ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 03 03 2022

-MINISTRA DIZ QUE BRASIL TEM QUE ESTOQUE DE FERTILIZANTES ATÉ OUTUBRO

-USO DE MÁSCARAS NAS ESCOLAS DEVE DEIXAR DE SER OBRIGATÓRIO EM SC

-PREFEITURA DE BANDEIRANTE INSTITUI PROGRAMA DE BÔNUS AGRÍCOLA

-NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE CRESCE PARA 109 EM BELMONTE

-AUMENTO DE 25 POR CENTO NO ORÇAMENTO DO SEBRAE DEVE AMPLIAR AÇÕES NA REGIÃO

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TENTATIVA DE ESTUPRO

-HOMEM ATINGIDO POR TIRO EM FINAL DE BAILE MORRE NO HOSPITAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu nublado, melhorando no decorrer da tarde. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e sete centavos. O euro está valendo cinco reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

Autoridades ucranianas confirmaram na noite desta quarta-feira a captura pelo exército russo de Kherson, cidade portuária de 290 mil habitantes no sul do país. O prefeito anunciou um toque de recolher e restrição ao tráfego de carros. Ele disse que conversou com os militares invasores em um prédio do município, mas não fez nenhuma promessa aos russos e simplesmente pediu que não atirem nas pessoas. As forças russas haviam anunciado que tomaram controle da cidade na quarta-feira, mas os ucranianos afirmaram que, naquele momento, Kherson ainda era ucraniana.

A segunda rodada de negociações entre as delegações de Rússia e Ucrânia em território de Belarus sobre um possível cessar-fogo será realizada nesta quinta-feira. A informação é do principal negociador russo, VLADIMIR MEDINSKI. Ele está em Brest, cidade bielorrusa na fronteira com a Polônia e também perto da Ucrânia e em cujos arredores acontecerá o segundo encontro entre as duas delegações. Assessor do presidente russo, VLADIMIR PUTIN, ele afirmou que os lados beligerantes escolheram o local da reunião em conjunto. Ontem, o governo da Ucrânia pediu à Rússia que pare os ataques nas cidades de Kharkiv e Sumy para poder evacuar a população civil para cidades mais seguras.

Começou nesta quarta-feira o primeiro julgamento criminal decorrente do ataque de seis de janeiro de 2021 à sede do Congresso dos Estados Unidos por partidários do ex-presidente republicano DONALD TRUMP, um caso que será observado de perto por sua relação com futuros processos. GUY REFITT, de 49 anos, um trabalhador da indústria petrolífera no estado do Texas, é acusado de levar uma arma para Washington, confrontar policiais, impedir um processo oficial e outros crimes ligados ao episódio. Quase 220 pessoas se declararam culpadas de vários delitos, mas REFFITT é o primeiro a enfrentar um julgamento criminal por sua participação na tomada do Capitólio, que deixou cinco mortos, entre eles um policial.

Os economistas do mercado financeiro elevaram pela sétima semana seguida a estimativa de inflação para 2022, que passou de cinco vírgula 56 por cento para cinco vírgula 60. A informação consta do relatório "Focus", divulgado nesta quarta-feira pelo Banco Central. Os dados foram colhidos na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Se confirmada a previsão, será o segundo ano seguido de estouro da meta de inflação. Em 2021, o IPCA somou 10 vírgula zero seis por cento, o maior desde 2015. O presidente do Banco Central, ROBERTO CAMPOS NETO, avaliou em carta aberta que a alta nos preços de commodities que são produtos básicos, como alimentos e petróleo, da energia e falta de insumos levaram país a superar a meta da inflação.

A ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, afirmou nesta quarta-feira que não há risco de desabastecimento de fertilizantes para a safra atual brasileira e que busca alternativas para a safra que se iniciará em setembro. O receio de escassez de fertilizantes químicos, ferramenta usada pelos agricultores para aumentar a produtividade do solo, é motivado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, que restringiu os fluxos comerciais dos dois países. A Rússia fornece 23 por cento dos fertilizantes importados pelo Brasil. De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil é o quarto consumidor mundial de fertilizantes e importa cerca de 80 por cento do volume utilizado na produção agrícola. A ministra também anunciou que vai ao Canadá tratar da importação de potássio, que é utilizado como fertilizante agrícola.

A Embraer, fabricante brasileira de aviões, se juntou às empresas que adotaram sanções contra a Rússia e suspendeu a venda de peças e o suporte técnico para os aviões das companhias aéreas do país. A norte-americana Boeing e a europeia Airbus também paralisaram os serviços no território russo em reação à invasão da Ucrânia. A empresa brasileira tem negócios com a Rússia desde 2002, quando entregou o modelo 135BJ. Depois disso, o Brasil ainda forneceu ao país as linhas de jatos Embraer Legacy e Embraer Praetor, e o Boeing BBJ. Em janeiro, executivos brasileiros haviam fechado um acordo com a Jet Flight Service, fornecedora global de serviços manutenção e reparo, com sede na Rússia.

