ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-03-2021 Quarta-Feira

-SENADO VOTA HOJE PEC QUE AUTORIZA VOLTA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

-MINISTRO PAZUELLO CONFIRMA VISITA A CHAPECÓ E XANXERÊ NA SEXTA-FEIRA

-SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS ABRE PEDIDOS DE ALEVINOS

-SETOR ALERTA PARA MANUTENÇÃO DE TERRENOS BALDIOS EM IPORÃ DO OESTE

-CORPO DE BOMBEIROS DE IPORÃ DO OESTE COMEMORA 14 ANOS DE DEDICAÇÃO À COMUNIDADE

-SÃO JOÃO DO OESTE ADQUIRE 500 ITENS PARA TESTES DE COVID COM RESULTADO EM TRÊS DIAS

-DIC, PM E CANIL PRENDEM MAIS DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS

-CARGA SE DESPRENDE DE CAMINHÃO, ATINGE CARRO E MATA DUAS PESSOAS NA SC-283

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 32graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 71centavos. O euro está valendo seis reais e 88 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Dez pessoas morreram na terça-feira no acidente de um avião comercial na cidade de Pieri, no Sudão do Sul. A informação foi divulgada pelo governador da região em um comunicado publicado nesta quarta-feira. Dez pessoas, incluindo os dois pilotos, perderam a vida. O comunicado afirma que o acidente aconteceu na pista de pouso de Pieri, uma pequena cidade do estado na região leste do país.De acordo com a mídia africana, a aeronave comercial caiu logo após a decolagem. As causas do acidente não foram divulgadas.


Um ônibus caiu em um barranco de cerca de 150 metros na madrugada desta terça-feira na Bolívia. Segundo a imprensa local, há pelo menos 21 mortos e mais de 20 feridos. Um dos sobreviventes é ERWIN TUMIRI, que é conhecido em seu país por haver estado a bordo do avião da empresa LaMia que se acidentou em 2016 na Colômbia com a equipe da Chapecoense. Ele disse que o ônibus estava se deslocando muito rápido na hora do acidente e que as pessoas começaram a gritar, quando ele agarrou sua poltrona. TUMIRI se recupera do acidente em um hospital da Bolívia.


O presidente americano, JOE BIDEN, disse nesta terça-feira que os Estados Unidos se preparam para vacinar toda a população adulta do país até o final de maio. A promessa do democrata antecipou a previsão anunciada, também por ele ainda em fevereiro, de que a meta da vacinação de adultos seria atingida até o final de julho. No entanto, BIDEN reforçou a importância de que as vacinas sejam distribuídas com a mesma rapidez de produção. Ele disse ainda que, mesmo sendo "um grande avanço", apenas a oferta de vacinas não garante sua aplicação.


-SENADO VOTA HOJE PEC QUE AUTORIZA VOLTA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL


O Produto Interno Bruto do Brasil tombou quatro vírgula um por cento em 2020, segundo divulgou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi a maior contração desde o início da série histórica atual do IBGE, iniciada em 1996, superando a queda de três e meio por cento registrada em 2015. Entre os principais setores houve alta somente na Agropecuária com crescimento de dois por cento. O PIB da Indústria caiu três e meio por cento e do setor de Serviços encolheu quatro vírgula cinco por cento.O encolhimento do PIB em 2020 interrompeu uma sequência de três anos de crescimento tímido da economia brasileira.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto de lei que descentraliza a compra de vacinas contra a Covid-19 e facilita a aquisição dos imunizantes pela União, pelos governos estaduais e municipais e pela iniciativa privada. O texto é de autoria do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO e segue agora para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Segundo a proposta, enquanto durar a emergência em saúde pública causada pela Covid-19, a União, os estados e os municípios estarão autorizados a comprar vacinas e a assumir riscos relacionados a eventuais efeitos adversos pós-vacinação. Essa regra só vale se a Anvisa tiver concedido registro ou autorização temporária de uso emergencial das vacinas adquiridas.


O Senado Federal vai votar nesta quarta-feira a PEC emergencial que autoriza a retomada do auxílio emergencial. O relator da proposta, senador MÁRCIO BITTAR do MDB do Acre, apresentou nesta terça-feira novo parecer da proposta, incluindo cláusulas que permitem a retomada do pagamento, além de criar mecanismos de ajuste fiscal à União, estados e municípios. A proposta não traz medidas de redução de gastos para compensar o auxílio.Com valores menores, que vão variar de 300 a 250 reais, o benefício deve ser pago em três ou quatro parcelas, a depender das discussões entre os senadores e deputados.


