício da população.

Atividades da saúde de Descanso estão funcionando dentro do previsto. O secretário, CLEBER RECH, enaltece o trabalho de profissionais capacitados, que dedicam atenção especial aos pacientes e adotam todos os cuidados necessários durante os atendimentos, visto que a pandemia ainda não acabou e existe outro agravante que é a dengue. RECH pede a compreensão dos munícipes, pois muitas vezes existe uma grande demanda para consultas médicas, o que acaba atrasando os trabalhos no posto e afirma que todos estão sendo atendidos da melhor forma pelas equipes. O secretário também observa uma grande demanda por exames de imagens, o que tem motivado o credenciamentos de novas clínicas para evitar filas de espera. Além disso, também existe um alto volume de pacientes que precisam realizar cirurgias. Para isso, enaltece parcerias com o Hospital de Descanso e outras localidades da região e também parcerias com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em atuação conjunta com outras instituições, realiza anualmente cerca de 50 operações para fiscalizar o transporte de produtos perigosos nas rodovias estaduais e federais que cruzam Santa Catarina. Desde janeiro até agora, o Instituto já participou de 12 operações que resultaram na abordagem de 410 veículos. Deste total, 268 transportavam produtos perigosos e sete foram notificados ou autuados por irregularidade ambiental. O Transporte de Produtos Perigosos e Resíduos é uma das cinco atividades contempladas pela Licença Ambiental por Compromisso, modalidade de licenciamento digital e auto declaratória, que traz mais agilidade aos empreendedores.

De acordo com o IMA, antes de se movimentarem pelo estado transportando insumos como gasolina, diesel, álcool, gás GLP, entre outros produtos, esses veículos precisam passar pelo licenciamento. Para evitar os acidentes, o Instituto do Meio Ambiente realiza vistorias preventivas e fiscalizações em todo o estado. O trabalho é conduzido por meio da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental. O IMA ressalta que quando o plantão é acionado, uma equipe com técnicos habilitados responde prontamente a demanda para tomar as providências necessárias a fim de evitar danos maiores ao meio ambiente e às comunidades catarinenses.

Casos de estelionatos crescem na região e vítimas sofrem elevados prejuízos. Recuperação de dinheiro depositado em contas de criminosos é muito difícil. O delegado responsável pela Comarca de Itapiranga, CLEVERSON MULLER, alerta para o aumento dos crimes de estelionatos em diversas modalidades. Ele cita que os golpistas agem de forma bem organizada e causam número significativo de vítimas de forma aleatória. Observa ainda que a cada semana a polícia constata novos golpes, usam diferentes situações para tirar vantagem e causar prejuízos até elevados em algumas situações. O delegado conclama para as pessoas terem bastante cuidado, pois sempre o objetivo do criminoso é obter dinheiro fácil e eles usam a internet para obter informações das vítimas.

A recomendação é para evitar conversas com repasse de dados e sempre desconfiar quando envolve situações de filhos ou mãe. CLEVERSON MULLER informa que pesquisas apontam que o índice de recuperação de dinheiro em casos de estelionato é de apenas 20 por cento. Normalmente os criminosos levam vantagem e a vítima acaba no prejuízo. Segundo o delegado, a melhor forma de combate ao estelionato é a prevenção. Quando tiverem dúvidas, as pessoas devem buscar orientação com familiares ou até mesmo com a polícia. MULLER lembra também que o uso de aplicativos é comum desde crianças até idosos e qualquer um conectado à internet pode ser vítima de algum tipo de golpe. Quando envolve dinheiro é preciso estar atento para evitar prejuízos e aborrecimentos com os golpistas.

Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 13 horas e 30 minutos desta segunda-feira, na BR-282, entre São Miguel do Oeste e Maravilha, nas proximidades da ponte sobre o Rio das Antas. Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas que estavam dentro de um ChevroletEquinox, com placas de São Miguel, tiveram ferimentos e foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e SAMU, sendo todas conduzidas ao Hospital Regional. A PRF foi acionada e fez todos os levantamentos necessários. A dinâmica do acidente não foi informada, porém, chovia muito no momento da colisão.

Um homem de 23 anos que estava com mandado de prisão ativo foi preso pela Polícia Militar na tarde desta segunda-feira, em Dionísio Cerqueira. Os policiais militares, já cientes do mandado de prisão ativo pelo crime de descaminho, localizaram e abordaram o homem na Avenida Paraná. Segundo a Polícia Militar, ele tentou fugir, mas acabou sendo detido logo em seguida. O homem conduzido até o presídio regional em São José do Cedro, onde está à disposição da justiça.

Um homem e uma mulher foram presos pela Polícia Militar por tráfico de drogas em duas ocorrências distintas, na noite desta segunda-feira. Os fatos foram registrados com menos de uma hora de diferença na rodoviária de Dionísio Cerqueira. Em continuidade a Operação Hórus, guarnições com o apoio do Canil Setorial, abordaram um ônibus de linha que seguia de Foz do Iguaçu, no Paraná, para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, quando o cão de faro sinalizou em uma das mochilas. Dentro dela foram localizados três tabletes de maconha, totalizando três quilos. O proprietário da mochila, um homem de 40 anos, tentou se evadir do local sendo abordado e preso momentos depois. Logo na sequência, outro ônibus foi abordado, dessa vez na linha de Foz do Iguaçu, Paraná, para Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Com o auxílio do cão que sinalizou em uma das mochilas, foram encontrados 10 quilos de maconha, que estavam na bagagem de uma mulher de 20 anos. Ela relatou aos militares que levaria a droga até a cidade de Chapecó e receberia o valor de cinco mil reais pelo transporte. Diante dos fatos constatados, o homem e a mulher foram presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e conduzidos para a Delegacia para os procedimentos cabíveis.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo. O flagrante foi na noite desta segunda-feira, por volta das 20 horas. A Polícia Militar prendeu um homem na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. Durante a Operação Hórus, a guarnição abordou um veículo Voyage e verificou que o condutor possuía passagem criminal por tráfico de drogas. Em busca veicular foi localizada uma espingarda calibre 36 da marca "Rossi", desmontada no interior do carro. A coronha estava nos pés do carona e o cano da arma estava nos pés do banco traseiro. Diante das constatações, o homem foi preso e a arma foi apreendida.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/fYlDVIpfiZ5YR49euMYvRkS5sfbXqk3eBWoY1ucr): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185