ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 02/09/2022

-NÚMERO DE NOVOS PROCESSOS JUDICIAIS CRESCEU 10% NO PAÍS EM 2021

-FECOMÉRCIO SC VAI ENTREGAR NESTE MÊS CARTA PARA CANDIDATOS

-PROGRAMA BOA AGRICULTURA CEDRENSE NECESSITA DE MELHORIAS

-CAPACITAÇÃO SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO ACONTECE ESTE MÊS

-EM 30 DIAS IBGE ENTREVISTOU 40 POR CENTO DA POPULAÇÃO CEDRENSE

-NOVAS REGRAS DE ROTULAGEM NUTRICIONAL ENTRAM EM VIGOR EM OUTUBRO

-URBANISMO EFETUA MELHORIAS PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE

-LIONS FAZ VENDA DE PIZZAS PARA ARRECADAR VALORES AO HOSPITAL

-DOIS RÉUS SÃO CONDENADOS PELA MORTE DE HOMEM EM GUARUJÁ DO SUL

-FALSO INTERMEDIÁRIO APLICA GOLPE DE DEZ MIL REAIS EM VENDA DE CARRO

O tempo está nublado. A previsão é de condições nubladas com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo cinco reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Um incêndio atingiu uma floresta ao longo de uma rodovia da Califórnia em consequência da onda de calor que atinge o oeste dos Estados Unidos. Centenas de bombeiros combateram as chamas nesta quinta-feira. O fogo consumiu dois mil hectares perto de Los Angeles, e o combate às chamas foi auxiliado por aviões Super Scooper. Sete bombeiros sofreram lesões. O incêndio ocorreu em meio a temperaturas próximas de 43 graus. A onda de calor deve durar até a próxima semana, e os termômetros podem chegar a 46 graus em algumas áreas densamente povoadas ao redor de Los Angeles.

O presidente argentino, ALBERTO FERNÁNDEZ, declarou feriado nacional nesta sexta-feira, após a tentativa de assassinato da vice CRISTINA KIRCHNER. O ataque foi cometido por um brasileiro motorista do Uber, radicado em Buenos Aires. FERNÁNDEZ classificou o episódio como "o mais grave desde 1983, quando o país voltou a ser uma democracia". O ataque aconteceu por volta das nove horas da noite desta quinta quando ela saudava um grupo de militantes na frente de sua residência. Um brasileiro de 35 anos, radicado na cidade de Buenos Aires, apontou uma pistola a poucos centímetros do rosto da vice-presidente. A arma chegou a ser engatilhada, mas o tiro falhou.

O brasileiro preso suspeito de tentar matar a vice-presidente da Argentina, CRISTINA KIRCHNER, se chama FERNANDO ANDRÉS SABAG MONTIEL. De acordo com o ministro de Segurança do país, ANÍBAL FERNÁNDEZ, ele tem 35 anos, tem registro para trabalhar como motorista de aplicativo e recebeu advertência por estar carregando uma faca em 2021. Ainda não se sabe qual foi a motivação para a tentativa de assassinato de CRISTINA KIRCHNER. O brasileiro foi detido na noite desta quinta-feira. A arma que ele aponto para a vice-presidente estava carregada com cinco balas, mas falhou na hora do atentado.

O governo informou que desde quinta-feira 112 mil e 500 contribuintes podem renegociar mais de um trilhão de reais em dívidas administradas pela Receita Federal. Os débitos poderão ser quitados com descontos e em até 145 parcelas, a depender do caso. A renegociação é prevista na modalidade chamada transação tributária, que é realizada mediante edital previamente publicado ou por propostas individuais feitas pelo devedor ou pela própria Receita Federal. Nesta quinta, foram publicados dois editais em edição extra do "Diário Oficial da União" regulamentando a transação para créditos de pequeno valor e para créditos chamados de irrecuperáveis. Também entra em vigor nesta quinta a transação individual proposta pelo contribuinte, modalidade que já constava em portaria publicada em 12 de agosto.

