ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 02/10/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O Conselho de Segurança da ONU discutiu, nesta sexta-feira, sobre os últimos testes de mísseis realizados pela Coreia do Norte, sem conseguir chegar a um acordo sobre uma declaração conjunta, como a França desejava. A reunião a portas fechadas durou pouco mais de uma hora e foi solicitada por Estados Unidos, França e Reino Unido. O objetivo do encontro era analisar o lançamento por Pyongyang nesta semana de um míssil apresentado como hipersônico pelos norte-coreanos. Na quinta-feira, a Coreia do Norte afirmou que testou com sucesso um míssil antiaéreo "desenvolvido recentemente".

A Merck anunciou nesta sexta-feira que o molnupiravir, remédio que desenvolveu para o tratamento da Covid-19, "reduziu significativamente" os riscos de hospitalização e morte pela doença, em análise feita com pacientes adultos que apresentaram sintomas leves a moderados de Covid-19. No estudo, o medicamente diminuiu a chance de hospitalização ou morte em quase 50 por cento e sete vírgula três por cento dos pacientes testados foram internados ou à óbito. A companhia disse que pretende emitir um pedido de Autorização de Uso emergencial o mais rápido possível.

O Chile encerrou nesta sexta-feira o estado de emergência decretado na sequência da pandemia, pondo fim ao recolher obrigatório imposto em todo o país desde março de 2020. Nas últimas 24 horas, o país registrou 895 casos, o número mais alto em seis semanas. Ontem, as empresas prolongaram o seu horário de abertura, que permaneceu restrito durante toda a emergência. O governo também reabriu as fronteiras do país à entrada de estrangeiros vacinados a partir desta sexta-feira, após várias semanas em que se registrou uma diminuição significativa dos casos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou nesta sexta-feira ter confirmado ao Supremo Tribunal Federa que precisa de verba maior que a aprovada pelo Congresso Nacional para conseguir realizar o Censo em 2022. Em resposta ao ministro GILMAR MENDES, o IBGE reafirmou "a absoluta necessidade dos recursos demandados para a realização do Censo Demográfico em 2022, no valor de dois bilhões 292 milhões 907 mil reais. O montante necessário é superior à proposta de Orçamento da União, encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional, que prevê dois bilhões para a realização da pesquisa censitária. Ainda no comunicado direcionado ao ministro, o IBGE reafirmou que a necessidade orçamentária é demonstrada pelos parâmetros descritos em nota técnica no dia 9 de agosto deste ano.

Mesmo com toda a população vacinada, mil 348 dos gestores municipais pretendem manter o uso obrigatório de máscaras e apenas 69 municípios devem flexibilizar o equipamento de proteção individual. A informação é da pesquisa da CNM Confederação Nacional de Municípios, sobre a Covid-19, realizada entre os dias 27 e 30 de setembro com duas mil 165 prefeituras. De acordo com o levantamento, outros 708 gestores ainda não decidiram sobre a manutenção da obrigatoriedade. O último levantamento semanal da entidade mostra ainda que, atualmente, o uso de máscaras é obrigatório em lugares coletivos de dois mil 97 municípios e em dois mil e 80 nos ambientes públicos.

O Brasil finalizou setembro com 55 por cento da população brasileira com esquema vacinal contra a Covid-19 completo. No entanto, o Ministério da Saúde revelou, nesta sexta-feira, que 17 milhões e 200 mil brasileiros que já deveriam ter recebido a segunda dose dos imunizantes ainda não retornaram aos postos de vacinação. Isso significa que quase 16 por cento dos aptos a tomarem a segunda dose estão com o esquema atrasado. No total, 90 milhões e 800 mil pessoas receberam as duas aplicações ou a dose única da Janssen. Parte dos atrasos, no entanto, pode ser proveniente da demora em atualizar as novas imunizações no sistema, já que os dados estão em um compilado de informações recebidas pelos estados, municípios e pelo Distrito Federal.

O corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda voltará a ser permitido a partir desta sexta-feira. Em Santa Catarina, a Celesc informou que vai oferecer uma opção de parcelamento de faturas vencidas. Em abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica suspendeu o corte de luz por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus. De acordo com a Aneel, não há previsão de outro adiamento. A Celesc informou que os desligamentos de energia serão feitos após um novo reaviso de débito aos clientes. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes, mediante pagamento de entrada de 33 por cento do valor do débito.

O governo de Santa Catarina encerrou o mês de setembro com arrecadação de três bilhões 250 milhões de reais, 29 por cento a mais do que o mesmo mês de 2020, quando o Estado era parcialmente mais afetado pela pandemia. As informações são da Secretaria de Estado da Fazenda. O titular da pasta, secretário PAULO ELI, avalia que a atividade econômica voltou aos níveis normais, isto é, equivalentes ao período pré-pandemia. Assim, com a retomada das vendas, a arrecadação cresceu, em especial o ICMS, principal tributo do Estado. O setor econômico que registrou o maior crescimento em setembro frente ao mesmo mês de 2020 foi o automotivo, que reúne também autopeças, com alta de 48 virgula seis por cento na arrecadação.

