ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 02 09 2020

-PIB DO BRASIL RECUA NOVE VÍRGULA SETE POR CENTO NO SEGUNDO TRIMESTRE

-ARRECADAÇÃO ESTADUAL SOBE OITO VÍRGULA QUATRO POR CENTO EM AGOSTO

-GRUPOS ORGANIZAM CARREATA PATRIOTA PARA A PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

-GREVE NOS CORREIOS COMPLETA 16 DIAS COM ADESÃO EM QUEDA NO MUNICÍPIO

-GERENCIA DE EDUCAÇÃO PREPARA VOLTA DAS AULAS PRESENCIAS PARA O MÊS QUE VEM -OPERAÇÃO HORUS APREENDEU MAIS DE 4 MIL GARRAFAS DE VINHO EM AGOSTO

-COLISÃO FRONTAL COM CAMINHÃO DEIXA MOTOCICLISTA GRAVEMENTE FERIDO NA BR 158

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

As crianças retornaram nesta terça-feira às escolas na França e Bélgica após seis meses de estudos interrompidos ou consideravelmente prejudicados por causa da pandemia de Covid-19. Nos dois países, após dois meses de confinamento, entre março e abril, apenas alguns níveis considerados prioritários foram autorizados a retornar às aulas antes das férias de julho. Na Espanha, a volta às aulas acontecerá de maneira gradual de quatro a 15 de setembro, dependendo das regiões.

A Justiça francesa abriu nesta quarta-feira o julgamento dos supostos cúmplices dos atentados de janeiro de 2015, contra o semanário satírico "Charlie Hebdo", um agente policiai e contra um supermercado judeu em Paris. O Ataque deixou 17 mortos. A Vara Criminal vai avaliar até o dia 10 de novembro o papel de 14 pessoas nos atentados, sendo dez detidos provisoriamente, um liberado sob controle judicial e três foragidos, com pedido de penas que variam de prisão perpétua a 10 e 20 anos de prisão. O grupo é acusado de participar de uma organização terrorista e de diversos graus de cumplicidade.

Um ciclista foi baleado e morto pela polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, no mais recente caso de morte de um cidadão negro por policiais norte-americanos. DIJON KIZZEE, de 29 anos, foi baleado mais de 20 vezes pelas costas na tarde de segunda-feira durante uma abordagem das forças de segurança da região. O advogado da família disse que o ciclista teria cometido uma violação do código de trânsito. Já a versão do Departamento de Polícia de Los Angeles diz que Kizzee foi baleado menos de 20 vezes após ter deixado cair uma arma de fogo que levava e ter acertado um soco em um dos oficiais. A morte provocou novos protestos na cidade contra a violência policial.

O Produto Interno Bruto do Brasil caiu nove vírgula sete por cento no segundo trimestre de 2020, na comparação os três primeiros meses do ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda registrada é de 11 virgula quatro por cento. No valor total de um trilhão e 700 bilhões de reais, o PIB brasileiro pontuou negativamente pelo segundo trimestre consecutivo, o que configura recessão técnica.A situação não ocorria no país desde o fim de 2016.

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira, por cinco votos a dois, que não é possível estender o prazo de inelegibilidade de candidatos ficha-suja com base no adiamento das eleições municipais deste ano. Na prática, a decisão pode permitir que alguns candidatos condenados por ilícitos em 2012, e cuja punição termina em outubro, participem das eleições. O primeiro turno foi adiado por conta da pandemia, e está marcado para 15 de novembro. Essa decisão vale para candidatos, por exemplo, condenados por abuso de poder econômico e político, mas não alcança candidatos com condenação criminal.

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça deve analisar nesta quarta-feira se mantém o governador afastado do Estado do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL, afastado do cargo. A Corte Especial é formada pelos 15 ministros mais antigos. A Procuradoria Geral da República enviou uma manifestação ao STJ nesta terça na qual afirmou que continua "convicta" da necessidade da prisão do governador afastado. A PGR também afirmou que deve oferecer nova denúncia contra ele. O afastamento de WITZEL vale por 180 dias e foi determinado pelo STJsuspeito de irregularidades e desvios em recursos da saúde do Rio de Janeiro. Ele nega as acusações.

Por unanimidade de votos, a CCJ apresentou, na manhã desta terça-feira, parecer pela admissibilidade à Medida Provisória, que dispõe sobre a destinação de recursos, em caráter emergencial, aos trabalhadores e às pessoas jurídicas do setor cultural catarinense. A iniciativa tem o objetivo de mitigar os prejuízos econômicos causados pelas medidas de isolamento e distanciamento social, que inviabilizam desde março as atividades do setor. O auxílio financeiro, que custará quatro milhões, será pago durante o período em que perdurar o estado de calamidade pública decretado pelo Poder Executivo estadual para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Metade desse valor, dois milhões, é proveniente de recursos doados pela Assembleia Legislativa ao Governo do Estado.

