-NOVAS REGRAS DO BOLSA FAMILIA ENTRAM EM VIGOR E PAGAMENTOS COMEÇAM DIA 20
-CASAN BUSCA FINANCIAMENTO JAPONÊS PARA TRATAMENTO DE ESGOTO EM SMO
-SAÚDE EMITE ALERTA SOBRE IMINÊNCIA DE NOVA EPIDEMIA DE DENGUE
-PODER PÚBLICO INVESTIU QUASE R$ 22 MILHÕES EM EDUCAÇÃO
-CASA DE REPOUSO PASSA POR DIFICULDADES FINANCEIRAS
-ELEITA A NOVA COORDENADORA DO COLEGIADO DE SAÚDE DA AMEOSC
-SECRETARIA INTENSIFICA OBRAS DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS
-APAE ORGANIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO CAFÉ COLONIAL
-DIREÇÃO DE COLÉGIO MUNICIPAL RESTRINGE USO DE CELULAR
-RÉU CONFESSO DE ASSASSINAR CUNHADA PASSA POR JULGAMENTO
O tempo está nublado A previsão é de condições de céu encoberto com possibilidade de pancadas de chuva no decorrer do dia. A mínima desta manhã foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.
Uma mudança nas condições de temperatura, nos próximos meses, pode levar ao possível retorno do fenômeno El Niño. Nos últimos três anos, o clima foi influenciado pelo La Niña com padrões de chuvas em diferentes partes do mundo. A previsão é da Organização Meteorológica Mundial, com base em estudos realizados por entidades parceiras. Conhecido como um fenômeno atmosférico, o El Niño causa um aquecimento, fora do normal, das águas do Oceano Pacífico na parte equatorial, o que por sua vez influencia a superfície da água e o clima de outras partes do globo.
A Finlândia começou a construir um muro de 200 quilômetros de extensão em um trecho de sua fronteira com a Rússia. O objetivo é aumentar a segurança na região e impedir a entrada em massa de imigrantes russos, segundo autoridades finlandesas. A Finlândia divide com a Rússia a maior fronteira de toda a União Europeia, no total, são mil 340 quilômetros. Atualmente, a fronteira é delimitada em grande parte por cercas de madeira destinadas a impedir a passagem de gado. Nos setores considerados mais delicados, também serão instaladas câmeras de visão noturna, fontes de luz e alto-falantes.
O Comitê de Ética da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos disse na quinta-feira que abriu uma investigação sobre o congressista republicano GEORGE SANTOS, que admitiu ter mentido sobre seu currículo. O painel votou na terça-feira para investigar se SANTOS se envolveu em atividades ilegais durante sua campanha de 2022, não divulgou adequadamente as informações exigidas nas declarações da Câmara, violou as leis federais relativas ao seu papel em uma empresa financeira e se envolveu em má conduta sexual em relação a alguém que procurava emprego em seu gabinete na Câmara. Filho de brasileiros, o legislador está no primeiro mandato do estado de Nova York.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta quinta-feira, o registro de uma vacina contra a dengue. O item é composto por quatro sorotipos do vírus e promove ampla proteção contra a doença. Através de um esquema de proteção de duas doses, a vacina deve ser tomada com um intervalo de três meses entre as imunizações. Nos testes, a avaliação clínica da vacina obteve uma eficácia geral de 80 por cento contra a dengue num período de proteção de 12 meses após o recebimento de ambas as doses. Segundo a agência reguladora, o item é indicado para crianças de quatro anos de idade até idosos de 60 anos.
O presidente da Petrobras, JEAN PAUL PRATES, defendeu, nesta quinta-feira, mudanças na política de preços e de dividendos da estatal. Em sua primeira coletiva de imprensa desde que assumiu o cargo, o ex-senador fez críticas à política de preços de paridade de importação para combustíveis , afirmou que a empresa estatal pratica preços competitivos para garantir sua fatia de mercado, e ressaltou que o PPI deixará de ser o “único parâmetro” para os preços que serão cobrados. Na coletiva, PRATES ainda comentou os megadividendos anunciados que serão distribuídos pela empresa, na casa de 29 bilhões. Segundo ele, a Petrobras conta com uma regra escrita de distribuir trimestralmente 60 por cento do lucro de caixa líquido e que a empresa pretende cumprir a regra.
