ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 02-11-2020 Segunda-Feira

-VENCE HOJE PRAZO PARA CONTESTAR PARCELAS DO AUXILIO CANCELADAS PELO GOVERNO

-SC CRIA MAIS DE 24 MIL E 800 EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM SETEMBRO

-ADVOGADO ESCLARECE DIFERENÇAS NO PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE CASAMENTO E UNIÃO ESTÁVEL

-DERMATOLOGISTA OREINTA SOBRE CUIDADOS COM EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL

-CANDIDATOS DE SANTA HELENA APRESENTAM PROPOSTAS DE CAMPANHA EM DEBATE

-JOVEM MORRE EM ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO NA BR 282

-MOTORISTA MORRE EM COLISÃO FRONTAL DE CARRO E CAMINHÃO NA BR 158


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 76 centavos. O euro está valendo seis reais e 70 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


Uma menina de três anos foi resgatada de um prédio que desabou na cidade turca de Izmir nesta segunda-feira, quase três dias após um forte terremoto na região do Mar Egeu que matou 81 pessoas. Imagens de televisão mostraram a menina sendo retirada dos escombros e carregada por equipes de resgate em uma maca para uma ambulância, 65 horas após o terremoto. Os esforços de resgate continuam em oito edifícios em Izmir, onde 79 pessoas morreram, tornando o terremoto de sexta-feira o mais mortal na Turquia em quase uma década.


Pelo menos 10 pessoas morreram e outras três estão desaparecidas depois que o tufão Goni, o mais forte do mundo a ser registrado neste ano, atingiu o sul da principal ilha das Filipinas, Luzon, neste domingo, de acordo com relatório inicial do governo. A tempestade atingiu algumas cidades costeiras, enquanto rios transbordaram e diques foram destruídos, deixando várias aldeias submersas. Cerca de 300 casas foram soterradas.


Na última madrugada, grupos tomaram as ruas de cidades da Espanha para protestar contra o estado de emergência decretado pelo primeiro ministro, PEDRO SÁNCHEZ. Ele impôs toque de recolher das 11 da noite as seis da manhã em todas as regiões do país, exceto nas Ilhas Canárias, para conter o avanço da pandemia na Europa. Pela segunda noite seguida, em Madrid, dezenas de manifestantes atiraram pedras em direção aos policiais, que reagiram com balas de borracha. Segundo o jornal francês "Le Monde", doze pessoas ficaram levemente feridas, e 32 foram presas.



O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a Procuradoria-Geral da República a reabrir e unificar duas investigações sobre supostos pagamentos da empreiteira OAS ao presidente da Câmara, RODRIGO MAIA. FACHIM atendeu a um pedido do procurador-geral, AUGUSTO ARAS. Uma das investigações havia sido arquivada a pedido da ex-procuradora-geral RAQUEL DODGE. Na segunda, a Polícia Federal havia concluído, mas DODGE deixou a decisão sobre a continuidade para ARAS.


O senador FLÁVIO BOLSONARO viajou para o arquipélago de Fernando de Noronha para passar o feriado e pediu que o Senado Federal reembolsasse o valor pago nas passagens. Neste sábado, no entanto, o gabinete do senador informou que houve um “equívoco da equipe” que pediu, “por engano”, o reembolso. Ainda segundo a nota, o senador já fez a solicitação para cancelar o reembolso e também para cancelar os pedidos de diárias. O senador viajou para FERNANDO DE NORONHA com a mulher, FERNANDA ANTUNES FIGUEIRA, na quinta-feira e tem volta prevista para terça-feira.


Os trabalhadores que tiveram o Auxílio Emergencial de 300 reais cancelado depois de receber alguma parcela da segunda fase do programa podem contestar a decisão até esta segunda-feira. A data vale para quem perdeu acesso ao Auxílio em revisão mensal que vem sendo feita pelos órgãos do governo. Quem nunca teve acesso às parcelas de 300, tem até o dia nove de novembro para protocolar sua nova tentativa. A contestação deve ser feita por meio do site da Dataprev. Segundo o Ministério da Cidadania, a contestação pode ser feita pelos trabalhadores que não são beneficiários do Bolsa Família.



