-PIB DO BRASIL RECUA 9,7 POR CENTO NO SEGUNDO TRIMESTRE
-ARRECADAÇÃO ESTADUAL SOBE 8,4 POR CENTO EM AGOSTO
-ESCOLAS REALIZAM CONSELHO DE CLASSE PARA INÍCIO DO 2º SEMESTRE LETIVO
-LIONS CLUBE PROMOVE CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO A PÁTRIA
-PROGRAMA MENOS JUROS TERÁ REDUÇÃO DE RECURSOS PARA REGIÃO
-SISTEMA IMPLANTADO HÁ 15 ANOS REFLETE NOS LUCROS DAS PROPRIEDADES
-MUNICÍPIOS DA COMARCA TEM AUMENTO NA ESTIMATIVA POPULACIONAL
-CAMINHONEIROS DENUNCIAM COBRANÇA ILEGAL DE TAXA
-COLISÃO DEIXA MOTOCICLISTA E CARONEIRA GRAVEMENTE FERIDOS
-CAMINHÃO LEITEIRO DE PRINCESA TOMBA NA SC-305
O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
As crianças retornaram nesta terça-feira às escolas na França e Bélgica após seis meses de estudos interrompidos ou consideravelmente prejudicados por causa da pandemia de Covid-19. Nos dois países, após dois meses de confinamento, entre março e abril, apenas alguns níveis considerados prioritários foram autorizados a retornar às aulas antes das férias de julho. Na Espanha, a volta às aulas acontecerá de maneira gradual de quatro a 15 de setembro, dependendo das regiões.
A Justiça francesa abriu nesta quarta-feira o julgamento dos supostos cúmplices dos atentados de janeiro de 2015, contra o semanário satírico "Charlie Hebdo", um agente policiai e contra um supermercado judeu em Paris. O Ataque deixou 17 mortos. A Vara Criminal vai avaliar até o dia 10 de novembro o papel de 14 pessoas nos atentados, sendo dez detidos provisoriamente, um liberado sob controle judicial e três foragidos, com pedido de penas que variam de prisão perpétua a 10 e 20 anos de prisão. O grupo é acusado de participar de uma organização terrorista e de diversos graus de cumplicidade.
Um ciclista foi baleado e morto pela polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, no mais recente caso de morte de um cidadão negro por policiais norte-americanos. DIJON KIZZEE, de 29 anos, foi baleado mais de 20 vezes pelas costas na tarde de segunda-feira durante uma abordagem das forças de segurança da região. O advogado da família disse que o ciclista teria cometido uma violação do código de trânsito. Já a versão do Departamento de Polícia de Los Angeles diz que Kizzee foi baleado menos de 20 vezes após ter deixado cair uma arma de fogo que levava e ter acertado um soco em um dos oficiais. A morte provocou novos protestos na cidade contra a violência policial.
O Produto Interno Bruto do Brasil caiu nove vírgula sete por cento no segundo trimestre de 2020, na comparação os três primeiros meses do ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda registrada é de 11 virgula quatro por cento. No valor total de um trilhão e 700 bilhões de reais, o PIB brasileiro pontuou negativamente pelo segundo trimestre consecutivo, o que configura recessão técnica.A situação não ocorria no país desde o fim de 2016.
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira, por cinco votos a dois, que não é possível estender o prazo de inelegibilidade de candidatos ficha-suja com base no adiamento das eleições municipais deste ano. Na prática, a decisão pode permitir que alguns candidatos condenados por ilícitos em 2012, e cuja punição termina em outubro, participem das eleições. O primeiro turno foi adiado por conta da pandemia, e está marcado para 15 de novembro. Essa decisão vale para candidatos, por exemplo, condenados por abuso de poder econômico e político, mas não alcança candidatos com condenação criminal.
