ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 02-12-2020 Quarta-Feira

-VACINAÇÃO CONTRA COVID DEVE COMEÇAR COM IDOSOS, AGENTES DA SAÚDE E ÍNDIOS

-MOISÉS CONVOCA PREFEITOS PARA DISCUTIR AÇÕES CONTRA O CORONAVÍRUS

-TUNÁPOLIS FARÁ ENTREGA DE PRESENTES E APRESENTAÇÕES NATALINAS DE FORMA ONLINE

-TRATAMENTO GARANTE VIDA NORMAL À PACIENTES COM RESULTADO POSITIVO PARA AIDS

-CONSEG DE IPORÃ DO OESTE ESTÁ ABERTO PARA ADESÃO DE NOVOS INTEGRANTES

-CONSAD IRÁ DISCUTIR ALTERAÇÃO NA DATA PARA ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA EM ASSEMBLEIA VIRTUAL

-NOVA GESTÃO DEFINE COMISSÃO PARA COORDENAR TRANSIÇÃO DE GOVERNO EM IPORÃ DO OESTE

-DUAS CASAS NA REGIÃO SÃO DESTRUÍDAS PELO FOGO

-PROFESSOR INVESTIGADO POR ASSÉDIO SEXUAL É AFASTADO DO CARGO

-HOMEM QUE ATIROU CONTRA COMPANHEIRA É INDICIADO POR FEMINICÍDIO TENTADO E POSSE IRREGULAR DE ARMA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


O Reino Unido aprovou a vacina contra a Covid-19 das farmacêuticas Pfizer e Biontech, e prevê iniciar a vacinação na semana que vem. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo ministro da Saúde britânico que classificou a notícia como fantástica. O Reino Unido anunciou que um primeiro lote com 10 milhões de doses será disponibilizado pelo serviço público de saúde ainda em 2020. Profissionais da saúde estarão entre os primeiros a ser vacinados.


A pandemia de coronavírus aumentou para cifras inéditas o número de pessoas que necessitam de ajuda humanitária para sobreviver em todo o mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas, uma de cada 33 pessoas precisará de ajuda para necessidades básicas, como alimento, água e saneamento, em 2021. O aumento é de 40 por cento em relação a este ano. São 235 milhões de pessoas em todo o planeta, concentradas principalmente em Síria, Iêmen, Afeganistão, República Democrática do Congo e Etiópia.


O procurador-geral e Secretário de Justiça dos Estados Unidos, WILLIAM BARR, afirmou nesta terça-feira que não há qualquer indício de fraude capaz de mudar o resultado das eleições de novembro, vencidas pelo democrata JOE BIDEN. Logo depois dessa posição, a equipe legal de TRUMP rechaçou a visão de BARR e disse que o secretário não investigou as denúncias de fraude. O presidente eleito JOE BIDEN vai tomar posse no dia 20 de janeiro de 2021.



Uma quadrilha tomou as ruas de Cametá, a 235 quilômetros de Belém, no começo da madrugada desta quarta-feira, para assaltar um banco. Moradores relataram em redes sociais uma noite de terror. Uma pessoa morreu durante o ataque. A ação tem características semelhantes à registrada em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, na madrugada desta terça, em que uma quadrilha também fez ataques pelo município em ação para assaltar uma agência bancária. Assim como ocorreu em Criciúma, a quadrilha que atacou Cametá também usou reféns como escudos para se locomover pelas ruas da cidade.


A Agência Nacional de Energia Elétrica propôs nesta terça-feira o pagamento de 19 bilhões 803 milhões pelos consumidores, em 2021, para ações e subsídios concedidos pelo governo no setor de energia. A proposta será submetida a consulta pública até 17 de janeiro do ano que vem. O valor proposto pela Aneel é referente ao orçamento de 2021 da Conta de Desenvolvimento Energético, usada para pagar ações e subsídios como desconto para consumidores de baixa renda e desconto para quem faz irrigação, o que representa queda de um vírgula 36 por cento em relação ao montante pago pelos consumidores em 2020.


