ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 03/04/21

O Irã e os Estados Unidos anunciaram ontem que vão iniciar conversações indiretas em Viena a partir de terça-feira para negociar o acordo nuclear de 2015 entre Teerã e potências globais. O governo iraniano rejeitou a discussão bilateral cara a cara, mas a participação do Irã e dos Estados Unidos em Viena podem contribuir para essa aproximação. A restauração do acordo nuclear é apontada pelas potencias mundiais como um grande avanço na relação distante entre Irã e Estados Unidos.

A Espanha adotou uma série de medidas restritivas para tentar evitar que o feriado de Páscoa provoque uma nova escalada na pandemia de Covid-19. O temor das autoridades é que a celebração da Semana Santa leve a um aumento significativo no número de contágios da doença, assim como ocorreu após o Natal. As tradicionais procissões de Páscoa da Espanha não vão acontecer neste ano. As pequenas celebrações em família também foram afetadas e a principal restrição é a proibição de viagens entre regiões.

A América Latina superou, nesta sexta-feira, 25 milhões de infectados pelo coronavírus. Além disso, a região já contabilizou 788 mil mortos pela doença. O crescimento de casos no Peru e no Uruguai seguem preocupando o continente. O governo uruguaio defende a "liberdade responsável" e não adotou restrições mais severas. Ontem, o Chile anunciou que fechará as fronteiras a partir de segunda-feira em razão do número recorde de novas infecções. A medida vai até o final do mês.

A Fundação Oswaldo Cruz recebeu nesta sexta-feira mais um lote de material vindo da China para produção de vacinas contra a Covid-19. A remessa é suficiente para a produção de mais cinco milhões e 500 mil doses do imunizante, desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, mas que será produzido no país. Somado ao material que veio no mês passado, a Fiocruz tem condições de produzir 35 milhões de doses. Nesta sexta, a Fiocruz entregou ao Ministério da Saúde mais um milhão e 300 mil doses de vacinas contra covid-19.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou que ainda irá decidir se vai se vacinar ou não contra a Covid-19. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, BOLSONARO argumentou que já contraiu o vírus e, por isso, iria decidir sobre sua imunização quando o "último brasileiro for vacinado". Durante a transmissão, o presidente também prometeu vacinar um milhão de pessoas por dia nas próximas semanas. BOLSONARO ressaltou que já foram vacinadas 17 milhões e 600 mil brasileiros, o que representa pouco mais de oito por cento da população total. O presidente voltou a repetir que o país está entre os 10 países em números absolutos em que mais se aplica a vacina.

A defesa do ex-presidente LULA pediu ao Supremo Tribunal Federal a extensão do habeas corpus em que foi declarada a suspeição do ex-juiz SÉRGIO MORO para duas outras ações contra o petista na Lava Jato: a do sítio de Atibaia e a da sede do Instituto LULA. Os advogados alegam que os processos estiveram "sob a condução enviesada" de MORO e pediram que a decisão da Segunda Turma do STF no caso do tríplex sejaa mesma nesses dois processos, ou seja, que todos os atos processuais sejam anulados. O pedido foi direcionado ao ministro GILMAR MENDES que assumiu a relatoria do caso.

Três dias após o governador de Santa Catarina afastado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, nomear indicados políticos para cargos comissionados, a governadora em exercício, DANIELA REINEHR, exonerou os indicados. Ao todos, foram 65 revogações publicadas no Diário Oficial do Estado de primeiro de abril, quinta-feira. Entre os demitidos está o ex-vereador de Florianópolis, EDINHO LEMOS do PSDB, que foi nomeado por MOISÉS para presidir a Fundação Catarinense de Cultura. Também foram revogadas nomeações para secretarias como a Educação, Comunicação, Fazenda, Infraestruturas, entre outras, além de fundações e autarquias.

