-PANDEMIA ATRASOU MAIS DE UM MILHÃO DE CIRURGIAS NO BRASIL
-GOVERNADOR DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SANTA CATARINA
-CUSTO DA CESTA BÁSICA VARIA ENTRE 5% E 10% NESTE FINAL DE ANO
-CONFRATERNIZAÇÃO ENCERRA ATIVIDADES DO ANO COM IDOSOS
-JOSÉ DE ARAÚJO VOLTA ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DO CONSELEITE
-ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL REFORÇA USO DE MÁSCARA
-NOVA DIRETORIA ASSUME APAE COM OBRAS DE R$ 1,5 MILHÃO
-DOAÇÃO AOS BOMBEIROS PODE SER FEITA PELA FATURA DE LUZ
-JOVEM FICA FERIDO APÓS LEVAR GOLPES DE FACÃO
-HOMEM DESCUMPRE MEDIDA PROTETIVA E ACABA PRESO
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão é de condições nubladas com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A mínima desta manhã foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que a Ucrânia entregou, nesta quinta-feira, 50 militares russos capturados, na mais recente troca de prisioneiros entre os dois países. Mais cedo no mesmo dia, a principal autoridade instalada pelo governo russo na região parcialmente ocupada de Donetsk, na Ucrânia, afirmou que Moscou e Kiev repassariam, cada um, 50 prisioneiros de guerra. A Rússia destacou que enviaria os libertados a Moscou para exames médicos e reabilitação. Também nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, SERGEI LAVROV, acusou os Estados Unidos e a Otan de desempenhar um papel direto e perigoso na guerra.
Os presidentes dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e da França, EMMANUEL MACRON, se encontraram na Casa Branca nesta quinta-feira, para comemorar mais de 200 anos de relações entre Estados Unidos e França. Os líderes também celebraram uma aliança renovada na luta contra a invasão russa da Ucrânia. O líder norte-americano deu as boas-vindas à França como “o aliado mais antigo e parceiro inabalável na causa da liberdade” no discurso de abertura da cerimônia. Ambos os líderes celebraram a aliança de seus países contra o presidente russo PUTIN, como defensores da democracia.
O Congresso do Peru aprovou na quinta-feira uma moção para iniciar o processo de impeachment contra o presidente PEDRO CASTILLO. O movimento, promovido por legisladores da oposição, marca a terceira tentativa formal de derrubar o líder de esquerda desde que ele assumiu o cargo em 2021. Mais cedo na quinta-feira, a missão de alto nível da Organização dos Estados Americanos recomendou uma "trégua política" entre o Executivo e o Legislativo do Peru, ao entregar seu relatório preliminar sobre sua visita ao país no fim de novembro.
Em decorrência da pandemia de Covid-19, o SUS está com mais de um milhão de procedimentos hospitalares em atraso, em comparação aos anos anteriores, de 2014 a 2019. Os dados são de um documento elaborado por pesquisadores do Monitora Covid-19, da Fiocruz e do Proadess, Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde. A região Sul apresentou uma melhora na realização dos procedimentos hospitalares desde 2020, mas acumulou 262 mil 873 processos em atraso, especialmente cirurgias do aparelho digestivo, do aparelho geniturinário, do aparelho circulatório e das vias aéreas superiores.
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira a favor da tese da revisão da vida toda. Os ministros decidiram que os segurados podem escolher a regra mais vantajosa para o cálculo da aposentadoria pelo INSS com o placar de seis a cinco pela aprovação. A mudança vale para quem se aposentou nos últimos dez anos, desde que tenha dado entrada no pedido de aposentadoria antes da Reforma da Previdência de 2019. O Congresso Nacional mudou, em 1999, a forma de apuração dos salários para calcular a aposentadoria dos segurados do INSS. Até então, o cálculo era feito a partir da média dos 36 últimos salários de contribuição.
O IBGE revisou para cima o crescimento do Produto Interno Bruto de 2021 de quatro vírgula seis para cinco por cento. O novo cálculo é reflexo dos reajustes nos setores de agropecuária, que passou de queda de zero vírgula dois para alta de zero vírgula três por cento. Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto da indústria deve crescer quatro vírgula oito por cento e o setor de serviços, cinco vírgula três por cento. O crescimento da economia acumula alta de três por cento nos últimos 12 meses.