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça deve analisar nesta quarta-feira se mantém o governador afastado do Estado do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL, afastado do cargo. A Corte Especial é formada pelos 15 ministros mais antigos. A Procuradoria Geral da República enviou uma manifestação ao STJ nesta terça na qual afirmou que continua "convicta" da necessidade da prisão do governador afastado. A PGR também afirmou que deve oferecer nova denúncia contra ele. O afastamento de WITZEL vale por 180 dias e foi determinado pelo STJsuspeito de irregularidades e desvios em recursos da saúde do Rio de Janeiro. Ele nega as acusações.
Por unanimidade de votos, a CCJ apresentou, na manhã desta terça-feira, parecer pela admissibilidade à Medida Provisória, que dispõe sobre a destinação de recursos, em caráter emergencial, aos trabalhadores e às pessoas jurídicas do setor cultural catarinense. A iniciativa tem o objetivo de mitigar os prejuízos econômicos causados pelas medidas de isolamento e distanciamento social, que inviabilizam desde março as atividades do setor. O auxílio financeiro, que custará quatro milhões, será pago durante o período em que perdurar o estado de calamidade pública decretado pelo Poder Executivo estadual para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Metade desse valor, dois milhões, é proveniente de recursos doados pela Assembleia Legislativa ao Governo do Estado.
Apesar da fase crítica da pandemia durante o mês de agosto em Santa Catarina, a economia local manteve ritmo de crescimento. A arrecadação total do Estado no período chegou a dois bilhões e 400 milhões de reais e cresceu oito vírgula quatro por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado. A variação foi semelhante à do mês anterior, quando teve alta de oito por cento. O ICMS, que é o principal tributo do Estado, registrou crescimento de oito vírgula dois por cento frente ao mesmo mês de 2019, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda. Na avaliação do governo, esse crescimento da receita resulta do trabalho do executivo estadual que fechou setores em março e liberou, aos poucos, os segmentos econômicos com segurança, fazendo o equilíbrio entre saúde e economia.
A deputada PAULINHA do PDT, líder do governo na Assembleia Legislativa, protocolou uma reclamação no Supremo Tribunal Federal para tentar suspender o processo de impeachment do governador CARLOS MOISÉS. O alvo é a formação da Comissão Especial que analisa o impedimento, que não tem nenhum representante governista. A petição, assinada pelos advogados RODOLFO MACEDO DO PRADO e RYCHARDE FARAH, sustenta que a formação da Comissão desrespeitou jurisprudência do STF, segundo a qual, na falta de um consenso dentro do partido ou do bloco partidário, a escolha do representante deve ser feita por meio de eleições internas. A deputada afirma que deveria ter sido indicada para compor a comissão porque não havia consenso no bloco PDT-PSD-PSC-PSDB, e ela tinha quatro dos dez votos possíveis. Os indicados pelo bloco foram os deputados ISMAEL DOS SANTOS do PSD e MARCOS VIEIRA do PSDB.
Inicia segundo semestre escolar na rede estadual de ensino. O coordenador da regional de Dionísio Cerqueira, FLAVIO MAZIERO revela que na segunda-feira houve uma reunião para avaliar as aulas remotas. Ele revela que participaram do encontro representantes das 36 coordenadorias, além dos gestores e equipes técnicas das escolas. Ele esclarece que neste ano devido toda situação diferente houve divisão de dois semestres. O primeiro encerrou na segunda-feira e haverá prazo até dia 18 para o conselho de classe, quando os professores vão analisar o desempenho individual para as notas. Deste ontem iniciou o segundo semestre que segue até 18 de dezembro. A média das notas para aprovação precisará ser seis. MAZIERO percebe que existem dificuldades para professores, alunos e famílias, todavia, estão sendo superadas. Ele revela que a nota do semestre não será baseada apenas nas avaliações das atividades e sim no comprometimento em buscar e entregar os trabalhos nos prazos.