-MINISTRO PAZUELLO CONFIRMA VISITA A CHAPECÓ E XANXERÊ NA SEXTA-FEIRA


O Ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO estará em Santa Catarina na próxima sexta-feira para ver de perto a grave situação que vive o Estado por conta do avanço da pandemia do coronavírus. A visita foi anunciada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA na tarde desta terça-feira em suas redes sociais.PAZUELLO vai passar por cidades da região Oeste, que vive um colapso na rede hospitalar há aproximadamente um mês, inclusive com mortes de pacientes à espera de vagas em UTIs. Em vídeo divulgado por MOISÉS, que está em Brasília em busca de soluções para a pior crise enfrentada no Estado durante a pandemia,PAZUELLO disse que vai passar por Chapecó e Xanxerê para "aproximar o apoio, encontrar soluções e ganhar essa guerra".


Um novo lote com 91 mil e 200 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou a Florianópolis nesta quarta-feira. A remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde e será repassada aos municípios para dar continuidade às campanhas de vacinação contra Covid-19. Como aconteceu com os outros lotes, metade das vacinas ficará armazenada no espaço. O objetivo é garantir a segunda dose aos imunizados, em um intervalo de duas a quatro semanas. As 45 mil doses que serão enviadas aos municípios são destinadas à vacinação dos trabalhadores da saúde e idosos com idade entre 80 e 84 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.


Santa Catarina começou na manhã desta quarta-feira a operação de transferência dos pacientes com Covid-19 para um hospital do Espírito Santo. A primeira aeronave partiu de Florianópolis por volta das oito e 20 em direção a Chapecó, no Oeste catarinense. A previsão é que o primeiro doente chegue no estado capixaba no período da tarde. Serão usados na viagem o Arcanjo 2 do Batalhão de Operações de Aéreas e uma aeronave de uma empresa terceirizada. Segundo o superintendente de Urgência e Emergência da secretaria, DIOGO LOSSO, o objetivo é atender prioritariamente a região Oeste, com a transferência de pessoas que estão nos hospitais Regional do Oeste, em Chapecó, Regional São Paulo, em Xanxerê, e Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste.

-SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS ABRE PEDIDOS DE ALEVINOS

-SETOR ALERTA PARA MANUTENÇÃO DE TERRENOS BALDIOS EM IPORÃ DO OESTE

-CORPO DE BOMBEIROS DE IPORÃ DO OESTE COMEMORA 14 ANOS DE DEDICAÇÃO À COMUNIDADE

-SÃO JOÃO DO OESTE ADQUIRE 500 ITENS PARA TESTES DE COVID COM RESULTADO EM TRÊS DIAS

Organização dos suinocultores em CADEC registra avanços para garantir maior rendimento aos produtores do Extremo Oeste de Santa Catarina. A negociação envolve mais de 300 suinocultores das unidades da JBS de Itapiranga e São Miguel do Oeste que buscam maior retorno pelo trabalho de integração. Os argumentos são baseados em leis que estabelecem direitos e deveres da agroindústria e dos produtores. O coordenador da CADEC terminação, unidades da JBS de Itapiranga e São Miguel, RENATO REICHERT destaca que o compromisso de representar os suinocultores é bastante sério e voluntário. Ele também coordena os suinocultores de São João do Oeste. A formação das lideranças da CADEC inclui noções jurídicas, organização de reunião, negociação com a empresa e trabalho de custos de produção. Ele salienta que é preciso ter números e argumentos no momento da negociação com a agroindústria.

RENATO REICHERT considera que está ocorrendo evolução nesta parceria com mais direitos aos suinocultores e valorização dos integrados. Observa que até mesmo os investimentos comimplantação de novas tecnologias dependem da aprovação da CADEC, a Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração. A comissão é formada por 10 produtores que representam a categoria. RENATO REICHERT também salienta que o bom momento da suinocultura nos últimos anos com recorde de exportações e faturamento, gerou elevado lucro para os frigoríficos e este valor também precisa chegar ao produtor. Ele alerta que o aumento de granjas com grandes empresas investindo no setor pode gerar aumento exagerado na oferta de carne suína.

Reajuste de 21 por cento aos suinocultores não foi aceito pela JBS. Produtores argumentam que as perdas estão acumuladas levando em consideração o aumento de energia elétrica, inflação e outros custos nas granjas. RENATO REICHERT salienta que a segunda proposta foi de 12 por cento para reposição das perdas. A contraproposta da agroindústria foi de oito por cento. O acordo deve fechar em 10 por cento atendendo parte das reivindicações. REICHERT salienta que os avanços na atividade são constantes e cita o apoio do SENAR em treinamentos que geram aperfeiçoamento aos suinocultores. Ele lamenta que a categoria ainda enfrenta resistência da empresa para atender reivindicações para maior remuneração aos integrados da terminação. Segundo ele, a agroindústria cobra investimentos e não oferece contrapartida da forma proporcional e correta.