O governador eleito de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, anunciou no fim da tarde desta quinta-feira, que o Ministro do Desenvolvimento Regional, DANIEL FERREIRA, virá a Santa Catarina na próxima semana para reunião com deputados e senadores da bancada federal catarinense e avaliar os estragos feitos pelas chuvas dos últimos dias. O encontroestá previsto para acontecer na sede da Defesa Civil estadual. FERREIRA acompanhará a situação das cidades que sofreram perdas e ouvirá os pleitos dos representantes do estado. O pedido da visita do ministro surgiu na reunião do fórum parlamentar catarinense e de representantes da defesa civil nacional, que aconteceu nesta semana, em Brasília. O ministério do desenvolvimento regional é a pasta responsável por liberação de recursos por perdas em desastres naturais.
Santa Catarina decretou situação de emergência nesta quinta-feira após seis dias de fortes chuvas. A medida foi anunciada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA durante reunião na sede da Defesa Civil, em Florianópolis. A medida facilita as ações do Estado para o atendimento, assistência às vítimas e recuperação dos municípios afetados. Duas pessoas morreram em decorrência dos temporais. As regiões do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis concentram os prejuízos, com cidades ilhadas e graves enchentes. Ao todo, 882 pessoas estão desalojadas e 195 desabrigadas. Pelo menos 17 cidades catarinenses já decretaram situação de emergência.
A Assembleia Legislativa anunciou a doação de cinco milhões de reais para a Defesa Civil do Estado com objetivo de reforçar as ações de apoio à população afetada pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias em Santa Catarina. A decisão foi informada ao Poder Executivo em ofício remetido nesta quarta-feira pela presidência da Casa. O repasse dos recursos foi aprovado pela Mesa Diretora, que acatou a iniciativa proposta pelos parlamentares. A medida foi motivada pela mobilização vivida no Estado para o enfrentamento dos prejuízos materiais e humanos causados pelas intensas chuvas. O montante disponibilizado para o governo estadual é fruto de economia de recursos da administração da Assembleia e do conjunto dos parlamentares.
A AMEOSC vai realizar no próximo dia 7 uma reunião entre os integrantes do colegiado de Turismo para definição do novo coordenador e avaliação das atividades deste ano. A informação é do secretário Executivo AIRTON FONTANA. O encontro vai debater os assuntos abordados na Conferência Internacional de Turismo realizada na Espanha para implantação no extremo-oeste. Com o final de ano, outros colegiados devem se reunir para discutir o plano de atividades do ano seguinte. Assim, o colegiado de Agricultura da entidade estará reunindo os secretários do setor dos 19 municípios, juntamente com a Epagri e Cidasc, para avaliar o plano estratégico das atividades de 2023. Esta reunião está marcada para acontecer no dia 8 do mês que vem. Ele ainda citou a reunião do colegiado de Defesa Civil que será realizada no dia 9 de Dezembro e contará com a presença dos servidores estaduais do órgão. Neste dia, pela parte da amanhã vai acontecer as discussões e à tarde será feita uma visita às comunidades atingidas pelo tornado em Guaraciaba.
A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina – AMEOSC, por meio do Colegiado de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira uma importante reunião no auditório da entidade. Na oportunidade, foram realizadas palestras com o objetivo de capacitar trabalhadores e gestores que atuam no Sistema Único de Assistência Social dos municípios associados. Pela manhã, a psicóloga LUCIANE MARIN abordou o assunto “Autocuidado e amor próprio”. Em seguida, foi realizada a eleição da nova coordenação do colegiado. No período vespertino, a assistente social e assessora em Políticas Públicas da Fecam realizou uma palestra sobre Serviço de Família Acolhedora e Apadrinhamento Afetivo de crianças e adolescentes. A partir de janeiro de 2023, a nova coordenação será composta por: Diretoria Presidente: ANDRESSA BRUGNEROTTO, secretária de Assistência Social em Descanso.
As formações continuadas efetuadas pela coordenadoria regional de Educação se encaminham para encerramento. Algumas capacitações foram finalizadas durante o ano letivo e outras ficaram para fechamento neste final de ano. A informação é da integradora Educacional SILVANE DE OLIVEIRA. O processo de formação foi acompanhado pela secretaria de Estado da Educação, assim como de profissionais de universidades. Na quarta-feira foi finalizado o curso com o grupo de professores do ensino fundamental. Entre as ações realizadas estava formas de aprendizados, a exemplo, de brincadeiras e jogos que auxiliam na alfabetização do aluno. Além de atender as demandas dos estudantes desta nova geração. Para ela, um bom processo educacional é fundamental para garantir o aprendizado em anos posteriores. Na avaliação dela esses momentos contribuem na capacitação visando entender o papel do professor perante um novo modelo de estudos. Para o próximo ano, o objetivo é focar no preparo de professores dos anos finais.
