-GOVERNO CONFIRMA SALÁRIO MÍNIMO DE MIL 212 REAIS EM 2022
-SC CONFIRMA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DA VARIANTE ÔMICRON
-PREFEITURA LANÇA PROGRAMA DE REFINANCIAMENTO DE DÍVIDAS DE 2020
-POÇOS ARTESIANOS SECAM DEVIDO A FALTA DE PRECIPITAÇÕES REGULARES
-2021 ENCERRA COM VOLUME DE CHUVAS ABAIXO SE COMPARADO AO ANO PASSADO
-MUNICÍPIO VAI INVESTIR MAIS DE MEIO MILHÃO DE REAIS EM HABITAÇÃO SOCIAL
-ALESC DEVOLVE MAIS DE R$ 360 MILHÕES DO DUODÉCIMO AO EXECUTIVO
-MODA E TENDÊNCIA DITARAM OS TIPOS DE ROUPAS PARA VIRADA DE ANO
-CORPO É ENCONTRADO CARBONIZADO APÓS CASA PEGAR FOGO
-CARRO FICA DESTRUÍDO APÓS COLISÃO CONTRA ÁRVORE NA SC-305
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento..
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O estado americano do Alasca, conhecido por suas geleiras e frio intenso, registrou a mais alta temperatura da história para o mês de dezembro no último domingo de 19 graus e quatro décimos. O recorde foi registrado na ilha de Kodiak, informou o Centro de Avaliação e Política Climática do Alasca. Ao anunciar o recorde de quase 20 graus, o cientista RICK THOMAN classificou a marca de absurda. Além disso, o mês foi atipicamente marcado por chuvas torrenciais. No interior do Alasca, a região de Fairbanks foi atingida pela pior tempestade no período desde 1937.
Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos participaram nesta quinta-feira de uma teleconferência para fazer prevalecer a via diplomática frente à crise gerada pela ameaça de uma invasão russa da Ucrânia. O diálogo entre os dois dirigentes durou cerca de 50 minutos, segundo a Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, alertaram um ao outro nesta quinta-feira que uma escalada nas tensões sobre a Ucrânia pode levar ao rompimento nas relações entre os dois países, disseram autoridades russas e norte-americanas. Apesar disso, os dois líderes pareciam dispostos a encontrar uma solução diplomática.
Os casos de Covid-19 aumentaram 50 por cento nas Américas durante a última semana, enquanto as mortes associadas ao coronavírus aumentaram 11 por cento, informou a Organização Pan-Americana da Saúde na quarta-feira. Entre 19 e 25 de dezembro, mais da metade dos países registraram aumento de casos de mais de 20 por cento na região, onde há o maior aumento no mundo. O maior número de infecções ocorreu nos Estados Unidos, seguido por Canadá e Argentina. Na América Central não há evidências de aumento, exceto no Panamá e em Belize. Na região andina, a Bolívia lidera a lista.
O número de mortos por conta da chuva na Bahia subiu para 25 nesta quinta-feira. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil que contabiliza 91 mil 806 pessoas desabrigadas ou desalojadas. O número de desabrigados – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 37 mil e 35. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 54 mil 771. Ao todo, 643 mil e 68 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos aumentou de 434 pessoas para 517. Nesta quinta, 151 cidades seguem sob decreto de situação de emergência.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, sem vetos, a lei que cria o Novo Marco Legal do Câmbio. O texto foi publicado no Diário Oficial da União, na edição desta quinta-feira, após ter sido aprovada pelo Senado Federal no último dia oito de dezembro. A norma facilita o uso de moeda brasileira em transações internacionais e abre espaço para bancos e instituições financeiras brasileiros investirem no exterior recursos captados no Brasil ou fora do país. Pela nova lei, instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central poderão usar esse dinheiro para alocar, investir, financiar ou emprestar no território nacional ou no estrangeiro. Segundo o governo, isso ajudará a financiar importadores de produtos brasileiros.
