-COPOM AUMENTA TAXA DE JUROS PARA 10,75%, A MAIOR DOS ÚLTIMOS 5 ANOS
-SANTA CATARINA ALTERA MEDIDA DE ISOLAMENTO PARA CASOS POSITIVOS DE COVID
-PADRE IVO KUHN É RECEBIDO COM IGREJA LOTADA EM ITAPIRANGA
-SJO MANTEM FORÇA TAREFA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-ESTIAGEM EXIGE CUIDADO EXTRA NA PRODUÇÃO DE MEL
-TUNÁPOLIS AUMENTA AUXÍLIO AOS PRODUTORES NO TRANSPORTE DE ÁGUA
-POLÍCIA PRENDE CASAL SUSPEITO DE HOMICÍDIO
-ESCLARECIDO FURTO NO VALOR DE 100 MIL REAIS EM JOALHERIA DE ITAPIRANGA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 41 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 30 centavos. O euro está valendo cinco reais e 98 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
Forças especiais dos Estados Unidos realizaram uma operação antiterrorista no noroeste da Síria nesta quinta-feira. Segundo o anúncio do Pentágono, o alvo seria um líder jihadista. A missão deixou 13 mortos, incluindo sete civis, sendo três mulheres e quatro crianças, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, uma ONG que tem uma ampla rede de informantes no país. A agência de notícias France Presse diz que o alvo foi uma construção de dois andares em uma área cercada por árvores e que parte do prédio foi destruída no ataque. Essa foi a maior operação de forças americanas na Síria desde outubro de 2019.
O Exército dos Estados Unidos anunciou na quarta-feira que vai dispensar os soldados que se recusarem a cumprir a norma de se vacinar contra a Covid-19. De acordo com a secretária do Exército americano, CHRISTINE WORMUTH, os soldados não vacinados representam um risco para a força e colocam em risco a prontidão. Mais de três mil soldados podem ser dispensados, segundo a entidade. O número representa menos de um por cento dos 482 mil membros da ativa que o Exército americano tinha no fim de 2021.
Subiu para 24 o número de mortos após um deslizamento de terra em Quito, capital do Equador, segundo o balanço dos serviços de emergência do país divulgado nesta quarta-feira. As equipes de resgate dos bombeiros continuam com operações de buscas nas casas destruídas e ruas cobertas pela lama. Ao menos 12 pessoas estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil que confirmou ao menos 48 pessoas feridas. As fortes chuvas que caíram na segunda-feira contribuíram com a tragédia e uma cratera chegou a se abrir em um bairro ao norte de Quito.
O governo federal publicou as novas regras para realizar a prova de vida do INSS. Os cidadãos não precisarão mais sair de casa para comprovar que têm direito ao benefício. De acordo com as novas regras publicadas no artigo 2 da portaria, serão considerados válidos como prova de vida realizada, entre outros, o acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior; realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico ou atendimento presencial nas Agências do INSS, ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras. A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.
O presidente JAIR BOLSONARO apresentou ao Congresso nesta quarta-feira, em mensagem na reabertura do ano legislativo, um novo pedido para que os parlamentares aprovem a reforma tributária. A demanda já tinha sido incluída na mensagem de 2021. BOLSONARO leu o documento em cerimônia no plenário da Câmara dos Deputados, ao lado dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, LUIZ FUX; do Senado, RODRIGO PACHECO e da Câmara, ARTHUR LIRA. Ele também defendeu as reformas trabalhistas que já foram aprovadas pelo Congresso nos últimos anos, se manifestou contra eventual revogação dessas regras, e também defendeu que o parlamento não aprove, nos próximos anos, regras de regulamentação dos meios de comunicação.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, por unanimidade, elevar a taxa Selic de nove vírgula 25 por cento ao ano para 10 vírgula 75 por cento ao ano – alta de um e meio ponto percentual. É o oitavo aumento consecutivo na taxa. Com isso, a Selic voltou ao patamar de dois dígitos pela primeira vez em quatro anos e meio. A última vez em que ela esteve neste patamar foi em julho de 2017, quando era de 10 vírgula 25 por cento ao ano. O aumento da taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para enfrentar a inflação e tem como consequência, entre outros aspectos, empréstimos bancários com juros mais altos.