As contas de luz podem ter aumento médio de oito vírgula 14 por cento em Santa Catarina. A autorização para a Celesc aplicar o reajuste foi dada pelo desembargador RICARDO DO VALLE PEREIRA, do Tribunal Regional Federal da quarta Região na última quinta-feira à noite, de forma liminar. A decisão suspende a determinação de primeira instância, na Justiça Federal de Florianópolis, pela derrubada do aumento por conta da pandemia do coronavírus e a crise financeira. Em nota, a Celesc afirmou que "a distribuidora analisa agora os procedimentos para a implementação da decisão".


O deputado estadual JESSÉ LOPES do PSL, que usou as redes sociais para incentivar o desrespeito às medidas de prevenção contra o coronavírus, será alvo de um procedimento investigatório criminal no Ministério Público de Santa Catarina. O órgão vai analisar as publicações do deputado feitas nas redes sociais no sábado. Na primeira publicação, por volta das dez da noite, o parlamentar publicou o seguinte texto: "Neste feriado saia de casa!! Vá viajar, vá no parque ou na praia!! E se puder não use máscara". A conduta do parlamentar pode ser enquadrada no artigo 286 do Código Penal. Desde abril, o governo tornou obrigatório o uso de máscara.


Santa Catarina teve um saldo positivo na geração de empregos formais. Foram 24 mil 827 vagas em setembro, mantendo o melhor desempenho na região Sul e terceiro maior saldo acumulado do país. Apenas São Paulo e Minas Gerais obtiveram resultados superiores em números absolutos. Os dados são da pesquisa mensal divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. A indústria obteve o melhor desempenho, com 12 mil 135 novas vagas. Em seguida, aparecem os serviços sete mil 597, o comércio quatro mil 138, a construção civil 932 e a agropecuária com 25.


-ADVOGADO ESCLARECE DIFERENÇAS NO PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE CASAMENTO E UNIÃO ESTÁVEL

-DERMATOLOGISTA OREINTA SOBRE CUIDADOS COM EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL

-CANDIDATOS DE SANTA HELENA APRESENTAM PROPOSTAS DE CAMPANHA EM DEBATE


Proprietário de açougue é condenado por vender carne estragada. O dono de um açougue de SMOeste foi condenado por vender carne, requeijão e iogurte com prazo de validade vencidos. Os frangos que o local comercializava também estavam em temperatura inadequada. A pena é de dois anos e quatro meses de detenção, em regime aberto. O nome do estabelecimento foi preservado. Segundo o TJSC, por ser um crime que diz respeito à saúde humana, a legislação não permite substituir a pena. Por isso, o réu segue com atividades durante o dia, mas precisa dormir na unidade prisional, assim como em finais de semana e feriados. O réu já havia sido condenado anteriormente por corrupção passiva e, segundo o Tribunal de Justiça, argumentou que os produtos não estavam à venda e, mesmo que estivessem, não houve perícia para comprovar que as mercadorias não estavam aptas para o consumo.


Crime ocorreu há seis anos e foi descoberto durante fiscalização. Conforme o tribunal de justiça, o caso ocorreu em junho de 2014 e foi verificado por fiscais da Vigilância Sanitária, da Cidasc, do Ministério da Agricultura e do Conselho de Medicina Veterinária.De acordo com o desembargador ANTÔNIO ZOLDAN DA VEIGA, as irregularidades foram verificadas por simples constatação visual. Conforme ele, a conduta constitui crime formal, de perigo abstrato, em que o risco à saúde é presumido pela lei. Para o relator, a materialidade e autoria do crime estão comprovadas pelo auto de intimação da força-tarefa que realizou a inspeção no estabelecimento e pelos depoimentos dos fiscais.VEIGA disse não ser possível a aplicação do princípio da insignificância neste caso, porque se trata de saúde pública, portanto, mesmo que houvesse apenas um produto impróprio ao consumo, expô-lo à venda não poderia ser considerado uma conduta inofensiva.


