-LULA PEDE EXTENSÃO DA SUSPEIÇÃO DE MORO PARA OUTRAS DUAS AÇÕES
-GOVERNO DANIELA DESCARTA LOCKDOWN EM SANTA CATARINA
-LEGISLATIVO PROPÕE RETIRADA DO PROJETO DE ALTERAÇÃO NO MELHORAMENTO GENÉTICO
-MUNICÍPIO QUER COMPRAR MIL 263 DOSES DE VACINAS CONTRA COVID-19
-NUTRICIONISTA ORIENTA SOBRE CUIDADOS ALIMENTARES PARA REFORÇAR IMUNIDADE
-PADRE DE IPORÃ DO OESTE ESTIMULA IGREJA DOMÉSTICA PARA CELEBRAR PÁSCOA
-ACIDENTE ENVOLVE TRÊS CARROS E DEIXA FERIDOS NA WILLY BARTH
-POLICIAL MILITAR É AGREDIDO EM OCORRÊNCIA NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 14graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 68centavos. O euro está valendo seis reais e 69centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O Irã e os Estados Unidos anunciaram ontem que vão iniciar conversações indiretas em Viena a partir de terça-feira para negociar o acordo nuclear de 2015 entre Teerã e potências globais. O governo iraniano rejeitou a discussão bilateral cara a cara, mas a participação do Irã e dos Estados Unidos em Viena podem contribuir para essa aproximação. A restauração do acordo nuclear é apontada pelas potencias mundiais como um grande avanço na relação distante entre Irã e Estados Unidos.
A Espanha adotou uma série de medidas restritivas para tentar evitar que o feriado de Páscoa provoque uma nova escalada na pandemia de Covid-19. O temor das autoridades é que a celebração da Semana Santa leve a um aumento significativo no número de contágios da doença, assim como ocorreu após o Natal. As tradicionais procissões de Páscoa da Espanha não vão acontecer neste ano. As pequenas celebrações em família também foram afetadas e a principal restrição é a proibição de viagens entre regiões.
A América Latina superou, nesta sexta-feira, 25 milhões de infectados pelo coronavírus. Além disso, a região já contabilizou 788 mil mortos pela doença. O crescimento de casos no Peru e no Uruguai seguem preocupando o continente. O governo uruguaio defende a "liberdade responsável" e não adotou restrições mais severas. Ontem, o Chile anunciou que fechará as fronteiras a partir de segunda-feira em razão do número recorde de novas infecções. A medida vai até o final do mês.
A Fundação Oswaldo Cruz recebeu nesta sexta-feira mais um lote de material vindo da China para produção de vacinas contra a Covid-19. A remessa é suficiente para a produção de mais cinco milhões e 500 mil doses do imunizante, desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, mas que será produzido no país. Somado ao material que veio no mês passado, a Fiocruz tem condições de produzir 35 milhões de doses. Nesta sexta, a Fiocruz entregou ao Ministério da Saúde mais um milhão e 300 mil doses de vacinas contra covid-19.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou que ainda irá decidir se vai se vacinar ou não contra a Covid-19. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, BOLSONARO argumentou que já contraiu o vírus e, por isso, iria decidir sobre sua imunização quando o "último brasileiro for vacinado". Durante a transmissão, o presidente também prometeu vacinar um milhão de pessoas por dia nas próximas semanas. BOLSONARO ressaltou que já foram vacinadas 17 milhões e 600 mil brasileiros, o que representa pouco mais de oito por cento da população total. O presidente voltou a repetir que o país está entre os 10 países em números absolutos em que mais se aplica a vacina.
A defesa do ex-presidente LULA pediu ao Supremo Tribunal Federal a extensão do habeas corpus em que foi declarada a suspeição do ex-juiz SÉRGIO MORO para duas outras ações contra o petista na Lava Jato: a do sítio de Atibaia e a da sede do Instituto LULA. Os advogados alegam que os processos estiveram "sob a condução enviesada" de MORO e pediram que a decisão da Segunda Turma do STF no caso do tríplex sejaa mesma nesses dois processos, ou seja, que todos os atos processuais sejam anulados. O pedido foi direcionado ao ministro GILMAR MENDES que assumiu a relatoria do caso.
