-17 MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO VOLTARAM PARA TOMAR A SEGUNDA DOSE DA VACINA
-RECEITA ESTADUAL DE SETEMBRO FOI 29 POR CENTO MAIOR DO QUE O MESMO MÊS EM 2020
-GASTOS DA PREFEITURA COM FOLHA DE PAGAMENTO FICAM EM 43 POR CENTO DA RECEITA
-MUNICÍPIO VAI REALOCAR FAMÍLIAS INDIGENAS QUE VIVEM NA AREA INDUSTRIAL
-SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA AÇÕES DO OUTUBRO ROSA COM DIA “D” NA PRAÇA
-OPERAÇÃO DA PRF E DA PM APREENDE 17 QUILOS DE COCAÍNA NA BR 282
-DUAS PESSOAS SOFREM FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NA SC 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O Conselho de Segurança da ONU discutiu, nesta sexta-feira, sobre os últimos testes de mísseis realizados pela Coreia do Norte, sem conseguir chegar a um acordo sobre uma declaração conjunta, como a França desejava. A reunião a portas fechadas durou pouco mais de uma hora e foi solicitada por Estados Unidos, França e Reino Unido. O objetivo do encontro era analisar o lançamento por Pyongyang nesta semana de um míssil apresentado como hipersônico pelos norte-coreanos. Na quinta-feira, a Coreia do Norte afirmou que testou com sucesso um míssil antiaéreo "desenvolvido recentemente".
A Merck anunciou nesta sexta-feira que o molnupiravir, remédio que desenvolveu para o tratamento da Covid-19, "reduziu significativamente" os riscos de hospitalização e morte pela doença, em análise feita com pacientes adultos que apresentaram sintomas leves a moderados de Covid-19. No estudo, o medicamente diminuiu a chance de hospitalização ou morte em quase 50 por cento e sete vírgula três por cento dos pacientes testados foram internados ou à óbito. A companhia disse que pretende emitir um pedido de Autorização de Uso emergencial o mais rápido possível.
O Chile encerrou nesta sexta-feira o estado de emergência decretado na sequência da pandemia, pondo fim ao recolher obrigatório imposto em todo o país desde março de 2020. Nas últimas 24 horas, o país registrou 895 casos, o número mais alto em seis semanas. Ontem, as empresas prolongaram o seu horário de abertura, que permaneceu restrito durante toda a emergência. O governo também reabriu as fronteiras do país à entrada de estrangeiros vacinados a partir desta sexta-feira, após várias semanas em que se registrou uma diminuição significativa dos casos.
Mesmo com toda a população vacinada, mil 348 dos gestores municipais pretendem manter o uso obrigatório de máscaras e apenas 69 municípios devem flexibilizar o equipamento de proteção individual. A informação é da pesquisa da CNM Confederação Nacional de Municípios, sobre a Covid-19, realizada entre os dias 27 e 30 de setembro com duas mil 165 prefeituras. De acordo com o levantamento, outros 708 gestores ainda não decidiram sobre a manutenção da obrigatoriedade. O último levantamento semanal da entidade mostra ainda que, atualmente, o uso de máscaras é obrigatório em lugares coletivos de dois mil 97 municípios e em dois mil e 80 nos ambientes públicos.
O Brasil finalizou setembro com 55 por cento da população brasileira com esquema vacinal contra a Covid-19 completo. No entanto, o Ministério da Saúde revelou, nesta sexta-feira, que 17 milhões e 200 mil brasileiros que já deveriam ter recebido a segunda dose dos imunizantes ainda não retornaram aos postos de vacinação. Isso significa que quase 16 por cento dos aptos a tomarem a segunda dose estão com o esquema atrasado. No total, 90 milhões e 800 mil pessoas receberam as duas aplicações ou a dose única da Janssen. Parte dos atrasos, no entanto, pode ser proveniente da demora em atualizar as novas imunizações no sistema, já que os dados estão em um compilado de informações recebidas pelos estados, municípios e pelo Distrito Federal.
O governo de Santa Catarina encerrou o mês de setembro com arrecadação de três bilhões 250 milhões de reais, 29 por cento a mais do que o mesmo mês de 2020, quando o Estado era parcialmente mais afetado pela pandemia. As informações são da Secretaria de Estado da Fazenda. O titular da pasta, secretário PAULO ELI, avalia que a atividade econômica voltou aos níveis normais, isto é, equivalentes ao período pré-pandemia. Assim, com a retomada das vendas, a arrecadação cresceu, em especial o ICMS, principal tributo do Estado. O setor econômico que registrou o maior crescimento em setembro frente ao mesmo mês de 2020 foi o automotivo, que reúne também autopeças, com alta de 48 virgula seis por cento na arrecadação.
