-VACINAÇÃO CONTRA COVID DEVE COMEÇAR COM IDOSOS, AGENTES DA SAÚDE E ÍNDIOS
-MOISÉS CONVOCA PREFEITOS PARA DISCUTIR AÇÕES CONTRA O CORONAVÍRUS
-PREFEITURA DE BARRA BONITA INICIA PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO
-ENTREGA DOS PRESENTES DO NATAL SOLIDÁRIO COMEÇA NA SEMANA QUE VEM
-CASOS ATIVOS DE COVID-19 SOBE PARA 173 NO MUNICÍPIO
-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDENCIA NO BAIRRO AGOSTINI
-DPCAMI INDICIA HOMEM QUE ATIROU CONTRA ESPOSA NO BAIRRO SALETE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O Reino Unido aprovou a vacina contra a Covid-19 das farmacêuticas Pfizer e Biontech, e prevê iniciar a vacinação na semana que vem. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo ministro da Saúde britânico que classificou a notícia como fantástica. O Reino Unido anunciou que um primeiro lote com 10 milhões de doses será disponibilizado pelo serviço público de saúde ainda em 2020. Profissionais da saúde estarão entre os primeiros a ser vacinados.
A pandemia de coronavírus aumentou para cifras inéditas o número de pessoas que necessitam de ajuda humanitária para sobreviver em todo o mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas, uma de cada 33 pessoas precisará de ajuda para necessidades básicas, como alimento, água e saneamento, em 2021. O aumento é de 40 por cento em relação a este ano. São 235 milhões de pessoas em todo o planeta, concentradas principalmente em Síria, Iêmen, Afeganistão, República Democrática do Congo e Etiópia.
O procurador-geral e Secretário de Justiça dos Estados Unidos, WILLIAM BARR, afirmou nesta terça-feira que não há qualquer indício de fraude capaz de mudar o resultado das eleições de novembro, vencidas pelo democrata JOE BIDEN. Logo depois dessa posição, a equipe legal de TRUMP rechaçou a visão de BARR e disse que o secretário não investigou as denúncias de fraude. O presidente eleito JOE BIDEN vai tomar posse no dia 20 de janeiro de 2021.
Uma quadrilha tomou as ruas de Cametá, a 235 quilômetros de Belém, no começo da madrugada desta quarta-feira, para assaltar um banco. Moradores relataram em redes sociais uma noite de terror. Uma pessoa morreu durante o ataque. A ação tem características semelhantes à registrada em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, na madrugada desta terça, em que uma quadrilha também fez ataques pelo município em ação para assaltar uma agência bancária. Assim como ocorreu em Criciúma, a quadrilha que atacou Cametá também usou reféns como escudos para se locomover pelas ruas da cidade.
A Agência Nacional de Energia Elétrica propôs nesta terça-feira o pagamento de 19 bilhões 803 milhões pelos consumidores, em 2021, para ações e subsídios concedidos pelo governo no setor de energia. A proposta será submetida a consulta pública até 17 de janeiro do ano que vem. O valor proposto pela Aneel é referente ao orçamento de 2021 da Conta de Desenvolvimento Energético, usada para pagar ações e subsídios como desconto para consumidores de baixa renda e desconto para quem faz irrigação, o que representa queda de um vírgula 36 por cento em relação ao montante pago pelos consumidores em 2020.
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira os primeiros pontos da estratégia "preliminar" para a vacinação da população contra a Covid-19. De acordo com a pasta, o plano será dividido em quatro etapas. A primeira prevê a vacinação de trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas, e população indígena. Em nota divulgada nesta terça, o ministério da Saúde informou que a expectativa é imunizar 109 milhões e 500 mil pessoas no próximo ano.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, afirmou sobre o assalto ocorrido nesta madrugada em Criciúma, no Sul catarinense, que a “ação foi bem-sucedida para os marginais, e que essa é a verdade". Ele afirmou também que os assaltantes não devem ser do estado. MOISÉS disse que o Estado dará a resposta para esse ataque criminoso. Cerca de 30 criminosos atacaram uma agência do Banco do Brasil no centro da cidade de Criciúma, usando armas de grosso calibre e dezenas de quilos de explosivos. Até agora, ninguém foi preso. O PM baleado no crime permanece internado na UTI em estado grave.
