ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 03 04 2021

-LULA PEDE EXTENSÃO DA SUSPEIÇÃO DE MORO PARA OUTRAS DUAS AÇÕES

-GOVERNO DANIELA DESCARTA LOCKDOWN EM SANTA CATARINA

-PRIMEIRA COLETA DE RESÍDUOS DO ANO NO INTERIOR COMEÇA SEGUNDA-FEIRA

-MUNICÍPIO RECEBE SETE MIL DOSES E CHEGA A 16 POR CENTO DA POPULAÇÃO VACINADA

-PEPERI LANÇA PROGRAMA ESPECIAL COM TRECHOS DE TRANSMISSÕES HISTÓRICAS

-ADOLESCENTE É APREENDIDO POR AGRESSÃO CONTRA POLICIAL MILITAR

-VEÍCULO SAI DA PISTA, BATE EM BARRANCO E DEIXA CINCO PESSOAS FERIDAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 68 centavos. O euro está valendo seis reais e 69 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Irã e os Estados Unidos anunciaram ontem que vão iniciar conversações indiretas em Viena a partir de terça-feira para negociar o acordo nuclear de 2015 entre Teerã e potências globais. O governo iraniano rejeitou a discussão bilateral cara a cara, mas a participação do Irã e dos Estados Unidos em Viena pode contribuir para essa aproximação. A restauração do acordo nuclear é apontada pelas potencias mundiais como um grande avanço na relação distante entre Irã e Estados Unidos.

A Espanha adotou uma série de medidas restritivas para tentar evitar que o feriado de Páscoa provoque uma nova escalada na pandemia de Covid-19. O temor das autoridades é que a celebração da Semana Santa leve a um aumento significativo no número de contágios da doença, assim como ocorreu após o Natal. As tradicionais procissões de Páscoa da Espanha não vão acontecer neste ano. As pequenas celebrações em família também foram afetadas e a principal restrição é a proibição de viagens entre regiões.

A América Latina superou, nesta sexta-feira, 25 milhões de infectados pelo coronavírus. Além disso, a região já contabilizou 788 mil mortos pela doença. O crescimento de casos no Peru e no Uruguai segue preocupando o continente. O governo uruguaio defende a "liberdade responsável" e não adotou restrições mais severas. Ontem, o Chile anunciou que fechará as fronteiras a partir de segunda-feira em razão do número recorde de novas infecções. A medida vai até o final do mês.

A Fundação Oswaldo Cruz recebeu nesta sexta-feira mais um lote de material vindo da China para produção de vacinas contra a Covid-19. A remessa é suficiente para a produção de mais cinco milhões e 500 mil doses do imunizante, desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, mas que será produzido no país. Somado ao material que veio no mês passado, a Fiocruz tem condições de produzir 35 milhões de doses. Nesta sexta, a Fiocruz entregou ao Ministério da Saúde mais um milhão e 300 mil doses de vacinas contra covid-19.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou que ainda irá decidir se vai se vacinar ou não contra a Covid-19. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, BOLSONARO argumentou que já contraiu o vírus e, por isso, iria decidir sobre sua imunização quando o "último brasileiro for vacinado". Durante a transmissão, o presidente também prometeu vacinar um milhão de pessoas por dia nas próximas semanas. BOLSONARO ressaltou que já foram vacinadas 17 milhões e 600 mil brasileiros, o que representa pouco mais de oito por cento da população total. O presidente voltou a repetir que o país está entre os 10 países em números absolutos em que mais se aplica a vacina.

A defesa do ex-presidente LULA pediu ao Supremo Tribunal Federal a extensão do habeas corpus em que foi declarada a suspeição do ex-juiz SÉRGIO MORO para duas outras ações contra o petista na Lava Jato: a do sítio de Atibaia e a da sede do Instituto LULA. Os advogados alegam que os processos estiveram "sob a condução enviesada" de MORO e pediram que a decisão da Segunda Turma do STF no caso do tríplex sejaa mesma nesses dois processos, ou seja, que todos os atos processuais sejam anulados. O pedido foi direcionado ao ministro GILMAR MENDES que assumiu a relatoria do caso.

