-SENADO APROVA INDICAÇÃO DE ANDRÉ MENDONÇA PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CHAMA MAIS MIL E 500 APROVADOS EM CONCURSO
-IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA DEVE DIGITALIZAR SERVIÇOS PÚBLICOS
-LOTEAMENTOS SANTA RITA SEGUEM PARA REGULARIZAÇÃO FINAL
-PREFEITURA LANÇA PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS
-VIGILÂNCIA SANITÁRIA DEVE FISCALIZAR EVENTOS DE FINAL DE ANO
-EPAGRI REALIZA PRESTAÇÃO DE CONTAS EM REUNIÃO DO CONSELHO DE AGRICULTURA
-SETOR DEFINE CRONOGRAMA POR COMUNIDADE PARA RENOVAÇÃO DE BLOCOS
-PM ENCONTRA DEPÓSITO CLANDESTINO COM MAIS DE TRÊS MIL GARRAFAS DE VINHO
-RODOVIAS ESTADUAIS REGISTRAM AUMENTO DE ACIDENTES FATAIS EM 2021
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A agência de medicamentos do Reino Unido anunciou nesta quinta-feira a aprovação de um remédio contra o coronavírus a base de anticorpos monoclonais de longa duração. O laboratório afirma que esse medicamento atua até mesmo contra a nova variante ômicron, que foi identificada na África do Sul. Segundo a agencia, o remédio se mostrou "seguro e eficaz para reduzir os riscos de hospitalização e de morte nas pessoas com Covid de leve a moderada e com risco grave de desenvolver uma forma severa da doença". Outra informação é de que o tratamento atua contra as mutações chave da nova variante ômicron.
Morreu nesta quarta-feira um jovem que estava entre os feridos no assassinato em massa em uma escola de ensino médio na cidade de Oxford, Michigan, nos Estados Unidos, ocorrido um dia antes. Com isso, o número de mortos no massacre sobe para quatro. Além das vítimas fatais, outras oito pessoas ficaram feridas, incluindo um professor, que passa bem. O assassino, um adolescente, está preso. O pai confirmou que comprou a arma utilizada no crime, uma pistola semiautomática. As autoridades agora querem saber a motivação para o massacre.
O ex-presidente da Argentina MAURICIO MACRI virou réu por supostamente ter espionado famílias dos 44 marinheiros mortos do submarino militar ARA San Juan em 2017, quando ocupava o cargo. Na acusação formal, o juiz MARTÍN BAVA disse que MACRI responderá em liberdade, mas estará proibido de deixar a Argentina. É o primeiro processo formal contra o ex-presidente desde que ele deixou o cargo, em 2019. Segundo o juiz, as práticas ilegais remontam às épocas mais obscuras do país. MACRI disse que o processo é uma perseguição política.
A comissão especial da Câmara responsável por analisar a PEC que prevê o cumprimento da pena após condenação em segunda instância adiou nesta quarta-feira, a votação do relatório. Na abertura da reunião, o presidente da comissão, ALIEL MACHADO disse que o adiamento foi um pedido do presidente da Câmara, ARTHUR LIRA. Mesmo sem definir uma data exata, MACHADO garantiu que a proposta será votada na comissão ainda neste ano e disse que a decisão de adiar a análise foi tomada para que o texto seja apreciado com “menos resistência”. A proposta estabelece, por exemplo, um marco temporal. As novas regras, se aprovadas, valeriam apenas para casos posteriores à promulgação do texto.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto que prorroga por cinco anos – até o final de 2026 – a isenção IPI, um tributo federal, na compra de carros por taxistas e pessoas com deficiência. Como foi alterado pelos deputados, o texto retornará ao Senado. De acordo com a lei atual, o benefício fiscal se encerra no fim deste ano. Pelo texto, além dos taxistas autônomos, terão direito à isenção "pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental severa ou profunda, e pessoas com transtorno do espectro autista, diretamente ou por intermédio de seu representante legal".
O advogado, ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União ANDRÉ MENDONÇA foi aprovado nesta quarta-feira pelo Senado e será o novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Ele vai ocupar a vaga de MARCO AURÉLIO MELLO que se aposentou em julho. MENDONÇA foi aprovado em votação secreta no plenário do Senado por 47 votos a 32. Indicado pelo presidente JAIR BOLSONARO, ANDRE MENDONÇA foi sabatinado durante oito horas ontem. Depois da votação no plenário, ele a aprovação é "um salto para os evangélicos", que, segundo afirmou, passarão a ter um representante no Supremo Tribunal Federal.