O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira os primeiros pontos da estratégia "preliminar" para a vacinação da população contra a Covid-19. De acordo com a pasta, o plano será dividido em quatro etapas. A primeira prevê a vacinação de trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas, e população indígena.Em nota divulgada nesta terça, o ministério da Saúde informou que a expectativa é imunizar 109 milhões e 500 mil pessoas no próximo ano.



O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, afirmou sobre o assalto ocorrido nesta madrugada em Criciúma, no Sul catarinense, que a “ação foi bem-sucedida para os marginais, e que essa é a verdade". Ele afirmou também que os assaltantes não devem ser do estado. MOISÉS disse que o Estado dará a resposta para esse ataque criminoso. Cerca de 30 criminosos atacaram uma agência do Banco do Brasil no centro da cidade de Criciúma, usando armas de grosso calibre e dezenas de quilos de explosivos. Até agora, ninguém foi preso. O PM baleado no crime permanece internado na UTI em estado grave.


Medidas contra o coronavírus em Santa Catarina serão discutidas entre o governo do Estado e prefeitos nesta quarta-feira. O encontro para debater o assunto ocorre as cinco da tarde com a presença do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. A Federação dos Municípios e as prefeituras foram chamadas para apresentarem propostas conforme a realidade de cada localidade. Segundo o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, ações pontuais já foram sugeridas. As decisões devem sair após as deliberações na própria reunião. A secretaria vai apresentar o cenário atual, além das projeções futuras, para que os gestores entendam a gravidade da situação.


Com o alto número de novos casos confirmados na última semana, Santa Catarina ultrapassou o Rio de Janeiro e se tornou o quarto Estado com mais pacientes diagnosticados com coronavírus no acumulado, desde o início da pandemia.Está atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Nesta terça-feira, o governo informou 372 mil 545 casos confirmados de Covid-19. Foram oito mil 201 novos diagnósticos registrados em relação ao boletim da segunda-feira. O Estado tem agora 32 mil 278 casos ativos da doença, ou seja, em tratamento e capazes de transmitir o vírus. É o maior volume em toda a pandemia. São dois mil 469 a mais em relação ao dia anterior.


-TUNÁPOLIS FARÁ ENTREGA DE PRESENTES E APRESENTAÇÕES NATALINAS DE FORMA ONLINE

-TRATAMENTO GARANTE VIDA NORMAL À PACIENTES COM RESULTADO POSITIVO PARA AIDS

-CONSEG DE IPORÃ DO OESTE ESTÁ ABERTO PARA ADESÃO DE NOVOS INTEGRANTES

-CONSAD IRÁ DISCUTIR ALTERAÇÃO NA DATA PARA ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA EM ASSEMBLEIA VIRTUAL

-NOVA GESTÃO DEFINE COMISSÃO PARA COORDENAR TRANSIÇÃO DE GOVERNO EM IPORÃ DO OESTE


Santa Helena abre inscrições para matrículas do ano letivo de 2021. O período de matrículas iniciou nesta terça-feira e se estende até sexta-feira, dia quatro de dezembro. O horário de matrícula é das sete e 30 às 17 horas, na Escola Municipal de Educação Básica Cinderela. Para a creche podem se matricular crianças de zero a três anos de idade completados até 31 de março de 2021. No pré-escolar alunos de três e cinco anos de idade completados até dia 31 de março de 2021. O ingresso no primeiro ano do ensino fundamental será para as crianças que completarem seis anos até 31 de março de 2021. No ato da matrícula os pais ou responsáveis devem apresentar cópias da certidão de nascimento, RG ou CPF, caderneta de saúde, do número do NIS para os beneficiados da bolsa família, comprovantes de residência, de vínculo empregatício e de renda dos pais. Para os alunos que já estão matriculados a rematrícula será automática.


