-POLÍCIA FEDERAL ABRIU QUASE 600 INQUÉRITOS NA ELEIÇÃO, A MAIORIA POR CAIXA DOIS
-SANTA CATARINA TEM 30 POR CENTO DOS DETENTOS EM ATIVIDADES LABORAIS
-POLÍCIA AMBIENTAL COMEÇA FISCALIZAÇOES DA OPERAÇÃO PIRACEMA NA REGIÃO
-ACISMO REFORÇA COBRANÇA POR INVESTIMENTOS EM BRs DO EXTREMO-OESTE
-CARTÓRIO ELEITORAL FAZ ÚLTIMA VERIFICAÇÃO DAS URNAS PARA ELEIÇÃO DE DOMINGO
-POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA LOCALIZA VEÍCULO FURTADO NA SC 160
-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGAS NA AVENIDA WIILY BARTH
O tempo está nublado. A previsão para as próximas é de tempo nublado com chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 44 centavos. O euro está valendo seis reais e dois centavos. O peso está cotado em 0,0056 centavos.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, ABBAS ARAQCHI, afirmou nesta quarta-feira que o país exerceu o direito de autodefesa ao lançar 200 mísseis contra o território israelense na terça-feira, informou a agência Reuters. Segundo ele, a ação iraniana contra Israel está concluída, a menos que haja nova retaliação. A declaração foi feita pela plataforma X, de acordo com a agência. O lançamento dos mísseis aconteceu em resposta às mortes de líderes do Hezbollah, grupo extremista apoiado pelo Irã. O ministro também disse que os Estados Unidos foram avisados para não interferir após o bombardeio a Israel.
Israel declarou nesta quarta-feira o secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, como "persona non grata" e disse que ele está proibido de entrar no país. A decisão, inédita na guerra no Oriente Médio, é um protesto pelo fato de a ONU não ter condenado "de forma inequívoca" o ataque com mísseis lançado pelo Irã ao território israelense na terça-feira. Na terça, após o ataque do Irã, o secretário-geral da ONU condenou "a ampliação do conflito no Oriente Médio, escalada após escalada", mas não se referiu diretamente ao lançamento de mísseis por Teerã.
O número de mortos pela passagem do furacão Helene pelo sudeste dos Estados Unidos subiu para 159, segundo balanço da agência de notícias Associated Press. Na Carolina do Norte, aonde o presidente JOE BIDEN irá na quarta-feira, foram registrados pelo menos 74 mortos. Com o número de mortes de Helene se aproximando de 160, as equipes de busca se espalharam pelos estados americanos atingidos, utilizando helicópteros para superar pontes destruídas e caminhando por áreas selvagens para alcançar casas isoladas. A tempestade causou um rastro mortal e destrutivo no sudeste dos Estados Unidos.
A Polícia Federal abriu 596 inquéritos para apurar crimes eleitorais na campanha de 2024. A maioria dos casos investiga ocorrência de caixa 2. Esse delito aparece em 143 investigações abertas desde 16 de agosto. A data marcou o início da campanha eleitoral, quando os candidatos podem fazer comícios, distribuir material e pedir votos. Os dados são de painel da PF com os casos eleitorais em apuração pelo órgão. Nos últimos 15 dias, a PF apreendeu grandes quantias de dinheiro em espécie relacionadas a investigações desse crime. Na segunda-feira, em Alagoas, os agentes apreenderam 790 mil reais em uma operação de combate a crimes eleitorais.
Mesmo com a liberação de um bilhão e 600 milhões de reais do Orçamento Geral da União, os Ministérios da Saúde e das Cidades continuam a ser as pastas mais atingidas pelo congelamento de 13 bilhões e 300 milhões. A distribuição das verbas foi detalhada em decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União no fim da noite desta segunda-feira. No último dia 20, o Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, documento que orienta a execução do Orçamento, reverteu o contingenciamento de três bilhões e 800 milhões anunciado em julho, mas elevou as despesas bloqueadas de 11 bilhões e 200 milhões para 13 bilhões e 300 milhões.
A presidente do Tribunal Superior, CÁRMEN LÚCIA, conclamou os eleitores a participarem do primeiro turno das eleições municipais no próximo domingo, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Durante a sessão da Primeira Turma do Supremo, a ministra reforçou a importância do voto para a democracia e a cidadania. O primeiro turno das eleições será no domingo. Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar. Pelas regras eleitorais, somente cidades com mais de 200 mil eleitores, onde os candidatos à prefeitura não alcançarem maioria dos votos no primeiro turno, podem ter disputa para o segundo turno, que está marcado para 27 de outubro.
