ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 02-11-2023 Quinta-feira

-COPOM DO BANCO CENTRAL REDUZ TAXA SELIC PARA 12 VÍRGULA 25 POR CENTO

-DESEMBARGADOR ALTAMIRO DE OLIVEIRA ASSUME PRESIDÊNCIA DO JUDICIÁRIO EM SC

-TEMPORAIS CAUSAM PROBLEMAS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM IPORÃ DO OESTE

-REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS NÃO POSSUEM ATENDIMENTO HOJE E AMANHÃ

-POLÍCIA MILITAR RECEBE NOVO EQUIPAMENTO PARA FISCALIZAÇÃO DE PELÍCULAS

-CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO ATENDEU MAIS DE 20 MIL PESSOAS NA REGIÃO

-HOMEM É PRESO POR TENTAR AGREDIR POLICIAL COM MOTOSSERRA

-CAMINHÃO GUINCHO CAI DE PONTE E MOTORISTA MORRE NA REGIÃO


O tempo apresenta-se instável. A previsão para as próximas é de tempo encoberto com mais chuva na região. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima não deve passar dos 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 19 graus. Umidade relativa do ar 99 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.


Mais de 400 crianças estão sendo mortas ou feridas diariamente nos ataques de Israel à Faixa de Gaza, disse a agência das Nações Unidas para as crianças na quarta-feira, ao reiterar os apelos por um cessar-fogo humanitário imediato. Cerca de três mil e 500 crianças foram mortas e mais de seis e 800 ficaram feridas nos últimos 25 dias de “bombardeio contínuo” desde 7 de outubro, afirmou a Unicef em um comunicado. A agência da ONU disse que ainda não tem estimativas do número de mortes de crianças no campo. A Unicef afirmou que os campos de refugiados estão protegidos pelo direito internacional e que as “partes em conflito” têm a obrigação de respeitar e proteger os civis de ataques.

Pelo menos 10 mil 328 vidas foram perdidas na guerra entre Israel e palestinos, que entrou no seu vigésimo sétimo dia nesta quinta-feira, de acordo com dados divulgados pelas autoridades de saúde de ambos os lados. Desde o início dos combates entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas, no dia 7 de outubro, os ataques israelenses na Faixa de Gaza ceifaram a vida de oito mil 796 palestinos, deixando 22 mil 219 feridos e dois mil e 30 dados como desaparecidos. Os número são do departamento de saúde palestino, controlado pelo Hamas na Faixa de Gaza. Israel ainda não divulgou informações oficiais e verificadas sobre o número de vítimas israelenses no conflito.

A embaixada do Brasil na Palestina divulgou nesta quinta-feira a segunda lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza, ainda sem brasileiros. De acordo com o embaixador ALESSANDRO CANDEAS, os países contemplados são Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Chade. O grupo dos Estados Unidos tem 400 pessoas. No total, 576 estrangeiros foram autorizados a deixar o território palestino, segundo a embaixada. O primeiro grupo de feridos cruzou a fronteira para o Egito e deixou a Faixa de Gaza em ambulâncias na quarta-feira.

O Senado Federal aprovou um projeto de lei que permite ao Supremo Tribunal Militar criar 740 cargo de provimento efetivo e em comissão, além de funções comissionadas, nos quadros da Secretaria do Superior Tribunal Militar e das Auditorias da Justiça Militar da União. Está prevista a criação de 240 cargos de provimento distribuídos entre 149 analistas judiciários e 91 técnicos judiciários. Além disso, 97 cargos em comissão e 403 funções comissionadas. O projeto foi aprovado no plenário da casa por votação simbólica, sem registro individual dos votos. Agora, a matéria aguarda a sanção presidencial.

