ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 03 04 2025

-BRASIL PODE RECORRER A OMC CONTRA TARIFAÇO DOS ESTADOS UNIDOS

-GOVERNO QUER USAR DINHEIRO USADO EM BRs PARA REDUZIR DÍVIDA COM A UNIÃO

-BANDEIRANTE TERCEIRIZA SERVIÇO DE COLETA DE CARCAÇAS EM AREAS RURAIS

-EXÉRCITO REFORÇA AÇÃO DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE NA PEDREIRA

-MOVIMENTO ECONÔMICO NA AMEOSC AUMENTA UM VIRGULA 25 POR CENTO EM 2024

-CAMINHÃO TOMBA NA SC 161 E CAUSA VAZAMENTO DE ÓLEO NA RODOVIA

-PM PRENDE DUAS PESSOAS SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

O tempo na região Extremo-Oeste é de... A previsão para as próximas horas é tempo nublado com possibilidade de chuva. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e 62 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0054 centavos.

Um homem conseguiu resistir mais de 100 horas debaixo dos escombros e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Mianmar nesta quarta-feira. As imagens do salvamento mostram ele consciente, mas visivelmente debilitado, sendo retirado do subsolo dos escombros de um hotel na região metropolitana da capital. 373 pessoas ainda estão desaparecidas. O número de mortos pelo terremoto chegou a dois mil 886, segundo a junta militar que governa Mianmar em balanço divulgado nesta quarta. O tremor, de magnitude sete virgula sete, na sexta-feira passada, foi um dos mais fortes já registrados em Mianmar.

O governo da Hungria decidiu se retirar do Tribunal Penal Internacional nesta quinta-feira, de acordo com a agência de notícias Reuters. A decisão foi divulgada pelo governo pouco depois de o premiê de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, ter chegado ao país para uma visita oficial. O líder israelense tem um mandado de prisão em aberto expedido pelo TPI por alegações de crimes de guerra na Faixa de Gaza. NETANYAHU foi convidado pelo primeiro-ministro húngaro, VIKTOR ORBÁN, que já havia dito que não cumpriria o mandado do TPI. Israel nega as acusações do tribunal, dizendo que são politicamente motivadas e alimentadas por antissemitismo.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quarta-feira que o país passará a cobrar 10 por cento de todas as importações do Brasil, como parte do decreto que estabelece tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos norte-americanos. O republicano também detalhou as demais tarifas que serão cobradas dos países que taxam produtos norte-americanos. Segundo ele, as tarifas recíprocas serão ao menos metade da alíquota cobrada pelos outros países, sendo a taxa mínima de 10 por cento. As tarifas serão aplicadas a partir de 5 de abril. Já as tarifas recíprocas individualizadas, mais altas, serão impostas aos países com os maiores déficits comerciais com os Estados a partir do dia 9. Ao todo, foram taxados 185 países.

O Supremo Tribunal Federal concluiu, nesta quarta-feira, o julgamento do recurso que discute a validade da revista íntima em presídios. Os ministros consideraram que o procedimento feito de forma vexatória, para humilhar as pessoas, é inadmissível. Os ministros também estabeleceram uma espécie de guia para a aplicação de suas conclusões. Na revista íntima vexatória, proibida pelo STF, o visitante precisa ficar parcialmente ou totalmente nu e, por vezes, tem que se agachar e expor os órgãos genitais à observação de agentes penitenciários. De acordo com a decisão do Supremo, União e estados vão ter prazo de 24 meses para comprar equipamentos eletrônicos para fazer a revista nos visitantes e a revista íntima — que não seja humilhante — poderá ser feita em casos excepcionais, de forma motivada em cada caso.

O Brasil não descarta a possibilidade de recorrer à Organização Mundial do Comércio contra o tarifaço dos Estados Unidos. A informação é dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. No entanto, a prioridade do governo brasileiro neste momento é negociar a reversão das medidas anunciadas nesta quarta-feira pelo presidente norte-americano, DONALD TRUMP. O comunicado lembrou que as medidas de Trump violam as regras da OMC. Segundo os ministérios, a sobretaxação de 10 por cento para os produtos brasileiros impactará todas as exportações do país para os Estados Unidos, o segundo maior parceiro comercial do Brasil.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que permite ao governo brasileiro retaliar países ou blocos que imponham barreiras comerciais a produtos do Brasil. É a chamada Lei da Reciprocidade. O texto já havia sido aprovado nesta terça pelo Senado Federal, em caráter de urgência. Agora, segue para sanção do presidente LULA. A votação acontece em meio ao anúncio de taxação dos Estados Unidos a produtos de diversos países, incluindo o Brasil. Entre as contramedidas previstas estão a possibilidade da imposição de direito de natureza comercial incidente sobre importações de bens ou de serviços de país ou bloco econômico e a suspensão de concessões ou outras obrigações do Brasil em relação a direitos de propriedade intelectual firmados em acordos comerciais.

