-AUXÍLIO DE 600 REAIS PODE BENEFICIAR CERCA DE 70 MILHÕES DE PESSOAS
-ESTADO REGISTRA MAIS TRÊS MORTES POR CORONAVÍRUS. TOTAL DE ÓBITOS CHEGA A CINCO
-FEIRANTES DE DESCANSO ORGANIZAM VENDA DELIVERY DOS PRODUTOS DURANTE A QUARENTENA
-SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AGRICULTURA FAMILIAR PRESTA ATENDIMENTO DE PLANTÃO AOS ASSOCIADOS
-PARÓQUIA DE IPORÃ DO OESTE ADIA PROGRAMAÇÃO DOS 40 ANOS DE ANIVERSÁRIO
-ESCOLAS ESTADUAIS ORGANIZAM CRONOGRAMA DE ATIVIDADES A DISTANCIA COM OS ALUNOS
-DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DIMINUEM, MAS CRIMES CIBERNÉTICOS CHAMAM A ATENÇÃO
-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NO INTERIOR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
O número de casos confirmados de Covid-19 no mundo superou a marca de um milhão nesta quinta-feira, informa levantamento da Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos. O total de mortos pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, segundo o estudo, passa de 50 mil. Os diagnósticos da nova doença explodiram no último mês: em dois de março, o mundo registrava cerca de 92 mil casos. Em 30 dias, o número de registros de Covid-19 aumentou quase mil por cento. Apesar disso, o número real de casos pode ser bem maior porque nem todos são diagnosticados e reportados. Por isso, a Organização Mundial de Saúde tem reforçado a necessidade de testar o máximo de pessoas possível.
O governo italiano deve prorrogar o período de confinamento pelo coronavírus no país até, pelo menos, dois de maio. Nesta sexta-feira, o chefe da Defesa Civil italiana, ANGELO BORRELLI, reiterou a necessidade de um isolamento rigoroso. A Itália vive, desde o dia nove de março, um isolamento total que inclui a suspensão de aulas e de serviços não essenciais. Eventos foram cancelados, e até mesmo o transporte de mercadorias foi limitado. O fim do confinamento estava previsto para o dia 13 de abril. A Itália registrou até ontem, 13 mil 915 mortes associadas ao coronavírus; destas, 760 foram nas últimas 24 horas. O número de infectados pelo vírus Sars-Cov-2 no país é de 115 mil 242, segundo o Ministério da Saúde.
Os Estados Unidos registraram mil 169 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo contagem de referência realizada nesta quinta-feira pela Universidade JohnsHopkins. Com esta cifra, o país teve o maior número de mortes em 24 horas, desde o início da pandemia, em todo o mundo. O pico anterior para um dia aconteceu na Itália, onde 969 pessoas morreram em 27 de março. O país europeu somou mais de 13 mil e 900 mortos, enquanto a Espanha superou os 10 mil. A contagem dos Estados Unidos foi baseada em dados colhidos entre quarta e quinta-feira. Na manhã de sexta-feira, o país já registrava mais de seis mil mortes e ao menos 245 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, informou nesta quinta-feira que o governo federal aumentou a previsão de déficit nas contas públicas para 419 bilhões e 200 milhões de reais em 2020. O orçamento deste ano, sancionado em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, previa déficit de R$ 124 bilhões. Conforme WALDERY RODRIGUES, o aumento na previsão do déficit foi motivado pelo aumento de gastos relacionado a medidas de combate ao avanço da crise do coronavírus. Segundo o secretário, essas medidas somam 224 bilhões. Ainda segundo WALDERY, se confirmado o déficit de 419 bilhões, o valor será o maior da série histórica. Ele afirmou também que o valor é uma estimativa e pode ser revisada mais adiante.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira em uma entrevista que ele e o ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, estão se "bicando há algum tempo".Procurado, o Ministério da Saúde informou que não vai comentar o assunto. Em entrevista à rádio Jovem Pan, o presidente afirmou também que não vai demitir ninguém "no meio da guerra", mas acrescentou que MANDETTA teria "extrapolado", sabendo que existe uma hierarquia. BOLSONARO também disse que está faltando mais humildade ao ministro e de que ele deveria ouvir mais o presidente da república. Nas últimas semanas, os dois deram opiniões diferentes sobre o combate ao novo coronavírus. Enquanto o ministro defende o isolamento, assim como orienta a Organização Mundial de Saúde, BOLSONARO tem defendido o fim do "confinamento em massa" e a reabertura do comércio.
O ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI, disse que o auxílio emergencial pode beneficiar de 65 milhões a 70 milhões de pessoas em meio à pandemia do coronavírus. A previsão é maior do que a última feita pela equipe econômica, de atender a 54 milhões de trabalhadores informais no país. De acordo com ONYX, há milhões de pessoas que não estão em nenhuma das bases de dados já existentes do governo e que poderão ser beneficiadas pelo auxílio. O valor destinado ao pagamento chega a 98 bilhões, segundo o governo federal. A lei que cria um auxílio de 600 reais mensais, por três meses, a trabalhadores informais, foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" nesta quinta-feira. A expectativa é de que o pagamento do auxílio comece na próxima semana, mas nem a lei e nem o governo informam uma data precisa.
Uma pesquisa do Sebrae apontou o impacto do coronavírus no emprego de Santa Catarina. 148 mil trabalhadores foram demitidos desde o início do isolamento em 18 de março até o dia 29. A pesquisa ouviu dois mil 120 micro e pequenas empresas de todas as regiões do Estado nos dias 30 e 31 de março. De acordo com a pesquisa, 19 e meio por cento das empresas entrevistadas afirmam ter feito, em média, duas demissões nesse período. O levantamento também questionou o faturamento e 91 por cento informaram que tiveram redução de 90 por cento, o que soma perda conjunta de quatro bilhões e 400 milhões de reais. Segundo o Sebrae, todas as regiões foram fortemente impactadas.
O presidente JAIR BOLSONARO criticou os governadores, entre eles o catarinense CARLOS MOISÉS, por terem tomado medidas de confinamento como prevenção ao novo coronavírus. Para o presidente, uma roda da economia foi destruída e acusou os governadores de terem proporcionado o desemprego. BOLSONARO afirmou que MOISÉS se elegeu com o nome do presidente e que se se comporta agora como dono do Estado. O presidente disse que Santa Catarina é um outro país e que as consequências estão aí. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador rebateu, sem citar diretamente o presidente, que os estados passam por um momento de finanças comprometidas e precisam de "uma ação forte, precisa e muito rápida" do governo federal para enfrentar a pandemia. MOISÉS afirmou que os 14 milhões recebidos do governo federal é insuficiente para enfrentar a crise.
Mais três mortes por coronavírus foram confirmadas pelo Governo de Santa Catarina no final da tarde desta quinta-feira, chegando a cinco óbitos no Estado por Covid-19.O número de pessoas contaminadas já é de 281 em todo o território catarinense, o querepresenta um aumento de 13 virgula oito por cento em relação ao dia anterior. Do total de infectados, 24 pessoas estão em UTI. Três novos municípios entraram na lista com pessoas infectadas: Biguaçu, Joaçaba e Paulo Lopes. São 42 cidades com pacientes positivados para a doença. Florianópolis registrou a primeira morte na cidade, de uma mulher de 87 anos. Também foi confirmado óbito de uma senhora de 66 anos em Antônio Carlos. No Sul do Estado, um empresário de 73 anos, que morreu na quarta-feira, também teve o teste confirmado para Covid-19.
-FEIRANTES DE DESCANSO ORGANIZAM VENDA DELIVERY DOS PRODUTOS DURANTE A QUARENTENA
-SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AGRICULTURA FAMILIAR PRESTA ATENDIMENTO DE PLANTÃO AOS ASSOCIADOS
-PARÓQUIA DE IPORÃ DO OESTE ADIA PROGRAMAÇÃO DOS 40 ANOS DE ANIVERSÁRIO
-ESCOLAS ESTADUAIS ORGANIZAM CRONOGRAMA DE ATIVIDADES A DISTANCIA COM OS ALUNOS
Deputados catarinenses defendem reabertura do comércio. Os deputados catarinenses aprovaram em sessão virtual nesta semana um projeto de lei que objetiva a reabertura do comércio em Santa Catarina. O texto foi apresentado pelo deputado do PL, MAURÍCIO ESKUDLARK e teve a aprovação unânime dos demais parlamentares. O autor da proposta destacou que a abertura é necessária especialmente nas cidades onde ainda não existem casos confirmados do novo coronavírus. Segundo ESKUDLARK, o estado não pode parar e também não pode ser comparado a grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Conforme ele, a realidade vivida aqui é diferente desses locais e por isso as medidas de isolamento social precisam ser bem analisadas. O parlamentar diz que a proposta apresentada na Alesc nesta semana também pretende repassar a responsabilidade das ações para cada município catarinense.