CRAS de Mondaí atende 60 famílias e quase 100 crianças e adolescentes. A coordenadora do CRAS Casa das Famílias de Mondaí, KELLY MULLER, destaca que as atividades estão sendo repassadas aos usuários por meio do WhatsApp e com a entrega de material impresso. Ela comenta que as atividades são referentes ao artesanato, para crianças, adolescentes e mães dos usuários. Outro grupo é o de “jovens em ação”, que atende adolescentes que recebem o BPC, Benefício de Prestação Continuada. KELLY enfatiza que além do conteúdo que é repassado nos vídeos relacionados as oficinas do CRAS, os profissionais também tem repassado dicas de prevenção a Covid, sobre combate a violência contra a mulher e o abuso e exploração de crianças e adolescentes e Outubro Rosa e Novembro Azul. A coordenadora lembra que com os jovens também foram feitas ligações de vídeo, para conferir como está sendo o dia a dia deles durante a pandemia.


São João do Oeste terá novo roteiro de recolha de lixo reciclável no interior na próxima semana. A ação é realizada através da Secretaria de Agricultura e Meio ambiente com apoio da Secretaria de Saúde. O programa “Propriedade Limpa” objetiva a recolha periódica de lixo nas propriedades rurais do município, sem custo aos produtores. A recolha do lixo reciclável será nos mesmos pontos das coletas anteriores, e no período da tarde. O roteiro inicia dia sete de dezembro por Itacuruçu, Macuco, Alto Macuco, Palmeiras e Medianeira. Já no dia nove a recolha será feira nas comunidades de Vale Pio, Beato Roque, Cristo Rei, Fortaleza, Jaboticaba, São João e Ervalzinho.


Santa Helena irá investir mais de 220 mil em britagem de trecho de dez quilometros. O ex-secretário de Saúde e vereador eleito pelo PSDB, SÉRGIO BUCHE, destaca que os recursos, de 223 mil, são de emenda do deputado MARCOS VIEIRA. Ele comenta que em viagem do prefeito LUIZ GLUIZ na semana passada a Florianópolis, o parlamentar garantiu que o valor será depositado na conta do município ainda esta semana. BUCHE ressalta que o objetivo é realizar a licitação ainda este ano, para investimento em britagem, detonação de rochas nas sarjetas e alargamento em um trecho de dez quilometros do final da rua Santo Antonio na cidade até Riacho das Hortências na divisa com o rio Belmonte, e da rodovia até na linha Bela Vista. Ele cita quea britagem será feita em uma largura de cinco metros, sendo este o primeiro trecho a ser contemplado com este sistema no município.


FACISC debate ações para o desenvolvimento da economia regional. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, a Facisc avalia com preocupação o cenário do comércio para o fim do ano. Setores econômicos foram afetados em um ano atípico e buscam recuperação. Seguimentos produtivos, indústria, prestação de serviço e até o comércio estão entre os mais prejudicados. O vice-presidente regional Extremo Oeste, MAIKEL FREY, destaca que até mesmo o setor agropecuário que não foi afetado pela pandemia, sofreu muito com a falta de chuva. Com aumento dos casos de Covid-19 a preocupação está com o comércio manter atendimento normal. Ele observa que em algumas regiões está sendo adotada a redução de horário e isso vai gerar aglomeração e ainda maior dificuldade para os empresários. FREY observa que o setor de vestuário viu suas vendas caírem devido à falta de eventos que reduz a necessidade de compra dos clientes.


Diferentes problemas afetaram o comércio em 2020. MAIKEL FREY destaca que o setor alimentício manteve o movimento normal, porém a preocupação está no aumento de preços das mercadorias. Já o setor da construção civil enfrenta falta de materiais. MAIKEL FREY diz que a FACISC busca mobilização regional para fomentar o turismo, outro setor com queda acentuada neste ano. Ele considera que o poder público pode ajudar com infraestrutura e divulgação, mas o setor precisa ser desenvolvido por empreendedores, pessoas dispostas a inovar em parceria com empresas. FREY informa que representantes das Associações Empresariais do Extremo Oeste vão debater estes assuntos em reunião plenária regional da FACISC, às 19 horas de sexta-feira, em Iporã do Oeste. Será um evento hibrido, presencial e também online, dependendo do interesse dos empresários e lideranças.