Medidas contra o coronavírus em Santa Catarina serão discutidas entre o governo do Estado e prefeitos nesta quarta-feira. O encontro para debater o assunto ocorre as cinco da tarde com a presença do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. A Federação dos Municípios e as prefeituras foram chamadas para apresentarem propostas conforme a realidade de cada localidade. Segundo o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, ações pontuais já foram sugeridas. As decisões devem sair após as deliberações na própria reunião. A secretaria vai apresentar o cenário atual, além das projeções futuras, para que os gestores entendam a gravidade da situação.
Com o alto número de novos casos confirmados na última semana, Santa Catarina ultrapassou o Rio de Janeiro e se tornou o quarto Estado com mais pacientes diagnosticados com coronavírus no acumulado, desde o início da pandemia. Está atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Nesta terça-feira, o governo informou 372 mil 545 casos confirmados de covid-19. Foram oito mil 201 novos diagnósticos registrados em relação ao boletim da segunda-feira. O Estado tem agora 32 mil 278 casos ativos da doença, ou seja, em tratamento e capazes de transmitir o vírus. É o maior volume em toda a pandemia. São dois mil 469 a mais em relação ao dia anterior.
O décimo quarto RCMEC terá um novo comandante a partir desta semana. A troca de comando do exército está marcada para a próxima sexta-feira. O Coronel de Cavalaria CARLOS ALBERTO MOUTINHO VAZ vai repassar o cargo para o Tenente-Coronel de Cavalaria RODRIGO KLUGE VILLANI. O evento será realizado internamente, sem a presença de convidados, conforme diretrizes do Comando do Exército quanto à COVID-19. O Coronel VAZ, atual Comandante do décimo quarto RCMEC irá para a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, situada na cidade do Rio de Janeiro. O novo comandante, tenente coronel VILANI estava servindo em Roraima.
Começa hoje mais um brechó Solidário da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A atividade tem o objetivo de arrecadar recursos para custear os serviços prestados pela entidade. O Brechó vai até a próxima sexta-feira com horário de funcionamento entre uma e meia e seis da tarde. Nesse espaço, a rede comercializa roupas doadas pela comunidade a preços simbólicos. As peças são vendidas entre cinco e 10 reais. A Rede Feminina de Combate ao Câncer fica na rua La Salle, ao lado do Salão Paroquial.
O Consad irá discutir em assembleia virtual a alteração na data para eleição da nova diretoria em. Conforme o prefeito de Tunápolis e presidente do Consad, RENATO PAULATA, uma reunião com o setor administrativo do consórcio discutiu os tramites para fechamento do ano e a projeção das ações para 2021. Ele comentou que já em outras reuniões do Consad foi tratado sobre a alteração no estatuto referente à data da eleição da nova diretoria. Como o atual estatuto prevê a eleição somente em janeiro, o presidente cita que isso tem trazido dificuldades, principalmente em anos de eleição municipal, porque o mandato da atual gestão termina em dezembro, mas em janeiro os prefeitos estão bastante ocupados com a organização dos seus municípios. PAULATA diz que os trabalhos do Consad não param e com a eleição somente em janeiro o consórcio fica sem diretoria no começo do ano.
A assembleia extraordinária virtual para discutir a alteração no estatuto será realizada no dia nove de dezembro. O presidente do Consad, RENATO PAULATA, destacou que já estão sendo convidados os 30 municípios associados dos três estados do Sul. RENATO PAULATA informou que com a diplomação dos prefeitos eleitos, até 18 de dezembro, o objetivo é realizar a assembleia e eleição da nova diretoria do consórcio ainda neste mês. Assim, ele considera que as atividades do Consad podem ter continuidade normal em janeiro. Segundo o presidente, em outros anos havia sido adotado o critério do prefeito eleito com maior idade assumir o consórcio até a eleição, mas isso implicava em registros na Receita Federal e em bancos, prática que não deve ser adotada neste ano.
Os funcionários do Consad ainda realizam trabalhos de forma remota, mas desde agosto as visitas foram retomadas. Na última semana dois novos certificados SISBI foram entregues em dois municípios do Paraná, selo que permite a comercialização dos produtos em todo o território nacional. O presidente do consórcio, RENATO PAULATA considera que isso é resultado do trabalho realizado pelos técnicos do Consad junto com os técnicos dos municípios. O serviço, segundo o prefeito, garante segurança alimentar dos produtos inspecionados aos consumidores. PAULATA enfatizou ainda que foram dois anos a frente do Consad com uma equipe pequena, mas atuante e ativa. Ele citou que o órgão tem contribuído com o trabalho em toda a região, inclusive com reconhecimento do Ministério da Agricultura e o convite para estruturação de consórcios em Minas Gerais e Bahia.