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA assinou nesta quinta-feira a medida provisória que prevê novas regras para o Bolsa Família. Entre as novidades, está o acréscimo de 50 reais por dependente entre sete e 18 anos e a garantia do pagamento de 600 reais às famílias. O benefício começará a ser pago a partir de 20 de março. Os parâmetros do programa social retomam o modelo original desenhado no primeiro governo de LULA, nos anos 2000. O principal deles é justamente a retomada da exigência de contrapartidas às famílias beneficiárias, como a manutenção da frequência escolar das crianças e a atualização da carteira de vacinação. O programa também terá foco na atualização do Cadastro Único e integração com o Sistema Único de Assistência Social, com a busca ativa para incluir quem está fora do programa e a revisão de benefícios com indícios de irregularidades.
O governo de Santa Catarina terá um acréscimo mensal de aproximadamente 17 milhões de reais na arrecadação do ICMS com a volta da incidência do PIS e Cofins nos preços da gasolina e etanol. A estimativa é da Secretaria de Estado da Fazenda. Isso vai acontecer porque a alíquota de ICMS de 17 por cento para gasolina incide sobre o preço total do litro pago pelo consumidor, o que vai incluir também, a partir de agora, o novo valor relativo aos impostos federais. O novo montante a ser arrecadado, apesar do aumento, está longe de repor as perdas da ordem de 300 milhões por mês que o Tesouro estadual teve com a redução das alíquotas de ICMS de combustíveis, energia e telecomunicações de 25 para 17 por cento. Desse total, cerca de 50 por cento vinham de combustíveis.
Mais de 70 por cento das escolas estaduais de Santa Catarina têm problemas elétricos que impedem a instalação de lousa digital e ar-condicionado. O dado foi apresentado pelo secretário de Estado da Educação, ARISTIDES CIMADON, em entrevista a um programa de televisão de Florianópolis. Ao todo, 790 escolas que não têm condições de instalar um ar-condicionado, um climatizador ou uma lousa digital porque a tomada ainda é dos modelos antigos. CIMADON disse que a questão elétrica e um dos pontos críticos de infraestrutura das escolas das rede estadual. Outro problema tratado como prioridade pela gestão que assumiu a secretaria há dois meses é a falta de vagas.
A nova diretoria da Casan esteve reunida nos últimos três dias com uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão, que financia o Programa de Saneamento Ambiental do Estado. Na pauta, uma nova linha de crédito da ordem de 420 milhões de reais para 10 sistemas de tratamento de esgoto. As cidades que seriam beneficiadas pelo financiamento são Canoinhas, Curitibanos, Ituporanga, Piçarras, Braço do Norte, Otacílio Costa, Barra Velha, São José, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste. A meta do novo Governo de Santa Catarina e da nova diretoria da Companhia é, em quatro anos, fazer com que o Estado avance mais 25 por cento na cobertura de esgotamento sanitário, permitindo que 50 por cento da população tenha acesso aos serviços de coleta e tratamento.