MAURÍCIO ESKUDLARK defende ainda a realização de barreiras de saúde nas entradas de cada cidade. Para ele, a medida de isolamento adotado por CARLOS MOISÉS está causando grandes problemas sociais, econômicos e médicos visto que a grande maioria dos catarinenses não está preparada para esse tipo de situação. O deputado comenta que a ideia de reabertura do comércio nas cidades que não possuem casos confirmados do Covid-19 é bem vista pelos deputados e também pela sociedade em geral. Ele lembra que a proposta foi encaminhada e agora será analisada pelo governador. ESKUDLARK diz ainda que o governo não pode tratar todos os municípios da mesma forma e precisa agir imediatamente. Ele espera que o governo analise a ideia o quanto antes e repense a medida adotada antes mesmo do fim do período de quarentena.
Biblioteca de São João do Oeste terá atendimento ao público na segunda-feira. Conforme a secretária de Educação, SILVANE BAUMGARTEN, o atendimento será exclusivamente na segunda-feira para atender os usuários que tem a necessidade da troca, devolução ou empréstimo de livros. Ela explica que o atendimento será durante todo o dia, com os cuidados de higiene e evitando a aglomeração de pessoas. SILVANE ressalta que havendo a necessidade do atendimento em mais algum dia, antes do retorno efetivo do funcionamento na biblioteca, está possibilidade poderá ser estudada. Na educação, a secretária cita que estão sendo mantidas atividades à distância com os alunos, com projeção de que as aulas presenciais sejam retomadas dia 20 de abril, conforme define o atual decreto do governo do estado. Os professores gravaram vídeos e repassaram o conteúdo por meio de grupos de WatsApp. Somente dois alunos não tem acesso a esta ferramenta, e eles receberam o material de estudo impresso em casa.
Prefeitura de Belmonte prorroga prazo para pagamento de tributos municipais. Com o decreto de enfrentamento ao coronavírus, está prorrogando em 60 dias o prazo para pagamento dos tributos para o ano a contar da data do vencimento original. Com base no decreto, o pagamento em cota única ou quitação da primeira parcela do IPTU e taxa de coleta de lixo fica prorrogado para o dia 15 de junho. O pagamento do IPTU em cota única assegura o desconto de 20%, já quem optar pelo parcelamento, as parcelas seguintes vencem em 15 de julho, 17 de agosto e 15 de setembro, sem desconto. O adiamento do prazo também se aplica para o pagamento do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza, ISSQN, e taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento. A liquidação desses tributos poderá ser efetuada em cota única até o dia 15 de junho, bem como fica disponibilizada a opção do parcelamento em até quatro vezes, com vencimento em 15 de junho, 15 de julho, 17 de agosto e 15 de setembro.
Secretaria de Assistência Social de Mondaí atende população mas com restrições como medida de prevenção ao coronavírus. Conforme a secretária de Assistência Social, LUCIANE MARASCHIN, o quadro de funcionários está reduzido em cerca de 50%. Ela explica que, o Conselho Tutelar está atendendo em regime de plantão 24 horas pelo número (49) 98872-1198. O Centro de Referência em Assistência Social, CRAS, não está realizando atendimentos em grupos, e a equipe técnica está atuando em parceria com a equipe da assistência social no atendimento à população pelo telefone e presencial. Para tirar dúvidas referentes aos serviços de INSS, Bolsa família, Auxílio Emergencial de600 reais e outros auxílios, a população deve primeiramente entrar em contato através dos telefones (49) 98874-8624 - (49) 3674- 3148 ou (49) 3674- 3149. Nestes números a equipe técnica irá orientar sobre a documentação necessária para o encaminhamento dos auxílios. O atendimento presencial também ocorre, mas deve ser agendado.