Sindicato dos Produtores Rurais adia cursos devido à pandemia. De acordo com a assistente administrativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga e representante do SENAR, MAIRA SCHMIDT, para esta terça e quarta-feira estava prevista a última etapa do curso de capacitação em apicultura, em Iporã do Oeste. Com o novo decreto em relação ao controle do Covid-19, o sindicato decidiu juntamente com o professor e os interessados no curso que ele será remarcado para os dias 22 e 23 de março, no Salão Vogt. O foco da etapa final da capacitação é o aumento da utilidade do mel. MAIRA detalha que a primeira etapa do curso ocorreu no último ano e a segunda em janeiro. O curso também é ministrado aos apicultores de Itapiranga, município onde a etapa final será nos 24 e 25 deste mês. Caso necessário, será adiado novamente.

A assistente do sindicato relata que os cursos estão acontecendo de forma presencial, porém com todos os cuidados em relação ao coronavírus. Todos os participantes devem usar máscara, fornecida pelo próprio sindicato, além de álcool em gel. Para atender ao distanciamento social, o número de participantes foi reduzido de 16 para 12 por sala.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais abre pedidos de alevinos. A secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tunápolis, JANETE TOILLIER, destaca que um novo pedido de alevinos está aberto para os piscicultores do município. Segundo ela, o sindicato, que também abrange os municípios de SJO e Itapiranga, fornecerá os alevinos da Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, de Ijuí-RS. Esses peixes são maiores em relação aos fornecidos pela Tole Peixes, sediada em Toledo, no Paraná, com a qual o sindicato fez a última parceria, mas que agora está sem alevinos disponíveis para comercialização. O preço dos alevinos da piscicultura de Ijuí, no entanto, também são mais elevados. JANETE comenta que se trata de um alevino muito bonito, grande e que se desenvolve bem no açude. Ela explica que os produtores compram em grupo e por meio disso o sindicato obtém um preço melhor.

Os pedidos de alevinos podem ser feitos pelo WhatsApp do sindicato até 25 de março, e a entrega será na quarta-feira, 31, às 10h30, na Secretaria de Agricultura de Tunápolis. A secretária enaltece que o produtor pode entrar em contato e o sindicato envia a lista com o tamanho dos alevinos disponíveis e o preço por unidade. O pagamento poderá ser efetuado no dia da retirada, para evitar maior contato em virtude da pandemia. Os alevinos virão em embalagem da empresa, com o nome do produtor, a quantidade e a variedade escolhida. JANETE TOILLIER verifica que a procura diminuiu no último ano, devido à estiagem, mas voltou a aumentar de maneira significativa nos primeiros meses de 2021. Ela reitera que os produtores devem tratar os açudes para receber os alevinos.

Setor alerta para manutenção de terrenos baldios em Iporã do Oeste. A negligência de proprietários de terrenos baldios em Iporã do Oeste preocupa o Setor de Tributos do município. De acordo com o fiscal do setor, LEANDRO MAGNAGUAGNO, há uma alta infestação de mosquitos na cidade, muito em conta da falta de cuidados com os terrenos. Além da possível proliferação do mosquito da dengue, também existe o risco de animais peçonhentos nestes locais, além de acumular lixo e entulhos, o que gera transtornos e prejudica a estética da cidade. MAGNAGUAGNO frisa que o setor está notificando esses proprietários de imóveis e alerta que algumas pessoas acabam usando os terrenos abandonados de forma clandestina para depositar materiais. Mesmo que outras pessoas joguem lixo ou entulhos no local, a responsabilidade recai no proprietário.

O fiscal de Tributos lembra que o Setor de Urbanismo está fazendo a parte dele nas áreas de domínio público, apesar de contar com equipe reduzida. Ele complementa que nas áreas que requeiram maior manutenção, o setor irá providenciar os trabalhos nos próximos dias. Nas ruas e calçamentos, por exemplo, o principal já foi concluído. LEANDRO MAGNAGUAGNO acrescenta que as áreas verdes devem receber roçada e ser capinadas, pois está previsto em lei que a vegetação nativa precisa ser preservada.

Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste comemora 14 anos de dedicação à comunidade. O aniversário de 14 anos do Grupamento de Bombeiros Militar de Iporã do Oeste foi nesta terça-feira. De acordo com o Terceiro Sargento, bombeiro militar e Primeiro Comandante do Grupamento, OLDAIR SCHMITZ, devido à pandemia, a comemoração do 14º ano de atividades limitou-se à postagem de fotos nas redes sociais. Elas registram a evolução da corporação, desde o início, e apresentam inclusive o que está sendo projetado para o futuro. O Primeiro Comandante dos Bombeiros de Iporã do Oeste destaca o grande avanço em relação às instalações do Grupamento, de veículos e principalmente de pessoal. SCHMITZ admite que existem dificuldades em relação à falta de mais efetivos, devido às mudanças de escala.

Por outro lado, avalia que houve evolução significativa na parte técnica dos atendimentos. A presença da corporação na comunidade é outro fator que o comandante ressalta, pois os trabalhos efetuados com resposta rápida em eventos, desastres, acidentes e incêndios já salvaram várias vidas e evitaram maiores danos. OLDAIR SCHMITZ salienta que o Grupamento de Iporã do Oeste também atende muitos casos em municípios próximos. Em 14 anos, a corporação registrou 8.337 emergências, das quais 70% foram de acidentes, mau súbito, ou ocorrências que exigiram a viatura ASA, que é a ambulância do Corpo de Bombeiros. Estes números, conforme o comandante, chamam atenção pela quantidade reduzida de efetivos no Grupamento. Ele relata que 80 óbitos foram atendidos. Por conta disso, reivindica às pessoas cuidarem no trânsito e evitarem acidentes domésticos e de trabalho, que acontecem muito na região.

SCHMITZ ressalta a importância da parte técnica dos bombeiros, que verifica as edificações industriais, comerciais e contribui para que elas se tornem mais seguras. Entre atendimentos, vistorias e análises de projetos, o Grupamento soma mais de 29 mil registros. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste também já promoveu mais de mil ações, palestras e treinamentos na comunidade, além de deslocar guarnições para eventos maiores no município e na região. A participação dos bombeiros voluntários é outro fator de destaque, segundo SCHMITZ. Iporã do Oeste conta com 46 bombeiros comunitários ativos, de seis turmas que o próprio Grupamento formou.

OLDAIR SCHMITZ frisa que estas ações já preservaram várias vidas, o que ressalta a importância do trabalho da corporação e dos voluntários. Neste momento de calamidade pública por conta da pandemia do coronavírus, o Corpo de Bombeiros cobra com veemência a colaboração da comunidade, para manter o distanciamento social, usar álcool em gel e máscara, e principalmente, para ficar em casa. SCHMITZ também agradece pelas parcerias com as prefeituras, que são importantes para executar os trabalhos. Em caso de emergência, ligue no número 193 que o Corpo de Bombeiros estará à disposição.

São João do Oeste adquire 500 itens para testes de Covid com resultado em três dias. A informação é do secretário de Saúde de SJO, MAURO BARELLA. Dentro da situação de calamidade pública que a região vive em relação ao coronavírus e as medidas para diminuir o número de casos, o secretário de Saúde destaca que o município adquiriu recentemente 500 itens para fazer testes rápidos do vírus. BARELLA enaltece que o material consegue identificar se a pessoa está infectada em três dias, o que acelera a prevenção. Antes, era necessário aguardar até dez dias para saber o diagnóstico. São João do Oeste estava com 371 casos de Covid-19 confirmados na sexta-feira, dos quais 46 seguem ativos. Segundo BARELLA, 11 casos são suspeitos e 69 munícipes estão sendo monitorados. Três sãojoestinos estão hospitalizados com o vírus.

Por outro lado, o secretário destaca que 318 pessoas já se recuperaram do Covid no município e 514 casos foram descartados. De modo a separar as pessoas que apresentem sintomas de coronavírus daqueles que tem outros problemas, a equipe de saúde colocou uma tenda no posto, para organizar o atendimento. O Centro de Saúde disponibiliza duas salas específicas para atender pacientes com sintomas de Covid-19, com auxílio de dois médicos. A entrada para pacientes que necessitam deste atendimento deve ser pela porta lateral, enquanto a porta central é destinada para atender outras situações. Segundo BARELLA, os atendimentos no posto de saúde variam entre 40 e 50 pessoas por dia, considerando apenas aquelas que vêm com sintomas do vírus. Ele afirma que os demais atendimentos seguem normalmente, com os devidos cuidados.

BARELLA verifica que a população está entendendo o risco e solicita para virem o quanto antes em caso de sintomas de coronavírus, para fazer o diagnóstico do paciente e iniciar o tratamento se necessário. O secretário aponta que é melhor tratar no início, para evitar a gravidade, principalmente porque não há vagas nos hospitais a para ser internado na UTI também é necessário aguardar na fila. Para conter o avanço da pandemia no município, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária estão auxiliando na fiscalização. Nesta segunda-feira, por exemplo, interditaram um campo de futebol onde havia aglomeração, o que desrespeita o decreto que proíbe a prática esportiva em grupo.