As inscrições para o Programa Universidade para Todos – PROUNI, abriram na última terça-feira e mais de 288 mil bolsas serão disponibilizadas na primeira edição de 2023 do processo seletivo do Ministério da Educação. Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até esta sexta-feira para efetivar o cadastro. Do total de 28 mil 112 bolsas concedidas neste semestre, 209 mil 758 são integrais e destinadas aos estudantes que comprovarem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Já para concorrer a uma das 78 mil 354 vagas parciais, 50 por cento do valor da mensalidade do curso, é necessário atestar a renda de até três salários mínimos. É fundamental a realização do Exame Nacional do Ensino Médio que também é um dos pré-requisitos no caso do Prouni. O candidato precisa ter realizado, pelo menos, uma das duas últimas edições do Exame, sem ser na condição de treineiro; alcançado, no mínimo, a média de 450 pontos nas notas das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
A administração municipal de Guaraciaba por meio da secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abriu um edital sobre as inscrições para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Guaraciaba. De acordo com a secretária de Assistência Social GEOVANO ZANIN, as inscrições são gratuitas e iniciam no dia 6 de Março e vão até o próximo dia 16. Conforme o edital, há duas vagas para a função, para cumprimento do mandato 2020-2024. A eleição dos Conselheiros acontecerá no dia 24 de março. A Comissão Especial Eleitoral será a responsável por realizar o processo de escolha indireta, através de eleição pelos membros titulares do CMDCA, e na ausência destes, poderá votar seu suplente. São eleitos os primeiros escolhidos pela comissão e os demais são classificados como suplentes.
Durante esta semana houve a primeira reunião entre pais e diretores do colégio Cemeg. Na oportunidade foram discutidos vários assuntos de interesse interno, mas com destaque sobre a decisão do uso de celular na unidade escolar. A diretora MARLI FERRARI, falou que foi conversado com os pais sobre os resultados dos alunos após a restrição do uso de celular dentro do educandário. Conforme a diretora, desde a última decisão, os estudantes estão restringidos a usarem o celular enquanto estão nas dependências do colégio. Os aparelhos precisam ser desligados e guardados na mochila, podendo ser usado caso o professor solicite para um trabalho coletivo. Para a diretora, esta decisão trouxe impactos bastante importantes para os estudos, visto que todos começaram a interagir entre si. Na avaliação dela, este é um resultado bem importante e, inclusive relevante para o desenvolvimento da relação social.
A Apae Martinho Burger de Anchieta está se organizando para promover o Café Colonial junto à Expo Anchieta, prevista para este mês. A presidente IONE PRESOTTO, falou que este mês é bem trabalhoso para a equipe, visto que a ideia é superar as expectativas do público. O Café Colonial será no dia 18 de Março entre às seis da tarde e 10 da noite no centro municipal dos idosos. Ela ainda falou que os servidores estão bastante envolvidos com a organização, visto que a venda de fichas já começam na próxima semana. Neste ano também haverá a Banca de Pastéis com intuito de elevar a arrecadação da escola especial. A perspectiva é vender ao menos mil ingressos, sendo que nas edições passadas eram comercializadas mais de mil e 200 fichas. Os valores das fichas para adultos é de 35 reais e para menores de idade, entre seis e 12 anos de idade, será a 20 reais.
A secretaria de Agricultura com a equipe do setor de Obras está trabalhando na recuperação das estradas rurais de Guaraciaba. O secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIMER, falou que as equipes estão empenhadas em recuperar a malha viária antes da chegada do inverno. Segundo ele, estas melhorias foram intensificadas com a redução no número de serviços nas lavouras. As estradas que tiveram maiores danos nos últimos tempos estão recebendo uma atenção especial do poder público, inclusive aquelas que sofreram com as intempéries climáticas. O secretário ainda falou que a municipalidade terceirizou máquinas para atender as comunidades o quanto antes, assim garantindo a trafegabilidade pelas estradas rurais. Entretanto, o secretário falou que o município conta com diversos pontos com declives acentuados, prejudicando o trabalho com as máquinas. Por isso, é necessário que os produtores compreendam a complexidade dos serviços e que em cada momento oportuno toda a malha viária será atendida.
Os trabalhos também estão concentrados na preparação de áreas de terra para receber investimentos, a exemplo, de aviários em Guaraciaba. O secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIMER, falou que mesmo com o período agrícola fechado alguns agricultores estão trabalhando na questão de investimentos. Também são trabalhados na ampliação de chiqueiros em Guaraciaba. Para a semana que vem, ele comentou que já estão programados mais investimentos para serem atendidos.
