-TRE RETOMA NESTA QUARTA-FEIRA JULGAMENTO QUE PODE CASSAR SERGIO MORO
-SC REGISTRA MAIS DUAS MORTES POR DENGUE E ATINGE 49 ÓBITOS PELA DOENÇA EM 2024
-ROMPIMENTO DE REDE COMPROMETE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CENTRO DA CIDADE
-MUNICÍPIO ALCANÇA MARCA DE 330 CASOS DE COVID NESTE ANO
-VEREADOR MOACIR FIORINI CONFIRMA SAÍDA DO MDB E ASSINA FICHA NO UNIÃO BRASIL
-HOMEM CONDENADO POR TRÁFICO DE DROGAS NO RIO GRANDE DO SUL É PRESO NA REGIÃO
-POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE AMEAÇA E LESÃO CORPORAL NO MUNICÍPIO
A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus.
Um forte terremoto de magnitude sete vírgula sete deixou nove mortos e mais de 800 feridos em Taiwan, na manhã desta quarta-feira, pelo horário local. Alertas de risco de tsunami chegaram a ser emitidos para o Japão e para as Filipinas. Esse é o terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos. Pelo menos 26 edifícios desabaram. As autoridades afirmaram que 77 pessoas ficaram presas entre escombros de imóveis danificados pelo terremoto. Outras 50 pessoas, a maioria turistas, que estavam em quatro microônibus, estão desaparecidas.
O ex-presidente DONALD TRUMP chamou os imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos de "animais" e "não humanos" durante um discurso de campanha em Michigan, nesta terça-feira. As afirmações reforçam a visão do republicano sobre a política imigratória do país. Enquanto discursava em um púlpito com o cartaz "pare o banho de sangue na fronteira de BIDEN", TRUMP relembrou crimes cometidos por imigrantes ilegais nos Estados Unidos, incluindo o caso do assassinato da estudante LAKEN RILEY, de 22 anos. Um venezuelano é o principal suspeito do crime. TRUMP afirmou que a violência e o caos irão escalar nos Estados Unidos se ele não vencer a eleição presidencial, marcada para o dia 5 de novembro.
O presidente argentino JAVIER MILEI disse durante um evento que marcou os 42 anos da Guerra das Malvinas, nesta terça-feira, que vai trabalhar para que as ilhas voltem ao controle da Argentina. O presidente afirmou ainda que a melhor forma de homenagear aqueles que morreram no campo de batalha é reivindicando a soberania argentina sobre o território. A disputa pela soberania das ilhas desencadeou uma guerra entre o Reino Unido e a Argentina, em 1982. As diferenças entre ambos os governos sobre esta questão continuam. Atualmente, cerca de 3 mil pessoas vivem nessas ilhas, organizadas com o seu próprio governo. O arquipélago é administrado como um dos 14 territórios ultramarinos britânicos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná retoma nesta quarta-feira o julgamento dos processos que podem levar à cassação do mandato do senador SERGIO MORO do União, ex-juiz da Operação Lava Jato. A sessão está prevista para começar às duas horas da tarde. Na segunda-feira, o TRE começou o julgamento de duas ações nas quais o PT, o PL e o Ministério Público Eleitoral acusam MORO de abuso de poder econômico pela suposta realização de gastos irregulares no período de pré-campanha nas eleições passadas. O único voto do julgamento foi proferido pelo relator, desembargador LUCIANO CARRASCO FALAVINHA SOUZA. O magistrado se manifestou contra a cassação de MORO.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, liberou nesta terça-feira para julgamento o processo que trata do foro privilegiado para políticos. O julgamento foi suspenso na semana passada após um pedido de vista de BARROSO. A retomada do julgamento virtual será no dia 12 de abril. Até o momento, o placar do julgamento está 5 a 0 pela ampliação do foro por prerrogativa de função, nome técnico do foro privilegiado. O julgamento vai atingir deputados federais e senadores que respondem a processos na Corte. O voto do ministro GILMAR MENDES, relator do caso, está prevalecendo no julgamento. Para o ministro, o foro privilegiado de um político fica mantido se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar. Essa é a regra válida atualmente. Contudo, no caso de renúncia, não reeleição ou cassação, o processo seria mantido no STF.
Oito unidades federativas brasileiras já estão com tendência de queda consolidada no número de casos de dengue: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal. Os números foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde. Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os outros 12 estados apresentam tendência de estabilidade, entre eles, Santa Catarina. Desde o início do ano, foram registradas 991 mortes por dengue em todo o país. Estão em investigação mil 483 óbitos.