O relatório "Justiça em números" do Conselho Nacional de Justiça, divulgado nesta quinta-feira, apontou um crescimento na quantidade de novas ações na Justiça no ano passado, em relação a 2020. No relatório divulgado este ano, os números registram que, em 2021, o Judiciário brasileiro recebeu 27 milhões e 700 mil novos processos, um aumento de 10 virgula quatro por cento em relação a 2020. A maior parte dos casos trata de disputas jurídicas envolvendo benefícios previdenciários como aposentadoria, direito de família e ações de indenização por danos morais e materiais. Também houve aumento de 11 por cento de casos solucionados: no mesmo período, 26 milhões e 900 mil ações foram encerradas definitivamente.

A gasolina fica 25 centavos mais barata a partir desta sexta-feira com a redução de sete vírgula zero oito por cento no preço médio de venda às distribuidoras. Com a determinação da Petrobras, o valor cobrado pelo combustível passará de três reais e 53 centavos para três e 28 por litro. Esse é o quarto corte no preço da gasolina em um mês e meio. Com as reduções, o valor cobrado pelo litro do combustível nas distribuidoras caiu quase 20 por cento. Na última semana, o valor médio cobrado pelo litro da gasolina nos postos do país era de cinco reais e 25 centavos, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o que corresponde a uma queda de 36 centavos no intervalo de um mês.

Santa Catarina ultrapassou a marca de uma centena de casos de varíola dos macacos nesta quinta-feira. De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 102 pessoas já foram diagnosticadas com o vírus Monkeypox no Estado, sendo três positivos nas últimas 24 horas. Outros 336 casos suspeitos de infecção ainda estão sob investigação das equipes de saúde. Das 686 notificações à Secretaria de Estado da Saúde, 235 casos foram descartados e 13 são considerados prováveis, com análise laboratorial não realizada ou inconclusiva. Os diagnósticos de varíola dos macacos cresceram 41 vírgula seis por cento em apenas uma semana.

A Federação das Indústrias assinou nesta quarta-feira a renovação do termo de cooperação para execução do Programa Novos Caminhos por mais três anos. Para marcar os nove anos da iniciativa, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina reuniu todos os parceiros em solenidade de homenagem aos 900 profissionais que atuam voluntariamente em todo o estado. Desde 2013, 800 crianças e quatro mil adolescentes tiveram suas vidas impactadas por uma das quatro frentes de ações do programa. Os cursos oferecidos por SESI, SENAI e SENAC somam um total de 11 mil 794 matrículas. As formações foram fundamentais para assegurar oportunidades de emprego. São pelo menos 895 jovens inseridos no mercado de trabalho, seja por meio da aprendizagem, do estágio ou do emprego efetivo.

A Fecomércio de Santa Catarina vai lançar neste mês a terceira edição da Carta do Comércio, pesquisa que aponta os desafios e principais demandas dos empresários catarinenses para os candidatos aos poderes Executivo e Legislativo. Os dados trazem um diagnóstico dos entraves enfrentados pela classe empresarial a partir de nove macrotemas, que resultaram em 33 índices de relevância socioeconômica. O objetivo é identificar os gargalos que impactam na competitividade do setor terciário para nortear a construção das políticas de gestão de quem ocupará a Casa d’Agronômica e o legislativo nos próximos quatro anos. A Carta será apresentada aos candidatos e, posteriormente, debatida em painel antes das eleições. A Fecomércio também fará o monitoramento das ações durante o mandato 2023-2026.

O Lions Clube Renascer de São José do Cedro vai realizar neste mês de setembro a segunda edição da Pizza do Lions. Conforme o secretário DANILO CAMPANA, a comissão estava se organizando ainda em agosto para fazer a venda dos ingressos. As fichas podem ser adquiridas com os integrantes da entidade. O recurso arrecadado será revertido em investimento ao hospital da cidade. A unidade hospitalar necessita de tecidos e de uma máquina de lavar roupas. Cada ficha custa 30 reais. A entrega das pizzas ocorrerá no dia dez de setembro no Clube Cedrense entre às dez e 15 horas. Serão disponibilizados os sabores de calabresa, bacon, marguerita e quatro queijos. Ao todo são 850 fichas à disposição. O Lions Clube de Princesa, o time do Ypiranga e também o hospital fazem a venda das fichas. CAMPANA lembrou que no ano passado foram vendidas cerca de 700 fichas.

