ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 02 11 2020

-VENCE HOJE PRAZO PARA CONTESTAR PARCELAS DO AUXILIO CANCELADAS PELO GOVERNO

-SC CRIA MAIS DE 24 MIL E 800 EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM SETEMBRO

-DIA DE FINADOS TEM BOA MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS NO CEMITÉRIO DO CENTRO

-CARTÓRIO ELEITORAL CONFIGURA URNAS QUE SERÃO USADAS NO DIA DA VOTAÇÃO

-PEPERI COMEÇA PREPARATIVOS PARA SEGUNDO DEBATE COM CANDIDATOS DE SMO

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM SAIDA DE PISTA E QUEDA NA SC 492

-ACIDENTE DURANTE FUGA DE ABORDAGEM POLICIAL DEIXA TRES PESSOAS FERIDAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 76 centavos. O euro está valendo seis reais e 70 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Uma menina de três anos foi resgatada de um prédio que desabou na cidade turca de Izmir nesta segunda-feira, quase três dias após um forte terremoto na região do Mar Egeu que matou 81 pessoas. Imagens de televisão mostraram a menina sendo retirada dos escombros e carregada por equipes de resgate em uma maca para uma ambulância, 65 horas após o terremoto. Os esforços de resgate continuam em oito edifícios em Izmir, onde 79 pessoas morreram, tornando o terremoto de sexta-feira o mais mortal na Turquia em quase uma década.

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras três estão desaparecidas depois que o tufão Goni, o mais forte do mundo a ser registrado neste ano, atingiu o sul da principal ilha das Filipinas, Luzon, neste domingo, de acordo com relatório inicial do governo. A tempestade atingiu algumas cidades costeiras, enquanto rios transbordaram e diques foram destruídos, deixando várias aldeias submersas. Cerca de 300 casas foram soterradas.

Na última madrugada, grupos tomaram as ruas de cidades da Espanha para protestar contra o estado de emergência decretado pelo primeiro ministro, PEDRO SÁNCHEZ. Ele impôs toque de recolher das 11 da noite as seis da manhã em todas as regiões do país, exceto nas Ilhas Canárias, para conter o avanço da pandemia na Europa. Pela segunda noite seguida, em Madrid, dezenas de manifestantes atiraram pedras em direção aos policiais, que reagiram com balas de borracha. Segundo o jornal francês "Le Monde", doze pessoas ficaram levemente feridas, e 32 foram presas.

O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a Procuradoria-Geral da República a reabrir e unificar duas investigações sobre supostos pagamentos da empreiteira OAS ao presidente da Câmara, RODRIGO MAIA. FACHIM atendeu a um pedido do procurador-geral, AUGUSTO ARAS. Uma das investigações havia sido arquivada a pedido da ex-procuradora-geral RAQUEL DODGE. Na segunda, a Polícia Federal havia concluído, mas DODGE deixou a decisão sobre a continuidade para ARAS.

O senador FLÁVIO BOLSONARO viajou para o arquipélago de Fernando de Noronha para passar o feriado e pediu que o Senado Federal reembolsasse o valor pago nas passagens. Neste sábado, no entanto, o gabinete do senador informou que houve um “equívoco da equipe” que pediu, “por engano”, o reembolso. Ainda segundo a nota, o senador já fez a solicitação para cancelar o reembolso e também para cancelar os pedidos de diárias. O senador viajou para FERNANDO DE NORONHA com a mulher, FERNANDA ANTUNES FIGUEIRA, na quinta-feira e tem volta prevista para terça-feira.

Os trabalhadores que tiveram o Auxílio Emergencial de 300 reais cancelado depois de receber alguma parcela da segunda fase do programa podem contestar a decisão até esta segunda-feira. A data vale para quem perdeu acesso ao Auxílio em revisão mensal que vem sendo feita pelos órgãos do governo. Quem nunca teve acesso às parcelas de 300, tem até o dia nove de novembro para protocolar sua nova tentativa. A contestação deve ser feita por meio do site da Dataprev. Segundo o Ministério da Cidadania, a contestação pode ser feita pelos trabalhadores que não são beneficiários do Bolsa Família.

