-GOVERNO PROÍBE ADOÇÃO DE CARTÃO DE VACINAÇÃO PELAS EMPRESAS
-ESTADO ECONOMIZA QUASE 182 MILHÕES DE REAIS REVISANDO CONTRATOS
-VENDA DE FLORES ARTIFICIAIS PARA DIA DOS FINADOS SURPREENDE FLORICULTURA
-QUARTEL DE BOMBEIROS DEVE RECEBER NOVA VIATURA NESTA SEMANA
-CHUVA DE GRANIZO DESTRÓI 100 MIL PÉS EM LAVOURAS DE FUMO NA REGIÃO
-TEMPORAL DANIFICA CERCA DE 80% DA COBERTURA DO COLÉGIO DE PRINCESA
-DESDE SEGUNDA-FEIRA, CAEPF PASSOU A SER OBRIGATÓRIO PARA AGRICULTORES.
-ABRE AMANHÃ PERÍODO DE REMATRÍCULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
-DEFESA DO SUSPEITO DE MATAR HOMEM EM BAR DEVE SE APRESENTAR A POLÍCIA
-RECEITA FEDERAL COMBATE TRANSPORTE IRREGULAR DE GASOLINA E GÁS
O tempo é estável. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens, sem possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Em discurso na COP26, a Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre em Glasgow, Escócia, a chanceler federal da Alemanha, ANGELA MERKEL, fez um apelo nesta segunda-feira para que a comunidade internacional estabeleça metas climáticas mais ambiciosas. Segundo ela, as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa apresentadas pelos países signatários do Acordo de Paris ainda "não correspondem" ao que foi acordado na capital francesa em 2015. A líder alemã – que presidiu a primeira cúpula climática da ONU, a COP1, em 1995 – foi enfática ao defender que os países precisam estabelecer um preço para as emissões, que são a principal causa do aquecimento global.
O ministro do Meio Ambiente, JOAQUIM LEITE, anunciou que o Brasil pretende ampliar as metas climáticas, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa em 50 por cento até 2030. A estimativa anterior era de 43 por cento na emissão. O anúncio foi feito de forma virtual, durante a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, a COP26, na manhã desta segunda-feira. O ministro também anunciou a “neutralidade de carbono” até 2050. A ampliação da meta será formalizada durante evento das Nações Unidas. A conferência teve início neste domingoem Glasgow, na Escócia. A programação se estende até o próximo dia 12 de novembro.
Argentina e Uruguai reabriram nesta segunda-feira suas fronteiras a todos os turistas estrangeiros, sem exceção de nacionalidade, após 18 meses de pandemia do novo coronavírus. A Argentina já tinha aberto as suas fronteiras há um mês, mas apenas para os países vizinhos e com algumas exigências que agora estão sendo reduzidas. O Uruguai tinha aberto suas fronteiras há dois meses, mas só para estrangeiros que tinham imóveis no país. A exigência básica nos dois países é que os adultos acima de 18 anos estejam completamente vacinados há pelo menos 14 dias no caso da Argentina e 15 dias no Uruguai. Todas as vacinas serão aceitas, sem exceção. Os dois países vão inclusive vacinar os turistas menores de 18 anos, e o Uruguai também vai aplicar uma dose de reforço nos maiores de idade.
A bancada do Podemos no Senado Federal defendeu, em nota, nesta segunda-feira o afastamento do senador DAVI ALCOLUMBRE do DEM do Amapá da Presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa legislativa após denúncias. Nesta sexta-feira, a revista "Veja" publicou uma reportagem em que relata que ALCOLUMBRE empregou servidoras fantasmas em seu gabinete por cinco anos em um esquema de rachadinha, prática irregular, pela qual um parlamentar contrata uma pessoa para trabalhar em seu gabinete e, em troca, diz que vai recolher parte do salário que o servidor ganharia oficialmente. ALCOLUMBRE negou as denúncias. Segundo o Podemos, o pedido do senador da presidência da CCJ tem dois propósitos: “permitir ao Senador se defender de maneira plena e, ao mesmo tempo, não prejudicar o regular andamento dos trabalhos da mais importante comissão da Casa."