O departamento de Urbanismo de São José do Cedro está efetuando melhorias de acessibilidade na área central. O diretor EVANDRO DE VARGAS, comentou que as adequações foram feitas na Salgado Filho próximo a igreja Matriz e do Bradesco. Nestes locais, o canteiro central foi nivelado com a avenida para dar acessibilidade aos cadeirantes ou pessoas que possuem limitações de mobilização. Para isso, até as faixas de segurança foram padronizadas visando garantir a passagem dos pedestres. Paralelo a isso, ele destacou que a equipe segue efetuando a repintura das faixas na área central em pontos de maior movimento, a exemplo, das ruas próximas aos colégios. VARGAS salientou que nos próximos meses os serviços continuam sendo efetuados.

A sede Cidasc, em Florianópolis, passou a ser denominada de Antônio Plínio de Castro Silva. A Lei nº 18.506 de 30 de agosto de 2022 foi aprovada pela Alesc e sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. PLÍNIO DE CASTRO foi presidente da Cidasc no atual governo e foi prefeito de São José do Cedro por dois mandatos seguidos. Ele morreu no sábado, 29 de janeiro deste ano, vítima de morte cerebral. A atitude do governo estadual foi uma forma de reconhecer os serviços prestados pelo então presidente para garantir a sanidade da atividade agrícola.

Está prevista para ocorrer no dia 30 de setembro uma capacitação sobre a conservação do solo em Guarujá do Sul. A capacitação é realizada pela Epagri em parceria com a prefeitura. A informação é do extensionista LEONIR DILLI. A ideia surgiu em visita a uma propriedade rural de Descanso em junho. Por isso, o assunto foi trazido para Guarujá com intuito de capacitar os agricultores sobre a importância de conciliar a produção com a conservação do solo. Durante a manhã do dia 30, haverá uma palestra ministrada por um profissional de São Miguel do Oeste abordando o tema sobre “sobre Construção de Ambientes de Alta Qualidade Produtiva”. Ao meio dia os participantes serão recepcionados no Centro de Idosos para almoço sem custo aos agricultores. Já a tarde será realizada duas atividades práticas em uma propriedade da Linha Bela Vista onde há um pomar com plantas e coberturas de solo de inverno. Além de outra atividade de avaliação da qualidade do solo.

Um profissional da regional da Epagri de São Miguel do Oeste estará presente na capacitação com intuito de mostrar as alternativas para conciliar a produção leiteira e solo. O extensionista da Epagri de Guarujá do Sul LEONIR DILLI, relatou que o profissional vai mostrar formas e métodos de trabalhar com a atividade leiteira e manter a boa qualidade do solo. O extensionista salientou que a previsão é receber ao menos 30 agricultores na capacitação. As inscrições podem ser feitas na secretaria de Agricultura ou no escritório da Epagri de Guarujá do Sul.

As novas normas para rotulagem nutricional de alimentos de origem animal entrará em vigor em outubro deste ano. Legislação foi criada em 2020 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e passará a vigorar no dia nove de outubro, dois anos após a publicação. De acordo com coordenador Regional de Inspeção da Cidasc ALEXANDRE SCHWENGBER, as empresas produtoras de alimentos de origem animal como carnes, ovos, leite, mel e derivados deverão atualizar a rotulagem a partir do mês que vem. O coordenador explicou que as principais regras da nova legislação obrigam a colocação de algumas informações da tabela nutricional na parte frontal da embalagem destes alimentos. Alguns casos também deverão ter um desenho em forma de lupa para chamar a atenção dos consumidores para dados relevantes, como o alto teor de sódio, gordura e outros itens prejudiciais para a saúde.