Ano letivo presencial deve ser retomado no mês que vem de forma gradativa. O coordenador, FLAVIO MAZIERO ressalta que a decisão vai depender do estágio de contágio e número de casos do Coronavírus em nível estadual. A ideia é que alunos do ensino médio e do Ceja, que estão se formando neste ano, possam voltar à sala de aula para amenizar os prejuízos com os conteúdos. Também prevendo um reforço no que foi repassado até o momento. Os termos discutidos na reunião foram compilados em um documento, que estará sendo encaminhado aos municípios para que ocorra parceria com redes municipais. O plano traz cinco cadernos de diretrizes que incluem as medidas sanitárias, pedagógicas, gestão de pessoas, transporte escolar e alimentação escolar a serem adotadas. Agora, mais três pontos foram acrescentados ao plano de contingência: diretrizes para comunicação e informação, capacitação e treinamentos e finanças. As regras, elaboradas com participação da Defesa Civil, serão referência.
Santa Catarina registra aumento no número de casos de Covid-19 emcrianças. A Deputada Estadual, LUCIANE CARMINATTI afirmou para Rádio Cedro que a preocupação com o coronavírus atingindo crianças foi manifestada na tribuna da Assembleia Legislativa. A parlamentar lembra que, no boletim de 30 de julho, o estado tinha duas mil 250 crianças entre zero e nove anos com coronavírus, e quatro mil de dez a 19 anos, totalizando mais de seis mil crianças e adolescentes com a doença. O aumento dos casos em julho foi de 200 por cento nesta faixa etária. Em agosto os registros seguem crescentes. A parlamentar entende que por isso é preciso cautela quanto ao retorno das aulas presenciais. Ela salienta que o estado não tem estrutura suficiente caso aconteça um surto entre alunos, pois chegaria rapidamente até outros integrantes das famílias. Na opinião dela, o retorno só pode ser permitido quando houver segurança de que não há mais possibilidade de transmissão do vírus.
Acepro programa duas edições do brechó para mobilizar população. A integrante da ONG, MARIA VOGT afirma que esta é a única forma para buscar recursos e arcar com as despesas com aluguel, água e luz que giram em torno de mil reais. Além disso, há compra de enxovais para bebês e de cestas básicas às famílias acompanhadas. Um dos brechós acontece no dia 9 de setembro das 14 às 17 horas, e novamente no sábado, dia 12. Ela destaca que existe um estoque bastante expressivo com roupas, calçados, bijuterias, entre outros. MARIA comenta que são itens doados por moradores que agora são comercializados por preços simbólicos. Neste ano, devido à pandemia, foram menos vendas de tapetes e artesanatos. Os cursos de corte/costura e de bordados também precisaram ser suspensos.
Lions Clube promove campanha de valorização a pátria. O coordenador regional e presidente da entidade em Guarujá do Sul, ARI HART afirma que a sugestão é que os moradores enfeitem as casas com cores e bandeiras do Brasil. Ele explica que é uma opção para comemorar a semana cívica já que as festividades tradicionais estão suspensas. Em SJCedro, a presidente SALETE KLAUS também sugere que o comércio e entidades façam adesão. Ela afirma que os integrantes dos clubes já estão mobilizados nesta e na próxima semana para as decorações. No dia sete de setembro o clube pretende fazer uma carreata cívica. O horário será definido para que os interessados possam participar.
Hospital de Guarujá do Sul espera aumentar fluxo de atendimentos a partir da instalação de gerador. O presidente, ARNO WILLEMANN, revela que há muitos anos a diretoria estava buscando dinheiro para comprar o gerador que é de extrema necessidade para unidades de saúde. Ele explica que este ano, graças às três emendas parlamentares, a entidade conseguiu se organizar para a aquisição deste e de outros equipamentos que vão melhorar o atendimento e possibilitar mais ofertas. Citou, por exemplo, mais cirurgias que poderão ser oferecidas sem riscos. O presidente revela que na sexta-feira houve a instalação, e no sábado a inauguração do gerador já que a Celesc executou a manutenção do sistema e o hospital ficaria sem energia. Com essa alternativa nenhum procedimento ficou prejudicado. O orçamento era mais de cem mil reais, mas, após negociações o pagamento foi cerca de 60 mil. ARNO revela que as finanças também estão em dia já que as verbas parlamentares foram para compra de equipamentos e também para custeio da folha.
