O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
O número de casos confirmados de Covid-19 no mundo superou a marca de um milhão nesta quinta-feira, informa levantamento da Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos. O total de mortos pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, segundo o estudo, passa de 50 mil. Os diagnósticos da nova doença explodiram no último mês: em dois de março, o mundo registrava cerca de 92 mil casos. Em 30 dias, o número de registros de Covid-19 aumentou quase mil por cento. Apesar disso, o número real de casos pode ser bem maior porque nem todos são diagnosticados e reportados. Por isso, a Organização Mundial de Saúde tem reforçado a necessidade de testar o máximo de pessoas possível.
O governo italiano deve prorrogar o período de confinamento pelo coronavírus no país até, pelo menos, dois de maio. Nesta sexta-feira, o chefe da Defesa Civil italiana, ANGELO BORRELLI, reiterou a necessidade de um isolamento rigoroso. A Itália vive, desde o dia nove de março, um isolamento total que inclui a suspensão de aulas e de serviços não essenciais. Eventos foram cancelados, e até mesmo o transporte de mercadorias foi limitado. O fim do confinamento estava previsto para o dia 13 de abril. A Itália registrou até ontem, 13 mil 915 mortes associadas ao coronavírus; destas, 760 foram nas últimas 24 horas. O número de infectados pelo vírus Sars-Cov-2 no país é de 115 mil 242, segundo o Ministério da Saúde.
Os Estados Unidos registraram mil 169 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo contagem de referência realizada nesta quinta-feira pela Universidade Johns Hopkins. Com esta cifra, o país teve o maior número de mortes em 24 horas, desde o início da pandemia, em todo o mundo. O pico anterior para um dia aconteceu na Itália, onde 969 pessoas morreram em 27 de março. O país europeu somou mais de 13 mil e 900 mortos, enquanto a Espanha superou os 10 mil. A contagem dos Estados Unidos foi baseada em dados colhidos entre quarta e quinta-feira. Na manhã de sexta-feira, o país já registrava mais de seis mil mortes e ao menos 245 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, informou nesta quinta-feira que o governo federal aumentou a previsão de déficit nas contas públicas para 419 bilhões e 200 milhões de reais em 2020. O orçamento deste ano, sancionado em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, previa déficit de R$ 124 bilhões. Conforme WALDERY RODRIGUES, o aumento na previsão do déficit foi motivado pelo aumento de gastos relacionado a medidas de combate ao avanço da crise do coronavírus. Segundo o secretário, essas medidas somam 224 bilhões. Ainda segundo WALDERY, se confirmado o déficit de 419 bilhões, o valor será o maior da série histórica. Ele afirmou também que o valor é uma estimativa e pode ser revisada mais adiante.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira em uma entrevista que ele e o ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, estão se "bicando há algum tempo". Procurado, o Ministério da Saúde informou que não vai comentar o assunto. Em entrevista à rádio Jovem Pan, o presidente afirmou também que não vai demitir ninguém "no meio da guerra", mas acrescentou que MANDETTA teria "extrapolado", sabendo que existe uma hierarquia. BOLSONARO também disse que está faltando mais humildade ao ministro e de que ele deveria ouvir mais o presidente da república. Nas últimas semanas, os dois deram opiniões diferentes sobre o combate ao novo coronavírus. Enquanto o ministro defende o isolamento, assim como orienta a Organização Mundial de Saúde, BOLSONARO tem defendido o fim do "confinamento em massa" e a reabertura do comércio.
O ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI, disse que o auxílio emergencial pode beneficiar de 65 milhões a 70 milhões de pessoas em meio à pandemia do coronavírus. A previsão é maior do que a última feita pela equipe econômica, de atender a 54 milhões de trabalhadores informais no país. De acordo com ONYX, há milhões de pessoas que não estão em nenhuma das bases de dados já existentes do governo e que poderão ser beneficiadas pelo auxílio. O valor destinado ao pagamento chega a 98 bilhões, segundo o governo federal. A lei que cria um auxílio de 600 reais mensais, por três meses, a trabalhadores informais, foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" nesta quinta-feira. A expectativa é de que o pagamento do auxílio comece na próxima semana, mas nem a lei e nem o governo informam uma data precisa.