A nova penitenciária de São Bento do Sul não entrou totalmente em operação desde que foi inaugurada, há cerca de nove meses. A unidade prisional teve um investimento de 32 milhões e 900 mil reais com capacidade para abrigar 420 internos em regime fechado. No entanto, há somente 18 presos no local. A unidade ainda não recebeu novos presos ou entrou em operação oficialmente porque, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social, após inaugurada, passou por uma fase de testes de operacionalização, onde foram identificadas algumas falhas estruturais na edificação, entre elas infiltrações no sistema de abastecimento de água e outras “pequenas correções na estrutura”. A Sejuri comentou que a construtora responsável foi oficialmente notificada por conta dos problemas e as readequações estão sendo concluídas até o final deste mês. O local deve receber presos ainda em abril.

Um possível aumento do número de desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina está suspenso. A pauta foi apresentada no Pleno do Judiciário catarinense, nesta quarta-feira. Foram quase três horas de debates entre os desembargadores. O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, FRANCISCO OLIVEIRA NETO, fez propôs 24 vagas de desembargador e 20 de juízes de segundo grau. Por outro lado, por questões financeiras e apontamentos feitos pelos levantamentos internos levaram OLIVEIRA NETO a manter apenas a proposta de criação de 24 espaços de desembargador ou de 12, no mínimo. Diversas reações contrárias levaram à suspensão da análise da pauta e a votação da criação de novas vagas de desembargador foi suspensa.

O governador JORGINHO MELLO foi até o Senado pedir apoio para reverter um veto do presidente da República. Esse veto impede que o valor investido por Santa Catarina em obras federais — como melhorias nas BRs 470, 163, 280 e 285 — seja abatido da dívida do estado com a União. Em 2021, o Governo do estado colocou 384 milhões de reais do próprio caixa nessas obras. Agora,o governo quer que esse valor seja descontado do que o Estado deve para o Governo Federal. Mas, com o veto, isso não é possível. JORGINHO pediu aos senadores para derrubarem esse veto. Se conseguir, o Estado vai pagar menos e terá mais dinheiro para investir em outras áreas. A dívida de Santa Catarina com a União gira em torno de 11 bilhões de reais.

Dois imóveis públicos que estavam sendo usados de forma irregular em Belmonte, voltaram ao controle da prefeitura após uma intervenção do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Segundo o conselheiro ANDERSON FLORES, a atuação rápida do município impediu que a situação irregular se consolidasse. Em abril do ano passado, o controlador interno do município de Belmonte, ARTHUR FRIES, comunicou ao Tribunal de Contas que havia identificado a utilização, por terceiros, de imóvel pertencente ao município, e que no local estavam ocorrendo obras sem a devida notificação à prefeitura. O TCE sugeriu, entre outras medidas, que o prefeito “adotasse imediatamente medidas administrativas ou judiciais para paralisar a obra irregular e restituir a posse do imóvel ao poder público”, o que foi feito pelo município.

As chuvas dos últimos dias não alteraram a situação da estiagem que afeta o município de Descanso. A afirmação do secretário de Agricultura, TIAGO GRASSIOLI. De acordo com ele, o município segue levando água para as propriedades rurais mais afetadas pelo baixo volume de chuvas. O município de Descanso decretou a situação de emergência em razão desse quadro. O decreto assinado pelo prefeito JULIANO KASPER foi recomendado pela comissão Municipal de defesa Civil. GRASSIOLI explicou que a medida permite que o município antecipe algumas ações para enfrentar o problema e evitar que ele se agrave.

O milho safra e a produção de leite são as atividades agrícolas mais afetadas pela estiagem no município de Descanso. De acordo com o secretário de Agricultura, TIAGO GRASSIOLI, as perdas nas lavouras de milho safra variam de 30 a 50 por cento. Já a produção de leite teve uma queda de 10 por cento em razão da estiagem. O secretário disse que o município trabalha em três frentes para enfrentar o problema: o abastecimento de água com caminhões pipa nas propriedades, a abertura de novas fontes Caxambu e a identificação de unidades de produção com grande demanda de água.