O município também iniciou mais uma etapa de vacinação do Covid-19 nesta quarta-feira, com 120 doses para a população de 85 a 89 anos. BARELLA detalha que SJO tem em torno de 65 idosos nesta faixa etária, portanto as doses que restarem serão aplicadas em pessoas entre 83 e 84 anos, amanhã. As vacinas serão aplicadas das 8h às 11h e das 13h30 às 15h, na Sala de Vacinas do Centro de Saúde, com entrada na porta lateral. O secretário aponta que os dados de todas as pessoas a serem vacinadas precisam ser registrados no Ministério da Saúde, portanto os idosos deverão portar CPF, cartão SUS e caderneta de vacinas. MAURO BARELLA ressalta que muitos profissionais da saúde receberão em breve a segunda dose, seguindo o protocolo no qual a pessoa deve receber a mesma vacina que recebeu antes, seja a Coronavac ou a AstraZeneca. Ele acrescenta que o custo das vacinas para o coronavírus não preocupa, porém há falta de doses no mercado, já que elas são disputadas pelo mundo inteiro.

-DIC, PM E CANIL PRENDEM MAIS DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS

-CARGA SE DESPRENDE DE CAMINHÃO, ATINGE CARRO E MATA DUAS PESSOAS NA SC-283

Casa é atingida por incêndio em São Miguel do Oeste. Uma residência foi atingida por incêndio nesta terça-feira, na Rua La Salle, Bairro Agostini, em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, bem como a Celesc foram acionados para atender a ocorrência. A residência de madeira atingida pelo incêndio fica próxima de outras residências e de um prédio. Uma idosa, moradora da residência, saiu ilesa. As causas do incêndio estão sendo investigadas.

Jovem fica ferido ao colidir com bicicleta em veículo no bairro Estrela. Um jovem teve ferimentos pelo corpo ao colidir com a bicicleta na lateral de uma Ecosport, no bairro Estrela, no cruzamento das ruas Prudente de Morais com a Monte Castelo, em São Miguel do Oeste. O acidente ocorreu por volta das 18h30 desta terça-feira, 02, e mobilizou o Corpo de Bombeiros e também a Polícia Militar, que fez os levantamentos e controlou o trânsito. Junto à vítima que teve ferimentos generalizados, outro jovem também andava de bicicleta, mas não teve ferimentos. A mulher que conduzia o carro não se feriu. Moradores próximos ao local contaram ao jornalismo da Peperi que diariamente os jovens andam de bicicleta e correm risco de acidente.

DIC, PM e Canil prendem mais dois homens por tráfico de drogas. Nesta terça-feira, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da DIC de São Miguel do Oeste e com apoio da DPCo e do Canil do 11º Batalhão da Polícia Militar, cumpriu ordens judiciais de busca e apreensão em duas residências de alvos investigados por tráfico de drogas. Um dos alvos residia no bairro São Luiz e outro no Centro. Das buscas, foram apreendidos entorpecentes prontos para venda - cocaína e maconha -, bem como balança de precisão, dinheiro e material para embalagem e venda de varejo de drogas. Ao total, foram apreendidos 41 gramas de cocaína e 34 gramas de maconha. Os presos foram encaminhados à UPA.

Carga se desprende de caminhão, atinge carro e mata duas pessoas na SC-283. Duas pessoas morreram após uma carga de tubos de ferro se desprender de um caminhão, com placas de Florianópolis, e atingir um veículo de Chapecó, na SC-283, entre os municípios de Caibí e Riqueza. O acidente foi registrado por volta das 16h desta terça-feira. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, o caminhão, conduzido por um homem de 53 anos, saiu de Quilombo com destino a Iporã do Oeste, carregado com 50 tubos de ferro. Na altura da ponte sob o Rio Iracema, a carga se desprendeu do caminhão e atingiu o Ford/Ka de Chapecó, que fazia o sentido oposto. VAGNER PELEGEIRO BANDEIRA e a cunhada NAILA CAROLINE SANTOS RODRIGUES estavam no veículo e morreram na hora.

A rodovia estadual ficou com longas filas e o trecho permaneceu interditado até a chegada do IGP e do IML. Segundo a Polícia Rodoviária, que atendeu a ocorrência, o condutor do caminhão, um homem de 53 anos foi submetido ao teste do bafômetro e foi constatado que dirigia embriagado. Ele foi preso em flagrante e será encaminhado para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.