11 municípios de Santa Catarina entre os 100 que mais criaram vagas formais de trabalho no país no intervalo de um ano. O dado foi divulgado nesta semana pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado. Outro dado positivo: nenhuma cidade catarinense aparece entre as 100 com pior desempenho. O melhor resultado no Estado é de Joinville. Entre setembro de 2020 e agosto de 2021, a maior cidade catarinense teve um saldo de 22 mil 199 postos de trabalho. Trata-se do décimo quinto lugar do Brasil. Em seguida, aparecem Blumenau, São José, Florianópolis, Itajaí, Chapecó, Jaraguá do Sul, Criciúma, Palhoça, Balneário Camboriú e Brusque.
O governo de Descanso vai realocar as famílias indígenas que residem atualmente na área industrial do município. A informação é do prefeito, SADI BONAMIGO. O anúncio ocorreu na última semana após reunião com representantes da Fundação Nacional do Índio e da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Membros da Administração e o procurador da República também participaram do momento de conversa. Conforme BONAMIGO, a ideia é que os indígenas se instalem em uma área de terra de aproximadamente 10 mil metros quadrados. De acordo com ele, o espaço fica às margens da SC- 496 na saída para o município de Belmonte.
A Funai vai ficar responsável pelo envio de sete kits moradias aos indígenas de Descanso. A afirmação é do prefeito, SADI BONAMIGO. Segundo ele, o órgão também vai cuidar da contratação de mão de obra para a construção das casas. Já o Sesai, vai entregar louças de banheiro, conjuntos de fossa e filtro, além de demais materiais necessários para a instalação dos banheiros. BONAMIGO destacou que caberá ao município de Descanso a preparação da área de terra, instalação de energia elétrica e de rede de água. O governo também terá que fazer a construção dos banheiros e do sistema de esgoto completo para as novas moradias.
Os indígenas devem ser realocados até o mês de novembro deste ano. A projeção é do prefeito, SADI BONAMIGO. Ele disse que a construção deve ser iniciada o quanto antes para que fique pronta no prazo esperado. Ele comentou que a partir desse novo espaço os indígenas terão um espaço digno para residir. O prefeito garantiu que após a instalação, o governo vai continuar prestando todo o suporte necessário para que os mesmos possam retomar suas atividades na agricultura e no artesanato. SADI BONAMIGO lembrou que o município está em busca de recursos para que um pavilhão de uso coletivo seja construído na nova área, possibilitando que os índios possam realizar suas atividades.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação de Barra Bonita fez a aquisição de uma quantidade significativa de brinquedos para a unidade escolar Pingo de Gente. O município adquiriu carrinhos, kits de cozinha, kits de ferramentas, mamadeiras para bonecas, entre outros materiais para os alunos. Os brinquedos foram entregues nesta quinta-feira para a unidade de ensino. De acordo com a secretária NEURA DERES, os brinquedos são importantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Ela explicou que esses materiais não são apenas para diversão, mas têm um papel fundamental para o desenvolvimento cognitivo e motor. A secretário ressaltou ainda que o acesso a recreação é direto da criança previsto na Declaração Universal dos Direitos da Criança.
O presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, GILSON BUGS, participou de um encontro na Associação Empresarial de São Miguel do Oeste nesta quinta-feira. Ele se reuiu com os presidentes da Acismo e da CDL, com membros da diretoria das entidades e com a coordenadora do Núcleo de Contadores da Acismo. O objetivo da reunião foi estreitar o relacionamento e conhecer a realidade dos empreendedores da região. BUGS disse que está percorrendo o Estado para conhecer a realidade e as dificuldades dos empreendedores. Na quinta-feira, ele também esteve reunido com o prefeito, WILSON TREVISAN. O presidente destacou que o sistema da Junta Comercial é 100 por cento digital e isso tornou os processos de registros mais simples para os empresários.