Três dias após o governador de Santa Catarina afastado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, nomear indicados políticos para cargos comissionados, a governadora em exercício, DANIELA REINEHR, exonerou os indicados. Ao todos, foram 65 revogações publicadas no Diário Oficial do Estado de primeiro de abril, quinta-feira. Entre os demitidos está o ex-vereador de Florianópolis, EDINHO LEMOS do PSDB, que foi nomeado por MOISÉS para presidir a Fundação Catarinense de Cultura. Também foram revogadas nomeações para secretarias como a Educação, Comunicação, Fazenda, Infraestruturas, entre outras, além de fundações e autarquias.

Mais 50 mil 793 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Santa Catarina nesta quinta-feira. O total de doses aplicadas desde o começo da Campanha de Vacinação contra a doença é de 806 mil 398. Os dados são do Balanço Parcial de Vacinação divulgado nesta sexta pela Secretaria de Estado da Saúde. O grupo com maior número de doses aplicadas é o de idosos de 70 a 79 anos, com 274 mil 384 doses. Em seguida, com 261 mil 319 doses aplicadas, estão os profissionais de saúde. Hoje, o Estado está repassando aos municípios mais 60 mil imunizantes para àaplicação da primeira dose e 147 mil e 400 para a segunda dose.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde se reúne hoje com a nova secretária de da Saúde, CARMEN ZANOTTO, para revisão dos decretos de contenção da pandemia. A previsão é de que lockdown estadual está descartado. Nesta semana, a governadora em exercício, DANIELA REIHNER antecipou que o Estado seguirá com restrições, mas sem medidas mais proibitivas. Já a nova secretária, CARMEM ZANOTTO, afirmou que o governo deve intensificar a comunicação e a conscientização em relação à pandemia. A ideia é reforçar a importância do cuidado individual, como uso de máscara e distanciamento social.

O Peperi Debates deste sábado fez uma reflexão sobre como o processo de mudança afeta o homem e como nós agimos e reagimos diante do novo. O programa discutiu por que, via de regra, as pessoas evitam o novo e resistem as mudanças, seja no campo pessoal ou profissional. O Peperi Debates de hoje reuniu o padre FRANCISCO BUEHRMANN, Vigário da Paróquia São Miguel Arcanjo, a palestrante e mentora NEIDE CASSOL e a psicóloga LUCIANE MARIN. As fotos e o áudio completo do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

Os mercados esperam uma boa movimentação de consumidores para a reta final de venda ovos de chocolate para a pascoa. A previsão da FCDL e da Acats é de um aumento de cerca de três por cento nas vendas deste ano na comparação com o ano passado. De acordo com o vice-presidente regional da Acats, RAVIER CENTENARO, os consumidores costumam deixar a compra para os últimos dias, por isso, a previsão é de boas vendas neste sábado. Ele disse que os consumidores devem usar mascar, evitar aglomeração e buscar o atendimento em horários espaçados e alternativos. RAVIER comentou que os preços tiveram uma pequena alta, mas isso não deve atrapalhar os negócios para a data.

O Lions Clube São Miguel Universidade entregou, nesta quinta-feira, os materiais doados pela comunidade para o Hospital Regional. A informação é do diretor de saúde do clube, ADILSON PANDOLFO. Ele disse que a população abraçou a causa e participou da campanha doando produtos ou dinheiro via depósito bancário. Os principais itens da campanha foram fraldas, cremes e óleos hidratantes. Ao todo, foram arrecadados cerca de sete mil e 500 reais, entre doações em dinheiro e materiais para uso dos pacientes. Ele citou que a campanha atingiu os objetivos.

Vai até semana que vem o prazo para os lances do leilão de veículos da prefeitura. Em razão da pandemia, o certame acontece de maneira totalmente virtual. Os lances podem feitos no portal superbid.net ou acessando link específico disponível no site da prefeitura: saomiguel.sc.gov.br. O ato de encerramento será no dia nove de abril, sexta-feira da semana que vem, a partir das 10 horas. Os interessados poderão vistoriar os bens nos dias sete e oito de abril por agendamento nos 3631 2023 ou 9 8413 2811. Os veículos estão no parque de Exposições Rineu Gransotto e na Garagem Municipal. A expectativa do município é arrecadar cerca de 400 mil que deverão ser investidos na aquisição de novos veículos.

O município de São Miguel do Oeste vai retomar, na próxima semana, o calendário de recolhimento de resíduos no meio rural. A informação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele disse que o serviço é prestado em parceria com a Epagri e a Acomar há mais de 10 anos no município. O objetivo é evitar que o lixo gerado pela atividade agrícola fique jogado no meio ambiente. A primeira coleta do ano vai acontecer na próxima semana, entre segunda e sexta-feira. ORSO disse que os agentes comunitários de saúde já estão divulgando o roteiros entre as famílias. Ele comentou que o formato da coleta segue o mesmo do ano passado com pontos de recolhimento dos materiais nas comunidades rurais.