O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta quinta-feira, em transmissão ao vivo em uma rede social, que o salário mínimo será mil 212 reais em 2022. A Medida Provisória confirmando o novo valor foi publicada na edição desta sexta do "Diário Oficial da União" O novo valor corresponde a uma correção da inflação pelo INPC e a recomposição de um valor residual referente a 2021, sem espaço para ganho real. No fim de 2020, BOLSONARO fixou o salário mínimo no valor de mil e cem reais e agora o valor sobe em 112 reais. De acordo com o Dieese, o salário mínimo serve de referência para 50 milhões de pessoas no Brasil, das quais 24 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina concedeu liminar que suspende até abril a entrada em vigor do reajuste de 40 por cento nas tarifas de gás natural no Estado, que estava previsto para este sábado. O novo prazo considera a ativação do Terminal de Gás Sul, que passará a receber gás natural liquefeito, aumentando a oferta do insumo no Estado. A decisão foi assinada pelo juiz de plantão RUDSON MARCOS em ação movida pela Procuradoria Geral do Estado. No processo, a PGE pediu a suspensão do reajuste, considerado alto para os clientes. A ação foi contra a Petrobras, única fornecedora no Sul, que reajustou o preço do insumo em cerca de 50 por cento.
Santa Catarina confirmou a primeira morte por H3N2 nesta quinta-feira. A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. A vítima era uma paciente de 12 anos, moradora de Brusque, que não resistiu à doença e morreu em dezembro. Além da morte por H3N2, a Secretaria de Saúde divulgou o óbito por Influenza de uma paciente de 96 anos, moradora de Joinville, também registrada em dezembro. No entanto, o subtipo do vírus não foi identificado pela Dive. Segundo o órgão, são 47 casos de Influenza H3N2 confirmados em Santa Catarina até dezembro, além de uma pessoa com H1N1, duas com Influenza B e outras cinco sem identificação da subtipagem do vírus.
Santa Catarina confirmou a transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavírus. Isso significa que não é mais possível identificar a origem das infecções registradas no Estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Superintendência de Vigilância em Saúde. Dos 58 casos identificados pelo LACEN, 35 foram confirmados e 23 ainda aguardam sequenciamento pela FIOCRUZ. Considerando que o Estado já tinha confirmado três casos até 27 de dezembro, Santa Catarina confirma o total de 41 casos da variante Ômicron, sendo um residente em Maringá no Paraná e 40 em Santa Catarina.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou a devolução de 366 milhões de reais ao governo do estado, fruto das economias do parlamento catarinense neste ano, como corte do uso de folhas para documentos, por exemplo. A informação é do presidente da Alesc MAURO DE NADAL. Em entrevista para a Peperi, ele comentou que este valor é histórico que dependeu do esforço dos parlamentares e servidores da Assembleia. O presidente comentou que na semana passada a mesa diretora deliberou e sugeriu ao estado onde poderiam ser investidos esses mais de 360 milhões. Dos recursos, 20 milhões já haviam sido doados em fevereiro para o enfrentamento da Covid-19. 100 milhões para área de infraestrutura, 150 milhões para Saúde na realização de cirurgias eletivas, 50 milhões para a Agricultura no combate à estiagem e 42 milhões para área da segurança Pública, dos quais 30 milhões de reais devem ir para PM e 12 milhões para Polícia Civil do estado.
Para o presidente da Alesc as críticas das entidades do estado sobre alguns projetos aprovados na última sessão foram baseadas em informações distorcidas divulgadas nas redes sociais. MAURO DE NADAL comentou que as entidades não tiveram o capricho de fazer uma leitura aprofundada dos projetos. Um dos projetos de maior repercussão votados pelos deputados, de acordo com o presidente, foi a pacotão de reajustes salariais para os servidores. Ele explicou que os projetos foram amadurecidos pelo governo e passaram por uma análise de uma comissão especial, pelas comissões permanentes e pelo plenário da Casa. Para o deputado, as propostas são importantes e necessárias para o funcionalismo catarinense e não irão atrapalhar a folha de pagamento em 2022.
