-PRODUÇÃO INDUSTRIAL BRASILEIRA TEM ALTA PELO SEGUNDO MÊS CONSECUTIVO
-JORGINHO SANCIONA UNIVERSIDADE GRATUITA COM MUDANÇAS FEITAS PELOS DEPUTADOS
-TROCA-TROCA DE SEMENTES DE MILHO ATENDE EXPECTATIVAS DA REGIÃO EM 2023
-COMANDANTE DA PM ORIENTA SOBRE PRAZOS DE RENOVAÇÃO DO LICENCIAMENTO
-TUNÁPOLIS CONTRATA MAIS DOIS MÉDICOS E RETOMA ATENDIMENTOS ELETIVOS
-PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA DEVE CONTEMPLAR FAMÍLIAS AINDA NESTE ANO
-POLÍCIA INCINERA QUASE TRÊS QUILOS DE DROGAS NO MUNICÍPIO
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO COM CAMINHÃO NA SC-163
O tempo apresenta-se com predomínio do sol. A previsão para as próximas horas é de sol na região. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 79 centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.
O papa Francisco, 86 anos, chegou nesta quarta-feira a Lisboa para uma visita de cinco dias dedicada à Jornada Mundial da Juventude, evento que deve reunir quase um milhão de peregrinos de todo o mundo. A sua primeira parada será uma cerimónia de boas-vindas organizada pelo Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio Presidencial de Belém. A Jornada Mundial da Juventude foi idealizada pelo falecido Papa JOÃO PAULO SEGUNDO para jovens católicos na adolescência ou no início dos 20 anos e é realizada a cada dois ou três anos em uma cidade diferente. Esta será a primeira desde 2019 devido à pandemia de COVID-19.
Um australiano de 45 anos - que trabalhava em centros de cuidado infantil - foi acusado de supostamente abusar de 91 menores em um dos casos mais chocantes do país. Os crimes ocorreram entre 2007 e 2022 em dez centros diferentes, focados exclusivamente em meninas pré-adolescentes. Ele também é acusado de cometer mil 623 crimes, incluindo 136 estupros e 110 casos de interação sexual com menores de 10 anos. A polícia destacou que o homem havia passado por todas as verificações de antecedentes necessárias para trabalhar com crianças na Austrália.
O procurador especial dos Estados Unidos JACK SMITH apresentou, nesta terça-feira nova denúncia contra o ex-presidente DONALD TRUMP, referente à investigação sobre os esforços para derrubar o resultado das eleições presidenciais de 2020, que culminaram na invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Ao todo, o documento cita quatro acusações: conspiração para fraudar os Estados Unidos, influenciar testemunhas, conspiração contra os direitos dos cidadãos e conspiração para obstruir um processo oficial. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou que ele deve prestar depoimento nesta quinta-feira. Esta é a terceira vez que TRUMP é alvo de denúncias.
O Supremo Tribunal Federal invalidou o uso da tese de legítima defesa da honra em crimes de feminicídio. Ao julgar a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 779, os ministros consideraram, por unanimidade, que a tese contraria os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da proteção à vida e da igualdade de gênero. A tese da legítima defesa da honra era usada em casos de violência de gênero para justificar o comportamento do acusado. O argumento servia para que o assassinato ou a agressão fossem aceitáveis quando a vítima tivesse cometido adultério, pois essa conduta supostamente feriria a honra do agressor.
A produção industrial brasileira subiu zero vírgula um por cento em junho. Essa foi a segunda taxa seguida de alta depois de ter avançado zero vírgula três por cento em maio. Em relação a junho de 2022, a elevação é de zero virgula três. No entanto, a indústria acumula recuo de no ano, em movimento contrário ao dos últimos 12 meses, quando houve acréscimo de zero vírgula um por cento. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil - foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Para ANDRÉ MACEDO, analista do estudo, apesar de ser uma taxa muito próxima da estabilidade, o resultado de junho indica uma manutenção no campo positivo.