Mais 50 mil 793 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Santa Catarina nesta quinta-feira. O total de doses aplicadas desde o começo da Campanha de Vacinação contra a doença é de 806 mil 398. Os dados são do Balanço Parcial de Vacinação divulgado nesta sexta pela Secretaria de Estado da Saúde. O grupo com maior número de doses aplicadas é o de idosos de 70 a 79 anos, com 274 mil 384 doses. Em seguida, com 261 mil 319 doses aplicadas, estão os profissionais de saúde. Hoje, o Estado está repassando aos municípios mais 60 mil imunizantes para àaplicação da primeira dose e 147 mil e 400 para a segunda dose.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde se reúne hoje com a nova secretária de da Saúde, CARMEN ZANOTTO, para revisão dos decretos de contenção da pandemia. A previsão é de que lockdown estadual está descartado. Nesta semana, a governadora em exercício, DANIELA REIHNER antecipou que o Estado seguirá com restrições, mas sem medidas mais proibitivas. Já a nova secretária, CARMEM ZANOTTO, afirmou que o governo deve intensificar a comunicação e a conscientização em relação à pandemia. A ideia é reforçar a importância do cuidado individual, como uso de máscara e distanciamento social.

Secretaria faz avaliação positiva do retorno das aulas presenciais. Conforme a responsável pela pasta ROZÂNGELA MOCELINI, de Campo Erê, as crianças precisam estar em contato com os professores e colegas na escola. É necessário interagir, mesmo que tenha que dividir o tempo dos estudos na própria casa. O sistema de alternância deve continuar, apesar que isso aumenta muito as atividades dos professores, mas é o que pode ser feito agora. ROZÂNGELA comenta que existe um sistema chamado Busca Ativa, pelo qual se presta conta ao Ministério Público, se a criança está estudando direitinho.

Professores da Rede Municipal de Campo Erê trabalham nas segundas e terças-feiras com um grupo. Nas quintas e sextas fazem as atividades com outro, e a semana toda com o grupo C cem por cento online. Pesquisa das diretoras das escolas dá conta de que os pais de Campo Erê preferem que os filhos frequentem a sala de aula com semanas alternadas. Toda quarta feira é destinada ao planejamento das aulas remotas. A prefeita ROZANE MOREIRA considera o ideal quem as crianças estivessem cem por cento aprendendo dentro das escolas, mas a pandemia não deixa.

Número de casos de Covid-19 diminuem em Campo Erê. O último Boletim divulgado aponta que hoje o município tem 20 casos ativos da doença. 24 pessoas estão sendo monitoradas pela Secretária de Saúde. Até hoje, Campo Erê já registrou 761 casos de coronavírus e oito óbitos. A saúde pública orienta, que apesar, dessa diminuição no número de casos, ainda é fundamental que as pessoas continuem se cuidando. Se cada um fazer a sua parte, com certeza o município vai registrar cada vez menos casos eo estado vai sair da zona de risco gravíssimo para coronavírus. Amanhã é Páscoa, onde é comum as famílias se encontrarem mais, mas o pedido é que se cuidem, usem máscara e álcool em gel.

Na próxima segunda-feira, idosos que receberam a primeira dose da vacina do coronavírus no dia nove de março, devem receber a segunda dose. A enfermeira SAMARA RONCHI – coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê, lembrou que todos as pessoas com 78 e 79 anos, devem procurar a segunda-feira, o pátio da Rodoviária para receber a segunda dose da vacina. Será das oito ás 13 horas, no sistema drive thru. A profissional lembra que é necessário levar o cartão do SUS e o CPF.

Bombeiros Comunitários recebem vacina contra o coronavírus. Por se encaixarem no grupo de profissionais que fazem atendimento pré-hospitalar os bombeiros de Campo Erê também receberam a primeira dose da vacina. Alguns haviam recebido no início do ano, porém devido ao baixo número de doses vindas para o município, não foi possível vacinar todos. Os Bombeiros Militares que atuam em Campo Erê já haviam recebido a dose. O comandante do quartel VANTUIR SCHOENINGER disse que os bombeiros se encaixam nessa primeira fase da vacinação por se tratarem de profissionais que estão na linha de frente do atendimento de pacientes com a Covid. Ressaltou também que é uma segurança para o profissional que está como socorrista, prestando assistência à população.