O número de acidentes em rodoviais estaduais durante o feriado do Carnaval em Santa Catarina foi menor em 2022 em comparação ao ano anterior. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária Estadual, de sexta-feira até a manhã desta quarta-feira foram registrados 102 acidentes, com seis mortes e 71 feridos.Em comparação ao mesmo período em 2021, foram duas mortes e um acidente a menos. Já o número de feridos nos acidentes aumentou de 57 em 2021, para 72 em 2022. Um dos casos mais graves aconteceu em na SC 350 em Caçador no último sábado em que uma colisão matou quatro pessoas de uma mesma família.

O governador CARLOS MOISÉS recebeu os parlamentares da Bancada do Oeste na Casa d’Agronômica na tarde desta quarta-feira para debater soluções de longo prazo para os efeitos da estiagem em Santa Catarina. Além das ações emergenciais e do investimento de 350 milhões em um intervalo de três anos em ações para reservacão de água, o chefe do Executivo estadual destacou a necessidade de se ampliar ainda mais os aportes. Em razão disso, as equipes do Governo e os deputados marcaram nova reunião em 15 dias para discutir as fontes de financiamento. O coordenador da Bancada do Oeste, deputado VALDIR COBALCHINI, salientou que a reunião tratou de ações no curto, médio e longo prazo. O parlamentar disse que o encontro foi positivo, mas agora é preciso avançar para aumentar os recursos e estancar o problema da estiagem que gera prejuízos bilionários para Santa Catarina.

O uso de máscaras não será mais obrigatório nas escolas de Santa Catarina. O governo do Estado irá publicar no Diário Oficial um decreto desobrigando o uso, que ficaria de livre escolha de cada família e estudante. Os detalhes ainda não foram confirmados e irão constar no decreto. Na semana passada, o deputado estadual BRUNO SOUZA protocolou na Alesc um projeto propondo a liberação das máscaras nos colégios. Além disso, a vice-governadora, DANIELA REINEHR também se manifestou a favor da liberação das máscaras. O assunto cresceu com a pressão do movimento Pais pela Educação que espalhou outdoors em Florianópolis. A mobilização ganhou força, principalmente após a constatação de inúmeras festas privadas no carnaval onde os protocolos não eram respeitados e as máscaras não eram utilizadas.

A prefeitura de Bandeirante instituiu neste ano o programa “Bônus Agrícola”. A informação é do prefeito, CELSO BIEGELMEIER. Conforme ele, a ação substitui o antigo programa que pagava aos agricultores seis horas-máquinas com o auxílio de tratores terceirizados. De acordo com ele, a lei vigente estava ultrapassada e precisava ser ajustada a realidade vivida pelo município. Segundo BIEGELMEIER, dessa forma, a partir desse ano os agricultores vão receber uma quantia em dinheiro e não mais incentivo de horas como era feito até o ano passado.

A prefeitura de Bandeirante vai pagar aos agricultores o valor de um mil reais através do programa Bônus agrícola. A afirmação é do prefeito, CELSO BIEGELMEIER. Ele destacou que para receber o benefício é necessário que os moradores do interior apresentem as notas de compras de insumos agrícolas e demais objetos usados nas propriedades. Ele salientou ainda que parte do valor recebido pelos agricultores precisa ser gasto no próprio comércio de Bandeirante. CELSO BIEGELMEIER frisou que o programa segue até o final do ano no município e dúvidas podem ser sanadas na própria prefeitura em horário de expediente.

Nesta primeira edição, todos os agricultores vão receber mil reais através do Bônus agrícola, porém, a partir de 2023 a ideia é estipular um valor mínimo e máximo de repasses por meio do programa. A projeção é do prefeito, CELSO BIEGELMEIER. Ele explicou que o valor definido vai depender da movimentação econômica de cada família, sendo que quanto maior for o investimento na propriedade, maior será o retorno financeiro por parte do município. Ele pontuou que o objetivo é estimular o aumento da produção e consequentemente alavancar a economia tanto do produtor, quanto do próprio município.