O Supremo Tribunal Federal deve retomar, nesta quarta-feira, o julgamento do processo que discute a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. O caso é o primeiro item da pauta do dia. O processo chegou a constar na pauta na reta final do primeiro semestre, mas não foi discutido. Iniciado em 2015 e paralisado desde então, o julgamento já tem três votos para deixar de se considerar crime o porte de maconha para consumo próprio. Votaram neste sentido os ministros GILMAR MENDES — que entendeu que deveria valer para todas as drogas —, LUÍS ROBERTO BARROSO e EDSON FACHIN, que restringiram seus posicionamentos ao uso da planta. O julgamento será reiniciado com o voto do ministro ALEXANDRE DE MORAES.
Santa Catarina reduziu em 46 por cento o desmatamento de Mata Atlântica nos cinco primeiros meses de 2023. É o que aponta o boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento Mata Atlântica. Os dados do SAD são uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, a Arcplan e o Mapbiomas. Para a presidente do IMA, SHEILA MEIRELLES, o fato da fiscalização estar mais efetiva em Santa Catarina contribui para esse resultado. O boletim da SAD Mata Atlântica também confirma que o desmatamento na Mata Atlântica caiu 42 por cento no país. Entre janeiro e maio deste ano, a área desflorestada do bioma em todo o Brasil foi de sete mil e 88 hectares, contra 12 mil 166 hectares registrados no mesmo período de 2022.
Dos empregos gerados em Santa Catarina no primeiro semestre de 2023, quase metade deles foram ofertados pela indústria, com a abertura de 27 mil e cem vagas no período. Nos primeiros seis meses do ano, ao todo, a economia catarinense gerou mais de 61 mil e 500 novos postos de trabalho formais. Os dados integram análise do Observatório FIESC, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O presidente da FIESC, MARIO CEZAR DE AGUIAR, destaca que “a indústria é a grande mola propulsora para o desenvolvimento de Santa Catarina e o saldo positivo na geração de empregos foi liderado pela construção”. De acordo com os dados, apesar dos níveis elevados da taxa de juros, o setor foi líder na geração de empregos formais, com abertura de nove mil e 600 vagas, estimulado principalmente pelas atividades de construção de edifícios e obras de alvenaria.
O governador JORGINHO MELLO sancionou, nesta terça-feira, o projeto de lei que estabelece o Universidade Gratuita. A previsão é de que o programa de bolsas de ensino superior nas instituições comunitárias de Santa Catarina já passe a valer para novos alunos neste segundo semestre letivo. Nesta segunda metade de 2023, o programa deve viabilizar até 28 mil e 500 vagas ao custo de 216 milhões de reais. Em 2026, no auge da iniciativa, serão até 71 mil 250 estudantes, com aporte estadual de um bilhão 130 milhões de reais. Além do Universidade Gratuita, JORGINHO sancionou um projeto que altera o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior que destinará recursos ao novo programa de bolsas e também para vagas em universidades particulares.
O CRAS de Belmonte possui uma nova coordenadora desde o início de junho. ELIANE BAÚ está atuando à frente dos trabalhos com o monitoramento das atividades desenvolvidas. A nova profissional é formada em Serviço Social e já atuou como Assistente Social em outros municípios. Ela destaca que assumiu a coordenação do CRAS de Belmonte através de um concurso, na modalidade de emprego público. De acordo com ela, a principal atividade realizada até agora sob sua coordenação é a organização de um curso de corte e costura para os beneficiários do Bolsa Família, previsto para iniciar entre os meses de agosto e setembro. ELIANE lembra que as inscrições seguem abertas e após a conclusão dessa etapa, o curso deverá ter início. A coordenadora menciona que o intuito para os próximos meses é proporcionar novos programas e cursos para permitir que as pessoas atendidas pelo CRAS saiam da condição de vulnerabilidade.