Apesar da fase crítica da pandemia durante o mês de agosto em Santa Catarina, a economia local manteve ritmo de crescimento. A arrecadação total do Estado no período chegou a dois bilhões e 400 milhões de reais e cresceu oito vírgula quatro por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado. A variação foi semelhante à do mês anterior, quando teve alta de oito por cento. O ICMS, que é o principal tributo do Estado, registrou crescimento de oito vírgula dois por cento frente ao mesmo mês de 2019, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda. Na avaliação do governo, esse crescimento da receita resulta do trabalho do executivo estadual que fechou setores em março e liberou, aos poucos, os segmentos econômicoscom segurança, fazendo o equilíbrio entre saúde e economia.

A deputada PAULINHA do PDT, líder do governo na Assembleia Legislativa, protocolou uma reclamação no Supremo Tribunal Federal para tentar suspender o processo de impeachment do governador CARLOS MOISÉS. O alvo é a formação da Comissão Especial que analisa o impedimento, que não tem nenhum representante governista. A petição, assinada pelos advogados RODOLFO MACEDO DO PRADO e RYCHARDE FARAH, sustenta que a formação da Comissão desrespeitou jurisprudência do STF, segundo a qual, na falta de um consenso dentro do partido ou do bloco partidário, a escolha do representante deve ser feita por meio de eleições internas. A deputada afirma que deveria ter sido indicada para compor a comissão porque não havia consenso no bloco PDT-PSD-PSC-PSDB, e ela tinha quatro dos dez votos possíveis. Os indicados pelo bloco foram os deputados ISMAEL DOS SANTOS do PSD e MARCOS VIEIRA do PSDB.

A adesão à greve dos trabalhadores nos Correios em São Miguel do Oeste vem diminuindo gradualmente no município. A informação é do Dirigente do Sindicato dos trabalhadores nos Correios, CEDENIR DONADA. Ele explicou que como a mobilização já dura mais de duas semanas sem avanços expressivos no atendimento das reivindicações, muitos servidores voltaram aos trabalhos. 16 trabalhadores retornaram as atividades e oito ainda estão em greve na agencia do centro e na distribuição. A agencia central retomou o atendimento normal, mas a entrega de mercadorias e encomendas está funcionando parcialmente. DONADA disse que a falta de entendimento entre trabalhadores e a empresa levou o acordo coletivo da categoria para o TST. A justiça está buscando um acerto entre as partes.

A câmara de vereadores mirins realizou a sessão ordinária do mês de setembro nesta terça-feira. O encontro, mais uma vez, foi virtual e teve uma série de indicações aprovadas pedindo obras de infraestrutura, instalação de lixeiras, compra de livros, acompanhamento pós-pandemia e nomeação de ruas. O vereador mirim CRISTIAN TRES Disner apresentou uma moção de apelo solicitando a implantação de um albergue municipal para acolher moradores de rua. Ele disse que o município tem moradores de rua e que é comum que eles dormirem em espaços públicos, expostos ao tempo. O pedido é para que o município crie um albergue com banheiro, refeitório e local para dormir.

Vários grupos vão realizar na próxima segunda-feira, dia Sete de setembro um evento chamado “Carreata Patriota”. A informação é do empresário e um dos organizadores, VICTÓRIO BOLFE. Em entrevista para a Peperi, ele disse que a intenção é não deixar a data passar em branco em São Miguel do Oeste. Ele lembrou que neste ano não haverá o tradicional desfile de Sete de Setembro no município visto a pandemia da Covid-19. Conforme BOLFE, o ato que será realizado na próxima semana deve ser visto como um sinal de patriotismo ao nosso país.

Como não pode haver aglomeração devido à pandemia causada pelo novo coronavírus os integrantes dos grupos de São Miguel do Oeste decidiram realizar a “Carreata Patriota”. A afirmação é do empresário e um dos organizadores do evento da próxima segunda-feira, VICTÓRIO BOLFE. De acordo com ele, o grupo já encaminhou um pedido para a Polícia Militar que fez apenas algumas restrições e recomendações para o ato da próxima semana. Segundo ele, a ideia é reunir as pessoas que vão participar do ato ao redor da Praça Walnir Bottaro Daniel. O horário de início da carreata será às nove horas da manhã. BOLFE revelou que o trajeto a ser percorrido será pelas Ruas, Santos Dumont, Waldemar Rangrab até o trevo da cidade e retornando pela Avenida Willy Barth até o centro da cidade.