Entre os dias 22 e 24 de Novembro, as nutricionistas da secretaria de Saúde de São José do Cedro promoveram ações voltadas ao programa Crescer Saudável, visando o estímulo à alimentação saudável e adequada. Como também o incentivo à leitura e boas práticas de higiene pessoal no âmbito das escolas municipais, agregando novos saberes e reforçando a prevenção e cuidado da obesidade infantil. As atividades desenvolvidas englobam a aplicação da “Cabra Cega dos Alimentos” com os alunos do primeiro e segundo ano de ambos os turnos, com faixa etária entre 6 a 7 anos. A dinâmica consiste em estimular o conhecimento de alimentos utilizando sentidos como tato e olfato, onde cada aluno vendado e com o auxílio dos demais colegas adivinhar de qual alimento se tratava. Na segunda ação elaborada pelas nutricionistas envolveu a aplicação da leitura do gibi “Turma da Mônica: Alimentação Saudável” material disponibilizado pelo Governo Federal para distribuição nas entidades, nas turmas do terceiro ao quinto ano.
As obras de reforma e ampliação da APAE Martinho Burger continuarão na gestão eleita esta semana em Anchieta. São mais de um milhão e 566 mil reais sendo aplicados em melhorias na escola especial. A atual presidente IVONE SAMPAIO, comentou que as obras deram início no mês de setembro após empenhos dos recursos por parte do governo de Santa Catarina. Assim, a nova presidente eleita, ADRIANA VIEIRA, dará prosseguimento aos serviços no educandário. As verbas públicas vão possibilitar a construção de três salas, auditório, banheiros, garagem e reformas para acessibilidade. Parte deste montante também conseguirá dar início a construção de uma piscina na escola, porém para concluir será necessário buscar recursos externos. A presidente atual garante que estará empenhada na busca de verbas. Apesar de deixar o cargo no dia 31 de Dezembro, IVONE vai continuar fazendo parte da equipe administrativa da unidade. Com isso, ela poderá auxiliar a nova gestora na continuidade dos serviços em andamento na APAE de Anchieta.
O trabalho da atual presidente da APAE Martinho Burger se estende a região de São José do Cedro. IVONE SAMPAIO, conselheira Regional das 9 unidades especiais, acompanha a escolha da diretoria das demais cidades. Nesta regional, apenas a APAE de Guarujá do Sul ainda não definiu quem será a nova presidente, o que deve ocorrer na semana que vem. Nas 9 Apaes a qual é responsável, apenas a escola especial de Campo Erê teve duas chapas disputando a direção. A conselheira destacou que os pais devem participar das ações internas e externas das escolas. Cada unidade deve contar com ao menos 30 por cento dos cargos formados por pais. IVONE admitiu que algumas cidades enfrentam certas dificuldades nisso. Porém, ela destacou que os novos presidentes precisam seguir o protocolo.
JOSÉ DE ARAÚJO voltou ao cargo de presidente do Conseleite e assumiu a presidência num momento bastante conturbado no setor leiteiro de Santa Catarina. Conforme ele, o momento é bastante preocupante com a desistência da atividade por parte dos produtores e o preço do leite em queda. O alto custo de produção também é outro ponto de preocupação da empresa. Na avaliação dele, reassumir o cargo foi um grande desafio em virtude do atual momento. Porém, o presidente afirmou que já está em tratativas com as indústrias para chegar em um acordo que seja bom para ambos os lados. Durante uma das reuniões com a equipe técnica, foi debatido sobre a independência do setor em relação ao leite UHT. A decisão desta equipe foi apostar na produção de queijos, o qual agrega valor expressivo de mercado e garantir a indústria e o produtor trabalhar com as margens. Para ele, esse acordo representa um fechamento de ano bastante positivo. A sugestão do Conseleite de preço para o leite padrão ficou em dois reais e 58 centavos para dezembro.
2023 será um ano de bastante mudança no setor leiteiro em Santa Catarina. Novos governantes é uma das principais mudanças do ano que vem. O presidente do Conseleite JOSÉ DE ARAÚJO, comentou que a projeção do novo ano ainda é uma incógnita, já que será necessário aguardar o que vai acontecer nos próximos 12 meses. Mas ele garantiu que as decisões serão tomadas com pulso firme, visando garantir a continuidade da atividade no Estado catarinense. Para ele, a desistência de alguns produtores ainda é muito precipitada mesmo em cenário desfavorável. Por isso, é necessário que os produtores tenham cautela nas tomadas de decisões que nortearão o rumo da propriedade em 2023. ARAÚJO salientou que as equipes técnicas dos setores envolvidos, como Sindileite, se reúnem periodicamente para discutir os próximos passos a serem dados. Desta maneira, garantindo que o produtor, a indústria e os consumidores paguem o preço justo pelo leite consumido.
