ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 03/01/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 87 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

QASSEM SOLEIMAN, chefe da Guarda Revolucionária do Irã e um dos homens mais poderosos do país, morreu em um ataque aéreo dos Estados Unidos nesta quinta-feira em Bagdá. O Pentágono confirmou o bombardeio e disse que a ordem partiu do presidente DONALD TRUMP. Em nota, o órgão culpou SOLEIMANI por mortes de americanos no Oriente Médio e afirmou que o objetivo foi deter planos de futuros ataques iranianos. O líder supremo do Irã, o aiatolá ALI KHAMENEI, disse nesta sexta-feira que a morte de QASSEM SOLEIMANI irá dobrar a motivação da resistência contra os Estados Unidos e Israel.

JULIÁN CASTRO, ex-secretário de Habitação do ex-presidente americano BARACK OBAMA, desistiu nesta quinta-feira de sua candidatura à presidência dos Estados Unidos. Ele anunciou a suspensão de sua campanha pelo Twitter. JULIÁN CASTRO era o único candidato latino na corrida pela presidência dos Estados Unidos este ano, que terão eleições em três de novembro. Com a desistência dele, o Partido Democrata, rival de DONALD TRUMP, agora tem 14 concorrentes à nomeação, entre eles, o ex-vice-presidente JOE BIDEN.

A atividade econômica do Chile contraiu três vírgula três por cento em novembro puxada pelo declínio na atividade mineradora, com o impacto de quase dois meses de protestos começando a ser sentido no principal produtor de cobre do mundo. Esse número aumenta a queda de três vírgula quatro por cento em outubro, mês em que a crise social eclodiu no Chile. Os protestos têm abalado o país desde outubro, deixando 26 mortos até agora e causando bilhões em perdas para empresas privadas e para a infraestrutura pública. Manifestações, tumultos e saques às vezes violentos levaram o banco central a reduzir as previsões de crescimento, investimento e demanda para 2020.

A Caixa Econômica Federal informou que 56 milhões e 300 mil dos 96 milhões de trabalhadores fizeram os saques imediatos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de até 500 reais. Além disso, foram pagos 24 bilhões e 700 milhões do total de 40 bilhões liberados. Ou seja, 59 por cento dos trabalhadores sacaram 62 por cento dos recursos. Os saques imediatos do FGTS começaram em setembro para os correntistas da Caixa, que tiveram o crédito automático em conta, e em outubro para não correntistas. Agora, com o fim desse calendário, quem ainda não sacou o dinheiro, independente do mês em que nasceu, tem até o dia 31 de março para fazer a retirada.

Promulgada em setembro do ano passado, após ser foco de tensão entre o Poder Executivo e o Congresso, a Lei do abuso de autoridade, entrou em vigor nesta sexta-feira e provoca mudanças importantes no curso de processos penais e investigações pelo país. A medida gera impacto imediato na conduta de juízes, do Ministério Público e da polícia. Os principais pontos da nova lei se baseiam em experiências que resultaram de ações da Operação Lava-Jato. A lei por exemplo, determina a prisão de um a quatro anos para o juiz que “decretar medida de privação da liberdade em manifesta desconformidade com as hipóteses legais”. A mesma pena está prevista para o magistrado que deixar de “deferir liminar ou ordem de habeas corpus, quando manifestamente cabível”.

A balança comercial brasileira registrou superávit de 46 bilhões 674 milhões de dólares em todo ano de 2019, o pior dos últimos quatro anos. A informação é do Ministério da Economia. O resultado positivo do ano passado registrou uma queda de 19 vírgula seis por cento em relação ao ano de 2018, quando as exportações superaram as compras do exterior em 58 bilhões de dólares. O recuo do superávit comercial aconteceu em um contexto de menor crescimento da economia e, também, do comércio mundial. Além disso, também sofreu as consequências da crise econômica na Argentina e da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

O site Mercado Livre foi multado em um milhão de reais pelo Procon Santa Catarina por manter anúncios de emagrecedores investigados em sua plataforma de vendas. A empresa terá o prazo de 10 dias para fazer o pagamento, contando a partir de quinta-feira. O comércio de emagrecedores vendidos pela internet foi tema da série de reportagens produzida pela NSC TV em setembro de 2019. Após a publicação das reportagens, o Procon entrou com uma medida cautelar contra redes sociais e plataformas de classificados online que permitiam a venda desses emagrecedores. De acordo com o órgão, a empresa multada foi a única que manteve os anúncios.