Após 16 anos, a prefeitura do município de Guarujá do Sul retoma o programa de refinanciamento de dívidas. A última vez que o município contou com um programa similar foi em 2005. A informação é do fiscal de Tributos FRANCISCO JUNIOR MATTOS. Segundo ele, no último dia 17 o prefeito sancionou a lei que instituiu o programa de recuperação fiscal. Ele disse que foram mais de oito meses de análise com a equipe e administração para conceder aos pendentes uma oportunidade de regularizar a situação com o setor de tributos. Tanto pessoas físicas como jurídicas que possuem qualquer pendência com o município podem se beneficiar do programa. O fiscal informou que o programa vai propor uma redução de até 90 por cento de multas e juros. A dívida com o município gira em torno de meio milhão de reais. MATTOS explicou que a administração percebeu que a pandemia dificultou a regularização dos débitos por parte dos pendentes. Por isso, a prefeitura encaminhou nos últimos dias um projeto de lei que instituiu o chamado refis.
Os contribuintes de Guarujá do Sul que possuem dívidas como IPTU, ISS e taxas diversas vencidas até 31 de dezembro de 2020 terão o direito de renegociar as mesmas com a prefeitura. As dívidas do ano de 2021 não entram no programa de refinanciamento. Neste caso, a prefeitura possibilita o parcelamento em até 48 vezes, mas sem abatimento de juros e multas. O fiscal de Tributos FRANCISCO JUNIOR MATTOS, explicou que os 90 por cento de descontos serão concedidos aos que quitarem a dívida em parcela única. Para quem parcelar em até oito vezes, o desconto de juros e multas é de 80 por cento. Débitos parcelados em 12 vezes será concedido desconto de 70 por cento. 60 por cento para aqueles que escolherem saldar a dívida em 18 parcelas. Já os pendentes que solicitarem parcelar a dívida em 24 vezes terão 50 por cento de desconto de juros e multas.
Moda e tendência ditaram a escolha de roupas para passar a virada de 2021 para 2022. A declaração é do lojista LUCAS BRANDALISE. Ele explicou que neste ano o comércio notou essa mudança da tradicional peça de roupa branca para cores diversas. Os consumidores buscaram roupas de cores como preta, laranja e verde. Para o empresário, a mudança do branco para outra cor também pode ser explicado pela tendência dos signos que acabam ditando uma determinada cor. Como também os novos gostos e diversificação para a virada. BRANDALISE informou que a expectativa de aumento nas vendas neste ano é para variar entre cinco e dez por cento se comparado ao ano passado. O lojista também lembrou que os consumidores se anteciparam nas compras deste ano, tanto para o natal como para a virada. O lojista ainda disse que as vendas de natal em sua loja superou as expectativas, sendo que alguns presenteados acabam retornando para a loja e comprando outras mercadorias e consequentemente elevando o valor gasto no comércio local.
O colegiado de Turismo da Ameosc espera um crescimento de visitações na região extremo-oeste durante este período de festividades. Segundo o coordenador CLAITON NEUMANN, a expectativa é que o turismo regional cresça em torno de cinco por cento se comparado ao ano passado, quando a pandemia ainda estava ascendente. O coordenador lembrou que todos os municípios do extremo-oeste fizeram ou estão fazendo algum investimento para atrair turistas já nesta temporada como também na próxima, como é o caso de Palma Sola que abriu recentemente um roteiro turístico pelo interior. Na região, o coordenador ainda destacou os municípios de Guaraciaba e Anchieta, além de Itapiranga que investem fortemente no turismo. A projeção para as próximas de janeiro, a movimentação turística ainda deve se manter alta na região e o comércio local pode se beneficiar com este movimento.