O projeto para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai pode receber recursos do governo de Santa Catarina. A informação é do presidente da Comissão Pró-ponte, prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI. Ele explicou que a aplicação de recursos estaduais foi discutida em reunião com o Secretário de Estado de Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Segundo o prefeito, VIEIRA manifestou interesse em participar dos investimentos para a execução da obra. O próximo passo é levar o assunto para uma audiência com o governador CARLOS MOISÉS. A reunião deve contar com representantes de vários segmentos envolvidos na comissão Pró-ponte. LOCATELLI lembrou que a comissão conta com apoio de várias entidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A Comissão pró ponte já conseguiu a liberação de 10 milhões de reais para a elaboração do projeto para construção da ponte sobre o rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita. De acordo com o presidente da comissão, prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI, o grupo também está buscando a participação do governo gaúcho que pode ser outra fonte de recursos para a obra. Ele ressaltou que a origem da verba não é o principal, mas sim, a realização desta reivindicação que se arrasta por décadas e nos últimos dois anos vem registrando avanços significativos para se tornar realidade. LOCATELLI também destacou o apoio das Associações Comerciais e a participação direta da Facisc nas reivindicações pela construção da ponte.

As atividades da câmara de vereadores mirins serão retomadas nesta quinta-feira. A informação é do coordenador do programa, PAULO DRUMM. De acordo com ele, as sessões são mensais entre março e novembro. A primeira sessão ordinária está marcada para a noite de hoje. O mandato da atual legislatura foi estendido por mais um ano em razão da pandemia do coronavírus que impediu a eleição em 2021. DRUMM explicou que quatro vereadores desistiram e foram substituídos por estudantes suplentes. Na sessão de hoje também vai ocorrer a eleição da nova mesa diretora da câmara mirim.

Nove pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Dezessete pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, 152 moradores estão com o vírus ativo. O número de casos ativos na cidade está queda há mais de uma semana. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso não houve alteração e a taxa de ocupação permanece em 80 por cento com sete pacientes confirmados na UTI e um suspeito. Na enfermaria, são dois pacientes internados com sintomas leves da doença.

A vacinação contra a Covid prosseguiu ontem com a aplicação da segunda dose da Coronavac para vacinados em dois de fevereiro, além da primeira dose para adolescentes e adultos retardatários e a terceira dose para vacinados até dois de novembro. Hoje não haverá vacinação no posto de saúde do centro. Amanhã, será aplicada a primeira dose para adolescentes e adultos retardatários, a terceira dose para vacinados até quatro de novembro e a segunda dose da JANSSEN para retardatários. As pessoas com a segunda dose da vacina Coronavac em atraso, também podem agendar atendimento pelo telefonewhats 9 9168-1133. Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência.

O município de Descanso confirmou o primeiro caso de dengue do ano nesta quarta-feira. Conforme o setor de Vigilância Epidemiológica, trata-se de uma mulher de 26 anos que apresenta sintomas como febre alta e persistente, dor atrás dos olhos, náusea e vômito, manchas vermelhas no corpo e dor muscular intensa. Como a paciente trabalha em um município vizinho, o setor está investigando se o caso foi adquirido em Descanso ou fora do município. Além disso, a Secretaria orientou a população a respeito dos cuidados que devem ser seguidos para evitar a disseminação da doença, incluindo o isolamento da paciente. Descanso possui 21 focos do mosquito Aedes aegypti e mais dois casos suspeitos da doença.

O município de Guaraciaba confirmou, na manhã de hoje, mais três casos positivos para dengue. Com isso, a cidade já soma cinco casos da doença em apenas duas semanas. A informação é da secretária de saúde, DAIANE DORIGON. De acordo com ela, outros dez moradores apresentaram os sintomas da dengue e aguardam o resultado dos exames. A secretaria disse que a situação é grave. Segundo DAIANE, essa é a primeira vez que o município enfrenta esse tipo de situação epidemiológica. O quadro, de acordo com ela, é grave e exige o envolvimento de toda a população. A secretária comentou que a equipe de combate à dengue não consegue atender toda a cidade e os moradores precisam eliminar os locais que podem acumular água a fim de evitar a proliferação do inseto e os novos casos doença.

O município de Belmonte está realizando, nesta quinta-feira, mais um mutirão na cidade para eliminar os focos do mosquito da dengue. A varredura conta com a participação das equipes das Secretarias de Obras, de Urbanismo e agentes de Saúde e de Endemias. O exército também auxilia nos trabalhos para localizar novos pontos críticos. Na terça-feira, conforme protocolo da Gerência Regional de Saúde, foi realizada mais uma aplicação de inseticida. Hoje pela manhã, o município atualizou o número de casos da doença. Agora, são 109 moradores com dengue. O município também deve fazer a aplicação de uma termonebolização, que é um procedimento mais efetivo de combate aos mosquitos. Outra possibilidade é a contratação de uma empresa privada para aplicar o fumacê nos terrenos dos moradores.

O orçamento do Sebrae de Santa Catarina para este ano é cerca de 25 por cento maior do que o volume de recursos que a entidade tinha a disposição em 2021. A informação é do gerente regional do Sebrae, UDO TRENEPHOL. Para este ano, o serviço de apoio a micro e pequena empresa tem cerca de 200 milhões de reais para desenvolver programas e ações para estimular o empreendedorismo. UDO explicou que o Sebrae sofreu cortes expressivos no orçamento em 2016, mas os valores voltaram a crescer nos últimos anos. No ano passado, o serviço atendeu cerca de 170 mil empresas e forneceu mais de 250 mil horas de consultoria.

