-JULGAMENTO DE BOLSONARO NO STF COM LEITURA DO RELATÓRIO DO PROCESSO
-BOTÃO DO PÂNICO JÁ FOI ACIONADO POR 500 MULHERES NESTE ANO EM SC
-DNIT INFORMA INTERRUPÇÃO DO SISTEMA DE PARE E SIGA NAS OBRAS DA BR 163
-MAIS DA METADE DAS EMPRESAS AINDA NÃO RETIROU CERTIDÃO DO JURO ZERO
-CONDER DISCUTE MODELO PARA IMPLANTAR USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS
-PM PRENDE SUSPEITO DE FURTAR 200 REAIS EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL
-CAMINHAO SEM FREITOS ATINGE VEÍCULOS E INVADE PÁTIO DE CASA NO CENTRO DA CIDADE
A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado. A mínima nas últimas horas foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.
O número de mortos causados por um terremoto de magnitude seis que atingiu o leste do Afeganistão subiu para mil 411, afirmou o governo do país nesta terça-feira. Outras três mil e 200 pessoas ficaram feridas por conta do tremor, um dos piores dos últimos anos no país e que deixou também um rastro de destruição. O terremoto ocorreu em uma área extremamente montanhosa e de construções precárias, com muitas casas feitas de argila e, por isso, a localização dos corpos levou mais de um dia. Vilarejos inteiros foram destruídos, segundo autoridades. Mais de oito mil casas foram afetadas.
Um deslizamento de terra devastou uma vila na região ocidental de Darfur, no Sudão, matando cerca de mil pessoas em um dos desastres naturais mais mortais da história recente do país africano. A informação é de um grupo rebelde que controla a área. A tragédia ocorreu no domingo, na vila de Tarasin, nas Montanhas Marrah, em Darfur Central, após dias de fortes chuvas no fim de agosto. A vila foi “completamente arrasada”. O grupo fez um apelo à ONU e a organizações internacionais de ajuda humanitária para recuperar os corpos. Imagens divulgadas pelo canal de notícias das Montanhas Marrah mostravam uma área plana entre cadeias montanhosas, com um grupo de pessoas vasculhando o local.
O Ministro das Relações Exteriores da Bélgica, MAXIME PREVOT, anunciou uma publicação no X nesta segunda-feira que o país reconhecerá o Estado Palestino na Assembleia Geral da ONU. PREVOT também prometeu severas sanções ao governo israelense de BENJAMIN NETANYAHU. Com a medida, a Bélgica se junta a França, Canadá e Reino Unido que já anunciaram que vão reconhecer a Palestina na Assembleia Geral da ONU, que acontecerá em setembro em Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente, cerca de 144 dos 193 Estados-membro da ONU já reconhecem a independência da Palestina.
O Produto Interno Bruto brasileiro registrou um crescimento de zero virgula quatro por cento no segundo trimestre de 2025. A informação foi divulgada hoje pelo IBGE. Os dados fazem parte do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do instituto. Em valores correntes, a atividade totalizou três trilhões e 200 bilhões de reais. Com esse resultado, o PIB cresceu pelo décimo sexto trimestre consecutivo e atingiu o maior patamar da série histórica, iniciada em 1996. Os segmento de Serviços e Consumo das Famílias também atingiram patamares recordes. Apesar de positivo, resultado ainda representa uma forte desaceleração em comparação aos primeiros três meses do ano, quando a atividade cresceu um vírgula três por cento.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal começou a julgar nesta terça-feira o ex-presidente JAIR BOLSONARO e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O grupo é tido como o núcleo crucial da investigação. Segundo a acusação da Procuradoria-Geral da República, eles planejaram, coordenaram e deram incentivo político aos atos que buscavam impedir a posse de LULA e manter BOLSONARO no poder. Nesta fase do processo, os cinco ministros da Primeira Turma analisam o mérito da questão, ou seja, se os réus devem ou não ser condenados e, em caso afirmativo, qual pena deve ser aplicada. A maior parte do grupo responde aos cinco crimes. Se forem condenados, podem pegar até 43 anos de prisão. A defesa confirmou que BOLSONARO não deve comparecer nesse primeiro dia de julgamento.
