As autoridades de saúde do Reino Unido têm um plano para vacinar as adolescentes a partir de 12 anos antes do começo das aulas no segundo semestre, de acordo com uma reportagem publicada pelo jornal "The Times". Segundo a publicação, os adolescentes dessas idades receberão uma dose de vacina antes do início e uma segunda já durante o período de aulas. O objetivo é evitar interrupções durante o próximo ano letivo. A medida pode ser reproduzida por outros países onde as campanhas de vacinação estão avançadas.
O governo de Portugal informou neste sábado que estenderá até 16 de maio as restrições que impedem viagens não essenciais de países com altos índices de infecção de coronavírus, incluindo Brasil e Índia. Viajantes de países onde há 500 ou mais casos por 100 mil pessoas em um período de 14 dias - o que também inclui África do Sul, França e Holanda, entre outros - podem entrar em Portugal apenas se tiverem um motivo válido, como trabalho ou por motivos de saúde, afirmou o governo. Mesmo assim, elas precisam fazer quarentena por 14 dias.
O presidente da Colômbia, IVAN DUQUE, disse no domingo que vai retirar a proposta de reforma tributária depois de protestos no país e de ampla oposição por parte dos parlamentares. DUQUE já havia afirmado na sexta-feira que a lei seria revisada para remover alguns de seus pontos mais polêmicos, como o nivelamento do imposto sobre vendas de alguns alimentos e de serviços públicos, mas o governo já havia insistido que não o retiraria de pauta. No sábado houve o quarto dia consecutivo de protestos. Os manifestantes diziam que a reforma tributária pune a classe média com medidas como o aumento do imposto por valor agregado que incide em bens e serviços.
O governo federal não vai renovar a Operação Verde Brasil Dois, que manteve tropas das Forças Armadas reforçando, por um ano, ações de combate a crimes ambientais na Amazônia. O decreto que mantém a operação de "garantia da lei e da ordem" ambiental terminou nesta sexta-feira. Em nota, o Ministério da Defesa informou o encerramento da operação e disse que os militares, a partir de agora, poderão dar apoio logístico aos órgãos federais, estaduais e municipais de fiscalização “quando demandados”. Esse apoio logístico já é previsto por lei, de forma permanente. As tropas também foram autorizadas a agir em operações preventivas e repressivas para combater desmatamento e queimadas ilegais, por exemplo.
O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou que a proposta que autoriza o governo a privatizar os Correios deve ser votada entre junho e julho deste ano. Ele acredita que o governo tem votos para aprovar a proposta e ressaltou que o Congresso tem o perfil reformista. Para o deputado, seu compromisso não é com o mérito do texto, mas o de fazer as discussões acontecerem. LIRA destacou a reforma administrativa como uma das prioridades do Parlamento. Para ele, essa é uma reforma essencial para que o cenário econômico do Brasil melhore, inclusive no período pós-pandemia.
Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid decidiram investigar a ausência de vacinas para a aplicação da segunda dose da CoronaVac. Oito capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose devido a falta do imunizante. A CPI da Covid foi instalada nesta terça-feira no Senado Federal. A Comissão é responsável por apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o enfrentamento da pandemia. Nesta semana a CPI irá ouvir os ex-ministros e o atual titular da Saúde, senadores cobrarão explicações e soluções para a falha de planejamento da pasta.
A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa promove nesta segunda-feira, a partir das duas horas da tarde, uma reunião ordinária ampliada sobre os impactos para Santa Catarina do corte no orçamento federal de 2021. A reunião contará com a presença de deputados estaduais, federais, senadores e dos representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, da Secretaria de Estado da Fazenda, Fiesc e Procuradoria-Geral do Estado. O anúncio de corte de 136 milhões no orçamento federal para obras de infraestrutura no estado, afetando a execução de obras nas BRs 470, 282, 280, 163 e 285 foi duramente criticado pelos deputados catarinenses nas sessões na semana passada e pelo setor empresarial de todo o estado.
As vacinas prometidas pelo governo federal ao Estado de Santa Catarina chegam nesta segunda-feira. O pouso no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, está marcado para a uma e 45 da tarde. São 232 mil 750 doses da Astrazeneca e 17 mil 550 da Pfizer. As vacinas da Pfizer serão destinadas para Florianópolis e São José. Com a chegada dos novos imunizantes, os municípios poderão seguir com o cronograma de vacinação da primeira dose para os grupos prioritários. Neste sábado, chegaram 29 mil 600 doses da Coronovac que serão usadas na aplicação da segunda dose para os idosos com idade entre 65 e 69 anos.
Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite, na noite deste domingo, definiu as regras para vacinação das pessoas com comorbidades em Santa Catarina. O Estado imunizará primeiro pacientes considerados de alto risco. Entrarão na lista de prioridades pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica e dependentes de hemodiálise, transplantados, pessoas com deficiência permanente e as que fazem parte do grupo de comorbidades por qualquer doença e estão na faixa etária dos 55 a 59 anos. As grávidas ou puérperas – mulheres que acabaram de dar à luz – que tenham comorbidades também entrarão no grupo prioritário. As demais, como hipertensos e diabéticos, entram na etapa seguinte.
Pandemia ajudou a entender a importância das escolas. Com a comemoração do dia mundial da educação na semana passada, a secretária de educação de Saltinho - CLEUSA FALCHETI, fala que, não só o aprendizado na escola, mas toda a criação parte da educação. Comenta que estamos vivendo um momento muito importante com a retomada das aulas presenciais, e acredita que a paralisação fez as pessoas entenderem o quanto deve ser valorizado um profissional do ensino. Não só os professores, mas todos envolvidos na área, ganharam mais importância para a sociedade.
Pandemia obrigou professores a mudarem toda a forma de ensinar. CLEUSA FALCHETI, de Saltinho, classifica a mudança na maneira de dar aula como o maior desafio já enfrentado pelo ensino. A comunidade escolar estava preocupada, desejando que as aulas presenciais fossem retomadas, por perceberam quanto à educação faz diferença na vida dos jovens. A secretária comenta que depois de tudo isso, percebeu que as famílias têm contribuído mais e os estudantes também entenderam melhor o quanto faz diferença no aprendizado estarem na escola.
Já estão definidos quais grupos recebem a vacina contra Covid depois dos idosos. Conforme a enfermeira da unidade básica de saúde de Palma Sola - EDITE CIRINO, o município está quase no fim da imunização da terceira idade. No momento a Secretária de Saúde aguarda a chegada de mais doses para encerrar a vacinação para pessoas de 60 e 61 anos. Seguindo orientações do Ministério da Saúde, as próximas pessoas a serem imunizadas são portadores da síndrome de Down. A vacinação para quem tem comorbidade também será nesse grupo, iniciando com quem tem de 55 a 59 anos, e algum dos problemas citados no plano estadual.
Vacinação contra Coronavírus vai seguir conforme a idade, além de seguir outros critérios. Pessoas com problemas renais crônicos, que fazem hemodiálise estão no primeiro grupo após os idosos, e são seis pessoas em Palma Sola, como informa a enfermeira EDITE CIRINO. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, recebem a dose no primeiro momento também pessoas com deficiência permanente, que sejam cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada. Gestantes e puérperas que tenham comorbidade, independente da idade, devem falar com o médico do pré-natal e pedir um laudo para serem imunizadas.
Situação da dengue em Campo Erê preocupa vigilância epidemiológica. Com quatro casos ativos, e transmissão dentro do município, o fiscal sanitarista - ETSON GONÇALVES pontua que, mais do que nunca, a população deve combater a doença. De acordo com ele, os trabalhos de fiscalização e orientação estão sendo feitos, voltados a dedetizar o local onde o mosquito se multiplica. As agentes de endemia de Campo Erê fazem vistorias regulares, procurando e eliminando focos em reservatórios de água onde o Aedes aegypti possa se reproduzir.
Não eliminar focos do mosquito em locais com água parada pode gerar processo administrativo. ETSON GONÇALVES – fiscal sanitário de Campo Erê salienta que após as agentes de endemia fiscalizar, caso o problema não seja resolvido, as consequências ficam maiores. Segundo ele, o maior problema é onde há vários possíveis locais de água parada, como ferros-velhos, e é mais difícil fazer a fiscalização. Como há mosquitos contaminados circulando no município e em toda a região, são necessárias várias aplicações do fumacê, que mata os mosquitos na área, e elimina focos para que a reprodução do inseto diminua.
Culturas de inverno sofrem com falta de água. CLAUDIR GILIOLI – extensionista da Epagri, em Campo Erê, aponta principalmente as pastagens para o gado. Está faltando água, inclusive, para o consumo dos animais em muitas propriedades. Os avicultores estão mais tranquilos, porque geralmente as empresas integradoras exigem grandes reservatórios, ou abertura de poços artesianos, antes mesmo dos aviários receberem pintinhos. A falta de umidade está comprometendo diariamente a produtividade do milho safrinha. Os cultivos de dezembro e janeiro estão muito mal desenvolvidos.
Apesar das lavouras de feijão não precisarem de muita umidade, também estão sofrendo, ao ponto de comprometer a colheita. A safrinha de soja está na mesma situação. Conforme o extensionista da Epagri CLAUDIR GILIOLI, economia de água agora é essencial. Importante é ter alguma forma de armazenamento de água. Os agricultores tem que ter preocupação com as fontes para não secarem de vez. Correto é não retirarÁgua de rios, agora, porque podem secar. Tem vários poços na região que já não produzem mais.