Três dias após o governador de Santa Catarina afastado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, nomear indicados políticos para cargos comissionados, a governadora em exercício, DANIELA REINEHR, exonerou os indicados. Ao todos, foram 65 revogações publicadas no Diário Oficial do Estado de primeiro de abril, quinta-feira. Entre os demitidos está o ex-vereador de Florianópolis, EDINHO LEMOS do PSDB, que foi nomeado por MOISÉS para presidir a Fundação Catarinense de Cultura. Também foram revogadas nomeações para secretarias como a Educação, Comunicação, Fazenda, Infraestruturas, entre outras, além de fundações e autarquias.
Mais 50 mil 793 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Santa Catarina nesta quinta-feira. O total de doses aplicadas desde o começo da Campanha de Vacinação contra a doença é de 806 mil 398. Os dados são do Balanço Parcial de Vacinação divulgado nesta sexta pela Secretaria de Estado da Saúde. O grupo com maior número de doses aplicadas é o de idosos de 70 a 79 anos, com 274 mil 384 doses. Em seguida, com 261 mil 319 doses aplicadas, estão os profissionais de saúde. Hoje, o Estado está repassando aos municípios mais 60 mil imunizantes para àaplicação da primeira dose e 147 mil e 400 para a segunda dose.
O Centro de Operações de Emergência em Saúde se reúne hoje com a nova secretária de da Saúde, CARMEN ZANOTTO, para revisão dos decretos de contenção da pandemia. A previsão é de que lockdown estadual está descartado. Nesta semana, a governadora em exercício, DANIELA REIHNER antecipou que o Estado seguirá com restrições, mas sem medidas mais proibitivas. Já a nova secretária, CARMEM ZANOTTO, afirmou que o governo deve intensificar a comunicação e a conscientização em relação à pandemia. A ideia é reforçar a importância do cuidado individual, como uso de máscara e distanciamento social.
-MINISTRO DA IECLB ATRIBUI SALVAÇÃO DA HUMANIDADE À RESSURREIÇÃO DE CRISTO
-LEGISLATIVO PROPÕE RETIRADA DO PROJETO DE ALTERAÇÃO NO MELHORAMENTO GENÉTICO
-MUNICÍPIO QUER COMPRAR MIL 263 DOSES DE VACINAS CONTRA COVID-19
-NUTRICIONISTA ORIENTA SOBRE CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO PARA REFORÇAR IMUNIDADE
-PADRE DE IPORÃ DO OESTE ESTIMULA FORMAÇÃO DE IGREJA DOMÉSTICA PARA CELEBRAR PÁSCOA
Sem condições de planejamento das atividades, São João do Oeste cancela eventos culturais e aguarda melhor situação da pandemia. É o segundo ano seguido que a tradicional Semana Alemã é cancelada em virtude das consequências provocadas pela Covid-19. A décima segunda edição da Deutsche Woche, prevista para o período de 24 a 31 de julho, não irá acontecer neste ano. As indefinições para realização de ensaios e assinatura de contratos motivaram a comissão organizadora e o governo municipal cancelar o evento cultural. O diretor de Cultura de São João do Oeste, ELIAS SCHNEIDER, considera que o impacto cultural é muito forte e de forma negativa. A impossibilidade de ensaios e apresentações culturais causam grande preocupação e inviabilizam eventos. Ele cita como exemplo o grupo de danças do município que está há vários meses sem realização de ensaios.
No momento é possível apenas a realização de aulas de música com distanciamento e até de forma individual para respeitar os protocolos de segurança da área da saúde. ELIAS SCHNEIDER destaca que apresentações de danças e eventos são afetados diretamente e prejudicam o potencial que o município possui em atrações culturais. Segundo o diretor de Cultura, a perda é significativa em trabalhos em grupos, causando inclusive frustrações com o momento sem eventos. A preocupação é com a quebra de uma sequência de ensaios e apresentações que o município possui com diferentes grupos culturais. O diretor de cultura de São João do Oeste lembra que a Semana Alemã impacta em vários setores e impulsiona a economia com vendas no comércio.
