ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 03 03 2021

-SENADO VOTA HOJE PEC QUE AUTORIZA VOLTA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

-MINISTRO PAZUELLO CONFIRMA VISITA A CHAPECÓ E XANXERÊ NA SEXTA-FEIRA

-VEREADOR RECLAMA DE DITADURA DA MESA DIRETORA E ABANDONA SESSÃO

-NOVO DECRETO LIMITA CIRCULAÇAÕ DE PESSOAS A PARTIR DAS 10 DA NOITE

-MÉDICO DIZ QUE 60 POR CENTO DOS INTERNADOS NA UTI COM COVID VÃO MORRER

-DIC PRENDE MAIS DOIS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS NO MUNICÍPIO

-CARGA CAI DE CAMINHÃO, ATINGE CARRO E MATA DUAS PESSOAS NA SC 283

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 71 centavos. O euro está valendo seis reais e 88 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Dez pessoas morreram na terça-feira no acidente de um avião comercial na cidade de Pieri, no Sudão do Sul. A informação foi divulgada pelo governador da região em um comunicado publicado nesta quarta-feira. Dez pessoas, incluindo os dois pilotos, perderam a vida. O comunicado afirma que o acidente aconteceu na pista de pouso de Pieri, uma pequena cidade do estado na região leste do país. De acordo com a mídia africana, a aeronave comercial caiu logo após a decolagem. As causas do acidente não foram divulgadas.

Um ônibus caiu em um barranco de cerca de 150 metros na madrugada desta terça-feira na Bolívia. Segundo a imprensa local, há pelo menos 21 mortos e mais de 20 feridos. Um dos sobreviventes é ERWIN TUMIRI, que é conhecido em seu país por haver estado a bordo do avião da empresa LaMia que se acidentou em 2016 na Colômbia com a equipe da Chapecoense. Ele disse que o ônibus estava se deslocando muito rápido na hora do acidente e que as pessoas começaram a gritar, quando ele agarrou sua poltrona. TUMIRI se recupera do acidente em um hospital da Bolívia.

O presidente americano, JOE BIDEN, disse nesta terça-feira que os Estados Unidos se preparam para vacinar toda a população adulta do país até o final de maio. A promessa do democrata antecipou a previsão anunciada, também por ele ainda em fevereiro, de que a meta da vacinação de adultos seria atingida até o final de julho. No entanto, BIDEN reforçou a importância de que as vacinas sejam distribuídas com a mesma rapidez de produção. Ele disse ainda que, mesmo sendo "um grande avanço", apenas a oferta de vacinas não garante sua aplicação.

O Produto Interno Bruto do Brasil tombou quatro vírgula um por cento em 2020, segundo divulgou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi a maior contração desde o início da série histórica atual do IBGE, iniciada em 1996, superando a queda de três e meio por cento registrada em 2015. Entre os principais setores houve alta somente na Agropecuária com crescimento de dois por cento. O PIB da Indústria caiu três e meio por cento e do setor de Serviços encolheu quatro vírgula cinco por cento. O encolhimento do PIB em 2020 interrompeu uma sequência de três anos de crescimento tímido da economia brasileira.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto de lei que descentraliza a compra de vacinas contra a Covid-19 e facilita a aquisição dos imunizantes pela União, pelos governos estaduais e municipais e pela iniciativa privada. O texto é de autoria do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO e segue agora para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Segundo a proposta, enquanto durar a emergência em saúde pública causada pela Covid-19, a União, os estados e os municípios estarão autorizados a comprar vacinas e a assumir riscos relacionados a eventuais efeitos adversos pós-vacinação. Essa regra só vale se a Anvisa tiver concedido registro ou autorização temporária de uso emergencial das vacinas adquiridas.

O Senado Federal vai votar nesta quarta-feira a PEC emergencial que autoriza a retomada do auxílio emergencial. O relator da proposta, senador MÁRCIO BITTAR do MDB do Acre, apresentou nesta terça-feira novo parecer da proposta, incluindo cláusulas que permitem a retomada do pagamento, além de criar mecanismos de ajuste fiscal à União, estados e municípios. A proposta não traz medidas de redução de gastos para compensar o auxílio. Com valores menores, que vão variar de 300 a 250 reais, o benefício deve ser pago em três ou quatro parcelas, a depender das discussões entre os senadores e deputados.

O Ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO estará em Santa Catarina na próxima sexta-feira para ver de perto a grave situação que vive o Estado por conta do avanço da pandemia do coronavírus. A visita foi anunciada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA na tarde desta terça-feira em suas redes sociais. PAZUELLO vai passar por cidades da região Oeste, que vive um colapso na rede hospitalar há aproximadamente um mês, inclusive com mortes de pacientes à espera de vagas em UTIs. Em vídeo divulgado por MOISÉS, que está em Brasília em busca de soluções para a pior crise enfrentada no Estado durante a pandemia, PAZUELLO disse que vai passar por Chapecó e Xanxerê para "aproximar o apoio, encontrar soluções e ganhar essa guerra".