A Expo Anchieta vai acontecer neste mês no Salão Paroquial e na rua em frente ao pavilhão visando possibilitar a montagem dos estandes para o comércio em geral. Já a exposição dos animais ficará nos fundos do salão em Anchieta. O secretário de Agricultura RAFAEL FERREIRA, falou que os produtores ainda poderão trabalhar no melhoramento do animal que será exposto, mas a genética já é algo bem estabelecido no município. Um dos pontos a ser observado pelo produtor é em relação ao comportamento do animal na exposição, sendo que não poderá ser exposto um animal bravo – já que haverá pessoas caminhando pela localidade. A ideia é expor raças como, por exemplo: Jersey e Holandês – usados na produção leiteira, e para o gado de corte as principais raças à disposição serão: Nelore e Braford. Entretanto, ele falou que isso não impede a exposição de outras raças, mas que o foco será exatamente nestas por serem as mais buscadas no meio rural. As comissões também correm contra o tempo para obter a liberação da Cidasc.
A organização para esta feira em Anchieta está sendo aprimorada a cada dia em que se aproxima do evento. A Expo Anchieta está prevista para acontecer no final de semana dos dias 17, 18 e 19 de Março. O secretário de Agricultura RAFAEL FERREIRA, falou sobre a confirmação da exposição de animais para esta feira. A inclusão desta exposição se deve ao pedido do público. As inscrições foram abertas para moradores de Anchieta, sendo que haverá ao menos 42 animais na exposição com várias genéticas. Serão expostos ovinos, bovinos e caprinos, bem como animais de pequeno porte. O objetivo principal desta exposição será proporcionar novos negócios, mas também servirá apenas para amostra dos animais. O município conta com aproximadamente 100 produtores com gado de boa genética.
O Dnit divulgou nesta manhã que a BR-163, no Extremo-Oeste, terá duas alterações de tráfego a partir desta sexta-feira para seguimento das obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos. Em São José do Cedro, haverá desvio 24 horas entre os quilômetros 103 e o 104, próximo ao trevo da Linha São Domingos, no sentido sul, com o fluxo sendo direcionado para as marginais a fim de avançar com a aplicação de concreto na pista principal. O desvio vai durar 30 dias. Já em Guarujá do Sul, haverá desvio entre os quilômetros 109 e o 110 – próximo do perímetro urbano, mas apenas durante o dia, para execução de serviços de terraplenagem. O desvio vai durar sete dias. O Dnit ainda executa serviços ao longo do trecho entre Guaraciaba, São José do Cedro e Guarujá do Sul e são realizadas operações “pare e siga” e desvios pontuais para andamento dos serviços. Condutores que passarem pelo trecho devem reduzir a velocidade e ficar atentos à sinalização definitiva e provisória.
O Dia Mundial do Rim é comemorado anualmente no mês de março e neste ano o foco será nas pessoas que são vulneráveis à doença. A data é lembrada sempre na segunda quinta-feira do mês de março, sendo neste ano comemorada no próximo dia nove. Desde a criação da data, muitos diagnósticos foram feitos precocemente, evitando dessa forma uma piora no quadro clínico e evitando doenças renais, hemodiálises e até mortes em casos mais graves da doença. A ideia neste ano é proporcionar que as pessoas conheçam a sua saúde e façam o tratamento necessário caso possuam doenças renais. O foco será nas pessoas que possuem maior sensibilidade em desenvolver doenças renais, por exemplo, pessoas que possuem diabetes, hipertensão, obesos, idosos, trabalhadores da área rural, pessoas que tiveram Covid-19 e que possuam HIV. Os usuários de drogas, pessoas com histórico familiar de doenças renais e doenças de cistos renais também são consideradas vulneráveis.
