ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 03/04/2021

GLOBO EM FOCO – 03/04/21

-LULA PEDE EXTENSÃO DA SUSPEIÇÃO DE MORO PARA OUTRAS DUAS AÇÕES

-GOVERNO DANIELA DESCARTA LOCKDOWN EM SANTA CATARINA

-VEREADOR FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DO PRIMEIRO TRIMESTRE

-MUNICÍPIO SOLICITA MAIS DE MIL DOSES DE VACINAS CONTRA COVID

-SAÚDE PREPARA AÇÕES PARA FORTALECER MEDIDAS DE PREVENÇÃO

-MÉDICO ALERTA PARA CUIDADOS COM IDOSOS NA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA

-ACIDENTE NA BR 282 ENVOLVE CARRO COM SEIS COCUPANTES

-POLICIAL MILITAR É AGREDIDO ENQUANTO ATENDIA OCORRÊNCIA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 31 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 68 centavos. O euro está valendo seis reais e 69 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


O Irã e os Estados Unidos anunciaram ontem que vão iniciar conversações indiretas em Viena a partir de terça-feira para negociar o acordo nuclear de 2015 entre Teerã e potências globais. O governo iraniano rejeitou a discussão bilateral cara a cara, mas a participação do Irã e dos Estados Unidos em Viena podem contribuir para essa aproximação. A restauração do acordo nuclear é apontada pelas potencias mundiais como um grande avanço na relação distante entre Irã e Estados Unidos.


A Espanha adotou uma série de medidas restritivas para tentar evitar que o feriado de Páscoa provoque uma nova escalada na pandemia de Covid-19. O temor das autoridades é que a celebração da Semana Santa leve a um aumento significativo no número de contágios da doença, assim como ocorreu após o Natal. As tradicionais procissões de Páscoa da Espanha não vão acontecer neste ano. As pequenas celebrações em família também foram afetadas e a principal restrição é a proibição de viagens entre regiões.


A América Latina superou, nesta sexta-feira, 25 milhões de infectados pelo coronavírus. Além disso, a região já contabilizou 788 mil mortos pela doença. O crescimento de casos no Peru e no Uruguai seguem preocupando o continente. O governo uruguaio defende a "liberdade responsável" e não adotou restrições mais severas. Ontem, o Chile anunciou que fechará as fronteiras a partir de segunda-feira em razão do número recorde de novas infecções. A medida vai até o final do mês.

A Fundação Oswaldo Cruz recebeu nesta sexta-feira mais um lote de material vindo da China para produção de vacinas contra a Covid-19. A remessa é suficiente para a produção de mais cinco milhões e 500 mil doses do imunizante, desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, mas que será produzido no país. Somado ao material que veio no mês passado, a Fiocruz tem condições de produzir 35 milhões de doses. Nesta sexta, a Fiocruz entregou ao Ministério da Saúde mais um milhão e 300 mil doses de vacinas contra covid-19.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou que ainda irá decidir se vai se vacinar ou não contra a Covid-19. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, BOLSONARO argumentou que já contraiu o vírus e, por isso, iria decidir sobre sua imunização quando o "último brasileiro for vacinado". Durante a transmissão, o presidente também prometeu vacinar um milhão de pessoas por dia nas próximas semanas. BOLSONARO ressaltou que já foram vacinadas 17 milhões e 600 mil brasileiros, o que representa pouco mais de oito por cento da população total. O presidente voltou a repetir que o país está entre os 10 países em números absolutos em que mais se aplica a vacina.

A defesa do ex-presidente LULA pediu ao Supremo Tribunal Federal a extensão do habeas corpus em que foi declarada a suspeição do ex-juiz SÉRGIO MORO para duas outras ações contra o petista na Lava Jato: a do sítio de Atibaia e a da sede do Instituto LULA. Os advogados alegam que os processos estiveram "sob a condução enviesada" de MORO e pediram que a decisão da Segunda Turma do STF no caso do tríplex sejaa mesma nesses dois processos, ou seja, que todos os atos processuais sejam anulados. O pedido foi direcionado ao ministro GILMAR MENDES que assumiu a relatoria do caso.

Três dias após o governador de Santa Catarina afastado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, nomear indicados políticos para cargos comissionados, a governadora em exercício, DANIELA REINEHR, exonerou os indicados. Ao todos, foram 65 revogações publicadas no Diário Oficial do Estado de primeiro de abril, quinta-feira. Entre os demitidos está o ex-vereador de Florianópolis, EDINHO LEMOS do PSDB, que foi nomeado por MOISÉS para presidir a Fundação Catarinense de Cultura. Também foram revogadas nomeações para secretarias como a Educação, Comunicação, Fazenda, Infraestruturas, entre outras, além de fundações e autarquias.


