ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 03 05 2021

-CPI DA COVID INVESTIGARÁ FALTA DE VACINAS PARA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE

-ESTADO DEFINE PRIORIDADES PARA VACINAR PESSOAS COM COMORBIDADES

-CRECHES DA REDE MUNICIPAL RETOMAM ATENDIMENTOS PRESENCIAIS

-HOSPITAL REGIONAL REDUZ QUATRO LEITOS NA ENFERMARIA COVID

-ENTIDADES PROJETAM AUMENTO DA GERAÇÃO DE EMPREGOS NA CIDADE

-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS É DETIDO NA WILLY BARTH

-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 42 centavos. O euro está valendo seis reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

As autoridades de saúde do Reino Unido têm um plano para vacinar as adolescentes a partir de 12 anos antes do começo das aulas no segundo semestre, de acordo com uma reportagem publicada pelo jornal "The Times". Segundo a publicação, os adolescentes dessas idades receberão uma dose de vacina antes do início e uma segunda já durante o período de aulas. O objetivo é evitar interrupções durante o próximo ano letivo. A medida pode ser reproduzida por outros países onde as campanhas de vacinação estão avançadas.

O governo de Portugal informou neste sábado que estenderá até 16 de maio as restrições que impedem viagens não essenciais de países com altos índices de infecção de coronavírus, incluindo Brasil e Índia. Viajantes de países onde há 500 ou mais casos por 100 mil pessoas em um período de 14 dias - o que também inclui África do Sul, França e Holanda, entre outros - podem entrar em Portugal apenas se tiverem um motivo válido, como trabalho ou por motivos de saúde, afirmou o governo. Mesmo assim, elas precisam fazer quarentena por 14 dias.

O presidente da Colômbia, IVAN DUQUE, disse no domingo que vai retirar a proposta de reforma tributária depois de protestos no país e de ampla oposição por parte dos parlamentares. DUQUE já havia afirmado na sexta-feira que a lei seria revisada para remover alguns de seus pontos mais polêmicos, como o nivelamento do imposto sobre vendas de alguns alimentos e de serviços públicos, mas o governo já havia insistido que não o retiraria de pauta. No sábado houve o quarto dia consecutivo de protestos. Os manifestantes diziam que a reforma tributária pune a classe média com medidas como o aumento do imposto por valor agregado que incide em bens e serviços.

O governo federal não vai renovar a Operação Verde Brasil Dois, que manteve tropas das Forças Armadas reforçando, por um ano, ações de combate a crimes ambientais na Amazônia. O decreto que mantém a operação de "garantia da lei e da ordem" ambiental terminou nesta sexta-feira. Em nota, o Ministério da Defesa informou o encerramento da operação e disse que os militares, a partir de agora, poderão dar apoio logístico aos órgãos federais, estaduais e municipais de fiscalização “quando demandados”. Esse apoio logístico já é previsto por lei, de forma permanente. As tropas também foram autorizadas a agir em operações preventivas e repressivas para combater desmatamento e queimadas ilegais, por exemplo.

O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou que a proposta que autoriza o governo a privatizar os Correios deve ser votada entre junho e julho deste ano. Ele acredita que o governo tem votos para aprovar a proposta e ressaltou que o Congresso tem o perfil reformista. Para o deputado, seu compromisso não é com o mérito do texto, mas o de fazer as discussões acontecerem. LIRA destacou a reforma administrativa como uma das prioridades do Parlamento. Para ele, essa é uma reforma essencial para que o cenário econômico do Brasil melhore, inclusive no período pós-pandemia.

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid decidiram investigar a ausência de vacinas para a aplicação da segunda dose da CoronaVac. Oito capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose devido a falta do imunizante. A CPI da Covid foi instalada nesta terça-feira no Senado Federal. A Comissão é responsável por apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o enfrentamento da pandemia. Nesta semana a CPI irá ouvir os ex-ministros e o atual titular da Saúde, senadores cobrarão explicações e soluções para a falha de planejamento da pasta.