Os alunos da Escola Everardo Backheuser de Descanso retornaram às aulas na última segunda-feira, após as férias de julho. De acordo com a diretora, JACINTA ORO, o retorno foi marcado pelo lançamento da gincana do conhecimento, que terá a realização de atividades semanais. JACINTA destaca que o encerramento da gincana será no mês de setembro com a trilha pedagógica ecológica. Ela observa que a atividade diferenciada organizada pela escola causou empolgação aos alunos no retorno às aulas. Nesta semana, a Escola Everardo Backheuser também está realizando a feira do conhecimento, que é aberta para toda a comunidade. Na semana que vem, serão realizados os jogos interdisciplinares na Semana do Estudante. Entre os meses de agosto e setembro, também serão promovidas viagens de estudos, com exceção do terceiro ano do Ensino Médio, que fará a viagem no mês de novembro.
O Município de Descanso concluiu as obras de pavimentação asfáltica no Distrito de Itajubá e no Bairro Antônio Rech. Conforme o Secretário de Obras de Descanso, JUCIMIR FRIGO, em Itajubá foi feita uma nova camada asfáltica, recomposição dos meios-fios e pintura viária de sinalização. Já no bairro Antônio Rech foi feito o novo asfalto e a colocação dos meios-fios, pintura viária e instalação das placas de sinalização. Em relação as obras na Rua Humberto de Campos, FRIGO observa que os trabalhos não fluíram como o esperado devido a um problema na base, porém, a empresa licitada finalizou as intervenções necessárias na base e deverá concluir a obra já nos próximos dias. JUCIMIR FRIGO ressalta que nesta semana foi feito um novo processo licitatório para o asfaltamento de mais três ruas no cento da cidade.
Tunápolis contrata mais dois médicos e retoma atendimentos eletivos. Os novos profissionais foram contratados pelo Programa Mais Médico e também efetivação por meio de Concurso Público. São dois clínicos gerais e com isso foi possível reorganizar o atendimento da população com todas as atividades. Conforme a Secretária da Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, durante o período de ausência de médicos foi necessário priorizar as demandas de urgentes e emergência, além de pacientes hipertensos e diabéticos, gestantes e crianças. A partir de agora ocorre atendimento normal nas demandas eletivas nas duas unidades de saúde do município.
A Secretária da Saúde de Tunápolis explica que são consultas e exames de rotina e que acabam sendo adiados em momentos de maior dificuldade no atendimento nas unidades públicas. O agendamento ocorre conforme o dia e horário mais favorável para os pacientes. ROSELI informa que ainda existe grande demanda de pessoas com sintomas gripais que a equipe médica procura dar atenção neste momento. De acordo com a Secretária da Saúde de Tunápolis, o município enfrenta situação tranquila em relação a doenças que causaram grandes transtornos como a Dengue e Covid. ROSELI BONAVIGO elogia os cuidados que a população tem adotado na prevenção e alerta para a necessidade de manter atenção especial para manter uma situação de controle destas doenças.
O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí está trabalhando nos encaminhamentos do novo Programa Minha Casa, Minha Vida. Conforme o coordenador, FLÁVIO ZANG, o programa viabilizou a construção e reforma de muitas casas em edições anteriores no interior do município. Ele menciona que com a retomada do Programa, nos últimos dias já foi feito o cadastramento das famílias interessadas em construir casas novas ou reformar as casas já existentes, dentro das três faixas estabelecidas para contemplação. ZANG ressalta que a faixa um já possui instruções de como serão os encaminhamentos, enquanto as faixas dois e três ainda aguardam as regras de enquadramento para liberação de recursos. No caso da faixa um, se enquadram as famílias com renda anual de até 36 mil e 600 reais. Essa faixa deverá aprovar projetos para novas construções ainda neste ano.