FACISC cobra maior agilidade para investimentos em infraestrutura. O vice-presidente regional Extremo Oeste considera que é necessário ter maior união nas reivindicações. MAIKEL FREY relata que o Ministro da Infraestrutura já manifestou preocupação com as divergências que existem nos pedidos feitos por representantes de Santa Catarina. A FACISC busca este alinhamento sobre reivindicações e cobra federalização na SC 163 e RS 163. FREY aponta como essencial a federalização das rodovias no Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul para viabilizar a construção da ponte sobre o Rio Uruguai. Ele considera que isso é vital para que a região deixe de ser fim de linha e tenha melhores condições para o desenvolvimento.


Conseg de Iporã do Oeste está aberto para adesão de novos integrantes. O Conselho Comunitário de Segurança de Iporã do Oeste, Conseg, é formado por órgãos públicos, imprensa e demais entidades do município que indicam seus representantes. A primeira reunião do Conseg e a formação da diretoria ocorreu ainda em outubro de 2018, com posse da diretoria em setembro de 2019. O objetivo do Conseg é unir forças entre polícia e comunidade para melhorar a segurança pública no município. A atual diretoria do Conseg esteve reunida nesta terça-feira, para tratar sobre a formação de uma comissão eleitoral que irá conduzir os trabalhos de adesão de novos integrantes, bem como, a eleição da diretoria para os próximos dois anos. Como presidente da comissão ficou definida SIMONE KLUNK, vice-presidente GILSON WUTTKE e secretária JOANA REICHERT.


Conforme o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, os atuais integrantes foram descompatibilizados de suas funções a partir da reunião, e a comissão eleitoral irá coordenar o Conselho até a eleição da nova diretoria. O sargento explica que inicialmente a comissão terá a função de convidar novos voluntários para o Conseg, e para tanto, interessados em participar podem procurar os integrantes para fazer a adesão. Entidades do município que ainda não fazem parte do Conselho receberão convite para indicar representantes. Esta comissão também irá lançar o edital para eleição da nova diretoria, com prazo de 30 dias para formação e indicação das chapas. Durante a reunião, os integrantes lamentaram as restrições devido à pandemia que impediram a ação efetiva do Conseg neste ano. Como fator positivo, foi apontada a redução de casos mais graves relacionados à segurança pública do município em 2020.


Tunápolis fará entrega de presentes e apresentações natalinas de forma online. Conforme a diretora de Cultura e Turismo de Tunápolis, JAÍNE FRIEDRICH, o sexto Natal em Família terá várias alterações este ano em função da Pandemia. Ela cita que a programação que começava já na última semana de novembro, será restrita a decoração natalina, as apresentações online dos alunos das aulas de cultura e a entrega de presentes as crianças. JAÍNE comenta que durante o ano foi necessário cancelar as aulas de música do setor de Cultura, apresentações estas que eram feitas no final do ano. Ela cita que as aulas foram retomadas de forma online, e por tanto, serão feitas apresentações gravadas e divulgadas a população pelas redes sociais. A diretora comenta que a decoração natalina foi feita na praça municipal Willy Eidt, na avenida Cerro Largo e nas repartições públicas, com aproveitamento de todo material decorativo dos anos anteriores.


Em vez do tradicional Show Natalino, a diretora de Cultura e Turismo destaca que será organizada a entrega de presentes de Natal na Casa da Cultura. JAÍNE FRIEDRICH comenta que para evitar aglomerações, foram definidos quatro dias para a entrega dos presentes, dias 17, 18, 19 e 20 de dezembro, com horário estendido das 19 horas e 30 minutos até às 21 horas. Ela lembra que recebem presentes todas as crianças até os 11 anos de idade, totalizando 750 crianças, que já receberam pelos agentes de saúde o vale Natal. A diretora pede que no dia da entrega as famílias também utilizem máscara e façam uso do álcool gel para evitar a contaminação do vírus. Ela ressalta que a programação de Natal foi reduzida este ano, mas isso não deve afetar o espírito natalino e o momento de reflexão que a data representa para as famílias. JAÍNE antecipa que o tradicional show de fogos de artifício será mantido na virada do ano.