Equipe da Dengue inicia levantamento de imóveis em Guaraciaba. A equipe da Vigilância Epidemiológica está discutindo ações preventivas e educativas quanto à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Conforme ao agente do setor, MARCIO MORETTI, o município possui 2.895 imóveis que são monitorados. Mas, a gerência regional existe um levantamento novo, com número de casas, prédios, comércio, órgãos públicos e terrenos. O objetivo deste mapeamento é melhorar o trabalho de vistoria e fiscalização. Lembra que o número também interfere na contratação de novos agentes, já que eles são divididos por bairros e setores. Ele explicou que até agosto já havia mais de 300 pontos no perímetro urbano com depósito de material. MORETTI revela que conforme necessário estão sendo feitas notificações nos imóveis e na sequência são aplicadas multas aos que não cumprirem as normas.
Programa Menos Juro terá aporte menor em função de recursos destinados para atingidos pelos fenômenos climáticos. De acordo com o gerente regional da Epagri no Extremo Oeste, SIDNEI SIMON, os agricultores de Descanso e Belmonte, que registraram danos com o tornado de junho, receberam auxílio do estado para a recuperação. Logo em seguida o estado foi atingido pelo tufão bomba, fenômeno que novamente registrou prejuízos. Na região, SIMON cita que receberam recursos os municípios de Descanso e Dionísio Cerqueira. Os agricultores tiveram acesso a um crédito de dez mil reais, para pagamento em cinco anos com desconto de 50 por cento no pagamento em dia. Devido a estas situações, o gerente comenta que os recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural foram alocados para atender famílias afetadas pelos temporais. Com isso, reduziu o número de recursos para programas, como o Menos Juros.
Municípios do Extremo Oeste aplicaram cerca de dez milhões de reais no programa Manos Juros em 2019. O gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON destaca que para este ano, por enquanto são apenas 500 mil reais financiados pelos produtores em que parte do juro é pago pelo estado. Ele acredita que deverá haver cota extra do programa, considerando que o ano agrícola iniciou apenas em julho, e vai até junho do próximo ano. Conforme o gerente, em reunião na última semana entre as regionais de SMOeste e Palmitos, foi definido que o limite de financiamento pelo Menos Juro será de 50 mil reais, valor que no ano passado era o dobro. O objetivo é que mais famílias sejam beneficiadas. SIMON cita que os investimentos ocorrem principalmente na área leiteira, mas também com destaque na horticultura.
Programa Silvipastoril é implantado há quase 15 anos reflete nos lucros das propriedades. Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri JONAS RAMON esse sistema começou há mais de uma década em algumas propriedades que resolveram investir em uma forma diferenciada e de baixo custo para a melhor qualidade de vida do animal. As primeiras propriedades que implantaram esse sistema já estão vendo os resultados e com isso outros produtores começaram a aderir. Ele menciona que além do bem estar que proporciona para a vaca o agricultor ocupa o mesmo espaço para a produção de madeira voltada ao reflorestamento. O programa foi criado com o objetivo de produzir madeira e leite na mesma área. De acordo com ele, são cerca de 200 árvores por hectares, com plantio em linhas. A intenção é garantir o desenvolvimento das pastagens, pois, algumas espécies necessitam de maior luminosidade. A madeira é vendida após cerca de 15 anos e com isso as propriedades pioneiras começam a colher os frutos.
Produtores de leite aderem sistema inovador para o cuidado com os animais. Segundo o engenheiro agrônomo JONAS ROMAN o sistema silvipastoril é um programa que melhorou a qualidade do leite e reduziu os gastos nas propriedades. Ele informa que na questão do bem estar animal a intenção é manter uma temperatura agradável no inverno e verão. O desafio, conforme JONAS, é desenvolver ainda o potencial genético. Em casos de frio abaixo de um grau ou acima de 21, existe perdas causadas pelo “stress calórico”. Essas árvores fornecem sombras para as vacas e no mesmo local a pastagem. O engenheiro agrônomodestaca que isso proporciona economia de tempo para o produtor realizar outras atividades além de melhorar a produção do leite. De acordo com RAMON também reduz gastos aos cofres públicos, porque os produtores que aderiam a esse sistema sustentável e econômico diminuiu a produção de silagem.