Uma pesquisa do Sebrae apontou o impacto do coronavírus no emprego de Santa Catarina. 148 mil trabalhadores foram demitidos desde o início do isolamento em 18 de março até o dia 29. A pesquisa ouviu dois mil 120 micro e pequenas empresas de todas as regiões do Estado nos dias 30 e 31 de março. De acordo com a pesquisa, 19 e meio por cento das empresas entrevistadas afirmam ter feito, em média, duas demissões nesse período. O levantamento também questionou o faturamento e 91 por cento informaram que tiveram redução de 90 por cento, o que soma perda conjunta de quatro bilhões e 400 milhões de reais. Segundo o Sebrae, todas as regiões foram fortemente impactadas.
O presidente JAIR BOLSONARO criticou os governadores, entre eles o catarinense CARLOS MOISÉS, por terem tomado medidas de confinamento como prevenção ao novo coronavírus. Para o presidente, uma roda da economia foi destruída e acusou os governadores de terem proporcionado o desemprego. BOLSONARO afirmou que MOISÉS se elegeu com o nome do presidente e que se se comporta agora como dono do Estado. O presidente disse que Santa Catarina é um outro país e que as consequências estão aí. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador rebateu, sem citar diretamente o presidente, que os estados passam por um momento de finanças comprometidas e precisam de "uma ação forte, precisa e muito rápida" do governo federal para enfrentar a pandemia. MOISÉS afirmou que os 14 milhões recebidos do governo federal é insuficiente para enfrentar a crise.
Mais três mortes por coronavírus foram confirmadas pelo Governo de Santa Catarina no final da tarde desta quinta-feira, chegando a cinco óbitos no Estado por Covid-19. O número de pessoas contaminadas já é de 281 em todo o território catarinense, o querepresenta um aumento de 13 virgula oito por cento em relação ao dia anterior. Do total de infectados, 24 pessoas estão em UTI. Três novos municípios entraram na lista com pessoas infectadas: Biguaçu, Joaçaba e Paulo Lopes. São 42 cidades com pacientes positivados para a doença. Florianópolis registrou a primeira morte na cidade, de uma mulher de 87 anos. Também foi confirmado óbito de uma senhora de 66 anos em Antônio Carlos. No Sul do Estado, um empresário de 73 anos, que morreu na quarta-feira, também teve o teste confirmado para Covid-19.
2020 não será um ano perdido para a educação. Essa é a opinião da Secretária de Educação de Campo Erê, apesar da paralisação total das aulas por causa do isolamento social. RAQUEL CRISTINA explica que haverá tempo para recuperação das aulas. Acrescenta que a lei permite que se avance no calendário escolar de 2021 para reposição dos dias letivos.
Uso de tecnologia é opção no ensino durante o isolamento social. Quem anuncia é GILBERTO ZATERA – Gerente Regional de Educação o para o Noroeste. Ele comenta que o setor não estava preparado para uma situação como essa. O dirigente salienta que é preciso haver uma readequação e acredita que, apesar de tudo, se encaminha para que o atendimento aos alunos ocorra com normalidade. Informa que está sendo desenvolvido um conjunto de ações para a rede estadual de ensino com trabalhos não presenciais.
Estratégia escolar vai atender alunos e professores com e sem acesso a internet residencial. ZATERA anuncia planos de ensino com uso de ferramentas como site de recursos de aprendizagem da Secretaria de Educação. Outra medida é utilização de banco de cursos e aulas a distância de parceiros, uso de mídias sociais e ainda outros canais para pessoas não conectadas. GILBERTO comenta que na readequação no ensino, haverá comunicação por SMS e inserção de atividades na TV aberta se no rádio.