A Cidasc possui cursos online e gratuitos sobre as novas regras das tabelas nutricionais. Objetivo é atualizar os profissionais que trabalham nos serviços de inspeção das indústrias de alimentos. Conforme o coordenador Regional de Inspeção da Cidasc ALEXANDRE SCHWENGER, as inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro e os interessados podem acessar o site da Cidasc para realizar a inscrição. Ele explicou que as empresas que já possuem produtos no mercado terão prazo de 12 meses a partir da entrada em vigor da nova legislação para adequarem totalmente os rótulos. As empresas de pequeno porte e os agricultores familiares são exceção e terão dois anos. Somente depois deste prazo, os produtos que estiverem com os rótulos inadequados passarão a ser retirados de circulação. Alguns produtos poderão ficar de fora das novas exigências, mediante avaliação do responsável pela inspeção.

A secretaria de Obras de São José do Cedro recebeu as duas máquinas que estavam em manutenção. O secretário LUIZ TREVISOL, comentou que a semana começou os trabalhos com uma patrola. Na terça-feira a empresa veio ao município para colocar em funcionamento a segunda máquina, porém ainda pela manhã a patrola apresentou problemas. Em contato novamente com a empresa, foi orientado deixá-la parada em virtude do problema apontado no painel de comandos. Ontem a empresa contratada veio mais uma vez ao município para verificar o problema apontado. Mas após passar o scanner e solução do impasse, a máquina voltou a ser utilizada. Porém, a primeira patrola que tinha recebido a manutenção apresentou problemas no pistão. Segundo o secretário, o setor já contava com uma peça reserva onde foi realizada a troca e instalada a nova peça. Ontem mesmo as máquinas foram colocadas para trabalhar. A terceira escavadeira hidráulica também está à disposição novamente.

A partir da semana que vem a secretaria de Obras de São José do Cedro deve contar com duas equipes de frente para efetuar as obras necessárias. Assim seria possível atender as comunidades da São Roque e Seis Barras. O secretário LUIZ TREVISOL, comentou que em até 45 dias os pedidos voltados às estradas mais danificadas serão atendidos. E mais tarde será realizado um trabalho de cascalhamento. Enquanto isso, a equipe vai focar no patrolamento e compactação das estradas em virtude da umidade presença no solo. TREVISOL ainda comentou que uma máquina que estava em trabalho apresentou problemas, mas foi levada para auto-elétrica onde foi solucionado o problema. O rolo que teve problemas na bomba e bico foi montado para voltar aos serviços. Os trabalhos foram concentrados na região da Linha São Vendelino.

O programa Boa Agricultura Cedrense necessita de algumas melhorias para o segundo ciclo. A declaração é do vereador de situação ISIDERIO DALLO. O assunto foi levantado na Câmara de Vereadores de São José do Cedro durante a sessão de segunda-feira à noite. Conforme o vereador, apesar de ser da bancada governista, foi necessário concordar com as manifestações realizadas pelo suplente VOLNEI DALLO, da bancada de oposição sobre o programa de incentivo da prefeitura. Ele afirmou que a acompanhou o relato do suplente sobre alguns pontos onde pessoas estão descontentes com o programa. Assim como VOLNEI foi procurado, o vereador da situação afirmou que também foi procurado. Porém, ele destacou que a administração está ciente sobre os pontos a serem melhorados, entre eles, o valor pago ao agricultor. Para o vereador o programa de incentivo ao agricultor é bom, mas é necessário discutir novas ideias. A exemplo, o uso de máquinas e bônus agrícola. Já que o programa foi apresentado de uma forma e está sendo executada de forma diferente.