A necessidade de mais recursos para a assistência social e de tratamento para dependentes químicos foram alguns dos pontos abordados durante a audiência pública realizada na noite desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, para discutir o Projeto de Lei que institui o Programa Estadual Saúde sem Drogas. O encontro foi promovido pela Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Alesc, por solicitação do autor do projeto, o deputado IVAN NAATZ. O projeto é voltado para o atendimento de pessoas em situação de rua que sejam dependentes químicas, por meio da chamada internação involuntária. Segundo NAATZ, a matéria está de acordo com a legislação federal que trata do assunto e tem como objetivo enfrentar um problema que acomete muitos moradores de rua.
O senador JORGE SEIF falou pela primeira vez sobre o processo de cassação que enfrenta na Justiça Eleitoral em um vídeo, publicado nas redes sociais. O julgamento está marcado para esta quinta-feira no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. SEIF diz que acredita na Justiça, ressalta que o processo foi arquivado pelo Tribunal Regional Eleitoral em Santa Catarina e afirma não ter cometido nenhuma irregularidade na campanha eleitoral. O processo movido contra ele pela coligação Bora Trabalhar, formada por PSD, Patriota e União Brasil, é por suposto abuso de poder econômico. Na gravação, SEIF fala dos mais de um milhão de votos que recebeu e diz que acredita que “se cumprirá a democracia”.
Cidades do Norte de Santa Catarina tiveram mais duas mortes por dengue confirmadas nesta terça-feira. Com isso, o estado catarinense chega a 49 mortes pela doença em 2024. Uma das vítimas é um homem, de 36 anos, morador do bairro Itinga, em Araquari. Ele tinha comorbidades e buscou atendimento no sistema privado de saúde. Este é o segundo óbito na cidade neste ano. O outro óbito aconteceu em São Francisco do Sul, no Litoral Norte. A vítima é uma mulher, com 82 anos, moradora do Capri. Ela estava internada na cidade. De acordo com o último Painel de Monitoramento do governo de Santa Catarina, são 104 mil casos prováveis de dengue, sendo 30 mil e 900 confirmados. A cidade com mais mortes é Joinville, com 14.
A Casan emitiu uma nota nesta quarta-feira informando que o abastecimento de água no centro de São Miguel do Oeste está comprometido. De acordo com a empresa, o rompimento da rede de distribuição causado por uma obra de construção civil está provocando desabastecimento da região central. A Casan destacou que o reestabelecimento se dará de forma gradual a partir das duas horas da tarde com previsão de normalização do fornecimento até cinco horas. Na nota, a Companhia recomenda o uso racional de água durante o dia de hoje.
O secretário de Saúde de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER, vistoriou, na manhã desta quarta-feira, o andamento de algumas obras do setor. Na oportunidade, SPIER também anunciou a implantação de novos programas. No bairro São Luiz, está em fase de conclusão a construção de um novo posto de saúde. Já no bairro São Jorge, estão sendo efetuadas as adequações no terreno onde será construído um novo posto de saúde. Além disso, a atual sede da Secretaria de Saúde está recebendo adequações para implantação de um segundo ESF para a região central da cidade. No bairro Estrela, estão iniciando os trabalhos para construção de uma sede própria para o CAPS, Centro de Atenção Psicossocial. No centro, também está em andamento a ampliação do Centro de Especialidades.
Os novos programas nesta quarta-feira pelo secretário de saúde são o “Saúde na Hora” e o “Melhor em Casa”. De acordo com o secretário ALFREDO SPIER, a Secretaria já efetuou o cadastro para adesão aos programas que devem entrar em funcionamento nos próximos meses. Ele explicou que o programa Saúde na Hora prevê a ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde, que passarão a funcionar das sete da manhã as sete da noite. Inicialmente, o projeto contempla as unidades do Centro e dos bairros Salete, São Gotardo, Agostini e São Luiz, podendo ser expandido em uma fase posterior. Já o programa Melhor em Casa, prevê a contratação de uma equipe específica para o atendimento domiciliar de pacientes que enfrentam dificuldades de locomoção. A equipe será composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.
São Miguel do Oeste superou a marca de 300 casos de Covid em 2024. O relatório da Secretaria de Saúde, divulgado nesta terça-feira, revela que o município registrou, em média, três virgula seis casos por dia nesse ano. De acordo com o secretário de Saúde, ALFREDO SPIER, desde o início da pandemia foram mais de 13 mil infectados. Ainda, 89 pessoas morreram por complicações decorrentes da doença. Mais de 60 por cento dos óbitos são homens. SPIER salientou que a população deve estar atenta aos sintomas e em caso de febre, dor de garganta, perda de paladar ou outros sintomas gripais devem buscar atendimento nas unidades básicas de saúde ou na UPA 24 horas.