A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa promove nesta segunda-feira, a partir das duas horas da tarde, uma reunião ordinária ampliada sobre os impactos para Santa Catarina do corte no orçamento federal de 2021. A reunião contará com a presença de deputados estaduais, federais, senadores e dos representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, da Secretaria de Estado da Fazenda, Fiesc e Procuradoria-Geral do Estado. O anúncio de corte de 136 milhões no orçamento federal para obras de infraestrutura no estado, afetando a execução de obras nas BRs 470, 282, 280, 163 e 285 foi duramente criticado pelos deputados catarinenses nas sessões na semana passada e pelo setor empresarial de todo o estado.

As vacinas prometidas pelo governo federal ao Estado de Santa Catarina chegam nesta segunda-feira. O pouso no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, está marcado para a uma e 45 da tarde. São 232 mil 750 doses da Astrazeneca e 17 mil 550 da Pfizer. As vacinas da Pfizer serão destinadas para Florianópolis e São José. Com a chegada dos novos imunizantes, os munícpios poderão seguir com o cronograma de vacinação da primeira dose para os grupos prioritários. Neste sábado, chegaram 29 mil 600 doses da Coronovac que serão usadas na aplicação da segunda dose para os idosos com idade entre 65 e 69 anos.

Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite, na noite deste domingo, definiu as regras para vacinação das pessoas com comorbidades em Santa Catarina. O Estado imunizará primeiro pacientes considerados de alto risco. Entrarão na lista de prioridades pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica e dependentes de hemodiálise, transplantados, pessoas com deficiência permanente e as que fazem parte do grupo de comorbidades por qualquer doença e estão na faixa etária dos 55 a 59 anos. As grávidas ou puérperas – mulheres que acabaram de dar à luz – que tenham comorbidades também entrarão no grupo prioritário. As demais, como hipertensos e diabéticos, entram na etapa seguinte.

O empresário e proprietário do Frigorífico Frioeste de São Miguel do Oeste, EUCLIDES KLEIN, foi sepultado no começo da tarde de ontem. O velório foi realizado na Igreja do bairro São Gotardo. EUCLIDES foi encontrado inconsciente em casa por um familiar no começo da tarde de sábado. O empresário foi socorrido e levado para o Hospital Regional onde foi confirmada a morte.

Começa hoje a segunda edição da campanha “Corações que Alimentam” em São Miguel do Oeste. A iniciativa é do Lions Clube Universidade, Lions Clube São Miguel do Oeste, Lionesses e Leo Clube. A ação foi criada para arrecadar donativos para famílias em situação de vulnerabilidade devido da pandemia de Covid 19. Além de alimentos, os clubes de serviço do Lions vão arrecadar materiais de higiene e limpeza. No próximo sábado, véspera do Dia das Mães, será realizado um Drive Thru na Praça Walnir Bottaro Daniel para o recebimento de donativos. A orientação é de que as pessoas deixem as doações na praça, mas não fiquem no local para evitar aglomerações.

A Associação de Artesanato Arte e Cultura de São Miguel do Oeste em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realizou neste domingo, a Feira de Artesanato Especial do Dia das Mães. O evento aconteceu na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. De acordo com a coordenadora do evento, JANAINA SANTOS, 28 artesãos se inscreveram para a feira. Segundo JANAÍNA, três expositores tiveram problemas no momento da montagem dos estandes por conta do vento e da chuva e decidiram ir embora. Ela enfatizou que a associação realiza as feiras no segundo domingo de cada mês. Em junho, a atividade terá como foco o Dia dos Namorados. As fotos do evento estão no portal da Peperi na internet.

A Fetaesc está cogitando a aplicação do vazio sanitário para combater cigarrinha do milho. A informação é do vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina, LUIZ SARTOR. Em reunião realizada nos últimos dias foram discutidas alternativas para combater a cigarrinha, praga que devastou lavouras de milho no estado. A reunião reuniu, além da Fetaesc, vários órgãos relacionados ao agronegócio, como Epagri, Cidasc, Secretaria de Estado da Agricultura, Faesc, Ocesc e universidades. Com o agravamento dos danos causados pela praga, a Fetaesc, junto com os órgãos envolvidos, está elaborando material de divulgação para os agricultores, com medidas preventivas para auxiliar no combate. Ele disso que em outras culturas nas quais houve vazios sanitários foram obtidos resultados satisfatórios e o mesmo deve ser usado na cultura de milho.