Alto custo gera dificuldades para impressão de livros. Projetos da região contam com apoio cultural e hábito de leitura da população. Conforme o escritor e historiador, LEANDRO MAYER, são várias pessoas que se dedicam a registrar a história da antiga Porto Novo, atualmente área dos municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. O alto custo para impressão torna arriscado alguns projetos. O escritor comemora que os municípios da região possuem boa aceitação para leitura, além dos apoios culturais de empresas que contribuem a realizar os projetos de pesquisas e escrita. LEANDRO MAYER considera que os escritores da região são sonhadores, que buscam a realização de um projeto. Salienta que a média de impressão de livros é de mil exemplares a cada obra escrita.


O hábito de leitura ainda é grande na região. A avaliação é do escritor e historiador, LEANDRO MAYER. De acordo com ele muitos autores e editoras estão apostando no meio digital com a publicação de e-book. MAYER considera que a leitura de livro digital desvia facilmente a atenção do leitor, pois no celular ou no computador existem outras opções como email, redes sociais e diferentes navegações na internet. O escritor segue apostando na tiragem impressa por ter preferência em manter o hábito de manuseio do livro e foco exclusivo na leitura da obra. LEANDRO MAYER reconhece que a leitura digital é possível, porém encontra resistência principalmente em pessoas com mais idade.


Advogado esclarece diferenças no processo de separação de casamento e união estável. O advogado PAULO SPIELMANN explica que o relacionamento entre duas pessoas pode ocorrer pela união estável ou casamento. A união estável pode ser formalizada por meio de contrato com intermédio de advogado ou em escritura pública. Já o casamento deve ser feito no cartório de registro civil. O advogado esclarece que a dissolução destas duas formas de união pode ser feita de forma judicial quando envolve filhos menores para assegurar o direito das crianças ou extra-judicial, por meio de escritura pública, quando não há filhos ou forem todos maiores de idade. SPIELMANN comenta que é um mito dizer que o abandono do lar, que quando uma das partes insatisfeita com a união sai de casa, prejudica na guarda dos filhos ou na divisão dos bens. Ele lembra que o abandono de lar perdeu a sua utilidade após o código civil de 2002.


O processo do divórcio, mesmo o casal tendo filhos menores, pode ser feito no escritório de advocacia para dar seguimento na justiça. Conforme o advogado PAULO SPIELMANN, após a assinatura do casal, o processo segue para o protocolo judicial e depois o parecer do Ministério Público sem a necessidade de audiência. No caso da mulher ser vítima de violência, o advogado lembra que se for feita a representação devido à agressão, havendo laudo médico comprovando o fato, a retirada do processo não é mais permitida pela Lei Maria da Pena. A vítima da violência pode solicitar as medidas protetivas para afastamento do agressor de 60 dias a seis meses. Como o autor não pode se aproximar, o advogado lembra que facilita o encaminhamento da separação do casal. A agressão também influencia na fixação de verbas alimentares a favor da mulher que foi a vítima.


Dermatologista chama atenção para testes de laboratório que apontam pouca diferença entre o fator de proteção 30 e 60. GUSTAVO POLETTO explica que os testes apontam que o fator 60 garante apenas 1,2% a mais de proteção do que o fator 30. Mas, conforme o dermatologista, a quantidade de protetor solar que é passada na pele para realização dos testes é muito grande, cerca de um miligrama por centímetro quadrado. Isso representa uma colher de sopa de protetor para a região do rosto. POLETTO ressalta que as pessoas não usam uma quantia tão grande de protetor, e por isso, quando usada uma quantidade menor o fator de proteção interfere muito. Ele orienta que especialmente no verão o fator a ser usado seja sempre acima de 50. No caso de alergia, o dermatologista comenta que pode ser feito um teste usando protetor infantil, que é menos agressivo a pele. A opção também é manipular o protetor ideal para a pele com alergia.


O dermatologista ressalta que ainda estamos na primavera, mas as temperaturas já estão bastante elevadas, semelhante às registradas na estação mais quente do ano. Conforme o profissional, a principal orientação é sempre cuidar com a exposição exagerada ao sol, pois os efeitos vão se acumulando durante a vida e podem causar manchas, envelhecimento da pele e no estado mais grave o câncer. GUSTAVO POLETTO destaca que além do uso do protetor solar, no fator ideal para cada tipo de pele, deve haver a preocupação com a proteção por meio de chapéu ou boné, roupas compridas e óculos escuros. As orientações valem tanto para adultos como para crianças. O dermatologista lembra que estudos comprovam que exposição solar exagerada na infância aumenta em muito o risco de câncer no futuro.


