ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 02/11/2023

GLOBO EM FOCO – 02/11/23

-COPOM DO BANCO CENTRAL REDUZ TAXA SELIC PARA 12 VÍRGULA 25 POR CENTO

-DESEMBARGADOR ALTAMIRO DE OLIVEIRA ASSUME PRESIDENCIA DO JURIDICIÁRIO EM SC

-ITAPIRANGA TEM ORÇAMENTO SUPERIOR A 111 MILHÕES DE REAIS PARA 2024

-PREFEITO RELATA AVANÇOS EM PAVIMENTAÇÕES NO INTERIOR

-JUSTIÇA MANTÉM CONDENAÇÃO DE ENVOLVIDOS COM FRAUDE DO LEITE

-EVENTO MOBILIZA AGRICULTORES ATINGIDOS POR TEMPORAL

-IDOSO É PRESO POR AMEAÇAR FAMILIARES E TENTAR AGREDIR POLICIAL

-CAMINHÃO CAI DE PONTE E MOTORISTA MORRE NA BR 282

O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável e com chuva. A previsão para as próximas é de nebulosidade variável com risco de pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

Mais de 400 crianças estão sendo mortas ou feridas diariamente nos ataques de Israel à Faixa de Gaza, disse a agência das Nações Unidas para a criança na quarta-feira, ao reiterar os apelos por um cessar-fogo humanitário imediato. Cerca de três mil e 500 crianças foram mortas e mais de seis e 800 ficaram feridas nos últimos 25 dias de “bombardeio contínuo” desde 7 de outubro, afirmou a Unicef em um comunicado. A agência da ONU disse que ainda não tem estimativas do número de mortes de crianças no campo. A Unicef afirmou que os campos de refugiados estão protegidos pelo direito internacional e que as “partes em conflito” têm a obrigação de respeitar e proteger os civis de ataques.

Pelo menos 10 mil 328 vidas foram perdidas na guerra entre Israel e palestinos, que entrou no seu vigésimo sétimo dia nesta quinta-feira, de acordo com dados divulgados pelas autoridades de saúde de ambos os lados. Desde o início dos combates entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas, no dia 7 de outubro, os ataques israelenses na Faixa de Gaza ceifaram a vida de oito mil 796 palestinos, deixando 22 mil 219 feridos e dois mil e 30 dados como desaparecidos. Os número são do departamento de saúde palestino, controlado pelo Hamas na Faixa de Gaza. Israel ainda não divulgou informações oficiais e verificadas sobre o número de vítimas israelenses no conflito.


A embaixada do Brasil na Palestina divulgou nesta quinta-feira a segunda lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza, ainda sem brasileiros. De acordo com o embaixador ALESSANDRO CANDEAS, os países contemplados são Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Chade. O grupo dos Estados Unidos tem 400 pessoas. No total, 576 estrangeiros foram autorizados a deixar o território palestino, segundo a embaixada. O primeiro grupo de feridos cruzou a fronteira para o Egito e deixou a Faixa de Gaza em ambulâncias na quarta-feira.

O Senado Federal aprovou um projeto de lei que permite ao Supremo Tribunal Militar criar 740 cargo de provimento efetivo e em comissão, além de funções comissionadas, nos quadros da Secretaria do Superior Tribunal Militar e das Auditorias da Justiça Militar da União. Está prevista a criação de 240 cargos de provimento distribuídos entre 149 analistas judiciários e 91 técnicos judiciários. Além disso, 97 cargos em comissão e 403 funções comissionadas. O projeto foi aprovado no plenário da casa por votação simbólica, sem registro individual dos votos. Agora, a matéria aguarda a sanção presidencial.

A balança comercial registrou um superávit de 80 bilhões e 200 milhões de dólares de janeiro a outubro deste ano. A informação foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços nesta quarta-feira. De acordo com o ministério, o superávit registrado no período também é o maior para os dez primeiros meses de um ano. A série histórica tem início em 1989. Até então, o maior saldo positivo havia sido registrado em 2021. O resultado é de superávit quanto as exportações superam as importações. O valor representa um aumento de 57 vírgula nove por cento em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo positivo somou 50 bilhões 790 milhões de dólares. Somente em outubro, a balança comercial apresentou um superávit de oito bilhões 960 milhões de dólares.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, reduzir a Selic em meio ponto percentual, de 12 vírgula 75 para 12 virgula 25 por cento ao ano. Este foi o terceiro corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto deste ano. A decisão de ontem foi unânime. Ou seja, todos os membros do Copom votaram pela redução de zero vírgula cinco ponto percentual. No comunicado emitido após a reunião, o colegiado sinalizou que poderá cortar novamente a Selic neste mesmo patamar - meio ponto percentual - no próximo encontro. A Selic chegou agora ao menor nível desde o início de maio de 2022 - quando estava em 11 vírgula 75 por cento ao ano.