As contas de luz podem ter aumento médio de oito vírgula 14 por cento em Santa Catarina. A autorização para a Celesc aplicar o reajuste foi dada pelo desembargador RICARDO DO VALLE PEREIRA, do Tribunal Regional Federal da quarta Região na última quinta-feira à noite, de forma liminar. A decisão suspende a determinação de primeira instância, na Justiça Federal de Florianópolis, pela derrubada do aumento por conta da pandemia do coronavirus e a crise financeira. Em nota, a Celesc afirmou que "a distribuidora analisa agora os procedimentos para a implementação da decisão".

O deputado estadual JESSÉ LOPES do PSL, que usou as redes sociais para incentivar o desrespeito às medidas de prevenção contra o coronavírus, será alvo de um procedimento investigatório criminal no Ministério Público de Santa Catarina. O órgão vai analisar as publicações do deputado feitas nas redes sociais no sábado. Na primeira publicação, por volta das dez da noite, o parlamentar publicou o seguinte texto: "Neste feriado saia de casa!! Vá viajar, vá no parque ou na praia!! E se puder não use máscara". A conduta do parlamentar pode ser enquadrada no artigo 286 do Código Penal. Desde abril, o governo tornou obrigatório o uso de máscara.

Santa Catarina teve um saldo positivo na geração de empregos formais. Foram 24 mil 827 vagas em setembro, mantendo o melhor desempenho na região Sul e terceiro maior saldo acumulado do país. Apenas São Paulo e Minas Gerais obtiveram resultados superiores em números absolutos. Os dados são da pesquisa mensal divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. A indústria obteve o melhor desempenho, com 12 mil 135 novas vagas. Em seguida, aparecem os serviços sete mil 597, o comércio quatro mil 138, a construção civil 932 e a agropecuária com 25.

O Lions Clube São Miguel do Oeste vai realizar no próximo domingo um evento para arrecadar recursos que serão usados nos projetos comunitários do clube de serviço. A primeira Festa do Churrasco vai acontecer no Salão Paroquial. O combo com dois quilos e meio de carne, acompanhamentos e sobremesa está sendo vendido a cem reais. A retirada do almoço será a parti das 11 e meia. O evento substitui, neste ano, o festival tradicional do suíno que foi cancelado por conta da pandemia do coronavírus. Os ingressos para o almoço podem ser adquiridos com os integrantes do Lions Clube São Miguel Universidade.

O cemitério São Miguel e Almas recebeu um grande público desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira. O domingo também teve boa movimentação de pessoas em razão do dia de Finados. A data é um momento importante do calendário Cristão. Os primeiros registros de orações pelos cristãos falecidos datam do século Um, mas a partir do século 15, a data se espalhou pelo mundo. Por conta da pandemia do coronavírus, o Dia de Finados ocorre com algumas restrições, como por exemplo, o uso de máscara e o distanciamento social. A paróquia São Miguel Arcanjo realizou a missa de Finados na manhã de hoje na Igreja Matriz Católica.

O Dia de Finados é uma data importante para os católicos para reforçar a dimensão da fé e na esperança da ressurreição. A afirmação é do padre CLAIR LOVERA. Ele explicou que a tradição de lembrar das pessoas que já se encontraram com o Criador é muito forte na região. O padre comentou que esse é um dia de recordações e lembranças, mas também é uma data para valorizar a vida e o amor que compartilhamos com as pessoas que já se foram. LOVERA citou que esse é um momento de reflexão e que serve para dar mais sentido à vida e a importância de ser bom e justo. Além da missa na Matriz, a Igreja Católica promoveu celebrações nos bairros São Gotardo, São Sebastião e Santa Rita, além dos municípios de Paraíso, Bandeirante, Paraíso e Bandeirante.

A venda de flores e objetos para o dia de Finados em frente ao cemitério São Miguel Arcanjo está abaixo do esperado. De acordo com os comerciantes que instalaram barracas para a comercialização de artigos relacionados a data, a venda de produtos está entre 20 e 30 por cento menor do que no ano passado. Eles afirmaram que a redução da visitação de idosos no cemitério em razão da pandemia de coronavírus é a principal causa da queda nas vendas. A ocupação dos espaços para a comercialização de produtos na rua Marcílio Dias foi definida em processo de sorteio organizado pela prefeitura. Os comerciantes, que permanecem no local até o final da tarde, também comentaram que os preços das flores e velas não sofreram alteração neste ano.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou mais um óbito relacionado ao coronavírus neste domingo. O paciente que faleceu é um homem de 72 anos, morador de Palma Sola. Essa foi a trigésima nona morte relacionada a Covid 19 na unidade hospitalar. A ocupação da UTI destinada para os pacientes de coronavírus é de 27 por cento, com cinco pacientes confirmados. Na enfermaria, são cinco casos positivos e taxa de ocupação de 31 por cento. Em São Miguel do Oeste, 55 pessoas estão com o vírus ativo e permanecem em isolamento domiciliar.