As mortes causadas pela Aids caíram em Santa Catarina nos últimos cinco anos. De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, o número de vítimas era de 531 em 2016, e passou para 396, em 2020. Celebrado nesta quarta-feira, o Dia Mundial de Combate à Aids marca a luta pela prevenção contra a doença no Estado. Houve queda também no número de casos de HIV. Foram dois mil 273 diagnósticos em 2016, contra mil 618 no ano passado, o que representa diminuição de 29 por cento. Nos dois casos, a maior redução ocorreu em 2020.
A Secretaria estadual da Educação publicou nesta quarta-feira, o edital para realizar a chamada de mil e 500 profissionais da educação para as escolas da rede estadual de Santa Catarina. São vagas para 396 professores, 329 assistentes de educação, 343 orientadores educacionais, 368 supervisores e 64 administradores escolares. Esta será a sexta chamada do Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual, realizado em 2017. Os novos servidores devem reforçar as escolas a partir do início do ano letivo de 2022, marcado para o dia sete de fevereiro. Os profissionais selecionados poderão escolher fazer a escolha da unidade escolar, dentro da respectiva Coordenadoria Regional de Educação, nos dias 13 e 14 de dezembro.
Santa Catarina tem um saldo positivo de 187 mil 147 postos formais de trabalho em 2021 e chega a 200 mil 882 no acumulado dos últimos 12 meses. Só em outubro, o estado abriu 17 mil 713 vagas, resultado de 120 mil 713 admissões e 103 mil demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados pelo governo federal. Santa Catarina ficou na terceira posição de criação de vagas formais no acumulado do ano, ficando atrás de São Paulo e Minas Gerais. Em outubro, os municípios catarinenses que obtiveram os melhores resultados para o mercado de trabalho foram Florianópolis com saldo de dois mil 492 e Itajaí com mil 256.
Na noite de ontem, foi realizada uma palestra em alusão ao mês de conscientização da luta contra a AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis em Palma Sola. De acordo com a enfermeira EDITE CIRINO, responsável pelo setor epidemiológico de Palma Sola, o encontro foi muito produtivo, tendo a participação expressiva da comunidade com esclarecimento de dúvidas, sorteio de prêmios e oferecimento de testes rápidos. Durante todo o mês de dezembro, assim como nos demais meses do ano, os testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde. Nos últimos anos, Palma Sola teve um aumento significativo nos casos de Hepatites Virais, Sífilis e HIV preocupando a saúde pública municipal. A recomendação é que sejam usados preservativos em toda relação sexual, inclusive em um relacionamento fixo, e que em qualquer desconfiança sejam procurados os profissionais de saúde para o melhor encaminhamento.
A Administração de Guaraciaba através do setor de Planejamento realizou ontem uma Audiência Pública para validação e lançamento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A Audiência foi realizada no Centro de múltiplo uso Armando Domingos Montagna. Conforme a responsável pelo Planejamento ELEANDRA KUNZ, esse estudo está sendo realizado pelo CONDER, de forma integrada com demais Municípios pertencentes à AMEOSC. ELEANDRA explicou que essa mobilização para o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos iniciou ainda no começo deste ano. Foram montadas comissões com equipe técnica, coordenação e comitê diretor local para os estudos no Município. Durante todo esse processo foram apresentados os dados referentes aos resíduos sólidos do município, desde coleta, destinação e outras ações que acontecem por parte da municipalidade nessa questão. A partir disso, ocorreu a apresentação do Plano dos Resíduos Sólidos com propostas para implantação a médias e longo prazo.
A secretaria de Agricultura de Anchieta definiu um cronograma para a renovação de blocos de produtor rural por grupo de comunidades. A partir do dia três janeiro os agricultores devem apresentar o bloco junto a secretaria. O prazo se encerra no dia 15 de fevereiro. Os detalhes são do secretário, RAFAEL FERREIRA. No primeiro dia de renovação, os trabalhadores rurais das Linhas Prateleira e São Judas deverão fazer a renovação do bloco. Para os dias seguintes deve ser seguido um cronograma definido pela pasta, sendo que será dado prioridade aos produtores daquele dia. O secretário destacou que é importante fazer a renovação do bloco devido aos incentivos que os agricultores têm com isso. O objetivo deste cronograma é evitar filas no setor de blocos e facilitar a contagem dos mesmos assim que encerrar o período de renovação. Ele também informou que o município possui cerca mil e 700 blocos ativos e todos estes precisam ser renovados tendo em vista que a validade dos blocos é dia 31 de janeiro.