As creches da rede municipal de ensino retomaram o atendimento presencial nesta segunda-feira. Depois de mais de um ano fechadas em razão da pandemia do coronavírus, as unidades foram reabertas as sete e meia damanhã de hoje. Nesta semana, a fase é de adaptação. Hoje, por exemplo, as crianças vão ficar apenas uma hora e meia na creche. No decorrer dos dias, o tempo de permanência na escola vai aumentar gradativamente. De acordo com a secretária de Educação, SISSE VELOSO, as creches se prepararam para receber as crianças com uma série de normas para garantir a segurança sanitária de todos. As aulas, por conta da pandemia, são apenas em meio turno.

O retorno do atendimento presencial das creches foi bem recebido pelos pais que precisam do serviço. MAURO KONZEN, de 35 anos, morador do bairro Colinas, disse que a família teve que alterar a rotina durante o período em que as creches estiveram fechadas. Ele tem um filho que está matriculado na creche do centro. MAURO disse que a abertura da creche é muito bom para os pais e para as crianças que passam a ter um contato social maior a partir de agora. ARACI NARDI, de 40 anos, moradora do centro, também aprovou a reabertura das creches. Ela disse que cuidou do neto durante a pandemia, mas o convívio com outras crianças é fundamental. Além disso, a creche também permite um desenvolvimento maior das crianças.

As creches se preparam muito para voltar a receber os alunos com atendimento presencial. O comentário é da diretora da creche do bairro São Gotardo, ROSILEI GEZIUR. Ela disse que a equipe adotou todas as medidas sanitárias e organizou o espaço para a volta das aulas presenciais. A creche conta com álcool gel em todos os ambientes e as crianças passam pela aferição da temperatura na entrada da escola. ROSILEI disse que esse é um momento que ainda exige muitos cuidados, mas o retorno das crianças era uma necessidade, tanto para os alunos quanto para os pais que precisam trabalhar. Segundo a diretora, o atendimento presencial será em apenas um turno.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realizou a primeira captação de órgãos do ano neste final de semana. O processo foi coordenado pela SC Transplantes que regula a fila e recebimento dos órgãos no Estado, trabalhando em conjunto com a Comissão Hospitalar de Transplantes da Instituição. O material coletado do doador vai beneficiar outras cinco pessoas. A autorização para a doação só ocorreu após confirmação da morte encefálica. De acordo com a coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva, ANDRÉIA FIORINI, é um momento de dor para a família, mas muitos entendem a importância da doação de órgãos realizando um gesto de amor e solidariedade ao próximo. A coordenadora de enfermagem ainda ressaltou a importância de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

O município começou a semana com uma redução no número de casos ativos de Covid-19. Neste domingo, três pessoas foram diagnosticadas com a doença. Outras 12 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, quatro mil 347 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais quatro mil 239 já se recuperaram e 63 estão com o vírus ativo. Neste domingo, São Miguel registrou mais um óbito de um paciente com a doença. A idosa que faleceu tinha entre 75 e 80 anos que estava internada no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, com registro de comorbidades. O número total de óbitos por covid-19 de pacientes é de 46.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, mais três óbitos relacionados a Covid-19. Os casos são de três idosos: um de 64 anos de São Miguel do Oeste, outro de 73 anos de Dionísio Cerqueira e de um terceiro de 72 anos, de Guaraciaba. O Hospital Regional começa a semana com 20 pacientes confirmados na UTI. A taxa de ocupação do setor de terapia intensiva é de 80 por cento. Na enfermaria são 12 confirmados com cem por cento dos leitos ocupados.

O Hospital Regional reduziu o número de leitos do setor de enfermaria destinados para pacientes com Covid. Desde sábado, a ala conta com 12 leitos, quatro a menos do que a semana passada. Segundo a direção da unidade, as vagas foram reduzidas por conta da demanda dos leitos clinico geral. O Hospital realizou a transferência de pacientes Covid-19 de menor gravidade para os hospitais de retaguarda habilitados para os casos leves da doença. Com isso, foi possível realizar a internação de pacientes de outras patologias no hospital.