Os hotéis e pousadas de Florianópolis registraram neste Réveillon a maior taxa de ocupação para o período dos últimos 10 anos. A média geral de ocupação na cidade foi de 96 vírgula cinco por cento dos leitos ocupados, um aumento de um vírgula três por cento em comparação com a virada de ano de 2018 para 2019. Este foi o segundo ano consecutivo de alta na taxa de ocupação. O percentual leva em conta uma pesquisa feita com 62 estabelecimentos da região, responsáveis por seis mil e 200 leitos. Além do Réveillon recorde, o setor do turismo também comemora bons números de hospedagem no Natal quando a taxa de ocupação chegou a 65 vírgula nove por cento, um crescimento de quase oito por cento.

Cinquenta e nove mulheres morreram em Santa Catarina vítimas de feminicídio no ano de 2019. A informação é da Secretaria de Segurança Pública. O número é 40 por cento maior que o registrado no ano anterior, quando 42 mulheres morreram pelo crime. São considerados feminicídios os casos em que mulheres são mortas no âmbito de violência doméstica ou pela condição de serem mulheres. Em geral, a violência envolve companheiros ou ex-companheiros das vítimas. O número de 2019 é o maior dos últimos três anos e o índice voltou a registrar alta após dois anos consecutivos de queda. Em 2016, primeiro ano completo com a tipificação de feminicídio em vigor, 54 mulheres foram assassinadas em Santa Catarina. No ano seguinte, foram 52, passando para as 42 mortes em 2018.

Mega da Virada teve um volante ganhador de Campo Erê. Ele está entre os 77 mil e 55 ganhadores da quadra. Os números acertados foram: 38, 40, 57 e 58. Os outros dois números apostados e que não foram sorteados são: 9 e 26. Para fechar o grande prêmio da Megasena, faltava acertar os números 3 e 35. A pessoa de Campo Erê que acertou a quadra retira na lotérica mil e 99 reais com 78 centavos. O ganhador da Mega de Santa Catarina é de Criciúma e levou mais de 76 milhões de reais.

Aposta realizada em Quilombo fatura mais de cinco milhões da Quina. A Quina sorteou na noite de ontem, o concurso 5160, que estava acumulado em mais de 11 milhões. Dois apostadores acertaram todos os números, sendo um da cidade de Coração de MariaBahia e o outro da cidade de QuilomboSanta Catarina. Cada um deverá receber cinco milhões 914 mil e 308 reais de acordo com a publicação no site da Caixa. As dezenas sorteadas foram: 10, 29, 44, 56 e 69. 124 apostas acertaram a quadra e cada uma receberá oito mil 215 reais e 15 centavos. 11 mil, 125 pessoal acertaram o terno e cada um receberá 137 reais e 69 centavos. 261 mil, 380 bilhetes vão receber três reais e 22 centavos por terem acertado o duque.

2019 foi de batalhas e bênçãos para todos. Assim define o ano, o Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular de Campo Erê, ROMEUZITO SERAFINI. Ele fala que apesar das dificuldades, os projetos de sua Igreja foram realizados. Entre eles, cita: a pavimentação asfáltica em frente à igreja em parceria com deputado, troca das cadeiras de plástico por estofadas e ampliação do templo.

Secretaria de assistência social conta com mais um veículo. Quem comenta é ADEMAR ALBERTON, secretário da pasta. O carro é uma SPIN com sete lugares, o que, de acordo com ele vai ajudar muito nas ações da secretaria, que transporta muitas pessoas no dia-dia para diversas ações. O secretário afirma que fica feliz com mais um equipamento que fica à disposição da sua pasta. Assim, afirma que pode se oferecer um trabalho ainda melhor à população.