O programa Boa Tarde Peperi de sexta-feira repercutiu o risco de aumento da taxa de abstenção na eleição deste ano em razão da pandemia do coronavírus. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope na semana passada apontou que a preocupação com um possível contágio da doença pode fazer com que cerca de 20 por cento dos eleitores não compareçam nos locais de votação no dia 15 de novembro. O Boa Tarde Peperi de sexta-feira fez uma enquete com a população que revelou que a pandemia não deve afastar o eleitor das urnas. A maioria afirmou que vai votar no dia 15.

O morador do bairro São Luiz, PAULO DALASTRA, de 65 anos, afirmou que as pessoas vão votar obedecendo as regras de saúde, como o uso de máscaras e distanciamento nos locais de votação. Ele citou que essa é a hora do eleitor participar, mesmo com a pandemia. JUNIOR VIEIRA, de 38 anos, morador de Descanso, citou que não vai votar, mas não por causa da Covid. Ele disse que está descrente na classe política e que já não votou na última eleição. ITAMAR GIUMBELLI, de 37 anos, morador do Agostini, disse que o pleito deveria ter sido suspenso, mas que vai votar porque esse é um dever do eleitor. OSMAR PERIN, de 60 anos, morador do Progresso, afirmou que vai votar porque essa é uma obrigação de cada cidadão. Apesar disso, ele reclamou que existem restrições em outros setores, como a volta das aulas, mas a campanha e a eleição foram liberadas.

A eleição municipal é marcada por um contato maior entre candidatos e eleitores e a pandemia do coronavírus não deve provocar um crescimento expressivo da abstenção no dia da votação. A análise é do professor de Direito Eleitoral, NEDIO PIRES DE LIMA. Ele esteve no Boa Tarde Peperi de sexta e disse que o temor com o risco de contágio deve aumentar o número de eleitores faltantes, mas em uma proporção que não chega a ser preocupante. Ele lembrou que a abstenção ficou em 17 por cento no pleito de 2016. Neste ano, o professor projeta que o percentual deve ficar entre 20 e 25 por cento. NEDIO lembrou que o eleitor pode justificar a ausência alegando os riscos da pandemia, mas ponderou que o TSE adotou uma série de medidas de segurança. Ele acredita que, com exceção dos grupos de risco, o eleitor deve ir para as urnas e ajudar a escolher os vereadores e prefeitos da região para os próximos quatro anos.

Começou hoje a audiência de configuração das urnas eletrônicas que serão usadas na votação do dia 15 de novembro na região. O trabalho está ocorrendo no colégio São Miguel e deve ser concluída amanhã à tarde. Todas as urnas, inclusive as de reserva, estão recebendo as informações para a eleição, como nome, número e fotos dos candidatos. Esse trabalho faz parte da organização da Justiça Eleitoral para a eleição que vai apontar os novos prefeitos e vereadores da região. A configuração das urnas envolve os equipamentos que serão usados nas duas zonas eleitorais da região, a quadragésima quinta e a octogésima segunda.

A Peperi realizou na manhã de sábado o quarto debate eleitoral do projeto Eleições 2020 da Peperi. O programa reuniu o candidato da coligação “Por um Paraíso Cada Vez Melhor”, formada por PT-PDT-PSDB, VALDECIR CASAGRANDE e a candidata a prefeita da coligação “Democracia, Participação e Renovação”, composta por MDB-PSL-PSD-PP-PL, MARLENE GIACOMINI. O debate durou cerca de duas horas e 10 minutos. Foram quatro blocos com perguntas da produção, sorteio de temas para apresentação e propostas e troca direta de perguntas entre os dois candidatos. O áudio e as fotos do debate estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O saneamento básico é um ponto muito importante para a melhoria da qualidade de vida da população. A afirmação é do candidato a prefeito da coligação “Por um Paraíso Cada Vez Melhor”, formada por PT-PDT-PSDB, VALDECIR CASAGRANDE. Ele sorteou esse tema e disse que pretende reapresentar o projeto na câmara de vereadores que prevê auxilio do município para a construção de fossas sépticas nas residências. A intenção é que a prefeitura faça a doação do projeto e horas máquinas para as obras. CASAGRANDE comentou que vai trabalhar junto com as famílias para levar o saneamento básico para cem por cento das casas. Ele reforçou que vai buscar recursos no estado e na União porque investir nessa área é investir na saúde das pessoas.