No sábado a Rádio Oeste FM recebeu os candidatos a prefeito de Santa Helena para o quarto debate do projeto eleições 2020. ARLEI SCHWERTNER do PSB, agricultor, 49 anos, casado, pai de dois filhos, quer ser prefeito para dar oportunidade a novas lideranças. BLÁSIO HICKMANN do PT, 54 anos, servidor público municipal, casado, pai de dois filhos, disse que quer ser prefeito por estar preparado e para poder fazer mais pelo município de Santa Helena em diversos setores. MOACIR LAZAROTTO do PP, quer ser prefeito para corresponder a confiança recebida dos munícipes de Santa Helena em mandatos anteriores como vereador e prefeito. Disse que quer continuar com um trabalho certo, honesto e transparente. Os candidatos responderam perguntas da produção e sorteio de temas diversos e também fizeram perguntas entre si respondendo sobre propostas em diversos setores.


No bloco em que os candidatos respondem sobre o tema sorteado, ARLEI SCHWERTNER, colocou suas propostas para a saúde e disse que quer garantir os serviços de forma igualitária a todos, quer ampliar o fornecimento de medicamentos, exames e consultas a especialistas. Quer oferecer uma ferramenta em que o cidadão possa avaliar o atendimento na saúde. BLÁSIO HICKMANN sorteou o tema servidores, e disse que quer ser parceiro dos servidores proporcionando melhores condições de trabalho. Disse ainda que num primeiro momento pretende reduzir os cargos comissionados, tendo em vista as dificuldades impostas pela pandemia e outros acontecimentos. MOACIR LAZAROTTO, sorteou o tema obras e estradas e disse que o município possui um parque de máquinas suficiente para atender todo o município. LAZAROTTO disse que vai formar duas equipes, uma para atender as estradas gerais e outra para atender as propriedades.


Ainda pelo sorteio de temas, ARLEI SCHWERTNER, falou sobre gestão pública e afirmou que pretende avaliar com freqüência contratos a fim de evitar desperdícios de recursos. Quer desenvolver um canal permanente de comunicação entre administração pública e população, visando a transparência, ética e responsabilidade social. BLÁSIO HICKMANN citou que no saneamento básico quer criar um programa, parcerias ou implantar um sistema de coleta e tratamento de esgoto na cidade. Citou o centro de recebimento e tratamento de dejetos humanos instalado em Descanso com o qual poderá ser feito parceria para atender a demanda. MOACIR LAZAROTTO disse que na agricultura quer melhorar o atendimento de assistência veterinária, seja por contratação de profissional ou por meio de credenciamento de clinica especializada, o que será definido em conjunto com os produtores. LAZAROTTO quer implantar um programa de saúde animal visando certificar as propriedades livres de tuberculose e brucelose. Disse ainda que pretende resgatar o programa de melhoramento genético. Também quer buscar recursos para armazenamento de água da chuva, para que os agricultores possam enfrentar a estiagem.


No bloco de perguntas entre os candidatos, ARLEI SCHWERTNER perguntou para BLÁSIO HICKMANN, sobre a escolha de secretários se caso for eleito. BLÁSIO respondeu que tem a preocupação com a folha e por isso vai manter cautela para esta escolha. Disse não prometer emprego a determinadas pessoas neste momento. A escolha dos nomes deve ocorrer com segurança, após as eleições. Na réplica ARLEI disse que o período é de campanha e que a escolha dos nomes, se dará após as eleições, e que tenham a devida formação para cada área. BLÁSIO HICKMANN perguntou ao candidato MOACIR LAZAROTTO, de que forma ele vai administrar os casos de servidores em cargos de confiança e aposentados que no momento movem ações judiciais contra o município, e seestes irão permanecer nas funções. LAZAROTTO respondeu que irá formar sua equipe e que não tem compromisso algum com funcionários aposentados e que ocupam cargos atualmente.