O MDB confirmou a data para a votação das prévias para a escolha do candidato do partido ao governo do Estado em 2022. O presidente estadual da sigla, CELSO MALDANER, assinou uma resolução nesta quarta-feira com o regramento e a confirmação do dia 19 de fevereiro para a definição. De acordo com as regras, a votação será feita nos municípios, das nove da manhã as três da tarde. Até 10 de fevereiro estão abertas as inscrições para os interessados em participar da disputa. Até o momento, os pré-candidatos são o próprio MALDANER, o prefeito de Jaraguá do Sul, ANTÍDIO LUNELLI, e o senador DARIO BERGER. A votação será pelo voto direto e secreto dos convencionais, não sendo aceito o voto cumulativo e o voto por procuração.
O deputado estadual MOACIR SOPELSA foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A escolha do nome dele já havia sido definida em um acordo estabelecido ainda no início de 2021. Pelo acerto, MAURO DE NADAL comandaria o Legislativo no ano passado e SOPELSA presidiria no último ano da legislatura, já que ele não será candidato à reeleição nas eleições de outubro. Com o acordo, SOPELSA foi o único candidato inscrito na disputa e recebeu os votos dos 38 deputados presentes. Os parlamentares LUCIANE CARMINATTI e FABIANO DA LUZ não compareceram à sessão. O vice-presidente eleito ontem é o deputado do PL, MAURICIO ESKUDLARK.
Santa Catarina alterou as medidas de isolamento da Covid-19 nesta quarta-feira. Entre as mudanças está a diminuição para sete dias de quarentena, caso o paciente positivado - sintomático ou assintomático - não tenha apresentado febre ou sintomas respiratórios nas últimas 24 horas, sem ter feito o uso de medicamentos. Se houver a persistência dos sintomas, é necessário o isolamento até o décimo dia. O isolamento pode ser diminuído para cinco dias se o paciente positivado testar negativo para a doença no quinta dia e estiver sem sintomas. As medidas de precaução, como uso da máscara, porém, devem ser mantidas.
Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga recebeu novo pároco na noite de ontem. IVO KUHN foi empossado oficialmente nesta quarta-feira em missa com o Bispo Don Odelir. Com 71 anos de idade, o padre também completa 50 anos de vida religiosa. IVO KUHN já atuou na Paróquia de São João do Oeste pelo período de sete anos e agora volta para o Extremo Oeste de Santa Catarina. A paróquia de Itapiranga estava sem pároco desde o falecimento do Padre LUIZ NEIS em março do ano passado. Para auxiliar nos trabalhos inicialmente foi enviado o Padre ARCIDES DE BASTIANI e a paróquia recebeu o padre ERNO LITKEMAYER que segue atuando como Vigário Paroquial. Com a ausência de um Pároco, o padre JOSÉ WOLMER, que já atuava na paróquia assumiu como Administrador Paroquial. Em dezembro, o padre JOSÉ WOLMER foi encaminhado para uma casa de saúde em São Leopoldo.
O padre IVO KUHN assumiu oficialmente como pároco de Itapiranga em uma missa com igreja matriz lotada nesta noite de quarta-feira. Ele vai coordenar os trabalhos em 27 comunidades. A celebração de posse foi presidida pelo Bispo DON ODELIR e transmitida pela Rádio Itapiranga. IVO KUHN também foi recebido por lideranças das comunidades, ministros e catequistas neste importante momento. O padre destacou que o novo desafio será encarado com naturalidade, auxiliando nos trabalhos que forem necessários. Ele revela que é necessário dar atenção a todas as faixas etárias, em especial aos idosos do município.