Um novo lote com 91 mil e 200 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou a Florianópolis nesta quarta-feira. A remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde e será repassada aos municípios para dar continuidade às campanhas de vacinação contra Covid-19. Como aconteceu com os outros lotes, metade das vacinas ficará armazenada no espaço. O objetivo é garantir a segunda dose aos imunizados, em um intervalo de duas a quatro semanas. As 45 mil doses que serão enviadas aos municípios são destinadas à vacinação dos trabalhadores da saúde e idosos com idade entre 80 e 84 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Santa Catarina começou na manhã desta quarta-feira a operação de transferência dos pacientes com Covid-19 para um hospital do Espírito Santo. A primeira aeronave partiu de Florianópolis por volta das oito e 20 em direção a Chapecó, no Oeste catarinense. A previsão é que o primeiro doente chegue no estado capixaba no período da tarde. Serão usados na viagem o Arcanjo 2 do Batalhão de Operações de Aéreas e uma aeronave de uma empresa terceirizada. Segundo o superintendente de Urgência e Emergência da secretaria, DIOGO LOSSO, o objetivo é atender prioritariamente a região Oeste, com a transferência de pessoas que estão nos hospitais Regional do Oeste, em Chapecó, Regional São Paulo, em Xanxerê, e Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste.

A mobilização de prefeitos e empresários catarinenses e gaúchos para a construção de uma nova ponte no rio Uruguai já definiu os próximos passos do movimento. De acordo com o vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY, a primeira atividade foi reorganizar os prefeitos da Ameosc e da Amuceleiro, associação de prefeitos da região Celeiro do Rio Grande do Sul. No mês passado, o grupo montou uma comissão de trabalho que deve se reunir, ainda em março, com o senador catarinense JORGINHO MELLO. O próximo passo é sensibilizar a classe política e começar a discutir questões mais técnicas, como os projetos e o orçamento para a ponte. O objetivo é a construção de uma estrutura ligando Itapiranga à Barra do Guarita no Rio Grande do Sul.

A nova ponte sobre o rio Uruguai poderia tornar a região um importante corredor de passagem para cagas e produtos, além de facilitar a ligação entre os dois estados. A afirmação é do vice-presidente da Facisc, MAIKEL FREY. Ele destacou que a pauta é antiga, mas está ganhando força com a articulação de prefeitos, empresários e entidades. MAIKEL comentou que as duas regiões envolvidas no projeto tem um PIB de cerca de 10 bilhões de reais, 18 mil empresas e cerca de 70 mil empregos formais. Ele disse que a ponte é fundamental para desenvolver o extremo-oeste catarinense e o noroeste do Rio Grande do Sul. O empresário citou que a ponte sobre o rio Uruguai tem uma potencialidade gigante para fazer a região crescer.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste já vacinou cerca de 430 idosos com idade entre 83 e 89 anos contra a Covid-19. A imunização desse público foi realizada segunda e terça-feira na praça Walnir Botaro Daniel. Somente ontem foram 353 imunizações. Nesta quarta-feira, o município retomou a vacinação das pessoas desta faixa etária que estão acamadas. O roteiro prossegue até por volta das cinco da tarde. Também hoje, foram imunizados os moradores com idade entre 80 e 82 anos e os profissionais da saúde. Na parte da tarde, a vacinação será para idosos acima dos 83 anos. Para receber a vacina, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação e um documento de identificação. No caso de profissionais da saúde, também é necessário um documento que comprove o exercício da atividade.

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta terça-feira, um projeto de lei que autoriza o município a ceder profissionais da área de saúde para atendimento no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A medida, segundo o prefeito WILSON TREVISAN, leva em consideração o momento mais delicado enfrentado durante a pandemia com o esgotamento das equipes e A dificuldade na contratação de um número adequado de profissionais. O prefeito afirmou que o momento pede união porque fazer somente o básico não resolve. O projeto foi aprovado por unanimidade e será apreciado em segundo turno provavelmente na noite de amanhã.

Os vereadores aprovaram, nesta terça-feira, a ratificação do convênio realizado entre os municípios de São Miguel do Oeste e o Bandeirante para o uso e manutenção da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas. O convenio prevê a transferência de recursos financeiros a UPA, bem como para atender despesas de materiais de consumo, material de distribuição gratuita e serviços de terceiros. Com a ratificação do convenio, o município de Bandeirante vai continuar encaminhando os moradores para atendimento na UPA 24 horas. O valor pago pela prefeitura será de 15 mil reais por mês.