Cooperativas percebem aumento na busca por crédito para investimentos em propriedades. O gerente da Sicredi em SJCedro, CARLOS MURINELLI afirma que há busca de recursos para produção leiteira, energia solar e galpões. Cita uma adesão grande pelos sistema solar devido a economia gerada. Neste caso há linhas do BNDS para compra das placas que podem ser implantadas em aviários, pocilgas, residências, agroindústrias, dentre outros. Ele revela que a cooperativa também está oferecendo uma linha diferente e própria voltada para construção ou reforma da habitação rural. O gerente revela que a procura está maior que o ano passado. Ele também percebe que a liberação do dinheiro está mais ágil, mediante apresentação dos documentos. Houve ainda liberação de financiamentos para empresas, nos últimos meses. O gerente atribui essa demanda a pandemia que gerou problemas em alguns setores. Mas, percebe que agora a situação está se normalizando.
IBGE divulga estimativas populacionais com base no censo de 2010. Segundo o coordenador de área do IBGE regional, CLAUDIO RADKE JUNIOR, o censo demográfico é realizado há cada dez anos, e em 2020 este trabalho estava previsto mas devido a pandemia foi adiado. Também há cada cinco anos ocorre a contagem da população. O coordenador comenta que em 2015 a última contagem não pode ser realizada devido a falta de orçamento. Ele lembra que a estimativa deve ser divulgada até fim de agosto para que o governo finalize o orçamento do ano seguinte, para distribuição do FPM. CLAUDIO cita que para o cálculo da estimativa populacional leva em conta o crescimento vegetativo, de nascimentos e óbitos, e a estimativa do deslocamento da população dentro e fora do território onde vive. Ele esclarece que pelo crescimento que os municípios registram em edificações e loteamentos a impressão é de que houve um aumento considerável no número de pessoas, mas o que pessoas do interior foram para cidade.
Período longo sem contagem real dificulta precisão nos dados sobre a população. O coordenador do IBGE na região, CLAUDIO RADKE JUNIOR, revela que a Ameosc teve um crescimento populacional de apenas 0.2% em relação ao estimado no ano anterior, considerando também que um município acaba absorvendo parte da população de cidades vizinhas. SJCedro tinha 13.684 em 2010 e agora a população está estimada em 13.820, com aumento de 136 pessoas. Em Princesa eram 2.758 habitantes e agora são 2.937, contabilizando 179 a mais. Em Guarujá do Sul eram 4.908 moradores e a estimativa atual é de 5.178, somando 270 a mais. Dionísio Cerqueira tinha 14.811 habitantes e agora 15.545. O acréscimo foi de 734 pessoas. Palma Sola teve redução 393 habitantes com estimativa atual de 7.372 moradores. Em Anchieta eram 6.380 habitantes e agora 5.557, ou seja, 823 a menos. Guaraciaba também teve queda, passando de 10.498 habitantes para 10.026, uma redução de 472 pessoas.
Homens que oferecem segurança tem causado medo em caminhoneiros na Aduana de Cargas de Dionísio Cerqueira. Conforme a reportagem divulgada pelo Jornal da Fronteira, eles oferecem o serviço de “segurança”, mas, caso o motorista se negue a pagar, sofre vários tipos de represálias. Todos que precisam permanecer na fila às margens da BR-163 até a liberação para acessar o prédio da aduana precisam pagar 30 reais. Porém, caso se negue a pagar é ameaçado e sofre retaliações. Há denúncias que também são furtadas baterias, alimentos, além de danos nos veículos. Ainda conforme o jornal da fronteira, estes caminhoneiros, assim como empresários de transporte internacional, temem represálias e por isso acabam cedendo às ameaças do grupo que usa vários carros e cães para amedrontar os motoristas. Há controle de quem entra e sai do local em uma barraca. A reclamação da classe é para falta de estrutura da infraestrutura com banheiros e área de alimentação para aguardar a liberação. Conforme a prefeitura a cobrança é indevida, pois não há nenhuma empresa registrada para essa finalidade. No entanto, caberá a polícia a investigação do possível crime.