Entidades do setor produtivo reunidas nesta terça-feira na Federação das Indústrias debateram a necessidade de o executivo e o legislativo catarinenses defenderem de forma sistemática o Código Estadual de Meio Ambiente. Preocupadas com as iniciativas recentes do IBAMA e decisões judiciais ignorando a base constitucional para que o código estadual possa ser aplicado no estado, as entidades decidiram enviar um documento ao governador JORGINHO MELLO e aos deputados estaduais sugerindo um posicionamento firme em proteger a legislação estadual. Assinam o documento: FIESC, FAESC, FETAESC, OCESC e FECOAGRO. Segundo a Fiesc, Código de Meio Ambiente já foi validado pelo Supremo Tribunal Federal e foi debatido com toda a sociedade.
Santa Catarina tem oito mil 221 detentos em alguma atividade laboral. O número representa aproximadamente 33 por cento da população privada de liberdade, número acima da média nacional, que é de 19 por cento. Os dados são da Secretaria Nacional de Políticas Penais. O trabalho de ressocialização feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa. A iniciativa integra parcerias com empresas privadas e setores públicos, que oferecem capacitação profissional e empregabilidade para os detentos, incentivando o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Os produtos produzidos no sistema prisional catarinenses são de diferentes atividades, desde indústria náutica, cosméticos, embalagens, marcenaria, indústria têxtil e até setor agrícola.
As vagas de emprego em Santa Catarina alcançaram um novo recorde, segundo dados do Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina. Ao todo, o estado tem 10 mil 655 vagas abertas no sistema, para diferentes cidades, incluindo oportunidades para candidatos PcDs, Pessoas com Deficiência. Conforme o Sine, as vagas podem ser consultadas no Portal Emprega Brasil e o cadastro deve ser feito de forma presencial em uma das mais de 140 unidades do Sine-SC, com um documento com foto. A Grande Florianópolis tem o maior número de oportunidades com três mil e 29 vagas. Na região oeste, são mil 813 vagas de emprego.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer vai realizar, amanhã, um jantar alusivo ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de colo de mama e de colo do útero. De acordo com a presidente da entidade, TEREZINHA BAROZI. Ela explicou que os ingressos podem ser adquirido com as integrantes da entidade. O evento será realizado no Clube Comercial. TEREZINHA disse que a expectativa é de que um público de aproximadamente 420 pessoas. Ela comentou que a programação prevê, além do jantar, desfile e sorteio de brindes entre os participantes.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste emitiu um comunicado, no final da manhã de hoje, sobre o horário de funcionamento da Farmácia Referência, localizada junto à Unidade Central de Saúde. O local estará fechada entre três horas da tarde de segunda-feira e uma da tarde de terça-feira. O fechamento temporário vai ocorrer em razão da troca do sistema de gerenciamento do estoque de medicamentos. A equipe solicita a compreensão da comunidade no sentido de adiantar a retirada de medicamentos, para não ocorrerem transtornos.
Começou, nesta terça-feira, a operação Piracema nos rios do extremo-oeste. Até 31 de janeiro, a pesca de espécies nativas fica restrita para preservar a reprodução de peixes. A informação é do comandante da Polícia Militar Ambiental, ALCENIR MINUSCOLI. Ele explicou que a fiscalização acontece nos rios e afluentes que compõem a bacia do rio Uruguai. A primeira operação de fiscalização aconteceu nesta terça-feira em uma ação conjunta envolvendo a PMA do extremo-oeste, a Polícia Militar Ambiental de Chapecó e a Brigada Ambiental do Rio Grande do Sul. Ele destacou que nesse período, os pescadores profissionais recebem uma ajuda financeira do governo.
Durante o período da Piracema, a pesca fica praticamente proibida no extremo-oeste. De acordo com o comandante da Polícia Militar Ambiental, ALCENIR MINUSCOLI, nesse período fica proibida a pesca nas corredeiras, cachoeiras e barragens de hidrelétricas, devendo ser mantida a distância de mil 500 metros acima e abaixo delas. Também não é permitida a pesca nas confluências de rios, devendo ser mantida a distância de 500 metros da área, além da utilização de molinete, carretilha, espinhel, tarrafas e redes. Outra vedação é o uso de embarcação motorizada, além da captura e transporte de quantidade acima de cinco quilos de peixes.