ELIAS SCHNEIDER salienta que é preciso buscar formas de manter grupos culturais e lembra que o município teve 18 cadastros com um total de 58 mil reais por meio da Lei ALDIR BLANK. Neste projeto foram contempladas aproximadamente 500 pessoas. SCHNEIDER ressalta que recursos do governo federal foram destinados para corais e artesões que obtiveram pequenos valores em período que estão impedidos de exercerem suas atividades remuneradas. O diretor de cultura manifesta alento com aulas de canto, violão, violino, teclado, técnica vocal e acordeom, respeitando os decretos em vigência. O setor realiza levantamento e pesquisa com as entidades para saber de que forma o município pode contribuir com atividades culturais.
Produtores rurais de Tunápolis possuem diversos programas disponíveis para incentivo à produção. A prefeitura busca diferentes formas para subsidiar a produção agrícola e contemplar diferentes atividades. A secretária da Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT, destaca que o incentivo ao desenvolvimento rural ocorre por meio do programa de inseminação artificial, crédito rural, certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose, créditos para edificações rurais entre outros benefícios. A secretária cita ainda a reativação da feira dos produtos da agricultura familiar e o subsídio para serviços de máquinas nas propriedades rurais.
Professora da região tem estudo publicado em revista dos Estados Unidos. MARCIANE KESSLER, professora natural de Itapiranga, ganhou destaque com estudos envolvendo idosos e conquista espaço em publicação de revista especializada dos Estados Unidos. Ela atua como professora do Curso de Enfermagem da URI, em Erechim, no Rio Grande do Sul. Com formação de doutorado na Universidade Federal de Pelotas, ela também realizou estágio de pesquisa em Londres, na Inglaterra. Durante nove anos ela realizou estudos com idosos de Bagé, para constatar a condição e situação de saúde destas pessoas. Avaliar os determinantes sociais da saúde e a função dos ESFs na redução das desigualdades na mortalidade entre idosos foram os objetivos da tese da professora MARCIANE.
Os resultados inéditos encontrados na pesquisa foram publicados na edição deste mês na Revista Americana de Saúde Pública, reconhecida internacionalmente. Segundo MARCIANE KESSLER, os estudos mostram que a população mais vulnerável adoece em maior quantidade e também mais cedo em comparação às pessoas de melhores condições sociais. A professora avalia que a Estratégia Saúde da Família tem muita influência na redução das desigualdades na mortalidade, que são causadas pelos determinantes sociais de saúde como, por exemplo, renda, riqueza, escolaridade, emprego e moradia entre a população idosa. O estudo mostrou que a vulnerabilidade social é maior entre os idosos residentes em áreas abrangidas pela ESF com maior proporção de pobres, negros e pardos e baixa escolaridade. A ESF, porém, reduz o risco de morte desta população. MARCIANE KESSLER deixou o interior de Itapiranga em 2009 para realizar o sonho de estudar e continua a formação agora, com pós-doutorado. Os pais dela residem na localidade de Popi, interior do município.
Manutenções de estradas avançam com as condições favoráveis para o patrolamento e cascalhamento. O diretor de obras de São João do Oeste, JOSÉ SCHNEIDER, destaca os serviços realizados nos últimos dias na estrada geral de Beato Roque a São Pedro, até a divisa com Tunápolis. As equipes também atuaram no acesso até Vale Pio, para a retirada de curvas, detonação de rocha, melhorias na estrada e instalação de nova rede elétrica trifásica. SCHNEIDER diz que a meta é reforçar a base para maior durabilidade dos serviços nas estradas gerais e secundárias. O diretor de obras também chama atenção para máquinas que serão leiloadas, pois estavam inservíveis e vão gerar recursos ao município. Nos próximos dias será dada prioridade em serviços em propriedades. Atualmente estão pendentes 80 pedidos para acessos a propriedades.