Escolas terão computadores e haverá material impresso que será destinado para alunos, pais ou responsáveis. Gerente Regional de Educação informa que nos últimos dias aconteceram web’s conferências para abordar os planos de atividades escolares. Durante o período de quarentena, diretores de escolas estão buscando informações e repassando aos seus professores, para que todos absorvam as novas metodologias. GILBERTO ZATERA finaliza dizendo que quando acontecer o retorno as aulas presenciais, haverá uma nova visão sobre as coisas.
Aulas no Cedup Campo Erê passam a ser online. A diretora do colégio, CLECI FINARDI, fala que na última quarta-feira receberam da coordenaria regional de educação, orientações para que os professores retornem as atividades, atendendo os estudantes via internet. Ela informa que estão recebendo capacitação para que tudo corra bem, e consigam realizar as atividades e aulas nessa nova modalidade de ensino.
Aulas online vão ser instaladas tanto na modalidade normal quanto na técnica. CLECI afirma que todas as disciplinas ensinadas no Cedup vão ser abrangidas pela nova estratégia. O único ponto que ainda não há solução definida é Na questão das atividades práticas de campo, que vale nota e implica na formação do aluno. Ela informa que ainda buscam uma solução, mas as demais atividades têm inicio já na próxima segunda-feira.
Cronograma está sendo elaborado para que modalidade funcione bem. Segundo CLECI, foram organizados horários e dias em que os professores devem enviar suas aulas e atividades, até mesmo para não haver sobrecarga nos alunos. No caso dos estudantes sem acesso a internet, a equipe pedagógica entrega na escola todas as segundas o material impresso aos alunos. Para os que residem longe e não conseguem ir todas as semanas ao colégio, a diretora diz que ainda buscam alternativas.
Hospital está autorizado a ministrar cloroquina em pacientes com coronavírus. OLIDES LUNARDI, informa que Anvisa liberou a utilização desse medicamento, mas apenas nos casos graves em que o paciente estiver com frequência cardíaca abaixo de 40, pois não existe quantidade suficiente para todos os casos. Hoje o Hospital Santo Antônio de Campo Erê tem Cloroquina para 12 tratamentos, e pelo menos por enquanto, não consegue comprar, pois está em falta no mercado. O médico faz um apelo, que se alguém tiver esse medicamento em casa chamado também de Reuquinol , pode levar até a farmácia que o hospital paga pelo remédio e coloca a disposição para salvar vidas.
Caps atende em regime de plantão em Campo Erê. A informação é da enfermeira coordenadora da área técnica do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional com sede em Campo Erê CÁTIA FERLIN DA VEIGA. Conforme ela, o Centro não fechou nem vai fechar, porém os atendimentos são apenas para emergências. As consultas de rotina, bem como as oficinas realizadas estão suspensas. Ressalta que para que os pacientes não fiquem sem medicamento estão sendo emitida todas as receitas.
Liberada colheita e comercialização do pinhão. Quem lembra é NELSON TRESOLDI – responsável pelo meio ambiente de Campo Erê. De acordo com ele, até dia primeiro se estendia o período chamado de defeso do pinhão. Antes disso era proibido por lei colher e vender a semente, que hoje já está liberada. O presidente explica que a araucária consta na lista das espécies ameaçadas de extinção, e necessita dessa proteção especial por lei.
A partir de abril o fruto da araucária estará maduro para colheita. TRESOLDI diz que esse período deve ser respeitado para que o pinhão atinja maior qualidade para o consumo humano, para que novas mudas sejam geradas a partir das sementes e levando em conta também que o pinhão serve de alimento para animais que irão disseminar as sementes para outros locais.
Araucária que origina o pinhão é uma espécie arbórea que pode atingir 50 metros de altura. O presidente explica que, ela é dominante da floresta ombrófila mista. Seu ecossistema é bem marcante no estado, principalmente na região do extremo-oeste. Comenta que o pinheiro é comumente conhecido, sendo um marco paisagístico e cultural de vários locais. Ele possui importância ecológica por produzir o pinhão, alimento para muitas aves e animais. Eles são os principais dispersores de sementes.