Economia do município teve altos e baixos. O comentário é de JOÃO DOTTO – presidente da AciceCDL de Campo Erê. Ele considera essa variação normal porque existem períodos mais aquecidos para o comércio como Páscoa, Dia das Mães e Fim de Ano. O dirigente acrescenta que as lojas sentiram bastante as crises do leite. Os lojistas também recebem a influência da política econômica nacional como as taxas de juro.

“Precisamos ser otimistas para encarar o ano novo”. É o que pensa o presidente da AciceCDL. JOÃO informa que uma das metas dessas entidades é levar sempre mais informação ao associado, preparando cada um para a concorrência. Acrescenta que é importante o empresário ofereça cada vez mais qualidade para sua clientela para que ela não busque as mercadorias que precisa fora.

2019: Ano de várias lutas para manutenção de conquistas. A declaração é de ISOLETE LUDWIG – Presidente do Sintraf de Campo Erê. Ela fala que embora esteja começando agora os trabalhos na entidade, já vinha acompanhando as ações durante o último ano. Segundo a Presidente, um ponto importante para esse ano foi a conclusão do curso Terra Solidária, que proporcionou a formação de novas lideranças. Essa ação é defendida pela presidente, pois para ela é muito importante para a região, bem como para o povo estar engajado participando das lutas com a entidade.

Presidente do Sintraf prevê muita luta para o próximo ano. ISOLETE salienta que alguns dos pontos mais importantes a serem atingidos em 2020, são a união do sindicato, a ida as bases e a discussão de pontos chave como a permanência do jovem na agricultura. A Presidente ainda conta que a entidade tem desenvolvido um projeto sobre a sucessão familiar nas atividades agrícolas, ponto muito importante. A coordenadora regional encerra sua fala dizendo que vai avaliar quais os erros e acertos no ano de 2019, e dar continuidade ao ótimo serviço iniciado na gestão passada.

2019 foi um ano de muito trabalho para valorização da categoria. Assim define VANDERLEI GALINA - Presidente do Sindicato dos professores municipais de Marmeleiro. Ele fala que busca sempre ouvir a classe, fazer reuniões e traçar metas com os membros da diretoria, para uma gestão democrática e participativa. O presidente diz que, apesar dos esforços, nem todos os objetivos de 2019 foram alcançados. Observa que o difícil momento em que se encontra o país, afetou de maneira negativa todas as esferas, desde a municipal, estadual e nacional. GALINA manifesta sua opinião, dizendo que sente por parte dos governantes a falta de valorização da categoria representada pelo sindicato.

Presidente do Simpromar espera que 2020 seja um ano positivo comparado a 2019. VANDERLEI afirma que o sindicato continua com seu trabalho por amor à camisa. Conta que, além dele, treze professores compõem a diretoria da entidade, realizando além do trabalho no Sindicato, também atividades em sala de aula. VANDERLEI lembra que 2020 é um ano eleitoral, e coloca como prioridade da entidade, a valorização da categoria.

2019 foi um ano bastante proveitoso para o Legislativo de Campo Erê. Quem avalia é presidente REASILVA RAIMÔNDI. Segundo ela, todos os projetos foram aprovados, sem nenhuma rejeição. Agindo assim, relata, a câmara procurou trabalhar em conjunto com a prefeitura. Lembra das reformas que foram feitas pelo presidente anterior, com pinturas e aquisição de móveis novos.

Esse vai ser um ano muito importante porque vai haver eleições municipais. REASILVA acredita que a maioria dos 9 vereadores de Campo Erê vão concorrer a reeleição. Vereador não precisa se licenciar do cargo na busca dos votos. A presidente quer uma Câmara de Vereadores unida, entendendo que se trata da segunda casa de cada legislador.

Aquisições e avanços definem como boa avaliação de 2019. A frase é de GUSTAVO SUTILLI, Bombeiro Militar em Campo Erê. Ele salienta que no ano que passou foram atendidas um total de mil quatrocentas e dezenove ocorrências, fechando o ano com uma média de aproximadamente quatro atendimentos por dia. Desse total, foram mil 356 no município de Campo Erê, que correspondem a 102 acidentes, 50 incêndios, 977 atendimentos pré-hospitalares e 227 ocorrências diversas. Em Saltinho foram: 11 acidentes, 12 incêndios, sete atendimentos pré-hospitalares, além de seis ocorrências de prevenção. Já em São Bernardino foi registrado 27 ocorrências: três acidentes de trânsito, sete incêndios, cinco atendimentos pré- hospitalares, mais doze atendimentos diversos.