Durante encontro com as entidades empresariais do município nesta semana, o presidente da Jucesc apresentou números relativos à média de tempo para a abertura de empresas, desde o registro de viabilidade até o registro do CNPJ. De acordo com GILSON BUGS, dados referentes ao mês de julho de 2021 apontam que São Miguel do Oeste leva uma média de um dia e algumas horas para esse processo enquanto a média do Estado é de três dias e algumas horas. O presidente ressaltou que há alguns anos essa média levava semanas ou meses. Ele comentou que a digitalização dos processos e a simplificação das regras contribuíram muito pararedução do tempo para abrir uma empresa no estado. Para BUGS, o governo está cuidando do dinheiro público e simplificando os processos para facilitar a atuação da iniciativa privada.
Dez pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. 65 moradores ainda estão com o vírus ativo. Desse total, duas pessoas estão internadas no hospital e as outras 63 estão em isolamento domiciliar com sintomas leves da doença. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação de leitos na UTI destinada para os pacientes da Covid é de 36 por cento com nove pessoas internadas. Na enfermaria, a ocupação é de apenas seis por cento com somente um paciente internado com Covid.
Terminou agora à pouco na praça Walnir Botaro Daniel a vacinação de pessoas que, por alguma razão, não conseguiram realizar a segunda dose do imunizante contra a Covid na data estipulada pelo município. Hoje, a secretaria de saúde disponibilizou 500 doses da Pfizer e da Astrazenca para os moradores. Na segunda-feira, serão ofertadas 160 primeiras doses para adultos retardatários que ainda não receberam nenhuma dose. O atendimento será das oito da manhã à uma da tarde ou enquanto houver doses. Para receber a primeira dose, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e Carteira de Vacinação.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai realizar, durante todo o mês, atividades alusivas ao Outubro Rosa, incluindo atendimento em horário diferenciado. Em todos os postos de saúde do município será ofertada a coleta de material para exame preventivo, avaliação médica com solicitação de mamografia, exames de sangue e avaliação da saúde bucal. A programação de cada unidade terá ainda atendimento em horários diferenciados, conforme a realidade de cada posto. As informações estão sendo divulgadas pelos agentes comunitários de saúde diretamente aos moradores dos bairros. Além disso, na manhã desta sexta-feira, as mulheres que atuam junto ao Centro Administrativo do Município participaram de uma conversa sobre o tema “Saúde da Mulher”, com a enfermeira do setor Saúde da Mulher, SIRLEI CERETTA.
O Dia D do Outubro Rosa em São Miguel do Oeste será realizado no dia 16 de outubro na praça Walnir Botaro Daniel. O entendimento será oito e meia da manhã as quatro horas da tarde na área coberta da praça em parceria com a UCEFF Faculdades e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. De acordo com a enfermeira do setor Saúde da Mulher, SIRLEI CERETTA, durante o Dia D, a Rede Feminina vai coletar materiais para os exames preventivos. Além disso, serão desenvolvidas ações de educação, prevenção e promoção da Saúde por acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Estética e Enfermagem. Entre as ações, SIRLEI destaca A verificação de Pressão Arterial, realização de HGT, orientações dietéticas, cálculo de IMC, orientações sobre postura, dicas de cuidados de beleza e maquiagens e exame clínico das mamas.
A programação do Outubro Rosa em São Miguel do Oeste também prevê atendimentos na parte da noite na semana dos dias 25 a 29 deste mês. O Setor Saúde da Mulher organizou um cronograma com horário estendido, das cinco e 15 da tarde as oito horas da noite para as mulheres que têm dificuldade em comparecer no posto de saúde em horário comercial. Nessas datas também será feita a coleta de preventivo, testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, mediante agendamento prévio. O horário deve ser agendado pelas mulheres interessadas pelo telefone 3631 2010. No dia do atendimento a mulher deverá apresentar um documento de identidade e o Cartão Nacional do SUS, com endereço atualizado em São Miguel do Oeste.
O município de São Miguel do Oeste estava com 49 milhões e 600 mil reais em caixa no dia 31 de agosto deste ano. Desse montante, 28 milhões e 200 mil eram de recursos próprios e 21 milhões e 400 mil reais eram vinculados. Os dados fazem parte da prestação de contas do segundo quadrimestre de 2021 que foram apresentados em audiência pública realizada pela Administração Municipal na tarde desta quinta-feira. De acordo com o prefeito WILSON TREVISA, os dados são bastante positivos. Ele lembrou que o cenário era bem diferente quando assumiu a primeira gestão em primeiro de janeiro de 2017. Na época, segundo o prefeito, o valor total em caixa era de 15 milhões e cem mil reais, mas somente um milhão e 700 mil eram de recursos próprios e o valor das dívidas já vencidas ultrapassava esse montante. TREVISA citou que as contas estão em dia e a prefeitura ainda conseguiu fazer caixa.