Na “Carreata Patriota” não haverá parada nem discursos. O comentário é do empresário e um dos organizadores do evento, VICTÓRIO BOLFE. Ele também orientou que ninguém deve descer dos veículos a fim de evitar um possível contágio da Covid-19. Ele disse que os interessados devem vir com uma bandeira do Brasil ou camiseta verde e amarela. BOLFE destacou que o grupo vai disponibilizar cerca de 100 bandeiras do Brasil para os interessados em participar. Entre as entidades parceiras, o empresário citou a presença dos jipeiros, moto grupo Cães do Asfalto, Grupo de Pedal e demais segmentos. VICTÓRIO BOLFE ressaltou que a expectativa de público é grande para o evento da próxima segunda-feira.

O Peperi Entrevista da última segunda-feira recebeu o deputado do PSL ONIR MOCELIN. Ele está discutindo a possível reabertura das quadras esportivas privadas em Santa Catarina. Os empresários do setor, inclusive de São Miguel do Oeste, estão preocupadas com a falta de um encaminhamento para a reaberturas desses espaços. A prática de esporte coletivos amadores, como o futebol entre amigos, está proibida desde março em Santa Catarina. O deputado MOCELIN explicou que as quadras estão fechadas e isso representa um prejuízo muito grande para quem fez investimentos no setor. O parlamentar disse que vai levar a demanda dos empresários para a secretaria de saúde e para o grupo que está discutindo a reabertura dos setores em Santa Catarina.

O setor de quadras esportivas privadas levou um protocolo de medidas que serão adotadas em caso de reabertura desses espaços. A informação é do deputado ONIR MOCELIN. Ele disse que essa proposta deve ser analisadas a partir da semana que vem pelo grupo de ações coordenadas do governo. O deputado comentou que muitos negócios fecharam e outros estão trabalhando na clandestinidade, o que é perigoso do ponto de vista da saúde. MOCELIN comentou que o governo trabalha com foco no equilíbrio entre a economia e a saúde das pessoas e isso também deve ocorrer no setor das quadras esportivas e atividades coletivas amadoras. Ele vê a questão com bastante otimismo e crê na retomada do segmento.

Santa Catarina fez um trabalho muito bem feito no enfrentamento da pandemia do coronavírus. A análise é do deputado do PSL, ONIR MOCELIN. Ele citou que as medidas adotadas pelo governo desde o mês de março foram adequadas para proteger a população. Ao mesmo tempo, a liberação das atividade ocorreu de forma gradual para permitir que a economia tivesse um impacto menor. MOCELIN disse que esse equilíbrio se reflete nos número da saúde e da economia.

Mais dez pessoas, seis homens e quatro mulheres, foram diagnosticadas com COVID nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Além disso, outros 17 pacientes, 12 mulheres e cinco homens, entraram para a lista de recuperado. Desta forma, 501 pessoas foram confirmadas com a doença no município desde o mês de maio, das quais 439 já se recuperaram e 60 estão com o vírus ativo em isolamento domiciliar. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso tem 12 pacientes com Covid internados na UTI com taxa de ocupação de 66 por cento. Na enfermaria, a ocupação é de 25 por cento com um paciente positivo e quatro suspeitos internados.

A equipe da Coordenaria Regional de Educação está trabalhando de forma intensa desde o mês de março deste ano para amenizar os efeitos da suspensão presencial das aulas em toda a região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é da supervisora regional de Educação, ELIANE GALEAZZI. De acordo com ela, existe uma possibilidade do retorno presencial para o mês que vem, porém, a questão ainda não está totalmente definida. Conforme ela, neste momento a equipe da regional de Educação está na busca ativa dos alunos, ou seja, buscando contato com os alunos que não estão fazendo as atividades propostas nesse período de pandemia e também dos alunos que acabaram se desmotivando ao longo dos últimos cinco meses.

Os alunos precisam do auxílio da família para a realização das atividades escolares nesse momento de pandemia da Covid-19. A afirmação é da supervisora regional de Educação, ELIANE GALEAZZI. Segundo ela, é importante frisar que o ano letivo não está perdido e por isso merece empenho e dedicação dos alunos e um estímulo da família. Ela destacou que os profissionais estão cientes da maior demanda que terão com o retorno presencial e a necessidade que os mesmo terão que suprir para preencher a lacuna causada pela pandemia do novo coronavírus. ELIANE ressaltou que a Educação não parou nesse período e ainda teve que se reinventar para se aproximar dos seus alunos.