O preço médio do litro de gasolina comum superou os sete reais pela primeira vez, em quatro estados brasileiros, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Os dados se referem à semana de 24 a 30 de outubro e mostram que o Piauí tinha o combustível mais caro no período, com preço médio de sete reais e 14 centavos o litro. Os outros três estados onde o valor supera os sete reais foram Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Goiás. Apenas no Amapá o preço médio do litro da gasolina comum foi inferior a seis reais, alcançando cinco reais e 57 centavos. O preço máximo do combustível superou sete reais em 15 das 27 unidades da Federação. O maior valor foi encontrado no Rio Grande do Sul, com o litro a sete reais e 88 centavos.
O ministro do Trabalho e Previdência, ONYX LORENZONI, assinou uma portaria nesta segunda-feira proibindo a adoção de cartão de vacinação pelas empresas e a demissão por justa causa, caso o funcionário não apresente comprovante de vacina. O texto afirma que impedir o acesso ao trabalho é inconstitucional e discriminatório. As empresas devem incentivar a vacinação, mas não obrigá-la. Os empregadores poderão estabelecer políticas de incentivo à vacinação de seus trabalhadores. De acordo com o ministério, o empregador deve divulgar orientações ou protocolos com a indicação das medidas necessárias para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho, incluindo a respeito da política nacional de vacinação e promoção dos efeitos da vacinação para redução do contágio.
Em Santa Catarina, 465 mil 431 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada, segundo informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina nesta segunda-feira. Desse número, 181 mil moradores não voltaram para completar o esquema vacinal da Astrazeneca; 140 mil 579 estão com a Coronavac atrasada e 143 mil 842 pacientes não tomaram a segunda dose da Pfizer. Segundo a Dive, o Estado tem feito uma busca ativa para convocar os atrasados à vacinação. No dia 24 de outubro, Santa Catarina atingiu a marca de 90 por cento da população com 12 anos ou mais vacinada com ao menos uma dose contra a Covid-19. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou, em outubro, uma redução no intervalo entre a segunda e a terceira dose da vacina contra a Covid-19 no grupo de idosos. Agora, o imunizante de reforço pode ser aplicado após cinco meses da segunda vacinação.
O contrato entre o governo do estado e o Instituto Selecon para a aplicação das provas do processo seletivo para ACTs foi suspenso na última semana. A rescisão do contrato foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira. Em nota, o Instituto Selecon disse que o rompimento ocorreu “devido à impossibilidade”, por parte do governo do Estado, “de garantir o equilíbrio econômico financeiro do contrato pactuado para a prestação de serviços na organização de certames públicos”. A prova, que seria realizada em sete de novembro, foi adiada para dezembro. Cerca de metade dos professores da rede estadual é composta por ACTs. 70 professores estão inscritos para a seleção. Segundo o Sinte, a notícia gera incerteza e traz insegurança aos professores em relação ao ano letivo de 2022.
As auditorias feitas nas contratações do governo de Santa Catarina nos primeiros nove meses de 2021 renderam economia de 181 milhões e 600 mil reais aos cofres públicos. Os dados são do balanço trimestral mais recente da Controladoria-Geral do Estado. O órgão fez o trabalho de revisão dos contratos e licitações junto com as secretarias envolvidas diretamente nos serviços. Os números da CGE mostram que os recursos superam três vezes ao alcançado em todo o ano de 2020, que foi de 64 milhões e 900 mil reais. Outro dado apontado pelo balanço da controladoria geral do estado é que a folha de pagamento do Estado responde por 30 por cento dos benefícios financeiros alcançados pela Auditoria-Geral do Estado.
Abre amanhã o período para as rematrículas na rede municipal de ensino de SJCedro. A informação é da coordenadora pedagógica, SANDRA KUNZLER. Conforme ela, entre os dias três e 19 de novembro pais das escolas municipais devem procurar a unidade para assinar o documento de avanço da série escolar do filho. Sobre o período de novas matrículas, a coordenadora pedagógica disse que a partir do dia 22 de novembro até primeiro de dezembro os pais devem buscar unidades escolares para inscrever o filho. Além dos documentos necessários e corriqueiros, para este ano será necessário a caderneta de vacinação na hora da inscrição. A educação tem a expectativa de aumento de novas matrículas para este ano. SANDRA destacou que a partir do dia primeiro de dezembro as escolas começam a montar as turmas de alunos para o ano letivo de 2022.