Em 2020 o mais importante é dar continuidade na qualificação do efetivo. O bombeiro GUSTAVO SUTILLI, conta que para esse ano, o planejamento é a implantação de vários cursos e instruções no quartel do município, melhorando ainda mais o atendimento a comunidade. Outro objetivo destacado por SUTILLI, se refere a busca de parcerias para aquisição de uma nova viatura e mais equipamentos. Mais um ponto citado pelo bombeiro se trata da interação com a comunidade.

Polícia Militar Rodoviária encerra ano com aumento no número de mortes nas rodovias. De acordo com o comandante do Posto 12, sargento SÉRGIO BECKER, 2019 foi um ano negativo em relação ao número de ocorrências registradas nas rodovias estaduais. Ele cita que de um total de 272 acidentes na área de abrangência da terceira companhia com sede em Iporã do Oeste, mas que abrange os postos de Bom Jesus e São Lourenço do Oeste, houve um total de 14 vítimas fatais. Destas, oito mortes envolveram acidentes com motos. O sargento afirma que exige maior atenção da polícia a esse tipo de veículo. BECKER avalia que o aumento nas ocorrências se deve em função do maior fluxo de veículos, apesar da fiscalização ocorrer 24 horas para inibir infrações.

Fator positivo do ano é o aumento no efetivo nos três postos rodoviários. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, que abrange também os postos de Bom Jesus e São Lourenço do Oeste, recebeu sete novos policiais que integram o Tático Ostensivo Rodoviário, o TOR. O sargento SÉRGIO BECKER cita também a entrega de uma SW4, já em uso pelo TOR, e mais duas Ranger que serão entregues agora em janeiro.

Para quem for viajar, a orientação aos motoristas é que verifiquem as condições do veículo. BECKER, destaca que a documentação deve estar em dia, e todos os passageiros devem utilizar o cinto de segurança ou a cadeirinha, de acordo com a idade da criança. O sargento chama atenção ainda para o uso de celular que tem sido um dos principais motivos de acidentes, por isso deve ser evitado. Reforça ainda que álcool e direção não combinam.

Bicicleta é furtada e recuperada. Por volta das 14 horas de ontem, a equipe policial foi informada de uma ocorrência de furto que havia acontecido a poucos instantes, onde um homem teria furtado uma bicicleta de cor laranja com cesta preta na frente de funcionária da CVC viagens, em Francisco Beltrão. Durante patrulhamento populares informaram as características do autor. Em continuidade às buscas, na Rua São Paulo esquina com Rua Tenente Camargo, foi avistado e abordado o homem com as características informadas empurrando o objeto do furto. Objeto do furto e o autor foram encaminhados até a delegacia.

Polícia recupera moto foi furtada. O veículo foi furtado ontem no loteamento Wolfarth, em São Lourenço do Oeste, mas foi logo recuperada pela Polícia Militar com a ajuda de moradores. Segundo a Polícia, um jovem de 18 anos, dono da moto Honda 150 Titan, informou sobre o furto às 22 horas e dez minutos, dizendo que a moto estava em frente de uma casa. A Polícia prendeu outro jovem de 18 anos pelo furto do veículo, que estava escondido atrás da casa do autor.

Saída de pista deixa mulher ferida na SC 305. O acidente ocorreu na manhã de hoje, em Campo Erê, saída para São Lourenço do Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, a vítima que dirigia um Celta, placas de São Bernardino, sofreu ferimentos leves, mas estava bastante nervosa e foi levada para atendimento médico. Ela disse a guarnição que devido as condições da rodovia com bastante buracos, acabou furando um pneu, perdendo o controle da direção e saindo da pista. A Polícia Militar Rodoviária foi acionada.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.