ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 03 04 2020

-AUXÍLIO DE 600 REAIS PODE BENEFICIAR CERCA DE 70 MILHÕES DE PESSOAS

-ESTADO REGISTRA MAIS TRÊS MORTES POR CORONAVÍRUS. TOTAL DE ÓBITOS CHEGA A CINCO

-SINDICATO DIZ QUE NÃO DECRETAR EMERGÊNCIA É DESCONSIDERAR A IMPORTANCIA DO MEIO RURAL

-CASOS DE DENGUE AUMENTAM OITO VEZES EM TRÊS SEMANAS E MUNICÍPIO TEM 74 INFECTADOS

-DOCUMENTO DAS ENTIDADES PARA REABERTURA DO COMERCIO SERÁ LEVADO AO GOVERNADOR

-DPCAMI INVESTIGA CRIMES CIBERNÉTICOS CONTRA CRIANÇAS DURANTE QUARENTENA

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O número de casos confirmados de Covid-19 no mundo superou a marca de um milhão nesta quinta-feira, informa levantamento da Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos. O total de mortos pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, segundo o estudo, passa de 50 mil. Os diagnósticos da nova doença explodiram no último mês: em dois de março, o mundo registrava cerca de 92 mil casos. Em 30 dias, o número de registros de Covid-19 aumentou quase mil por cento. Apesar disso, o número real de casos pode ser bem maior porque nem todos são diagnosticados e reportados. Por isso, a Organização Mundial de Saúde tem reforçado a necessidade de testar o máximo de pessoas possível.

O governo italiano deve prorrogar o período de confinamento pelo coronavírus no país até, pelo menos, dois de maio. Nesta sexta-feira, o chefe da Defesa Civil italiana, ANGELO BORRELLI, reiterou a necessidade de um isolamento rigoroso. A Itália vive, desde o dia nove de março, um isolamento total que inclui a suspensão de aulas e de serviços não essenciais. Eventos foram cancelados, e até mesmo o transporte de mercadorias foi limitado. O fim do confinamento estava previsto para o dia 13 de abril. A Itália registrou até ontem, 13 mil 915 mortes associadas ao coronavírus; destas, 760 foram nas últimas 24 horas. O número de infectados pelo vírus Sars-Cov-2 no país é de 115 mil 242, segundo o Ministério da Saúde.

Os Estados Unidos registraram mil 169 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo contagem de referência realizada nesta quinta-feira pela Universidade Johns Hopkins. Com esta cifra, o país teve o maior número de mortes em 24 horas, desde o início da pandemia, em todo o mundo. O pico anterior para um dia aconteceu na Itália, onde 969 pessoas morreram em 27 de março. O país europeu somou mais de 13 mil e 900 mortos, enquanto a Espanha superou os 10 mil. A contagem dos Estados Unidos foi baseada em dados colhidos entre quarta e quinta-feira. Na manhã de sexta-feira, o país já registrava mais de seis mil mortes e ao menos 245 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, informou nesta quinta-feira que o governo federal aumentou a previsão de déficit nas contas públicas para 419 bilhões e 200 milhões de reais em 2020. O orçamento deste ano, sancionado em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, previa déficit de R$ 124 bilhões. Conforme WALDERY RODRIGUES, o aumento na previsão do déficit foi motivado pelo aumento de gastos relacionado a medidas de combate ao avanço da crise do coronavírus. Segundo o secretário, essas medidas somam 224 bilhões. Ainda segundo WALDERY, se confirmado o déficit de 419 bilhões, o valor será o maior da série histórica. Ele afirmou também que o valor é uma estimativa e pode ser revisada mais adiante.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira em uma entrevista que ele e o ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, estão se "bicando há algum tempo". Procurado, o Ministério da Saúde informou que não vai comentar o assunto. Em entrevista à rádio Jovem Pan, o presidente afirmou também que não vai demitir ninguém "no meio da guerra", mas acrescentou que MANDETTA teria "extrapolado", sabendo que existe uma hierarquia. BOLSONARO também disse que está faltando mais humildade ao ministro e de que ele deveria ouvir mais o presidente da república. Nas últimas semanas, os dois deram opiniões diferentes sobre o combate ao novo coronavírus. Enquanto o ministro defende o isolamento, assim como orienta a Organização Mundial de Saúde, BOLSONARO tem defendido o fim do "confinamento em massa" e a reabertura do comércio.

O ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI, disse que o auxílio emergencial pode beneficiar de 65 milhões a 70 milhões de pessoas em meio à pandemia do coronavírus. A previsão é maior do que a última feita pela equipe econômica, de atender a 54 milhões de trabalhadores informais no país. De acordo com ONYX, há milhões de pessoas que não estão em nenhuma das bases de dados já existentes do governo e que poderão ser beneficiadas pelo auxílio. O valor destinado ao pagamento chega a 98 bilhões, segundo o governo federal. A lei que cria um auxílio de 600 reais mensais, por três meses, a trabalhadores informais, foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" nesta quinta-feira. A expectativa é de que o pagamento do auxílio comece na próxima semana, mas nem a lei e nem o governo informam uma data precisa.

Uma pesquisa do Sebrae apontou o impacto do coronavírus no emprego de Santa Catarina. 148 mil trabalhadores foram demitidos desde o início do isolamento em 18 de março até o dia 29. A pesquisa ouviu dois mil 120 micro e pequenas empresas de todas as regiões do Estado nos dias 30 e 31 de março. De acordo com a pesquisa, 19 e meio por cento das empresas entrevistadas afirmam ter feito, em média, duas demissões nesse período. O levantamento também questionou o faturamento e 91 por cento informaram que tiveram redução de 90 por cento, o que soma perda conjunta de quatro bilhões e 400 milhões de reais. Segundo o Sebrae, todas as regiões foram fortemente impactadas.

O presidente JAIR BOLSONARO criticou os governadores, entre eles o catarinense CARLOS MOISÉS, por terem tomado medidas de confinamento como prevenção ao novo coronavírus. Para o presidente, uma roda da economia foi destruída e acusou os governadores de terem proporcionado o desemprego. BOLSONARO afirmou que MOISÉS se elegeu com o nome do presidente e que se se comporta agora como dono do Estado. O presidente disse que Santa Catarina é um outro país e que as consequências estão aí. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador rebateu, sem citar diretamente o presidente, que os estados passam por um momento de finanças comprometidas e precisam de "uma ação forte, precisa e muito rápida" do governo federal para enfrentar a pandemia. MOISÉS afirmou que os 14 milhões recebidos do governo federal é insuficiente para enfrentar a crise.

Mais três mortes por coronavírus foram confirmadas pelo Governo de Santa Catarina no final da tarde desta quinta-feira, chegando a cinco óbitos no Estado por Covid-19. O número de pessoas contaminadas já é de 281 em todo o território catarinense, o querepresenta um aumento de 13 virgula oito por cento em relação ao dia anterior. Do total de infectados, 24 pessoas estão em UTI. Três novos municípios entraram na lista com pessoas infectadas: Biguaçu, Joaçaba e Paulo Lopes. São 42 cidades com pacientes positivados para a doença. Florianópolis registrou a primeira morte na cidade, de uma mulher de 87 anos. Também foi confirmado óbito de uma senhora de 66 anos em Antônio Carlos. No Sul do Estado, um empresário de 73 anos, que morreu na quarta-feira, também teve o teste confirmado para Covid-19.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes tem duas detonações de rochas programadas para esta sexta-feira na BR 282. O primeiro serviço ocorreu por volta das dez da manhã no quilômetro 633, em Descanso, nas proximidades da Fazenda Volta Grande. Daqui a pouco, as duas da tarde, a rodovia será fechada para uma nova detonação no mesmo local. Equipes da empresa que trabalha nas obras vai sinalizar e orientar os motoristas. O tempo para liberação ao tráfego de veículos está estimado em uma hora. As obras executadas na BR-282 são para adequação de capacidade, restauração e melhoramentos da rodovia que liga São Miguel do Oeste à Chapecó, como por exemplo, a construção da terceira pista nos pontos críticos.