11 municípios de Santa Catarina entre os 100 que mais criaram vagas formais de trabalho no país no intervalo de um ano. O dado foi divulgado nesta semana pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado. Outro dado positivo: nenhuma cidade catarinense aparece entre as 100 com pior desempenho. O melhor resultado no Estado é de Joinville. Entre setembro de 2020 e agosto de 2021, a maior cidade catarinense teve um saldo de 22 mil 199 postos de trabalho. Trata-se do décimo quinto lugar do Brasil. Em seguida, aparecem Blumenau, São José, Florianópolis, Itajaí, Chapecó, Jaraguá do Sul, Criciúma, Palhoça, Balneário Camboriú e Brusque.

A Associação das Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina busca diminuição dos impostos para o setor e a expectativa de ser atendida anima empresas frigoríficas do estado. Trinta empresários do ramo estiveram em Florianópolis junto a Associação. Segundo o presidente, WOLMIR DE SOUZA, objetivo foi solicitar a baixa na tributação que hoje se encontra em doze para sete por cento. Em 2020, a Associação havia dialogado com o governo estadual, porém, não houve avanços. Para o presidente o alto imposto pago no estado incentiva os trabalhadores a abaterem os animais clandestinamente.

DE SOUZA destacou que o governo estadual está avaliando a proposta do grupo empresarial, e que a expectativa de ser acatada é bastante grande. O presidente comentou ainda que o estado catarinense está com uma tributação quase dobrada frente a outros estados. Por isso, a solicitação é de no mínimo equiparar os impostos, incentivar o trabalho legal e aquecer a economia de Santa Catarina.

Ainda no encontro em Florianópolis, o presidente da ASAA - SC, WOLMIR DE SOUZA comentou que o principal ponto debatido foi sobre o setor de suinocultura. Atualmente, em torno de cem mil suínos são levados para os estados do Paraná ou Rio Grande do Sul para serem abatidos e depoissão trazidos de volta a Santa Catarina. O presidente destacou que é necessário debater sobre a exigência de recolhimento mínimo de três por cento do faturamento para o ano. Além de um acordo sobre os valores de abate e não pela projeção para o setor em 2022. Ele disse que o governo estadual tem avaliado uma tributação única para solucionar o impasse, e isso tem sido bem visto pelos empresários. DE SOUZA disse ainda que no próximo mês novas reuniões serão feitas para buscar firmar as perspectivas do momento.

MAURÍCIO ESKUDLARK destina mais de três milhões para municípios da região. O deputado estadual esteve visitando a região Extremo Oeste. Ele também esteve acompanhando o governador CARLOS MOISÉS em roteiro de visitas pela região de Campo Erê. Na oportunidade, o governador fez a entrega simbólica de diversas emendas parlamentares, incluindo as do próprio deputado MAURÍCIO ESKUDLARK. Ao todo, 15 municípios foram contemplados com o montante. Entre eles, o município Flor do Sertão recebeu 100 mil e Palma Sola 200 mil reais.

Os demais municípios contemplados com emendas parlamentares do deputado MAURÍCIO ESKUDLARK foram: Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Iraceminha, Palmitos, Riqueza, Saltinho, São Bernardino, São Miguel da Boa Vista e Tigrinhos. O parlamentar explicou que havia um recurso para ser entregue para a APAE de São Miguel do Oeste, porém, o repasse não ocorreu por questões administrativas da Associação. Ele destacou que a própria entidade pediu para que o valor fosse depositado na conta em outro momento. Ele ressaltou que dessa forma, o montante deve estar disponível em 2022.

Vinda do governador do Estado foi uma conquista para a região. Quem avalia é o deputado FABIANO DA LUZ – coordenador da Bancada do Oeste, um grupo formado por 15 parlamentares para defender os interesses da região. Ele ajudou a articular a vinda de CARLOS MOISÉS para Campo Erê, Saltinho e municípios próximos. As visitas foram muito importantes porque trouxe muitos recursos. Os anúncios para revitalização das rodovias eram bastante esperados e todas as obras foram confirmadas. FABIANO diz que varia muito o valor de cada emenda parlamentar de sua autoria. Dá como exemplo o quanto custa uma ambulância, que gira em torno de 250 mil reais, enquanto que uma obra de asfalto pode levar 800 mil.

Uma ação fundamental do deputado FABIANO DA LUZ é fortalecer a construção das redes trifásicas no interior. Atender as reivindicações dos hospitais e Apaes é outra meta, sem contar com a prioridade das reformas nas estradas. O deputado acredita que em fevereiro a população vai se deparar com as máquinas nas rodovias, nos trajetos São Lourenço do Oeste, Campo Erê, Pinhalzinho, que são a 305 e 160. A mesma coisa será com os trajetos Iporã do OesteItapiranga, Saltinho com Santa Terezinha do Progresso. Agora vem as emendas impositivas de final de ano, que serão indicadas no fim de novembro. São emendas que o governo pretende pagar em fevereiro, março e abril.