A Rede Estadual de Ensino encerrou o primeiro semestre no último dia 31 de agosto. O comentário é da supervisora regional de Educação, ELIANE GALEAZZI. Ela disse que neste ano devido à pandemia o trabalho será por semestre e não por trimestre como habitualmente era feito. Ela salientou que entre os dias quatro e 18 deste mês serão realizados os conselhos de classes com todas as turmas. O objetivo é verificar quais serão os rumos que precisarão ser tomados para o término do ano letivo.ELIANE declarou que a intenção é recuperar o aluno que está com dificuldade a fim de não deixar nenhum para trás.

O trabalho no retorno das aulas presenciais será mais intenso e vai exigir mais dos professores e dos alunos. O alerta é da supervisora regional de Educação, ELIANE GALEAZZI. Questionada sobre um possível retorno presencial no mês que vem, ela lembrou que existem uma série de diretrizes a ser seguida que prevê medidas sanitárias, pedagógicas e relativas á alimentação escolar, transporte escolar, entre outras questões. ELIANE revelou que quando houver o retorno presencial, o mesmo será gradual. Ela enfatizou que o momento atual é de mapeamento com os gestores escolares para saber de fato quais alunos e professores terão condição de retornar a sala de aula a partir do dia 13 de outubro.

Os professores que retornarem para a sala de aula no mês que vem vão passar por uma capacitação para trabalhar com os alunos. A projeção é da supervisora regional de Educação, ELIANE GALEAZZI. Ela pontuou que a expectativa é que pelo menos o ensino médio retorno no mês que vem especialmente os alunos do terceiro ano. ELIANE admitiu que já é impossível retornar com todos os alunos nesse ano, porém, reforçou que o objetivo é que as aulas presenciais retornem ao menos para aqueles que vão concluir o ensino médio no final deste ano.

O corpo de bombeiros de Campo Ere foi chamada para atender um acidente na madrugada de hoje na SC 305 em Anchieta. Foi uma saída de pista seguida de capotamento, envolvendo caminhão Ford cargo 1723, placas de Princesa. O acidente aconteceu por volta das cinco e meia. Ao chegar no local a guarnição se se deparou com condutor do caminhão, um homem de 28 anos, consciente e orientado, em pé próximo ao veículo. Ele não tinha ferimentos aparentes e estava com os sinais vitais normais. Mesmo assim, ele foi avaliado e optou por permanecer no local.

A Polícia Militar apresentou ontem o balanço das prisões e apreensões realizadas pela operação Hórus durante o mês de agosto. Nos últimos trinta dias, foram apreendidos dois revólveres, uma pistola e meio quilo de maconha. A PM também cumpriu sete mandados de prisão e apreendeu cerca de 50 mil reais em equipamentos eletrônicos do Paraguai. Também foram apreendidas quatro mil 464 garrafas de vinho, o equivalente a cerca de dois milhões de reais em valores do mercado brasileiro.

Um veículo carregado com vinhos da Argentina foi apreendido em Dionísio Cerqueira no final da tarde de ontem. Por volta da cinco horas tarde, uma guarnição da Polícia Militar abordou um HB20. O carro transportava 554 garrafas de vinhos de procedência argentina sem os devidos desembaraços aduaneiros. O valor dos produtos no mercado brasileiro está estimado em torno de 131 mil reais. As garrafas foram apreendidas e o motorista vai responder pelo crime de descaminho.

Um acidente deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem na SC 160. Foi uma saída de pista seguida de capotamento de um caminhão Scania. O acidente aconteceu por volta das três e meia em Campo Ere. O motorista de 25 anos sofreu ferimentos no ombro direto e queixa-se de mal-estar. Após os procedimentos no local do acidente, a vítima foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros para atendimento médico. As causas do acidente não foram divulgadas.

Um motociclista sofreu ferimentos graves em um acidente nesta terça-feira na BR 158. A colisão frontal envolveu uma motocicleta Honda Biz 125 e um caminhão Mercedes Benz por volta das nove horas da noite na Linha Humaitá, interior de Cunha Porã. Os bombeiros atenderam o motociclista, um rapaz de 21 anos, com suspeita de trauma de crânio, fratura exposta no punho e antebraço e suspeita de fratura de tornozelo direito. Ele foi conduzido ao Hospital São José de Maravilha onde recebeu atendimento médico. A PRF foi chamada e controlou o transito até a remoção dos veículos envolvidos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.