Alguns impasses anualmente são atravessados pelo setor de blocos de Anchieta, entre eles a prestação de contas dos blocos a cada 60 dias. O secretário de Agricultura, RAFAEL FERREIRA explicou que alguns agricultores acabam deixando acumular as notas e assim dificultando o repasse de informações no sistema de dados. Já a renovação dos blocos no começo de cada ano não tem apresentado problemas, sendo que atualmente pouquíssimas empresas aceitam mercadorias com notas vencidas. FERREIRA informou que neste ano a expectativa é de chegar ao um movimento econômico de 122 milhões de reais com os blocos. Este mesmo montante foi registrado em 2020, mesmo com os problemas climáticos enfrentados pela agricultura. O secretário também salientou que neste ano houve registro de estiagem que provocou baixa na quantidade de cereais. Além da queda na quantidade de leite devido alguns problemas de sanidade animal.
A secretaria de Agricultura de Guaraciaba também realiza agendamentos de silagem para a confecção em 2022. A população deve se dirigir junto à secretaria de Agricultura para realizar o agendamento, sendo que o prazo máximo é dia 10 de dezembro. A informação é do secretário SÉRGIO THALHEIMER. Conforme ele para realizar o agendamento é necessário apresentar as notas referentes à venda de leite emitidas nos últimos 12 meses e regularizar os débitos junto à Secretaria de Agricultura. Ficou acordado novamente, que somente os tratores terceirizados realizarão a silagem, seguindo os mesmos moldes deste ano. Os produtores precisam obrigatoriamente realizar esse agendamento, pois, as horas de silagem precisam ser licitadas. Ainda, segundo o secretário, juntamente com o agendamento de silagem, será feito o agendamento para a confecção das valas para a silagem. O serviço de valas será realizado, pois conforme ele será feito por roteiros nas comunidades, que facilita o trabalho das equipes.
A Epagri de São José do Cedro realizou na manhã de hoje a prestação de contas na reunião do Conselho de Agricultura. A informação é da extensionista, REJANE RIGO. Segundo a extensionista, esta prestação de contas é realizada anualmente na Câmara de Vereadores ou diretamente com os agricultores. Neste ano, o escritório decidiu participar da reunião do Conselho e aproveitar que os participantes estiveram no Centro de Idosos para prestar conta dos serviços. Mesmo com a pandemia, que limitou algumas ações, ela avaliou positivamente o ano com muitos trabalhos em campo realizados pelo escritório e demais serviços. Até o momento foram cerca de 600 famílias atendidas pela Epagri. REJANE salientou que durante o encontro foi possível abordar pontos que são possíveis de melhoramento. Ela ainda lembrou dos programas do governo estadual para auxiliar os agricultores no combate à estiagem, por exemplo.
A prefeitura de São José do Cedro foi uma das prejudicadas com ataques de hackers na manhã de ontem. Pessoas fizeram contato com a prefeitura para saber o motivo. Os servidores também não conseguiram acessar diversos serviços como e-mails. Isso acontece porque o sistema da FECAM foi hackeado e esteve fora do ar. O hacker, que se apresentou com o nome de Shawty Boy, deixou mensagens contra o isolamento social e de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Além disso, ameaçou invadir outras prefeituras e chamou os programadores do sistema de burros. Em São José do Cedro também acontece a troca de sistema de gestão pública nesta semana e por isso é de extrema importância ter o sistema em operação o quanto antes para que os munícipes possam emitir guias, notas e certidões. O sistema já está estabilizado e a população pode buscar os serviços no site da prefeitura.
A partir de amanhã alguns serviços da prefeitura de São José do Cedro poderão ser impactados devido a transição do sistema. Segundo a fiscal de Tributos, JÉSSICA SCHOMMER, a migração ocorre entre os dias três e 15 de dezembro. No dia 15 o sistema antigo deixará de operar e entrará um novo sistema, a qual os servidores da prefeitura estão tendo capacitação para aprender como usá-lo. Por isso, a partir da próxima segunda-feira a nova empresa estará no centro administrativo capacitando os servidores. A fiscal informou que o setor de Tributação estará fechado para atendimento externo a partir da próxima segunda, mas se houver a necessidade de algum serviço do setor, a secretaria de Administração poderá auxiliar se possível. A prefeitura não fechará para atendimento ao público. O encerramento efetivo da emissão de notas pelo antigo sistema será depois que os servidores estiverem aptos a trabalhar com o novo programa. Ela destacou que todos os ramos envolvidos com o sistema serão comunicados para evitar problemas que geram falta de serviços à população.