Em Descanso a secretaria de Assistência Social e CRAS realizam atendimentos via telefone. O setor de Assistência Social conta com uma equipe composta por assistente social, psicóloga e técnica do cadastro único, que estão realizando atendimentos e encaminhamentos através do telefone 3623 0190, que também é WhatsApp. Conforme a secretária de Assistência Social, JOSEMARI LEAL WANDSCHEER, o atendimento neste momento é exclusivo via telefone a fim de evitar a aglomeração de pessoas. / A secretária destaca que é notório que a pandemia do coronavírus tem provocado diversos reflexos na área econômica e consequentemente demandas na área de assistência social. Desta forma, JOSEMARI diz que esta foi a maneira encontrada para garantir o atendimento das demandas da população e ao mesmo tempo prezar pela prevenção de todos, conforme orientações de órgãos de saúde.
Cooper A1 doa 151 mil reais a hospitais da sua área de ação. Em função da pandemia do coronavírus a Cooper A1 está realizando a doação financeira para 13 hospitais da sua área de atuação em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. São 151 mil reais destinados para aquisição de equipamentos e materiais para auxiliar nas necessidades mais urgentes nos tratamentos da Covid-19. O valor que cada hospital está recebendo foi baseado no número de cooperados assistidos pelas entidades. Os 13 hospitais centralizam atendimento por microrregiões, fazendo a cobertura de todos os municípios onde a cooperativa possui unidades. Segundo a diretoria executiva, com a doação, a Cooper A1 espera contribuir com a saúde de toda a comunidade da região.
Com a doação, a Fundação Médica Hospitalar de Descanso irá receber 20 mil reais. Para o Hospital Nossa Senhora Mercês de Iporã do Oeste são 10 mil e 500 reais. Para o Hospital Beneficente São José de Caibi são oito mil e 500 reais. A Associação Hospitalar São José de Rodeio Bonito, no RS, receberá 15 mil. O Hospital de Caridade de Erval Seco, no RS, receberá 11 mil. A Associação Hospitalar de Tunápolis 11 mil. O Hospital Santo Antônio de Tenente Portela que atende Vista Gaúcha, no RS, sete mil reais. A Sociedade Hospitalar Mondaí receberá 10 mil. O Hospital Regional de Palmitos 27 mil. O Hospital Beneficente Nossa Senhora Medianeira de Planalto, RS, seis mil. O Hospital Nossa Senhora de Fátima de Alpestre, RS, seis mil. O Hospital Sagrada Família de Itapiranga, através da Comissão de Lideranças da Sociedade: 10 mil e 500 reais e o hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste, oito mil e 500 reais.
Nenhum secretário de Tunápolis deve participar da eleição para vereador. O prazo para solicitar afastamento do cargo termina hoje. Conforme o prefeito RENATO PAULATA, dos seis secretários nenhum solicitou afastamento de suas funções, sendo mantida a equipe de trabalho no momento. O prefeito lembra que o prazo para quem tiver interesse em concorrer na chapa majoritária termina quatro meses antes da eleição, com isso o afastamento deve ocorrer até três de junho. PAULATA evita falar de sua situação para a próxima eleição e diz que ainda não tem definição sobre candidatura para a reeleição.
São João do Oeste terá duas trocas de secretários. O anuncio foi feito pelo prefeito FERNANDO BISIGO na manhã desta sexta-feira. O secretário de Transportes e Obras, LEANDRO BOHNENBERGER solicitou afastamento de suas funções e será substituído interinamente por RICARDO SCHNEIDER. Já o vice-prefeito, GENÉSIO ANTON entregou oficio ao prefeito solicitando liberação da responsabilidade pela pasta de secretário da Agricultura. Ele será substituído por ROBERTO RAMBO. O prefeito FERNANDO BISIGO lembra que até o final do dia de hoje os servidores com cargos de confiança e com interesse concorrer ao legislativo devem solicitar afastamento de suas atividades.