Dinâmica de cadeias produtivas é apresentada nas oficinas "Sabores do Campo", no Itaipu Rural Show. Segundo TATIANA SABOT – secretária geral do evento, a degustação de várias receitas à base de suíno, aves e leite é oferecida nas oficinas culinárias gratuitas "Sabores do Campo", por meio do Programa Encadeamento Produtivo, desenvolvido pela Aurora Coop, pelo Sebrae e outros parceiros. Os visitantes têm a oportunidade de aprender novas receitas e de compreender como funciona essas cadeias produtivas, os cuidados necessários desde do campo até o consumidor final. Também são abordados o bem-estar animal e a sustentabilidade.
As empresas rurais participam de vários programas oferecidos pelas cooperativas, que contribuem para reduzir os custos, incentivam a manter o ambiente organizado, mostram a importância de uma atividade planejada e o controle financeiro. "Esses programas estão disponíveis durante todo o ano. Para participar, explica TATIANA, basta procurar o técnico de assistência da cooperativa, o setor técnico ou o setor social". Entre os benefícios observados pelos empresários rurais estão o combate ao desperdício, mais espaço para o trabalho, economia de materiais, ambiente mais saudável e agradável e menor tempo para encontrar as coisas.
Apesar das chuvas isoladas, situação no abastecimento de água segue grave. A informação é do diretor do Departamento de Água e Esgoto de SJO, CLEITON KROETZ. Segundo ele, entre todas as estações de tratamento de água, o maior problema está concentrado na ETA de Beato Roque. Um caminhão transporta água do Rio Jundiá para essa estação de tratamento, e uma carreta ainda leva a partir do Uruguai, em Itapiranga. KROETZ enfatiza que com as últimas chuvas, as nascentes até se recuperaram um pouco e garantem pelo menos o abastecimento na cidade. Segundo o diretor do SAMAE de SJO, a prefeitura atende em média três a quatro famílias com abastecimento diário de água para consumo humano, por meio de um caminhão. Essas famílias são principalmente do meio rural, onde o município não dispõe de rede pública. Ele detalha que para esse tipo de atendimento a administração instalou reservatórios de polietileno num caminhão caçamba.
Já no caso da água bruta, CLEITON KROETZ frisa que SJO não dispõe de estrutura para atender toda demanda, portanto os agricultores estão realizando o transporte com caminhões particulares. O diretor do setor de Água de SJO lembra que a prefeitura disponibiliza maquinário para a abertura de acessos em rios, como é o caso do Macuco e do Fortaleza. Ainda foi aberto um ponto na captação que o município disponibiliza no interior de Itapiranga, na comunidade de Sede Capela, no Rio Uruguai, e ainda outro ponto foi aberto na comunidade Chapéu, também no acesso ao mesmo rio. Já na comunidade de Itacuruçu, no interior de São João Oeste, a família SPANIOL disponibilizou açudes nos quais são retiradas várias cargas de água bruta por dia para manter o abastecimento dos animais.
Conforme o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São João do Oeste, CLEITON KROETZ, no momento o município foca em ações emergenciais. Também existe um planejamento para fazer investimentos mais estruturantes a longo prazo, para aumentar a capacidade de abastecimento dos moradores. KROETZ solicita para os munícipes instalarem sistemas de reserva de água da chuva, pois mesmo com poucas precipitações, já ajuda a amenizar a situação da estiagem. Ele também pede para todos fazerem uso consciente da água, evitando lavar carros ou calçadas.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, o Hemosc passou a adotar novos critérios para os doadores de sangue voluntários que tiveram Covid-19. A partir de agora, as pessoas que testaram positivo para a doença podem doar após 10 dias da completa recuperação. Antes, os doadores precisavam aguardar 30 dias. A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do país. O coordenador de Captação de Doadores do Hemosc, SILVIO ANTÔNIO BATTISTELLA, explicou que com aumento exponencial do número de infectados no país, a revisão das orientações previstas na Nota Técnica e a redução deste tempo para 10 dias vão auxiliar os hemocentros, especialmente diante das dificuldades em se conseguir doadores saudáveis.