A Administração de Barra Bonita já iniciou as tratativas para transição de governo entre PSD e MDB. A informação é do atual prefeito, MOACIR PIROCA. A partir de 2021 AGNALDO DERESZ e ROBERTO GIONGO vão assumir a prefeitura pelos próximos quatro anos. Ambos são funcionários efetivos da prefeitura e atuam de certa forma próximos do governo. Conforme PIROCA, nesta semana já houve uma conversa com os eleitos visando repassar alguns dados sobre a transição de governo. De acordo com ele, o próximo passo será uma reunião com os secretários atuais e com as pessoas que serão indicadas pelo novo governo.
A transição de governo em Barra Bonita deve ser a mais tranquila possível. A projeção é do atual prefeito MOACIR PIROCA. Segundo ele, a expectativa é positiva visto não ter ocorrido disputa política no município. Ele destacou que os eleitos trabalham na prefeitura há vários anos e já sabem como funciona a máquina pública. PIROCA ressaltou que a Administração também deve iniciar nos próximos dias os trabalhos para fechamento do mandato e exoneração de cargos comissionados. Questionado sobre possíveis mudanças no novo governo, o prefeito disse que esse assunto ainda não foi discutido, porém, afirmou que mudanças são normais na troca de mandato e por isso já é algo natural.
Terminou nesta semana o prazo para entrega dos presentes do Natal Solidário nos locais onde as pessoas retiraram as cartinhas da campanha. De acordo com a secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATO, 426 crianças, pertencentes a 231 famílias inscritas no Cadastro Único, serão beneficiadas com os presentes. A exemplo de outros anos, as pessoas retiraram cartinhas com nomes das crianças no comércio e doaram os presentes. Neste ano, a opções foram bola, carrinho, boneca ou jogos educativos e uma caixa de bombons. Serão contempladas crianças de até 12 anos incompletos, inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo ou de três salários mínimos na família.
O Natal Solidário deste ano teve algumas alterações por conta da pandemia do coronavírus. A principal mudança é a forma de entrega dos presentes para a crianças. Nos anos anteriores, as doações eram distribuídas em um grande evento com a participação das famílias. Neste ano, os presentes serão entregues pela equipe da Secretaria de Assistência Social, por agendamento, a partir do dia 10 de dezembro, nos CRAS Um do São Luiz e no CRAS dois do São Gotardo. O Natal Solidário é promovido pela Secretaria de Assistência Social em parceria com diversos órgãos públicos, empresas, entidades e pessoas da comunidade que participaram da campanha ajudando a distribuir as cartinhas ou doando os presentes.
O Sistema Nacional de Emprego em São Miguel do Oeste voltou a atender presencialmente na última semana, mas devido o aumento de casos de Covid-19, a coordenação estadual do sistema estuda medidas para proteger os servidores e os trabalhadores que buscam os serviços disponibilizados. De acordo com a atendente do posto local, VANESSA PUHLE, a orientação é que moradores da cidade que necessitam pedir o Seguro Desemprego recorram às plataformas digitais. Ela explicou que a habilitação do seguro desemprego deve ocorrer por meio digital através do site ou no aplicativo CTPS Digital. Nestes canais, também é possível cadastrar e acompanhar recursos administrativos, caso seja necessário.
A unidade local do Sine tem mais de 530 vagas de trabalho abertas na região. A informação é da atendente do posto local, VANESSA PUHLE. Ela disse que as funções com mais oportunidades são auxiliares de linha de produção em agroindústrias e indústrias de móveis, construção civil, vendas e auxiliar de limpeza. Para se candidatar as vagas, o trabalhadores devem comparecer ao Posto do Sine para retirar o encaminhamento para agendar as entrevistas. Para se inscrever é preciso apresentar os documentos pessoais, como CPF, RG e Carteira de Trabalho. O horário de atendimento da agência é de segunda a sexta-feira, do meio-dia as cinco da tarde.