As obras de construção da nova sede da Ameosc em São Miguel do Oeste estão com mais de 80 por cento executadas e só falta a instalação dos vidros e os acabamentos internos e externos. De acordo com o secretário Executivo da entidade, AIRTON FONTANA, foi realizado na última semana o processo licitatório para a contratação das empresas que farão o fornecimento de materiais e mão de obra para execução das esquadrias em vidro temperado e alumínio para a nova sede. Ele comentou que na última sexta-feira, o presidente da entidade entregou a ordem de serviço para as empresas vencedoras da licitação, sendo que elas terão até 30 dias para iniciar os trabalhos. FONTANA salientou que a obra completa está orçada em aproximadamente um milhão e 600 mil reais, e deve ser entregue no início de 2022. Esses recursos são oriundos da venda da antiga sede da entidade, além de recursos próprios da entidade.
A nova sede está em construção no Bairro Agostini, em São Miguel do Oeste, próximo a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas e irá abrigar todo o sistema Ameosc, incluindo o Conder e CIS Ameosc. Desde julho de 2019, o atendimento da entidade ocorre no mesmo prédio onde funciona a Casan, em São Miguel do Oeste. O novo espaço contará com uma área total superior a 746 metros quadrados. O município de São Miguel fez a doação do terreno de mil 716 metros quadrados.
O prefeito do município de Anchieta fez uma avaliação positiva deste ano de 2021. Mas apesar dos avanços, IVAN CANCI destacou que ainda estamos vivendo na pandemia, que todo e qualquer cuidado devem ser tomados para evitar a volta de um cenário preocupante devido a Covid-19. Ele disse que a economia em geral também está voltando gradativamente, assim como em Anchieta. Tendo em vista o andamento da vacinação contra o coronavírus. O prefeito tem boa perspectiva com o encerramento do ano, assim como o próximo ano. Ele enfatizou que neste primeiro ano do seu segundo mandato seguiu com o planejamento que estava sendo desenvolvido nos meses do ano passado. Contudo, CANCI disse que o município precisa avançar para proporcionar uma vida melhor aos anchietenses. Ele destacou que também foram criados novos programas, principalmente na agricultura.
Com a proximidade do ano eleitoral, o chefe do executivo de Anchieta disse que é necessário buscar recursos antes de encerrar o período de solicitações. IVAN CANCI destacou que até final de abril, o município deve receber repasses financeiros do governo estadual e da União. Ele também lembrou que novas obras serão realizadas no município a partir do próximo ano. CANCI disse que neste ano a prefeitura conseguiu reduzir alguns gastos na máquina pública. Sendo que a relação entre legislativo e executivo é boa com foco na diminuição dos gastos.
O quartel do Corpo de Bombeiros no município de Anchieta adquire nova ambulância. A entrega deve ocorrer nesta sexta-feira, por volta das nove horas da manhã. A informação é do comandante do quartel, JAIR VEIGA. Segundo o comandante, o veículo deve auxiliar nos serviços para atendimentos de autosocorro. Ele explicou que a aquisição da viatura só foi possível devido a uma parceria entre governo estadual e municipal. VEIGA destacou que o valor da viatura é de 171 mil 475 reais e outros 80 mil reais são para o encarroçamento da viatura. A viatura deve atender os municípios de Anchieta e Romelândia. JAIR também comentou que o Corpo de Bombeiros de Anchieta possui oito soldados, além de quatro cedidos pelos municípios, sendo que está entre os quartéis mais novos do estado de Santa Catarina.
As rodovias estaduais da região extremo-oeste devem receber investimentos de quase dois bilhões de reais. Parte deste montante será investido na recuperação da SC 161, trecho que passa por Palma Sola. A informação é do deputado, MARCOS VIEIRA. Segundo o parlamentar, o governo estadual liberou este montante para contemplar rodovias estaduais do oeste e extremo-oeste do estado catarinense. O deputado citou que a rodovia SC 161 que liga Romelândia, Anchieta e Palma Sola devem receber melhorias. O trecho entre Anchieta e Palma Sola deve ser restaurado por completo, segundo o parlamentar. VIEIRA ainda destacou que a rodovia SC 163 entre Iporã do Oeste e Itapiranga também deve ser revitalizada. Sobre esta mesma rodovia, o deputado MARCOS VIEIRA disse que a federalização não vai acontecer porque o governo federal não quis transformar em BR.