A balança comercial registrou um superávit de 80 bilhões e 200 milhões de dólares de janeiro a outubro deste ano. A informação foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços nesta quarta-feira. De acordo com o ministério, o superávit registrado no período também é o maior para os dez primeiros meses de um ano. A série histórica tem início em 1989. Até então, o maior saldo positivo havia sido registrado em 2021. O resultado é de superávit quanto as exportações superam as importações. O valor representa um aumento de 57 vírgula nove por cento em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo positivo somou 50 bilhões 790 milhões de dólares. Somente em outubro, a balança comercial apresentou um superávit de oito bilhões 960 milhões de dólares.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, reduzir a Selic em meio ponto percentual, de 12 vírgula 75 para 12 virgula 25 por cento ao ano. Este foi o terceiro corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto deste ano. A decisão de ontem foi unânime. Ou seja, todos os membros do Copom votaram pela redução de zero vírgula cinco ponto percentual. No comunicado emitido após a reunião, o colegiado sinalizou que poderá cortar novamente a Selic neste mesmo patamar - meio ponto percentual - no próximo encontro. A Selic chegou agora ao menor nível desde o início de maio de 2022 - quando estava em 11 vírgula 75 por cento ao ano.

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos enviou nesta quarta-feira, um ofício ao secretário de Estado de Segurança Pública de Santa Catarina, PAULO CEZAR RAMOS DE OLIVEIRA, recomendando o afastamento imediato dos policiais militares envolvidos na abordagem a mais de 30 pessoas em situação de rua em Itajaí, na madrugada da última terça. O documento é assinado pelo presidente do CNDH, o defensor público federal, ANDRÉ CARNEIRO LEITÃO. O documento justifica o afastamento para “evitar prejuízos para as investigações e considerando também a demonstração da absoluta incapacidade e da manifesta inaptidão desses agentes para atuarem nas ruas”. O Conselho solicita ainda ao Estado que informe o nome completo e a matrícula dos policiais envolvidos, o número dos procedimentos disciplinares e penais que foram instaurados para apuração dos fatos e um relatório com o cronograma de Santa Catarina para cumprir as determinações do Supremo Tribunal Federal, sobre a criação de um programa de enfrentamento e prevenção à violência que atinge a população em situação de rua.

O desembargador ALTAMIRO DE OLIVEIRA assumiu a presidência do Poder Judiciário de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira. No discurso, no Tribunal Pleno, em Florianópolis, celebrou a experiência e o propósito. O desembargador estava como primeiro vice-presidente desde fevereiro de 2022, mas passou a presidente com a renúncia do desembargador JOÃO HENRIQUE BLASI. Ele deve comandar o Judiciário catarinense até o final de janeiro de 2024. O novo presidente disse que a prioridade do mandato é o enfrentamento de pendências históricas do judiciário, notadamente o plantão de primeiro grau e outras medidas que afetarão positivamente a saúde e qualidade de vida de magistrados e servidores.

Por unanimidade, o Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou quatro projetos de lei na tarde desta quarta-feira. Dois deles são voltados à proteção de crianças e adolescentes. As matérias já tiveram a Redação Final aprovada e seguem para análise do governador. Ambos os projetos sobre infância e juventude são de autoria da deputada ANA CAMPAGNOLO. Um deles proíbe o uso de verba pública em produtos, serviços, espaços ou eventos que promovam, de forma direta ou indireta, a sexualização de crianças e adolescentes. O outro institui o Programa Estadual de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de articular, consolidar e desenvolver políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos desse público, a fim de protegê-los de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão.

A gerência regional de saúde com sede em São Miguel do Oeste divulgou nesta terça-feira, os dados relativos a campanha de multivacinação que foi realizada entre os dias 14 e 28 de outubro, em todo o país. A ação foi exclusiva para crianças e adolescentes abaixo dos 15 anos e envolveu todos os municípios brasileiros. Conforme a enfermeira e responsável pela imunização no Extremo-Oeste, DILA POSSATI, nesse ano a campanha teve como proposta o comparecimento dos pais e responsáveis, juntamente com seus filhos, nas unidades de Saúde e consequentemente nas salas de vacina, para a verificação da carteirinha de vacinação. Segundo ela, nesse procedimento eram analisadas se os jovens e crianças possuíam todo o esquema vacinal completo e caso algum medicamento estivesse faltando, o quadro de vacina era completado.