Emendas impositivas do governo vão representar 8 milhões de reais, que serão distribuídos até 31 de dezembro. Os valores serão rateados de acordo com a necessidade de cada município. Será rateada uma cota para a saúde e outra para a educação. A outra metade será de recursos livres. Falando nas eleições do ano que vem, o deputado FABIANO DA LUZ já orienta o eleitor a pensar bem quando caminhar para a urna. Ele comemora o início do fim da pandemia, dizendo que as pessoas estão voltadas a se sentirem mais úteis. FABIANO cumpre roteiro hoje em Chapecó e Pinhalzinho e no domingo retorna para Florianópolis.

Fronteira com a Argentina em Dionísio Cerqueira segue fechada. Até o momento, o governo da província de Misiones não solicitou a reabertura ao governo nacional argentino. O Portal Peperi esteve conversando com o delegado da Receita Federal em Dionísio, MARK TOLLEMACHE, que confirmou o impasse para a reabertura. O governo não fez um comunicado oficial sobre a volta de visitas entres os dois países por Dionísio Cerqueira. A Polícia Federal, através do delegado, JEAN HELFENSTEIN, também informou que a fronteira está fechada e aguarda um pedido oficial por parte do governo de Bernardo de Irigoyen.

A abertura entre Brasil e Argentina ocorreu ontem apenas pelo Puerto de Iguazú - ponte Tancredo Neves - na fronteira em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Contudo, apenas 890 brasileiros e argentinos por dia podem atravessar a ponte, segundo o governo de Misiones. Para entrar no país vizinho é necessário que o esquema de vacinação esteja completo há pelo menos 14 dias e um PCR negativo realizado nas 48 horas anteriores à viagem. Também será necessário fazer um teste de antígenos ao chegar à Argentina.

Quatro pessoas são presas em Quilombo durante Operação 'Deadline'. A Operação “Deadline” que significa (prazo final), segundo a Polícia Civil, tem o objetivo de cumprir mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário de Quilombo. Realizada nesta semana, entre os mandados tem crimes como roubos, furtos e violência doméstica. Conforme a Polícia Civil, foram cumpridos quatro mandados de prisão tendo como alvos três homens, de 33, 42 e 44 anos, e uma mulher, de 35 anos. Os homens foram encaminhados para o Presídio Regional e a mulher para o Presídio Feminino, ambos em Chapecó

Caso da creche de Saudades: “Tinha alguém incentivando ele a fazer essas loucuras”, diz advogado do autor das mortes. O advogado de defesa de FABIANO KIPPER MAI, apontado como autor da chacina a creche Pró-Infância Aquarela, em Saudades, informou através de um vídeo publicado em seu canal do YouTube, que FABIANO participava de grupos da Deep Web e que ele foi incentivado a fazer o ataque. DEMETRYUS GAPRIGLIA informou ainda que existem mais pessoas envolvidas, inclusive de São Paulo. Segundo o advogado, não foi FABIANO que comprou as facas.

“Ele não comprou as facas, alguém comprou e mandou para ele, então tinha alguém instigando-o a fazer isso. Alguém que percebeu que ele é um jovem de cabeça fraca e não tinha discernimento das coisas”, disse o advogado. DEMETRYUS ainda informou que a conta do Google de FABIANO era compartilhada, e que outras pessoas teriam pesquisado sobre outros ataques e se passaram por ele. Ainda informou que ele jogava muito jogos violentos. “Tem um relato no material coletado pela Polícia em que uma pessoa questiona ele se já fez o ataque na escola e ele reponde que não sabia se iria fazer”, destacou DEMTRYUS.

O advogado ainda falou que existia um grupo da Deep Web do qual FABIANO fazia parte e que lá existiam mais pessoas que planejavam e instigavam ele a cometer o ataque. Essas pessoas conversavam com ele todos os dias. “Tinha um contato diário com esse pessoal, que passava orientações para ele e que instigava ele a cometer o crime”. O advogado explica que a Deep Web é o termo para se referir a conteúdos anônimos ou ilegais na internet. Mas não é um local onde existe apenas conteúdos criminosos. De acordo com o G1, o termo foi cunhado em 2001 pelo pesquisador MICHAEL BERGMAN para descrever qualquer conteúdo que não aparecia em mecanismos de pesquisa como o Google ou o Bing, da Microsoft.

Essa plataforma por exemplo, usa bancos de dados de agências espaciais, processos em tramitação em tribunais, dados de mapas, impostos e documentos em institutos de governo, entre outros conteúdos que não são encontrados em uma simples busca. Ainda de acordo com o G1, uma outra parte da “deep web” é de conteúdo anônimo, conhecida também como “dark web” (“web escura”). Para acessá-la, existem programas próprios. O mais popular é chamado “Tor”. Essa é atraente para ativistas políticos, hacktivistas e criminosos virtuais, além de pessoas que buscam compartilhar conteúdo censurado e ilegal.

Acidente entre Renascença e Vitorino tem uma vítima fatal. A colisão ocorreu nas proximidades do acesso a comunidade de Canela e envolveu uma HRV de CascavelPR, um Spacefox de São PauloSP e um caminhão. O condutor da SUV morreu no local. O motorista do Spacefox foi encaminhado ao hospital em estado grave. Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Rodoviária foram acionados para atender a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.