Cinco secretários municipais de São Miguel do Oeste pediram exoneração dos cargos a partir de hoje. A saída dos secretários ocorreu em decorrência da Lei Eleitoral. O licenciamento é necessário para que eles possam disputar as eleições deste ano. Desse modo, deixaram os cargos nesta semana os secretários de Educação, PAULO DRUMM; de Obras, VILMAR BONORA; de Urbanismo MARLI DA ROSA; da Saúde, LEONIR CARON e de Desenvolvimento Sustentável, SISSE VELOSO. O diretor de Serviços e Obras Urbanas, JOSÉ CLAUDIR XAVIER, também se afastou pelo mesmo motivo. Os nomes dos novos secretários ainda não foram anunciados pelo prefeito WILSON TREVISAN.

O sindicato dos trabalhadores rurais ficou surpreso com a decisão do município de não decretar estado de emergência em razão da estiagem. O presidente da entidade, JOEL DE MOURA, disse que ficou sabendo da posição pelo Globo em Foco. De acordo com ele, o sindicato não foi chamado para a reunião do conselho municipal de defesa de terça-feira para analisar os efeitos da falta de chuvas. Segundo JOEL, os agricultores ficaram indignados com a posição do conselho de não decretar estado de emergência. Em nota encaminhada a imprensa, a Defesa Civil local informou que o município tem um perfil mais urbano do que rural e que os efeitos da estiagem no campo não são tão grandes em razão dos investimentos feitos pela prefeitura, como por exemplo, a abertura de mais de cem poços caxambu.

A posição do conselho municipal da defesa civil em relação aos efeitos da estiagem no campo é uma desconsideração com a agricultura. A afirmação é do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, JOEL DE MOURA. Ele disse ainda que a opção por não decretar emergência é sinal de despreparo do conselho. JOEL afirmou que os conselheiros devem ter tomando a decisão dentro de um escritório e não perceberam a gravidade do quadro para os agricultores.

O sindicato vai oficializar a reclamação ao prefeito e ao conselho municipal de defesa civil. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA. Ele disse que a entidade vai elaborar um oficio e formalizar o pedido para que a decisão de não decretar estado de emergência na agricultura seja revista imediatamente. Segundo o presidente, o decreto é um documento necessário para a adoção de outras medidas de auxílios aos agricultores afetados pela estiagem. Ele explicou que sem o decreto, os produtos que tiveram prejuízos nas lavouras não podem solicitar a prorrogação de financiamentos agrícolas, por exemplo. JOEL ressaltou que as dificuldades no campo vão se refletir, mais tarde, no comércio da cidade.

O coordenador da defesa civil, JEFERSON DIAS disse que a decisão de não decretar estado de emergência neste momento é técnica. Ele também afirmou que a posição foi baseada na apreciação dos dados levantados por entidades, como a Epagri. Além disso, a defesa civil entende que o decreto, neste momento, não seria reconhecido pelo estado. JEFERSON ressaltou que o conselho deve voltar a se reunir nos próximos dias e essa posição pode mudar se o problema da estiagem persistir ou aumentar.

O número de casos confirmados de dengue em São Miguel do Oeste subiu para 74. Os dados sobre a evolução da doença foram atualizados ontem à tarde pela Vigilância Epidemiológica. São 69 casos autóctones, ou seja, contraídos no próprio município, dois importados e três com local de infecção indeterminado. Outros 14 casos suspeitos estão em investigação. O coordenador da Vigilância, enfermeiro MARCOS BORTOLANZA, explicou que o bairro com o maior número de pessoas infectadas continua sendo o Estrela, com 56 casos, seguido pelo São Jorge com oito registros. O bairro São Luiz tem três casos e o Salete, dois. O centro e os bairros São Sebastião e Agostini tem um morador com a doença. O local de contaminação de outros dois casos ainda é indeterminado.