No entendimento do vereador ISIDERIO DALLO, na época em que foi apresentado o programa Boa Agricultura Cedrense, acreditava-se que o incentivo seria em bônus agrícola e mais outro serviço da secretaria de Agricultura. Seja de açudagem, terraplanagem ou de silagem. Para o vereador, foi neste ponto que possivelmente houve desencontro das informações. Por isso, acompanhou a solicitação de esclarecimentos à administração feita pelo seu colega da bancada de oposição. ISIDERIO, que também é agricultor, relatou sobre os problemas que a agricultura atravessa. Por isso, o programa veio para prestar apoio aos trabalhadores rurais. Contudo, o vereador afirmou que seu papel é cobrar esclarecimentos para que os serviços sejam realizados da melhor forma possível. Assim atendendo os anseios dos agricultores.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE, recenseou cerca de seis mil pessoas em São José do Cedro. Isso representa cerca de 40 por cento da população estimada em 13 mil e 829 habitantes. A informação é do coordenador de Área CLÁUDIO RADTKE JUNIOR. Esse número de pessoas entrevistas foi efetuada nos primeiros 30 dias de Censo 2022. Apesar de ser um número bom, ele lembrou que faltam mais de 60 por cento da população para entrevista. A ideia é justamente encerrar a coleta antes do prazo máximo que é dia 31 de outubro para ter uma margem de segurança. Ou seja, um período de folga para contemplar aqueles cidadãos que não foram encontrados em casa em nenhuma das tentativas dos recenseadores. Ele ainda destacou que este período servirá para fazer um chamamento público através da imprensa para saber alertar aquele que não foi entrevistado pelos servidores. O coordenador disse que a falta de profissionais para este levantamento foi um dos grandes entraves atravessados. Atualmente são 84 recenseadores, mas seria necessário 141.

O IBGE pode multar o cidadão que não prestar as informações levantadas no Censo Demográfico 2022. Isso é possível por uma lei federal que dá essa garantia. Mas o coordenador de Área CLÁUDIO RADTKE JUNIOR, disse que não esta a intenção do Instituto, já que a ideia é tornar o levantamento como um bem comum para a população. Ele ainda lembrou que todos os dados fornecidos pelos entrevistados possuem uma proteção garantida por lei federal que proíbe o fornecimento dos dados para fins distintos do Censo. Contudo, o morador de São José do Cedro possui obrigação de ceder os dados aos recenseadores. O coordenador destacou que as respostas são de extrema importância por prestarem auxílio num diagnóstico mais preciso sobre a real situação dos municípios brasileiros. Assim o poder público pode analisar quanto o município necessita de verbas para aplicar no melhoramento da vida de cada cidadão. Por isso, RADTKE JUNIOR pediu a participação dos moradores neste levantamento.

A Rede Peperi vai realizar neste sábado o segundo debate do projeto Eleições 2022. O programa de amanhã será com os candidatos a deputado federal. A exemplo do debate de sábado passado com os candidatos a deputado estadual, a Peperi convidou os partidos que fizeram a indicação de um candidato por sigla. 14 nomes foram confirmados e estarão amanhã no Cine Peperi. Além do programa com os postulantes as vagas da Assembleia e da câmara federal, a Peperi vai realizar mais quatro debates em setembro. No dia 10, o debate será com os candidatos ao Senado. O encontro com os candidatos a governador será no dia 17. O roteiro termina com os candidatos a vice-governador o dia 24 deste mês.

O debate com os candidatos a deputados federal começa as oito horas da manhã deste sábado O programa terá a participação de 14 candidatos: ANDRÉ DALLA POSSA do CIDADANIA, CLAÚDIO VIGNATTI do PSB, DANIELA REIHNER do PL, DJ BOCA do AVANTE, FERNANDO BEILFUSS do PATRIOTAS, GABRIEL RIBEIRO do PTB, GILBERTO AMARAL do PDT, JAYANA MICARETA DA SILVA do PP, JEFERSON ROCHA do PROS, MARIA TEREZA CAPRA do PT, MARLENE FENGLER do PSD, ONIR MOCELIN do REPUBLICANOS, SEBASTIÃO FRÓES do NOVO e VALDIR COBALCHINI do MDB. O debate terá entre duas horas e meia e três horas de duração.