Ministro da IECLB atribui salvação da humanidade à Ressurreição de Cristo. DIRCEU QUINOT, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), da paróquia de Mondaí, lembra que na Semana as igrejas costumam ser muito frequentadas, em tempos normais. Devido à pandemia, no entanto, os cultos estão sendo transmitidos de maneira virtual e pelo rádio. Segundo QUINOT, a celebração da Paixão de Cristo, da Santa Ceia e da Páscoa, tradicionais da Semana Santa, neste ano não permitem que as pessoas possam se encontrar e se tocar. Ainda assim, verifica que é possível transmitir a palavra que fortalece e anima, e que nesta época fala justamente sobre o poder de Deus e o agir de Jesus Cristo. O pastor da IECLB frisa que Cristo se fez gente como a gente, e experimentou a dor e o sofrimento que nós também experimentamos.
Na visão de DIRCEU QUINOT, a morte e o sofrimento são as consequências do pecado. Jesus Cristo, segundo ele, também foi vítima da maldade deste mundo, e por fim, a morte na cruz. Graças ao poder de Deus, no entanto, neste domingo os fieis têm a oportunidade de celebrar a ressurreição. O ministro da IECLB ressalta que as pessoas são vulneráveis constantemente, pois o mal e a maldade nos cercam sempre, por isso precisamos da salvação diariamente. O próprio deslocamento de uma cidade para outra, de acordo com ele, é uma salvação, dada a nossa condição de vulnerabilidade. QUINOT enaltece que Deus está presente para nos livrar do mal e uma dessas formas de salvação é a capacidade de discernimento.
O pastor explica que a partir da orientação do Sínodo do Uruguai, até o dia 15 de abril a IECLB não terá cultos ou atividades presenciais, por uma questão de cuidado. A igreja não quer que o contato com a comunidade resulte em infecções ou perda de pessoas queridas. QUINOT acrescenta que o pastor ADELAR, que ficou na paróquia de Mondaí por três anos, foi transferido para São José do Hortêncio, no RS. Hoje a paróquia de Mondaí conta com apenas um ministro, o próprio DIRCEU, que atende as comunidades. Ele salienta que há vaga aberta para um ministro assumir em Iporã do Oeste e no momento tem quatro candidatos. A paróquia vai se reunir nos próximos dias para fazer a seleção do próximo ministro para atender neste município. DIRCEU QUINOT aproveita para desejar a todos uma feliz e abençoada Páscoa.
Presidente da câmara de vereadores de São João do Oeste faz avaliação positiva do primeiro trimestre de trabalho. EVERTON WEHNER lembra que no dia 26 de janeiro ocorreu sessão extraordinária e no dia dois de fevereiro iniciaram as reuniões ordinárias no Legislativo municipal. Já foram votados 10 projetos avaliados pelos vereadores. Polêmicas também fazem parte, incluindo análises deste a sessão extraordinária que tratava da retirada de subsídios na fatura de água das empresas. O projeto foi rejeitado e depois aprovado após ajustes por parte do Executivo. WEHNER chama atenção para o atual debate que envolve alterações no Programa de Melhoramento Genético com discussões devido a proposta de mudança na forma de aquisição do sêmen. O debate já ocorre há três semanas e não tem previsão para ser votado.
Legislativo propõe retirada do projeto sobre alteração do Programa de Melhoramento Genético. Foram propostas diversas emendas que inviabilizam a votação no formato atual. O presidente da Câmara, EVERTON WEHNER, diz que já foi proposto ao governo municipal retirar o projeto, fazer ajustes e submeter a avaliação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural antes de retornara para apreciação dos vereadores. A preocupação é manter os benefícios dos produtores rurais em um programa que está em vigor há vários anos e com grande demanda. WEHNERdefende o diálogo para que a prefeitura possa atender os interesses dos produtores rurais no programa de inseminação artificial. O presidente do Legislativo revela reuniões com o Executivo para que o projeto seja revisado com sugestões já apresentadas.