De acordo com DILA POSSATI, a avaliação é extremamente positiva, haja visto a expressiva participação no dia D de vacinação que ocorreu no dia 21 de outubro e onde os municípios desenvolveram diversas atividades com várias estratégias, visando o maior alcance do público alvo da campanha. Ela citou que outro fator importante para o sucesso da ação foi o tempo bom de sol e calor e principalmente, o envolvimento das diversas equipes e setores no decorrer do evento. A profissional citou ainda os números da campanha já finalizada, onde mais de 20 mil jovens e crianças compareceram às unidades de Saúde dos municípios pertencentes à regional de Saúde, sendo que, desse total, quase cinco mil de fato receberam algum medicamento, sendo ao todo, quatro mil 873 pessoas, totalizando 23 por cento do público total.

DILA POSSATI avaliou que os índices mostram que foi preciso vacinar poucos jovens e crianças, haja visto que a maioria estava com a caderneta de vacinação em dia. Ela comentou que houve uma boa procura também pela vacina do HPV, que protege contra determinados tipos de câncer, principalmente de colo de útero e sendo importante tanto para meninas quanto para meninos, de nove a 14 anos. Ela disse que o percentual dessa vacina estava baixo e o dia D foi fundamental para recuperar um bom índice. DILA explicou que muitos pais tinham resistência ao medicamento para os filhos por associarem à vacina com a questão sexual precoce, fazendo com que não houvesse interesse. Ela frisou que a questão ginecológica é importante e agora os pais e responsáveis entenderam isso nessa edição da campanha.

A enfermeira da Regional de Saúde orientou que mesmo após o término da campanha de multivacinação, as medicações seguem sendo ofertadas e quem não compareceu às unidades de Saúde, ainda pode procurar o atendimento caso precise da imunização, sendo importante que os pais, responsáveis, adolescentes e crianças estejam munidos da carteira de vacinação. Questionada sobre qual a próxima ação do setor de vacinação, DILA POSSATI pontuou que são duas grandes campanhas realizadas por ano, sendo a da influenza no mês de abril e a da poliomielite e multivacinação nos meses de agosto e outubro, como ocorreu neste ano.

Foram mantidas em segundo grau, as condenações de 15 dos 16 integrantes de uma organização criminosa de Mondaí, especializada na adulteração de leite denunciada pelo Ministério Público de Santa Catarina, após investigação do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado na Operação Leite Adulterado Dois, em 2014. O décimo sexto acusado faleceu no decorrer do processo. Os réus foram denunciados pela Promotoria de Justiça da Comarca de Mondaí e condenados em primeiro grau pelos crimes de organização criminosa, adulteração de produto alimentício, falsidade ideológica ou crimes contra o consumidor, de acordo com a participação de cada um. Ao julgar as apelações dos réus, a primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça manteve as condenações pelos crimes mais graves como organização criminosa e adulteração de produto alimentício.

Foi julgada extinta a punibilidade em relação ao delito de falsidade ideológica, em razão da ocorrência da prescrição. A maior pena foi aplicada ao chefe da organização e sócio da Laticínios Mondaí, que vai cumprir 13 anos e seis meses de reclusão em regime inicial fechado. O outro sócio da empresa, também condenado em primeiro grau, faleceu no curso do processo. Em consequência da readequação das penas, foi alterado o regime prisional para semiaberto a três dos réus e para o regime aberto a outro réu. Na Operação Leite Adulterado Dois, o Ministério Público investigou por seis meses as atividades da empresa e verificou que, durante pelo menos seis anos, o leite destinado ao consumidor era adulterado com a adição de produtos químicos ilícitos. Segundo divulgado pelo Ministério Público, nesse período, cerca de 400 mil litros de leite passavam pela empresa diariamente, em grande parte com adição de substâncias nocivas e proibidas.