Os servidores públicos são os grandes responsáveis por uma administração séria, competente e com um bom atendimento para a população. A afirmação é da candidata da coligação “Democracia, Participação e Renovação”, composta por MDB-PSL-PSD-PP-PL, MARLENE GIACOMINI. Ela sorteou o tema servidores públicos e disse que eles serão coautores na definição das ações de governo do MDB. A candidata citou que os secretários devem trabalhar de forma articuladas com os funcionários, dialogando e buscando soluções para os problemas do município. MARLENE propôs uma mudança na forma de gestão pública, com uma revisão do plano de carreira dos servidores municipais.

O último debate eleitoral do projeto Eleições 2020 da Peperi será no próximo sábado, dia sete de novembro. O programa vai reunir os três candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. ADILSON PANDOLFO do PT, JOÃO GRANDO do MDB e WILSON TREVISAN do PSD voltam a se encontrar 28 dias depois do primeiro debate na Peperi realizado no dia 10 de outubro. O programa do próximo sábado ocorre uma semana antes da eleição do dia 15 de novembro. O formato do debate é o mesmo do primeiro encontro, com algumas alterações no primeiro bloco. A principal mudança é que os candidatos vão responder a perguntas elaboradas e enviadas por entidades do município. O debate está marcada para sábado, oito horas da manhã.

Os três candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste tem compromissos de campanha neste feriado de dia de Finados. O candidato do PT, ADILSON PANDOLFO fará gravação de vídeos e fotos para campanha. Ele também tem reunião com os candidatos à vereador. O candidato do MDB, JOÃO GRANDO tem visitas às famílias nos bairros e gravações para os programas de rádio. Já o candidato do PSD, WILSON TREVISAN, tem reuniões da campanha e gravações de programas eleitorais.

Um homem ficou ferido em uma saída de pista na madrugada deste domingo na SC-283 em Caibi. Segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual, o condutor perdeu o controle da direção e colidiu em um barranco às margens da rodovia. De acordo com os policiais, o acidente envolveu um Corsa de Caibi dirigido por um homem de 23 anos. Ele sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Os danos no veículo foram de média monta.

Um acidente deixou uma mulher ferida neste domingo no bairro São Jorge. Acolisão aconteceu por volta das 11 e meia da manhã e envolveu uma moto Biz e uma Freemont aconteceu no cruzamento das ruas XV de Novembro e Arno Schwamback. O condutor da caminhonete disse que não havia placa de sinalização sobre a preferencial no local e ele acabou “cortando a frente” da motocicleta. Com a colisão, a condutor da moto sofreu ferimentos leves. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico.

Um homem ficou ferido em um acidente por volta das seis e meia da tarde deste sábado na SC-492 em São Miguel do Oeste. O condutor de uma moto CB 300 perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu as margens da rodovia. O motociclista sofreu ferimentos graves com suspeita de fraturas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu vítima ao Hospital Regional para o atendimento especializado. A Polícia Militar Rodoviária foi chamada para fazer os registros necessários em boletim de ocorrência.

Um homem morreu em um acidente na noite de ontem na BR 158. A colisão aconteceu por volta das dez e meia da noite deste domingo na saída de Cunha Porã e envolveu um Corcel, placa de Cunha Porã, e um caminhão Mercedes Benz Actros placa de Lajeado no Rio Grande do Sul. O motorista do Corcel morreu na hora. O motorista do caminhão não se feriu. Os Bombeiros realizaram a limpeza da pista e acionaram a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias.

Três pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito neste domingo na entrada da cidade de Bandeirante. Uma guarnição da Polícia Militar tentou abordar uma caminhonete Strada na comunidade de Novo Encantado, mas o condutor não acatou a ordem de parada e fugiu em direção a Bandeirante. A PM fez o acompanhamento e nas proximidades do portal da cidade, o condutor da Strada perdeu o controle da direção, saiu da pista, bateu em árvores e capotou. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste retirou uma das vítimas que estava presa às ferragens e a encaminhou ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Os outros dois ocupantes tiveram ferimentos leves e também foram levados ao Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.