Vacinando os bombeiros comunitários é um avanço na proteção deles, de seus familiares e também da população que atendida por eles. Junto com os militares, os bombeiros comunitários trabalham diretamente no transporte de pacientes positivados. Segundo VANTUIR, Campo Erê, tem um bom número de bombeiros comunitários, são cerca de 40 que estão todos os dias distribuídos em escalas atuando nos mais diversos tipos de atendimento. Frisou que esse era um momento muito esperado por todos, pois estão trabalhando também na linha de frente desde o início da pandemia, nunca paralisaram os atendimentos, e agora, com a vacina, tem uma segurança a mais. As Secretarias de Saltinho e São Bernardino também vacinaram os bombeiros comunitários que residem nesses municípios.

Prefeitura repassa 23 caixas d’agua para comunidades do interior. Conforme o vice-prefeito de São Bernardino, JAIR XAVIER, elas vão auxiliar os agricultores que tem dificuldades com estiagem. Como é grande a deficiência de água no município, foi elaborado um projeto e enviado a Defesa Civil do Estado, que encaminhou as caixas com capacidade de 5, 10 e até 15 mil litros. Cada caixa fica numa comunidade para abastecer os moradores do entorno. Administração Municipal de São Bernardino vai licitar semana que vem mais 60 mil reais para compra de caixas de 5 mil litros. A contrapartida do produtor é fazer proteção das nascentes. Um técnico da prefeitura vai visitar as propriedades para saber da necessidade de cada uma.

Reforço policial vai combater crimes e orientar sobre ações contra o coronavírus. As forças policiais do Paraná vão intensificar as ações preventivas para inibir crimes e orientar a população para o cumprimento do decreto estadual de combate ao coronavírus. O esforço da Secretaria da Segurança Pública tem o objetivo de coibir aglomerações e atividades clandestinas que desrespeitem as medidas sanitárias.

A operação envolve maior presença policial nas estradas estaduais, policiamento motorizado nas cidades para evitar crimes e atuação do Corpo de Bombeiros para acidentes e emergências, além de postos específicos de fiscalização. Os trabalhos iniciaram na quinta e seguem até amanhã. A Polícia Civil estará com as equipes preparadas nas delegacias para atender a população e dar o devido encaminhamento nas situações flagradas pela polícia ostensiva.

Polícia Rodoviária detalha Operação Semana Santa. O segundo sargento da Polícia Militar Rodoviária, EDSON BARBOSA, destaca que a operação para a Páscoa iniciou nesta quinta-feira e segue até domingo. Ele explicou que nos 24 postos da Polícia Rodoviária do estado, entre eles, o de Iporã do Oeste, será desenvolvida política de conscientização dos usuários das rodovias, para evitar ao máximo acidentes e infrações de trânsito. Para executar esta operação, a polícia também vai respeitar as medidas de distanciamento social e os procedimentos sanitários. BARBOSA alerta sobre situações corriqueiras no trânsito, como não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, usar o cinto, respeitar limites de velocidade e só ultrapassar com segurança.

Na área do Posto 12 da Polícia Rodoviária, no ano passado ocorreram dois acidentes na Semana Santa, um deles com vítima. Um ocorreu em Iporã do Oeste e outro em Santa Helena. Para prevenir acidentes, a polícia realiza levantamentos e ações com o objetivo principal de salvar a vida das pessoas que dirigem ou dos pedestres que atravessam a rodovia. Nos municípios de abrangência do Posto 12, os patrulheiros rodoviários vão intensificar o policiamento nos trechos onde haja concentração de pessoas ou aglomerações.

