De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O escritório de direitos humanos da ONU informou nesta segunda-feira que o número de mortos na Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro ultrapassou três mil pessoas. Entre sexta-feira e ontem foram 254 mortes no conflito. O órgão disse que o número real provavelmente será consideravelmente maior, citando dificuldades de acesso e esforços contínuos de corroboração. O ONU informou que a maioria das vítimas foi morta por armas explosivas com ampla área de impacto, como mísseis e ataques aéreos. A Rússia chama as ações na Ucrânia de "operação especial" para desarmar a Ucrânia e protegê-la dos fascistas, uma alegação que a Ucrânia e o Ocidente dizem ser infundada.
A França abateu 16 milhões de aves de cativeiro desde o início da atual epidemia de gripe aviária. O número recorde foi divulgado pelas autoridades nesta segunda-feira. Desde o primeiro caso detectado no norte do país no final de novembro, o vírus se propagou em mil 364 granjas, mais da metade do oeste do país, onde as autoridades determinaram sacrifícios massivos, incluindo de animais saudáveis de forma preventiva. Em 2021, foram registrados quase 500 focos e três milhões e 500 mil animais foram sacrificados. A crise vem gerando prejuízos expressivos para a agropecuária do país.
GUSTAVO PETRO, candidato favorito nas eleições presidenciais da Colômbia, cancelou nesta segunda-feira eventos na região cafeeira do país devido a um complô de uma gangue criminosa para atacá-lo. O candidato informou que o roteiro foi cancelado depois que a equipe de segurança de PETRO recebeu informações de que a gangue criminosa La Cordillera estava planejando um ataque. PETRO lidera uma pesquisa de opinião divulgada na semana passada com 43 por cento das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o rival mais próximo, o FEDERICO GUTIÉRREZ, registrou 26 por cento.
Os brasileiros já pagaram um trilhão em impostos desde o início deste ano. O cálculo é do Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo. Em 2021, a marca só foi alcançada em 19 de maio. O valor corresponde ao total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições. Em nota, a entidade diz que a maior arrecadação observada neste ano tem como base a inflação elevada, atualmente, está acima de 10 por cento. Outro ponto citado pela associação é que alguns itens estão extremamente tributados, como o caso dos combustíveis e da energia elétrica.
O Banco Central informou nesta segunda-feira que as contas do setor público registraram superávit primário de três bilhões e meio de reais em fevereiro deste ano. O resultado abrange governo federal, estados, municípios e empresas estatais. O superávit primário acontece quando as receitas com impostos superam as despesas, desconsiderando os juros da dívida pública. Quando acontece o contrário, o resultado é de déficit primário. Segundo os dados do Banco Central, o superávit em janeiro deste ano representa o primeiro saldo positivo para o mês desde 2014, quando o montante chegou a dois bilhões e cem milhões de reais.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em quatro meses, o Brasil se aproxima ao total de casos prováveis de dengue de todo o ano de 2021. Até a última semana do mês passado, foram contabilizados 542 mil e 38 casos prováveis da doença. Em 2021, o total na última semana de boletins epidemiológicos da Saúde do ano foi de 544 mil 460. Em comparação com os quatro primeiros meses do ano passado, houve um aumento de 113 por cento de casos registrados. No Brasil, a única vacina autorizada para uso contra a dengue é vendida pela rede privada e não disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde.
A inflação de abril em Santa Catarina calculada pela Universidade do Estado e Centro de Ciências Socioeconômicas teve alta de zero vírgula 97 por cento.Em apenas quatro meses, de janeiro a abril, o índice já subiu três vírgula 92 por cento e, em 12 meses, acumulou alta de 11 vírgula sete por cento. Em abril, o grupo de transportes teve o maior aumento: dois virgula 82 lor cento. Na sequência, veio o grupo de alimentos e bebidas com reajuste de um vírgula 63 por cento e o da educação variou zero vírgula 98 por cento. Por item, os que mais subiram foram os combustíveis que tiveram alta de cinco vírgula 10 por cento e tarifas do transporte público com aumento de dois vírgula 36 por cento.
Santa Catarina teve queda na cobertura de todas as vacinas destinadas para crianças em 2021. Em apenas seis anos, o Estado saiu de um patamar de quase cem por cento, para taxas entre 60 e 80 por cento em imunizantes como BCG, que previne tuberculose, Pneumo, contra pneumonia, e a Penta, que previne contra hepatite B e tétano. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, a vacina BCG, por exemplo, teve queda de 34 por cento na cobertura entre 2016 e 2021: passou de 97 para 64 por cento. Em seguida vem a Tetra, com queda de 25 por cento nos últimos seis anos. Era de 87 por cento em 2016 contra 65 por cento em 2021.