A Associação de autistas, pais e amigos de São Miguel do Oeste vai promover neste sábado o primeiro simpósio do Autismo. O evento está confirmado para as sete e meia da manhã na câmara de vereadores. De acordo com a presidente da entidade, FRANCELE RASCHE, são 200 vagas e as inscrições custam 50 reais. Ela esteve no peperi entrevista desta terça-feira e disse que a procura é grande, restando poucas vagas. O evento terá quatro palestras principais: ADRIANA MORAES que vai abordar o Transtorno do espectro autista Feminino; FERNANDA FIALHO, sobre Autismo adulto infantil - histórias de vida; LETÍCIA MELO, neuropsicopedagoga que vai abordar o olhar do diagnóstico e a advogada VANESSA FIOREZA sobre Defesa de autistas e pessoas com deficiência.
O Simpósio sobre Autismo deste sábado é a principal ação prevista para o mês de abril e tem relação com o dia mundial de conscientização do autismo celebrado nesta terça-feira, dia dois de abril. A explicação é da Associação de autistas, pais e amigos, FRANCELE RASCH. Ela disse que ainda é preciso avançar muito nessa pauta já que de uma forma geral, as pessoas tem poucas informações e acabam tendo uma visão distorcida sobre o autismo.
A Secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste vai realizar na próxima semana, a primeira Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no Interior deste ano. A atividade tem a parceria das secretarias de Obras e de Saúde e da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis, a Acomar. De acordo com o secretário de Agricultura, NILO BEDIN, os moradores devem organizar os materiais que serão descartados em sacas nos locais de recolhimento. A campanha vai coletar plásticos, papéis, metais, vidros, ferramentas, equipamentos e sacos de adubo e ração. NÃO serão coletados lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, rejeitos como fraldas, papel higiênico e similares, lâmpadas, pneus, roupas e calçados.
A campanha de Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no Interior vai começar na segunda-feira. A atividade terá cinco roteiros, um para cada dia da semana. O trabalho vai até sexta-feira e vai passar por todas as comunidades do interior. Na segunda-feira, primeiro dia de coleta, serão atendidas as comunidades da Jacutinga do Guamerim, Waldemar, Alto Guamerim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias. Os materiais recolhidos pelo caminhão da prefeitura serão levados para triagem e reciclagem pela Associação de Coletores de Materiais Recicláveis.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira, o Projeto de Lei que autoriza o Município a aderir ao programa "Lixo Zero", instituído pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, o Conder. Na mensagem anexa ao projeto, o prefeito WILSON TREVISAN explica que o "Lixo Zero visa à implantação de um modelo de gestão de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos mais eficiente, econômico e ambientalmente correto". O programa busca a gestão associada na execução de estudos, projetos e ações de gestão de manejo de resíduos sólidos urbanos dos municípios da região. O projeto foi aprovado por unanimidade e ainda precisa passar pela segunda votação antes de ser encaminhado para a sanção do prefeito.
O presidente do Conder, prefeito de Guaraciaba VANDECIR DORIGON, esteve na sessão de ontem da câmara de vereadores para explicar os detalhes do orograma "Lixo Zero". De acordo com ele, a equipe do Conder visitou municípios que já possuem programas semelhantes e destacou que a intenção é implantar uma ação que dê destino a 100 por cento do lixo gerado na região. O prefeito também apresentou dados sobre os custos da coleta e destinação dos resíduos sólidos. DORIGON comentou ainda que o investimento nesse sistema de gerenciamento do lixo será de aproximadamente 55 milhões de reais. O custo será bancado pelas prefeituras que aderirem a iniciativa.
Os vereadores de São Miguel do Oeste também aprovaram nesta terça-feira o Projeto de Lei que prevê a inserção, nas placas de obras públicas, de código bidimensional QR Code vinculado ao Portal da Transparência. A proposta é de autoria do vereador PAULO DRUMM. O texto prevê que o município deverá inserir, em placas de obras, o QR Code de forma visível e proporcional, vinculado à página do Portal da Transparência, com as informações sobre a execução da obra. O projeto foi aprovado em primeiro turno e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção. Conforme o texto, a página disponibilizará, para efeitos de fiscalização pública, as informações relativas obras em questão que deverão aparecer a partir da leitura do QR Code.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, nesta terça-feira, o Projeto de Lei que dispõe sobre a internação humanizada no âmbito do Município. O projeto regulamenta a lei federal que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. O texto prevê que a internação humanizada possui a finalidade de realizar o atendimento integral e especializado multidisciplinar, e que oportunize ao paciente o restabelecimento de sua saúde física e mental, a autoestima e o bem-estar, o reinserindo ao meio social, familiar e econômico. A lei se aplica a todos os cidadãos que estejam em situação de rua e se enquadrem como pessoas com dependência química crônica, pessoas em vulnerabilidade e pessoas com transtornos mentais pré-existentes ou adquiridos.