O debate com os candidatos a deputado federal da Peperi terá quatro blocos e será retransmitido ao vivo pelas emissoras da Peperi no extremo-oeste. O programa também terá transmissão pelo Facebook do portal da Peperi. No primeiro bloco, os candidatos terão um espaço para se apresentar e vão sortear um tema para resposta em seguida. Os assuntos são saúde, educação, agricultura, meio ambiente, turismo, segurança pública, rodovias, funcionalismo público, desenvolvimento econômico-empresarial, juventude, criança, adolescente, cultura e esporte, tecnologia e inovação, terceira idade. No segundo, terceiro e quarto blocos, candidato pergunta para candidato com tema livre. O quarto e último bloco ainda terá espaço para as considerações finais.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de estelionato no Bairro Salete em São Miguel do Oeste ontem. No local foi dialogado com o solicitante, o qual relatou que viu um anúncio de um veículo na internet, em um site de compra e venda, pelo valor de dez mil reais. O comunicante começou as tratativas pelo WhattsApp com homem que estava anunciando o carro, o qual informou a vítima que era cunhado do dono do carro e que estaria intermediando a negociação. O suposto negociador disse ao comunicante que ele só poderia vir para São Miguel buscar o carro depois que ele realizasse o PIX, diante do fato a vítima fez q transferência de dez mil em um CPF repassado. Ocorre que quando o comunicante chegou em São Miguel para pegar o carro, ele encontrou o verdadeiro dono do veículo, o qual não tinha nada a ver com a pessoa que estava realizando a negociação, momento em que se deu conta que teria caído em um golpe. O verdadeiro dono estava anunciando o carro por 19 mil reais e não por dez mil. A Polícia Militar confeccionou o boletim de ocorrência.

Saída de pista seguida de queda em ribanceira de oito metros deixou um homem ferido nesta madrugada, na BR-163, Esquina Derrubada, interior de São José do Cedro. Os bombeiros foram chamados por volta das cinco horas. De acordo com os socorristas, o motorista foi encontrado dentro da camionete Ranger com lesões no rosto e ferimentos generalizados pelo corpo todo. O atendimento pré-hospitalar deu início ainda com a vítima no veículo, já que estava encarcerado. Após atendimento prévio à vítima, ela foi levada ao hospital da cidade para atendimento.

Os dois réus acusados de matar VILMAR SIQUEIRA, 37 anos, foram condenados a prisão, se somadas as penas, passam de 25 anos de reclusão por homicídio qualificado. O júri popular ocorreu ontem na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. O julgamento durou cerca de dez horas. VILMAR foi morto a golpes de faca em 22 de agosto de 2021 em Guarujá do Sul. Ele foi agredido por três homens e esfaqueado por um deles. O corpo da vítima tinha sido arrastado para fora da casa e deixado ao lado de um palanque para tentar simular um suicídio. O terceiro envolvido cometeu suicídio ainda na data do crime. Ambos condenados tiveram o direito de responder em liberdade negado pela justiça, por isso os dois vão aguardar o recurso presos. A sessão foi presidida pela juíza JÉSSICA FIGUEREDO. Já o Ministério Público, que fez a acusação, foi representado pela promotora FERNANDA VASCONCELOS. A defesa ficou à cargo das advogadas VITÓRIA RODE e KAROLINE BRASIL.

O primeiro réu, ALEXANDRE FONTANA, foi condenado a 17 anos e seis meses de reclusão por homicídio triplamente qualificado. O Ministério Público sustentou que ele desferiu o primeiro soco em Vilmar Siqueira e esfaqueou a vítima até a morte. A justiça decretou que ele fique preso em regime fechado. Cabe recurso da decisão. Já GILBERTO DE ABREU JUNIOR, segundo acusado pelo MP, foi condenado a oito anos de reclusão por homicídio duplamente qualificado. De acordo com o Ministério Público, Gilberto foi quem arrastou o corpo de Vilmar para fora da casa e deixou ao lado de um palanque para simular suicídio. Ele deve aguardar o recurso preso em regime semiaberto.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.