O governo de Santa Catarina encaminhou um pedido ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira para iniciar o cumprimento da ação cível que trata sobre os royalties do petróleo na costa do Estado. O processo está em tramitação há mais de 30 anos e questiona a demarcação feita pelo IBGE sobre os campos de exploração da matéria-prima no litoral. O Estado alega que o IBGE fez o traçado das linhas de projeções marítimas no litoral do Paraná e São Paulo "de forma arbitrária e sem respaldo legal", o que causou prejuízos a Santa Catarina. Em 12 de abril deste ano, a ação teve o trânsito em julgado do acórdão e, com isso, não há mais possibilidade de recurso. Segundo o governo catarinense, estima-se que Santa Catarina deixou de receber cerca de 300 milhões por conta desse equívoco do IBGE.
Núcleo Amor a Vida organiza segunda feira de roupa usada do ano. A informação é de CELESTINA ZANOVELLO – coordenadora da entidade em Campo Erê. De acordo com ela, está tudo sendo preparado com muito carinho para atender a população que queira ajudar o Núcleo nesse sábado. Além de roupas tem também calçados, utensílios domésticos e roupas de cama, mesa e banho. Todos os produtos serão comercializados no valor mínimo de um real e máximo de 10. Entre os materiais tem artigos novos e usados. CELESTINA, lembra que a população pode auxiliar o grupo com doações e ainda adquirindo alguma peça no sábado na feira que inicia as oito e meia e vai até as 16 horas.
Núcleo Amor a Vida atende em novo endereço. Já faz alguns dias em que o grupo ganhou uma sede própria do governo municipal de Campo Erê. CELESTINA ZANOVELO – coordenadora da entidade, lembra que antes a venda de roupas e calçados era feita numa sala anexa a rodoviária, e depois passou a atender no Pavilhão do Bairro São Francisco. Agora, que a pandemia deu uma trégua e que é possível voltar a atender o público, em conversa com a prefeita ROZANE MOREIRA, foi firmado um acordo e a antiga Secretaria de Agricultura, hoje é a sede do núcleo.
Núcleo Amor a Vida atende o público toda segunda e quinta-feira á tarde. Nesses dois dias as voluntárias estão com o Brechó com vendas de produtos e também estão a disposição para receber doações. CELESTINA, reforça que não é preciso ser paciente de câncer para fazer parte do Núcleo. Qualquer pessoa com boa vontade de ajudar pode participar. A coordenadora lembra que todo valor arrecadado com o Brechó e as feiras é utilizado para compra de cesta básica para pacientes com câncer e uma parte ainda é destinado ao hospital do câncer em Pato Branco, que é o hospital referência para a doença em toda a região.
Prefeitura fará pulverização especial contra mosquito da dengue nesta semana. A Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica de São Lourenço do Oeste vão realizar uma nova pulverização especial para intensificar o combate à dengue. Será quinta e sexta-feira, em toda a extensão das ruas João Beux Sobrinho, Rio de Janeiro, Aldo Lemos e Sete de Setembro. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, FILIPE MARTINS, a pulverização é feita com aplicação de inseticidas naturais em galerias, redes pluviais e bueiros do município, locais com maior demanda da população em relação à quantidade de mosquitos.
Nesta semana, a pulverização será feita somente nos bueiros. O diretor FILIPE, diz que o cidadão poderá solicitar para a equipe que faça a pulverização em algum local específico de sua residência, ação que será avaliada em cada caso. Na quinta-feira o trabalho começa as 18 horas, nas ruas João Beux sobrinho e Rio de Janeiro. Já na sexta no mesmo horário, será nas ruas Aldo Lemos e Sete de setembro.
Prefeitura coleta quase duas toneladas de lixo eletrônico. Sábado foi dia de coleta especial de lixo eletrônico em São Lourenço do Oeste, numa ação da campanha Dengue Zero do governo municipal. Conforme o secretário de desenvolvimento do município GUILHERME NEGRI – secretário, a coleta foi realizada no estacionamento da prefeitura por uma empresa especializada. Entre os materiais recolhidos no lixo eletrônico, televisores, rádios, celulares, pilhas e computadores.
Empresa ainda não contabilizou todos os materiais coletados. Conforme informações da empresa, os materiais ainda estão sendo contabilizados, mas foram recolhidos mais de dois mil e quinhentos quilos de vidro, mil e 7oo mil quilos de eletrônicos, 150 litros de óleo de cozinha e 256 lâmpadas. Quem descartou os materiais recebeu em troca uma flor.