Município quer comprar mil 263 doses de vacinas contra Covid-19. A informação é do prefeito de Tunápolis, MARINO FREY. Segundo ele, o município se habilitou para compra direta de mil 263 doses de vacinas, junto à Federação Catarinense dos Municípios (FECAM). Tunápolis iniciou a semana com 600 vacinas aplicadas contra o coronavírus, entre pessoas que receberam a primeira ou também a segunda dose. Na terça-feira, foram vacinados mais 120 idosos de 70 anos, com a primeira dose, e outras 30 pessoas receberam a segunda, totalizando 750 doses aplicadas no município. O prefeito avalia que a vacinação já foi disponibilizada para um número significativo de pessoas, tanto em Tunápolis, como no Brasil inteiro. Ele reitera que não tem certeza se as vacinas que o município pleiteia realmente virão, mas caso sejam disponibilizadas, vão imunizar muitas pessoas.
FREY estima que a partir do momento que tiver imunizado 70 a 80% dos munícipes, a propagação do vírus vai começar a cessar. Enquanto isso não acontecer, lembra que a única alternativa é cuidar. Ele reforça que não adianta o poder público orientar, a equipe médica e a Saúde fazer tudo que tem ao alcance, se as pessoas não cumprirem a sua parte. O prefeito observa que a situação do coronavírus agravou no mundo inteiro desde o início do ano. MARINO FREY agradece ao empenho da equipe médica, de enfermagem e da Secretaria de Saúde, que diuturnamente não tem medido esforços para desenvolver tudo aquilo que fosse necessário para minimizar o sofrimento das pessoas infectadas por Covid, além de monitorar para reduzir o número de casos.
Nutricionista orienta sobre cuidados com alimentação para reforçar imunidade. O início do outono, representado por dias mais frios, intercalados por outros de maior calor, requer cuidado para manter a imunidade em alta e evitar problemas de saúde. Conforme a nutricionista de Iporã do Oeste, MÁRCIA WELTER, para fortalecer a imunidade é importante consumir frutas e verduras todos os dias, sempre dando preferência para o que está disponível na época. Aos poucos, os pomares da região terão laranja, bergamotas e outros citros, ricos em vitamina C, que são aliados para fortalecer a imunidade. MÁRCIA WELTER salienta que em função da pandemia, a unidade de saúde de Iporã do Oeste atende em urgência e emergência, mas aos poucos um número maior de encaminhamentos será atendido. Já os atendimentos com a nutricionista seguem normalmente.
Padre de Iporã do Oeste estimula formação de igreja doméstica para celebrar Páscoa. Conforme relata o Novo Testamento, a Páscoa, ou o domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa na qual é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo, ocorrida no terceiro dia após a pregação no calvário. O padre OSNI DE SOUZA, da paróquia Nossa Senhora das Mercês, destaca que o termo Páscoa se origina da palavra em latim PAS, que significa passagem. Ela está descrita no Antigo Testamento como a libertação do povo israelita da escravidão do Egito. A Páscoa era celebrada pelos judeus para comemorar a liberdade conquistada pelo seu povo. Já no Novo Testamento, a Páscoa é a passagem da morte para a vida, através da Ressurreição de Jesus Cristo, que será celebrada neste domingo.
Segundo OSNI DE SOUZA, a Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo, que é precedida pela Quaresma, um período de 40 dias de jejum, orações e penitência. O Novo Testamento ensina que a Ressurreição de Jesus, celebrada pela Páscoa, é o fundamento da fé cristã. A Semana Santa inicia com o domingo de Ramos. Na quarta-feira à noite ocorreu a celebração dos Santos Óleos. Na quinta, a paróquia de Iporã do Oeste celebrou a Ceia do Senhor, com o Lava Pés, e logo após iniciou a adoração a Cristo. Já na tarde da Sexta-feira Santa, às 15h, ocorreu a celebração da Paixão de Jesus, seguida da entrada simbólica do Cristo morto, e o seu velamento, que foi possibilitado à comunidade até à noite e continua na manhã deste sábado.