O texto aprovado ontem em primeiro turno pelos vereadores prevê que a internação humanizada de pessoas em condição de rua será realizada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar a saúde dessas pessoas. O projeto também estabelece que essa internação pode se dar com ou sem o consentimento da pessoa e, no caso de ser sem o consentimento, é admitida a pedido de familiar ou do responsável legal, ou de servidor público da área da Saúde, da Assistência Social ou dos órgãos públicos integrantes do Sistema Nacional de Política sobre Drogas. O texto prevê a possibilidade de pagamento de um benefício desacolhimento, por tempo determinado, para os restabelecidos após alta clínica. O projeto foi aprovado em primeiro turno e ainda precisa passar pela segunda votação na casa.
O vereador MOACIR FIORINI deixou o MDB e vai ingressar no União Brasil. FIORINI anunciou hoje que é pré candidato a vice-prefeito. Com isso, o total de vereadores de São Miguel do Oeste que trocaram de partido chega a cinco. Além de FIORINI, foram anunciadas as seguintes trocas: PAULO DRUMM saiu do PSD e foi para o União Brasil; VANIRTO CONRAD trocou o PDT pelo União; MARLI DA ROSA deixou o PSD e foi para o PL e ISLONA MEDEIROS que estava sem partido também ingressou no PL. Além deles, o vereador NINI SCHARNOSKI disse que existe uma grande tendência para sair do PL e que o destino mais provável é o PSDB. O vereador ressaltou, no entanto, que a questão ainda não está definida.
A primeira edição da Operação Minerva de 2024 foi aberta na manhã desta terça-feira em Dionísio Cerqueira. A ação reúne Polícia Militar e Civil do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Cidasc, Unidades de Combate do Exército Brasileiro, Policia da Argentina, Gendarmeria Nacional Argentina, Prefeitura Naval Argentina e Polícia Nacional do Uruguai. O objetivo é a segurança e proteção do comércio e dos cidadãos das cidades da região de fronteira. A operação visa combater os crimes transfronteiriços, como trafico de drogas, contrabando e descaminho.
Brigadistas do Corpo de Bombeiros de Mondaí trabalharam no combate a um incêndio em residência na noite desta terça-feira no interior do município de Riqueza. O incêndio atingiu uma edificação que fica ao lado de uma serraria na Linha Pato Branco por volta das dez e meia da noite. Ao chegar no local, os Bombeiros encontraram a casa de madeira totalmente tomada pelas chamas e com a energia elétrica já desligada por populares. As causas do incêndio serão apuradas. Uma família morava na casa, mas ninguém ficou ferido.
Um homem, de 28 anos, foi preso por ameaça e lesão corporal nessa terça-feira, no Bairro Salete, em São Miguel do Oeste. Conforme a Polícia Militar, uma guarnição abordou um homem durante a tarde de ontem. Ao consultar o nome dele no sistema foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto pelos crimes de ameaça e lesão corporal. O abordado foi informado da ordem judicial e encaminhado ao presídio de São Miguel do Oeste.
Um trabalho conjunto entre a Divisão de Investigação Criminal de Maravilha e o Setor de Investigação e Capturas da Delegacia de Polícia de Pinhalzinho prendeu, nesta terça-feira, um homem suspeito de latrocínio no município de Pinhalzinho. A prisão ocorreu menos de 12 horas depois do crime. Por volta das oito e meia da manhã desta terça, uma idosa de 74 anos foi encontrada morta no banheiro de um estabelecimento comercial. A comerciante apresentava um grave ferimento na face. O suspeito foi localizado e preso por volta das sete e 40 da noite no bairro São Pedro em Pinhalzinho. Ele foi detido e conduzido ao presidio de Maravilha.
A Polícia Civil iniciou as investigações logo depois do crime no centro de Pinhalzinho. A Polícia Científica fez o levantamento no local e, em seguida, os investigadores passaram a realizar diversas diligências em busca de elementos que levassem a identificação da autoria do crime e da motivação. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito preso começo da noite assumiu a autoria do delito e informou que a motivação teria sido unicamente financeira. No local da captura, foram localizadas as roupas usadas pelo suspeito durante o crime, assim como o canivete utilizado no crime. O homem foi preso em flagrante pela prática de latrocínio.