Em Santa Helena dois secretários municipais solicitaram afastamento. O prefeito LUIZ GLUITZ explica que um deles é o secretário da Saúde, SÉRGIO BUCHE. Por ser servidor efetivo, ele continua exercendo esta função, até três meses antes da eleição, mas deixa a secretaria de saúde. O outro secretário é o da agricultura, VALDIR CASANOVA, que foi exonerado do cargo por não ser servidor efetivo. GLUITZ afirma que irá aguardar um mês para nomear novos secretários para estas duas pastas, para aguardar uma definição quanto ao adiamento ou não das eleições municipais. Em Belmonte, até o momento a exoneração foi solicitada pela secretária de Administração e Finanças, SONIA MOROSINI, e pelo secretário de Agricultura VANDERSON GARBIM. Como o prazo termina hoje, a administração de Belmonte ainda poderá anunciar mais nomes que solicitarem exoneração até o final da tarde.
No município de Descanso, o pedido de afastamento foi feito pela secretária de educação MARISE GIUMBELLI. Quem assume a secretaria é MAICO ROSIN. O pedido de exoneração também foi feito pelo secretário de Obras e Serviços Urbanos, GIOVANE BUSNELO VIEIRA. Esta secretária passa a ser comandada por GEOVANE CARLINSKI. O terceiro secretário que pediu a exoneração foi PAULINHO BURIN, responsável pela secretaria de transportes, DTO. Até momento a administração não definiu quem assume esta secretaria. Em Iporã do Oeste o prefeito LUCIO MALLMANN disse que o anúncio do afastamento ou não de secretários ou servidores em comissão para concorrer às eleições será informado até final desta sexta-feira.
Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste adia programação dos 40 anos de aniversário. A programação estava prevista para ocorrer entre os dias 18 a 20 de abril. Conforme o integrante da comissão de organização, ENIO EICH, a transferência do evento é lamentada pelos organizadores considerando que tudo já estava bem organizado. Ele lembra que o adiamento da programação segue o que define o decreto estadual de evitar a aglomeração de público. ENIO EICH ressalta que a paróquia aguarda as próximas definições para decidir se realiza ou não a celebração alusiva aos 40 anos, no dia 20 de abril. Ele comenta que além da apresentação de vários artistas locais, a programação teria um show com o cantor JOÃO CHAGAS LEITE, eventos que já foram todos cancelados com os artistas. Em relação à ação entre amigos, EICH esclarece que os números já vendidos continuam valendo, e a recolha dos blocos, bem como o sorteio, serão feitos em outro momento.
Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste presta atendimento de plantão aos associados. Conforme o presidente do sindicato, CANÍSIO REINEHR, em cumprimento ao decreto estadual a entidade está de portas fechadas, mas com atendimento dos casos de emergência em regime de plantão durante a manhã. O presidente explica que o sindicato possui uma demanda grande nos encaminhamentos ao INSS, principalmente aposentadoria, auxilio maternidade e pensão de morte. REINEHR comenta que as agencias do INSS estão fechadas a princípio até o dia 30 de abril, e em função disso, todos os encaminhamentos estão sendo feitos de forma online. O sindicato também aguarda a liberação de uma plataforma online para os encaminhamentos de auxílio doença. Quando era necessário o deslocamento a agencia de SMOeste o presidente comenta que o beneficiário emitia uma procuração, o que no momento não está sendo possível. O sindicato também atende pelo telefone 3634 1327.
Feirantes de Descanso organizam venda delivery dos produtos durante período de quarentena. A extensionista social da Epagri de Descanso, FLÁVIA DE OLIVEIRA, destaca que a feira da agricultura familiar vinha sendo realizada sempre na sexta-feira, na casa do agricultor. Ela explica que mesmo que o decreto permita a atuação das feiras livres, os feirantes decidiram não frequentar o espaço no período de isolamento social. Alguns feirantes mantiveram as entregas nas casas de clientes. A extensionista ressalta que para auxiliar os produtores e ampliar as possibilidades de comercialização, foi criada a feira da agricultura familiar delivery. Dessa forma, FLÁVIA esclarece que interessados em fazer a compra entram em contato com os feirantes para fazer a sua encomenda. A venda acontece de forma individualizada, sendo que o feirante e o cliente combinam a forma de entrega. Os produtos disponibilizados são verduras, frutas, farinha de milho orgânica, ximia, melado e panificados diversos.