PM apreende mais de 130 mil reais em vinhos de origem Argentina. No final da tarde desta terça-feira, por volta de 17 horas, a Polícia Militar de Dionísio Cerqueira em continuidade a operação Hórus, abordou um veículo HB20, este carregado com vinhos de origem Argentina. No veículo foram encontradas 554 garrafas de vinho sem os devidos desembaraços aduaneiros, num valor estimado de 131 mil reais. Diante dos fatos a mercadoria e o HB20 foram encaminhados a Receita Federal Para os procedimentos cabíveis.
Rodovias voltam a registrar movimento mais intenso e aumento nos acidentes. O comandante da Polícia Militar Rodoviária, DEIBER HAEFLIGER, destaca que no início da pandemia, com as restrições, foi percebida uma diminuição brusca no movimento das rodovias, o que já se normalizou inclusive com movimentação ainda maior. Conforme o capitão, a atuação foi intensificada neste período com foco em evitar acidentes e vítimas, para não aumentar o número de pacientes em hospitais, considerando as vagas já ocupadas por pessoas que contraíram o vírus. Ele também percebe o aumento nos acidentes, a exemplo do acidente no último sábado em Xanxerê, com um ônibus ocupado por 31 pessoas, e destas, duas foram a óbito. DEIBER comenta que é obrigação do motorista cobrar e dos passageiros em usar o cinto de segurança, sendo que deste acidente, dos 30 passageiros, somente dez usavam cinto.
Colisão frontal deixa duas pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu nesta terça-feira a um acidente de trânsito entre um Fiesta e uma motocicleta Honda Bros-150 na Rua 31 de Março no bairro São Cristóvão. No local a guarnição atendeu uma mulher de 51 anos consciente e orientada, com queixa de dores na região lombar. O condutor da motocicleta de 55 anos também estava consciente e orientado com edema na região do pé e escoriações na região da perna. Após procedimentos, as vítimas foram encaminhadas a Unidade de Saúde. O motorista do veículo de 31 anos não teve ferimentos e permaneceu no local do acidente. À tarde, por volta das 15 horas, a guarnição atendeu outro acidente de trânsito. Nesta segunda ocorrência trata-se de uma saída de pista seguida de capotamento, envolvendo um caminhão Scania, na SC-160. O motorista de 25 anos estava consciente e orientado com edema na região do ombro direto e queixa de mal-estar. Após procedimentos, a vítima foi encaminhada para atendimento médico.
Colisão deixa motociclista e caroneira gravemente feridos. As equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU de Dionísio Cerqueira foram acionadas as 13 horas e 30 minutos de ontem para atender um acidente de trânsito envolvendo carro e moto na Avenida Arnaldo Buzatto, na entrada do Bairro Pinheirinho, em Barracão. O acidente envolveu uma Honda CG Titan, placa de SMOeste e um Virtus de Dionísio. De acordo com o condutor do veículo, ele trafegava pela pista da direita da avenida e ao tentar fazer uma conversão foi atingido literalmente pela motocicleta. O motorista do automóvel, de 67 anos, não se feriu. Já o condutor da moto um homem de 35 anos apresentava escoriações e fraturas nas duas pernas, nos braços com fortes dores. A caroneira, uma mulher de 33 anos, também tinha ferimentos graves nas penas e braços e corte na cabeça. Ambos foram encaminhados para atendimento médico. As causas do acidente serão apontadas após análise da Polícia Rodoviária Federal.