No últimos anos, mais da metade dos atendimentos realizados pelo Sebrae no extremo-oeste foi destinada para os empreendedores rurais. De acordo com o gerente regional da entidade, UDO TRENEPHOL, o perfil do público que acessa o Sebrae vem mudando e a maioria das assessorias se dá para agricultores familiares e empresários do agronegócio. UDO citou que no ano passado, mais de 15 milhões de reais foram aplicados no atendimento dos produtores rurais. Ele comentou que o volume de empreendedores urbanos na região é menor do que em outros pólos regionais e, por isso, a assistência para os negócios no campo vem sendo um dos focos mais importantes do Sebrae na região.

O Sebrae Tec é um dos programas mais acessados pelos empreendedores do campo na região da Ameosc. De acordo com o gerente regional da entidade, UDO TRENEPHOL, a iniciativa leva tecnologia para diferentes atividades econômicas no meio rural. Outra ação muito difundida no extremo-oeste é o programa de encadeamento produtivo e da qualidade total rural. Em 30 anos, a ação atendeu mais de 50 mil famílias rurais. UDO disse que durante muitos anos, o Sebrae tinha poucas ações para os empreendedores rurais, mas essa relação foi mudando e se intensificando a partir da procura desse público pelos programas de gestão das propriedades.

Um incêndio destruiu totalmente uma casa de madeira no início da madrugada desta quinta-feira na Linha São Roque, interior do município de Romelândia. Os bombeiros de Anchieta foram chamados e quando chegaram ao local, a residência estava tomada pelas chamas. A casa tinha aproximadamente 56 metros quadrados. Os bombeiros usaram cerca de quatro mil litros de água para combater o fogo e fazer o rescaldo. O incêndio iniciou na garagem e se alastrou rapidamente pela casa. Ninguém ficou ferido e as causas não foram divulgadas.

Um homem foi preso por lesão corporal e violência doméstica nesta quarta-feira na Vila Basso em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada para atender a denúncia de que um homem estaria ameaçando os familiares com um facão. Ao chegar no local, a mulher do suspeito disse que foi espancada com socos e chutes. Ele também teria usado o facão para agredir a companheira. A guarnição fez buscas no bairro e localizou o homem com uma faca na cintura. Ao tentar fugir, o homem acabou se cortando em uma cerca de arame farpado. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.

Um homem que tentou agarrar uma mulher foi preso no final da noite de ontem em São Miguel do Oeste. O caso foi tratado pela Polícia Militar como tentativa de estupro. Segundo a PM, um homem seguiu a vítima na rua dos Bandeirantes no bairro São Jorge por volta das 11 e meia da noite. Em determinado momento, ele agarrou a mulher que gritou por socorro. O homem foi perseguido pelo marido da vítima. A PM foi chamada e localizou o suspeito na Rua Waldemar Rangrab. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.

Um morador de Dionísio Cerqueira morreu em um acidente de trânsito na madrugada desta quinta-feira na BR-282 em Campos Novos. Ele foi identificado como EMÍLIO MOREIRA, 53 anos, morador do Bairro Peperi Guaçu. A colisão frontal foi por volta da uma hora e envolveu um veículo Argo, placas do Mercosul e um Mobi, placas de Dionísio Cerqueira. No veículo de Dionísio viajavam quatro pessoas: duas mulheres de 22 e 51 anos e dois homens de 28 e 53 anos. EMILIO estava dirigindo o carro que depois da colisão saiu da pista e tombou entre árvores. Ele ficou preso nas ferragens e morreu no local do acidente. Os outros três ocupantes do carro foram socorridos pelos Bombeiros e encaminhados para atendimento médico na cidade de Campos Novos em estado grave.

O homem que foi atingido por um disparo de arma de fogo na saída de uma baile em Anchieta morreu no Hospital São José de Maravilha nesta terça-feira. GUSTAVO NEGRI, de 29 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde de ontem. De acordo com a Polícia Civil, ele se envolveu em uma briga durante um baile realizado no centro de idosos de Anchieta na noite de sábado. Um dos homens foi retirado do local e ficou do lado de fora do clube. Quando GUSTAVO saiu, houve um novo confronto e ele acabou atingido por um tiro. Na segunda-feira, o suspeito se apresentou e entregou a arma. O delegado de Anchieta, THIAGO GOMEZ, disse que as últimas testemunhas foram ouvidas nesta quinta-feira. O inquérito policial deve ser concluído dentro do prazo de 30 dias.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.