Palma Sola volta a discutir Plano Diretor. Aconteceu na noite de ontem mais um encontro no CTG do município com toda a comunidade para debater mais uma etapa do Plano Diretor. Conforme IZABEL VISSOTTO – Assessora de Gestão, Administração e Planejamento da prefeitura de Palma Sola, essa já é a quarta etapa. O encontro de ontem a noite foi bem importante, pois foi definida a legislação do Plano. A partir de agora, vão acontecer reuniões comunitárias na cidade e também nas comunidades do interior. IZABEL lembra que o Plano Diretor vai projetar Palma Sola para os próximos 40 anos.
Prefeitura precisou fazer um trabalho de recadastramento imobiliário para dar sequencia ao Plano Diretor. Recadastrar todos os terrenos de Palma Sola se tratava de uma questão de justiça fiscal, explicou IZABEL VISSOTTO –Assessora de Gestão, Administração e Planejamento da prefeitura. IZABEL garante que, fazendo tudo conforme exige a legislação para elaboração de um Plano, o seu município sai na frente. Assegura que tudo o que foi feito até aqui ajuda a Administração Municipal e tomar as decisões mais acertadas.
Avança proposta para construção de Delegacia de Polícia e Destacamento Militar no mesmo terreno. Conforme o sargento ALEXANDRO FREITAS – comandante da PM em Saltinho, agora falta formalizar as tratativas entre as duas instituições para o plano sair do papel. A Polícia Civil tem que manifestar oficialmente sua vontade de compartilhar com a militar uma área de mil 250 metros na cidade alta de Saltinho, próximo ao posto de saúde e a creche. O documento precisa chegar a Secretaria de Administração em Florianópolis que deverá fazer a alteração da averbação do imóvel. É que no documento original consta que o terreno cedido pela prefeitura seria exclusivamente da Civil.
Polícia Militar de Saltinho ainda tem disponível 300 mil reais para construção do destacamento. O comandante ALEXANDRO FREITAS conseguiu a verba com o alto comando, em Florianópolis, mas admite que corre contra o tempo porque a verba não estará o tempo todo a disposição. As lideranças de Saltinho também, temem que a demora para uma definição de compartilhamento do terreno entre a civil e a militar, provoque a perda do dinheiro. FREITAS está na capital fazendo um curso de ingresso na Polícia Ambiental. 6 PM’s foram selecionados para realizarem o curso. Mesmo que ALEXANDRO não entre na Ambiental, salienta que seus conhecimentos vão aumentar.
Homem e mulher são presos pela PM por tráfico de drogas. Um homem e uma mulher foram presos pela Polícia Militar em duas ocorrências distintas, na noite de ontem. Os fatos foram registrados com menos de uma hora de diferença no terminal rodoviário em Dionísio Cerqueira. Em continuidade a Operação Hórus, a PM, com o apoio do Canil Setorial abordou, um ônibus de linha que seguia de Foz do IguaçuPR, para Porto AlegreRS, quando o cão de faro sinalizou em uma das mochilas. Dentro foi localizado três tabletes de maconha, totalizando três quilos. O proprietário da mochila, homem de 40 anos, tentou se evadir do local sendo abordado e preso momentos depois.
Em sequência, outro ônibus foi abordado, desta vez com linha de Foz do Iguaçu para Caxias. Com o auxílio do cão, que sinalizou em uma das mochilas, foram encontrados dez quilos de maconha, que estavam na bagagem de uma mulher de 20 anos. Ela relatou aos militares que levaria a droga até a cidade de Chapecó e receberia o valor de 5 mil. Diante dos fatos constatados, o homem e a mulher foram presos em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas e conduzidos para dar continuidade aos procedimentos legais.
Casos de violência doméstica são registrados em São Lourenço do Oeste e Quilombo. Conforme a PM, uma foi no sábado, por volta das 18 horas no bairro Cruzeiro em São Lourenço do Oeste. Um homem de 56 anos foi preso por ameaça e agressão contra familiares. Alcoolizado, a polícia conta que o homem danificou a porta da casa, tendo ferimentos. O filho dele, de 13 anos, também ficou ferido, e o caso foi acompanhado pelo Conselho Tutelar.
Já em Quilombo foi no domingo. O o caso foi por volta das 13 horas no bairro Santa Inês. Segundo a Polícia, um homem, também de 56 anos, foi preso por ameaçar a esposa e o filho com o suo de uma foice. Ele foi conduzido pela PM até a delegacia.