O município de Bandeirante vai começar, na próxima segunda-feira, um novo sistema de recolhimento das carcaças de animais mortos nas propriedades rurais. O anúncio é do prefeito ÉDER MARCON. De acordo com ele, a partir da próxima semana, o serviço será realizado por uma empresa terceirizada. MARCON explicou que Bandeirante aderiu a um programa do CONDER e elaborou uma lei, aprovada pela Câmara de Vereadores, para terceirizar o serviço. As carcaças dos animais serão recolhidas por uma empresa privada que dará o destino ambientalmente correto a esse material. Além de Bandeirante, a empresa tem parcerias semelhantes com São João do Oeste, Itapiranga, Mondaí e Flor do Sertão.

O custo para o recolhimento das carcaças de animais mortos nas propriedades rurais será bancado integralmente pela prefeitura de Bandeirante. A informação é do prefeito ÉDER MARCON. Ele disse que a prefeitura fará o pagamento dos 611 reais cobrados pela empresa por carcaça recolhida. A projeção do município é que sejam gastos cerca de cem mil reais por ano com o serviço. O valor será destinado como incentivo econômico para os agricultores. MARCON ressaltou que a iniciativa é importante para os produtores e também para o meio ambiente.

A Biblioteca Pública José de Alencar realizou, nesta quarta-feira, um evento para marcar o Dia Internacional do Livro. A ação contou com a entrega de livros, músicas ilustradas no telão e um bate-papo literário com escritoras de histórias infantis contempladas em um projeto cultural da Mais Que Palavras. A iniciativa faz parte do projeto “Literatura: Desenvolvimento e Evoluções em Santa Catarina”, que busca incentivar o hábito da leitura entre crianças e valorizar a produção literária voltada ao público infantil. O evento teve a participação de crianças do CEI Pequeno Polegar, que puderam interagir com os autores, conhecer novas histórias e ampliar seu universo literário.

Além da distribuição dos livros, o encontro desta semana na Biblioteca Pública José de Alencar proporcionou um momento lúdico e educativo, unindo literatura e música para tornar a experiência ainda mais envolvente para as crianças. O evento também contou com a presença de autoridades culturais e apoiadores do projeto. A realização foi da Mais Que Palavras, com apoio da Secretaria de Estado da Educação e incentivo da Celesc, reforçando o compromisso com a educação e a cultura em Santa Catarina. O objetivo é incentivar a leitura entre as crianças para que esse hábito seja incorporado a rotina desde a infância.

O presidente da CDL, JUAREZ DOS SANTOS JÚNIOR fez uma avaliação positiva do resultado da geração de emprego formal na cidade no primeiro bimestre deste ano. De acordo com ele, apesar da dificuldade e da falta de mão-de-obra, as empresas, inclusive o comércio seguem contratando mais do que demitindo. No mês de fevereiro, o comércio teve um saldo positivo de 39 vagas, se recuperando do número negativo registrado em janeiro. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a cidade teve um saldo de 223 vagas, enquanto que as empresas do comércio tiveram 14 contratações a mais do que o total de desligamentos no bimestre.

A CDL contribui muito para a geração de emprego formal em São Miguel do Oeste. O comentário é do presidente da entidade, JUAREZ DOS SANTOS JÚNIOR. Ele disse que a CDL realiza capacitações permanentes para profissionalizar os trabalhadores e preencher as vagas abertas. Outra ação é o CDL Empregos, uma plataforma que aproxima as empresas, que desejam contratar, e as pessoas que estão em busca de trabalho. Além disso, a CDL também tem uma parceria com o Exército para o aproveitamento, pelas empresas associadas, do efetivo que deixa o quartel depois de finalizado o serviço militar obrigatório.

A Comissão de Acessibilidade de São Miguel do Oeste se reuniu na manhã desta quarta-feira, no Salão Nobre do Centro Administrativo. O grupo analisou sugestões de melhorias em dois projetos que já haviam sido avaliados anteriormente. Após a deliberação, os pareceres foram consolidados e serão anexados aos protocolos dos projetos originais. A comissão tem a responsabilidade de avaliar e sugerir adequações em projetos de acessibilidade para estabelecimentos comerciais e demais edificações do município, garantindo que as normas vigentes sejam cumpridas e promovendo inclusão e mobilidade para todas as pessoas. As reuniões ocorrem mensalmente, com a possibilidade de encontros extraordinários conforme a necessidade.