Mais 50 mil 793 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Santa Catarina nesta quinta-feira. O total de doses aplicadas desde o começo da Campanha de Vacinação contra a doença é de 806 mil 398. Os dados são do Balanço Parcial de Vacinação divulgado nesta sexta pela Secretaria de Estado da Saúde. O grupo com maior número de doses aplicadas é o de idosos de 70 a 79 anos, com 274 mil 384 doses. Em seguida, com 261 mil 319 doses aplicadas, estão os profissionais de saúde. Hoje, o Estado está repassando aos municípios mais 60 mil imunizantes para àaplicação da primeira dose e 147 mil e 400 para a segunda dose.


O Centro de Operações de Emergência em Saúde se reúne hoje com a nova secretária de da Saúde, CARMEN ZANOTTO, para revisão dos decretos de contenção da pandemia. A previsão é de que lockdown estadual está descartado. Nesta semana, a governadora em exercício, DANIELA REIHNER antecipou que o Estado seguirá com restrições, mas sem medidas mais proibitivas. Já a nova secretária, CARMEM ZANOTTO, afirmou que o governo deve intensificar a comunicação e a conscientização em relação à pandemia. A ideia é reforçar a importância do cuidado individual, como uso de máscara e distanciamento social.

Morador de Itapiranga completa 47 anos em uma única empresa. O dia primeiro de abril é motivo de comemoração para o trabalhador LAURO HENNICKA, que neste ano já completa 47 anos de empresa JBS. Atualmente com 62 anos, LAURO HENNICKA relembra uma história de muitas conquistas, amigos e algumas dificuldades. O empregado lembra que a carteira de trabalho foi assinada em primeiro de abril de 1974, quando na época a empresa ainda era conhecida como Safrita. Durante todos esses anos, a empresa foi várias vezes vendida e trocada a nomenclatura, a exemplo da Seval e Seara. Várias foram suas funções na empresa, desde carregamento de frangos, suínos, lavação de caminhões e atualmente é auxiliar de produção. No momento o trabalhador está afastado pela empresa por se enquadrar no grupo de risco em virtude da pandemia. Muitas modificações aconteceram, mas o que mais motiva LAURO é a vontade de trabalhar. Ele revelou que pretende completar 50 anos de empresa.

A Páscoa é um momento de renovação pessoal, independente da religião e a APAE de Itapiranga realizou várias atividades para celebrar esta data especial. Seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação do educando. A APAE de Itapiranga, promoveu atividades artísticas e musicais, buscando estimular os alunos no desenvolvimento de suas habilidades globais. O serviço de Atendimento Específico, juntamente com a professora LICIANE WESENDONCK, desenvolveram diversas atividades alusivas à Páscoa. Os alunos foram envolvidos nas ações e também vibraram com a visita do coelho na Escola especial.

Os produtores rurais de Tunápolis possuem diversos programas disponíveis para incentivo à produção. A prefeitura busca diferentes formas para subsidiar a produção agrícola e contemplar diferentes atividades. A secretária da Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT, o incentivo ao desenvolvimento rural ocorre por meio do programa de inseminação artificial, crédito rural certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose, créditos para edificações rurais entre outros benefícios. A secretária cita ainda a reativação da feira dos produtos da agricultura familiar e o subsídio para serviços de máquinas nas propriedades rurais.

A secretaria de Transportes e Obras de Itapiranga está fazendo a recuperação completa da estrada da fronteira. A previsão é concluir as obras na próxima semana, o trecho entre linha Presidente Becker e o início das obras do asfalto em linha Santo Antônio. Segundo o secretário de Transportes e Obras, OTÁVIO HOFER, por conta do tráfego intenso de veículos leves e pesados, a estrada da fronteira está passando por uma recuperação intensiva, que não acontecia há muito tempo. HOFER destaca que os serviços estão voltados para o alargamento da estrada, colocação de cascalho em todo trecho, patrolamento e compactação com uma camada de pó de brita.

O secretário enfatiza que até o momento, também foi possível realizar a manutenção de quase todas as estradas municipais. De acordo com OTÁVIO HOFER, os serviços incluem manutenção da rodovia estadual SC-283, a estrada Beira Rio, melhorias em acessos e em ruas não pavimentadas no perímetro urbano do município. HOFER salienta que nos próximos dias as máquinas estarão trabalho nas comunidades de linha Baú e Santa Cruz, e concluindo os trechos ainda não recuperados nas localidades de Maria Goretti e Guabiroba.