Apesar de ser anunciada, a rodovia SC 161 ainda está em fase de licitação que deve terminar neste ano, conforme o parlamentar MARCOS VIEIRA. O deputado disse que as máquinas devem estar na rodovia a partir do final do primeiro semestre de 2022. Ele também comentou que a SC 305 que liga Campo Erê e São Lourenço do Oeste deve ser encaminhada para licitação da empresa que fará o projeto de engenharia da rodovia. A SC 305 é uma das piores rodovias estaduais de Santa Catarina
Uma das datas que mais movimentam, as floriculturas têm registrados boas vendas nos últimos dias, inclusive hoje, feriado de Finados algumas floriculturas permanecem abertas para venda de flores. Conforme a empresária do ramo, NAIR JUSTEN, neste ano a venda de flores artificiais surpreendeu acima das expectativas do ramo. Ela disse que muitos clientes acabam reutilizando o vaso de flores antigo para colocar novos arranjos. A empresária comentou que na semana passada estava fazendo horas extras para conseguir atender a demanda de pedidos e clientes que trabalham em horário de expediente. NAIR salientou que grande parte dos seus clientes acabou solicitando as flores com antecedência visando evitar a falta dos itens, porém, ainda há arranjos disponíveis para atender a população hoje. Apesar do aumento nos preços em geral, o ramos de flores manteve o custo estável com pequena elevação de preço.
O administrador do cemitério São José e Almas, CLAUDIO KLEINIBING disse que no domingo houve uma boa movimentação de pessoas, já ontem, na véspera de feriado, não houve grande fluxo de familiares visitando o local. Ele acredita que durante o dia de hoje o fluxo de pessoas deve aumentar significativamente. KLEINIBING destacou que os muros do cemitério receberam melhorias de pintura, além de plantação de flores e limpeza geral do espaço. Porém, ele lembrou que este serviço era para ter sido realizado ainda na semana passada, mas devido a chuva na sexta e sábado isso não foi possível. Por este motivo, CLAUDIO destacou que algumas pessoas estiveram reclamando, mas o problema foi solucionado ainda nesta segunda para nesta terça os familiares possam visitar o cemitério São José e Alma para levar flores aos entes. Ele ainda destacou que o número de pessoas é tímido devido aos cuidados para evitar a propagação da Covid-19. Sendo que isso também leva alguns a retornarem um pouco mais tarde.
Desde 25 de outubro passou a ser obrigatório o produtor rural se cadastrar no CAEPF. Por meio do cadastro, a Receita Federal consegue acessar, coletar, identificar e gerir as informações relacionadas às atividades econômicas dos produtores rurais. Os detalhes são do presidente do Sintraf de Palma Sola, DOUGLAS GOERGEN. Segundo ele, isso deve ser feito através do eSocial. Nesse programa, empregadores rurais que assinam carteira de trabalho já fazem sua declaração, mas a partir de agora, na aba CAEPF, o produtor familiar também precisará informar o que vende. O presidente disse que a declaração da movimentação econômica deve ser feita todos os meses. Sobre os prazos, ele disse que até o dia 15 de cada mês, o produtor rural já precisa ter lançado as notas de venda do mês anterior. Caso a data não seja um dia útil, o prazo diminui para 14 ou 13. GOERGEN destacou que não fazer essa declaração pode causar problemas na hora de se aposentar, de receber auxílios, movimentações da Declaração de Aptidão ao Pronaf.
As chuvas com granizo na última semana trouxeram prejuízos para os agricultores de alguns municípios da região. Na região de SJCedro, os municípios de Guarujá do Sul e Palma Sola foram os mais atingidos. O coordenador da Defesa Civil de Palma Sola, DOUGLAS RIBEIRO disse que foram mais de 100 mil pés de tabaco totalmente perdidos com a chuva de granizo. Já nas lavouras de milho, ele comentou que ainda não há levantamento oficial sobre a quantidade, mas boa parte dos agricultores deverão acionar o seguro agrícola devido às perdas significativas. O coordenador lembrou que a estação primavera registra estas tempestades de granizos e fortes ventos em período de transição de estações. Sendo que isso ocorreu na última sexta-feira em Palma Sola, principalmente, nas Linhas Triches, Formosa e São Luiz. RIBEIRO destacou que as principais culturas atingidas foram o milho e o fumo em menos de uma hora foram mais de 45 milímetros de chuva. O que, na avaliação do coordenador, é um volume expressivo em curto período.