A Fetraf Sul vai se reunir com o governador do estado na próxima sexta-feira na região para discutir as ações do estado no enfrentamento das consequências da estiagem para os agricultores. O encontro vai acontecer as 10 horas da manhã na Câmara de Vereadores de Pinhalzinho. De acordo com o coordenador da federação no estado, JANDIR SELZLER, a entidade está atuando para garantir políticas para socorrer as famílias e garantir condições de sobrevivência. Ele disse que a grande preocupação com a renda dos agricultores que está sendo afetada pela seca. SELZLER disse que entre 25 e 30 mil famílias tiveram a renda afetada pela queda na produção, especialmente de milho, soja e leite.
A pauta de reivindicações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar tem três pedidos principais para o governo do estado. De acordo com o coordenador da Fetraf, JANDIR SELZLER, a entidade solicitou a anistia da dívida do troca-troca ou a implantação de uma nova edição do programa, com a cedência de nova sementes para os agricultores. O segundo pedido é alguma ação para garantir a renda das famílias afetadas pela seca. A Fetraf também pediu a ampliação da assistência técnica com a permissão para que outras entidades, como os sindicatos, possam fazer os projetos para acessar os recursos do seguro Proagro. O governador estará amanhã em Chapecó e sexta em Pinhalzinho para tratar dessas questões.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou mais um óbito relacionado a Covid-19. A morte foi registrada nesta terça-feira é de um idoso de 87 anos, de Cunha Porã. Desde o início da pandemia, o Hospital teve 51 mortes provocadas pelo coronavírus. A ocupação nesta quarta-feira é de 11 pacientes confirmados na UTI com 61 por cento dos leitos ocupados. Na enfermaria, são sete casos positivos e um suspeito. A taxa de ocupação nesse setor é de 50 por cento dos leitos.
O número de casos ativos de Covid-19 aumentou nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem à tarde, 26 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Outros 10 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, mil e 85 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais 904 já se recuperaram. O número total de pessoas com o vírus ativo chegou a173 no dia de ontem.
Um motociclista ficou ferido em um acidente na tarde de ontem em uma estrada rural de São José do Cedro. A colisão aconteceu por volta das cinco e meia da tarde na Linha Mariflor e envolveu um Corolla e uma motocicleta Honda NXR Broz 150, ambos de São José do Cedro. O condutor da moto, um homem de 59 anos, queixava-se de dores no peito. Ele também teve escoriações nos braços e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. A vítima foi levada ao hospital de São José do Cedro onde recebeu atendimento médico.
A guarnição dos bombeiros de Anchieta atendeu um ocorrência de incêndio em residência nesta quarta-feira no município de Romelândia. O fato aconteceu por volta das três horas da madrugada no centro da cidade. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram usadas no trabalho de combate as chamas. O fogo atingiu uma casa de madeira. Os moradores, uma mulher e duas crianças, conseguiram sair da casa sem ferimentos. A prefeitura de Romelândia prestou apoio protegendo as edificações próximas com um caminhão pipa. A guarnição realizou a extinção das chamas e garantiu que o fogo não passasse para as casas vizinhas. As causas do incêndio não foram divulgadas.
Um casa foi destruída em um incêndio na manhã de ontem no bairro Agostini. O fogo iniciou por volta das dez e 20 em uma casa mista na rua Pio Doze. Os bombeiros foram chamados e montaram três linhas de ataque as chamas. Foram utilizados cerca de nome mil litros no combate as chamas. O trabalho dos bombeiros durou cerca de uma hora e 15 minutos e foram salvos cerca de 30 por cento da residência. Havia o risco do fogo atingir outras casas e os bombeiros também atuaram para impedir a propagação do incêndio. As causas não foram divulgadas oficialmente.
A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso concluiu nesta terça-feira o inquérito policial instaurado para apurar as circunstâncias da tentativa de feminicídio ocorrida no dia 18 de novembro no município. De acordo com a Dpcami, o homem disparou um tiro contra a companheira de 32 anos. Ela foi levada para o Hospital Regional e se recupera bem. A investigação apurou que esta não foi a primeira vez que o suspeito praticou violência contra a vítima. O homem foi indiciado pela prática dos crimes de feminicídio tentado e posse irregular de arma de fogo cujas penas, somadas, podem alcançar 23 anos de prisão. O autor continua preso na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.