MOACIR LAZAROTTO respondeu ainda que por diversas vezes foi procurado pelo próprio candidato BLÁSIO o qual estaria descontente com o atual governo por seu partido ocupar poucos cargos dentro da atual administração. LAZAROTTO disse estar tranqüilo para a escolha da equipe. Na réplica o candidato BLÁSIO disse que em seu governo não irá admitir pessoas que movem processos contra o município ocuparem cargo de confiança. MOACIR LAZAROTTO, perguntou ao candidato ARLEI SCHWERTNER quais as propostas para atender as pessoas da terceira idade. ARLEI respondeu que pretende escolher pessoas com conhecimento na área para cuidar bem da terceira idade. Na réplica MOACIR LAZAROTTO disse que quer dar oportunidades de lazer aos idosos, retomar oficinas de artesanatos, implantar programas de vida ativa com acompanhamento de profissional educador físico e trabalhar na prevenção a violência e golpes contra os idosos.


No segundo bloco de perguntas entre os candidatos, BLÁSIO HICKMANN perguntou ao candidato ARLEI SCHWERTNER, como ele pretende mudar a realidade no atendimento a creche que atualmente não é feito em tempo integral e sim com interrupção no horário do almoço. ARLEI SCHWERTNER respondeu que tem sentido durante a campanha a reivindicação das mães para o atendimento integral na creche. Pretende organizar a creche para atender de forma integral as crianças que necessitam. Na réplica BLÁSIO se direcionou as mães e garantiu o atendimento integral. Também fez menção aos servidores que trabalham nesse setor comprometendo-se com a classe e caso necessário, pretende aumentar o efetivo na creche. Quer reestruturar a creche com mobília nova e equipamentos adequados.


MOACIR LAZAROTTO perguntou ao candidato BLÁSIO HICKMANN, o porquê em oportunidades anteriores o candidato que ocupava a secretaria de administração e fazia parte da comissão de organização da Exteno Leite 2019 deixou as funções, e de que forma irá organizar a feira tendo em vista que abandonou a comissão em 2019. BLÁSIO respondeu ter ficado feliz por ter sido lembrado na feira e na secretaria. Disse ter dado o melhor de si, porém percebeu que faltavam ações e resolução de problemas, algumas decisões administrativas eram tomadas sem seu conhecimento e por isso resolveu deixar o cargo. Lembrou de sua participação em outros anos da Exteno leite inclusive como caixa geral. Na réplica LAZAROTTO colocou de que havia procurado BLÁSIO para que permanecesse na comissão e este lhe respondeu que não ganharia nada a mais por isso, e alem disso teria reivindicado uma vaga para sua esposa, caso contrário abandonaria a comissão.


Seguindo, ARLEI SCHWERTNER perguntou ao candidato MOACIR LAZAROTTO como ele avalia a possibilidade de renovação na política em Santa Helena. Na resposta MOACIR LAZAROTTO , disse que em seu plano de governo defende a participação da juventude e pretende implantar um programa para palestras e seminários aos jovens, prevenindo o uso de drogas e buscando despertar a vocação política. Na réplica ARLEI disse ter percebido excelente formação em jovens de famílias de Santa Helena e pretende dar oportunidade a estes na vida pública. MOACIR LAZAROTTO perguntou ao candidato ARLEI SCHWERTNER, o que pretende fazer para incentivar a indústria em Santa Helena. Na resposta, ARLEI disse que pretende fortalecer os empreendedores para que haja o desenvolvimento em Santa helena.


Na vez do candidato BLÁSIO HICKMANN perguntar ao candidato MOACIR, este questionou os valores que o município recebeu durante o período em que LAZAROTTO ocupava o cargo de assessor parlamentar. Na resposta MOACIR confirmou ter sido assessor parlamentar e tratando-se de deputado estadual, ele o assessorou para toda região. Buscou encaminhamento aproximado a um milhão e 700 mil reais para as Apaes da região. Na réplica BLÁSIO, citou valores que os deputados que os representam destinaram a Santa Helena. ARLEI SCHWERTNER perguntou ao candidato BLÁSIO, como ele pretende fazer a reestruturação da Exteno Leite. BLÁSIO, disse que a feira precisa ser repensada por que os investimentos são altos e o gado leiteiro deixou de ser o principal atrativo. Disse ainda que pretende tornar uma feira menor mas que valorize ainda mais Santa Helena e não grandes empresas de fora. Na réplica ARLEI afirmou que pretende fomentar o empreendedorismo local, ser parceiro das empresas locais e criar políticas de incentivo.