O julgamento de BOLSONARO será na Primeira Turma do STF, presidida pelo ministro CRISTIANO ZANIN, com relatoria de ALEXANDRE DE MORAES. As sessões começam nesta terça, mas o colegiado também reservou os dias 3, 9, 10 e 12 de setembro para julgar o caso. Também fazem parte da Primeira Turma os ministros FLÁVIO DINO, CÁRMEN LÚCIA e LUIZ FUX. O julgamento teve início por volta das nove e meia com a leitura do relatório por MORAES. Em seguida, cada advogado dos oito réus terá uma hora de sustentação oral, enquanto a PGR terá duas horas para apresentar seus argumentos. A expectativa é de que MORAES não vote imediatamente. O ministro deve ler o voto somente a partir do dia nove de setembro. Antes de deliberar sobre o mérito, os ministros analisarão questões processuais preliminares, como alegações de incompetência ou suspeição. Só após a decisão sobre essas questões é que o colegiado entrará no mérito da ação, que definirá se os réus serão condenados ou absolvidos. Mesmo após a votação, ainda será possível apresentar recursos ao próprio STF.
Vinte e uma propostas entraram em tramitação na última semana na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. As matérias tratam de temas diversos, como o combate à violência política de gênero, a criação de um programa de plantio de cannabis medicinal, a permissão para a realização de atendimento veterinário em unidades móveis, entre outros. Todas as propostas seguem para análise das comissões permanentes da Alesc. Um dos projetos, da deputada PAULINHA, institui o Programa Estadual de Alternativa Produtiva de Cannabis Medicinal. Um dos objetivos é apoiar o plantio, pela agricultura familiar, da cannabis destinada para a produção de medicamentos a base da planta e, ao mesmo tempo, ampliar a oferta de insumos para o Programa Estadual de Fornecimento de Medicamentos à Base de Cannabis, aprovado pela Alesc no ano passado.
O Botão do Pânico, que faz parte do programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar de Santa Catarina, foi acionado por mais 500 mulheres vítimas de violência doméstica em Santa Catarina até agosto deste ano. O sistema, segundo a polícia, foi responsável por prender mais de 105 agressores em flagrante durante o mesmo período. Durante todo o ano de 2024, o sistema foi acionado 935 vezes, com 144 suspeitos presos em flagrante. Além disso, conforme a PMSC, em 2024, o programa realizou 25 mil e 55 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica por meio de visitas preventivas realizadas pela guarnição Rede Catarina. No ano de 2025, até o momento, foram contabilizadas 10 mil 414 visitas.
A vice-governadora de Santa Catarina, MARILISA BOEHM, recebeu nesta segunda-feira, primeiro de setembro, o chefe de missão e encarregado de Negócios da Embaixada de Singapura no Brasil, em Florianópolis. A agenda contou com a presença de lideranças empresariais e representantes do Governo do Estado. O objetivo da reunião foi ampliar o diálogo entre Santa Catarina e Singapura, aproveitando o cenário de fortalecimento do comércio brasileiro com a Ásia. Para a vice-governadora a reunião foi altamente positiva. Na reunião desta segunda-feira foram discutidas oportunidades em setores como portos, inovação tecnológica, economia verde e comércio exterior. O governo catarinense reforçou ainda o potencial do Estado para atrair novos aportes.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes confirmou a interrupção do sistema de Pare e Siga no trevo de Guaraciaba. Com a liberação de uma das marginais, o sistema será interrompido. Os motoristas devem observar atentamente a sinalização para acessar os municípios da região. De acordo com o Dnit, a saída de Guaraciaba para São José do Cedro será somente pelo trevo principal. Já a saída de Guaraciaba para São Miguel do Oeste ocorre pelo trevo principal ou pela marginal direita do viaduto. As intervenções de trânsito são realizadas para dar continuidade às obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. Para a segurança de todos, o DNIT orienta que os motoristas redobrem a atenção à sinalização no trecho. Equipes da autarquia estarão no local para prestar o devido apoio aos condutores.