A secretária do Fundo Municipal de Saúde de Romelândia JANE JORIS esclareceu uma informação divulgada recentemente por veículos de comunicação de abrangência estadual sobre a troca de vacinas contra a Covid em Romelândia. De acordo com a publicação, 18 moradores do município teriam recebido a primeira dose de um fabricante e a segunda de outro laboratório. Segundo JANES, essa informação não é correta. O que aconteceu, segundo a secretária do fundo, foi um erro de digitação. Ela comentou que o problema já foi identificado e comunicado aos órgãos de saúde do estado. JANES reforçou que todos os vacinados em Romelândia tomaram as duas doses do mesmo laboratório e que não houve troca de vacinas.

O bom desempenho do mercado de trabalho com carteira assinada nos primeiros três meses do ano já esperado pelo setor industrial. O comentário é do diretor do Senai, IVANOR FINATTO. Ele citou que as empresas não pararam durante a pandemia e trabalharam para atender a demanda da sociedade dentro das normas de segurança sanitária. Para ele, a indústria cumpriu o seu papel e foi além, contratando mais pararetomar a economia. No primeiro trimestre deste ano, São Miguel do Oeste teve 426 contratações a mais do que as demissões. O número é 65 por cento maior do que os primeiros três meses de 2020. O setor industrial foi o principal responsável por esse resultado com saldo de 174 vagas criadas no trimestre.

O diretor do Senai, IVANOR FINATO, ressaltou que o desempenho positivo na geração de emprego nas indústrias foi homogêneo no primeiro trimestre deste ano. Ele disse que todos os segmentos da indústria contrataram mais do que demitiram, mas alguns tiveram um resultado ainda melhor. É o caso, por exemplo, da indústria de alimentos ligada ao agronegócio. Os setores têxtil, de moveis e o metal mecânica também contrataram mais neste ano, segundo FINATO. Ele também comentou que um setor que vem crescendo e contratando bastante é o de manutenção industrial. O diretor do Senai lembrou que os trabalhadores com qualificação são os que obtem as melhores vagas e os melhores salários.

A geração de emprego formal no primeiro trimestre deste ano na comparação com o início do ano passado mostra que São Miguel do Oeste é um cidade polo com empreendedores que acreditam na força do trabalho. A afirmação é do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. Ele disse que o saldo de mais de 420 vagas nos três primeiros meses do ano é uma boa notícia que se explica pela ação dos empreendedores que, apesar da pandemia, contrataram mais para ampliar a produção. DANIEL comentou que os números são surpreendentes, embora houvesse uma expectativa em relação a implantação de investimentos que estavam previstos para antes da pandemia e que foram suspensos no ano passado. Agora, os projetos começam a ser executados gerando novos empregos na cidade.

O saldo positivo de empregos com carteira assinada só não é maior em razão da falta de mão de obra qualificada. O presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, disse que muitas vagas não são preenchidas porque faltam pessoas com a capacitação indicada para a contratação. Ele comentou que o Sine, por exemplo, tem centenas de oportunidades de emprego que não são ocupadas. O empresário destacou que a entidade, empresas e instituições estão empenhadas em oferecer a qualificação para os trabalhadores, mas é preciso que as pessoas tenham interesse em buscar esse conhecimento.

Um veículo carregado com vinhos da Argentina foi apreendido neste domingo na SC 163. A apreensão ocorreu por volta das seis horas da tarde em Descanso. Os policiais rodoviários abordaram um Monza de Cruz Alta conduzido por um homem de 33 anos. O carro estava carregado com vinhos da Argentina sem registro na aduana. O produto ingressou ilegalmente no país. A mercadoria e o veículo foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal. O valor estimado da apreensão é de 60 mil reais.

Um homem com mandado judicial de prisão em aberto foi detido neste final de semana em São Miguel do Oeste. O homem foi abordado por uma guarnição da PM por volta das quatro e meia da tarde na avenida Willy Barth. Ele possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas ocorrido em 2019. O homem não ofereceu resistência, foi preso e conduzido até a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente no começo da noite de sábado em São Miguel do Oeste. O condutor de um Gol perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. O acidente aconteceu por volta das seis e meia em frente ao Casep, na saída para Guaraciaba. Dois homens sofreram ferimentos graves e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Eles foram levados ao Hospital Regional. As fotos e vídeos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.