Outro ponto apresentado durante a audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre do ano aponta que o município está dentro dos limites de gastos com a folha de pagamento. Durante o evento, o prefeito WILSON TREVISAN apontou que o percentual da receita corrente líquida comprometido com o pagamento dos salários dos servidores ativos e aposentados é de 43 e meio por cento. O limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 51 por cento. TREVISAN fez uma comparação com a situação em 2017, quando ele assumiu o município. Na época, de acordo com ele, os gastos com folha de pagamento também ultrapassavam o limite máximo estabelecido pela legislação que é de 54 por cento.
O Site El Território de Posadas publicou nesta sexta-feira a informação de que o Governo da província de Misiones está trabalhando nos mecanismos para colocar em prática os protocolos para a abertura da fronteira com o Brasil e Bernardo por Irigoyen. Os documentos exigidos pelo governo federal foram enviados nesta sexta-feira para pelo governo de Missiones. Segundo o site de notícias da capital da província, depois de concluída esta etapa, resta aguardar a decisão das autoridades governamentais nacionais para que a passagem de fronteira comecem a funcionar. O governo argentino autorizou a abertura das fronteiras com o Brasil a partir desta sexta-feira, dia primeiro de outubro, mas condições o fluxo de pessoas ao cumprimento de protocolos que devem ser seguidos pelas províncias.
A proposta de Missiones para a reabertura da fronteira com Dionísio Cerqueira deve ocorrer em duas etapas. Segundo site El Território de Posadas, o funcionamento seria 24 horas por dia e permitiria a entrada de cerca de 800 pessoas por dia, como cota inicial. A proposta é parecida com o que acontece no posto de fronteira com Foz do Iguaçu e que foi aberto no dia de ontem. O governador OSCAR HERRERA afirmou que a província de Missiones está reunindo as condições sanitárias para a abertura da fronteira seca entre Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira. Ele afirmou que o local já tem tudo montado, desde os recursos humanos e técnicos até os protocolos necessários para a abertura que deve ocorrer nos próximos dias.
Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e a Policia Militar resultou na apreensão de 17 quilos de cloridrato de cocaína nesta sexta-feira na região. A droga estava em uma caminhonete Volvo. O veículo foi abordado na BR 282 em Maravilha. O cão Axel, do canil setorial da Polícia Militar de São Miguel do Oeste, farejou a droga. O entorpecente foi apreendido e o condutor da caminhonete foi encaminhado para a delegacia de polícia de Maravilha.
Uma pessoa ficou ferida em um acidente na tarde de ontem na BR 163 em São José do Cedro. A colisão frontal aconteceu por volta das três e 15 da tarde na Linha São Domingos e envolveu um Peugeot 207 do Rio Grande do Sul e uma Montana de Guarujá do Sul. O motorista da Montana foi encaminhado para atendimento médico em São José do Cedrol. Ele sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Já o motorista e a passageira do Peugeot relataram apenas dores no peito e não precisaram de atendimento no hopsital.
Duas pessoas sofreram ferimentos graves em um acidente na noite de ontem na SC 163 em São Joao do Oeste. A colisão aconteceu por volta das oito horas da noite na Linha Beato Roque, proximidades da entrada de Linha Vale Pio e envolveu um veículo Celta de Iporã do Oeste, um Fiesta com placas de Cunha Porã e uma motocicleta, placa de Itapiranga. De acordo com o relato de testemunhas, a motocicleta colidiu no Celta e depois foi atingida pelo Fiesta. O motociclista ficou preso embaixo do veículo e arrastado por alguns metros. O condutor da moto, um rapaz de 23 anos, sofreu ferimentos graves. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de traumatismo craniano e encaminhado ao Hospital de Iporã do Oeste. Devido a gravidade dos ferimentos, foi transferido em seguida ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O caroneiro do Celta, um homem de 23 anos, foi atendido com suspeita de fratura em uma das pernas e nas costelas e levado ao Hospital de São João do Oeste. Ele também foi transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.