A nova creche em Guarujá do Sul vai de encontro ao desenvolvimento do município pelos próximos anos. No Cedro Entrevista desta semana, o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, comentou que esta nova obra vai de encontro aos novos investimentos que estão sendo realizados no município, como a edificação do parque industrial. O chefe do executivo destacou que estes empreendimentos vão atrair novas famílias que necessitarão de creches e residências para deixar seus filhos e residir. Sobre residências sociais, o chefe do executivo disse que para o próximo ano foram incluídos no orçamento meio milhão de reais para serem investidos na aquisição e infraestrutura de um terreno. WESCHENFELDER ainda destacou que o município encontra um déficit no que diz respeito a habitação e, por isso, em 2022 a administração dará uma atenção para este investimento que também trará movimento econômico para o município.
A prefeitura de São José do Cedro recebeu na última quarta-feira a autorização da superintendência regional da Caixa para execução da obra através do programa Agropecuária Sustentável. Esta era a etapa que faltava para começo da pavimentação com pedras irregulares na estrada geral José Odalsi Link que liga a cidade até São Vendelino. O valor investido na obra será cerca de um milhão 376 mil reais com recursos do governo federal e contrapartida da prefeitura. Uma empresa de Pinhalzinho, que venceu a licitação, esteve no mês passado representada pelo proprietário conversando com a equipe da administração e da engenharia sobre prazos, compra de materiais e programação do serviço. O contrato prevê a execução de aproximadamente cinco quilômetros de calçamento na ligação da cidade até a localidade de Santo Inácio. A empresa fará também a drenagem pluvial e sinalização da via. O prazo de execução é de 11 meses.
A secretaria de Agricultura de Anchieta contabilizou os prejuízos causados pela estiagem que atinge o extremo-oeste. Segundo o secretário RAFAEL FERREIRA, o município registra perda de 25 por cento na produção de leite e 30 por cento nas lavouras de milhos e demais grãos cultivados pelos agricultores. São milhões de reais amargados em prejuízos provocados pela falta de chuva regular no município. Por isso, ele lembrou que a administração decretou situação de emergência e trabalha com racionamento de água para a população. FERREIRA comentou que as precipitações registradas nos últimos dias não foram suficientes para solucionar ou amenizar o problema. Em decorrência disso, todas as comunidades do interior possui pelo menos uma família atendida com o abastecimento de água realizado pela prefeitura. Já as áreas mais atingidas, o secretário citou as Linhas Aparecida, Nova Seara e Taquarussu. A secretaria realiza a entrega de água para consumo humano ou animal.
A estiagem também causou grandes danos nas lavouras e na produção leiteira, e o prejuízo somado passou dos 14 milhões de reais em Princesa. O coordenador da Defesa Civil SILVIO DA SILVEIRA, comentou que este prejuízo foi contabilizado entre início de setembro até entre novembro e dezembro deste ano. Para ele, este montante é extremamente elevado para o curto período dos dados contabilizados. O coordenador lembrou que devido a isso a administração de Princesa, em uma decisão conjunta, decretou situação de emergência devido a estiagem por 180 dias no município. SILVEIRA também comentou que o decreto foi emitido devido o desabastecimento que os agricultores estão enfrentando. Ele disse que são 33 famílias atendidas com o transporte de água, seja para consumo humano ou animal. Grande parte vai para o uso com os animais da propriedade. SILVIO destacou que as comunidades como Cruzeiro, Progresso, União e a região da Vista Alegre foram as localidades com menor registro de chuvas, o que leva a demanda por transporte de água.
2021 encerra com volume de chuvas abaixo se comparado ao registrado em 2020 na região de Guarujá do Sul. Os dados são da estação meteorológica de Dionísio Cerqueira. Os detalhes são do extensionista da Epagri de Guarujá do Sul LEUDIR DILLI. Segundo ele, este ano foram registrados 30 por cento de precipitações a menos se comparado ao ano passado. Isso significa que, da média de dois mil 170 milímetros esperados para aquele ano, foram registrados apenas mil 522 milímetros aproximadamente. Ou seja, choveu cerca de 70 por cento da média aguardada para 2020. Para este ano, eram previstos mais de mil 900 milímetros. Ao todo foram cerca de mil 170 milímetros de chuvas. Isso representa 59 por cento de precipitações registradas durante 2021. O extensionista salientou que em todos os meses do ano, se comparado a média histórica, as chuvas foram abaixo da média. Mas ele também lembrou que no mês de outubro choveu acima da média se comparado ao ano passado. DILLI destacou que estes dados devem ser utilizados para investir em sistemas ou caixas de água no próximo ano.