Para os aposentados e pensionistas do INSS que queiram solicitar a isenção do IPTU 2022, a prefeitura de São José do Cedro não poderá realizar a entrega do protocolo de isenção do Imposto. A fiscal de Tributos, JÉSSICA SCHOMMER explicou que os beneficiados poderão solicitar esta isenção até amanhã ou deixar para depois do dia 15 de dezembro. Contudo, vale lembrar que o prazo final para solicitar a isenção do IPTU 2022 é 30 de dezembro. Após a implantação integral do novo sistema, será necessária a compreensão da população nos atendimentos pelos próximos dias, ressaltou JÉSSICA.
A nova decisão do Governo Estadual, que limita quantidade de pessoas em eventos ao ar livre, visa evitar a propagação da Covid-19 com novas variantes da doença já confirmadas no Brasil. Segundo o fiscal sanitário de São José do Cedro, MARCOS BAGNARA, outra preocupação do estado é com a chegada das festividades de final de ano que podem acarretar em aglomeração e alta nas confirmações de casos. Ele explicou que os eventos ao ar livre devem ter um controle de acesso às pessoas. Além de ser obrigatório o uso de máscaras em eventos. O fiscal salientou que os promovedores de eventos tem buscado a Vigilância para saber como proceder com as festividades. Outra exigência é a comprovação de vacinação contra a Covid-19. BAGNARA destacou que pessoas maiores de 18 anos de idade devem obrigatoriamente apresentar o comprovante vacinal com o ciclo de imunização completo, seja com duas doses ou dose única. Já para os adolescentes é necessário que o mesmo esteja tomado ano mínimo uma dose contra o coronavírus para participar de eventos.
Para a entrega de presentes do Papai Noel, por exemplo, o poder público deveria avaliar um espaço para o controle de pessoas e limitação de público. Em anos anteriores, a praça do ginásio Lauté Weber foi um dos palcos para promoção destas festividades de final de ano. Mas segundo o fiscal sanitário, MARCOS BAGNARA, este local poderia não comportar a quantidade de pessoas e dificultar o controle de acesso dos mesmos. Por isso, um espaço apto a receber um evento de entrega de presentes seria no estádio do Ypiranga. O fiscal salientou que este espaço seria possível, por exemplo, controlar o número de pessoas participantes. BAGNARA destacou que o município possui alternativas para realização destes eventos, não sendo necessariamente o estádio do Ypiranga. MARCOS ressaltou que o local definido por qualquer promovedor de eventos deve ter o controle de entrada de pessoas.
O setor de Habitação de São José do Cedro avança na regularização de mais dois loteamentos. Após diversos impasses, a prefeitura conseguiu a liberação das duas empresas responsáveis pela análise dos documentos. Agora falta apenas a aprovação da secretaria de Estado de Infraestrutura devido a rodovia estadual que corta esses loteamentos. A diretora de Habitação, JÂNIA NILSSON relatou que o loteamento Santa Rita três possui 99 lotes, o que deverá trazer um bom giro econômico devido o número de residências e possíveis comércios que serão edificados no local. Já o Santa Rita quatro terá 24 lotes. Ela também destacou que o presidente da Associação foi comunicado sobre a regularização dos loteamentos e que já pode iniciar a lista de contemplados do Santa Rita três e quatro. Por meio da listagem dos beneficiados, o setor pode avaliar a realização de uma reunião entre os contemplados para acertar alguns detalhes importantes sobre as futuras edificações. JÂNIA salientou que estes novos loteamentos devem demandar de alto investimentos por parte da prefeitura devido ao número de lotes disponíveis.