Os casos de dengue confirmados no município aumentaram oito vezes nas últimas três semanas. Até o dia 12 de março, a cidade tinha nove registros da doença. Em 21 dias, 65 pessoas foram picadas pelo município e contraíram a dengue. Segundo a vigilância epidemiológica, foram 23 casos somente nos últimos sete dias. 76 por cento dos moradores infectados residem no bairro Estrela. Esta semana, após reunião com a Sala de Situação da Dengue, o prefeito, WILSON TREVISAN, decretou Situação de Emergência. Na próxima semana, deverá ser encaminhada a contratação de até mais cinco agentes para reforçar a equipe, que conta, atualmente, com 22 profissionais. Além disso, TREVISAN também solicitou o retorno do trabalho de apenados na limpeza e manutenção de espaços públicos.

Com o aumento de casos de dengue na cidade, a secretaria municipal de saúde reforçou o trabalho de fumacê nos bairros com registros da doença. A informação é do coordenador do setor da dengue, CÉLIO SILVA. Nesta semana, foi aplicado mais um fumacê no bairro Estrela. Hoje á tarde, as equipes voltam ao bairro para mais uma aplicação em todas as ruas do bairro. Tambémhoje, o mesmo trabalho será efetuado em algumas quadras do centro e do bairro São Jorge. Na próxima semana, mais uma aplicação acontecerá no bairro São Jorge. O objetivo é eliminar os mosquitos adultos e frear o avanço da doença. O número de focos do mosquito Aedes aegypti no município é de 274.

Somente neste ano, os fiscais de obras e postura da prefeitura já notificaram mais de 150 proprietários terrenos sem manutenção. Lotes abandonados e sujos podem acumular lixo e se tornarem locais propícios para novos focos do mosquito. A Vigilância Sanitária emitiu outras 15 notificações para locais em que foram constatadas irregularidades. Além da fiscalização e identificação das pessoas que não colaboram com o combate ao mosquito aedes aegypti, o município também realizou um cronograma de recolhimento de pneus, eletrônicos e móveis em desuso, dedetizou de mais de 700 bocas de lobo e desenvolveu campanhas de conscientização, entre outras ações. Segundo a secretaria de saúde, a maior parte dos focos de mosquito está em residências particulares.

O Fórum da Comarca de Anchieta destinou na última semana o valor de 70 mil reais para auxiliar os municípios da região no enfrentamento ao novo coronavírus. Nesta ação, ao menos duas cidades foram beneficiadas com os recursos, sendo Anchieta e Romelândia. A medida partiu da juíza de direito e titular da Vara Única da Comarca de Anchieta, CAMILA MENEGATTI, após a manifestação favorável do promotor de Justiça, SAULO HENRIQUE ALÉSSIO CESA. Com essa decisão, os valores oriundos dos recursos do cumprimento da pena de prestação pecuniária, de transação penal e da suspensão condicional do processo foram destinados integralmente aos dois municípios da região.

O montante de 70 mil reais oriundos do Fórum da Comarca de Anchieta será dividido entre os municípios de Anchieta e Romelândia. A informação é do prefeito de Romelândia, VALDIR BUGS. Conforme ele, ao todo, serão 35 mil reais para cada uma das cidades. Segundo ele, o momento é de extrema dificuldade e por isso o valor chegou em boa hora. De acordo com ele, o montante será gasto na compra de equipamentos, como por exemplo, respiradores, máscaras, aventais descartáveis, luvas e óculos de segurança para os profissionais da Saúde. BUGS destacou que já se reuniu com a secretária de Saúde com o objetivo de realizar um levantamento da quantidade de itens que poderão ser adquiridos com esse valor de 35 mil reais.

O valor recebido do Fórum da Comarca de Anchieta deverá ser usado exclusivamente no enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus. A declaração é do prefeito de Romelândia, VALDIR BUGS. Ele lembrou que já foi realizada uma reunião com a juíza onde os municípios tiveram que indicar as contas bancárias para receber os recursos. BUGS comentou ainda que tanto Anchieta quanto Romelândia terão um prazo de quatro meses a contar da data do recebimento do valor para efetuar a prestação de contas de como o montante foi gasto.