Maior incidência da araucária é nos três estados do sul. O presidente do meio ambiente de Campo Erê NELSON TRESOLDI, enfatiza que a Polícia Militar Ambiental trabalha na orientação a população para que compre pinhão somente no período. Lembra que objetivo da Polícia Ambiental é orientar. Porém, aconteceram denúncias antes do prazo em que as pessoas foram multadas e responderam processo criminal. Agora com a liberação para venda do pinhão, a orientação ao consumidor, é que fique atento a qualidade do produto, já que não há uma certificação e um selo de procedência no estado.
Farmácia é fechada pela Vigilância Sanitária em Pato Branco. Após circular pelas redes sociais imagem de um ofício da Secretaria de Saúde de Pato Branco, ontem, por meio de uma nota do Departamento de Comunicação do município, foi detalhado o fato. De acordo com a Secretaria de Saúde, ontem, “a Vigilância Sanitária notificou, após receber denúncia, a Farmácia Droga Raia, localizada na rua Iguaçu, 605 – Centro, por ter mantido em seu quadro de colaboradores, uma funcionária com sintomas respiratórios quando deveria ter sido isolada. Como os sintomas permaneceram a funcionária realizou teste para Covid-19, recebendo, posteriormente, diagnóstico positivo.”
Ainda de acordo com o comunicado, “a empresa foi fechada, será sanitizada e deverá apresentar resultado de exame para Covid-19 de todos os funcionários. Os mesmos deverão ficar isolados por 14 dias e a empresa só poderá retomar as atividades normais depois que seja comprovado o bom estado de saúde de todos os colaboradores.” Também de acordo com a nota, a Secretaria solicitou a empesa todas as imagens do período em que a funcionária esteve trabalhando, com sintomas respiratórios, para identificar as pessoas que estiveram em contato com a mesma.
Secretaria Municipal de Saúde confirma que oficio foi emitido pela pasta. Ele foi endereçado à Delegacia do Conselho Regional de Medicina com sede em Pato Branco, com o objetivo de informar os profissionais médicos as orientações exaustivas dos órgãos técnicos federais, estaduais e municipais, com a finalidade de conter os avanços da pandemia na cidade.” Pato Branco tem dois casos confirmados de Covid-19.
Colisão deixa dois feridos. Dois veículos bateram por volta de 22 horas e 30 minutos de ontem no acesso Sul de São Lourenço do Oeste, próximo a Unopar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi uma S10 de São Lourenço do Oeste, conduzida por um homem de 41 anos, e uma Saveiro de Novo Horizonte, dirigida por outro homem de 35. Ambos tiveram ferimentos leves, e foram levados ao pronto-atendimento.
Colisão deixa dois feridos na SC-160. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu ontem a uma saída de pista seguida de colisão traseira em árvore, nas proximidades da linha Santa Rita em Saltinho. Se envolveu no acidente um Ford Focus, placas de Pinhalzinho. Duas vítimas receberam atendimento dos socorristas. Um homem de 26 anos, que estava consciente e orientado, perambulando próximo ao veículo, e uma mulher de 27 anos, também consciente e orientada, que estava sentada no banco do carona relatando dores na região das costas e cintura. Após procedimentos e imobilização os dois foram encaminhados ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê. A Polícia Militar de Saltinho esteve no local.
Saída de pista deixa dois feridos na PR-180. Duas pessoas ficaram feridas num acidente no final da tarde de ontem, no km 15 da rodovia PR-180 em Marmeleiro sentido a Campo Erê. O acidente envolveu uma ToyotaHilux SW4 com placas de Marmeleiro que saiu da pista e bateu em algumas árvores às margens da rodovia. O condutor de 20 anos e um adolescente de 15 anos ficaram feridos e foram encaminhados ao hospital em Francisco Beltrão pelas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Estadual realizou os levantamentos do acidente.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.