A sessão da câmara de vereadores também foi marcada pela presença da secretária de saúde, GENI GIRELLI e do médico coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Eles atenderam à um requerimento de convocação e falaram das ações de combate ao coronavírus em São Miguel do Oeste. GENI e MAURICIO abordaram temas como protocolos de atendimento, formas leves e graves da doença, lockdown, tratamento precoce, testes e responderam aos questionamentos dos vereadores. O médico MAURICIO PIACENTINI disse que atualmente não há previsão de fechamento de todos os serviços, mas sim de medidas restritivas mais duras. Sobre o "tratamento precoce", o médico foi enfático em dizer que não existem medicamentos para evitar o vírus. Ele afirmou que o tratamento que existe é não se expor ao vírus e manter distanciamento. A participação dos profissionais ocupou praticamente todo o espaço da sessão de terça-feira e se estendeu por mais de três horas e meia.

O vereador do PL, NINI SCHARNOSKI, reclamou da falta de espaço para fazer questionamentos e sugestões ao coordenado do comitê de crise e a secretária de Saúde e abandonou a sessão da câmara desta terça-feira. Durante a manifestação do vereador em plenário, o presidente em exercício da casa, RAVIER CENTENARO, chamou a atenção de NINI em relação ao tempo usado. NINI não gostou da cobrança e afirmou que se ele não poderia falar durante a sessão, ele então se retiraria do local. Ele deixou o plenário e chamou a mesa diretora de ditadora.

A sessão desta terça-feira foi muito importante para os esclarecimentos sobre a Covid, mas longa e desgastante. A declaração é do presidente em exercício do legislativo, RAVIER CENTENARO. Ele disse que em razão da complexidade do tema e do interesse de todos os vereadores em se manifestar, a mesa diretora teve que tomar atitudes para programar o tempo e permitir a mesma oportunidade de manifestação para todos. RAVIER disse que a mesa diretora não tomou nenhuma postura ditatorial.

O Município de São Miguel publicou nesta terça-feira, um novo decreto com novas restrições para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. As regras entraram em vigor nesta terça-feira e valem até a próxima sexta-feira. No final de semana, o município vai seguir o lockdown previsto em decreto do governador CARLOS MOISES. Entre as novas regras previstas no decreto municipal estão a limitação de apenas uma pessoa por família em estabelecimentos comerciais com o devido distanciamento e mantendo os limites de lotação definidos pelo decreto estadual. Os estabelecimentos, inclusive bares, restaurantes e lanchonetes, só podem funcionar até as dez da noite. A venda de bebidas alcoólicas para consumo no local está vetada em qualquer período, assim como o seu consumo em espaços públicos. Os serviços delivery continuam permitidos.

A principal novidade do decreto publicado ontem pelo prefeito WILSON TREVISAN é uma espécie de toque de recolher. Pelo documento, fica proibida a circulação de pessoas entre as dez da noite e as cinco da manhã. Somente poderão sair de casa aqueles que estiverem comprovadamente no exercício de serviços públicos e atividades essenciais. O Comitê de Crise também avaliou esta semana a retomada das aulas presenciais na rede pública e privada. Diante da informação repassada por representantes dos órgãos fiscalizadores, de que nenhum descumprimento das medidas sanitárias foi flagrado na primeira semana, o comitê aprovou formato presencial por mais um período.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, mais quatro óbitos relacionados ao coronavírus. Os casos são de um idoso de 69 anos de Guaraciaba, outro idoso de 68 anos de Romelândia, um homem de 72 anos de São José do Cedro e uma mulher de 43 anos de São Carlos. A ocupação é de cem por cento na UTI, com 25 pacientes confirmados, e de 16 internados na enfermaria, também com ocupação de cem por cento dos leitos. 21 pacientes aguardam transferência para leito de UTI. Desse total, 17 estão improvisados no Pronto Socorro e quatro estão na enfermaria. Em São Miguel do Oeste, foram confirmados 40 novos casos ontem e o número de casos ativos é de 375.

O município de São Miguel do Oeste confirmou mais dois óbitos de moradores provocados pela Covid-19. A informação está em um comunicado feito na manhã de hoje pela Vigilância Epidemiológica e pelo Comitê de Crise do coronavírus. O primeiro deles aconteceu na noite desta terça-feira. A paciente era uma mulher residente no município, com idade entre 80 e 85 anos, que estava internada no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, com registro de comorbidades. O segundo óbito correu na manhã de hoje. O paciente era um homem, com idade entre 60 e 65 anos, que também estava internado na unidade hospitalar, igualmente com com registro de comorbidades. O número total de óbitos por covid-19 de pacientes residentes em São Miguel do Oeste chega a 27.