O segundo Festival de Música de São Miguel do Oeste, organizado pela Secretaria de Cultura, com o apoio artístico da dupla IGOR e JUNIOR, vai acontecer na próxima semana na praça Walnir Botaro Daniel. O evento contará com a participação de 114 artistas. Desse total, 22 intérpretes são de São Miguel do Oeste na categoria Municipal, além de 14 em outras categorias, totalizando 36 inscritos do município. O Festival terá, ainda, a participação de 78 intérpretes de mais de 50 outras cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O evento está confirmado para os dias 10, 11 e 12 de outubro na praça do centro.
As apresentações do Femusmo da próxima semana vão ocorrer na área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel. Na quinta-feira, a partir das sete horas da noite, acontecem as eliminatórias das categorias Municipal e PopularGospel. Na sexta-feira, também a partir das sete da noite, serão realizadas as eliminatórias das categorias Infantojuvenil e SertanejaNativista. Na noite de sábado, a partir das oito horas, serão realizadas as finais, com 10 intérpretes de cada categoria. No total das três noites, são estimadas cerca de 18 horas de apresentações. Ainda no sábado, após o Festival, será realizado Show-Baile com a Banda APK. Durante todas as noites, haverá praça de alimentação com pratos das etnias afrodescendente, alemã e italiana.
O Festival de Música de São Miguel do Oeste, Femusmo, vai distribuir cerca de 35 mil reais ao vencedores. Os dez primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro. Na categoria municipal adulto livre, o valor é de mil e 400 reais para o vencedor, mil e 200 para o segundo e mil para o terceiro. Na categoria Nacional Infantojuvenil Livre, o vencedor ganha mil e 200 reais, o segundo colocado vai levar mil e o terceiro, 800 reais. No Adulto PopularGospel, o prêmio é de dois mil e 500 para o vencedor, dois mil para o segundo e mil e 500 para o terceiro. Já no Nacional Adulto Sertanejo Nativista, o primeiro lugar fatura três mil e 500 reais, o segundo lugar recebe dois mil e 500 e o terceiro, dois mil reais.
Além do Femusmo, o município vai promover, na semana que vem, a Festa da Cultura. O evento está confirmado para a tarde de sábado, também na praça Walnir Botaro Daniel. A programação prevê um desfile das etnias, como afrodescendente, alemã e italiana, pelas ruas do centro da cidade. Durante a parte da tarde, antes da noite de encerramento do Festival da Música, os grupos ligados as etnias farão apresentações culturais na área coberta da praça. A praça de alimentação vai contar com pratos típicos da etnias envolvidas com a festa.
O presidente da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste, GIOVANI GOBBI, esteve, na última semana, na Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Florianópolis, para discutir a situação das BRs no extremo-oeste. Ele se reuniu com o superintendente regional do DNIT, ALYSSON RODRIGO DE ANDRADE. De acordo com o representante da Associação, a conversa foi positiva. GOBBI disse que o superintendente se mostrou disposto e revelou estar fazendo o possível para que trechos da região sejam contemplados com melhorias. Ele citou ainda nos próximos dias será licitada a restauração completa do trecho da BR 282, de Maravilha a São Miguel do Oeste. A obra deve iniciar entre os meses de novembro e dezembro, e segundo ele, já tem recurso para iniciar a restauração deste trecho neste ano.
O projeto de restauração da avenida Willy Barth será contemplado no novo contrato que será firmado em breve. A informação foi repassada pelo superintendente do Dnit, ALISSON ANDRADE ao presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI. Ele destacou que está buscando investimentos para a BR 163, trecho entre o trevo de Guaraciaba até São Miguel do Oeste, para obras em concreto rígido. GOBBI destacou também que o ANDRADE afirmou ainda que o município também deve ser contemplado, no futuro, com um projeto de contorno viário. Ele não fixou prazos para isso. O presidente destacou ainda que a Acismo seguirá acompanhando de perto o avançar das melhorias das rodovias do extremo-oeste.
As associações empresariais do extremo-oeste finalizaram, nesta semana, a primeira etapa do projeto Cartilha Única. A informação é da vice-presidente da Facisc, VANESSA BACK BERTOL. Ela esteve no RPN primeira edição desta quarta-feira e explicou que a versão local do Cartilha Única foi desenvolvida nas 14 cidades que compõem a vice-presidência regional da federação. Em alguns municípios, as associações realizaram eventos como debates para apresentar os pedidos da classe empresarial e ouvir as propostas dos candidatos. VANESSA comentou que o cartilha Voz Única vem se consolidando como uma importante para aproximar os empresários da classe política.