FLÁVIO ZANG destaca que o Sindicato já cadastrou a documentação das famílias da faixa um no sistema do Governo Federal, para que elas tenham acesso ao Programa Minha Casa, Minha Vida. O próximo passo inclui a montagem dos grupos. O coordenador do Sintraf de Mondaí destaca que em seguida também será solicitada a documentação, fotos e coordenadas de GPS do local onde será feita a construção da casa. No total, 16 famílias de Mondaí foram enquadradas na faixa um para a construção de casas novas ainda em 2023. Os projetos serão enviadas para a Cooperativa de Habitação e depois para a Caixa Econômica Federal, que fará a liberação dos recursos. FLÁVIO ZANG observa que Santa Catarina possui cerca demanda de 402 casas para serem construídas ainda neste ano pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.
São João do Oeste conta com vários profissionais terceirizados na saúde. Meta é proporcionar atendimento especializado para a população, no município. Novas parcerias ainda podem ser firmadas para ampliar os serviços restados. Conforme o Secretário da Saúde de São João do Oeste, PAULO RECH, ocorre atendimento semanal em pediatria possibilitando que as crianças tenham acompanhamento de um profissional especializado. Outra área com demanda constante é em ginecologia, também com serviço prestado em São João do Oeste. PAULO RECH menciona que devido à alta demanda é preciso terceirizar serviços de psicologia, além de profissional mantido pelo município.
O Secretário Municipal da Saúde informa que o Programa de Próteses Dentárias segue com grande procura e existe atendimento a cada 15 dias. PAULO RECH informa que a contratação de serviços de profissionais em diferentes áreas e parcerias com clinicas, s~]ao fundamentais para evitar o deslocamento dos pacientes para outras cidades. O Secretário reconhece que o problema ainda está no espaço físico que limita atendimento em algumas áreas. O município conta com a parceria do Instituto Santé, no Hospital Santa Casa Rural. Segundo RECH este sistema tem gerado boa expectativa, pois o aumento de serviços oferecidos gera a possibilidade da contratação de novos profissionais e desta forma não é necessário o transporte de pacientes em várias situações.
Ortopedia registra aumento na demanda em São João do Oeste. O Secretário da Saúde lembra que 25 por cento da população é de pessoas da terceira idade e isso gera maior necessidade de atendimento na área de ortopedia. PAULO RECH garante que o poder público está atento a esta realidade e foca em ações pontuais para atender pessoas idosas. Ele destaca ainda que o aumento de despesas é constante, segue como referência o volume de arrecadação para manter o equilíbrio nas contas públicas. De acordo com RECH, o município tem meta em aumentar as especialidades para proporcionar melhor qualidade de vida a população de São João do Oeste.
Os proprietários de veículos devem manter a documentação sempre em dia para evitar problemas durante as operações de fiscalização de trânsito. Conforme o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, a renovação dos documentos é feita conforme o número final da placa do veículo, que determina o mês do ano em que o processo deve ser feito. O pagamento do licenciamento a pode ser feito em cota única ou em até três vezes, sendo a data da última parcela o prazo final para a renovação. WOLF lembra que no dia 31 de julho encerrou o prazo para renovação da documentação dos veículos com placa final cinco e por isso, todos os veículos com final anterior já devem estar regularizados.
Outra situação que gera dúvidas nos condutores é sobre a necessidade de apresentação da versão impressa do Licenciamento ou da Carteira Nacional de Habilitação nas abordagens policiais. O comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, explica que não é obrigatória a apresentação impressa, valendo apenas as versões digitais de ambos os documentos disponíveis para quem fez a renovação recentemente. Porém, o sargento chama atenção que é preciso manter o celular com a bateria carregada para que a documentação digital possa ser apresentada em eventuais fiscalizações de trânsito.
O programa troca-troca de sementes de milho do Governo do Estado atendeu as expectativas da região Extremo Oeste neste ano, com entrega de aproximadamente 27 mil sacas de sementes para os agricultores através das cooperativas e agropecuárias credenciadas. Conforme o gerente regional da Epagri de São Miguel do Oeste, SIDNEI SIMON, as sementes foram destinadas principalmente para a produção de grãos e fabricação de silagem, já que a atividade leiteira é forte na região e os agricultores dependem do insumo para alimentação dos rebanhos. SIMON avalia que o programa é importante para garantir que os agricultores possam desenvolver suas atividades e para girar a economia da maioria dos municípios com predominância agrícola.