Vereador comenta projetos importantes que tramitaram na Câmara de Campo Erê. Conforme ANTÔNIO TEIXEIRA, passou na segunda votação a reforma habitacional no Bairro Feliz. A proposta é do executivo e muito importante para dar mais qualidade de vida aos moradores. Vai beneficiar 30 famílias com amplas reformas em suas casas. A Secretaria de Assistência Social está fazendo todo levantamento, começando pelas residências mais necessitadas. Numa segunda etapa a prefeitura vai enviar novo projeto para a câmara, para atender a mais famílias do Bairro feliz.
Município vai providenciar melhorias na iluminação pública no Bairro Jardim Esperança. De acordo com o vereador ANTÔNIO TEIXEIRA, a prefeitura vai bancar todos os pontos de luz, nos postes dos terrenos, nas imediações da rodoviária de Campo Erê. O vereador explica que no momento, as famílias se utilizam de um único ponto, que é do campo municipal. Como os terrenos do Jardim Esperança foram legalizados, agora podem receber a ação da prefeitura. Cada propriedade terá seu ponto de luz em breve. Com isso, a conta no fim do mês virá no nome de cada um.
Parlamentar defende ampliação de benefícios para microempreendedores. Conforme o deputado estadual FABIANO DA LUZ, a proposta é que as microempresas e microempreendedores individuais, que pegam até 10 mil reais emprestados do estado, tenham que devolver somente 50 por cento do valor. Já para micro e pequenos empresários que financiarem até 100 mil reais, a proposta é para que paguem 75 por cento do valor. Na avaliação do deputado, esta é uma maneira de o estado colaborar neste momento difícil de pandemia. Para microempreendedores, segundo o deputado, há um desafio ainda maior para conseguir manter as atividades. Quanto ao estado, DA LUZ pontua que ele está com movimento econômico significativo e por isso deve ajudar a manter os empregos e as atividades das microempresas, mostrando assim que é solidário com aqueles que mais precisam.
FABIANO DA LUZ cita, como microempreendedores individuais que precisam ser atendidos, os donos de bares, lojas, restaurantes, entre outros segmentos de menor movimento. Conforme o deputado, o crédito para acessar esses recursos, que seria de até 100 mil reais, já está sendo disponibilizado pelo Badesc e governo do Estado. Agora a proposta do deputado é incluir emenda que garanta desconto na devolução dos recursos destinados ao microempreendedor.
FABIANO defende que a emenda seja logo encaminhada à Assembleia Legislativa, para que assim que aprovada possa entrar em vigor e beneficiar todos os micro e pequenos empreendedores. Um fator que atrasa este processo é a indefinição no governo de SC. Na próxima sexta-feira ocorre a votação que vai definir se CARLOS MOISÉS volta ao cargo de governador ou se será afastado em definitivo.
Um homem foi preso por tentar subornar policiais militares. Foi no início da noite de ontem, por volta de 18 horas e 30 minutos, quando uma equipe da Polícia Militar fazia rondas em Francisco Beltrão. Os policiais viram um veículo com som excessivamente alto, e abordaram o motorista. O homem, de 33 anos, tinha uma garrafa de cerveja e apresentava sintomas de embriaguez. Ele se recusou a fazer o teste de bafômetro e o veículo estava com o documento atrasado. Quando a PM chamou o guincho para levar o carro, o condutor ofereceu a eles cem reais para liberar ele e o veículo. O homem foi preso por corrupção ativa.
Em São Lourenço do Oeste, o Corpo de Bombeiros resgatou um idoso de 70 anos. O homem estava perdido numa área de mata, quando os bombeiros fizeram o resgate. A ocorrência foi na comunidade de Sant'Ana da Bela Vista, no sábado, por volta das oito da noite. Os bombeiros contam que foram chamados pois o homem estava desaparecido da propriedade rural, local onde morava. Depois de pouco mais de uma hora de busca, os socorristas encontraram o homem deitado no meio de uma encosta, dormindo. Os bombeiros não informaram o que levou o idoso até o local ou se ele sofre algum tipo de transtorno.
Incêndio atinge três casas em Francisco Beltrão. O corpo de Bombeiros foi chamado por volta das onze horas da noite de sábado, para atender a um incêndio na Rua Marília, Loteamento Terra Nossa, bairro Padre Ulrico. Os bombeiros apagaram as chamas, que já estavam queimando três casas. Uma das residências, onde possivelmente o fogo começou foi a mais atingida, porém, moradores conseguiram retirar alguns pertences da casa. Não foi possível apurar qual a causa do fogo. Ninguém ficou ferido.