O objetivo da adição dos produtos químicos era mascarar a má qualidade do leite e dar maior durabilidade ao produto, prevenindo a ocorrência do leite ácido, cuja venda é proibida. Para aumentar a durabilidade, eram adicionados estabilizantes impróprios para o consumo, tais como soda cáustica e água oxigenada. O comando da organização criminosa era exercido pelos sócios-proprietários da Laticínios Mondaí, IRINEU OTTO BORNHOLD, já falecido, e VILSON CLAUDENIR JESUÍNO FREIRE. Logo abaixo dos dois estava o gerente-geral ALEXANDRE POHLMANN, principal diretor da organização. Era ele quem repassava as orientações dos proprietários para outras chefias intermediárias ou diretamente aos executores das tarefas, que também foram condenados.

Prefeito aponta avanços em pavimentações no interior do município. O centro comunitário de Beato Roque está sendo contemplado com a pavimentação de três ruas e investimento próprio da prefeitura. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, são duas vias pequenas, com facilidade para serem asfaltadas, porém com serviços sendo aguardados a bastante tempo. O maior investimento será na Rua 19 de Maio, no centro da comunidade de Beato Roque, com aplicação de um milhão e 65 mil reais. A empresa vencedora da licitação já iniciou as obras. O prefeito comentou que os serviços estão sendo viabilizados graças ao planejamento e economia feito pelo município, que destina a totalidade dos recursos para estas pavimentações.

De acordo com GENÉSIO ANTON, a empresa enfrenta dificuldades devido as condições climáticas desfavoráveis com o período de intensas chuva. Ele afirmou que existe um entendimento da empresa para priorizar estas obras até a conclusão. GENÉSIO ANTON comentou ainda que a recente viagem a Florianópolis garantiu mais um milhão de reais para a conclusão da obra do asfalto da estrada geral de Macuco e Fortaleza. Segundo o prefeito, São João do Oeste mantém diversas ações com a Secretaria de Transportes e Obras no interior e também para viabilizar exposição da quinta Expo São João.

O prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, destacou ainda o lema da Expo São João: Da Terra ao Progresso. Segundo ele, a frase representa bem o progresso do município em diferentes setores. Citou que a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial vai apresentar o máximo do potencial aos visitantes. De acordo com ANTON, a equipe da prefeitura, em parceria com a ACISJO e outras entidades, estão empenhados para um evento que justifique a logomarca. Conforme o prefeito, no agropecuário, estão sendo finalizados os preparativos para o desfile das novilhas no dia nove de dezembro. A alta genética em gado de corte estará em destaque. Segundo o prefeito, as intensas chuvas não estão causando grande preocupação para os organizadores, pois o planejamento foi antecipado e os serviços em estruturas estão dentro do cronograma.

As repartições públicas municipais de Iporã do Oeste não possuem atendimento nesta quinta-feira, devido ao feriado nacional do Dia de Finados. De acordo com o Secretário de Administração e Finanças, ERVINO HENKEL, amanhã, sexta-feira, também não terá expediente devido ao decreto de Ponto Facultativo. Ele explicou que os serviços essenciais na área da saúde estão sendo prestados em regime de plantão, através do convênio com o Hospital Nossa Senhora das Mercês, exclusivamente para os casos de urgência e emergência. O atendimento nas repartições públicas será retomado na próxima segunda-feira, dia seis de novembro. Neste mês também não terá atendimento nas repartições públicas no próximo dia 15 de novembro, data em que é comemorado o feriado nacional da Proclamação da República.

A Polícia Militar de Iporã do Oeste recebeu um novo equipamento para ser utilizado durante as operações policiais no município. De acordo com o comandante do quartel local, sargento MILTON WOLF, trata-se de um medidor de transmitância luminosa. Ele explicou que o equipamento será usado para medir a quantidade de luz que passa pelo conjunto de vidros e películas dos veículos. Ele chamou atenção que desde a implementação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997, é considerada uma infração conduzir veículo com os vidros parcialmente ou totalmente cobertos por película. WOLF explicou que são quatro casos específicos de inconformidade das películas passíveis de aplicação de multa.