As medidas levam em consideração a fiscalização da Covid-19 e também do aumento no movimento de veículos em função da Semana Santa. O sargento EDSON BARBOSA reitera que serão utilizados etilômetros passivos, para fazer fiscalização efetiva de embriaguez ao volante. Lembra que o uso do cinto de segurança é lei e ele diminui em 80% o risco de acidente com vítima fatal. Ele também solicita para não dirigir com sono ou fadiga, pois os reflexos são fundamentais para uma condução segura.

Golpes pelo WhatsApp continuam em São Lourenço do Oeste.

Um rapaz de 19 anos foi vítima de um golpe por Whats nessa semana. Os golpistas se passaram por funcionários da Caixa Econômica Federal. Conforme a Polícia Militar, a vítima contou que, recebeu uma mensagem pelo aplicativo. Nas mensagens, o golpista informava que a conta do jovem tinha sido alvo de um golpe e, por isso, precisava dos dados para cancelar a transação bancária. A polícia informou que o bandido já tinha a conta e a senha da vítima, mas pediu a assinatura eletrônica. Depois que a vítima passou a informação, não conseguiu mais contato pelo aplicativo. Mas, percebeu a transferência de mil e 700 reais, mais tarde, sua conta foi usada para uma movimentação de dois mil e oitocentos. A PM orientou a vítima a fazer um boletim de ocorrência sobre estelionato e vai investigar o caso.

Homem é preso após agredir idoso e se passar por policial. A Polícia Militar de Marmeleiro recebeu uma denúncia ontem, que um homem de aproximadamente 30 anos, teria invadido a residência de um idoso e o agredido com socos, jogando ele no chão e gritado com a vítima na presença de amigos. Ainda o ofendeu com palavras e fez diversas ameaças. Segundo a Polícia Militar, a equipe foi até a residência dos familiares do agressor, e ao ser abordado ele se identificou como sendo Cabo da Brigada Militar de Santa Catarina, porém não apresentou a carteira funcional. Conforme a PM, ele relatou que não possuía o documento, pois teria servido as Forças Armadas como militar temporário. O homem foi detido por lesão corporal, injúria, ameaça, falsa identidade e violação de domicílio.

Três pessoas ficam feridas em capotamento na SC-157. Um carro capotou na tarde de ontem, no distrito de São Roque, em São Lourenço do Oeste. O acidente foi registrado às 17h05 pelo Corpo de Bombeiros. Conforme os bombeiros, o Ford Fiesta de São Lourenço do Oeste capotou e parou em cima da rodovia. Duas vítimas estavam no local, sendo uma mulher de 46 anos, que estava dentro do carro, no banco de trás, e um homem de 44 anos, motorista do carro, já do lado de fora. Ambos foram levados para atendimento médico até e UPA 24h. Aos bombeiros, populares informaram que uma criança de quatro anos, que estava no veículo, tinha ferimentos na perna e foi levada por meio próprio para a UPA 24h. O local ficou aos cuidados da Policia Militar Rodoviária.

Três pessoas morrem em grave acidente em Francisco Beltrão. Foi na noite de ontem, na rodovia PR-483, em Francisco Beltrão, sentido a Ampére. A colisão foi entre um veículo Corsa de Beltrão e dois caminhões. Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram acionados para prestar atendimento e constataram que três ocupantes do carro estavam em óbito. A Polícia Rodoviária Estadual e a Criminalística realizaram os procedimentos no local e em seguida os corpos foram removidos ao IML. Dirigia o Corsa, ADEMAR THOMAS, 34 anos.

Com o impacto da colisão o Corsa ficou completamente destruído. O condutor DEMAR e os passageiros PEDRO MORAIS, 57 anos e ARIDIEL IVAS, 26 anos morreram na hora. Após os procedimentos da Criminalística os corpos foram removidos ao Instituto Médico Legal de Francisco Beltrão. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência e organizou o trânsito que chegou a ficar interditado durante o atendimento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.