Fevereiro de 2021 foi o mês que menos choveu em Guarujá do Sul, segundo os dados da estação meteorológica de Dionísio Cerqueira. Conforme o extensionista da Epagri LEUNIR DILLI, no segundo mês deste ano foi registrado apenas seis milímetros de chuvas. Já no mês anterior, toda a região teve bons volumes, e são nestes períodos chuvosos que o agricultor e morador da cidade devem aproveitar para captar a água da chuva e utilizar nos meses de forte seca. Em janeiro foram registrados mais de 284 milímetros em Guarujá. DILLI salientou que durante este ano, o escritório da Epagri encaminhou cinco projetos de reservação de água que somam mais de dois milhões de litros. O total dos projetos chega a 228 mil reais que serão acessados através do programa do governo estadual.
As precipitações registradas na última quarta-feira em São José do Cedro não foram bem distribuídas pela cidade e interior. A declaração é do vice-prefeito ELMAR HENTZ, responsável pela pasta de Agricultura. Na região da Linha Santo Antônio foram registrados cerca de 45 milímetros. Já na região da Linha Aurora, foram registrados três milímetros. Na avaliação do vice o município necessitaria de três anos com chuvas regulares para recuperar o déficit de precipitações. HENTZ ainda lembrou que este ano iniciou bem diferente do que o encerramento, tendo em vista que em janeiro foram registrados de mais de 500 milímetros de chuvas. Devido a estas chuvas mal distribuídas, é necessário fazer uma avaliação sobre o uso da água e quais atitudes a população pode adotar frente a este impasse. O secretário comentou que as fontes de água tiveram redução nos últimos anos, ao contrário da demanda que tem aumentado em São José do Cedro. Este efeito é registrado principalmente nas propriedades que fazem o uso contínuo da água, onde cada bovino necessita cerca de 120 litros para consumo e higienização.
A situação da estiagem está sendo registrada desde 2019 e a cada ano que passa a administração de São José do Cedro está preocupada com a disponibilização de poços artesianos. O vice ELMAR HENTZ, comentou que recentemente alguns poços artesianos secaram e não tem mais capacidade de fornecer água aos moradores. Por isso, a orientação é armazenar água da chuva para uso durante estes períodos.
Cerca de 40 lideranças de São José do Cedro e região participaram do programa Retrospectiva 2021 Perspectiva 2022 da Rádio Cedro FM. O programa é tradicional em todas as emissoras da Peperi e reúne prefeitos e vices, secretários, vereadores e demais autoridades. O primeiro convidado foi o padre da Igreja Matriz São José, SÉRGIO MELZ, que avaliou seu trabalho como responsável pela Matriz no município. Para ele, o ano foi bastante difícil devido a pandemia da Covid-19, mas mesmo assim foi possível realizar as missas presencialmente. Sendo que durante o pico das infecções não foi possível se reunir na Matriz. O vigário citou a importância da Rádio Cedro nas transmissões das missas para os fiéis. A emissora recebeu na sequência o extensionista da Epagri de Princesa LEANDRO HUBNER, que lembrou do atual momento vivenciado pela agricultura. Já a presidente da Acepro MARIA VOGT, comentou sobre a importância dos brechós realizados durante o ano visando manter as atividades.