Escolas estaduais de Iporã do Oeste organizam cronograma de atividades a distancia com os alunos. Devido à paralisação das aulas até dia 19 de abril, o conselho estadual de educação instituiu o regime especial de atividades escolares não presenciais. Segundo o diretor da escola Padre Vendelino Seidel, PEDRO GAUER, com a incerteza no retorno as atividades escolares, já que o período de paralisação pode se estender, a preocupação é quanto ao cumprimento dos 200 dias letivos. O diretor explica que apesar da flexibilização nos dias letivos, será necessário cumprir às 800 horas aulas as quais os alunos tem direito. GAUER enfatiza que dessa forma, poderão ser realizadas aulas à distância, de forma online. Os primeiros 15 dias de suspensão das aulas não são consideradas férias, e segundo o diretor, representam o período de recesso em julho. GAUER comenta que é necessária a compreensão das famílias, para que colaborem na realização das atividades a distância pelos filhos, pois elas serão avaliadas e contam como carga horária.
No colégio estadual da sede já estavam sendo encaminhadas atividades à distância desde a semana passada, com alunos do primeiro ao quinto ano. O diretor PEDRO GAUER enfatiza que o retorno deste trabalho realizado de casa foi positivo, pois os filhos compartilharam momentos com os pais, que lhe auxiliaram nas atividades. Segundo o diretor, a partir de segunda-feira está programado o início das atividades à distância, o que ainda será repassado aos pais e alunos, por ser também uma novidade para a escola e os profissionais. GAUER lembra que será divulgado um cronograma de atividades semanais. Ele antecipa que o trabalho com as turmas do primeiro ao quinto ano continua da forma como já está ocorrendo, com orientações sendo repassadas pelo grupo do WatsApp. Mesmo aqueles que não tem internet ou a ferramenta de acesso, o diretor garante que a todos serão repassadas as atividades propostas pela escola. Quem não terá acesso a atividade online, poderá retirar o material impresso na escola.
Na escola de Educação Básica São Lourenço, o diretor WAGNER FERRARI explica que o educandário já possui redes de contato com os estudantes por meio de grupos nas redes sociais, o que está sendo melhor estruturado agora. O diretor esclarece que com os alunos maiores, que dominam as ferramentas tecnológicas, as atividades serão repassadas em grupos. Da mesma forma, FERRARI ressalta que alunos que não tiverem acesso as atividades online poderão retirar o material impresso na escola, no período da tarde, das 14 as 16 e 30. Conforme o diretor, os trabalhos já estão sendo elaborados pelos professores, para serem encaminhados aos alunos. Para cada atividade será estipulado um prazo para retorno dos trabalhos. Nas duas escolas estaduais os professores participaram de formação e web-conferência para se inteirar sobre as formas de trabalho a partir de agora e também se aproximar das ferramentas tecnológicas que serão importantes no trabalho com os alunos.
Coordenador Regional de Educação elogia estrutura das escolas para aulas online. Segundo o coordenador regional de educação VILSON VON BORSTEL, o Plano de Ação com aulas não presenciais iniciou com sistema de formação. A partir de sua casa o professor precisa trabalhar com plataforma para organizar as aulas. O sistema permite inclusive monitorar se o aluno está participando da aula. Na tarde de ontem iniciou a formação dos professores e hoje será um dia intenso de informação aos profissionais da educação. Desafio é capacitar e permitir que os conteúdos sejam repassados de forma objetiva facilitando a compreensão por parte dos estudantes. VON BORTEL destaca ainda a preocupação com professores que não possuem muita facilidade com ferramentas que serão utilizadas para as aulas online. Eles terão atenção especial para atender a nova demanda.
O coordenador regional de educação afirma que as escolas dos cinco municípios da regional estão bem equipadas com tecnologias e internet. São educandários de Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Santa Helena e Iporã do Oeste. VILSON VON BORSTEL também destaca a flexibilização do Ministério da Educação, mantendo 800 horas de aula, mas sem a necessidade de serem 200 dias letivos. O aluno que não possui internet em casa vai receber material impresso em uma logística que as escolas vão organizar. Legislação exige atender integralmente os alunos matriculados na rede estadual de ensino com os mesmos conteúdos impresso e online. O coordenador faz um apelo para novamente os professores terem comprometimento com a missão de ensinar e buscarem esclarecimento de duvidas sobre a ferramentas que serão utilizadas. Cita ainda que no inicio do sistema online será normal alguma dificuldade, mas confia nos ajustes e a rápida adaptação de professores e alunos.
-DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DIMINUEM, MAS CRIMES CIBERNÉTICOS CHAMAM A ATENÇÃO
-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NO INTERIOR
BR 282 será fechada nesta sexta-feira para detonação de rochas. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes alerta os usuários da BR 282 para o bloqueio da rodovia hoje, para detonação de rochas. Os serviços serão executados no km 633,5, em Descanso, próximo à Fazenda Volta Grande. A primeira paralisação foi às dez horas, e haverá mais uma parada à tarde, às 14 horas. Segundo o DNIT, haverá equipes no local sinalizando e orientando os motoristas. O tempo para liberação ao tráfego de veículos está estimado em uma hora. O DNIT realiza na BR 282 obras de adequação de capacidade, restauração, melhoramentos e eliminação de pontos críticos.
Polícia Civil de Palmitos prende suspeito de colaborar com facção criminosa do Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de um suspeito de colaborar com facção criminosa do Rio Grande do Sul, bem como de atuar no tráfico de cocaína, na cidade de Palmitos. Conforme a Polícia Civil, o esquema de tráfico de cocaína "peruana" foi desarticulado no mês de janeiro, após diversas operações policiais nas cidades de Palmitos e Caibi no oeste catarinense, e em Iraí e Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul. O suspeito foi encaminhado ao Presídio Regional de Chapecó.
Colisão deixa dois feridos na SC-160. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu na manhã desta quinta-feira, uma saída de pista seguida de colisão traseira em árvore, nas proximidades da linha Santa Rita, em Saltinho. A colisão envolveu um Focus de Pinhalzinho. Duas vítimas receberam atendimento dos socorristas. Um homem de 26 anos estava consciente e orientado, e uma mulher de 27 anos, também consciente e orientada, estava sentada no banco do carona, relatando dores na região das costas e cintura. Após procedimentos e imobilização, os dois foram encaminhados ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê. A Polícia Militar de Saltinho esteve no local.
Capotamento de veículo deixa duas pessoas feridas no interior de Cunha Porã. Por volta das 11 horas e 30 minutos desta quinta-feira os bombeiros de Cunha Porã foram acionados para atender vítimas de um capotamento de veículo na linha Barra Grande, interior do município. No local os socorristas atenderam duas vítimas. A primeira vítima, de 31 anos, foi encontrada consciente e orientada, sentada na beira da pista, relatando que saiu do veículo por meios próprios e que usava cinto de segurança. Ela relatava dores na região do tornozelo. A outra vítima, de 74 anos, também estava consciente e orientada, relatando que saiu do veículo por meios próprios. Após atendimento da guarnição, as vítimas foram encaminhada por populares ao hospital do município, com acompanhamento de um bombeiro que estava de serviço. As duas viaturas que foram deslocadas para atender a ocorrência tiveram que ser retiradas do local por tratores de populares, em função das condições da via.
Denúncias de violência doméstica diminuem, mas crimes cibernéticos chamam a atenção. Os indicadores de violência, sobretudo a doméstica, diminuíram após terem sido estabelecidas restrições de deslocamento a espaços públicos e privados por causa da pandemia, enquanto os crimes cibernéticos envolvendo crianças cresceram neste período. De acordo com a delegada responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, LISIANE JUNGES, não é possível afirmar que a violência diminuiu, pois o que houve foi uma diminuição no número de denúncias, por conta da população estar atendendo a determinação dos órgãos de saúde. A delegada explica que esta situação é compreensível pelas forças de segurança do estado, mas que por outro lado tem chamado a atenção da Polícia Civil os crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes.
A delegada responsável pela DPCA explica que o momento é propício para a prática desse tipo de crime, tendo em vista que as pessoas em especial crianças e adolescentes estão utilizando mais redes sociais e navegando pela internet. LISIANE JUNGES alerta os pais e responsáveis que façam a supervisão para que estes casos não ocorram. Ela afirma ainda que a delegacia está neste momento dando prioridade na investigação e elucidação desses casos. A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso está atendendo de forma presencial junto à 13DRP, décima terceira delegacia regional de polícia, de forma online através do site da Polícia Civil ou pelos telefones 49 3622 6546, além do disk 181.