O secretário ANTONIO ORSO explicou que os materiais que serão recolhidos pelos caminhões da prefeitura na semana que vem devem ser separados em sacos para facilitar a coleta. Ele disse que os agricultores já conhecem o sistema e devem manter essa prática neste ano. ORSO lembrou que a campanha recolhe plástico, papel, metal, vidro, ferramentas, sacos de adubo e embalagens de ração. Ele ressaltou que alguns resíduos não serão recolhidos, como lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, roupas, pneus e calçados. Na segunda-feira, primeiro dia da coleta, o roteiro prevê recolhimento nas linhas Jacutinga Guamirim, Valdemar, Alto Guamirim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias.

A Casan começou nesta semana a execução de obras para a melhoria do sistema operacional da cidade. De acordo com o chefe da agencia local da empresa, EDNILSON MELLO, as equipes vão trocar a rede formada por tubos e canos que abastecem as casas. Ele explicou que a rede, que está no meio da rua, vai ser deslocada para a lateral, perto da calçada. O trabalho começou na Getúlio Vargas e nos próximos dias deve ocorrer na Marcilio Dias. Por conta da ação, nesta semana, o transito na Getulio Vargas foi alterado para que as maquinas da Casan pudessem trabalhar no local.

A Casan está levando água para a barragem do rio Cambuim para amenizar a dificuldade no abastecimento dos moradores. De acordo com o chefe da agencia local, EDNILSON MELLO, dois caminhões contratados pela empresa estão buscando agua no rio das Flores e levando para o ponto de captação no rio Cambuim. Ele disse que essa é a primeira vez que a Casan usa esse procedimento nos últimos 20 anos. O abastecimento da cidade continua em sistema de rodízio, com fornecimento intercalado em períodos de 24 horas entre a cidade baixa e a cidade alta.

O município mantem o atendimento das famílias do interior que enfrentam dificuldades em relação a falta de água para consumo humano e animal. Atualmente, a equipe da secretaria de Agricultura leva água para cerca de 30 famílias em diferentes comunidades rurais. Diariamente, são levadas de sete e 10 cargas de água para o interior. O pouco volume de chuva das últimas semanas agravou o problema. Além disso, o quadro já tem consequências para a produção agrícola, principalmente na bovinocultura de leite e nas lavouras de milho. Segundo a Epagri, a falta de água para consumo é mais pontual, mas a insuficiência hídrica para a produção de leite e milho é mais geral e atinge muitas propriedades.

O milho safrinha é uma lavoura de risco e os últimos anos foram marcados por pouca chuva em períodos importante para o desenvolvimento das plantas. A afirmação é da agrônoma da Epagri, SIMONE BIACHINI. Ela explicou que o quadro é bastante irregular, já que algumas comunidades não tiveram nenhuma chuva em janeiro. Outras regiões, no entanto, tiveram chuvas suficientes para as lavouras. SIMONE citou que a Epagri fará um levantamento para apontar a dimensão das perdas no município, mas a primeira análise é de que a falta de chuva comprometeu muitas lavouras. Em relação ao leite, o principal problema é a redução da oferta de pasto que pode resultar na queda da produção dos animais.

O número de focos do mosquito da dengue voltou a crescer em São Miguel do Oeste. Na semana passada, foram confirmados apenas cinco focos na cidade. Nesta semana, foram 32 registros. De acordo com o coordenador das equipes da dengue, CELIO SILVA, a quantidade é muito alta, especialmente nessa época do ano em que as temperaturas começam a ficar mais amenas. Ele explicou que os agentes da dengue encontram, com frequência, recipientes e objetos jogados em quintais e terrenos acumulando água e servindo de local para a formação de novos focos do mosquito. SILVA voltou a pedir mais envolvimento da população.