Município quer comprar mil 263 doses de vacinas contra Covid-19. A informação é do prefeito de Tunápolis, MARINO FREY. Segundo ele, o município se habilitou para compra direta de mil 263 doses de vacinas, junto à Federação Catarinense dos Municípios. Tunápolis iniciou a semana com 600 vacinas aplicadas contra o coronavírus, entre pessoas que receberam a primeira ou também a segunda dose. Na terça-feira, foram vacinados mais 120 idosos de 70 anos, com a primeira dose, e outras 30 pessoas receberam a segunda, totalizando 750 doses aplicadas no município. O prefeito avalia que a vacinação já foi disponibilizada para um número significativo de pessoas, tanto em Tunápolis, como no Brasil inteiro. Ele reitera que não tem certeza se as vacinas que o município pleiteia realmente virão, mas caso sejam disponibilizadas, vão imunizar muitas pessoas.

FREY estima que a partir do momento que tiver imunizado 70 a 80% dos munícipes, a propagação do vírus vai começar a cessar. Enquanto isso não acontecer, lembra que a única alternativa é cuidar. Ele reforça que não adianta o poder público orientar, a equipe médica e a Saúde fazer tudo que tem ao alcance, se as pessoas não cumprirem a sua parte. O prefeito observa que a situação do coronavírus agravou no mundo inteiro desde o início do ano. MARINO FREY agradece ao empenho da equipe médica, de enfermagem e da Secretaria de Saúde, que diuturnamente não tem medido esforços para desenvolver tudo aquilo que fosse necessário para minimizar o sofrimento das pessoas infectadas por Covid, além de monitorar para reduzir o número de casos.

Manutenções de estradas avança com as condições favoráveis para o patrolamento e cascalhamento. O diretor de obras de São João do Oeste, JOSÉ SCHNEIDER destaca os serviços realizados nos últimos dias na estrada geral de Beato Roque a São Pedro, até a divisa com Tunápolis. As equipe também atuaram no acesso até Vale Pio, para a retirada de curvas, detonação de rocha, melhorias na estrada e instalação de nova rede elétrica trifásica. SCHNEIDER diz que a mera é reforçar a base para maior durabilidade dos serviços nas estradas gerais e secundárias. O diretor de obras também chama atenção para máquinas que serão leiloadas pois estavam inservíveis e vão gerar recursos ao município. Nos próximos dias será dado prioridade em serviços em propriedades. Atualmente está pendentes 80 pedidos para acessos a propriedades.

Presidente da câmara de vereadores de São João do Oeste faz avaliação positiva do primeiro trimestre de trabalho. EVERTON WEHNERlembra que no dia 26 de janeiro ocorreu sessão extraordinária e no dia dois de fevereiro iniciaram as reuniões ordinárias no legislativo municipal. Já foram votados 10 projetos avaliados pelos vereadores. Polêmicas também fazem parte, incluindo análises deste a sessão extraordinária que tratava da retirada de subsídios na fatura de água das empresas. O projeto foi rejeitado e depois aprovado após ajustes por parte do executivo. EVERTON chama atenção para o atual debate que envolve alterações no Programa de Melhoramento Genético com discussões devido a proposta de mudança na forma de aquisição do sêmen. O debate já ocorre há três semanas e não tem previsão para ser votado.

Legislativo propõe retirada do projeto do executivo sobre alteração do Programa de Melhoramento Genético. Foram propostas diversas emendas que inviabilizam a votação no formato atual. O presidente da câmara EVERTON WEHNER, diz que já foi proposto ao governo municipal retirar o projeto, fazer ajustes e submeter a avaliação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural antes de retornara para apreciação dos vereadores. A preocupação é manter os benefícios dos produtores rurais em um programa que está em vigor há vários anos e com grande demanda. EVERTON WEHNERdefende o diálogo para que a prefeitura possa atender os interesses dos produtores rurais no programa de inseminação artificial. O presidente da câmara revela reuniões com o executivo para que o projeto seja revisado com sugestões já apresentadas.

A secretaria da Saúde de Itapiranga prepara atividades especiais para a próxima semana visando destacar o Dia Mundial da Saúde que é comemorado em sete de abril. Sem eventos pontuais com presença de público, os métodos devem ser modificados, porém sem diminuir a importância de refletir sobre a saúde. A enfermeira ELAINE SIMONETTI, diz que o dia sete de abril é uma grande oportunidade de homenagem aos profissionais da saúde e cuidadores, em referência a pandemia e ao trabalho exaustivo que realizam. Salienta que a mobilização vai além da saúde e envolver ainda a qualidade de vida e bem estar das pessoas. A equipe da saúde está preparando atividades de forma virtual, com produção de vídeos educativos, propagando assuntos importantes.

Situação da equipe da saúde exige contribuição das pessoas para evitar maiores complicações. A orientação é para todos terem responsabilidade e cuidado com a pandemia. A enfermeira ELAINE SIMONETTI avalia que o momento é propício para ações de gratidão e também de prevenção. Para a enfermeira da secretaria da Saúde de Itapiranga, o Dia Mundial da Saúde envolve principalmente a importância da conscientização neste momento de pandemia. ELAINE SIMONETTI, observa que é preciso que as pessoas estejam atentas para não esquecerem de cuidar de outros aspectos da saúde que são importantes para a qualidade de vida e depende de uma rotina saudável.