O Hospital Regional do extremo-oeste atingiu a capacidade máxima e não há mais espaço para nenhum novo paciente de Covid-19. O alerta foi feito no final da manhã de ontem pelo diretor da unidade, RODRIGO LOPES. Ele participou de uma coletiva de imprensa online com outros profissionais do hospital. LOPES ressaltou que a situação é grave e o hospital comunicou a central de regulação do Estado que não tem mais onde colocar os pacientes de Covid. O diretor ressaltou que desde o início da pandemia foram registradas 403 internações e 231 pacientes necessitaram de atendimento na UTI. 141 morreram, o que dá uma taxa de mortalidade de 60 por cento dos pacientes internados. LOPES reforçou que a capacidade técnica, física e de equipamentos do hospital está esgotada.

A situação dos casos de Covid-19 no Hospital Regional nunca esteve tão ruim. O desabafo é do médico diretor clínico da unidade, CASSIO DE NAKANO. Ele fez uma manifestação bastante forte na coletiva de imprensa desta terça-feira e afirmou que de cada 10 pacientes que internarem na UTI, seis vão morrer. DE NAKANO disse que não existe mais comorbidade como fator de risco e que pacientes jovens estão adoecendo pela Covid. Para ele, as pessoas precisam compreender, de uma vez por todas, que a pandemia vai continuar fazendo vítimas se as pessoas não mudarem seus comportamentos.

Um homem perdeu mil e 500 reais no golpe via WhatsApp nesta terça-feira. Um morador de Iporã do Oeste entrou em contato com a Polícia Militar para informar que recebeu uma mensagem pelo aplicativo de conversa solicitando para que ele depositasse o valor do aluguel. A vítima imaginou que o proprietário do imóvel havia trocado de número de celular e fez dois depósitos em contas diferentes, totalizando mil e 500 reais. A guarnição confeccionou o Boletim de Ocorrência e anexou conversas e os dados das contas para as quais a vítima depositou o dinheiro. O caso agora será investigado pela Polícia Civil

Um homem de 33 anos ficou ferido ao ser soterrado durante o trabalho na manhã de ontem em Maravilha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima estava trabalhando nas obras de uma indústria e comércio de fogões. Durante o processo de escavação com máquina hidráulica ocorreu o desmoronamento de uma encosta que acabou soterrando o homem que ficou com parte da perna direita presa por pedras e terra. O homem sofreu suspeita de fratura de clavícula e escoriações nas pernas. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital São José.

Uma residência foi parcialmente destruída por um incêndio nesta terça-feira no bairro Agostini. O fogo atingiu uma casa que fica na rua La Salle no começo da tarde de ontem. A residência de madeira foi parcialmente destruída pelas chamas. Os bombeiros controlaram o fogo impedindo que ele se alastrasse para a residência ao lado. Uma idosa que mora na casa saiu ilesa. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente.

Um rapaz ficou ferido ao colidir a uma bicicleta contra uma caminhonete na tarde de ontem no bairro Estrela. O acidente aconteceu por volta das seis e meia no cruzamento das ruas Prudentes de Morais com a Monte Castelo e envolveu uma bicicleta e uma Ecosport. O condutor da bicicleta bateu na lateral do carro e sofreu ferimentos leves. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital.

A Divisão de Investigação Criminal prendeu duas pessoas por tráfico de drogas nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Os policiais civis cumpriram ordens judiciais de busca e apreensão em duas residências de alvos investigados pela comercialização de entorpecentes. Um dos alvos residia no bairro São Luiz e outro no Centro. Durante as buscas foram apreendidas drogas prontas para venda, como cocaína e maconha, bem como uma balança de precisão, dinheiro e material para embalagem e venda dos produtos. No total, foram apreendidos 41 gramas de cocaína e 34 gramas de maconha. Os dois presos foram encaminhados para a Unidade Prisional Avançada.

Duas pessoas morreram em um acidente na tarde de ontem na SC 283. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a carga de tubos de ferro de um caminhão conduzido por um homem de 53 anos se desprendeu e atingiu um Ka de Chapecó que trafegava no sentido oposto. O acidente aconteceu por volta das quatro horas da tarde na ponte sobre o rio Iracema, entre Caibí e Riqueza. VAGNER PELEGEIRO BANDEIRA e a cunhada NAILA CAROLINE SANTOS RODRIGUES estavam no veículo e morreram na hora. A rodovia estadual ficou interditada até a remoção dos veículos. Segundo a polícia rodoviária, o condutor do caminhão foi submetido ao teste do bafômetro que deu positivo. Ele foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.