A campanha de recolhimento de pneus, móveis e materiais recicláveis da prefeitura está no bairro São Gotardo nesta semana. De acordo com o coordenador das equipes da dengue, CELIO SILVA, a iniciativa facilita a limpeza de terrenos e pátios. Ele explicou que os moradores devem separar os entulhos e levar até o contêiner que a prefeitura deixa nos bairros por cerca de uma semana. A estrutura ficará no São Gotardo até terça-feira. Nesse dia, o reservatório vai para o bairro Andreatta. Na semana seguinte, a partir do dia 13, o contêiner vai ficar na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel para atender os moradores do centro da cidade.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso confirmou mais duas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Os casos são de uma idosa de 85 de Bandeirante e um idoso de 78 anos de São Miguel do Oeste. Desde o começo da pandmeia, o hospital registrou 220 mortes provocadas pela doença. A ocupação segue em cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são 14 pessoas internadas com Covid. Seis pacientes aguardam transferência para leito de UTI no Pronto Socorro. Em São Miguel do Oeste, três pessoas tiveram a doença confirmada ontem. 134 moradores ainda estão com o vírus ativo.

O Município de São Miguel do Oeste recebeu, até esta sexta-feira, seis mil 992 doses de vacina contra a covid-19. Desse total, foram aplicadas seis mil e 700. Apenas um frasco foi danificado durante o transporte e o imunizante não pode ser usado. De acordo com nota divulgada na manhã deste sábado, foram cinco mil 122 doses da CoronavacButantan e mil 870 da OxfordAstrazeneca. Não há nenhum registro de problema no processo de aplicação das doses nos grupos prioritários. São Miguel ainda está na primeira etapa e vacina já alcançou idosos com 67 anos ou mais. Qualquer denúncia de possível irregularidade pode ser encaminhada à Ouvidoria do Município, pelo telefone 3631-2025.

A partir deste sábado, a Rádio Peperi vai apresentar um promocional contando as principais transmissões feitas desde 1959, quando a emissora foi inaugurada. A informação é do diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA. De acordo com ele, ao longo dos 62 anos de história, foram várias transmissões importantes. O Especial vai apresentar áudios do arquivo da

emissora. Entre as gravações serão apresentadas transmissões da inauguração da luz, da construção do aeroporto regional de São Miguel do Oeste, do ato de implantação da linha telegráfica de Mondai a Dionísio Cerqueira e do pronunciamento do Governador IVO SILVEIRA em razão da morte de HÉLIO WASSUM.

O programa especial dos 62 anos da Peperi vai recuperar momentos importantes da história de São Miguel que foram acompanhados de perto pela emissora. Outros eventos que estão nesse material são trechos da transmissão da miss São Miguel 1986, da cobertura da chuva de granizo em Maravilha, da tragédia do acidente na BR 282 envolvendo um ônibus e dois caminhões, da transmissão da tentativa da quebra de recorde mundial, da inauguração da sede da Peperi e do último debate ao governo do estado. O programa será apresentado em quatro edições: as seis e as 10 da manhã e a quatro da tarde e nove da noite.

A Polícia Rodoviária Estadual intensificou a fiscalização nas rodovias do extremo-oeste em razão do feriadão de sexta-feira Santa. De acordo com o responsável pela parte operacional do Posto 12, de Iporã do Oeste, sargento EDSON BARBOSA, o trabalho foi ampliado para atender os trechos de maior movimentação de veículos. Ele explicou que a PRE está usando bafômetros passivos para fazer fiscalização efetiva de embriaguez ao volante. O sargento explicou que além da embriagues, o excesso de velocidade e a falta do uso do cinto de segurança são outras questões que preocupam a polícia. A operação da semana santa vai até o começo da manhã de segunda-feira.

Um policial militar foi agredido durante uma ocorrência de tentativa de suicídio na Vila Basso em São Miguel do Oeste. O fato ocorreu por volta das dez horas da noite desta sexta-feira. De acordo com a PM, a guarnição foi acionada para atender a ocorrência e quando chegou no local, um menor que estava entre os curiosos desferiu socos contra um dos militares. O menor foi apreendido e responderá um ato infracional por desacato, agressão e resistência à prisão.

Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente na madrugada de hoje no trevo da BR 282, acesso a BR 158, em Maravilha. Um Civic de Maravilha saiu da pista e bateu contra um barranco por volta das cinco horas. O condutor do carro, um rapaz de 19 anos, sofreu ferimentos na cabeça. Outras cinco pessoas com idades entre 17 e 24 anos estavam no carro. Apenas uma saiu ilesa. As demais ficaram feridas e foram socorridas por três viaturas do Corpo de Bombeiros de Maravilha e Cunha Porã. As vítimas foram encaminhadas ao pronto socorro do Hospital São José de Maravilha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.