Também esteve em nossos estúdios o delegado da comarca de São José do Cedro SANDRO ZANCANARO, que salientou os trabalhos contra o tráfico de drogas na região. O comandante da PM CLEITON TRECCO, também esteve presente e destacou os serviços para garantir a segurança da população. A secretária de Educação TÂNIA DOS SANTOS, comentou sobre o ano nas unidades escolares que tiveram que se reinventar para atender os alunos em meio a pandemia. TÂNIA, que foi eleita vereadora em 2020, vai deixar a pasta de Educação e no próximo ano assume uma cadeira na Câmara de Vereadores. O presidente do legislativo ENIO CAROSSI, disse que 2021 foi desafiador e está otimista com o novo ano. Já na avaliação do secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, a partir da próxima segunda-feira a prefeitura retoma os trabalhos com o novo sistema, sendo que nos últimos dias os setores estavam recebendo os trabalhos. A gestora da Unidade Prisional Avançada LIA ZOZ, relatou que neste ano a unidade não registrou fugas de apenados. Ele disse que esta é uma das principais preocupações da UPA.
O prefeito de Princesa e até então presidente da Ameosc EDILSON VOLKWEIS, esteve na Retrospectiva 2021 e Perspectiva 2022 e lembrou dos trabalhos desenvolvidos no ano que foram positivos e encerra 2020 com superávit nos cofres públicos do município. A perspectiva para o próximo ano em Princesa é seguir o planejamento elaborado pela administração e dentre elas a continuação da construção do ginásio municipal, além de contratar novos profissionais para a saúde e educação. Para o primeiro semestre, Princesa deve ser contemplada com investimentos que superam os sete milhões de reais. Já o presidente eleito da Ameosc e prefeito de Anchieta IVAN CANCI, destacou que o município teve um crescimento de 38 por cento na economia, mesmo com a pandemia e estiagem que atinge a região. A secretária de Desenvolvimento KELLY FIGUEIRÓ, destacou entres diversos assuntos o grande número de vagas de empregos no município que chegam a 600. Sendo que o município iniciou o ano com falta de vagas.
O prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Conder CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, lembrou dos 15 milhões de reais em investimentos no município, superando as expectativas de valores projetados pela administração. O vice NOÉ BENETTI também esteve presente no programa e avaliou o ano positivamente. O vice-prefeito de São José do Cedro, ELMAR HENTZ, destacou um ano positivo apesar dos impasses enfrentados e projetou para 2022 a construção e abertura da Casa do Agricultor, além de outras obras e trabalhos. O prefeito de São José do Cedro JOÃO DE ANDRANDE, destacou que este ano foi bastante desafiador para o setor público devido as leis que limitavam gastos. Ele ainda disse que para o próximo ano o município vai receber diversos investimentos, principalmente na área da saúde.
Na tarde de ontem, por volta das 13 e 30, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma saída de pista seguida de colisão frontal contra árvores na Linha Dalto Filho, SC-305, Guaraciaba, nas proximidades do trevo de acesso à BR-163. Segundo os socorristas, um homem de 28 anos de idade, que conduzia um Gol com placas de São Miguel do Oeste, estava preso às ferragens. Ele foi encontrado consciente e orientado com ferimentos pelo corpo. Os bombeiros relataram que a vítima apresentava ferimento no joelho da perna esquerda e reclamava de dor na perna direita, além de dores nas costas. Foi necessário expandir o painel, cortar as dobradiças dos bancos traseiros e rebater o banco do motorista para a retirada da vítima. Ele foi encaminhado num primeiro momento para atendimento médico em Guaraciaba. Na sequência foi levado para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste devido à fratura no joelho. Ele passou por exames e apresenta quadro de saúde estável.
O Corpo de Bombeiros de Anchieta foi acionado na manhã de ontem, por volta das 11 horas e 55 minutos, para atender uma ocorrência de incêndio em residência na Linha Sede Ouro, interior de Romelândia. Quando os bombeiros chegaram no local encontraram a casa, de 63 metros quadrados, já tomada pelas chamas, sendo realizado apenas o rescaldo. Foram utilizados cerca de 500 litros de água. No local foi encontrado um corpo carbonizado e suspeita-se que seja de um caseiro que estaria na casa e até então não tinha-se conhecimento do mesmo.