A bactéria do espiroplasma, causadora do enfezamento pálido no milho, foi detectada na última semana em três municípios do Oeste, Bom Jesus do Oeste, Guatambu e São Miguel do Oeste. A informação foi confirmada pela Epagri, por meio do programa Monitora Milho SC, que acompanha semanalmente a incidência da cigarrinha-do-milho e das doenças associadas. Segundo a pesquisadora MARIA CRISTINA CANALE, da EpagriCepaf, essa bactéria é altamente agressiva e pode causar prejuízos relevantes aos produtores da região. Ela alerta que os estágios iniciais da lavoura, até a fase V4, são os mais críticos para a infecção por patógenos trazidos pela cigarrinha-do-milho. A noticia gerou preocupação entre os produtores rurais.
Apesar da média estadual estar dentro do esperado — menos de cinco insetos por armadilha — as regiões do Extremo Oeste e Planalto Norte registraram maior presença dos vetores. Em São Miguel do Oeste, a situação demanda atenção redobrada por parte dos agricultores. A recomendação da Epagri é que os produtores façam o manejo com inseticidas de contato, combinando defensivos químicos com produtos biológicos sempre que possível, principalmente neste período inicial de plantio. Desde 2021, o programa Monitora Milho SC tem sido uma ferramenta importante para acompanhar a evolução da cigarrinha-do-milho em Santa Catarina. Os dados são atualizados semanalmente e estão disponíveis gratuitamente no aplicativo Epagri Mob, onde técnicos e agricultores podem acessar boletins, gráficos populacionais e informações sobre a infectividade dos insetos.
A tradicional Feijoada da Independência, promovida pelo Lions Clube de São Miguel do Oeste, já alcançou cerca de 700 ingressos vendidos. A expectativa da entidade é atingir o objetivo de 800 ingressos comercializados até o dia do evento, que acontece no próximo domingo. Em entrevista à Peperi o presidente do Lions, DORLEI LOCATELLI, disse que a procura tem sido intensa e demonstra o prestígio que o evento conquistou junto à comunidade. Os ingressos individuais custam 60 reais para o consumo no local, com direito à feijoada completa e acompanhamentos. Já a opção para retirada é de dois ingressos por 120, que dão direito a um balde de dois quilos de feijoada, suficiente para servir entre quatro e seis pessoas.
O valor arrecadado com a Feijoada da Independência deste ano será destinado a ações sociais do Lions Clube, em benefício de famílias e entidades assistidas no município. A informação é do presidente do clube, DORLEI LOCATELLI. Os ingressos seguem à venda com os membros da entidade e também estarão disponíveis no dia do evento. A Feijoada da Independência é considerada um dos eventos mais tradicionais de São Miguel do Oeste e deve reunir novamente um grande público neste feriado. O evento faz parte da programação da Semana da Pátria de 2025. A Feijoada vai acontecer no salão paroquial, no centro da cidade.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina começou a organizar um evento de grande porte voltado à bovinocultura de leite no Extremo Oeste. O seminário, que ainda está em fase de estruturação, deve acontecer na última semana de março de 2026, e tem como objetivo destacar a importância estratégica da região para o setor leiteiro catarinense. Segundo o gerente regional da EPAGRI em São Miguel do Oeste, SIDINEI SIMON, a proposta nasceu de uma demanda antiga de entidades ligadas à produção de leite. Ele disse que a região é a que mais produz leite em todo o estado. Dos dez municípios que lideram a produção, sete estão na faixa de fronteira e isso mostra a força e o potencial do extremo-oeste para a produção de leite.