Variação de temperatura exige cuidados especiais com idosos para evitar complicações com a saúde. Outono provoca mudanças de temperaturas que afetam pessoas com imunidade mais baixa. Idosos estão mais propensos a sofrerem com estas alternâncias de calor e frio. Cuidados simples podem contribuir na prevenção de doenças típicas nesta época do ano. O médico da secretaria da Saúde de Itapiranga, TIAGO SODER, cita que é comum pacientes com resfriados, gripes e outras doenças respiratórias. Observa que sintoma normal de um resfriados é coriza, congestão nasal, febre e tosse. Em período de pandemia, isso pode ser confundido com Covid e somente o exame pode identificar. Pneumonias, bronquite e asma também costumam aparecer com frequências neste período do ano.

O médico TIAGO SODER chama atenção para a importância de alimentação balanceada com proteínas, frutas e verduras que contribuem para melhorar a imunidade. Ele destaca ainda que as hábitos simples contribuem de maneira decisiva para melhor qualidade de vida. O médico da secretaria da Saúde de Itapiranga diz que buscar atendimento é fundamental para evitar o agravamento de algumas doenças. Segundo TIAGO SODER, a boa hidratação inclui beber água com frequência e não apenas quando sentir cede. O médico recomenda para as pessoas aproveitarem a imunização com a vacina da gripe e terem cuidados com os idosos no período de dias mais quentes, noites e madrugadas frias.

A Polícia Militar de Itapiranga registrou na noite de ontem uma ocorrência por aglomeração no centro da cidade. Os policiais receberam denúncia de aglomeração de pessoas em uma residência na Rua São Paulo, no centro da cidade. Foi instaurado Termo Circunstanciado por descumprimento dos decretos de prevenção a Covid-19. PM e Vigilância Sanitária permanecem atentos a denúncias e fiscalização para evitar aglomerações em locais privados e públicos durante o feriadão de Páscoa.

Acidente de carro na BR 282 deixa jovens feridos. Uma saída de pista na BR 282, no trevo de acesso à BR 158, sentido a Cunha Porã, deixou os seis ocupantes do carro feridos, por volta das cinco horas da manhã de hoje. As guarnições do Corpo de Bombeiros de Maravilha e de Cunha Porã atenderam a ocorrência, na qual um veículo Honda Civic, com placas de Maravilha e conduzido por um jovem de 19 anos, bateu num barranco ao lado da rodovia. O motorista apresentava contusão com suspeita de fratura no nariz e além dele ainda haviam outras cinco vítimas. Um jovem de 19 anos teve contusão no joelho e suspeita de fratura no braço. Outro homem, com a mesma idade, apresentava suspeita de fratura no pé e hemorragia no antebraço. Já uma mulher de 24 anos apresentava suspeita de fratura na perna. Após avaliação inicial e procedimentos, as vítimas foram encaminhadas ao pronto. O veículo ficou na lateral da via.

Colisão envolve três carros e deixa feridos na Willy Barth. Uma grave colisão envolvendo três carros deixou pelo menos dois feridos na Willy Barth, em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi por volta das 10h15 desta sexta-feira, 02, em frente ao 14º RCMec. Segundo apurado pela equipe da Peperi com o condutor do Voyage de Iporã do Oeste, ele foi fazer o retorno na avenida, momento em que um veículo da prefeitura de Iraceminha, que vinha logo atrás, colidiu em sua traseira. Com o impacto ele invadiu a outra pista e colidiu frontalmente contra um Fiesta, que perdeu o controle, saiu da pista e bateu numa cerca. Apenas as duas pessoas, o condutor e uma mulher que estavam no Fiesta, tiveram ferimentos. Ambos foram conduzidos até o Hospital Regional pelo SAMU e Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar foi até o local e controlou o trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.

Policial Militar é agredido enquanto atendia ocorrência em SMOeste. Um policial militar foi agredido enquanto atendia ocorrência de tentativa de suicídio na Vila Basso, em São Miguel do Oeste. Foi por volta das 22 horas de ontem. De acordo com a PM, a guarnição foi acionada para atender a ocorrência e quando chegou no local, ao tentar dispersar a multidão que se aglomerava para ver o que havia ocorrido, um menor que estava entre os curiosos desferiu socos contra um dos militares. O menor foi apreendido e responderá por desacato, agressão e resistência à prisão. Os socorristas do SAMU resgataram o homem que tentou contra própria vida. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional e está na UTI da unidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.