Na edição de ontem, o Boa Tarde Peperi apresentou uma entrevista com uma enfermeira brasileira que trabalha na UTI do Hospital da Cruz Vermelha de Berlim. JAQUELINE PEREIRA contou como a Alemanha está enfrentando a pandemia do coronavírus. Ela disse que o país está mantendo a doença sob controle graças as medidas de isolamento, a estrutura da saúde pública e a valorização dos profissionais da saúde e pesquisadores que apontaram as ações que devem ser seguidas pelo governo. Hoje, o programa vai conversar com o atleta de futsal JEAN SCHACKER. Ele conseguiu deixar a Itália e voltar para São Miguel do Oeste. A primeira morte pela Covid-19 no país ocorreu à 30 quilômetros da casa de JEAN. Ele vai relatar o drama vivido pela família no país que já registrou mais de 13 mil mortes e as dificuldades para sair da Itália neste momento. A entrevista com JEAN será exibida hoje, as três e 20, no quadro Ponto e Contraponto do Boa Tarde Peperi.

A vigilância epidemiológica atualizou os números do coronavírus e São Miguel do Oeste continua sem nenhum caso confirmado da Covid-19. De acordo com o boletim divulgado no final da tarde de ontem, mais um caso suspeito foi registrado. Agora, são 12 no total. Oito foram descartados e quatro permanecem em investigação, aguardando o resultado do exame de laboratório. Dois deles ainda estão internados em isolamento hospitalar. O número de pessoas com sintomas respiratórios em isolamento domiciliar já é de 97.

A CDL e a Acismo entregaram ao prefeito WILSON TREVISAN um documento com o pedido de reabertura gradual e controlado do comércio de São Miguel do Oeste. A pauta com a proposta das entidades empresariais para a flexibilização das atividades econômicas durante o período de isolamento foi entregue nesta quinta-feira. O prefeito WILSON TREVISAN recebeu os representantes dos empresários na última terça-feira e orientou as entidades a elaborarem um documento com esses pedidos. O oficio agora será encaminhado para a Polícia Militar e para o grupo econômico do governo do estado. O prefeito WILSON TREVISAN disse que a proposta das empresas da cidade é bastante razoável e ele concorda com a reabertura gradativa do comércio.

O município tomou uma série de medidas na área da saúde pública, mas também está preocupado com os impactos econômicos provocados pela paralização das atividades empresariais e comerciais. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que a cidade seguiu as recomendações previstas no decreto do governador, montou um comitê de crise, abriu um centro de triagem no salão paroquial e cancelou eventos com aglomeração de pessoas. Para o prefeito, a cidade está protegida e agora é preciso pensar na volta das atividades comerciais.

A delegada responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, LISIANE JUNGES, disse nesta quinta-feira na Peperi, que houve uma diminuição geral no número de ocorrências policiais, inclusive de violência doméstica, durante o período de isolamento. Ela ressalto que isso não significa, necessariamente, uma redução de fato da violência. Para a delegada, é possível que as vítimas tenham mais dificuldade em comunicar os fatos porque o agressor permanece em casa durante o isolamento. Um fato que vem chamando a atenção da delegada é o registro de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. A Dpcami recebeu denúncias e está investigando os casos. A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso está atendendo de forma presencial no prédio da delegacia regional, de forma digital através do site da Polícia Civil ou pelos telefones 3622-6546 e 181.

A Polícia Civil de Palmitos cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um suspeito de colaborar com uma facção criminosa do Rio Grande do Sul. O homem também está sendo investigado por tráfico de drogas no município.De acordo com a Polícia Civil, o esquema de tráfico de cocaína "peruana" foi desarticulado no mês de janeiro após diversas operações policiais nas cidades de Palmitos e Caibi. O trabalho da polícia também ocorreu em Iraí e Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul. O suspeito foi preso ontem e encaminhado ao Presídio Regional de Chapecó.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.