Com a expansão da cidade de São José do Cedro para outro lado da rodovia BR 163, a prefeitura já começa a pensar nas futuras intervenções na rodovia estadual que corta os loteamentos Santa Rita três e quatro. A diretora de Habitação, JÂNIA NILSSON destacou que a atual entrada aos loteamentos atuais já está defasada, e com a expansão poderá agravar a situação. Ela também lembrou das estruturas públicas futuras que deverão ser edificadas nestes dois novos loteamentos. A diretora citou o estudo para construção de uma creche, uma unidade básica de saúde, entre outros. JÂNIA salientou que a tendência é que a cidade cresça para este lado, sentido ao município de Princesa. A diretora ainda comentou que a prefeitura deve encaminhar ao legislativo um projeto de lei que possibilita a construção de prédios populares, como também o aluguel social. Além de outros programas que devem ser anunciados no início do próximo ano.
Produtores de leite em São José do Cedro têm enfrentado dificuldades na prestação de contas no setor de notas na secretaria de Agricultura. A declaração é do vereador, FERNANDO WILL. Segundo ele, esta reivindicação foi obtida junto a uma capacitação dos produtores rurais realizada na Câmara de Vereadores. Para o vereador, é necessário que o setor esteja organizado para o registro das notas fiscais de movimentação, além de uma devida orientação aos produtores. Ele ainda lembrou que a emissão de notas eletrônicas do produtor rural está passando por uma atualização, sendo também necessário o acompanhamento do setor. O vereador destacou que levou ao plenário da Casa e relatou a bancada de situação na última sessão. Como também comentou sobre a disponibilização de um servidor efetivo para realização destes trabalhos. WILL salientou que apesar da implantação de um novo sistema para emissão de notas os serviços devem ser prestados devido a atividade agrícola que corresponde por mais de 50 por cento da arrecadação do município.
O vereador também citou que uma servidora responsável pelo setor de blocos da secretaria de Agricultura de São José do Cedro se aposentou e não houve a substituição por outra efetiva. FERNANDO WILL salientou que o Senar se disponibilizou para oferecer a capacitação de um novo servidor. O vereador destacou que os produtores estão buscando um conhecimento que é de responsabilidade do governo municipal. Por isso, ele destacou que é necessário ter uma estruturação melhor para que o município não sofra perdas.
O pelotão de patrulhamento Tático do décimo primeiro BPMFron deu cumprimento a um mandado de prisão por volta das 18 horas de ontem e deteve um homem condenado por furto e estelionato no interior de Descaso. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi informada que no local havia um homem com mandado de prisão em ativo, ao se aproximar da propriedade o homem saiu correndo e tentou entrar em uma área de mata. O cerco foi realizado e o homem foi preso. Ele foi entregue na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste onde cumprirá a pena de cinco anos, um mês e 18 dias para cumprimento em regime fechado.
O número de mortos em acidentes de trânsito nas rodovias estaduais que cortam a região Extremam-Oeste e atendidas pelo posto 12 da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste chegou a 22 desde o início do ano até ontem pela manhã, quando foram obtidos os últimos dados. De acordo com o responsável pelo Posto, Sargento PMRv, EDSON BARBOSA, no ano todo de 2020 as guarnições registraram apenas nove óbitos nas SCs da região. Já em 2019 houveram 14 mortes. Os dados representam um aumento de 63 por cento. O sargento comentou que os fatores causadores de acidentes graves nas rodovias estaduais estão ligados a embriaguez ao volante, excesso de velocidade e ultrapassagens irregulares. Ele salientou que também uma das infrações que contribuem em muito em acidentes considerados graves é conduzir o veículo utilizando celular. BARBOSA destacou que, para tentar diminuir o número de acidentes e óbitos, a PMRv desenvolve diariamente diversas ações de fiscalização e orientação dos condutores.
Um depósito clandestino para armazenagem de vinhos argentinos foi encontrado pela Polícia Militar de Dionísio Cerqueira na tarde de ontem, por volta das 17 horas, após a PM receber informações anônimas sobre o local. O galpão fica localizado em uma propriedade rural da Linha Separação. Ao se deslocar até o endereço, a Polícia Militar abordou a proprietária de uma residência próxima ao depósito. Ela relatou que o galpão teria livre acesso sem nenhum controle. Por isso, os policiais se aproximaram e constataram que no dentro do galpão havia várias caixas de vinho argentino. Diante dos fatos foram acionadas a Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil para dar continuidade a ocorrência. No local foram contabilizados mais de 600 caixas de vinho totalizando mais de três e 300 garrafas, todos oriundos da Argentina e sem o devido desembaraço aduaneiro, o que caracteriza o crime de contrabando. As caixas de vinho foram apreendidas e encaminhadas à Receita Federal.