No último bloco de perguntas entre os candidatos, BLÁSIO HICKMANN questionou ARLEI SCHWERTNER quais ações para resolver o problema da água. ARLEI respondeu que a falta de água já se arrasta a mais tempo e pretende regularizar as praticas de captação, tratamento e distribuição da água, pretende fazer um estudo sobre o volume de depósitos de água. Também pretende aumentar a reserva de água para a cidade e no interior quer estender as redes para todas as famílias. Na réplica BLASIO disse que resolver o problema da água será a principal bandeira de seu governo. Quer buscar emendas parlamentares para solucionar o problema. MOACIR LAZAROTTOdirecionou sua pergunta ao candidato BLÁSIO questionando se ele é sabedor de que a obra já foi licitada e está em andamento para resolver a falta de água.


Na resposta BLÁSIO disse não conhecer o projeto, mas caso a solução não for dada em breve, se propõe a resolver o problema em seu governo. Na réplica LAZAROTTO apresentou um empenho de 2010para buscar água do Peperi para Santa Helena com assinatura do candidato BLÁSIO e que até hoje nada foi feito. Na vez do candidato ARLEI SCHWERTNER perguntar ao candidato MOACIR LAZAROTTOeste questionou a fala de LAZAROTTO em uma entrevista de rádio o qual usou a expressão cachorro e ovelha, para que este esclarecesse quem é cachorro e quem é ovelha em Santa Helena. Na resposta LAZAROTTO disse que o candidato não entendeu a expressão que se referiada seguinte forma “cachorro que come ovelha é igual a político corrupto, para terminar o vicio do cachorro é só eliminando as ovelhas ou matando o cachorro, e o político corrupto só é eliminado por meio do eleitor”. Disse não admitir que políticos ainda roubem dinheiro que é do povo. Na réplica ARLEI disse que esta é uma pergunta solicitada por munícipes para que fosse feita ao candidato LAZAROTTO.


Nas considerações finais ARLEI SCHWERTNER, agradeceu a Rádio Oeste pela oportunidade e parabenizou aqueles que acreditam e querem a mudança. Pediu o voto para o 40 e para os candidatos a vereador. ARLEI agradeceu ainda a presença dos demais candidatos no debate. BLÁSIO HICKMANN também agradeceu a rádio pela oportunidade e lamentou dizendo que LAZAROTTO usou sua velha política mentindo e colocando os candidatos de oposição contra a população. Agradeceu ainda a receptividade das pessoas na campanha. Pediu o voto de confiança para os vereadores e no 13 de sua chapa. MOACIR LAZAROTO, em suas considerações finais rebateu a afirmação de BLÁSIO HICKMANN quando falou da velha política e citou ações que pretende fazer nos diversos setores do município. O último debate no sábado será com NEREU BARTH ADELIO MARX, candidatos a prefeito de Iporã do Oeste.


-JOVEM MORRE EM ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO NA BR 282

-MOTORISTA MORRE EM COLISÃO FRONTAL DE CARRO E CAMINHÃO NA BR 158


Velas acesas em cemitério podem ter sido a causa de um incêndio. O corpo bombeiros de Campo Erê foi acionado às 18 horas de ontem para atender um incêndio em lavoura de trigo, na linha Agroisa, interior do município, comunidade que margeia a SC 305, sentido Anchieta. No local o fogo, que pode ter iniciado devido a queima de velas em um pequeno cemitério próximo, queimou cerca de 10 mil metros quadrados da área, que foi extinto com a utilização de sopradores, associado a um aceiro mecânico, realizado com o auxílio de um trator da propriedade.


Homem fica ferido ao colidir veículo em barranco. A saída de pista ocorreu na madrugada deste domingo, na SC 283 em Caibi. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o motorista perdeu o controle do Corsa, com placas de Caibi, e colidiu em um barranco às margens da rodovia. O motorista, um homem de 23 anos, teve ferimentos leves.