Nos dias 10 e 11 de abril de 2025, a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina sediará o curso de Acessibilidade Aplicada. A capacitação vai reunir profissionais da área de engenharia, arquitetura e setores afins para um aprofundamento sobre acessibilidade nas edificações. O curso tem como principal objetivo capacitar os servidores da Diretoria de Engenharia e Arquitetura para compreender a importância do tema, identificar suas implicações legais e práticas, conhecer os fluxos de trabalho e atualizar-se sobre as normas vigentes. A proposta é fornecer conhecimento técnico e normativo sobre acessibilidade, capacitando os participantes para a realização de laudos e projetos acessíveis.

O Movimento Econômico dos 19 municípios da Ameosc em 2024 chegou a 11 bilhões 555 milhões 476 mil reais. O número é um vírgula 25 por cento maior do que o registrado em 2023, quando o valor adicionado da região ficou em 11 bilhões 411 milhões 254 mil reais. Os dados são da Associação dos municípios do Extremo-oeste e são provisório, ou seja, ainda podem ocorrer alterações por conta de eventuais contestações ou ajustes nas informações. Dos 19 municípios da Ameosc, nove tiveram queda no movimento econômico na comparação entre 2023 e 2024 e 11 cidades registraram aumento dos valores adicionados.

Itapiranga teve o maior movimento econômico da Ameosc em 2024, mas com queda na comparação com 2023. A cidade teve, no ano passado, um valor adicionado de um bilhão 698 milhões 193 mil reais, uma redução de cerca de 120 milhões em relação ao ano anterior. São Miguel do Oeste tem o segundo maior movimento econômico da região. Em 2024, o valor foi de um bilhão 588 milhões 516 mil reais, o que representa um crescimento de dois e meio por cento na comparação com 2023. A cidade com menor movimento econômico da Ameosc é Barra Bonita com 89 milhões 660 mil reais.

O setor de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde, com o apoio de militares do Exército, realizou na manhã dessa quinta-feira, uma ação de combate à dengue na comunidade da Pedreira, em São Miguel do Oeste. Durante a operação, foram feitas visitas domiciliares para orientar os moradores sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os agentes instruíram a população para reunir o lixo de seus terrenos em pontos de coleta estratégicos dentro da comunidade. Na próxima semana, uma equipe passará com um caminhão para recolher os resíduos descartados.

Durante a ação desta manhã na Pedreira foram encontrados diversos pontos com acúmulo de lixo e presença de larvas do mosquito transmissor da dengue. Um dos locais mais preocupantes foi um barranco, onde havia grande quantidade de resíduos descartados irregularmente, incluindo plástico, móveis velhos e lixo doméstico. A ação na comunidade da Pedreira foi desenvolvida após serem constatados pelo menos 15 focos do mosquito e cerca de 50 casos confirmados da doença. São Miguel do Oeste tem 239 casos de dengue registrados neste ano.

A Polícia Militar de Campo Erê cumpriu um mandado judicial de prisão na tarde desta quarta-feira no centro da cidade. Por volta das quatro e meia, a guarnição da PM foi acionada para ir até o fórum onde estava um homem de 42 anos que tinha contra si um mandado de prisão pelo crime de violência doméstica. O suspeito não resistiu à abordagem dos policiais. Ele foi detido e conduzido a unidade de saúde para realização do exame de corpo de delito. Posteriormente, ele foi levado para a unidade prisional de São José do Cedro.

Um caminhão tombou na noite desta quarta-feira na SC-161, em Palma Sola. O motorista teve apenas ferimentos leves e recusou atendimento dos bombeiros. O acidente aconteceu por volta das 10 e 40 da noite e envolveu um caminhão Volvo FH que tombou sobre o lado direito da pista, provocando o rompimento do tanque de combustível. O diesel escorreu pelo asfalto, exigindo uma ação rápida da equipe para evitar riscos maiores. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista apresentava uma contusão nas costas, mas recusou ser levado ao hospital. Para conter os riscos, os bombeiros utilizaram cerca de dois mil litros de água para resfriar partes do veículo e lavar o combustível derramado.

Dois homens foram presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas nesta quarta-feira em Itapiranga. Depois de receber uma informação sobre a venda de drogas na cidade, as guarnições do tático e canil e constataram a comercialização de entorpecentes. No local foram apreendidas uma porção de maconha de aproximadamente, balança de precisão, 20 pinos utilizados pra venda de cocaína, além de dinheiro em espécie. Um homem foi preso em flagrante. Logo depois, a PM localizou outro suspeito de trafico de drogas em um outro ponto da cidade. O segundo suspeito tentou fugir, mas foi detido pelos policiais. No local também foram encontradas porções de maconha, material para embalagem e venda da droga, balança de precisão e dinheiro em espécie. Os dois foram presos e conduzidos para delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.