O preço dos produtos da cesta básica altera de valores conforme a oscilação do Dólar. Com a valorização da moeda norte-americana frente ao Real os itens incluídos na cesta básica são afetados. A declaração é do supermercadista de São José do Cedro AIRTON GALLERT. O aumento registrado foi de 5 a 10 por cento, dependendo do produto. Apesar disso, conforme ele, pode-se notar uma oscilação dentro de um quadro de estabilidade. Já em relação ao setor de hortifrutigranjeiro a oferta continua boa, assim aponta para tendência dos valores serem reduzidos nas próximas semanas. O empresário acredita que este aumento registrado pode cair até o final de ano com a desvalorização do Dólar frente ao real. Quanto ao preço das caixinhas de leite, ele comentou que nos dois meses passados houve certa estabilização. Mas agora no final de ano e período de safra, o preço tende a cair no mercado afetando o produtor que terá queda no ganho por litro. Já em relação ao setor de carne, o valor pode aumentar com a elevação da exportação.
Depois que as secretarias de Saúde dos municípios da comarca voltarem a orientar a população sobre uso de proteção facial, o hospital de São José do Cedro reforçou o uso de máscara para quem busca atendimento dentro ou fora do horário de expediente. O alerta é do administrador VITUS RITTER. Apesar da flexibilização em vários espaços, o hospital permaneceu com a mesma recomendação desde o início da pandemia de Covid para evitar a contaminação das pessoas que buscam os serviços. Por isso, segue a orientação da direção quanto ao uso da máscara na unidade. O administrador ainda comentou que nos últimos dias, apesar do leve aumento de casos na região, o hospital não registrou nenhum paciente que confirmou o vírus. E não há pacientes internados. Recentemente uma mulher buscou atendimento com sintomas similares ao coronavírus, mas ao fazer os testes não confirmou. RITTER destacou que a sala específica para atendimentos de covid foi desativada em virtude da queda de casos.
MÔNICA CANTON, até ontem administradora do hospital de São José do Cedro, deixou oficialmente seu cargo depois que a unidade passou a ser gerida pelo Instituto Santé – há cerca de 5 meses. Agora, ela assume a gestão do Hospital São José de Caibi. A então administradora avaliou positivamente seus serviços enquanto esteve à frente do hospital cedrense onde pôde acompanhar o desenvolvimento e evolução da unidade. Para ela, foi importante fazer parte deste crescimento que acompanha o ritmo em que a cidade se desenvolve. MÔNICA lembrou do período de pandemia onde foram diversos empecilhos atravessados, principalmente com a suspensão das cirurgias eletivas, uma das principais fontes de recursos do hospital. Além da pandemia de Covid-19, teve ainda a epidemia de dengue resultado em buscas intensas pelo atendimento médico. Conforme ela, a unidade hospitalar local tem potencialidade que estão sendo exploradas pela atual gestão, assim gerando resultados positivos à comunidade.
Uma confraternização vai marcar o encerramento das atividades deste ano dos grupos de idosos de São José do Cedro. O evento vai acontecer no próximo dia 14 no Centro de Convivência Padre Romualdo. A informação é do organizador, IRONI FEDRIZZI, secretário de Assistência Social. As primeiras atividades com idosos começaram em fevereiro passado após dois anos sem encontros devido à pandemia de Covid. Porém, a abertura oficial aconteceu apenas em meados de abril deste ano, com a retomada gradativa de demais atividades por se tratar de pessoas do grupo de risco para infecção na época. Com isso, os encontros das terças e quintas-feiras também foram acontecendo. Já a confraternização que marcará o encerramento do ano deve contar com a presença de mais de 300 idosos envolvendo os dois grupos da cidade. Durante o evento serão realizadas brincadeiras, além de uma pausa para um coffee break. Conforme o organizador, também será efetuada a entrega de lembrancinhas aos participantes.
Para garantir o conforto dos grupos de idosos de São José do Cedro, foram recentemente instalados no Centro de Convivência três ares-condicionados de 60 mil btus num custo aproximado de 30 mil reais. Conforme o secretário de Assistência Social IRONI FEDRIZZI, o espaço da cancha de bocha também recebeu um investimento equivalente a 25 mil reais com a compra e instalação de um climatizador. Já para o próximo ano, a ideia da administração é efetuar a aquisição de manta asfáltica para instalar na cobertura do prédio. Isso se deve, segundo IRONI, às infiltrações que ocorrem podendo danificar o piso de tacos em madeira. Ele ainda comentou que esteve conversando com os profissionais sobre as melhorias necessárias para serem feitas no teto. Ao secretário foi garantido que a manta vai impedir a entrada de água da chuva, desde que as calhas e demais defeitos sejam arrumados. Quanto à piscina, FEDRIZZI disse não haver nada definido para ativá-la, mas vai cobrar da administração a solução do problema e ativação do espaço.