Tratamento garante vida normal à pacientes com resultado positivo para AIDS. Neste dia primeiro de dezembro foi lembrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. De acordo com a enfermeira da unidade de saúde de Mondaí, JOCIELE REICHERT, o exame que diagnostica o HIV é feito sempre que o paciente apresenta esta vontade e procura os profissionais por conta própria, ou então, durante a consulta médica. A enfermeira enfatiza que em alguns casos o exame se torna obrigatório, a exemplo do pré-natal, para evitar que o vírus seja transmitido da mãe para o filho. JOCIELE comenta que a AIDS pode ser diagnosticada por meio de teste rápido ou o exame de laboratório. Mesmo que o teste rápido seja positivo, ainda é feito o encaminhamento ao laboratório para confirmar o resultado. JOCIELE comenta que o teste rápido possui quase 100% de segurança no resultado, que é divulgado ao paciente em 15 minutos.


O exame pode ser feito com o sigilo dos profissionais e sem aparentes justificativas pelo paciente. A enfermeira da unidade de saúde de Mondaí comenta que a pessoa que quer fazer o exame da AIDS pode procurar os profissionais e fazer o encaminhamento que é totalmente sigiloso e sem questionamentos. JOCIELE REICHERT diz que o assunto ainda gera muitas vezes e incertezas aos pacientes, por isso, o objetivo é deixá-los seguros e prestar apoio para realização do exame. A enfermeira lembra que outra opção é procurar diretamente o ambulatório de DST e AIDS de SMOeste. Ela explica que raramente a doença apresenta sintomas, e se manifesta muitas vezes após anos instalada no organismo. JOCIELE diz que com tratamento gratuito por meio de medicamentos é possível ter uma vida normal, e com o diagnóstico se evita que a doença seja repassada a outras pessoas.


Consad irá discutir em assembleia virtual a alteração na data para eleição da nova diretoria em. Conforme o prefeito de Tunápolis e presidente do Consad, RENATO PAULATA, nesta semana, em reunião com o setor administrativo do consórcio, foi tratado sobre os tramites para fechamento do ano e a projeção das ações para 2021. Ele comenta que já em outras reuniões do Consad foi tratado sobre a alteração no estatuto referente à data da eleição da nova diretoria. Como o atual estatuto prevê a eleição somente em janeiro, o presidente cita que isso tem trazido dificuldades, principalmente em anos de eleição municipal, porque o mandato da atual gestão termina em dezembro, mas em janeiro os prefeitos estão bastante ocupados com a organização dos seus municípios. PAULATA diz que os trabalhos do Consad não param, e com a eleição somente em janeiro o consórcio fica sem diretoria no começo do ano.


A assembleia extraordinária virtual para discutir a alteração no estatuto será realizada no dia nove de dezembro. O presidente do Consad destaca que já estão sendo convidados os 30 municípios associados dos três estados do Sul. RENATO PAULATA destaca que com a diplomação dos prefeitos eleitos, até 18 de dezembro, o objetivo é realizar a assembleia e eleição da nova diretoria do consórcio ainda neste mês. Assim, considera que as atividades do Consad podem ter continuidade normal em janeiro. Segundo o presidente, em outros anos havia sido adotado o critério do prefeito eleito com maior idade assumir o consórcio até a eleição, mas isso implicava em registros na Receita Federal e em bancos, sendo que em período curto de duas semanas tudo isso precisa ser alterado e feito novamente pelo novo presidente eleito.