O novo equipamento da Polícia Militar de Iporã do Oeste já está apto para uso e os policiais militares também já foram devidamente preparados para utilizá-lo nas operações de trânsito. Apesar disso, o comandante do quartel local, sargento MILTON WOLF, destacou que o aparelho só será efetivamente utilizado daqui 15 dias, desta forma, permitindo que os proprietários readéquem as películas, caso elas estejam em desacordo com a legislação vigente. WOLF pontuou que o objetivo da Polícia Militar não é prejudicar ou notificar os condutores e por isso, está sendo feita uma comunicação prévia sobre o início da fiscalização das películas. Ele lembrou que a multa para quem permanecer em desacordo com o disposto na Lei é de 195 reais e retenção do veículo para regularização.

A empresa responsável pela iluminação pública de Iporã do Oeste realizou na última terça-feira, a troca de lâmpadas queimadas em alguns pontos da cidade. De acordo com o diretor de urbanismo, SÍRIO ASSMANN, não foi possível resolver todos os problemas neste momento, visto que com os temporais dos últimos dias, muitas lâmpadas queimaram com as descargas elétricas. Ele destacou que o Município já comprou os materiais para fazer as substituições necessárias, porém, as lâmpadas ainda não foram entregues pela empresa vencedora da licitação. O diretor destacou que a população deve comunicar o setor de urbanismo sobre eventuais problemas, pois isso facilita o direcionamento da empresa aos pontos que precisam de reparos.

SÍRIO ASSMANN observou que os temporais com muitos raios nas últimas semanas causaram transtornos inesperados no sistema de iluminação pública, os quais serão resolvidos o mais breve possível. Segundo ele, a previsão é que as lâmpadas compradas sejam entregues em até dez dias, para posterior substituição nas luminárias. Em relação ao interior do município, o diretor informou que as lâmpadas queimadas também serão substituídas assim que a empresa responsável entregar os materiais já comprados. SÍRIO ASSMANN enalteceu ainda outra ação do setor de urbanismo de Iporã do Oeste que teve grande adesão da população. Trata-se da campanha de coleta de recicláveis, que recolheu mais de quatro toneladas de eletrônicos, mais de três toneladas de vidros, 450 litros de óleo de cozinha, mais de 640 lâmpadas, além de um caminhão carregado com pneus e outros materiais, totalizando mais de dez toneladas de materiais recicláveis que receberam a destinação correta.

Para a reta final do ano, SÍRIO ASSMANN destacou que o setor de urbanismo estará focado na limpeza e embelezamento da cidade, com instalação da ornamentação natalina. Ele lembrou que a recolha de galhos segue sendo feita todas as segundas e terças-feiras, enquanto na quarta-feira são recolhidos entulhos. O diretor de urbanismo pediu para que os materiais não sejam depositados nas ruas em outros dias da semana para não gerar transtornos.

Um idoso, de 76 anos, foi preso na manhã de ontem, depois de ameaçar familiares e tentar agredir um policial no interior de São Miguel do Oeste. De acordo com informações da Polícia Militar, uma guarnição foi acionada por volta das nove horas para atender a ocorrência na Linha Pinheirinho. Ao chegar no local, os policiais tentaram conversar com o homem, mas ele utilizou uma motosserra para intimidar os militares. Com gás de pimenta, a guarnição tentou impedir a agressão, porém, foi necessário o uso de uma arma de choque para conter o idoso, que estava bastante alterado e tentando atingir os policiais com a motosserra. Ele foi preso e encaminhado à delegacia pelos crimes de violência doméstica, ameaça e resistência.

Um homem morreu em um acidente de trânsito na BR-282, registrado por volta das onze e meia da noite de ontem. Ele conduzia um caminhão-guincho, com placas de São Miguel do Oeste, que saiu da pista e caiu da ponte sobre o Rio Chapecó, entre Nova Erechim e Nova Itaberaba. Ao chegar no local, os socorristas do Corpo de Bombeiros constataram que o veículo havia colidido contra a mureta da ponte e despencado na cabeceira do Rio Chapecó, de uma altura de aproximadamente 15 metros, parando a poucos metros da água. Após três horas de trabalho, o corpo do motorista foi retirado das ferragens e deixado aos cuidados da Polícia Científica e da Polícia Rodoviária Federal. O homem foi identificado como SIDINEI GOMES DA ROSA, de 47 anos, morador de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.