Qualquer pessoa e principalmente aquelas que se encaixam nos grupos vulneráveis da doença de rins devem fazer ao menos dois exames preventivos. O exame de sangue e de urina que são simples e podem ser conseguidos nos postos de Saúde por meio do Sistema Único de Saúde. O consumo de água em abundância, o controle da diabete e da pressão, além de manter o colesterol reduzido e os cuidados com alimentação, evitando ainda a ingestão de bebidas alcóolicas e o uso de cigarros. Os jovens que fazem uso de hormônios e vitaminas em excesso também terão problemas de saúde futuros em relação aos rins. O recomendável é apenas os exercícios físicos e o cuidado com a alimentação, sem o uso desses itens. No Extremo-Oeste, a clínica regional fica em São Miguel e atualmente atende 120 pacientes de quase 30 municípios das regiões da Ameosc, Amerios e alguns da Amosc.
A Ameosc realizou uma reunião para definição da nova coordenação do colegiado, além do debate de diversos assuntos de importância regional. Na oportunidade, foram debatidos assuntos referentes a Quinta Regional de Saúde, com foco nas campanhas de prevenção e controle da dengue e focos do mosquito Aedes aegypti, além da Política Hospitalar Catarinense e principalmente as Conferências Municipais de Saúde, que já estão sendo organizadas. É importante debater as necessidades de cada região para buscar soluções assertivas e ágeis. O intuito é vir até a base e construir junto com os municípios e associações as demandas e identificar os pontos de melhora na qualidade de vida da população. Na reunião, foram debatidos pautas importantes pois a região tem a sua particularidade e que o Oeste sofre com a logística de especialidades. No final da reunião, foi eleita a nova coordenação do Colegiado de Saúde da Ameosc. Por unanimidade, foi eleita a secretária de Saúde de Guaraciaba, DAIANE DORIGON como coordenadora para a gestão 2023.
São José do Cedro realizou, nesta semana, no Centro dos Idosos, Padre Romualdo, a Audiência Pública da Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Terceiro Quadrimestre de 2022. Conforme o controlador Interno RUDIMAR WINTER, tanto na saúde quanto na educação, o poder público superou as porcentagens mínimas de investimentos exigidas. Na saúde, foram gastos 22 vírgula 49 por cento – porcentagem dentro a oscilação dos últimos anos. Em valores, isso equivale a pouco mais de 15 milhões 602 mil reais. Segundo ele, isso significa que em média são investidos mil reais por habitante em saúde. Já na educação, foram aplicados pouco mais de 28 por cento – equivalente em 21 milhões e 807 mil reais. A obrigação de investimentos, conforme o profissional, é em relação à educação básica. Entretanto, a municipalidade investe no departamento de Cultura, de Ensino Médio e Superior, bem como a Casa Familiar Rural. A educação especial, no caso da Apae Viviane, também acabam recebendo valores por parte do poder público.
O Controle Interno da prefeitura de São José do Cedro também apresentou dados sobre as secretarias de Agricultura e de Obras. Segundo o controlador Interno RUDIMAR WINTER, as duas secretarias trabalham simultaneamente em prol dos agricultores, Em relação a agricultura, o poder público aplicou cinco milhões 250 mil reais – equivalente a seis vírgula 85 por cento do orçamento. Quanto à secretaria de Transportes e Obras, ele falou que foram aplicados pouco mais de 11 milhões 651 mil reais, ou seja, 15 vírgula 20 por cento. Ele falou que, em porcentagem, os investimentos nas duas áreas são similares aos de anos anteriores. Entretanto, tudo depende dos investimentos em obras e melhorias executados naquele exercício. WINTER também comentou sobre os 12 milhões de reais de superavit financeiro do poder público. Ele explicou que estes valores são provenientes de reservas financeiras adotadas pela administração em caso de necessidade. O superavit financeiro precisa ser aplicado em áreas que houve essa tal sobra.