RENATO PAULATA lembra que os funcionários do Consad ainda realizam trabalhos de forma remota, mas desde agosto as visitas foram retomadas. Na última semana dois novos certificados SISBI foram entregues em dois municípios do Paraná, selo que permite a comercialização dos produtos em todo o território nacional. O presidente considera que é resultado do trabalho realizado pelos técnicos do Consad junto com os técnicos dos municípios, e que garante segurança alimentar dos produtos inspecionados aos consumidores. PAULATA enfatiza que foram dois anos a frente do Consad, que possui uma equipe pequena, mas atuante e ativa, que tem contribuído com o trabalho em toda a região, inclusive com reconhecimento do Ministério da Agricultura e o convite para estruturação de consórcios em Minas Gerais e Bahia.


Nova gestão define comissão para coordenar transição de governo em Iporã do Oeste. O trabalho está sendo coordenado pelo prefeito eleito ADÉLIO MARX e vice eleito VALMOR REIS, junto com o prefeito em exercício ALEXANDRE RUSCHEINSKY. Conforme o vice-prefeito eleito, VALMOR REIS, o período para transição é bem mais curto em comparação aos outros anos, somente 45 dias. Ele considera que por o período mais curto exige mais empenho dos novos gestores em se informar sobre todos os trabalhos em andamento nos diversos setores da prefeitura. VALMOR comenta que foi definida uma comissão para tratar deste assunto, em que são feitas reuniões com a atual gestão e também encontros específicos em cada setor para conhecer os trabalhos em andamento. O vice-prefeito eleito antecipa que por enquanto não irá assumir nenhuma secretaria, e irá exercer a função para qual foi eleito, junto com o novo prefeito ADÉLIO.


Apesar de não serem possíveis os encontros presenciais nas comunidades este ano devido à pandemia, VALMOR REIS avalia que o plano de governo conseguiu contemplar os diferentes segmentos. O vice-prefeito eleito comenta que em grupos pequenos de pessoas foi possível discutir ações e ouvir a opinião de lideranças do município. Entre as prioridades, VALMOR cita o problema do abastecimento de água, o que a nova gestão pretende solucionar por meio de diálogo com a Casan para melhorar o sistema. O vice-prefeito anuncia que será reduzido o número de secretarias, que inicialmente serão somente dos setores mais necessários. Ele lembra que os indicados para as secretarias serão divulgados posteriormente pelo prefeito eleito. VALMOR REIS aproveita para agradecer o apoio de todos que resultou no êxito das eleições, como família, coligação e eleitores.


-DUAS CASAS NA REGIÃO SÃO DESTRUÍDAS PELO FOGO

-PROFESSOR INVESTIGADO POR ASSÉDIO SEXUAL É AFASTADO DO CARGO

-HOMEM QUE ATIROU CONTRA COMPANHEIRA É INDICIADO POR FEMINICÍDIO TENTADO E POSSE IRREGULAR DE ARMA


Caminhão do Paraguai cai em sarjeta para evitar colisão traseira. Um caminhão Scania, com placas do Paraguai, caiu em uma sarjeta ao lado na Willy Barth, proximidades do semáforo da área industrial em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada nesta terça-feira por volta das 16 horas. A reportagem da Peperi conversou com o motorista do caminhão. Ele contou que seguia sentido a Guaraciaba, quando um carro que estava em sua frente acabou freando bruscamente, para não colidir na traseira, ele saiu da pista e ocorreu o acidente. Os danos foram de pequena monta no caminhão e ninguém teve ferimentos. A PRF sinalizou o trânsito, que ficou lento devido a situação. O guincho foi acionado para a remoção.


Motociclista fica ferido em colisão traseira no interior. A colisão entre um e uma motocicleta Honda NXR Broz 150, os dois veículos com placa de São José do Cedro, ocorreu no final da tarde de terça-feira na linha Esquina Mariflor, interior do município. O condutor da moto, de 59 anos, queixava-se de dores no peito. Em avaliação foram constatadas também escoriações nos braços. A vítima recebeu atendimento inicial dos bombeiros e foi levada ao hospital de São José do Cedro. O condutor do veículo não se feriu.