Motociclista fica ferida em colisão com caminhoneta em SMOeste. O acidente ocorreu neste domingo por volta das 11 horas e 30 minutos no cruzamento das ruas Quinze de Novembro e Primeiro de Maio, no Bairro São Jorge. A motocicleta tem placa de SMOeste e a caminhoneta Fiat, placas de Guaraciaba. A condutora da motocicleta sofreu ferimentos, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional. No carro estavam quatro pessoas e ninguém se feriu. Os danos materiais foram de pequena monta. O motorista de Guaraciaba, que vinha pela Rua Primeiro de Maio, reclamou da falta de sinalização no local da via preferencial. A Polícia Militar também esteve no local para o levantamento da ocorrência.


Condutor foge de abordagem policial e capota veículo em Bandeirante. Policiais Militares de Bandeirante e São Miguel do Oeste atenderam por volta das 21 horas e 30 minutos deste domingo, um acidente com saída de pista seguida de choque em árvores e capotamento. PMs de Bandeirante tentaram abordar a Strada na comunidade de Novo Encantado, mas, o condutor não acatou a ordem e fugiu sentido Bandeirante. Os PMs fizeram o acompanhamento e próximo ao portal da cidade, o condutor perdeu o controle, saiu da pista, bateu em árvores e capotou. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste retirou uma das vítimas que estava presa às ferragens e a encaminhou ao Hospital Regional, junto com o condutor do veículo. O terceiro ocupante não sofreu ferimentos. Na Strada os policiais encontraram uma garrafa de bebida.


Queda de moto deixa homem com ferimentos graves em SMOeste. O acidente aconteceu por volta das 18 horas e 30 minutos de sábado, na SC 492 em São Miguel do Oeste. Segundo apurado, o condutor da moto, uma Honda CB 300, seguia sentido a Bandeirante quando depois de uma curva, perdeu o controle, saiu da pista e caiu sobre pedras às margens da rodovia. O condutor sofreu ferimentos generalizados e suspeita de fraturas. A vítima foi conduzida ao Hospital Regional. A Polícia Militar Rodoviária registrou a ocorrência.


Homem é vítima de tentativa de homicídio após briga. A Polícia Militar de Pinhalzinho atendeu por volta das 23 horas e 30 minutos de sábado, uma ocorrência de briga nas proximidades do trevo da BR 282, em Pinhalzinho. A PM foi informada que um homem estava na casa de uma família, convidado da proprietária do local. Posteriormente, houve um desentendimento e lhe desferiram golpes de faca. Os demais moradores da residência intervieram nas agressões evitando que a situação se agravasse. Devido à gravidade das lesões, a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional de Chapecó. Em seguida, houve denúncia que os autores retornaram ao local. Após rondas, eles foram encontrados e presos. As armas utilizadas no crime não foram localizadas.


Jovem de 19 anos morre em acidente entre carro e moto na BR 282. Os bombeiros de Pinhalzinho foram acionados por volta das 14 horas de sábado para atender um acidente na BR 282, entre Maravilha e Pinhalzinho. O trecho pertence à Linha Guabiroba, Saudades. No local ocorreu uma colisão entre um Palio Weekend, com placas de Concórdia, e uma moto Yamaha Fazer de Maravilha. Os bombeiros atenderam o motorista do carro, de 28 anos. Ele teve um corte na cabeça e escoriações nos braços e nas pernas. O homem foi conduzido ao hospital de Pinhalzinho, mas, devido à gravidade precisou ser transferido pelo helicóptero do Saer ao Hospital Regional de Chapecó. ANDERSON BISCHOFF, 19 anos, estava a cerca de 50 metros da moto. Ele apresentava fratura exposta no braço esquerdo, amputação do braço direito e diversos ferimentos no corpo. O rapaz foi conduzido ao hospital de Pinhalzinho, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.


Motorista morre em colisão frontal de carro e caminhão na BR 158. O acidente ocorreu por volta das 22 horas e 30 minutos deste domingo na BR 158, na saída de Cunha Porã, no sentido a Palmitos. No local ocorreu uma colisão frontal entre um Corcel placa de Cunha Porã e um caminhão Mercedes Benz Actros placa de Lajeado, RS. O motorista do Corcel foi encontrado pelos bombeiros sem os sinais vitais. Bombeiros realizaram a limpeza da pista e acionaram a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias. O motorista do caminhão não se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.