O Conselho Nacional dos Direitos Humanos enviou nesta quarta-feira um ofício ao secretário de Estado de Segurança Pública de Santa Catarina, PAULO CEZAR RAMOS DE OLIVEIRA, recomendando o afastamento imediato dos policiais militares envolvidos na abordagem a mais de 30 pessoas em situação de rua em Itajaí, na madrugada da útima terça. O documento é assinado pelo presidente do CNDH, o defensor público federal ANDRÉ CARNEIRO LEITÃO. O documento justifica o afastamento para “evitar prejuízos para as investigações e considerando também a demonstração da absoluta incapacidade e da manifesta inaptidão desses agentes para atuarem nas ruas”. O Conselho solicita ainda ao Estado que informe o nome completo e a matrícula dos policiais envolvidos, o número dos procedimentos disciplinares e penais que foram instaurados para apuração dos fatos, e um relatório com o cronograma de Santa Catrina para cumprir as determinações do Supremo Tribunal Federal sobre a criação de um programa de enfrentamento e prevenção à violência que atinge a população em situação de rua.

O desembargador ALTAMIRO DE OLIVEIRA assumiu a presidência do Poder Judiciário de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira. No discurso, no Tribunal Pleno, em Florianópolis, celebrou a experiência e o propósito. O desembargador estava como primeiro vice-presidente desde fevereiro de 2022, mas passou a presidente com a renúncia do desembargador JOÃO HENRIQUE BLASI. Ele deve comandar o Judiciário catarinense até o final de janeiro de 2024. O novo presidente disse que a prioridade do mandato é o enfrentamento de pendências históricas do judiciário, notadamente o plantão de primeiro grau e outras medidas que afetarão positivamente a saúde e qualidade de vida de magistrados e servidores.


Por unanimidade, o Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou quatro projetos de lei na tarde desta quarta-feira. Dois deles são voltados à proteção de crianças e adolescentes. As matérias já tiveram a Redação Final aprovada e seguem para análise do governador. Ambos os projetos sobre infância e juventude são de autoria da deputada ANA CAMPAGNOLO. Um deles proíbe o uso de verba pública em produtos, serviços, espaços ou eventos que promovam, de forma direta ou indireta, a sexualização de crianças e adolescentes. O outro institui o Programa Estadual de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de articular, consolidar e desenvolver políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos desse público, a fim de protegê-los de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão.

Reitor aponta novas conquistas da Uceff na região. LEANDRO SORGATO considera que a instituição está atingindo novos estágios e ampliando ações em São Miguel do Oeste e Frederico Westphalen. O Reitor do Centro Universitário Uceff menciona que a ampliação de oferta de cursos cria um cenário favorável para o desenvolvimento regional em que os estudantes não precisam mais deixar suas cidades para estudarem em grandes centros. SORGATO menciona que a Uceff existe para construir carreiras vencedoras, educar com fortes raízes empreendedoras e tornar o aluno protagonista. A meta é tornar a Uceff a principal a maior e melhores entre todas as região.

LEANDRO SORGATO lembra que foi lançado o maior vestibular da história, projetando o ingresso de mais de mil e 500 novos acadêmicos. O Reitor salienta que falta apenas o curso de medicina para tornar a Uceff completa em Itapiranga. A unidade já possui os cursos de odontologia, medicina veterinária, engenharias, psicologia, direito, administração e diversos cursos na área da saúde. SORGATO reforça que as pessoas podem fazer sua formação perto de casa e contribui para o desenvolvimento da região. O Reitor chama atenção que esta oferta de cursos de graduação estancou o movimento das pessoas irem morar fora e não voltavam mais. Com isso o conhecimento ficava em outras regiões. Agora existe a chance de permanecer e empreender nos municípios da região.

Itapiranga é referência como cidade universitária. O Reitor da Uceff LEANDRO SORGATO chama atenção que nesta semana ocorreu a tradicional Feira das Profissões. Em três dias, mais de três mil alunos do terceiro ano do ensino médio de mais de 50 escolas do Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul visitaram a instituição. SORGATO defende que Itapiranga deve ser divulgada como cidade universitária e ter orgulho desta condição. Ele conclama para entidades e o poder público potencializarem esta condição privilegiada. Reforça que o município é referência em desenvolvimento e segurança e por isso as famílias de outras regiões ficam tranquilas com os filhos estudarem em Itapiranga.