A intenção é transformar o evento em um grande encontro entre setor público, setor privado, universidades, cooperativas, instituições financeiras e entidades do Sistema S, promovendo debates, troca de experiências e disseminação de boas práticas. A informação é do gerente da Epagri, SIDINEI SIMON. O seminário vai abordar diferentes sistemas de produção desde a produção a pasto até sistemas confinados e semiconfinados. A proposta é apresentar casos de sucesso reais, mostrando como produtores têm alcançado rentabilidade e satisfação com a atividade leiteira. Ele explicou que a ideia é focar na parte técnica e produtiva, contribuindo de forma direta para o desenvolvimento do setor.
Cerca de 95 por cento dos ingressos para o Summit Empresarial já foram comercializados. A informação foi confirmada pela CDL, entidade que promove evento. A venda de ingressos está no terceiro lote, com cerca de 40 ingressos disponíveis. Marcado para o dia três de outubro, no Centro Cultural da Unoesc, o Summit vai reunir grandes nomes do cenário nacional, como o humorista DANILO GENTILI, a empresária NATÁLIA BEAUTY, o treinador da seleção brasileira de futsal MARQUINHOS XAVIER, e o especialista em inovação ARTHUR IGREJA. O humorista CHICO RAIZ também fará uma participação especial. O evento traz uma proposta de experiência all inclusive, com acesso a todas as palestras, dois coffee breaks com comidas, bebidas, chopp e picolé liberados, além de espaços para networking e vivências exclusivas.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Miguel do Oeste emitiu um alerta para os empresários que ainda não retiraram as certidões de aptidão ao Programa Juro Zero, nesta primeira etapa de 2025. O documento é obrigatório para dar entrada no pedido de financiamento junto às agências bancárias credenciadas. Segundo dados da própria secretaria, 38 por cento dos Microempreendedores Individuais e 53 por cento das Microempresas ainda não buscaram a certidão. Sem ela, os interessados ficam impedidos de acessar a linha de crédito com juros subsidiados pelo município. De acordo com Jeferson Dias, um dos responsáveis pela execução do programa, a alta demanda exige agilidade dos empresários. Ele disse que existe uma procura muito grande pelo Juro Zero, e a lista de espera cresce a cada dia.
O programa Juro Zero passou por atualização nos valores e, nos meses de maio e junho, foi realizado o credenciamento das cooperativas de crédito participantes. Já estão habilitadas as instituições Sicredi, Sicoob e Sucredi. Uma das novidades desta quinta edição é o dobro no valor dos limites de crédito disponíveis. Para microempreendedores Individuais, o valor passou de cinco mil para 10 mil reais. As microempresas podem financiar 20 mil reais. Para os empreendedores do setor de turismo o valor passou de 50 mil para cem mil. Cerca de 300 empresas se inscreveram e os selecionados devem retirar as cartas de aptidão para encaminhar o empréstimo que terá os juros pagos pela prefeitura.
O consórcio de desenvolvimento regional, ligado a Ameosc, está desenvolvendo um projeto para a implantação de uma usina de processamento de resíduos sólidos na região. A informação é do diretor executivo do Conder, JOSE MORA. De acordo com ele, o processo está avançando. MORA explicou que os municípios definiram há cerca de um ano e meio que a usina é a melhor forma de enfrentar o problema do destino do lixo doméstico no extremo Oeste, evitando que os resíduos sejam depositados em aterros. Ele comentou que o projeto prevê o tratamento de 100 por cento dos resíduos domiciliares em mais de 30 municípios da região. A proposta é que a usina seja instalada em São Miguel do Oeste para facilitar a logística de recolhimento dos resíduos.
O projeto para a implantação de uma usina de processamento de resíduos sólidos está pronto. A informação é do diretor executivo do Conder, JOSÉ MORA. Ele explicou que a unidade vai trabalhar com o processamento dos resíduos em duas linhas. A primeira é o encaminhamento do lixo orgânico para um biodigestor. Os resíduos serão utilizados como matéria prima para produção de energia e também para a produção de fertilizantes. Já o lixo sintético será usado para a fabricação de objetos em paver. De acordo com MORA, a estimativa é que a usina reutilize 98 por cento do lixo doméstico produzido pelos moradores da região.