O gerente regional da Epagri explica que para ser beneficiado pelo troca-troca, o agricultor precisa se deslocar ao escritório da Epagri para pegar uma autorização e depois procurar uma cooperativa ou agropecuária credenciada para retirar até cinco sacas de sementes de milho, caso tenha direito e dentro dos prazos estabelecidos pelo Estado. Em relação ao volume de produção de milho, SIDNEI SIMON observa que Santa Catarina depende do produto importado de outros estados, pois ocupa apenas 1,6% do território brasileiro e se destaca na produção de suínos, aves e leite. SIMON menciona que nos últimos cinco anos foi percebido um decréscimo de aproximadamente 15% na produção de milho em detrimento da soja, já que a soja possui menor risco de perdas e melhor rentabilidade.
SIDNEI SIMON salienta que a expectativa é de que a safra de soja neste ano em Santa Catarina conte com cerca de 726 mil hectares plantados, um crescimento de 3,8% em relação ao ano passado. Outro programa importante apontado pelo gerente regional da Epagri é o troca-troca de calcário, através do qual os agricultores fazem a análise de solo e retiram o calcário nas cooperativas para eventuais correções necessárias nas lavouras de suas propriedades.
Dois mandados de buscas e apreensão foram cumpridos em Palma Sola na tarde desta terça-feira como desdobramento da Operação “Dados Cruzados”, deflagrada em junho deste ano. Em uma das residências foi localizada e apreendida expressiva quantidade de droga, cerca de 70 invólucros de cocaína já pronta para comercialização. Na operação também foram apreendidos 274 reais, balança de precisão, maconha e celulares, além de outros apetrechos utilizados para o tráfico de drogas. Um homem de 25 anos recebeu voz de prisão pelo crime de tráfico. Após os procedimentos pertinentes, ele foi encaminhado para o presídio de São José do Cedro, onde permanece à disposição da Justiça.
Uma mulher de 28 anos ficou ferida em um acidente de trânsito na BR-282, em Maravilha, na tarde desta terça-feira. Segundo informações do SAMU, foi uma colisão entre moto e caminhão. A mulher foi atendida no local apresentando dores na perna esquerda e um corte na mão direita. Após o atendimento inicial, a vítima foi conduzida ao Hospital São José para receber o devido atendimento. As causas do acidente não foram divulgadas. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para registrar o acidente e realizar os levantamentos necessários.
A Polícia Civil de Iporã do Oeste incinerou dois quilos 970 gramas de drogas na tarde desta terça-feira. A ação contou com o acompanhamento da Vigilância Sanitária do município e ocorreu em local apropriado. As drogas dos tipos maconha e cocaína eram oriundas de apreensões realizadas em 21 processos que tramitaram na unidade policial do município desde o ano de 2017. O procedimento de incineração está previsto na Lei 11.343 de 2006 e havia autorização judicial para a destruição de todos os entorpecentes apreendidos.
Uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão de transporte de suínos foi registrada na SC-163, na Linha Aparecida, interior de Iporã do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 11h30 da manhã de hoje. Segundo apurado pela reportagem da Peperi no local, a colisão aconteceu no momento em que o caminhão, que se deslocava no sentido Itapiranga a Iporã do Oeste, fez uma manobra para entrar à esquerda, atingindo a moto que se deslocava no sentido contrário. Com o impacto, o condutor da moto sofreu suspeita de luxação em um dos ombros, foi atendido pelos Bombeiros e encaminhado em estado estável ao Hospital de Iporã do Oeste para atendimento. O condutor do caminhão relatou que não percebeu a aproximação da moto antes de virar à esquerda. O trânsito ficou interrompido no local por alguns minutos. A Polícia Militar Rodoviária esteve no local para orientar os condutores.