Na noite deste sábado, às 19h, acontece a vigília pascal, a benção da água e do fogo. OSNI incentiva as famílias a prepararem uma igreja doméstica, ou seja, arrumar um altar com vela e água, e também colocar um manto branco, para simbolizar a presença de Jesus e a Páscoa. Para o domingo, incentiva os fieis a colocarem um pano branco na porta da casa, de modo a celebrar a Ressurreição de Cristo. O padre explica que apesar do decreto permitir ocupação de 25% das igrejas, a paróquia está celebrando sem presença de público. As celebrações podem ser acompanhadas no Facebook da paróquia ou na Rádio Oeste FM, nas manhãs de domingo. OSNI DE SOUZA deseja a todos uma feliz e abençoada Páscoa, e que cristo possa ressuscitar em todos os lugares e no coração de todos.
-COLISÃO ENVOLVE TRÊS CARROS E DEIXA FERIDOS NA WILLY BARTH
-POLICIAL MILITAR É AGREDIDO EM OCORRÊNCIA NA REGIÃO
Acidente de carro na BR 282 deixa jovens feridos. Uma saída de pista na BR 282, no trevo de acesso à BR 158, sentido a Cunha Porã, deixou os seis ocupantes do carro feridos, por volta das cinco horas da manhã de hoje. As guarnições do Corpo de Bombeiros de Maravilha e de Cunha Porã atenderam a ocorrência, na qual um veículo Honda Civic, com placas de Maravilha e conduzido por um jovem de 19 anos, bateu num barranco ao lado da rodovia. O motorista apresentava contusão com suspeita de fratura no nariz e além dele ainda havia outras cinco vítimas e todas já estavam fora do veículo na chegada dos bombeiros. Um jovem de 19 anos teve contusão no joelho e suspeita de fratura no braço. Outro homem, com a mesma idade, apresentava suspeita de fratura no pé e hemorragia no antebraço. Já uma mulher de 24 anos apresentava suspeita de fratura na perna e referia fortes dores na região do quadril. Após avaliação inicial e procedimentos, as vítimas foram encaminhadas ao pronto socorro do Hospital São José, de Maravilha. O veículo ficou na lateral da via, aguardando chegada da PRF.
Colisão envolve três carros e deixa feridos na Willy Barth. Uma grave colisão envolvendo três carros deixou pelo menos dois feridos na Willy Barth, em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi por volta das 10h15 desta sexta-feira, 02, em frente ao 14º RCMec. Segundo apurado pela equipe da Peperi com o condutor do Voyage de Iporã do Oeste, ele foi fazer o retorno na avenida, momento em que um veículo da prefeitura de Iraceminha, que vinha logo atrás, colidiu em sua traseira. Com o impacto ele invadiu a outra pista e colidiu frontalmente contra um Fiesta, que perdeu o controle, saiu da pista e bateu numa cerca. Apenas as duas pessoas, o condutor e uma mulher que estavam no Fiesta, tiveram ferimentos. Ambos foram conduzidos até o Hospital Regional pelo SAMU e Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar foi até o local e controlou o trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.
Policial Militar é agredido enquanto atendia ocorrência em SMOeste. Um policial militar foi agredido enquanto atendia ocorrência de tentativa de suicídio na Vila Basso, em São Miguel do Oeste. O fato ocorreu por volta das dez da noite desta sexta-feira. De acordo com a PM, a guarnição foi acionada para atender a ocorrência e quando chegou no local, ao tentar dispersar a multidão que se aglomerava para ver o que havia ocorrido, um menor que estava entre os curiosos desferiu socos contra um dos militares. O menor foi apreendido e responderá por desacato, agressão e resistência à prisão. Os socorristas do SAMU resgataram o homem que tentou contra própria vida. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional e está na UTI da unidade.