Prefeitura adquire quatro motos para o departamento de água e esgoto. Foram entregues à Administração Municipal, nesta semana, quatro motocicletas zero quilômetro, modelo Yamaha XTZ 150 Crosser, destinadas à frota do departamento de Água e Esgoto. O investimento para a aquisição das motos foi de 71 mil reais, com recursos próprios. Conforme o diretor do setor de Água e Esgoto, OSMAR MUELLER, as motocicletas serão usadas pelos servidores que trabalham nas Estações de Tratamento de Água do interior no atendimento as demandas de rotina, como reparos na rede e leitura de hidrômetros.
Em sessão extraordinária os vereadores de Tunápolis ampliaram o auxílio que o município concede para os agricultores que necessitam de transporte de água. A estiagem prolongada tem causado vários transtornos e 43 produtores rurais estão cadastrados para receberem água bruta. Conforme a Secretária da Agricultura de Tunápolis, DIRCELEI ARENHARDT, vários produtores realizam o transporte de água por conta própria usando tratores com tanques. Ela salienta que os caminhões cobram 200 reais por horta de serviço prestado e a prefeitura efetuava o pagamento de 35 reais. Este valor foi ampliado para 60 reais por hora do caminhão. O restante é pago pelo contratante.
A secretária informa que o município está buscando várias formas de auxiliar o meio rural neste momento de extrema dificuldade de falta de água e prejuízos em lavouras. Frota do município realiza o transporte de água para abastecer as estações de tratamento em linha Fátima e Pitangueira. DIRCELEI ressalta que o aumento da capacidade de capacitação de água do Rio Peperi, garante abastecimento na cidade. Várias medidas de economia são adotadas para evitar racionamento. A Secretária da Agricultura de Tunápolis, DIRCELEI ARENHARDTdestaca que ainda é aguardada a homologação do decreto de situação de emergência.
Falta de chuva exige cuidados extras com abelhas. Produção de mel também sofre efeitos da estiagem. O Secretário da Apita, JURANDIR DÜNGERSLEBER, cita que o momento exige atenção e cuidados especiais com as colmeias. A falta de chuva muda os cuidados necessários para manter os enxames fortes. A Associação dos Apicultores de Itapiranga oferece capacitações aos produtores de mel para diversas ações que são importantes para melhorar a eficiências das colmeias. Ele cita inclusive a necessidade da criação de novas rainhas para ampliar a produção, porém com muito cuidado com o manejo. A estiagem gera vários problemas com a falta de flores e água e com isso pode ocorrer invasão por parte de outras abelhas e diferentes insetos devido à falta de água e alimentação.
JURANDIR DÜNGERSLEBER destaca que a estiagem prolongada afetou a safra de mel e impede inclusive uma etapa da colheita, pois são poucas flores e com menor intensidade. Neste momento é preciso preparar o enxame, e complementar a alimentação dos enxames . O Secretário da Apita, JURANDIR DÜNGERSLEBERinforma que nos próximos dias terá reunião da diretoria para definir as principais ações do ano. Entre as prioridades está a capacitação aos associados para fortalecer os enxames visando maior comercialização do mel produzido em Itapiranga.
Direção e equipe técnica da APAE Irene Schroeder de Itapiranga realizam encontro com pais de alunos atendidos na Estimulação Precoce. O foco está na estimulação precoce que é um termo que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Conforme a Diretora da APAE de Itapiranga, MARINA BIANCHI, pode ser definido como um programa de acompanhamento e tratamento multiprofissional para crianças prematuras ou com algum atraso no desenvolvimento. No encontro com os pais são abordados assuntos relacionados aos atendimentos prestados na APAE bem como a importância da participação da família na escola para o bom andamento das atividades.
APAE de Itapiranga conta com equipe clínica e pedagógica para atendimento de mais de 70 alunos. A equipe clinica conta com fonoaudióloga, fisioterapeuta , psicóloga, terapeuta ocupacional, assistente social e pedagogo. Segundo a Diretora da APAE de Itapiranga, MARINA BIANCHI, a equipe multidisciplinar presta atendimento individualizado para crianças de até cinco anos de idade. Objetivo é auxiliar o desenvolvimento a partir de situações identificadas no nascimento ou primeiros anos de vida. São duas turmas com 14 alunos na estimulação precoce em um total de 74 alunos. A diretora relata avanço significativo na qualidade do atendimento com a Casa Sensorial que será implantada . MARINA BIANCHI explica que a APAE aguarda o Processo seletivo e orientações da Federal Catarinense de Educação Especial. O ano letivo está previsto para iniciar no dia 14 de fevereiro.