A população de São José do Cedro pode efetuar doações de valores ao Corpo de Bombeiros da comarca por meio da fatura de energia elétrica. A informação é do comandante NEODIR LOHMANN. A doação é voluntária, por isso os bombeiros realizaram, até então, visitas domiciliares em Guarujá do Sul e Princesa para explicar como isso deve acontecer. Em Cedro, esta visita está sendo feita. O comandante destacou que os valores arrecadados, doados de forma espontânea, serão depositados na conta da Federação Catarinense de Bombeiros Comunitários – FECABOM. Os valores serão usados para aquisição de equipamentos de proteção, custeio de viagens como foi a mais recente à Videiras, reformas na sede e demais necessidades. Desta maneira, o comandante pediu que os moradores recebam os bombeiros para fazer essa coleta. Todos eles, conforme ele, estarão identificados e com a viatura dos bombeiros. Caso o cidadão aceite, as contribuições começam no mês seguinte à recolha dos dados.
Foi realizada no final do mês passado a eleição dos estudantes que vão compor o Parlamento Jovem 2023 em São José do Cedro. A votação nos seis colégios aconteceu no dia 30 de Novembro. O vereador FERNANDO WILL, lembrou que este programa é uma iniciativa de 2015 e este ano foi a sétima legislatura de vereadores mirins. Os resultados e a promulgação dos eleitos acontecem hoje. Conforme o vereador, o processo eleitoral aconteceu de forma tranquila com as escolas parceiras da Câmara de Vereadores. As três maiores escolas puderam eleger dois mirins e as demais terão um representante na Casa. A quantidade de mirins eleitos é a mesma dos titulares, ou seja, 9 vereadores. Nesta legislatura, foram seis encontros realizados e demais atividades extras. Para o ano que vem, conforme ele, a ideia é ampliar novas ações. Na avaliação do vereador esse programa permite que a população jovem possa participar do processo político local. Desta forma, possibilita a formação de lideranças futuras.
A suplente de vereador da Câmara de São José do Cedro indicou, na última sessão ordinária, uma alteração que institui o programa de Ajuda de Custo aos estudantes. A vereadora CÉLIA TOIGO, comentou que em contato com alguns estudantes foi relatado quanto algumas melhorias a serem feitas na lei. Conforme ela, essas pessoas que prestam serviços voluntários e que criam projetos em prol da comunidade sejam reconhecidos e compensados com o auxílio. Na durante a sessão de segunda-feira, ela juntamente com o vereador FERNANDO WILL solicitou melhorias no Museu. Também esteve indicando a criação do acervo por meio de canais eletrônicos. Na avaliação dela isso vai possibilitar que os cidadãos busquem conhecer a história local.
A Polícia Militar foi acionada para deslocar até a Rua Alberico Azevedo, no Bairro Sagrado Coração de Jesus, em São Miguel do Oeste para averiguar a situação em que um homem estaria ameaçando a sua família. No local foi conversado com a vítima, que é esposa do autor, a qual relatou que seu marido lhe mandou mensagens via wattssap para ela pegar a filha do casal no colégio. Como ela não pegou a criança, ele foi até a residência da sua mãe localizada no bairro Sagrado Coração e começou a ameaçar a todos que ali estavam, com os dizeres "vou matar vocês". Ela ainda informou que as ameaças são constantes, bem como o uso de bebida alcoólica pelo autor, sendo que demonstrou interesse em representar criminalmente contra ele além de solicitar Medidas Protetivas de urgência. Diante dos fatos a Polícia Militar prendeu o homem pelo crime de Ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha o qual foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil.
Um jovem de 21 anos ficou ferido depois de ser esfaqueado durante briga em um supermercado, localizado na Avenida Rio Grande do Sul, em São José do Cedro, no começo da noite de ontem. Conforme informações, dois homens acabaram brigando nos fundos de um mercado quando um deles usou um facão e acabou ferido o jovem no braço esquerdo. O proprietário precisou intervir para separar os dois. A vítima foi socorrida pelos bombeiros e levada para o hospital da cidade. A Polícia Militar foi acionada. Conforme informações, o caso registrado ontem foi um desfecho de um ocorrido ainda na área central da cidade. Porém, o motivo deve ser apurado pela delegacia de Polícia.