Casa é destruída por incêndio em Romelândia. O fato ocorreu por volta das três horas da madrugada desta quarta-feira em uma residência de madeira no centro de Romelândia. Foram deslocadas duas viaturas e houve reforço da equipe do quartel de Palma Sola para reabastecimento da água no caminhão. Os moradores, uma mulher e duas crianças, já haviam saído da residência sem lesões. A prefeitura de Romelândia prestou apoio protegendo as edificações próximas com o caminhão pipa. A guarnição dos bombeiros realizou a extinção das chamas e garantiu que o fogo não passasse para as casas vizinhas. Por volta das cinco horas da madrugada guarnição terminou o atendimento e isolou o local.


Residência é parcialmente destruída pelo fogo em bairro de São Miguel do Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi por volta das 10 horas e 20 minutos desta terça-feira, em uma casa de esquina, no cruzamento das ruas Pio 18 com a Barão do Rio Branco, no bairro Agostini. Foram utilizados cerca de nove mil litros de água para o combate e rescaldo, em pouco mais de uma hora de serviço dos bombeiros. Foi salvo cerca de 30% da residência, e protegidas as casas próximas.


Professor investigado por assédio sexual é afastado do cargo. Um professor de escola pública investigado pelo suposto assédio sexual de suas alunas foi liminarmente afastado do cargo, conforme requerido pelo Ministério Público na comarca de Pinhalzinho. O pedido de afastamento foi feito em uma ação por ato de improbidade administrativa ajuizada pela Promotoria de Justiça de Pinhalzinho, que ainda aguarda a conclusão de inquérito policial para o possível ingresso de ação penal. Na ação civil pública por ato de improbidade, o promotor, DOUGLAS DELLAZARI relata que, após obter o contato pessoal das alunas em um grupo escolar de WhatsApp , criado a fim de facilitar a continuidade do aprendizado durante a pandemia, o investigado teria passado a enviar diretamente mensagens e imagens de cunho sexual para várias delas, que têm entre 13 e 14 anos de idade.


Para o promotor, as provas já juntadas ao processo caracterizariam afronta à legalidade, à moralidade e ao dever de honestidade e lealdade às instituições. O promotor sustentou ainda que o professor teria violado não só princípios administrativos, mas também o direito à educação, à profissionalização, à cultura, à dignidade e ao respeito, além de expor a risco o desenvolvimento moral das alunas e potencialmente vitimizar outras crianças e adolescentes que frequentam o estabelecimento. Para DOUGLAS DELLAZARI, caso o investigado continuasse em suas funções, inevitavelmente manteria contato com as vítimas, seja de forma presencial ou virtual, podendo reiterar a conduta delitiva. A liminar foi deferida pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Pinhalzinho, determinando o afastamento do professor por prazo indeterminado, enquanto for necessário. A decisão é passível de recurso.


Homem que atirou contra sua companheira é indiciado por feminicídio tentado e posse irregular de arma de fogo. A Polícia Civil concluiu nesta terça-feira o Inquérito Policial instaurado para apurar a tentativa de feminicídio no dia 18 de novembro em SMOeste. O investigado disparou contra sua companheira, uma mulher com 32 anos. O disparo atingiu a região do tórax./ Com base nas provas, a polícia esclareceu a motivação e as circunstâncias do crime, e inclusive constatou que esta não foi a primeira vez que o suspeito praticou violência contra a vítima. O investigado foi indiciado por feminicídio tentado e posse irregular de arma de fogo. As penas podem alcançar até 23 anos de prisão. A vítima está em recuperação e passou por cirurgia. O autor continua preso na UPA. Dados indicam que pouco mais de 10% das mulheres vítimas de feminicídio em Santa Catarina em 2020 havia feito registros contra seus agressores, o que sinaliza que a busca por algum tipo de ajuda pode minimizar os riscos a que estão sujeitas as vítimas de violência doméstica.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.