A Casa de Repouso Betânia está passando por dificuldades financeiras em São José do Cedro. Atualmente são cinco idosos atendidos pela instituição do total de dez vagas disponíveis. Conforme o presidente ISMAEL BATISTA, seriam necessários oito idosos para equilibrar as contas financeiras. Essa busca está sendo feita desde o ano passado visando manter as portas abertas. Ele não descarta a possibilidade de fechar a casa de repouso por complicações financeiras. Segundo ele, desde quando abriu o espaço a instituição se mantém com recursos reservas, mas esgotou ainda em novembro passado. Assim trabalhando no vermelho desde então. O presidente ainda falou que a entidade precisa de 10 a 11 mil por mês para se manter, conseguindo pagar contas e salários aos funcionários. Para tentar suprir estes custos, ele busca novos idosos para fazer parte do grupo. Atualmente não há nenhum convênio com as prefeituras da região para prestação de serviços. No entanto, ele falou que está aberto para assinatura de convênios com municípios.
A regional de Saúde de São Miguel do Oeste emitiu um alerta esta semana sobre a iminência de uma nova epidemia de dengue no Extremo-Oeste de Santa Catarina. A informação é da bióloga, MARCIELI BOGO. A nota tem por base o período sazonal de transmissão da doença. Segundo o documento, o cenário epidemiológico das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina se modificou de forma acelerada nos últimos anos. Em 2022, foram notificados mais de 138 mil casos de dengue, sendo 83 mil 276 casos confirmados e 90 óbitos. O total de 76 municípios atingiram níveis de epidemia, sendo que 26 são municípios do Extremo-Oeste, atendidos pela gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste. A região registrou 12 mil 509 casos de dengue autóctones e 11 óbitos pela doença. Desde o início de 2023, a região Extremo-Oeste tem apresentado o registro de casos de dengue e na última quinzena houve um aumento expressivo também no número de casos.
Até a oitava semana epidemiológica deste ano foram confirmados 20 casos de dengue na região, sendo oito importados e 12 autóctones. Diante da situação epidemiológica e da sazonalidade de transmissão da dengue, a gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, através da equipe de Vigilância Epidemiológica, emitiu o alerta recomendando a intensificação das medidas de vigilância e controle do Aedes aegypti em todos os municípios. A orientação é para que sejam implementadas as medidas de prevenção adequadas em conjunto com a população, tendo em vista a iminência de uma nova epidemia de dengue. A gerência Regional de Saúde reforça que a prevenção da dengue depende de uma ação conjunta entre o poder público e a população. Manter os cuidados básicos como eliminar os locais que possam acumular água, ainda é a melhor maneira de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
O réu confesso de matar a cunhada está passando por julgamento no Fórum de Chapecó. Depois de ser remarcado duas vezes, o júri de LUCAS RODRIGUES, acusado de matar MAURICÉIA ESTREICH queimada em sua residência em março de 2021 em Descanso, iniciou às oito e meia da manhã e foram escolhidos sete jurados, sendo cinco homens e duas mulheres. O tribunal do júri é conduzido pelo juiz, ANDRÉ MILANI, a acusação pelo promotor de Justiça, MOACIR DALMAGRO, e na defesa trabalham os advogados JEAN CARLESSO e GABRIEL ANTUNES. Familiares da jovem organizaram uma van para levar pessoas para assistir o julgamento. O Pai de Mauricéia, DOM ERMINDO ESTRAICH, disse que espera justiça. LUCAS está sendo acusado de homicídio qualificado com as qualificadoras, motivo fútil, emprego de fogo, recurso que dificultou a defesa da ofendida e contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. Se condenado, o acusado poderá pegar até 30 anos de prisão.
MAURICÉIA ESTRAICH foi morta aos 22 anos no dia 28 de Março de 2021 em sua casa, em Descanso. As investigações concluíram que o fogo foi causado propositalmente pelo homem com a utilização de gasolina. O acusado LUCAS RODRIGUES confessou parcialmente a prática do crime, o que deve reduzir o tempo de julgamento. No local, ele a agrediu até deixá-la desacordada. Ele relatou que acreditando que ela estava morta, ateou fogo no seu corpo e na casa. Também alegou que estava sob efeito de drogas e não soube explicar qual a razão que o motivou a realizar o crime. O laudo pericial confirmou que a vítima aspirou fumaça, o que confirmou que ela estava viva no momento do incêndio.