Foram mantidas em segundo grau, as condenações de 15 dos 16 integrantes de uma organização criminosa de Mondaí, especializada na adulteração de leite denunciada pelo Ministério Público de Santa Catarina, após investigação do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado na Operação Leite Adulterado Dois, em 2014. O décimo sexto acusado faleceu no decorrer do processo. Os réus foram denunciados pela Promotoria de Justiça da Comarca de Mondaí e condenados em primeiro grau pelos crimes de organização criminosa, adulteração de produto alimentício, falsidade ideológica ou crimes contra o consumidor, de acordo com a participação de cada um. Ao julgar as apelações dos réus, a primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça manteve as condenações pelos crimes mais graves como organização criminosa e adulteração de produto alimentício.

Foi julgada extinta a punibilidade em relação ao delito de falsidade ideológica, em razão da ocorrência da prescrição. A maior pena foi aplicada ao chefe da organização e sócio da Laticínios Mondaí, que vai cumprir 13 anos e seis meses de reclusão em regime inicial fechado. O outro sócio da empresa, também condenado em primeiro grau, faleceu no curso do processo. Em consequência da readequação das penas, foi alterado o regime prisional para semiaberto a três dos réus e para o regime aberto a outro réu. Na Operação Leite Adulterado Dois, o Ministério Público investigou por seis meses as atividades da empresa e verificou que, durante pelo menos seis anos, o leite destinado ao consumidor era adulterado com a adição de produtos químicos ilícitos. Segundo divulgado pelo Ministério Público, nesse período, cerca de 400 mil litros de leite passavam pela empresa diariamente, em grande parte com adição de substâncias nocivas e proibidas.

O objetivo da adição dos produtos químicos era mascarar a má qualidade do leite e dar maior durabilidade ao produto, prevenindo a ocorrência do leite ácido, cuja venda é proibida. Para aumentar a durabilidade, eram adicionados estabilizantes impróprios para o consumo, tais como soda cáustica e água oxigenada. O comando da organização criminosa era exercido pelos sócios-proprietários da Laticínios Mondaí, IRINEU OTTO BORNHOLD, já falecido, e VILSON CLAUDENIR JESUÍNO FREIRE. Logo abaixo dos dois estava o gerente-geral ALEXANDRE POHLMANN, principal diretor da organização. Era ele quem repassava as orientações dos proprietários para outras chefias intermediárias ou diretamente aos executores das tarefas, que também foram condenados.

Projeto de lei da LOA prevê orçamento de mais de 111 milhões de reais para 2024. O Poder Executivo Municipal de Itapiranga realizou audiência pública para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual, exercício 2024. A audiência aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, no auditório da Câmara de Vereadores, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. O secretário municipal de Fazenda e Planejamento, MACIEL WELTER, destaca que a LOA prevê as receitas e fixa as despesas. Conforme o secretário, o orçamento para o exercício 2024 está estimado em 111 milhões e 200 mil. WELTER destaca que o próximo passo será o envio do projeto à Câmara para ser apreciado e votado.

As obras de revitalização do prédio da secretaria municipal de Assistência Social prosseguem. A prefeitura aplica recursos próprios, no montante de 200 mil reais para executar as melhorias necessárias na edificação. Está ocorrendo a substituição de aberturas e portas, reparos no assoalho e troca do piso cerâmico, fiação elétrica, pintura interna e externa do prédio, além da aquisição de mobília. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, SIMONE FELIN, as obras estão seguindo o cronograma estabelecido no contrato firmado com a empresa vencedora do processo licitatório realizado pela prefeitura. SIMONE destaca que a manutenção do prédio é mais uma das ações previstas no planejamento da secretaria, visando otimizar as condições de trabalho aos servidores e melhor atender os usuários.

Prefeito aponta avanços em pavimentações no interior do município. O centro comunitário de Beato Roque está sendo contemplado com a pavimentação de três ruas e investimento próprio da prefeitura. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, são duas vias pequenas, com facilidade para serem asfaltadas, porém com serviços sendo aguardados a bastante tempo. O maior investimento será na Rua 19 de Maio, no centro da comunidade de Beato Roque, com aplicação de um milhão e 65 mil reais. A empresa vencedora da licitação já iniciou as obras. O prefeito comenta que os serviços estão sendo viabilizados graças ao planejamento e economia feito pelo município, que destina a totalidade dos recursos para estas pavimentações.

De acordo com GENÉSIO ANTON salienta que a empresa enfrenta dificuldades devido as condições climáticas desfavoráveiscom o período de intensas chuva. Ele afirma que existe um entendimento da empresa para priorizar estas obras até a conclusão. GENÉSIO ANTON comenta aindarecente viagem a Florianópolis garantiu mais um milhão de reais para a conclusão da obra do asfalto da estrada geral de Macuco e Fortaleza. Segundo o prefeito, São João do Oeste mantém diversas ações com a Secretaria de Transportes e Obras no interior e também para viabilizar exposição da quinta Expo São João.

Prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, destaca lema da Expo São João, Da Terra ao Progresso. Segundo ele, a frase representa bem o progresso do município em diferentes setores. Cita que a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial vai apresentar o máximo do potencial aos visitantes. De acordo com ANTON, a equipe da prefeitura, em parceria com a ACISJO e outras entidades estão empenhados para um evento que justifique a logomarca. Conforme o Prefeito, no agropecuário, estão sendo finalizados os preparativos para o desfile das novilhas no dia nove de dezembro. A alta genética em gado de corte estará em destaque. Segundo o prefeito, as intensas chuvas não estão causando grande preocupação para os organizadores, pois o planejamento foi antecipado e os serviços em estruturas estão dentro do cronograma.

Conversa com produtores rurais busca alternativas para recomeçar após destruição causada por temporal. A Noite de Proagro será realizada nesta quinta-feira, na comunidade de Coqueiro, interior de Itapiranga. A programação terá início às 20 horas, no salão da comunidade. Conforme o vereador e produtor rural de Itapiranga, ROBERTO BASTO, o evento contará com a presença do Engenheiro Agrônomo e Perito na área DIEGO HENRIQUE SEHN. Será uma noite de orientação aos atingidos pelos temporais no último fim de semana. Ressalta que o convite é para todos os agricultores e comunidade regional, mas em especial a aqueles que foram atingidos pelas fortes chuvas, ventos e granizo na madrugada de sábado.

ROBERTO BASTO comenta que o momento é de angustia e por isso é fundamental o agricultor ter orientação correta sobre custeio e seguro, além de projetar o futuro e evitar prejuízos ainda maior. O vereador elogia a postura histórica do produtor rural que persiste diante de grandes problemas que enfrenta na produção de alimentos. O vereador ROBERTO BASTO considera que as políticas públicas não contemplam a totalidade da necessidade dos produtores rurais. Ressalta que foram três anos seguidos de estiagens rigorosas e no momento as lavouras apresentavam ótimo desenvolvimento e acabam sendo destruídas pelo temporal. Hoje à noite as orientações visam minimizar os impactos após a destruição de lavouras de milho e fumo.

A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina iniciou às 19 horas de ontem, a Operação Finados 2023, que segue até às sete horas da manhã da próxima segunda-feira. O objetivo é proporcionar conforto, fluidez e segurança no trânsito, de modo a garantir a ordem pública, tranquilidade e normalidade nas rodovias estaduais catarinenses. Nesta operação estão envolvidos os 25 postos rodoviários do Comando de Polícia Militar Rodoviária, sendo que serão empregados Policiais Militares Rodoviários em escala de revezamento, cobrindo uma malha viária de mais de quatro mil 360 quilômetros de Rodovias Estaduais. A atuação dos policiais terá como prioridade uma política de conscientização dos usuários, no sentido de prevenir ao máximo a ocorrência de sinistros de trânsito, bem como possíveis infrações.

Um idoso, de 76 anos, foi preso na manhã de ontem, depois de ameaçar familiares e tentar agredir um policial no interior de São Miguel do Oeste. De acordo com informações da Polícia Militar, uma guarnição foi acionada por volta das nove horas para atender a ocorrência na Linha Pinheirinho. Ao chegar no local, os policiais tentaram conversar com o homem, mas ele utilizou uma motosserra para intimidar os militares. Com gás de pimenta, a guarnição tentou impedir a agressão, porém, foi necessário o uso de uma arma de choque para conter o idoso, que estava bastante alterado e tentando atingir os policiais com a motosserra. Ele foi preso e encaminhado à delegacia pelos crimes de violência doméstica, ameaça e resistência.

Morador de São Miguel morre após caminhão cair de ponte na BR-282. O morador do bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste, SIDINEI DA ROSA, morreu depois de cair com o caminhão da ponte sobre o Rio Chapecó, na BR-282, entre Nova Erechim e Nova Itaberaba. A ocorrência foi registrada na noite desta quarta-feira, por volta das 23 horas e 30 minutos. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao chegar no local do acidente, a equipe verificou que um caminhão-guincho havia caído da ponte. A guarnição realizou os trabalhos para acessar o caminhão e constatou que SIDINEI estava dentro do veículo, preso às ferragens, já sem vida. A vítima foi retirada do caminhão e deixada aos cuidados da PRF e Polícia Científica. A operação contou com o apoio dos quartéis dos bombeiros de Pinhalzinho e Saudades.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.