Em uma rápida ação, a Polícia Civil prendeu um casal suspeito de assassinato brutal em Palmitos. O delegado LUCAS ALMEIDA explica que chamou a atenção a grande crueldade no crime. A suspeita de 19 anos, simulou uma briga de bar, dizendo que a vítima havia mexido com ela, e passou a desferir golpes de canivete no homem. O companheiro dela de 40 anos, auxiliou utilizando tijolos e pedras. A autoridade cita que os investigados estavam com um bebê recém-nascido no estabelecimento, e lançaram o mesmo no chão para iniciarem as agressões. O trabalho concluiu que o crime foi premeditado. Os autores estavam foragidos da cidade, sendo encontrados e detidos.
A Delegacia de Polícia de São José do Cedro recebeu denúncia anônima de que um morador do município teria uma planta de maconha em seu quintal. A partir das informações, os policiais civis do setor de investigação foram até a residência do suspeito, para averiguar a denúncia. Ao verificar o local, foi encontrado o pé de maconha de dois metros e 40 centímetros de altura. O suspeito disse que a erva era para consumo pessoal. Em razão do que foi relatado, a Polícia Civil instaurou procedimento criminal contra o proprietário, a fim de melhor apurar os fatos.
Uma colisão frontal envolvendo um Corsa e um Caminhão deixou dois homens feridos. O acidente aconteceu por volta das 10 horas e 45 minutos desta quinta-feira, na Linha Gramadinho interior de São Miguel do Oeste, no trecho entre São Miguel do Oeste e Paraíso da BR-282. O condutor do caminhão contou aos Policiais Rodoviários que fazia sentido Paraíso a São Miguel do Oeste quando o carro que fazia sentido contrário se perdeu em uma curva batendo de frente no caminhão. Quando o Corpo de Bombeiros chegou no local, um dos homens já estava fora do veículo com cortes na cabeça, o outro estava preso embaixo do veículo. Ele foi retirado do veículo com ferimentos graves. Ambos foram encaminhados ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O condutor do caminhão não se feriu.
A Polícia Civil de Itapiranga esclarece furto no valor de 100 mil reais em joalheria. Equipe de investigação identificou as duas mulheres que praticaram o furto de joias no dia 20 de janeiro, em uma relojoaria no centro da cidade de Itapiranga. Conforme a delegada responsável pelo caso, JOELMA ALBERTON, as autoras do crime são de nacionalidade paraguaia e na ocasião entraram na joalheria como se fossem clientes interessadas em comprar joias. Uma delas distraiu a vendedora, enquanto a outra subtraiu um estojo com a mercadoria em ouro, no montante de 100 mil reais. Imagens mostram as ladras embarcando em um veículo Hyundai Santa Fé, com placas do Paraguai, posteriormente constatado que a proprietária do automóvel é uma das autoras do furto na joalheria localizada em Itapiranga.
No dia 31 de janeiro, na cidade de Céu Azul-PR, a Polícia Rodoviária Federal localizou as duas mulheres, sendo ambas apresentadas na Delegacia de Matelândia-PR. Uma das investigadas foi presa em decorrência dos mandados de prisão expedidos pelo Judiciário de Votuporanga-SP. As autoras foram interrogadas pelo sistema de videoconferência da Polícia Civil de Santa Catarina. A delegada JOELMA ALBERTON afirma que o trabalho teve sucesso graças a integração e troca de informações da Polícia Civil de Itapiranga, com o apoio do Centro Integrado de Operações de Fronteira, Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba, Céu Azul e Foz do Iguaçu, da Polícia Civil em Votuporanga e ainda, da Polícia Nacional do Paraguai. O Inquérito Policial será encaminhado para o Ministério Público de Itapiranga e as autoras deverão responder pelo crime de furto qualificado, com pena de dois a oito anos de prisão e multa. Nenhum objeto furtado foi recuperado.