O orçamento inicial para implantação da usina de processamento de resíduos sólidos do extremo oeste é de cerca de 60 milhões de reais. De acordo com o diretor do Conder, JOSÉ MORA, o consórcio está analisando as formas de captação desse recurso. Ele disse que os municípios agora estão discutindo o modelo que será implantado para a execução do projeto. Uma possibilidade é buscar recursos públicos e o consórcio fazer a gestão da usina. Outra opção é tentar o apoio da iniciativa privada para instalação da usina.
O diretor executivo do Conder, JOSÉ MORA, esteve no Peperi entrevista de ontem e também destacou a importância das licitações compartilhadas realizadas pelo consórcio. Ele explicou que os processos licitatórios envolvendo mais de um município trazem ganhos para a prefeitura. Neste ano as licitações compartilhadas vão movimentar cerca de um bilhão de reais para aquisição de produtos e mercadorias para os municípios, mesmo valor projetado para 2026. Ele destacou que as licitações compartilhadas geram uma economia entre 20 e 30 por cento para as prefeituras consorciadas ao Conder.
Um homem com mandado de prisão por tráfico de drogas nesta segunda-feira em Campo Erê. Por volta das nove e meia da manhã, a guarnição da Polícia Militar abordou um veículo durante a ações de fiscalização na SC-161, em frente ao CTG. Durante a verificação de documentos de passageiros e motoristas, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão em aberto contra um homem de 30 anos, pelo crime de tráfico de drogas. Diante da constatação, foi dada voz de prisão ao homem. Ele foi encaminhado para exame de corpo de delito e posteriormente entregue à Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.
A Polícia Militar fez uma apreensão de contrabando na SC-161, no trevo de acesso à Palma Sola e Campo Erê, na noite de ontem. Durante a Operação Choque de Ordem, a PM realizou a abordagem de um veículo e localizou no porta-malas cerca de 32 quilos de ova de salmão, produto não nativo do Brasil. O condutor relatou que pegou a carga na região de fronteira e que faria a entrega no estado do Rio Grande do Sul, recebendo pagamento pelo transporte. Ele não soube informar a identidade de quem entregou ou de quem receberia a mercadoria. A carga ingressou em território catarinense pela cidade de Palma Sola, de forma clandestina e sem nota fiscal, sem rótulo e sem documentos que comprovassem a origem. A CIDASC procedeu a lavratura do auto de infração e a apreensão da mercadoria.
Um homem de 29 anos foi preso na manhã desta segunda-feira, suspeito de furtar um estabelecimento comercial no Centro de São Miguel do Oeste. O crime aconteceu por volta das quatro e meia da madrugada, mas a prisão foi efetuada cerca de seis horas depois. Segundo a Polícia Militar, a guarnição foi acionada por volta das 10 horas após o furto ser descoberto pelo proprietário da loja na Rua Guanabara. Imagens das câmeras de segurança mostraram o momento em que o suspeito invadiu o local por uma janela lateral e levou 200 reais em dinheiro. O homem foi encontrado em frente à residência, na estrada geral que dá acesso à Linha Santa Catarina. De acordo com a Polícia Militar, ele usava as mesmas roupas do momento do crime, o que ajudou na identificação. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia.
Um caminhão sem freios atingiu três veículos estacionados e invadiu o pátio de uma residência no começo da manhã desta terça-feira no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das seis e 45. O motorista de um caminhão entrou no veículo para ir para o trabalho e quando deu a partida, os freios falharam. O caminhão desceu pela rua Barão do Rio Branco e atingiu três veículos que estavam estacionados. Em seguida, o caminhão entrou no pátio de uma residência, danificando pilares do portão e outro carro que estava na garagem. O acidente não deixou feridos.