A Defesa Civil de Palma Sola ainda realiza levantamentos em algumas propriedades atingidas, principalmente em lavouras de milho. Apesar de serem prejudicadas, o coordenador, DOUGLAS RIBEIRO explicou que as plantações de milho ainda podem ser recuperadas. Sendo que as plantações foram realizadas em setembro. O coordenador ainda destacou que está sendo realizado o preenchimento de documentações para solicitar o seguro em propriedades atingidas.
A empresa responsável pelas obras de recuperação do Colégio Antenor Nascentes do município de Princesa segue com os trabalhos hoje, feriado nacional de Finados. No último sábado, a escola foi atingida por um temporal que destruiu cerca de 80 por cento do coberto da unidade, além de danificar os espaços internos da escola, como a cozinha, sala dos professores e direção, banheiros e secretaria. A diretora do educandário, IDETE CAROSSI disse que as aulas estão suspensas - pelo menos até as obras estiverem concluídas - o que poderá levar até duas semanas. Por isso, as aulas passaram a ser remotas por este período. Já para o supervisor regional de Educação de Dionísio Cerqueira, FLÁVIO MAZIERO, é inviável as aulas retornarem presencialmente antes de duas semanas. Ele garantiu que as obras também serão realizadas aos finais de semana para concluir as obras o quanto antes.
As primeiras obras começaram ontem, quando foi realizada a melhoria na rede elétrica e na parte hidráulica da unidade escolar. Ainda ontem também foi realizada a retirada dos entulhos. Hoje, a empresa deve receber as folhas do telhado com o objetivo de concluir esta parte até nesta sexta-feira. A diretora da escola Antenor Nascentes do município de Princesa, IDETE CAROSSI comentou que a sala de computadores também foi atingida com a forte chuva, sendo que quatro destes equipamentos ficaram completamente molhados. Para substituí-los, o colégio solicitou à regional de Educação quatro novos computadores. Além destes, o mobiliário também foi danificado. As obras e melhorias no Colégio Antenor Nascentes haviam sido iniciadas na semana passada quando a regional de Educação de Dionísio Cerqueira iniciou o investindo cerca de dois milhões de reais em nove unidades escolares na região. O prejuízo causado pelo temporal ainda está sendo levantado pela regional de Educação. A Polícia Militar está realizando a vigilância do local.
A Receita Federal de Dionísio Cerqueira realizou a Operação Nafta - referência ao nome dado para o combustível argentino. Na última semana, a Receita e o Exército Brasileiro, realizaram a operação com objetivo de evitar o transporte de gasolina e gás de cozinha de forma clandestina. Foi apreendida grande quantidade de gasolina e gás de cozinha, demonstrando como finalidade a comercialização dos produtos. Apenas nos primeiros dias foram apreendidos cerca de 600 litros de gasolina e dezenas de botijões de gás transportados em veículos, sendo ao todo seis veículos também apreendidos. Em apenas um carro, foram apreendidos quase 250 litros de gasolina argentina com objetivo de vender no Brasil, desta forma prejudicando o mercado de combustíveis. Para o delegado da Receita Federal, MARK TOLLEMACHE, o destino desses produtos seriam para comercialização em toda a região.
A equipe de investigação da Polícia Civil da comarca de São José do Cedro esteve trabalhando ontem para solucionar o impasse do assassinato de LEANDRO DE LIMA, de 38 anos de idade. LEANDRO foi morto na madrugada de sábado, por volta das duas horas, após ser baleado por outro homem em um bar na cidade de Guarujá do Sul. Conforme o delegado, SANDRO ZANCANARO, responsável pelas investigações, depois de ouvir testemunhas e conferir as imagens de videomonitoramento, foi possível identificar o possível autor dos disparos de arma de fogo que resultaram na morte de LEANDRO DE LIMA. ZANCANARO explicou que o advogado do suspeito entrou em contato com a delegacia nesta segunda para falar que na próxima quinta-feira, estará relatando os fatos com o delegado. Para SANDRO, as investigações estão bastante adiantadas com perspectiva de finalizar o caso ainda nesta semana.
O delegado da comarca de São José do Cedro, SANDRO ZANCANARO ainda disse que os detalhes de como ocorreu o fato serão divulgados depois que a delegacia ouvir o possível autor do crime. ZANCANARO ainda destacou que não há confirmações sobre o modelo da arma utilizada, o que está sendo divulgado é que se trata de uma pistola .380, porém, sem confirmações sobre a veracidade disso. A Polícia Civil aguarda os laudos do IGP para relatar a dinâmica do fato.