A cartilha Voz Única foi criada há quase 15 anos para definir as demandas prioritárias da classe produtiva no sentido de deixar claro para os políticas o que é mais importante para o desenvolvimento econômico dos municípios. O comentário é da vice-presidente regional da Facisc, VANESSA BACK BERTOL. Ela citou que esse movimento também coloca os candidatos no compromisso de trabalhar para executar os pedidos apresentados pelos empresários. VANESSA destacou que as associações empresariais vão atuar, a partir do ano que vem, com a cobrança desses pedidos. Ela disse que a Facisc também vai apoiar as entidades no monitoramento das demandas junto aos prefeitos eleitos.
O cartório eleitoral da quadragésima quinta zona eleitoral realiza, nesta quarta-feira, a audiência de verificação final das urnas eletrônicas. A informação é da chefe do cartório, DEANA FANTON. De acordo com ele, todas as urnas que serão usadas no domingo passaram pelo último teste para verificação dos dados e do funcionamento dos sistemas. Ela reforçou que a conferencia está ocorrendo nas 154 urnas da zona eleitoral. O trabalho é feito pelos técnicos de urna com o acompanhamento de um servidor do Tribunal Regional Eleitoral. Na sexta, as urnas serão organizadas para o roteiro de distribuição nos locais de votação. Os equipamentos serão levados para os colégios eleitorais a partir do meio-dia de sábado.
A audiência de verificação final das urnas eletrônicas também está acontecendo com os equipamentos que serão usados nos municípios da zona eleitoral 82. De acordo com o chefe do cartório, ALEX GONÇALVES, a preparação das urnas seguiu um exaustivo calendário, com diversos momentos de testes e audiências para demonstrar a segurança e a transparência do processo. Ele explicou que as urnas que serão usadas no próximo domingo são do modelo mais recente, de 2022. ALEX destacou ainda que os sistemas de segurança foram atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral e que o eleitor pode votar com tranquilidade neste final de semana.
A Polícia Militar Rodoviária recuperou um veículo com registro de furto na manhã desta terça-feira na SC 160 em Campo Erê. Os policiais abordaram um Golf que era conduzido por um homem de 37 anos. Ao ser solicitada a documentação, o condutor entregou a CNH e o CRLV do veículo, com licenciamento de 2021. Quando os policias conferiram a documentação, foi constatado que o carro tinha registro de furto. O motorista relatou para os policiais que comprou o carro há cerca de cinco anos, inclusive pagando alguns documentos. O veículo foi apreendido e o homem foi levado para a delegacia de Campo Erê para as providências cabíveis.
A Polícia Civil de Palma Sola prendeu, na última segunda-feira, os suspeitos de um homicídio ocorrido no município de Palma Sola, na divisa com o Paraná. Os mandados de prisão preventiva foram emitidos pela Comarca de Anchieta. O crime ocorreu por volta das dez e meia da noite do dia 22 de setembro. A vitima, de 44 anos, foi morta a facadas depois de um desentendimento com os agressores. A perícia aponto que ele foi morto com seis facadas. Os dois suspeitos foram presos nesta semana e levados para a cadeia de Pato Branco no Paraná.
A Polícia Militar divulgou mais detalhes sobre o furto de oito mil reais de uma residência no bairro São Luiz nesta terça-feira. O crime aconteceu na manhã de ontem. A Polícia Militar foi acionada por volta das dez e 45 pelo morador. A vítima relatou saiu de casa para ir no mercado e que deixou a janela aberta. Ele voltou cerca de uma hora depois e não localizou o dinheiro. O ladrão entrou na residência e furtou cerca de oito mil reais em espécie. A PM registrou a ocorrência e iniciou as buscas para tentar localizar os envolvidos.
A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas nesta terça-feira no centro de São Miguel do Oeste. Durante a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, uma guarnição da PM abordou um ônibus que fazia a linha Balneário Camboriú - São Miguel do Oeste. Durante vistoria preliminar no interior do ônibus, foi encontrada uma embalagem plástica contendo um pequeno torrão de maconha, ao lado de uma das poltronas. Durante revista pessoal no passageiro de 30 anos, foram encontrados três comprimidos de Ecstacy no bolso da calça e seis frascos de óleo de canabis. Já na mochila do homem, foi encontrado mais 2 frascos da mesma essência. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia. Durante os procedimentos, o homem tentou quebrar o seu aparelho celular apreendido, que se encontrava sobre da mesa.